
Andando na Graça
By Jonas Santana

Andando na GraçaApr 18, 2023

JESUS CRISTO e a Sua bondade misericordiosa - 1ª Parte
A palavra misericórdia tem origem latina, é formada pela junção de miserere (ter compaixão), e cordis (coração).
"Ter compaixão do coração" significa ter capacidade de sentir aquilo que a outra pessoa sente, aproximar seus sentimentos dos sentimentos de alguém, ser solidário com as pessoas.
Conceder misericórdia a alguém é perdoá-la pelo simples ato de bondade, apesar do outro não merecer o perdão.
Misericórdia Divina é Deus perdoar os pecados, apesar das faltas cometidas pelos pecadores.
É a libertação do julgamento.
GRAÇA é:
- O amor de Deus que salva as pessoas e as conserva unidas com Ele.
- A soma das bênçãos que uma pessoa, sem merecer, recebe de Deus.
- A influência sustentadora de Deus que permite que a pessoa salva continue fiel e firme na fé.
- Aquilo que dá amável bondade, alegria, deleite, prazer, doçura, charme, favor, louvor, gratidão, boa vontade, aprovação, mercê, beleza, amabilidade.

JESUS CRISTO - Mistério revelado de DEUS - 2ª Parte
Desvendar as maravilhas de Jesus é uma tarefa quase impossível. A própria eternidade não será suficiente para fazê-lo.
João Batista apontou Jesus como o Cordeiro de Deus, batizou-O com a aprovação do céu e então falou sobre Jesus: “Aquele que vem das alturas certamente está acima de todos” (João 3:31).
Paulo diz aos filipenses: “Pelo que também Deus o exaltou sobremaneira e lhe deu o nome que está acima de todo o nome, para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho, nos céus, na terra e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é Senhor, para glória de Deus Pai” (Filipenses 2:9-11).
JESUS É O TEMA CENTRAL DA BIBLIA.
Qualquer pessoa que lê o AT deve, certamente, ver os inúmeros versículos que profetizam a vinda de Jesus, e quanto ao NT, Jesus Cristo está em todas as suas páginas.
O primeiro versículo de Mateus diz: “Livro da genealogia de Jesus Cristo,” e o último versículo de Apocalipse diz: “A graça do Senhor Jesus seja com todos.”
O primeiro nome do primeiro versículo do primeiro livro do NT é Jesus, e o último nome no último capítulo do último livro da Bíblia é Jesus.
O que há em Jesus que O torna tão diferente dos homens comuns? O que O torna único e grandioso? Por que é dado a Jesus um lugar tão importante na Bíblia?
- Jesus é grandioso quanto à Sua origem eterna.
- Jesus é grandioso quanto ao Seu nascimento miraculoso.
- Jesus é grandioso quanto à Sua vida perfeita.
- Jesus é grandioso quanto ao Seu poder sobrenatural.
- Jesus é grandioso quanto ao ensino com autoridade.
- Jesus é grandioso quanto ao Seu sofrimento sacrificial.
- Jesus é grandioso quanto à Sua volta prometida.

JESUS CRISTO - Mistério Revelado de DEUS - 1ª Parte
Colossenses 2:2-3 - para que os seus corações sejam consolados, e estejam unidos em amor e ENRIQUECIDOS DA PLENITUDE DA INTELIGÊNCIA, para conhecimento do MISTÉRIO DE DEUS - CRISTO, EM QUEM ESTÃO ESCONDIDOS TODOS OS TESOUROS DA SABEDORIA E DA CIÊNCIA.
NVT - Que vocês sejam encorajados e unidos por fortes laços de amor e tenham plena certeza de que entendem o segredo de Deus, que é o próprio Cristo. Nele estão escondidos todos os tesouros de sabedoria e conhecimento.
NTLH - Eu trabalho para que o coração de vocês se encha de coragem e eles sejam unidos em amor e assim fiquem completamente enriquecidos com a segurança que é dada pela verdadeira compreensão do segredo de Deus. Esse segredo é Cristo, o qual é a chave que abre todos os tesouros escondidos do conhecimento e da sabedoria que vêm de Deus.
Efésios 3:2-12 - Se é que tendes ouvido a dispensação da graça de Deus, que para convosco me foi dada; como me foi este mistério manifestado pela revelação como acima em pouco vos escrevi; pelo que, quando ledes, podeis perceber a minha compreensão do mistério de Cristo, o qual noutros séculos não foi manifestado aos filhos dos homens, como agora tem sido revelado pelo Espírito aos seus santos apóstolos e profetas; a saber, que os gentios são co-herdeiros, e de um mesmo corpo, e participantes da promessa em Cristo pelo evangelho; do qual fui feito ministro, pelo dom da graça de Deus, que me foi dado segundo a operação do seu poder.
A mim, o mínimo de todos os santos, me foi dada esta graça de anunciar entre os gentios, por meio do evangelho, as riquezas incompreensíveis de Cristo.
E demonstrar a todos qual seja a dispensação do mistério, que desde os séculos esteve oculto em Deus, que tudo criou; para que agora, pela igreja, a multiforme sabedoria de Deus seja conhecida dos principados e potestades nos céus, segundo o eterno propósito que fez em Cristo Jesus nosso Senhor, no qual temos ousadia e acesso com confiança, pela nossa fé nele.
O Antigo Testamento (AT) com seus princípios, histórias e rituais serviu para apresentar a Cristo e representavam uma imagem em 3D, uma maquete, um projeto, ou, uma sombra da Luz que deveria vir. Tudo e todos direcionavam para a obra completa de Deus em Jesus Cristo.
- Desde Adão, passando por Abraão,
- Moisés (o tabernáculo, a Lei, os sacrifícios),
- Juízes e profetas,
- Davi e todos os salmistas,
- até o último e maior profeta de todos, João Batista.
Ministrado na EBD da IBPA

SANTIDADE - 1ª Aula
Discipulado Igreja Batista do Cliper

GRAÇA E RECONCILIAÇÃO
Romanos 9:15-16
Pois diz a Moisés: Compadecer-me-ei de quem me compadecer e terei misericórdia de quem eu tiver misericórdia. Assim, pois, isto não depende do que quer, nem do que corre, mas de Deus, que se compadece.
1ª Coríntios 1:27-29
Mas Deus escolheu as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias; e Deus escolheu as coisas fracas deste mundo para confundir as fortes. E Deus escolheu as coisas vis deste mundo, e as desprezíveis, e as que não são para aniquilar as que são; para que nenhuma carne se glorie perante ele.
2ª Coríntios 5:18-19
E tudo isso provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por Jesus Cristo e nos deu o ministério da reconciliação, isto é, Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não lhes imputando os seus pecados, e pôs em nós a palavra da reconciliação.
Reconciliação - (voltar a ter o favor de), no NT, da restauração da graça de Deus aos pecadores que se arrependem e colocam sua confiança na morte expiatória de Cristo.
Entender o ministério da reconciliação, é entender que Jesus foi o nosso substituto, sendo o Cordeiro de Deus. Antigamente Deus aceitava a morte de um cordeiro (inocente) nas vezes da pessoa que tinha praticado injustiças. Mas isso era transitório e ineficiente, então Deus enviou um cordeiro substituto e definitivo como nosso justificador.
É o sangue de Jesus que nos lava e purifica definitivamente do pecado. Ele nos dá o poder do Seu sangue para nos purificar do pecado e o poder do Seu nome para nos curar e libertar. Ele promove as pazes entre Deus e o homem até o tempo determinado pelo Pai.
Quando analisamos a Maravilhosa Graça manifestada em Jesus Cristo, percebemos o tão grande amor de Deus por uma raça imersa em pecados. A graça veio para todos mas nem todos pertencem ou entendem a graça. O Evangelho não é para todos, pois muitos rejeitam deliberada e conscientemente, mas para os que creem, aceitam e recebem é a reconciliação com Deus através de Jesus Cristo.
Ministrando na Igreja Batista do Jardim Cliper

JESUS CRISTO - autor de uma nova e melhor aliança
CRISTO Mediador desta Nova Aliança
- é o modelo perfeito!
Hebreus 8:6 - Mas agora alcançou Ele ministério tanto mais excelente, quanto é mediador de um melhor concerto, que está confirmado em melhores promessas.
O autor de Hebreus expressou o espírito de Jesus no sacerdócio, quando citou o salmo que diz: (Hebreus 10:5,7) - Pelo que entrando no mundo, diz: Sacrifício e oferta não quiseste, então eu disse: Eis-me aqui … para fazer, ó Deus, a tua vontade.
Jesus não era um sacerdote que apenas cumpria uma obrigação religiosa, oferecendo um sacrifício periodicamente a Deus, Ele era o sacrifício.
Ele se ofereceu a Deus para fazer constantemente a Sua vontade e vivia com esse propósito.
Paulo diz em Filipenses 2.6-8 que: Jesus subsistindo em forma de Deus, não considerou o ser igual a Deus coisa a que se devia apegar, mas esvaziou-se a Si mesmo, tomando a forma de servo… tornando-se obediente até a morte, e morte de cruz

JESUS CRISTO E O MINISTÉRIO DA RECONCILIAÇÃO
JESUS CRISTO
Segunda Pessoa da Trindade,
- Eterno que entrou no tempo,
- Infinito e Imenso que se esvaziou,
- Deus que se fez homem,
- Senhor do universo que se fez servo.
DEUS tornado ser humano {Jo. 1:14} para salvar as pessoas {1ª Jo. 4:14}.
"JESUS" quer dizer "Javé é Salvador"; é a forma grega de "Josué" {Mt. 1:21}.
"CRISTO" quer dizer "Ungido"; é o mesmo que o termo hebraico MESSIAS {At. 17:3}.
É a segunda pessoa da TRINDADE.
Ele é o ANJO do Senhor que aparece no AT {Gn. 18}.
Através Dele o universo foi criado e é mantido em existência {Jo. 1:3; Cl. 1:16-17}.
Esvaziou-se da Sua glória e se humilhou, tomando a forma de ser humano {Fp. 2:6-11}.
O Seu ministério terreno durou mais ou menos 3 anos e meio.
Ensinou a verdade de DEUS por preceitos e por PARÁBOLAS.

Nós podemos ROMPER EM FÉ!
Mas como creremos e como falaremos se esta Palavra não estiver gravada em nossos corações? Fé só vem pelo ouvir a Palavra de Deus. ROMPER - Despedaçar; quebrar com violência; Dilacerar, separar em pedaços; Rasgar; Entrar violentamente por; Abrir caminho através de; Abrir, sulcar, fender; Interromper o curso regular de; Quebrar. 1 - Nós temos VISÃO disponível na Palavra de Deus 2 - A sua MENTE é o maior TEATRO de GUERRA que existe! 3 - O TEMPO de DEUS não é medido pelo relógio 4 - Até quando SENHOR? Até quando SENHOR? Isaías 32:15– até que se derrame sobre nós o Espírito lá do alto; então, o deserto se tornará em campo fértil, e o campo fértil será reputado por um bosque. NVT – até que, por fim, o Espírito seja derramado do céu sobre nós. Então o deserto se tornará campo fértil, e o campo fértil produzirá colheitas fartas. O Kairós de Deus está chegando, as promessas de Deus estão próximas do cumprimento, sejam para bençãos, sejam para justiça e juízo. Esboço da mensagem: https://www.andandonagraca.org/site/?p=67516 Ministrado em 04/12/2022 na IBPA - Culto da Família às 19:00

EXALTAI A CRISTO
Domingo, 07Nov2021, enquanto a IGREJA adorava ao Senhor, naquele momento Ele estava curando e libertando a muitos. Forças e poderes estavam sendo destronados, caindo por terra. Louvor e Adoração juntamente com a Palavra caminham numa mesma direção, apontando para CRISTO! O centro, o alvo de tudo. E o Senhor está tomando as rédeas da Igreja (CONTROLE). É certo que nunca perdeu, entretanto muitos homens acham que dominam a Igreja e na força da carne querem fazer a obra de Deus, impedindo o agir do Espírito Santo. Sabemos que está chegando a hora. Muitos milagres acontecerão, provisões e providências de Deus também. A Glória de Deus é como um rolo compressor e nada pode impedi-La, por isso há ataques do maligno, afinal, tem coisas que ele sente mais do que a gente, por isso ataca com intimidações. Porém as portas do inferno não prevalecerão. 1ª Coríntios 3:11 - Porque ninguém pode pôr outro fundamento, além do que já está posto, o qual é Jesus Cristo. 2ª Coríntios 5:17 - Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é: as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.

O PODER DA RESSURREIÇÃO
RESSURREIÇÃO 1) Volta de um morto à vida {Atos 1:22}. 2) Volta à vida, no final dos tempos, de todos os mortos {Atos 24:15}. RESSUSCITAR 1) Voltar um morto à vida {Romanos 8:34; 1ª Coríntios 6:14}. 2) Começar uma vida nova, de obediência a Deus {Romanos 6:1-6; Efésios 2:5-6}. PARA RESSUSCITAR É PRECISO MORRER. RESULTADO: 1. O pecado não terá domínio sobre nós (Romanos 6:11-14); 2. Não teremos nenhuma condenação sobre nós (Romanos 8:1); 3. Estaremos livres para manifestar a vida, o poder de Cristo (2ª Coríntios 4:11); 4. Falaremos e agiremos em demonstração de Espírito e poder (1ª Coríntios 2:1-5); 5. Viveremos para a justiça de Deus (1ª Pedro 2:24); 6. Nossas orações terminarão em “terremotos” (Atos 4:31) Alguém pode perguntar: - o que posso fazer para viver com Cristo por toda a eternidade? Ou, como perguntaram no dia de pentecostes, pois estavam aflitos e atônitos com a mensagem de Pedro: - Irmãos, o que devemos fazer? Podemos responder: entender a graça e a cruz, afinal do que mais precisamos? 1. A Graça, somente essa Maravilhosa Graça, nos torna dignos do Céu. 2. É a manifestação da misericórdia de Deus e a cruz nos dá qualidades. 3. Nos separa da terra e mata o “eu”, a carne, a vontade, o pecado e nos faz ressuscitar para a vida de Cristo, expressa através de tão grande Amor. Deus nos prometeu a Sua Maravilhosa Graça, mas, para que a conservemos é necessário a morte do velho homem (a raça de Adão) em conformidade com a vontade de Deus e só na cruz isso pode acontecer.

Entendes o que lês e ouves?
Hebreus 2:1 - Por isso devemos prestar mais atenção nas verdades que temos ouvido, para não nos desviarmos delas.

Vasos da mesma Massa
pensavam das almas como vivendo temporariamente nos corpos. (RC 1a Pedro 3:7)
Metáfora para homem de qualidade, instrumento escolhido e num mau sentido, alguém que ajuda na realização de uma obra má. Pessoa que recebe o castigo de Deus (Romanos 9:22}; v. NTLH, ou a sua misericórdia (Romanos 9:23). Pessoa como instrumento de Deus (Romanos 9:21 ; 2a Coríntios 4:7).

Chuva Serodia 2021

Unidade Espiritual

Por que precisamos de um avivamento?

Atributos e características de um servo de Deus

As marcas de um ministro de Cristo

Sobre a necessidade de sermos Luz

Sobre a necessidade de sermos Sal

Crucificado com Cristo

Maravilhosa Graça

Fé, esperança & amor

Servos ou senhores?

Fundamento da Igreja

Podemos ter paz em tempos de caos?

Hoje ou Amanhã?

Ministração - uma Palavra aos que ministram

Ministração - Treinando sensibilidade ao Espírito Santo

Ministração - Esquadrinhe seu caminho
