Skip to main content
Spotify for Podcasters
Boia

Boia

By Julio Adler

Podcast sobre surfe, surfistas e seus derivados, líquidos e sólidos
Available on
Apple Podcasts Logo
Google Podcasts Logo
Overcast Logo
Pocket Casts Logo
PodBean Logo
RadioPublic Logo
Spotify Logo
Stitcher Logo
Currently playing episode

Boia 171

Boia Oct 26, 2022

00:00
02:04:33
Boia 191

Boia 191

#191 Tem 50 pés quebra tudo por onde passa, mas não é onda! Na abertura do Boia 191, o rolo compressor é PJ Harvey, com 50 Foot Queenie, dando o mote pra mais um episódio gravado em março, Mês da Mulher. Júlio Adler, Bruno Bocayuva e João Valente, os marmanjos de sempre, se reúnem na ilha de informação onde você atraca sua canoa toda a semana. Aproveitamos o regresso do João para rapar o fundo da panela de Peniche e comentar o recém-anunciado (finalmente!) calendário do Challenger Series. Abordamos os paradoxos de uma entidade que promove a sustentabilidade e a correção política, por um lado, e organiza um circuito que obriga surfistas a cruzarem o planeta diversas vezes, usando bebidas alcoólicas e energéticas como fontes de receita, por outro. As mulheres marcam de novo presença com uma foto histórica das mais ruidosas roqueiras do ocaso da década de 70 e ainda, um Almanaque dedicado ao muito recomendável documentário Sisters With Transistors, sobre as pioneiras da música eletrônica. Tito Rosemberg crava os pingos nos is acerca da autoria da primeira matéria revelando o Rio de Janeiro dos anos 60 publicada na saudosa revista Surfer. Finalizamos com Diana Ross usando e abusando de todos os seus atributos para empoderar como nunca as mulheres desse mundo com o clássico do Nile Rodgers, I’m Coming Out. Boia 191, onde a ordem dos fatores altera o produto.
Mar 21, 202301:42:24
Boia 190

Boia 190

#190 Batuque na península, WSL não quer, por causa do batuque, eu congelei meu pé. Bruno Bocayuva e Júlio Adler fardam, mas não talham! (João Valente está de licença Penichense!) No dia seguinte das vitórias formidáveis do João Chumbinho e Caitlin Simmers, usamos a lente de aumento para procurar os detalhes que todo mundo enxerga e ninguem vê - ajudados pelo Bruno Coutinho, tão arrebatado pelo surfe profissional quanto voce e eu. As mulheres estão presentes no mês de março em cada episódio, nas músicas (Saga pelos Hurray for the Riff Raff e All I Can Do pelos Carpenters), no Almanaque (Girls Can't Surf)e no Imagem Falada (Margo Oberg!). Compra sua camisa do Boia - já temos duas levas, com desenhos diferentes! - confere no https://www.southtosouth.com.br/collections/camisetas-boia-podcast
Mar 15, 202301:35:25
Boia 189

Boia 189

#189 Com John Zorn não tem marasmo! Eis que entram, num botequim em Copacabana, duma vez só! Just Fontaine, Wayne Shorter, Rell Sun, Lyn Boyer, Jericho Poppler, Nick Drake, Miki Dora, Malia Manuel, Caity Simmers, Morgan Maassen, Nicolau Van Rupp e Tito Rosemberg. Dentro do estabelecimento, de braços abertos, Julio Adler, Bruno Bocayuva e João Valente dão as Boas-vindas, enfileiram ampolas de cerveja barata e gelada e derrubam acepipes das mais variadas formas e sabores. Trilha por conta da sugestão do Fernando Rodrigues Assumpção, Batman do John Zorn (Naked City!) e Nick Drake com Northern Sky.
Mar 07, 202301:39:11
Boia 188

Boia 188

#188 Fatiamos Pearl Jam com Jack Johnson, acendemos com Lee Perry, salpicamos com Jock Sutherland, Guilherme Tâmega e colocamos para ferver com uma boa dose de Kelly Slater. Deixamos no forno por 1 hora e 24 minutos, acompanhados do Bruno Bocayuva e Júlio Adler, cobrimos com músicas do Cyro Monteiro (Saquinho de Dinheiro) e Bill Callahan & Bonnie Prince Billy (Miracles, Featuring Ty Segall). Depois do Almanaque e Imagem falada, servimos a sobremesa, prato mais aguardado e apreciado, com Tito Rosemberg e o Pra Lá de Marrakesh. Servimos de entrada, Endless Summer no festival de Cannes, The Physics of Noseriding da Lauren Hill e amuse-bouche. É hora do Boia!
Feb 28, 202301:28:22
Boia 187

Boia 187

#187 Nessa terça-feira gorda o Boia vai de Seu Sete da Lira, o Exu do amor, da música e do carnaval, no meio do furdunço, balançando ao som de tambores, pandeiros, chocalhos, cavaquinho e acordeão. Brasil bagunçou o coreto em Sunset, Filipe, João, Caio e cia botaram pra quebrar num terreiro onde quem rodava a baiana eram os habaianos- agora é os índios tudo que manda! Colocamos no mesmo bloco, Paulinho da Viola, Moby Dick, Ray Bradbury, John Huston, Gary Elkerton e Herman Melville, vestidos de cartola, capa, colete, garrafa de marafo na mão e o escambau! Pixinguinha, gênio da raça, começa os trabalhos, baixando com seu clássico, Vou Vivendo (50 anos da partida do Sr. Alfredo da Rocha Vianna Filho) e Gordon Lightfoot termina com uma homenagem, The Wreck Of The Edmund Fitzgerald. Pai Tito da Pipa comparece com sua maravilhosa oferenda no Pra lá de Marrakesh e no Imagem falada, celebramos a vida do padroeiro do Surfe português, Pedro Martins de Lima, um cavalheiro que, por sorte nossa, escolheu surfar e deixou a história do surfe muito mais interessante. Pedro se foi aos 92 anos, viveu 200 vidas.
Feb 21, 202302:08:14
Boia 186

Boia 186

#186 Nada melhor na folia do Momo do que balançar na rede e meter um episódio do Boia bombando na caixinha de som - ou fones! Fantasiados de especialistas em assuntos aleatórios, Bruno Bocayuva (de Gabe Medina!), João Valente (de Ítalo Ferreira!) e Julio Adler (de Filipe Toledo!) desfilam toda malemolência dos mestres sala nos blocos do eu sozinho e sacodem uma resenha sobre a vitória do Robbo (sem trocadilho!) em Pipe e as peripécias do Caio herói e Zeke Vigarista na corrida maluca. Na ala das baianas e dos obituários, sambamos ao som do Burt Bacharach e Trugoy, The Dove dos De La Soul, sem esquecer do nosso amigo Larry Haynes. No Boia, o rei não é Momo, é Tito - evoé Titus!  Entre Almanaques e Imagens faladas, tiramos os Caballitos de totora da chuva e apresentamos a mais aguardada indumentaria desde o abadá do bloco da Daniela Mercury no carnaval de 98 em Salvador! Chegaram as Camisetas do Boia, 100% algodão, Stone washed, frete grátis! (Para o Brasil) Entra no link e corre pro abrazzo! https://www.southtosouth.com.br/collections/camisetas-boia-podcast
Feb 15, 202301:27:42
Boia 185

Boia 185

#185 [Primeira boa notícia, Boia agora é oferecimento da South to South (https://www.southtosouth.com.br/), desde 1988 mantendo as sobrancelhas salgadas.] Com a certeza de que quem navega ao sabor das ondulações, o Boia 185 dá partida com Chet Baker em versão tupiniquim, acompanhado pelo Boto Brazilian Quartet, mote para sair recomendando o documentário “Let’s Get Lost”, de Bruce Weber, e o biopic “Born To Be Blue”, com Ethan Hawke, ambos sobre o junkie mais amado da história do jazz.  Aos timoneiros habituais, Júlio Adler, Bruno Boacayuva e João Valente, se junta o imediato ocasional, Steve Allain, que conta os bastidores do Stab in the Dark desse ano, protagonizado pelo elétrico e arrebatador Ítalo ferreira em Fernando de Noronha.  Partimos para o último terço do arrastado evento de abertura do World Tour 2023, numa praia com o nome semelhante ao da onda mais tubular do planeta.  Como sempre, Tito Rosemberg vem criar a ilusão de que a deriva tem rumo certo, em mais uma das suas preciosas memórias na rubrica, Pra lá de Marraquexe.  O cavaleiro-pirata Pat Curren ilustra a imagem falada e prestamos a nossa homenagem ao querido e saudoso amigo, Cadu Villela, que se foi cedo demais.  A rainha da soul, Etta James, encerra o episódio em modo funk com “All the Way Down”, mais uma raridade que você só escuta aqui no Boia, o podcast dos outcasts.
Feb 07, 202301:50:08
Boia 184

Boia 184

#184 Eu me lembro, como a escuridão dobrou, me lembro, o raio atingiu a si mesmo, eu estava ouvindo, ouvindo a chuva, eu estava ouvindo, ouvir outra coisa, Marquee Moon, canção do disco seminal e homônimo do Television, escrita pelo agora finado Tom Verlaine. Esse episodio começa com LKJ feat Santana, Greener e termina com essa aí de cima. Júlio Adler, Bruno Bocayuva e João Valente param tudo que estão fazendo para tratar de assuntos duma desimportância urgente, ondas gigantes no Pacífico, atos de bravura bem documentados e textos implorando pela sua atenção. Usamos a inteligência artificial do trio para analisar atributos tecnológicos que já nascem velhos e apelamos para a memória, imaginação, juízo, raciocínio, abstração e concepção do Tito Rosemberg no seu mergulho em 1964 e sua primeira prancha, enquanto num mesmo programa Demian Borba usa as mesmas qualidades para iluminar o caminho que nos trouxe até o Apple watch na WSL de 2023. Desprezamos a velocidade em detrimento do conteúdo e vamos lentamente nos aproximando do mais completo e absoluto esquecimento.  E sem perder a ternura!
Feb 01, 202302:12:39
Boia 183

Boia 183

#183 Recebemos com satisfação - e curiosidade!- um ilustre convidado nesse episodio, Victor Bernardo, dos mais estilosos surfistas da atualidade, conversou conosco sobre dieta de competições e cardápio variado de pranchas, de todas cores e sabores. O épico Eddie Aikau foi debatido, assim como nossas homenagens de sempre, tres vivas para Patrick King Curren e David Crosby que nos deixaram aqui embaixo, mas vivem eternamente com seus enormes legados. A trilha ficou por conta do Tremendão, Erasmo Carlos, É Preciso Dar Um Jeito, Meu Amigo, e como não poderia deixar de ser, Almost Cut My Hair com David Crosby.
Jan 24, 202302:21:15
Boia 182

Boia 182

#182 Nunca um músico foi assim homenageado! O Boia 182 dropou a onda da unanimidade (e nem todas são burras, ao contrário do que pregava Nélson Rodrigues) sobre o guitarrista Jeff Beck e, não bastando começar o episódio com uma longa dissertação em volta do clássico de Stevie Wonder, "'Cause We've Ended As Lovers", nem terminar com o medley "Goodbye Pork Pie Hat/Brush With the Blues", ainda pelo meio botamos "Freeway Jam" pra tocar e isso levou-nos a Wayne Lynch, Maurice Cole e aventuras colhidas na televisão brasileira dos anos 70/80.  Depois foi aquele negócio... correnteza leva pra um lado, série arrasta pro outro, e abordamos Mundial Júnior,  o Swell do Márcio e suas consequências, Backdoor Shootout e a pequena tempestade feminina portuguesa que começa a aflorar. No imagem Falada, a insana onda de Moana Wong em Pipeline, a melhor já feita por uma mulher na história daquela bancada, e no Almanaque, um vídeo sobre os Leandro, a família mais surfe de Portugal, que agora, graças à Francisca Veselko, ostenta um caneco mundial na estante da sala.  Boia 182 tem derivas e pontas soltas para todos os gostos E você já sabe: se tem ponta solta, a gente dá nó.
Jan 18, 202301:45:13
Boia 181

Boia 181

#181 Curto e grosso, aquele episodio com pé e cabeça, sem eira nem beira, Bruno Bocayuva e Júlio Adler numa preleção que vai do obituário do Dinamite e Márcio Freire ao renascimento do Edimilk no Almanaque.  Uma imagem falada do fundo do baú e uma trilha que traga Jane e Herondy e bafora João Gordo com Marisa Orth, fora a Missão do D2, dica do todo-poderoso, capo Português, Sr. Dr. João Valente que fez aniversário na data de gravação e aproveitou a desculpa para se ausentar. "Sábio é o homem que chega a ter consciência da sua ignorância." Apparício Torelly, o Barão de Itararé
Jan 11, 202301:14:23
Boia 180

Boia 180

#180 2023 chegou tal qual anunciou Alceu, que tu virias numa manhã de domingo, peito nu, cabelo ao vento, feito surfista mesmo. Voltamos, Júlio, Bruno e João, prontos para mais 51 semanas de episódios fresquinhos e crocantes toda terça no seu tocador predileto - de graça! Nos despedimos do Rei Pelé, ouvimos o Tito com atenção, fizemos listas de canções sem sentido nenhum, apresentamos Almanaque e Imagem falada, desejamos aquele desajeitado feliz ano novo e voltamos ao batente. Por algum motivo que não sabemos explicar, estamos mais leves, o programa foi divertido e diversificado -ninguém leva (muito) a sério - um Boia como deve ser. As trilhas desfilaram de Jethro Tull até Nélson Angêlo, passando por PIL, Black Pumas, Michael Head, Fountaines DC e Prefab Sprout. Eu já escuto os teus sinais.
Jan 03, 202301:47:55
Boia 179

Boia 179

#179 Um podcast sobre surfe jamais deveria falar de futebol, certo? Errado.  Ainda mais se o programa em questão for o Boia. Se existem regras do que se deve ou não fazer pra alcançar o sucesso nos agregadores de falatórios por aí, João Valente, Júlio Adler e Bruno Bocayuva desconhecem, ou não estão nem aí pra elas.  Quase uma hora do episódio 179 foi dominada por tentativas de descrever a emoção gerada durante a histórica peleja entre Argentina versus França.  Voltamos para água, ainda que sem a mesma empolgação, pra falar sobre o Pipe Masters que prometeu muito, mas cumpriu pouco.  Mesmo com lindos momentos de Carrissa, Mason, Yago, João e outros, as ausências dos campeões mundiais, o formato que não casou com as condições, o evento que não valia pra ranking nenhum, fizeram a festa ficar opaca, morna.  A promessa era fazer uma edição modesta, de quem sabe, menos de uma hora, mas não conseguimos. E ainda bem que é assim que o Boia toca, ou melhor flutua. Ainda cabe no episodio, uma imagem falada pra lá de inusitada, mais uma pérola do Tito Rosemberg, 1979 ano do início da era MR no topo no Tour e, Almanaque!.  A moldura sonora fica a cargo da Canción Con Todos da argentina Mercedes Sosa pelas vozes do cubano Silvio Rodrigues e convidados, enquanto desse lado da fronteira, Baden Powell interpreta Deixa no seu violão ao mesmo tempo, celestial e diabólico! Saravá!
Dec 20, 202201:59:21
Boia 178

Boia 178

#178 O historiador francês Georges Duby falava que a história é, antes de tudo, um divertimento: “O historiador sempre escreveu por prazer e para dar prazer aos outros.” No Boia 178, oferecido pelo surfliving.pt, Julio Adler, Bruno Bocayuva e João Valente recebem alguém cheio de histórias, com a vantagem de saber contá-las como poucos.  Lipe Dylong, pioneiro, visionário, empresário, shaper, bon vivant e um dos maiores relações-públicas que o surfe brasileiro já gerou, desfila histórias sobre o tempo que passou, de um jeito que não deu nem pra sentir passar o tempo.  O mote é o ano de 1978, mas vamos muito antes e muito depois disso. Pioneirismo no surfe, criação da marca Energia, conexões no mundo inteiro, a bossa e as bossas de Ipanema, a briga de Rickson Gracie com Byron Amona, ser brasileiro no mundo... Lipe solta o verbo e encanta com charme, humor e sabedoria, quem sabe parte da herança de outro cidadão do mundo, queridíssimo Tito Rosemberg, com sua fabulosa coluna semanal.  Imagem falada e Almanaque não falham, assim como a tão aguardada trilha, esanduichada entre The Chris Hinze Combination com Bamboo Music (de 1978!) e  Wilko Johnson (não esse que você pensa) com Roger Daltrey (exatamente esse que você pensa). Boia 178, uma ilha de histórias sólidas num mundo de presentes solúvel...
Dec 13, 202202:16:37
Boia 177

Boia 177

#177 O Boia 177, oferecido pela https://surfliving.pt/  é uma refeição completa, daquela de encher a pança, digo, ideias, sentidos, a capacidade de desenhar cenários, situações e experiências a partir da prosa que viaja pelo tempo e espaço.  Júlio Adler, João Valente e Bruno Bocayuva atacaram a lista final do CS e seus personagens mais brilhantes, inusitados e o desfile de John Florence na frente do Ali’i Beach Park. Revisitamos o marcante ano de 77, temporada da estreia do sistema homem a homem no Tour, temperadas com a participação do Daniel Friedman (que lá estava, competindo!), do título mundial de Shaun Tomson e o impacto do clássico cinemático, Free Ride.  A trilha sonora também celebra 77, com Iggy Pop e The Passenger abrindo e Suicide, Cheree, fechando. De sobremesa,  Tito Rosemberg revela mais uma memória especial, voltando para o Califórnia dos anos 70. Boia é mesa farta. Aproveitem e voltem sempre.
Dec 07, 202202:05:51
Boia 176

Boia 176

#176 Se você está lendo isso, é porque provavelmente investe seu precioso tempo nesse inestimável podcast, gratuito, fresquinho, crocante, toda terça-feira - sem falhar. (E agora com patrocínio do https://surfliving.pt - Dá aquela moralzinha e faz uma visita!) O Boia chega Impávido que nem a rasgada do Ian Cairns em Haleiva, o estilo do Daniel Friedman em Itaúna, o cut-back do Paulo Tendas nas Astúrias, Larry Carlton num solo de guitarra ou como nosso convidado, Reinaldo Andraus, reputado jornalista, autor da Grande história do Surfe Brasileiro, livro recomendado no Almanaque orgulhosamente. Entramos, todos, Bruno Bocayuva, João Valente, Júlio Adler e Dragão, comensal de outros carnavais desse botequim virtual, no ano de 1976 para celebrar os pés na porta dos australianos, sul-africanos, cariocas e paulistas, mundo e Brasil afora- com ajuda do grande Arnaldo Spyer! Tito Rosemberg, este oráculo da vagabundagem fidalga, volta a ocupar lugar de destaque aqui com a nova (pero no mucho!) rubrica, Pra Lá de Marrakesh! O Campeão mundial de 76 orna o Imagem Falada com seu fetiche por rosa e a trilha vai do Havaí dos Seawind com um clássico, Waimanalo Blues até a elegância da dupla Walter Becker e Donald Fagen com Kid Charlemagne. De quebra, como quem não quer nada, celebramos os 68 anos de travessuras do Bocão e sua (Inacreditável!) onda de 68 pés.
Nov 29, 202202:20:03
Boia 175

Boia 175

#175 A onda que morre, mas reintegra o todo alegremente, como disse Clóvis de Barros Filho. Júlio Adler, Bruno Bocayuva e João Valente fazem o Boia como quem deixa o mar carregar, para longe e de volta, toda terça-feira. Nos embrenhamos no ano de 1975 para encontrar Clara Nunes e Ian Cairns, Led Zeppelin e Betão, Mark Richards e Rita Lee, Tommy, Pepê, Tico e Saquarema. No redemoinho do tempo, cabe tudo. Almanaque com o Marcelo Tas perguntando ao Clóvis qual é o sentido da vida e Bruce Irons por Tom Servais no Imagem Falada. As canções eleitas vão da Lizzo com About Damn Time de 2022 até Sympathy for the Devil com os Rolling Stones, lá de 1968. O Boia tem um patrocinador nesse mês, passa lá no site deles para dar um alô, https://surfliving.pt/ Distraídos Venceremos, escreveu Leminski 
Nov 23, 202201:32:43
Boia 174

Boia 174

#174 O Boia é feito de experiências, referências e obsessões.  Absortos nas datas comemorativas, Julio Adler, João Valente e Bruno Bocayuva enveredam 1974 adentro.  O Almanaque apresenta o documentário obrigatório Homem de Aran, do Robert Flaherty.  No Imagem falada, Owl Champan, entre o sublime e o assustador num Pipeline de respeito. pelas lentes do inapreciável Art Brewer. Nos transportamos até 1974, pra reviver o mito em torno de um Tsunami surfado por Felipe Pomar e Pitty Block, no Peru e uma bela citação aos 100 anos de nascimento de escritor Kurt Vonnegut Jr.  Concluindo, Gal Costa é venerada e celebrada, mas quem vai para agulha é a canção, Talismã, do novo oitentão do pedaço, Paulinho da Viola [outro fascinado pelo mar] e Nanook Rubs It do Frank Zappa [obsessão do João]  O mar muda, a gente balança, mas o Boia não afunda.
Nov 16, 202202:05:29
Boia 173

Boia 173

#173 Hitchcock dizia “Certos filmes são fatias de vida, os meus são fatia de bolo”. Pois o boia é um pedaço gordo de bolo de rolo, pra comer acompanhado dum cafezinho tirado na hora. Puxa uma cadeira, Júlio Adler, João Valente e Bruno Bocayuva prosearam sobre o CS de Saquarema, CBD nas grandes ligas esportivas, esse intervalo maluco de 4 meses da WSL e, claro!, o ano de 1973. Sapecamos um vídeo de pranchão  feito aqui no Brasil no Almanaque e lavamos a égua no Imagem falada com a capa da revista Cruzeiro estampando o maior surfista do Brasil (em 1973!). A trilha todinha é trabalhada na numerologia capenga e caolha do podcast menos ouvido e mais escutado dos sete mares, começa com os australianos do Mental as Anything com 1973 e termina com Ouro de Tolo do bom Baiano, Raul Seixas.
Nov 08, 202201:56:38
Boia 172

Boia 172

#172 1972 foi do balacobaco. Teve Jimmy Cliff como estrela dum clássico no cinema jamaicano e tambem Jorge Ben fazendo o hino extra-oficial rubro-negro. Disco era cultura e Cultura se escrevia com C maiúsculo. Nada se perdia, só o pudor e as quadradices dos meus versos, sonhávamos mais com Sodoma e Gomorra do que com o paraíso. João Valente e Júlio Adler (E Bruno Bocayuva, direto de Saquarema!)esculhambam com a memória alheia e afunilam estórias absolutamente aleatórias de discos que voce deveria ouvir, filmes e fotografias dignos de devoção e eventos que, talvez, tenham acontecido - ou não. Como no campeonato mundial de 1972 em San Diego, Califórnia, quando o favorito teve sua prancha roubada e pendurada (depois de esfaqueada) no Pier.  Mais! Arthur Muhlenberg, Flamenguista de quatro costados, empresta sua verve (Opa!) para descrever o que foi aquele gol de antologia que Fio Maravilha enfiou(Epa!) no Benfica. Enquadramos o Herbie Fletcher em foto do Art Brewer (que precisa da nossa ajuda - https://www.gofundme.com/f/artbrewer) em Maalea e cultuamos um dos grandes filmes de surfe de todos tempos - Five Summer Stories. A trilha fica toda por conta de 72, When My Baby's Behind Me do Big Star rolando o esférico para Jorge Ben e o Gol! Fio Maravilha. Boia é um podcast com alegria nas pernas...Ops! nas quilhas!
Nov 02, 202201:52:18
Boia 171

Boia 171

#171 Hoje é dia de música erudita, bebê. Júlio Adler, João Valente e Bruno Bocayuva dão as Boas-vindas ao surfista e músico João Kopke para um passeio pelo norte da África, e as raízes que juntam cordas, fumaça, folclore e coisas antigas, como a alegria. Kopke comanda o episódio com suas escolhas pro Almanaque, Imagem falada e músicas,  Iwaranagh (We Must) do Bombino como aperitivo e Morgen! op.27.4 de Richard Strauss na voz belíssima do Jonas Kaufmann no prato principal. Simbora!
Oct 26, 202202:04:33
Boia 170

Boia 170

Três é bom, dois é demais.  Com Bruno Bocayuva ausente no microfone por estar presente nas areias de Itaúna, a dupla careca Júlio Adler e João Valente, se reuniu para celebrar o ano de 1970 no episódio 170 do Boia Podcast.  E que ano foi 1970!  Teve Expression Session em Pipeline, embrião do Pipe Masters que em 2022 ensaia uma volta, prometendo, se não a violência da primeira edição, pelo menos um agitar das necessitadas águas do surfe de competição. O ano inaugural da década trouxe filmes e discos incontornáveis, e mais eventos que marcaram a história do surfe, como o Smirnoff Pro, com Nat Young passando a perna em Peter Drouyn, e teve o fatídico festival de Altamont, que jogou um pano negro na florida década de 60. Essas e muitas outras histórias estão mais um episódio do podcast mais derivante dos sete mares. De âncora, temos as rubricas habituais, desta vez com o mítico disco de João Donato, A Bad Donato, no Almanaque, e uma obscura foto de Michael Peterson e Michael Ho em plena concentração pré-surf no estacionamento de uma praia não identificada.  Para ensanduichar isso tudo, Os Mutantes abrem a cortina, com Ave Lucífer e Gwen McCrae fecha com Let's Straighten It Out
Oct 19, 202201:30:42
Boia 169

Boia 169

O início do papo que antecedeu a gravação do Boia 169 sugeria um episódio pouco fértil, raso, quiçá mecânico, mas quando começamos a gravar, os assuntos foram se enfileirando como uma série em Puerto Escondido. Munidos de coragem, elã e alguma safadeza, Julio Adler, João Valente e Bruno Bocayuva envergaram (opa!) sua verve (epa!) para mais de hora e meia de assunto. Também pudera, final de semana cheio, teve circuito mundial na Califórnia com os pranchões e, em Portugal,  o CS na Ericeira.  Ainda teve uma saborosa viagem para 1969, ano do ‘swell do século”, do nascimento de um punhado de gente bacana, do lançamento de filmes e discos históricos e fatos desconexos que fazem sentido quando mencionados. Almanaque foi de Summer of Soul, Imagem falada com Greg Noll, Makaha e Ken Auster. Trilha ficou a cargo dos Feelies com Loveless love e Lonnie Liston Smith com Expansions.
Oct 12, 202201:42:49
Boia 168

Boia 168

#168 Tem Gonzaguinha, tem Sá, Rodrix e Guarabyra, Mestre Jonas e a Rapaziada. Invocamos 1968 e a batalha dos estilos, novo contra o antigo, futuro versus passado em Porto Rico, 20 anos antes do Fabinho fazer história era o Fred Hemmings que bagunçava o coreto. Circuito mundial como centro de acolhimento dos desajustados, bomba hercúlea no Oceano Atlântico, Nordeste nos salvando e Tio Nick fazendo cosplay de integrante do Boia. De um certo ponto adiante não há mais retorno. Esse é o ponto que deve ser alcançado.  Não sei se foi Kafka ou o Luxemburgo que falou isso.
Oct 05, 202201:26:54
Boia 167

Boia 167

#167 Será mesmo melhor queimar do que desparecer lentamente, como dizia Neil Young?  No Boia 167, o Trio Ternura dos podcasts de surfe, Júlio Adler, Bruno Bocayuva e João Valente, lamentam a estúpida e prematura morte do genial australiano Chris Davidson, e ponderam os paradoxos e incoerências da romantização dos estilos de vida mais desregrados do surfe.  Não é uma conversa alegre, mas é necessária. O objetivo não é responder e sim, questionar.  O episódio é assombrado por esse e outros fantasmas, começando com a música do funkeiro de um disco só, Ike White, preso por assassinato, numa história que vale a pena escutar e um som que vale mais do que a pena ouvir.  Convidamos o bem-humorado e criativo diretor Bruno Zanin para jogar luz na ida precoce do Kalani David. Citamos Tom Curren escrevendo sobre Davo e escutamos Renato Hickel e  Fabinho Gouveia, companheiros de Tour por muitos, longos e memoráveis anos, relembrando o cara que ficou com a fama de Melhor Bebedor do Tour, um título que agora surge revestido de tragédia.  E como um urubu só não faz um funeral, ainda relembramos os saxofonista Pharaoh Sanders, expoente máximo do spiritual jazz, que também nos deixou por esses dias. Ou como diria Nietzche, por detrás do seu bigodão: Temos a arte para não morrer da verdade.
Sep 27, 202202:05:05
Boia 166

Boia 166

#166 Na Roma antiga havia uma peça de Terêncio, e no anfiteatro uma luta de ursos, algumas pessoas deixaram o teatro e foram ver a luta de ursos.  Os intelectuais lamentavam que as pessoas tivessem abandonado Terêncio para ir ver os ursos. O Boia é a luta de ursos. Julio Adler, Bruno Bocayuva e João Valente teimam em debater inutilidades, fortunas alheias, bilionários filantropos e o cinismo misantropo, Cracas deslizantes, circuitos sem imaginação, propagandas ultrapassadas e mensagens piegas.  Trilha sonora por conta da dica do Tiago Dias, Father's Children com Hollywood Dreaming e os 46 anos de Rappers Delight do Sugarhill Gang. Almanaque tem Fly Black Bird e Imagem falada com Peter Cole e Sundek. A mediocridade é uma vocação.
Sep 21, 202201:58:36
Boia 165

Boia 165

#165 Esqueçam o dia da final. Aquilo é um recorte efêmero de toda temporada e os campeões foram forjados na água salgada do mar e do suor. Justo naquela quinta-feira, 8/09, quando a Rainha deixou seus súditos sem chão, a nova rainha foi coroada - Viva Steph, a Oitava! Filipe Toledo, o Primeiro, com grafia idêntica ao rei de Nápoles, Espanha e Portugal, ascendeu ao trono tão sonhado e merecido. Sofremos todos e celebramos todos - pela luta, dor, sorriso fácil, energia contagiante e, principalmente, jeito do FT77 conduzir sua Sharp Eye, costurando parede de onda, arrancando naco de água, atrasando quando roda e acelerando como ninguém, catapultando a raiva e a transformando em pura alegria. Não existe mais teoria conspiratória. A WSL morreu! Viva a WSL! Esqueçam o dia da final, Steph é libertação e Filipe é jubilo! No episódio de hoje, Julio, João e Bruno conseguem a proeza de enfileirar 4 obituários num dia de festa. Tem Elizabeth/Isabel II, Javier Marías, Godard e Ramsey Lewis. Imagem falada com Neil Young na praia, Almanaque com o espanhol que ia aos jogos semanalmente revisitar sua infância e as trilhas, The Kinks com Celluloid Heroes e Ramsey Lewis Trio com We Blue It. 
Sep 14, 202201:44:50
Boia 164

Boia 164

#164 Contando dias, horas e minutos pro Finals de Trestles, o último Boia antes de abrir a janela de espera do evento exercita um animado ‘pero’ inócuo jogo de clarividência.  Bruno Bocayuva, João Valente e Júlio Adler desviam do ufanismo verde e amarelo como quem desvia da multidão incontrolável num dia comum em Trestles, mas cravam o mesmo resultado no masculino e chutam para as três direções na batalha feminina.  A prosa evita o tema único da decisão do título mundial e discorre, ou seria escorre, para outras águas, o retorno do Pipe Masters (só pra convidados), a dinâmica entre o surfe e gastronomia britânica (Irlandesa?) no Almanaque.  Imagem falada relembra uma foto digna de arrancar página de revista e colar na parede dum ilustre desconhecido desfrutando sublime momento em Pau Malu, vulgo Sunset Beach., tirada pelo Aaron Chang- não espalhem, enveredou pelo NFT! A trilha fica com Alabaster DePlume, I'm Good at Not Crying e Ibibio Sound Machine com Protection from Evil. E atenção! Teremos mais uma vez a parceria Boia X Moist para fazermos a transmissão do dia da final em Trestles! (Sexta ou sábado, tudo indica...) Aguardem novas informações no Instagram da Moist.
Sep 06, 202201:59:07
Boia 163

Boia 163

#163 Demorô mas abalô! Duas palavras, Yago Dora. Deixamos nosso vira-latismo de lado e convidamos o surfista brasileiro que mais enfeitiça olhos cobiçosos de algo mais, além das piruetas e resultadismo- sejamos claros, Estilo com E maiúsculo. João Valente, Bruno Bocayuva e Júlio Adler aproveitaram uma brecha na atribulada vida do jovem para matar a curiosidade dos coroas. Ao final de mais de hora e meia de papo, ficamos sabendo qual esquerda deveria fazer parte do circuito, qual música escutar no domingo pela manhã, porque Slater é pato da nova geração, que o jogo é jogado, lambari é pescado, filmes de surfe não envelhecem e em rio que tem piranha, jacaré nada de costa. Fomos até o OP Pro de 1986 no Almanaque e presenciamos porradaria estancar durante a final e nos maravilhamos com a capa do disco do Roberto Menescal no Imagem falada, prestando tardia homenagem ao selo Elenco e seu legado estético, deixado nas artes do Cesar Vilela. Pega a visão, Baco Exu do Blues abre o episódio com, Sinto Tanta Raiva...  e os ingleses Yard Act dão o ponto final com 100% Endurance. Esse é um começo, não um fim. 
Aug 30, 202201:50:10
Boia 162

Boia 162

#162 Tchôpu, Chopes, tearrúpo... seja lá como você fala, no Boia 162 a palavra mais repetida foi essa.  Júlio Adler, Bruno Bocayuva e João Valente juntam esse vocábulo, com todos os outros que interessam à conjugação: Moana, Vahine, Courtney, Miguel, Kelly (de raspão), Kauli, Hog, Caio, Jack, top 5, Toledo, com e sem medo... e ainda trazemos alguns que ninguém lembra, Kate Skarrat, Chelsea Georgeson, Thomas Campbell e tudo o que você espera, e não espera, num podcast sobre surfe.  De lambuja, abrimos com "Higher Ground", do cego visionário mais genial da história da música, Stevie Wonder, e terminamos com "Seven For Lee", do Soft Head, uma banda que você nunca ouviu falar, mas vai escutar muito a partir de agora.
Aug 23, 202202:00:44
Boia 161

Boia 161

#161 Dia 16 de agosto é aniversario do Velho Safado! Charles Bukowski faria 102 anos se tivesse sobrevivido a leucemia que o levou em 1994. Esquecemos de mencionar isso no Boia, por isso escrevo aqui na apresentação do episódio. O Trio Ternura voltou, Júlio Adler, Bruno Bocayuva e João Valente aproveitam o vácuo (opa!) da WSL e debatem saúde mental, recomendações de séries, 50 anos do Morning Of The Earth no Almanaque e Dane Kealoha na Imagem falada. Lá se vão 45 anos da morte do Rei Elvis Presley, começamos com Suspicious Minds [Alternate Take] e terminamos com I'm Alive (do MOTE!) interpretado pelo Peter Howe. Um homem corajoso carece de imaginação. A covardia é geralmente causada pela falta de dieta adequada. C.B.
Aug 16, 202201:29:22
Boia 160

Boia 160

#160 Rola a pelota para o Boia numero 160. Nossa dupla de ataque, Brunão e JV é substituída pelo indivíduo competente, Steven Allain, no miolo da cancha - Júlio Adler não deixa passar nada no arco e segura o placar. Dando volume ao jogo, temos o sequestro da pauta na WSL pelo Careca diabólico, a desimportância do US Open, Stephan Figueiredo relembrando a bomba atômica em Cloudbreak, prévia do Taiti e a nova geração das meninas- caiu na área é penalidade máxima! Jackie Wilson dá o Ponta-pé inicial com (Your Love Keeps Lifting Me) Higher & Higher - clássico dos clássicos!  Jay Kay, disfarçado de Jamiroquai, manda a turma pro chuveiro com a pesadona Nights Out in the Jungle. Pode correr para o abraço!
Aug 09, 202201:30:08
Boia 159

Boia 159

#159 Agosto repleto de datas que valem um abraço. Bruno Bocayuva e Júlio Adler abrem o baú de recordações com Curren em J Bay e Indonésia nos 25 anos do clássico Searching For Tom Curren. No Imagem Falada, junho de 2012, Fiji quebrou gigante e todos nós assistimos ao vivo. A revista Surfer revive seus dias de glória em novo livro no Almanaque. Éder Jofre e Adriano de Souza sobem no ringue.  A Novaiorquina, filha de haitianos, Leyla McCalla canta, You Don't Know Me, do nosso Caetano pra começar e  Arnaldo Baptista termina com o seminal, Cê Tá Pensando Que Eu Sou Lóki?
Aug 02, 202201:10:10
Boia 158

Boia 158

#158 Aeroporto de Tel Aviv com Daniel Friedman.
Jul 27, 202201:12:44
Boia 157

Boia 157

#157 Uma necessidade fundamental do ser humano é criar, avisou Chomsky. Jeffrey's Bay ainda deixa espaço para que alguns poucos surfistas escrevam torto por linhas certas. Júlio Adler, João Valente e Bruno Bocaiuva olham com lente de aumento para a melhor etapa depois de Pipe em 2022. Para compensar a rara ausência da semana passada, oferecemos 2 horas e meia de filosofia barata de botequim e debates absolutamente parciais. Trouxemos músicas de texturas tão distantes quanto nós 3 estamos agora, começando com Bei Mir Bist du Schön um clássico Klezmer do cancioneiro judaico e terminamos com Thundercat - 'Uh Uh' e a participação virtuosa do filho do Stacy Peralta. Voltamos com Almanaque, novo documentário do Gerry Lopez e Imagem Falada. Bons sonhos.
Jul 19, 202202:30:32
Boia 156

Boia 156

A Terra arde e o circo chega na África do Sul.  Surfar é um ato político.  Primeiro Ballito, depois Jeffrey’s, mas antes de tudo; as atrocidades do Apartheid, Mandela e sua lição de vida, Country Feelings, Gunston 500, e algumas vivências dos boieiros por lá.  Durante a prosa João, Júlio e Bruno reconfirmam a importância das experiências vividas na terra de Shaun Tomson para o que hoje conhecemos como surfe de competição.  Nesse episódio, número 156, ainda coube edições super saborosas das suas rubricas preferidas, Imagem falada e Almanaque.  A primeira com o processo criativo por trás duma capa histórica, pelo menos pros amantes do mar, da revista Time, e segunda com passagens da edição revolucionária  do Duke Classic, em Sunset.  Os recheios músicas vieram no embalo de Macy Gray com Sill e Archie Shepp com a e inebriante Attica Blues.
Jul 06, 202201:52:57
Boia 155

Boia 155

#155 Uma banda de maçã, outra banda de reggae. Gil fez 80 e o Boia parou pra ouvir o axé do baiano. Nessa gloriosa terça-feira, 28 de junho de 2022, dia do quarto título do Toledo no Brasil, dia de nota 10, de praia lotada e ufanismo apelativo. Conclamamos com grande alegria, como no hino de Saquarema! a linha do Yago, a criatividade do Sammy, o retorno do Ítalo, a redenção dos 5 homens de preto responsáveis pelas notas inclementes e o desenquadramento dos operadores de câmera da transmissão. Com nossa enorme força de vontade e insistência, chegaremos ao tão sonhado circuito mundial apenas com surfistas brasileiros, em praias brasileiras, com juízes brasileiros e acabaremos com o imperialismo anglo-saxão do esporte sagrado inventado ao sul do estado fluminense.
Jun 29, 202201:40:37
Boia 154

Boia 154

#154 Nesse samba dos branquelos de cuca fundida (opa!) requebramos ao som dos 80 anos do Paul McCartney com Let Me Roll It e sorvemos cada acorde da Demo (eba!) do David Bowie, afinal são 50 anos do Ziggy tocando guitarra. Tivemos a volta do Almanaque e da Imagem Falada! Para analisar a etapa de El Salvador, Júlio Adler, João Valente e (trio completo!) Bruno Bocayuva convocaram ninguém menos que Marcelo Bôscoli, analista sênior do Por Dentro do Tour, podcast vizinho e amigo. Como esperado, não houve gritaria, esperneio e nem palavras de ordem - o cavalheirismo reinou incólume - lamentamos informar. Nosso único compromisso é com o fracasso.
Jun 21, 202202:22:29
Boia 153

Boia 153

#153 Existe uma região do nosso imaginário verde-esmeralda onde se escondem histórias deliciosas, temperadas com sal e areia. Bruno Bocayuva e Júlio Adler convidam o fotógrafo Toca Seabra para abrir a cortina do passado e saber onde ele amarra a sua rede, se na Guaratiba de 1973 ou no Havaí de 1985.  A merencória luz da lua ajudou Toca a ver com mais clareza nos visores da vida, fosse fazendo assistência de câmera pro Glauber Rocha ou ganhando prêmio de melhor cinematografia (quase!) três vezes seguidas. Um episódio de olhar indiferente, fontes murmurantes, onde matamos a sede e a curiosidade sobre Armação Ilimitada, Nas Ondas do Surf, Demi Moore, Invasores, Ações entre Amigos, futum de bagulho, Saquarema e elegância. A bagunça começa em Cuba, com Baila Suave dos Soneros De Verdad e viaja até a Califórnia onde o baixista norte-americano Christian McBride gravou o tema que encerra o episódio, Rainbow Wheel.
Jun 14, 202201:46:12
Boia 152

Boia 152

#152 Da profundeza das selvas de Java para os seus maltratados ouvidos! Encerramos a série histórica sobre G. Land com o primeiro Tuga a desafiar os embargos políticos e emburacar nos caroços de javaneses, João Macedo, um bombeiro de primeira linha, dos camaradas mais afáveis que vagam pela Terra e tremendo tube rider. Portamo-nos todos bem, Júlio Adler, João Valente e Bruno Bocayuva diante do fulgor de ambos, Massa (alcunha do Macedo) e do nosso senhor todo-poderoso dos sete mares, Gabriel Medina. Consideramos, naturalmente, os dois campeões da sexta etapa, Robinson (fazia tempo que um australiano não ganhava dois seguidos!) e Defay, assim como o atual príncipe submarino (não é Namor!) Filipe Toledo. Tivemos tempo para Almanaque com a recomendação do novo filme da Patagônia sobre Gerry Lopez, dirigido por Stacy Peralta! O asseio musical chegou com Water of Love dos Dire Straits, nostalgia pura da propaganda do Tico Shorts no Realce e batemos a porta com mais anos 80(apesar da canção dos ingleses ser de 1978), Devo e a Big Mess.
Jun 08, 202201:47:20
Boia 151

Boia 151

#151 Jovens acima dos 50 anos tem a obrigação de honrar a rebeldia. Uma eventual reunião de 3 crianças antigas implora pela pergunta, Quantos anos você tem hoje? Júlio Adler e João Valente (Bruno Bocayuva tava brincando em outro jardim dessa vez) chamaram Rick Werneck para jogar futebol de botão e botar (opa!) o papo em dia. Brotam tantos adjetivos para classificar o Amigo, vamos apenas dizer que batia fotografias com EKTACHROME de dentro do mar e os ângulos eram desafiadores. Desenha, escreve, compõe e lidera - Ricardo não deixa muita coisa pra fazer depois. Na falta dos botões e da mesa, assuntamos sobre o inconsciente coletivo do Rick, uma espécie de Forest Gump tropicalista, presente nos momentos históricos que o amigo já ouviu falar, mas nunca teve coragem de perguntar. Foi o clamor popular que convidou o Camarada que mais camaradas tem espalhados pelo mundo e o botafoguense não negou fogo (epa!) nem causos que podem (ou não...)envolver transporte de substâncias proibidas, cadeia, tubarões-brancos famintos e desertos australianos. Brotam tantos adjetivos para classificar o Amigo, vamos apenas dizer que batia fotografias com EKTACHROME de dentro do mar e os ângulos eram desafiadores. Desenha, escreve, compõe e lidera - Ricardo não deixa muita coisa pra depois. Sapecamos um Keith Hudson (aquele mesmo que esquecemos no último Boia!) com Flesh of my Skin pra bola rolar e, no apito final, baixou Tom Zé com Augusta, Angélica e Consolação.
May 31, 202202:01:09
Boia 150

Boia 150

#150 Especial G.Land para nossos boieiros. Pedro Müller competiu no primeiro evento da ASP em G. Land como convidado. A história por trás do convite é, no mínimo, inusitada e você escuta nesse episódio do Boia como aconteceu. João Valente, Bruno Bocayuva e Júlio Adler aproveitam para colocar a conversa em dia com o campeão brasileiro de 1989, sobre tamanho de pranchas em ondas perfeitas, ratazanas, um trem desenfreado e Kelly Slater, vencedor do evento e responsável pela derrota do Águia em 1995. Temos indicação de livro no almanaque e delirante participação do senhor supremo dos túneis balineses, o Orixá Tico Cavalcanti. Invocamos Rick Werneck, fotografo extraordinário, para jogar luz na primeira (primeira!) ida do Tom Carroll para G. Land! Our Life Is Not a Movie or Maybe dos Okkervil River dá o pontapé inicial e Flesh of My Skin do Keith Hudson apita o final.
May 24, 202201:27:21
Boia 149

Boia 149

#149 Fotógrafo de mão-cheia, designer, empresário, diretor e produtor do documentário sobre a relação do Tom Curren com seu sensei, Kito. Nilton Baptista é o nosso convidado no episódio 149. Bruno Bocayuva, João Valente e Júlio Adler recebem o velho amigo para tentar desvendar o enigma mais longevo do universo surfeiro. My Wave do Soundgarden dá o pontapé inicial para recordar a data da ida precoce do Christopher John Boyle, conhecido como Chris Cornell, falecido em 2017. Straight to Hell foi escolhida para terminar e celebrar os 40 anos de lançamento do clássico do The Clash, Combat Rock.
May 18, 202201:42:07
Boia 148

Boia 148

#148 Perdoem a nossa falha. Atrasados, mesmo quando pontuais, ou vice-versa. Cada um num canto, Bruno Bocayuva, João Valente e Júlio Adler solicitam as suas 2 horinhas semanais de tempo ocioso. Pode ser usado para discordar da opinião sobre a série da Apple TV, Make or Break, insultar silenciosamente um irmão pela escolha de ondas, exercer sua indignação com os desatinos da propaganda das roupas dos surfistas nos anos 80 no Almanaque, caretear imaginando o desenho descrito no Imagem Falada ou mesmo apenas uma singela zombaria com a escolha das músicas, Same Old Feeling dos Neozelandeses, The Quincy Conserve, no começo e a mais rock'n roll das bandas australianas, AC DC com Ain't No Fun (Waiting Round To A Millionaire) para encerrar.
May 13, 202202:00:27
Boia 147

Boia 147

#147 Pontuais mesmo quando atrasados, Júlio Adler, João Valente e Bruno Bocayuva aportam para analisar a etapa do Oeste australiano ao pormenor. A rasgada da Pickles, o corte cruel do Chumbinho, as notas safadas do Jadson e as vitórias inglórias de quem quer que tenha vencido sem convencer. Temos Australian Crawl e as filhas da costa norte como tema nostálgico e, ainda na melancolia dos Cowboys Junkies, um cover do The Cure, Seventeen seconds.
May 05, 202201:47:41
Boia 146

Boia 146

#146 Dessa vez teve até a palavra do Divino (não estamos falando do Ademir da Guia!), os três boiantes à deriva, Julio Adler, Bruno Bocayuva e Joao Valente partem da carta assinada por “Deus” no Swellnet sobre as manifestações de religiosidade dos surfistas brasileiros no Tour, para recordar outros devotos que deixaram sua marca no circuito profissional em outros carnavais.  Relembramos o início do WCT, 30 anos atrás, Pascoa de 1992, em Bells Beach, uma nova era com o cabalístico numero 44. No Almanaque passamos do sagrado ao profano  Margaret River com quase 20 pés em 1990, algo que não se repete desde então -nem se repetirá em 2022. Ainda deu tempo de recordar, no Imagem Falada, a foto de Wayne Rabbit Bartholomew posando de Muhammad Ali, na sua versão Muhammad Bugs.  Contamos com a luxuosa e divertida participação da dupla dinâmica, Teco e Fabinho, para refrescar a memória dos dois eventos citados acima. Abrimos os trabalhos com o líbio, Ahmed Fakroun e a canção, Nisyan. Acendemos uma vela para São Charles Mingus no centenário do seu glorioso nascimento e encerramos o episódio com seu Pithecanthropus Erectus. Viva a Grande Rio e o Exu que desfila nas ruas e avenidas do Salvelindo!
Apr 27, 202201:34:35
Boia 145

Boia 145

#145 Toledo arrasta o sino. Só mais um evento e a jiripoca vai piar (jiripoca ou jurupoca é um peixe de água doce bastante característico nos rios das regiões Norte e Centro Oeste do Bananão) Motim armado e desarmado, ataques de fúria, estreia de série na TV, escolha de ondas erradas e pranchas mais erradas ainda, drama! Lágrimas e espuma no canto da boca. Nesse clima de paz e tranquilidade, Bruno Bocayuva, João Valente e Júlio Adler respiram fundo, fecham os olhos e repetem o mantra...fodacy. Aceitamos a sugestão de empregar Saul Steinberg no Almanaque e libertamos uma fotografia da incrível equipe Rico/ Visual Esportivo diretamente da revista de 1981. Evocamos Ruy Maurity e seu sucesso, Nem Ouro, Nem Prata para dar a largada no episódio 145 e reatamos com The Saints, Know Your Product, em mais um obituário e homenagem aos dois autores e interpretes das duas cancões.
Apr 19, 202202:26:25
Boia 144

Boia 144

#144 “A história de uma vida, seja qual for, é a história de um fracasso.” Jean-Paul Sartre , O ser e o nada. Bela citação para começar a descrição do episódio semanal do podcast menos ouvido de todo gigantesco universo de surfeiros e curiosos. Júlio Adler, Bruno Bocayuva e João Valente bravamente encaram uma gravação depois da longa noite australiana. A mobilidade dos campeonatos em 2022 ainda espanta o entusiasta mais atento.  Ocasião perfeita para recordar 1979, quando Paul Holmes enfiou (opa!) num avião os 8 finalistas do maior campeonato do ano, junto da equipe de filmagem e todo corpo técnico para terminar um evento -fadado ao malogro- em ondas boas. Quem ainda quer ver Mick Fanning se arrastando em ondas medíocres atrás de uma nota 5 ? Eu quero. Som desse Boia foi Aloha Got Soul, faixa Yesterday's Love dos Aura para começar e terminamos com Robert Fripp, Seascape, do album Music for Quiet Moments.
Apr 12, 202201:06:03
Boia 143

Boia 143

#143 Me pergunto quantos dos nossos ouvintes carrega essas preocupações mundanas sobre os rumos do surfe como atividade comercial. São dois trabalhos, inquietar-se ou virar pro outro lado, ajeitando a cabeça no travesseiro. Debaixo d'água furando onda ou namorando um fundo de esquerda, não fará muita diferença a alegada profanação do seu sacerdócio - a fé em Netuno e pé na tábua permanece inalterada. Toda semana, pontualmente as terças-feiras, Bruno Bocayuva, João Valente e Júlio Adler fazem o sacrifício do camarão dourado e jejuam durante quase duas horas para o deleite de poucos e dissabor de tantos outros, rogando por uma onda aberta, sem gente remando ao lado. No altar, colocamos Parmenter e Brisick, The Surfers Journal, Brock Little, Elifas Andreato, podcasts, João Donato, Jards Macalé e Joan Manuel Serrat. Saravá!
Apr 05, 202201:49:58
Boia 142

Boia 142

#142 A mesa está posta no seu episódio/botequim. Bruno Bocayuva, João Valente e Júlio Adler servem acepipes de variados sabores e sentam-se à mesa aguardando a sua companhia numa cadeira vazia na cabeceira. Petiscamos alegremente enquanto o calendário lembrava da bomba do Taylor Knox em Todos Santos, 1998, durante um evento histórico, Bruno estava lá e conta o que só ele testemunhou.  A falta que faz um baterista povoa o almanaque e nos leva até a cerimónia do Oscar, com escalas em Israel. Se existe algo que o Boia não respeita é hierarquia e pautas! Passa lá no boiapodcast.com e deixa um alô.
Mar 30, 202201:27:41
Boia 141

Boia 141

#141 Viver é melhor que sonhar. No episódio dessa semana, Júlio Adler, João Valente e Bruno Bocayuva escolhem os dois, viver e sonhar. Vivemos intensamente a onda que mudou a história do surfe profissional em 2002, Andy Irons em Teahupoo no Imagem falada. Sonhamos no Almanaque com a piração do Jack McCoy em 1992, Green Iguana, divisor de águas da época em que os VHS dominavam a terra e andavam soltos pelas salas e quartos nas nossas casas. Se as chuvas na Austrália trouxeram alguma coisa boa, foram as memórias. Brad Gerlach entrega uma relíquia para Cheyne Horan, a enchente resgatou a prancha do título australiano de 1976 e boas histórias. Nos transportamos até 1972, Francis Ford Coppola lança o primeiro filme da trilogia The Godfather, ouvimos o verdadeiro som da Philadelphia com a interpretação dos MFSB para TSOP com a participação das Three Degrees. Tudo começa com a maior cantora que tivemos, Elis Regina, dando sentido aos versos do Belchior dum jeito nunca ouvido antes, sem a companhia dos instrumentos e com a dor e o amor de quem viveu Como Nossos Pais. Leia mais no https://boiapodcast.com/
Mar 22, 202201:47:40
Boia 140

Boia 140

#140  Aproveitando o hiato das competições, Bruno Bocayuva, João Valente e Júlio Adler, banham esse episodio em nostalgia.  A prosa flutua entre as mágicas e transformadoras décadas de 1960 e 1970, com duas rápidas passagens pelo presente.   No obituário de Johnny Fain a viagem é para a mítica Malibu, seus personagens e universo próprio.  A venda de todo arquivo fotográfico do Dan Merkel, figura onipresente nas revistas e filmes obrigatórios duma era pré circuito mundial, rende uma saborosa discussão acerca do valor de registros históricos.  No meio desse caminho, ganha nossa reverência o guru das pranchas, Dick Brewer e suas contribuições para o caldo da expressão humana que chamamos cultura do surfe.  Para provar que o podcast foi realmente gravado em 2022, os Camaradas registram o fato do sítio Surfline estar na lista das mais inovadoras companhias de tecnologia em esportes eleita pela revista Fast Company e ainda usam o lançamento do novo filme do Batman para nova volta no tempo.   A agitação musical fica por conta da homenagem, meio atrasada é verdade, às mulheres, na sutileza divina da Joyce Moreno e a pérola atemporal “Feminina” e as poderosas Diana Ross e suas Supremes com “Love Child”.  Recordar - e boiar! - é viver.
Mar 15, 202201:46:47
Boia 139

Boia 139

#139 Quebrando recordes de atualidade, gravamos o Boia 139 no dia das finais em Peniche e, sem perder tempo, partimos logo para Supertubos e seus protagonistas.  Sem perder tempo, porque escutar Charlie Musselwhite e Eliades Ochoa tocando o clássico cubano Chan Chan (Charlie’s Blues) na abertura do programa é tudo menos tempo perdido.  Dos tubos, voos e pontos conquistados em Peniche, e sem fugir à discussão sobre o silêncio absoluto da WSL sobre a guerra na Ucrânia, partimos para a evocação de um imberbe e pré-adolescente Kelly Slater, posando em Newquay, Inglaterra, aos 14 anos, durante a sua participação no Mundial Amador de 1986, preliminar da mais celebrada carreira do surfe.  E como o mundo é redondo, a celebração do centenário do imortal Paulo Mendes Campos, é através da leitura do maravilhoso texto Adoradores da Bola.  Para encerrar, uma longa jam session de Wendell Harrison e Philip Ranellin, intitulada com pergunta que anda nas bocas do mundo: How Do We End All Of This Madness?  A nossa resposta? Escutando o Boia, a loucura não acaba, mas fica bem mais divertida.
Mar 08, 202202:00:29
Boia 138

Boia 138

#138 Boia é a sua trincheira semanal para defender o teor de salinidade no coco. Nesse episódio, Júlio Adler e Bruno Bocauyva alistam Pepê Cezar para substituir João, recrutado pelo feriado, em ação secreta familiar. As hostilidades iniciam-se com The The, Armageddon Days (Are Here Again), do álbum (quem, diabos, ainda fala álbum!?!?!!?) de 1989, Mind Bomb. Nos apoderamos duma capa do Tracks de 1982 para nossa Imagem falada e apelamos ao Almanaque para o obituário do Mark Lanegan na companhia inestimável do Anthony Bourdain num vídeo épico hospedado no YouTube (https://youtu.be/hRr-KxzI8s4). Sondamos algumas (im)possibilidades para Peniche que se avizinha e celebramos Strange Religion como glorioso encerramento.
Mar 01, 202201:18:31
Boia 137

Boia 137

#137 Começamos com um sorriso negro da Dona Ivone Lara e terminamos com Elba Ramalho sonhando com Chico Buarque. Escorremos pelo canal de Sunset durante a segunda etapa da WSL, passamos duas séries embaixo d'água até achar Mickey Muñoz e Shaun Tomson na superfície. João Valente, Bruno Bocayuva e Júlio Adler fidelíssimos toda terça-feira por aqui, sussurrando sacanagem no seu ouvido, profundo respeito ao idioma do Ivan Lessa e Caetano, evitando obviedades como Slater evita Sunset. [Não existe onda ruim, apenas escolha errada de equipamento e atitude de merda Mickey Muñoz]
Feb 23, 202201:53:35
Boia 136

Boia 136

#136 Prepare seu cafézinho, encha sua garrafinha de água ou abra sua gelada porque o Boia 136 vai começar. Vamos assuntar sobre Paumalu ou Sunset pros desavisados. Carroll e Kong mandavam e desmandavam ali no miolo dos anos 80. Nesse episódio do Boia, Júlio Adler, Bruno Bocayuva e João Valente (em Amsterdam!) prestam atenção no retrospecto do cinquentão KS11 ali naquele pedacinho do North Shore onde carreiras são arruinadas e os humilhados serão exaltados. Almanaque e Imagem falada são recheados de Sunset. O clima musical é de anos 70, Erlon Chaves e sua Banda Veneno e Burt Bacharach, interpretado pelo Herb Alpert & The Tijuana Brass em 1967. Sirva um drink, senta confortavelmente e aproveita os 67 minutos de surfismo.
Feb 15, 202201:07:24
Boia 135

Boia 135

#135 Foi tudo pelo cano não será a mais fiel das descrições do episódio 135 do Boia, mas se falarmos, Aqui é Pipe, Pombas!, já estaremos mais próximos da realidade.  Durante mais de duas horas, Júlio Adler, Bruno Bocayuva e João Valente, discorrem, destrinçam e dissecam o mais falado e celebrado campeonato da era World Surf League do surfe profissional.  O (quase!)cinquentenário Kelly Slater, a estreia das garotas em Pipeline e João Chianca mandando chumbo na porta da frente da WSL e, quando tudo parecia resolvido, porta de saída aberta, os convivas fazem como o Jordan Belford (personagem do Leo DiCaprio no Lobo de Wall Street), e declaram: “We’re not leaving!”, voltando para falar do Tio Mike Ho, que aos 64 anos continua entubando como poucos na bancada mais perigosa e disputada do planeta, e do Vovô McTavish com sua odisseia clandestina (https://youtu.be/FYuUZZKAcBs) no navio que o levou pela primeira vez ao Hawaii.  Generator, do Bad Religion, safra 1992(Momentum), abre o episódio, e Paradiso, dos congoleses Konono Nº1 baixa o pano com o nome de Moïse Kabagambe homenageado.
Feb 08, 202202:34:06
Boia 134

Boia 134

#134 Melhor primeiro dia do circuito de sempre? Um episódio inteiro pra relembrar um dia memorável, Bruno Bocayuva e Júlio Adler recebem alguém que assistiu tudo de perto, com os pés sujos da areia sagrada de Pipeline; Christian Beserra nos ajuda a entender o que se passa na nova era da WSL. Napoli, Maradona e Sorrentino no Almanaque, Os meninos do Brasil na revista Surfer em 1989 emoldurados no Imagem Falada. This Is The Kit e Club Makumba na trilha. Mantivemos aquele ritmo das mais de duas horas de podcast, muito oportuno para nossos 13 ouvintes presos no trânsito, lavando a louça do almoço de domingo ou sentados no buzum, sem ar condicionado. Não é triste mudar de ideias, triste é não ter ideias para mudar. - Apparício Torelly, o Barão de Itararé
Feb 01, 202202:25:06
Boia 133

Boia 133

#133 Você pediu e ganhou um episódio com mais de 2 horas. Merece. Medina por todo lado, do início ao fim do Boia 133.  Júlio Adler, João Valente e Bruno Bocayuva fazem uma sessão de terapia tentando entender o que levou Gabriel a essa decisão tão impactante. Examinamos ao pormenor as chances dos novatos no Tour, as mudanças recentemente anunciadas na WSL e retornamos com a programação normal- Imagem Falada e Almanaque. A trilha sonora presta dupla homenagem a mulheres extraordinárias e lutadoras, Ronnie Spector e Elza Soares foram maiores que a vida. Pipeline não para de quebrar, o Masters está chegando e o circo está montado. Encosta a cabeça no Boia e adormeça calmamente.
Jan 25, 202202:38:54
Boia 132

Boia 132

#132 Rui Costa meteu na cabeça que faria um evento único em Portugal e no mundo, achou por bem batizar de Capítulo Perfeito, um dia de tubos no melhor dia do ano. Quem nunca sonhou em ver os melhores surfistas num dia clássico na sua praia que atire a primeira cabeça de coral!?! Bruno Bocayuva, João Valente e Júlio Adler recebem o Twiga (alcunha do Rui!) para aquele papo derramado na praia de Carcavelos, entre goles de vinho nacional e garfadas num peixe fresco de água gelada. A trilha do episódio fica por conta do Eddie Suzuki's New Hawaii com High Tide e Leong Lau com Rhythm Pounding.
Jan 18, 202201:31:21
Boia 131

Boia 131

#131 O que dizer de um episódio sem descrição? Apenas o que interessa, o numero, 131, surf shops, saudosismo e algum sarcasmo. G.Land narrado pelo Valente, Sassy, Naya Beat, Almanaque sem vinheta e Curren x MP na Imagem falada. Nem tão curto, nem tão grosso. Boia 131, Júlio Adler, João Valente e Bruno Bocayuva..
Jan 13, 202201:26:31
Boia 130

Boia 130

Tudo que voce precisa é Amor e Boia. Custa nada distorcer Beatles com sal e pimenta. No primeiro episódio de 2022, João Valente, Bruno Bocayuva e Júlio Adler se empanturram com os 30 anos de WCT, fazendo contas impossíveis de quantos tocos se faz uma canoa furada. Não citamos Pessoa, mas referimos ao Hendrix em 1969, doidão com um concentrado marroquino. Saiu uma reunião de pauta mirando um ano novo cheio de realizações - como, por exemplo, gravar toda terça, sem falhar, nem faltar assunto. Curta, financie, divulgue, compartilha o Boia e verás que o filho teu pegou a primeira da série, caiu no drope e virou na segunda, junto contigo. Bora!
Jan 05, 202201:17:55
Boia 129

Boia 129

#129 Quarenta e cinco minutos do segundo tempo e o último Boia de 2021 pinga na área, sozinho e sem goleiro. Todo sólido, todo gás e todo líquido, Bruno Bocayuva organiza o miolo e lança para o avançado João Valente, impávido feito Muhammad Ali, dribla dois SUPers e um longboarder, toca de letra para Júlio Adler, tranquilo e infalível como Bruce Lee, ginga e deixa dois diretores de marketing no gramado e, em gesto, em cheiro, em sombra, em luz, em som magnífico, num ponto equidistante entre o Atlântico e o Pacífico, chuta o esférico para fora - como sempre fez desde o primeiro dia. Esse episodio, surpreenderá a todos não por ser exótico, mas pelo fato de poder ter sempre estado oculto, quando terá sido o óbvio,  como esse plagio escancarado da pérola do Caetano - Um Índio, lançada no álbum “Bicho”, abre o lado B de um dos discos mais lindos do bom baiano. Feliz 2022!
Dec 31, 202101:15:08
Boia 128

Boia 128

#128 Nessa época de confraternização e solidariedade, lembre-se dos canalhas que entraram na sua onda, dos amigos que não nunca tem toalha, nem parafina e dos parentes que fazem piada com o fato de voce pegar onda. O Boia se presta tambem como arrimo de uma boa discussão na ceia de natal. No episódio 128, enchemos o peito pra narrar cartas do escritor americano John Steinbeck, oferecemos a cabeça do Andy Warhol num filme de surfe nunca visto, sugerimos livros para o senhor e a senhora oferecer de presente aos mais chegados e inventamos desculpas para justificar nossas arbitrariedades. Júlio Bocayuva, João Adler e Bruno Valente não escapam ao destino de gravar a conversa que confunde muito mais do que esclarece. Trouxemos Adrian Younge e Al Kooper com Shuggie Otis na trilha e ainda tivemos a pachorra de entregar Almanaque e Imagem Falada. Completinho com final feliz.
Dec 21, 202101:21:47
Boia 127

Boia 127

#127 Um livro celebrando os 50 anos de impressos do Steve Pezman e não precisamos mais de nada. Um Júlio, um João e um Bruno entram num bar... O episódio 127 do vosso podcast predileto chega chegando, embora atrasado dois dias inteiros, distribuindo caos e desordem os ouvidos incautos. Nesse natal, presenteie seus parentes distantes com meia hora de debate intenso sobre absolutamente nada aqui do Boia. [A criança diz o que faz, o velho diz o que fez e o idiota o que vai fazer. Apparício Torelly, o Barão de Itararé]
Dec 16, 202101:14:56
Boia 126

Boia 126

#126 Aviso logo que o problema que havia com o áudio foi solucionado. Tudo em Mono pra não dar M... Júlio Adler, Bruno Bocayuva e João Valente estão de volta, volume máximo!, tratando Rodin e Cartier-Bresson de cima pra baixo. Alertamos logo de cara aos caros ouvintes que é chegada a hora de ajudar nosso Camarada Matt Warshaw com a contribuição anual (aqui! https://eos.surf/donate/) e manter a principal fonte de inspiração e informação da surfistada viva e atuante. (Se alguém puder avisar aos novos ricos do surfe que sem história não existe futuro, agradecemos) Nesse episódio falamos dos classificados e, principalmente!, dos não classificados para o circuito de 2022. Concluímos que as senhoras tem uma renovação muito mais significativa e importante do que os senhores e descrevemos uma cena de 1977 na imagem falada. Ouvimos Gaspard Augé e Violent Femmes nas extremidades e seguimos em frente, impávidos como Muhammad... não! como Chianca.  
Dec 08, 202101:06:25
Boia 125

Boia 125

Surfistas excepcionais e suas histórias circunscritas. Gênios deslocado no tempo e no espaço.  Heróis locais cuja influência poderia (e deveria) ir além das suas ruas. Gravado a partir de dois continentes e três países diferentes, o Boia 125 está aí para homenagear João Alexandre “Dapin”, um personagem tão importante e incontornável no surfe português quanto Cauli Rodrigues no surfe brasileiro.  Falamos também de Reno Abellira, que ainda resiste a deixar a vida, e de Phil Edwards, que não desiste a ficar na história. E Ted Deerhurst, o Lorde sem trono do surfe britânico.  Onde mais todos estes nomes díspares do mundo do surfe se encontrariam senão nessa Boia (sempre!) à deriva que toda semana vai encalhar na praia do seu dispositivo?
Dec 01, 202101:16:05
Boia 124

Boia 124

#124 Dia 21 de novembro de 1991 é lembrado pela velharada como o dia que Curren finalmente venceu no Havaí. Surfando com uma 7'3'' shapeada pelo mago australiano Maurice Cole, sem os tradicionais adesivos da Rip Curl no bico, Curren novamente fez história. Boia serve para essas inutilidades. Júlio Adler, João Valente e Bruno Bocayuva, apertam (opa!) a memória para espremer o puro suco da nostalgia que nos resta - ou abunda (epa!). Colocamos a versão correta da música mencionada no último episódio e encerramos com La Mer do Charles Trenet - nosso clássico pessoal.
Nov 24, 202101:03:58
Boia 123

Boia 123

#123  Todas as relações fixas e congeladas, com sua sucessão de preconceitos e opiniões antigas e veneráveis, todas as relações recém-formadas tornam-se antiquadas antes que possam ossificar.  Foi aquele barbudinho mesmo que escreveu a frase acima - e abaixo! Tudo o que é sólido desmancha no ar, tudo o que é sagrado é profanado e o homem é finalmente compelido a enfrentar com sensatez suas reais condições de vida e suas relações com sua espécie. O boia serve para contornar essa babel toda e apenas recordar banalidades que não interessam a ninguém. Alienados pela maresia e a roupa de borracha molhada numa manhã fria - o mais delicioso desconforto que conheço.
Nov 16, 202151:16
Boia 122

Boia 122

#122 Benção e maldição. Sentimento de culpa. Energias e emoções que salgam a vida de quem insiste em viver no surfe, do surfe, pelo surfe.  Nesse episódio do Bóia , Júlio Adler, João Valente e Bruno Bocayuva embarcam na pendenga (da culpa!)sem destino seguro. 80 anos do George Greenough, UB40 em tributo ao Dr. King, Açores, Bahia do Antônio Carlos e Jocáfi e Jorge Amado- O Almanaque tambem exalta outro filho da Boa Terra, Jorge Cravo e seu épico, O Caçador das Bolachas Perdidas. Celebramos a maioridade da filha mais velha do BB e ilustramos o Imagem Falada com uma pedra fundamental da surfe moderno, Larry Bertlemann e seu pitoresco cut back elástico emborrachado.
Nov 09, 202101:33:41
Boia 121

Boia 121

#121 Victor Ribas faz 50 anos. Aquele suingue sangue bom de Cabo Frio, campeão mundial do WQS e terceiro lugar em 1999 no WCT, quando isso ainda soava como sonho distante. Bruno Bocayuva e Júlio Adler recebem Vitinho nesse episódio para conversar sobre qualquer coisa - não é um resgate de memória do surfe brasileiro. Não é uma entrevista - é um reencontro. Começamos com Amyl and the Sniffers e encerramos com Serginho Meriti. Andamos de skate com Gregg Weaver em fotografia do Warren Bolster na Imagem Falada e ecoamos um Almanaque de 2015. Viva Vitin! O Boia celebra um dos nossos grandes surfistas!
Nov 03, 202101:23:45
Boia 120

Boia 120

#120 A perna europeia já foi mais cabeluda e outras transas. Nesse episódio do Boia, João Valente, Bruno Bocayuva e Júlio Adler sentam (opa!) no divã com o ex-melhor surfista do mundo, Dane Reynolds para ouvir dilemas e predileções do mais enigmático e escorregadio corredor de ondas desde...Tom Curren ? Imagem Falada vos apresenta a mais pura mitologia dos sete mares e tem ele mesmo, Netuno (Neptuno!) como protagonista. O Poetinha auxilia nas apresentações da canção escolhida para começar, Gente Humilde, levada por Toquinho, Clara Nunes e Vinícius. O epilogo é com Syl Johnson, Different Strokes. [De onde menos se espera, daí é que não sai nada. - Barão de Itararé]
Oct 26, 202101:30:13
Boia 119

Boia 119

#119 Fundo artificial originando ondas perfeitas em Ipanema ? Me belisquem... Nesse episódio do Boia, Bruno Bocayuva, Júlio Adler e João Valente recebem Luís Guilherme Aguiar para uma conversa sobre um projeto recentemente aprovado pela prefeitura da cidade maravilhosa que permite essa tão desejada intervenção. (Tão deixando a gente sonhar...!) Um sentido e divertido obituário para o genial Tom Morey, macieiras e cidras, um Nobel de química que pega onda,  Nofx, Joe Strummer, a nova coluna do Tom Morello no Almanaque, Jackie Wilson e um prêmio internacional (ave Miguel Barreira!) na Imagem falada. [Sem espaço do sonho, a vida vira pura miséria - Professor Silvio Almeida
Oct 19, 202101:40:57
Boia 118

Boia 118

#118 Dose dupla de Bocayuva, Touros, Hemingway, Dr. Lonnie Smith, Iggy Pop, Neil Young, abacaxi e Tyson Fury! Júlio Adler, João Valente e Bruno Bocayuva recebem Marcos Bocayuva para incorrer na ira do Challenger series na Ericeira e suas consequências, presentes e futuras. Um verdadeiro liquidificador de referências dessas cabecinhas atormentadas e irriquietas que teimam em se reunir toda terça-feira para seu entretenimento. Imagem falada - Joey Cabell por Leo Hetzel. Almanaque - O Sol Tambem se Levanta do Ernest Hemingway. Musica de abertura - Words (Between the Lines of Age) por Chip Taylor (Cover de Neil Young) Encerramento - Why Can't We Live Together por Dr. Lonnie Smith (feat. Iggy Pop) Tyson Fury 1 (https://youtu.be/ynULhkz7Xeg) Tyson Fury 2 (https://twitter.com/Spencer_Fearon/status/1447089784074252291)
Oct 12, 202102:00:02
Boia 117

Boia 117

#117 Um conto de natal de 2014, notícias aleatórias, uma imagem do Ricardo Bravo que merece 1000 palavras, dicionário brasileiro de insultos, Nirvana pelo Bad Plus e West Coast Blues pelo Wes Montgomery. Júlio Adler e Bruno Bocayuva falham mas não tardam, com seu mergulho semanal de curvas e horizontes. [Dizes-me com quem andas e eu te direi se vou contigo - Apparício Torelly, o Barão de Itararé]
Oct 05, 202149:30
Boia 116

Boia 116

Boia # 116 Boia flutua com a tripulação completa, mas continua à deriva, imaginando emoções intensas na World Surfing League.  João Valente, Júlio Adler e Bruno Bocayuva, apertam o Challenger [sempre na contramão do voto popular] e ainda encontram motivos para justificar a Surf City USA - concordando em discordar. Sobre as finais do US Open, os elogios à primeira vitória do Griffin Collapinto num evento de grande porte foram tão contidos quanto o nível do desempenho no lado sul do Píer de HB.  A vitória da adolescente Caitlin Simmers quase pula pra fora da pauta, não temos certeza se por omissão ou desinteresse.  Alertamos para a importância de se exaltar a memória áudio visual louvando o Surf Film Archive (https://www.thesurffilmarchive.com.au) e redescobrindo o Brasil retratado num esquecido filme de surfe dos anos 80, I Crave The Waves (https://youtu.be/9rFEvZJ5VBo). A abertura foi com a toada balançante - It’s too late do Mandrill e o fechamento com a sedutora, Stolen Moments do saxofonista e arranjador Oliver Nelson.  Esperamos não lhes ter roubado momentos especiais - a vida é feita desses pequenos assaltos.
Sep 28, 202101:36:45
Boia 115

Boia 115

#115 Com menos um na tripulação, o Boia 115 derivou tanto que esqueceu de falar da matéria do The Guardian sobre a WSL pós-Olimpíadas, a única que nós tínhamos lido por causa da gravação.  Júlio Adler e João Valente, embalados pelo funk psico-eletrônico de M.I.A, Paper Planes, e sem a orientação da Bússola, Bruno Bocayuva, se perderam pelas vielas de Huntington Beach, e em vez de falarem do primeiro Challenger da temporada, US Open, acabaram trocando ideias sobre literatura de surfe (existe isso, Arnaldo?). Eventualmente, a competição voltou ao cardápio, mas logo deu lugar pra Imagem Falada, desta vez com a foto que Penny Smith bateu de Paul Simonon, do The Clash, destruindo seu baixo em palco, e que acabou na capa de London Calling, uma das mais célebres da história da música.  No bate-pronto, já emendamos no Almanaque Flutuante, desta vez dedicado a Scream In Blue, o curioso documentário sobre Cheyne Horan e a sua frustrada tentativa de ser campeão mundial em 1983. Pra encerrar, mais uma descoberta do Garimpo virtual, Donnie Trumpet & The Social Experiment (feat. Jamila Woods) - Sunday Candy. Salve que hoje não é domingo, mas é terça-feira, dia de Boia.
Sep 21, 202101:33:30
Boia 114

Boia 114

#114 Caro ouvinte, receba seu episódio semanal do Boia com peito aberto e coração livre. Temos os dois campeões mundiais, como esperado, numa terça-feira cheia de sensações e camadas nem sempre fáceis de distinguir. O futuro parece tão brilhante que precisamos usar óculos escuros. Júlio Adler, Bruno Bocayuva e João Valente vislumbram o passado de olho no presente, dia final em Trestles, Medina tricampeão, Carissa penta e Toledo continua o preferido da torcida. Tudo está no seu lugar. Graças a Netuno.
Sep 16, 202101:15:22
Boia 113

Boia 113

#113 Alerta de podcast arrastado. Nem sempre as coisas saem como planejado e no episódio 113 do Boia, Julio Adler, Bruno Bocayuva e João Valente caíram na armadilha fácil de tentar simular o dia final que decidirá o título mundial de 2021. Exaurimos a imaginação de cada onda surfada, disputa de remada, aéreo full rotation e encostadinhas no lipe frágil de Trestles. Deu certo ? Não deu certo. Por que diabos publicar ? Porque somos honestos nos acertos e tambem nos erros. Sem deixar os boieiros na mão. Boa sorte e boas ondas.
Sep 07, 202102:49:27
Boia 112

Boia 112

#112 Toda terça-feira, sem religião e com partido, João Valente, Bruno Bocayuva e Júlio Adler se agrupam para cometer arbitrariedades sobre o depravado vício de correr ondas. Nessa semana, o convidado é Leandro Breda - você talvez o conheça pelo apelido, Grilo. Leandro tem um histórico de surfista competidor, campeão paranaense, breve carreira profissional porque desde cedo precisou ganhar a vida trabalhando duro. Casou cedo, criou uma marca de roupas mitológica (Cruel Maniac!), teve um casal de filhos adoráveis e largou Curitiba pra morar em Floripa, mais perto do mar. Descobriu-se treinador de surfistas e hoje é dos mais respeitados técnicos na WSL. Tem dois títulos mundiais, um júnior com Lucas Silveira e outro, aquele mesmo, do Adriano de Souza em 2015. A eterna promessa australiana, Jack Robinson, acabou de ganhar a etapa mexicana depois de ter escolhido trabalhar com Grilo. Trabalho é uma palavra-chave na vida dele e parece fazer mais sentido quando pode ser acrescido de dois ingredientes, paixão e diversão. Seu filho, Yago Dora é o surfista preferido de 12 entre 10 amigos nossos. Todo episodio é atravessado pela figura do jamaicano Lee Perry, mago do dub e reggae, alquimista de sons que nos deixou nesse final de agosto. O Almanaque recomenda o documentário Dub Echoes, do companheiro de podcast (Resumido) Bruno Natal e a Imagem Falada nos transporta para o Apocalypse Now. A trilha vai saltitando entre Max Romeo, Clash, Beastie Boys, Congos, Bob Marley, Upsetters, Waylers e Heptones.
Aug 31, 202102:37:54
Boia 111

Boia 111

#111 Começamos pelo fim.  Fim eminente duma onda que recusa ter seu nome revelado. O homem constrói e o homem destrói. Ciclos, como ondas. Repetições. Como esse podcast. Bruno Bocayuva, Júlio Adler e João Valente se reúnem uma vez mais para seu deleite semanal de desatinos, presunções, afrontas e dicas de corte, costura e culinária. A receita contem Steph (eba!), Rosinha de Valença, Gershwin, Roberto Martins, Lúcio Alves, George Greenough, 12 quilos no ombro, Pascuales, JJF, Jordy, John Millius, Waimea e vai ao fogo lento e suingado do mitológico Syl johnson. O respiro final é do Braga, [A pequena palavra que se alonga como um canto de cigarra perdido numa tarde de domingo.]
Aug 24, 202101:55:11
Boia 110

Boia 110

#110 Insistentes, Júlio Adler, João Valente e Bruno Bocayuva, estão de volta - sempre na terça-feira!- para servi-los do melhor e maior podcast jamais feito por Julios, Joões e Brunos. Todos nossos 13 bravos ouvintes envergam(opa!) com satisfação as quase 2 horas do mais puro debate filosófico sobre a ética do uso da borda e questões metafisicas da epistemologia duma cavada capenga no meio da onda. Esquadrinhamos a etapa mexicana ao pormenor. Um verdadeiro guacamole de opiniões regados a cerveja quente e barata na beira da estrada. Não economizamos shots de tequila, limão, sal e pimenta para dar um salto aos anos 80 e trazer uma capa do distante dezembro de 1982 na imagem falada e Almanaque. Reconvexo começa a bagunça com Bethania interpretando Caetano e o afeto encerra com Television, the Drug of the Nation, dos The Disposable Heroes Of Hiphoprisy.
Aug 17, 202102:11:41
Boia 109

Boia 109

Boia # 109 Ainda lidando com a ressaca olímpica, Júlio Adler, João Valente e Bruno Bocayuva levantam o Boia 109 apontando para a quimera do circo da WSL.  O calendário de 2022 e suas três divisões rende uma prosa animada e, contrariando o senso comum, o trio enxerga uma luz de diversidade no futuro da geopolítica do surfe de competição.  Na rubrica Imagem Falada, a foto da capa do disco solo do mais louco e genial dos irmãos Wilson - leia-se - Beach Boys - nos faz viajar pra longe do surfe, mas continuar mirando na inspiração do oceano.  Voltamos até 1975 para reler a cobertura da Internacional do Arpoador na revista Brasil Surf, Almanaque da semana. Noas agitos sonoros, mulheres dominam a cena, Rihanna e o êxito chiclete Umbrella e The Chicks, atacando com a mensagem mezzo pacífica, mezzo anarquista, Julianna calm down.  Ainda deu tempo dos camaradas conjecturarem sobre Barra de La Cruz.  Arriba, arriba!  Ándale, ándale! [A Ignorância não se aprende - Gérard de Nerval]
Aug 10, 202101:42:25
Boia 108

Boia 108

#108 Ela dirige, filma, edita, escreve e faz tudo com um cuidado que eu diria feminino se não fosse uma época tão cheia de julgamentos. Nesse episódio do Boia, recebemos com garbo e circunstancia Luiza Campos de Moraes, diretora do documentário que a Billabong vai lançar sobre o medalhista olímpico e campeão mundial, Ítalo Ferreira - The Curious Tales of Italo Ferreira (A Curiosa lenda - ou conto - do Italo Ferreira) A conversa vagueia entre as escolhas adolescentes na Califórnia, formação acadêmica em literatura, esparadrapo, fumaça, piruetas e estereótipos. Bruno Bocayuva, João Valente e Júlio Adler não escapam de eleger Rell Sun e Gidget como temas para Imagem Falada e Almanaque. Ainda pasmos com mulheres admiráveis, começamos pela música sensual e insinuante da Grace Jones e Pull Up to the Bumper, de 1981 e terminamos com a chilena, engajada e fulminante, Ana Tijoux com Antipatriarca. Segundo o poeta Vinicius, havia “uma mulher tão cheia de pudor, que andava nua”.
Aug 03, 202101:52:34
Boia 107

Boia 107

Boia # 107 Desfile antropológico, dezenas de modalidades do devaneio praiano e a exaltação dos humilhados, o Boia olímpico pede passagem.  Bruno Bocayuva, Júlio Adler e João Valente enfrentam bravamente uma ressaca de cerveja, café, vinho e chocolate (e fuso horário!) saltando para todos os temas espinhosos e exaltantes da incrível estreia do surfe no maior evento esportivo da terra.  Sem cair na armadilha ufanista que contaminou as tvs nessa madrugada no Bananão e numa rede social perto de você, sem choro, nem vela. Somos todos Jackson do Pandeiro e Gal Costa, Spiritualized e Álvaro de Campos, nosso Pessoa pistola. Futuristas retrógrados e insistentes. Viva Ítalo!
Jul 28, 202102:30:11
Boia 106

Boia 106

#106 Julian tem duas certezas, não ganha o título mundial e precisa voltar pra casa. Das convicções que carregamos pela vida, a busca dessa tal felicidade é talvez a única inescondível. Ninguem escapa das escolhas difíceis - convivemos apenas. Nesse episódio do Boia, Júlio Adler, João Valente e Bruno Bocayuva se colocam no lugar do australiano que deixa a WSL para dedicar-se ao que realmente importa, família, bem estar, lar doce lar.  Revisitamos ainda uma insólita lenda do Greg Noll, desvendamos a nova série documental da HBO, A Onda de 100 pés, estrelando o Canhão da Nazaré e Garret McNamara, tiramos a poeira duma edição especial da revista Big dedicada ao nosso vício saudável no Almanaque Flutuante e na rubrica Imagem Falada recuperamos a fotografia do mais enigmático dos fotógrafos de surfe, Ron Stoner, numa pendenga que envolve John Severson, Dick Nixon, Trestles, CIA e monoquilhas. Começamos com Elza Soares levando o clássico, Boato, como só ela é capaz e terminamos com o noss casal predileto, Tina no baixo, Chris na batera, Genius of Love com Tom Tom Club. Como escreveu João do Rio, criador da cronica-reportagem, ao descrever o dilema do homem cinematográfico,  encher o tempo, atopetar o tempo, abarrotar o tempo, paralisar o tempo para chegar antes dele.
Jul 20, 202101:42:33
Boia 105

Boia 105

#105 No Boia tem sempre espaço pra mais um. Especialmente quando são velhos conhecidos da casa.  Júlio Adler, João Valente e Bruno Bocayuva recebem Steven Allain, melhor jornalista brasileiro da última década e o único tupiniquim a assumir o posto de editor numa publicação australiana.  Steven pinta nesse episódio para comentar a controvérsia gerada pela matéria que escreveu no site da Stab sobre o impacto da Tempestade nos planos e negócios da WSL.  De lambuja, ainda ficou para celebrar os 50 anos da invenção de Tom Morey que transformou para sempre a paisagem das ondas desse mundo. Quando os compromissos familiares obrigaram Steven a pegar a estrada, quem também caiu "On The Road" foi o Almanaque Flutuante, que teve como tema o autor beatnick Jack Kerouac. Na Imagem Falada, Bruno Bocayuva foi remexer nos arquivos pessoais para desencantar uma foto que ele encontrou de 1985 na praia de Newcastle e que retrata uma mudança de guarda muito especial no surfe mundial.  Tudo isso vem apertado(opa!) entre a celebração do dia internacional do Rock, assinalado com o inigualável Chuck Berry, e os 50 anos de Maggot Brain, o incomparável disco do Funkadelic de George Clinton e Eddie Hazel, cujo lendário solo de guitarra você escuta aqui numa versão de Mike Watt.  Se Boia fosse boteco, cerveja seria mar.
Jul 13, 202101:58:12
Boia 104

Boia 104

#104 Falemos novamente de quem partiu. No dia exato da gravação do #103, Greg Noll resolveu bater as botas, deixando as quimeras ainda mais indecifráveis.  Olhando do topo da maior onda imaginada coletivamente da história do surfe, Júlio Adler, João Valente e Bruno Bocayuva debruçam no personagem tão grande quanto o mito. Todas as versões e aversões estão lá, narradas sem qualquer ordem de hierarquia, procurando fatos naquele dia fatídico em dezembro de 1969, quando Noll sai do surfe para entrar na história. Ele volta mais de uma vez, fosse pelos amigos, pelo dinheiro que jorrava franco e generoso, pela bebida ou mesmo pelo lugar na cabeceira. Despudorados que somos, invadimos uma conversa particular entre dois jornalistas e oferecemos um verdadeiro banquete de opiniões sobre o surfe profissional e seu enevoado futuro nas mãos da WSL. O Almanaque chama o clássico instantâneo Riding Giants e a Imagem falada mostra em palavras o Touro original desembestado em Makaha. A trilha fica por conta do The Dream Syndicate com Loving The Sinner, Hating The Sin e, saravá!, Gil e Jorge com o hino, Meu glorioso São Cristovão. [O tambor faz muito barulho, mas é vazio por dentro. - Apparício Torelly, o Barão de Itararé.]
Jul 07, 202101:56:35
Boia 103

Boia 103

#103 No flutuar da prosa do Boia passar de 100 é virar o milênio, portanto no episódio 103 - versículo 2003 - Julio Adler, João Valente e Bruno Bocayuva pegam carona na garupa do jet ski com uma foto clássica do camarada Aleko Stergiou (de 2008!), revisitando a temporada mais flamejante na rivalidade histórica entre Kelly Slater e Andy Irons.  Claro que os fatos e as análises escorreram para muito além de apenas um ano. Semana passada perdemos um personagem histórico e o Boia faz questão de apresenta-lo mesmo que tardiamente.  Joe Quigg [1925 - 2021], surfista, artesão, projetista, construtor.  Das mãos dele surgiram inovações que até hoje são relevantes na fabricação das nossas obsessões flutuantes.  Para não restar duvida sobre a magnitude  do Camarada, os boieiros recorreram a um trio pesado de pensadores do nosso universo liquido, os jornalistas, Sam George, Matt Warshaw e Derek Hynd.  É impressionante como a leitura que temos das pessoas fala tanto sobre nós e nossas ideias. Nos trabalhos sonoros, a abertura foi com - Jon Lucien e a peróla,  In Search For The Inner Self - e a saideira com os 50 anos de lançamento do clássico álbum, Blue, da Joni Mitchell, escolhemos a eterna canção, Califórnia. Almanaque Flutuante - 'Round Midnight, filme de Bertrand Tavernier (1986)
Jun 29, 202101:44:22
Boia 102

Boia 102

#102 Onde mais você começa uma conversa com a esposa funkeira de Miles Davis, a irresistível Betty Davis, mergulha nas águas cheias de cloro do Rancho da WSL e acaba citando autores russos?  Talvez na boêmia mesa de um quiosque perdido nos Baixos das metrópoles cercadas de ondas, como as citadas nos destinos das melhores surf-trips para um não surfista.  Com certeza nas beiradas do Boia, o único podcast que quanto mais programado se torna, mais caótico fica.  No Boia 102, Júlio Adler, Bruno Bocayuva e João Valente se debruçam sobre o evento no Surf Ranch, dissecam a relação Mineirinho x Kelly Slater, recordam a magia da palavra impressa no mundo do surfe e terminam com referências a Tchekov e Dostoyevsky.  Não tem jeito: só com Boia a deriva é pura. Musicas -  If I'm In Luck I Might Get Picked Up - Betty Davis e Ten Thousand Voices (with Francesco Turrisi) - Rhiannon Giddens Discos mencionados,  A Tribute to Jack Johnson - Miles Davis
Jun 23, 202102:22:27
Boia 101

Boia 101

#101 Caro navegante, a irmandade do amor eterno se apresenta como a única possibilidade de alterar sua percepção sensorial. Desorientemo-nos juntos do podcast menos objetivo que temos notícia. Nesse episódio aqui apresentado, podemos ouvir um belo solo de sapiência do nosso estimado João Valente, iluminando Bruno Bocayuva, Júlio Adler e todos 17 ouvintes na prosa profana do movimento psicodélico da Califórnia do final dos anos 60 - Brotherhood of Eternal Love - e suas maravilhosas consequências no mundo dos cabeludos que pegavam onda. As referencias do programa são: Musicas - Afro Pusherman com Tony Allen e Pali Gap com Jimi Hendrix Livros mencionados (ou não!) - Mike Hynson-Transcendental Memories of a Surf Rebel Mr Sunset - Phil Jarratt The History of Surfing - Matt Warshaw Jeff Divine: 70s Surf Photographs - Tom Adler Flashbacks LSD: a Experiência Que Abalou o Sistema - Timothy Leary Filmes mencionados - Orange Sunshine - William A. Kirkley Fantastic Plastic Machine - Eric Blum, Lowell Blum The Hot Generation - Paul Witzig Rainbow Bridge - Chuck Wein (Para celebrar a psicodelia, Júlio, recém vacinado, erra até o próprio nome para o seu entretenimento)
Jun 15, 202101:38:15
Boia 100

Boia 100

Querem Pão e circo? Pão e circo têm. No início era a Goiabada, um blogue de divagações docemente salgadas - por vezes amarga, outras, azeda. Em 2017 ensaiou-se uma goiabada sonora, batizada de Boia, mistura de mesa redonda, estacionamento na praia e balcão de butiquim. Júlio Adler batia escanteio, cabeceava e buscava a bola no fundo das redes. Contratado a peso de ouro, a chegada do centroavante João Valente foi deixando o time mais insinuante até que, num golpe de sorte!, Bruno Bocayuva é envolvido numa negociação milionária e apresenta-se como a solução no miolo do campo. A seleção que tem no plantel o maior time de inefáveis comentaristas do idioma do Noel e Cartola restaura-se e se locupleta (ave Stanislaw Ponte Preta!) na difícil missão de alimentar e entreter. O episódio numero 100 traz novas rubricas, volta um século no tempo para esculhambar com ícones sagrados da nossa mitologia, lista os classificados para a olimpíada,  ousa listar 24 canções para embalar seu banho e, claro, vai parar no Maracanã por pura teimosia. Agradecemos aos nossos 17 fiéis ouvintes por esses milhares de minutos compartilhados entre a cozinha, banheiro, estradas e elevadores. [A única vantagem de ser mais velho é poder mentir para deprimir os jovens, escreveu Ivan Lessa, lanterna que ilumina esse podcast]
Jun 08, 202102:07:06
Boia 99

Boia 99

#99 Um Boia de mais de duas horas é um Big Boia. Júlio Adler, Bruno Bocayuva e João Valente avisam logo na voz do lendário Big Boy que o negócio no Boia 99 é sério.  Tão sério que os surfistas do Kalahari abrem com a sua canção, 1999, ditando o tom.  Quem dá o primeiro acorde é Wayne Lynch respondendo como os campeonatos em nada contribuíram para evolução das pranchas ao longo dos tempos, ao que os nossos boieiros concordam discordando ou discordam concordando.  Com Eric Logan a discordância é total.  O Homem-cadeira da távola quadrada da WSL, usa mais uma vez de números imaginários para explicar a realidade atual do surfe profissional.  Desafinamos com Kelly Slater, nosso onipresente e carequíssimo unodecacampeão, em modo de desespero pré-aposentadoria não anunciada, dispara pra todos os lados e só acerta nele mesmo.  E finalmente chegamos até 1999, ano sacro santo do título do Marco Jay Luciano Occhilupo, do histórico 3º lugar do Victor Ribas e dos primeiros sinais de uma tempestade em fase de formação.  Tudo para terminar sem medo ao som do Depeche Mode, Nothing to Fear. Boia 99, a caminho do terceiro dígito, caminhando para frente e olhando para trás.
Jun 01, 202102:11:24
Boia 98

Boia 98

#98 Perna australiana depilada por brasileiros. 80 anos do bardo maior de século passado, atemporal, o enorme Bob Dylan. Rememoramos o sexto caneco do Careca, o primeiro da Layne, Burle campeão mundial das bombas, e o Isa Games em terras portuguesas. Medina incólume, Sally de volta ao topo do pódio, uma geração adulada pela geração que aprendemos a idolatrar e a falta de interesse dos editores de esporte justamente com o esporte que somos mais dominantes. Tem boxe e Nina Simone. [Mantenha a cabeça fria, se quiser ideias frescas - Apparício Torelly, o Barão de Itararé]
May 26, 202102:13:05
Boia 97

Boia 97

Bóia # 97 A volta do "The Search" ou um tapa-buraco com cenário idílico?   Júlio Adler, João Valente e Bruno Bocayuva não respondem a pergunta mas gastam uma boa prosa sobre quase tudo que aconteceu em Strickland Bay, na Ilha de Rottnest.  Entre o constrangimento de ver os ícones (Fanning em Narrabeen e Burrow em Rottnest) aceitarem o convite para festa da WSL e comparecerem sem a fome adequada e o outro patamar imposto por Gabriel Medina, lá se foi meia hora de podcast - que é um sopro de tempo pros padrões  do Bóia.  O ritmo só voltou ao normal quando o trio revisitou o passado, vestindo a camisa 97.  Júlio lembrou de uma temporada com muita água salgada nas ideias e a ruptura com as competições, enquanto João mergulhou na perna portuguesa do circo da ASP em clima de Rave, com direito a um porre homérico do Slater, que garantiu o Penta bem antes do fim do ano ajudado com uma penca de vitórias na temporada do seu quinto título.   Bruno acariciou o início de um farto ciclo de viagens para cobrir eventos internacionais, passando pela Austrália, Europa e outras quebradas.  Eles também não esqueceram de mencionar o épico Pipe Masters dominado por dois celebrados veteranos, Boy Gomes X Michael Ho, primeira final na história do evento entre dois (coroas) trialistas. Os embalos musicais ganharam o vulto de Manifesto com uma turma da pesada que incluiu James Brown acompanhado do Afrika Bambaataa e a mitológica banda da Pavuna, Zona norte carioca, União Black. Como disse Chico:  - Modernizar o passado é uma evolução musical. Saravá! 
May 18, 202101:42:05
Boia 96

Boia 96

#96 A queda do muro de Berlim não nenhuma relação com esse episodio - nem precisa. Domínio absoluto no rio da Margarete, retorno triunfal do João Valente ao triangulo magico, com Júlio Adler e Bruno Bocayuva. Perna australiana depilada por Ítalo, Gabriel e Filipe. Tati chegou chegando nas duas últimas etapas e se apresenta como virtual candidata ao caneco com Teahupoo se aproximando. 1996 é recarregado em baterias graduais de discos, filmes e campeões mundias, profissionais e amadores. O Bananão ainda sonhava. A trilha é feita de Slow J (que disco é The Art of Slowing Down!) e Odissey numa canção de título tão sedutor quanto maravilhoso, Our Lives Are Shaped By What We Love. Quem não muda de caminho é trem. Apparício Torelly, o Barão de Itararé
May 12, 202101:45:53
Boia 95

Boia 95

#95 Mergulhamos nos algarismos e resgatamos memorias que nos são caras. Pedro Müller e Binho Nunes em Pipe. 1995 nos deu muito! Uma lista de, pelo menos uns 20 discos imperdíveis, nascimento de um dos nossos surfistas preferidos, FT77, estréia de Casino do Scorsese. Nesse episódio do Boia, Júlio Adler e Bruno Bocayuva recebem mais uma vez Pepê Cezar, vacinado!, substituindo João Valente no último minuto. Seguinte: Tanta história por trás de cada resultado, Ricardo Toledo, Sunny Garcia, Gerry Lopez e Occy, que o presente quase fica desinteressante. Salva Medina, Ítalo, JJF e a quarta etapa da WSL no oeste da Austrália em ondas nada menos do que espetaculares. Nossa memória é feita de uma soma de presentes. Temos Tricky, Public Enemy, Rolling Stones e Joe Pesci! 2021 começou agora e já está terminando...
May 05, 202101:45:39
Boia 94

Boia 94

#94 Cambito foi uma série de vídeos de surfe (gênero extinto) orgulhoso do seu lema: Jornalismo Mentira, Surfe de verdade. Quatro camaradas arranjavam desculpas para seguir o circuito profissional registrando com humor duvidoso tudo que se passava entre uma vitória e outra. Os campeões não tinham a menor importância, exceto quando eram os nossos campeões. Nesse episódio do Boia, exaurimos tudo que não importa em matéria de produção de vídeo. A saber, insistência, repetição, fracasso financeiro e um convívio insuportável e permanente duma amizade regada a quantidades não recomendáveis de chope e admiração mútua. Júlio Adler e Bruno Bocayuva recebem Pepê Cézar para uma agradável conversa sobre os passados futuros e presentes. Papo devidamente regado pelas cançoes do Bruno Pernadas e do Domenico Lancellotti.
Apr 27, 202102:40:25
Boia 93

Boia 93

#93 Analisar eventos com isenção, estabelecer limites para o bom senso e esclarecer os fatos com clareza é o tipo da coisa que não queremos fazer no Boia.  Júlio Adler, Bruno Bocayuva e João Valente provocam, salivam, vociferam, especulam, despedaçam e, acima de tudo, exageram de forma acintosa na minuciosa arte de devanear. Esgotamos todas justificativas para celebrar Gabriel Medina. Destapamos os pormenores das inesperadas derrotas do IF15 e FT77. Como de hábito, rememoramos com a devida sofisticação, aquele fatídico ano de 1993 e ainda esticamos (opa!) até 1979 para contar uma fantástica história esquecida do Campeonato de North Narrabeen que terminou em Bells. #93 gruda nos ouvidos com Jesus and The Mary Chain, The Breeders, Liz Phair e, vejam só, Bezerra da Silva. Temos agora um novo apoio, devidamente festejado, DHD Surfboards - Bem vindos ao Boia!
Apr 21, 202102:03:00
Boia 92

Boia 92

#92 Boia à deriva, parte sempre de algum lugar, no tempo ou no espaço.  Desta vez, Bruno Bocayuva, Júlio Adler e João Valente resolvem iniciar do ano de numeração, episódio 92, para desfilar reminiscências individuais e coletivas sobre o ano de 1992.  Bruno distingue a divisão do circuito mundial em elite e operários, primeiro título de Slater e a passagem meteórica e fugaz de um hoje esquecido Shane Herring; João evoca a memória de Mark "Sanga" Sainsbury e a despirocada geral de Occy num campeonato muito louco no norte de Portugal; enquanto Júlio disseca os arquivos completos da ASP. Quem vive de memória, anda de marcha-ré, como (mais ou menos) disse Lewis Carroll.  Por isso fomos até Merewhether comentar tudo o que você viu e não reparou no primeiro campeonato dessa perna australiana, digno da patada do Ian Thorpe, que pra nadar mais rapido não precisa de boia, mas pra divagar lentamente, sim.
Apr 13, 202101:47:39
Boia 91

Boia 91

#91 Todos os Santos [Rio de Janeiro], 6 de abril de 2021 Meus caros surfeiros boiantes, Saudações. Agradeço-vos muito a bondade de nos escutar, diferente de ouvir. Quisera, por miúdo, saber os resultados de Newcastle. Não tenho nenhuma malquerença com os apressados e mesmo com os impacientes de certas ordens.  Se cometemos excessivamente o gesto indelicado de nos aproximarmos dos intermináveis 120 minutos é porque nos escapa a providencial virtude dos proxenetas. Veja, portanto, que a nossa verve não é malsã, nem de ini­migo: é curiosidade.  Não me sinto capaz de gabar-me de ter-vos corrompido no formato tradicional da matéria. Mesmo com grandes dúvidas sobre a WSL, mas cheio de amor pelos homens e respeitoso diante do Mistério que nos cerca, Italo, Medina e JJF , como sacerdotes do sal, podem prestar, ainda, muitos serviços à humanidade. Havemos de conversar sobre novos e velhos técnicos, sucessos, parcerias entre clubes de dança lisboetas e editoras, fracassos, orquestra londrina, saxofonista octagenário acompanhado de criativo produtor inglês de música eletrônica e memórias acessadas pela dádiva da rede informática. Encheremos vossos vazios existenciais com cartas compartilhadas (como essa aqui, plagiada e afanada na cara dura do Lima Barreto que, se vivo fosse e tivesse a sorte de alguma vez subir numa prancha, seria ouvinte do Boia com um belo e malicioso sorriso no canto da boca) e nostalgias futuras. Sem mais, etc. etc... João, Bruno e Júlio
Apr 06, 202101:57:04
Boia 90

Boia 90

Bóia # 90 Não queremos fazer uma associação gratuita do número do episódio com o ano do tricampeonato mundial do majestoso Tom Curren - foi inevitável.   João Valente, Júlio Adler e Bruno Bocayuva, desafiados pela perspicácia do professor, surfista e teórico João Guedes mergulharam nas profundezas da alma do surfeiro em 2021. Entremearam a aventura com o projeto da vaquinha virtual do Caio Ibelli, a insólita passagem do documentário do Tiago Pires num programa de Quiz na TV portuguesa e a eterna batalha entre utopia e realidade. Tudo isso espremido pela galhofa sonora do teuto-luso Thilo's Combo e a delicadeza da islandesa Bjork.  Nunca desista do seu sonho. Se acabou numa padaria, procure em outra! (Apparício Torelly, o Barão de Itararé)
Mar 31, 202101:28:02
Boia 89

Boia 89

#89 Num universo paralelo, esse episódio não existe. Nem ele, nem a WSL, nem os oceanos, nem o Bruno, nem Júlio, nem João. Não há discussão possível, nem alguém que se preste ao diálogo. Felizmente (ou não!) neste lado do espelho chegamos ao octogésimo nono sem palavras de conforto ou lugares-comuns. Aqui se faz, aqui se paga. A quarentena é esquartejada sem dó e piedade, nos arrogamos o direito à literatura acadêmica (Ave Oldair!), ouvimos Pop de qualidade com PM Dawn e, Salve Jorge! 79 anos de pura travessura do bendito Ben. Diria o nosso estimado Barão (de Itararé!), Tudo é relativo: o tempo que dura um minuto depende de que lado da porta do banheiro você está.
Mar 23, 202101:08:04
Boia 88

Boia 88

#88 No Boia 88, Gabriel Medina deu o mote.  É o que fazem os campeões: qualquer ondinha causa impacto, imagina então uma mudança completa na sua equipe (família!) vencedora.  Júlio Adler, Bruno Bocayuva e João Valente pegam a deixa e aproveitam para especular sobre os próximos passos de Medina e o papel dos técnicos/treinadores no surfe profissional.  Pelo caminho, falamos do falecimento do lendário boxeador Marvin Hagler, do 44º aniversário do Stubbies Pro, evento que inaugurou, pela mão do controverso Peter Drouyn as baterias homem-a-homem, e celebramos o centenário  do genial Antônio Maria, poeta da crônica, bardo do cotidiano carioca e um dos mais brilhantes homens de letras do Salvelindo.  Tudo isso ensanduichado entre o jazz disfuncional dos belgas Les Tueurs De La Lune De Miel, tocando Goodbye Hawai, e os goiabas Tree Speak, com Blame Shifter.  É muita coisa para uma boia só, mas nós não afundamos.
Mar 16, 202101:33:37
Boia 16

Boia 16

#16 Depois de um longo e escaldante verão, o seu podcast predileto está de volta com assuntos que (diria Núbia Lafayette) não interessam a ninguém. Na 16ª edição do Bóia, nos debruçamos sobre a obra inextinguível do californiano de Santa Bárbara, Bill Delaney, falecido no último dia 12 de fevereiro. Delaney teve, tem ainda, um impacto enorme na geração nascida nos anos 60/70 — um pouco também nos mais tardios do anos 50 — com Free Ride, filme seminal do que ficou conhecido como Bustin' Down The Door. João Valente no Estoril e Júlio Adler em Ipanema conversam sobre a influência que uma trilha sonora bem escolhida pode fazer na vida dum sujeito ocupado de águas (Copyright Pepê Cezar!). Aproveitando a oportunidade para uma pedantice sem tamanho, citamos o gênio da fé (Paulo Francis o chamava assim, de sacanagem...) Kierkegaard. [A vida só se compreende mediante um retorno ao passado, mas só se vive para diante.] Voltamos!
Mar 11, 202101:09:22
Boia 15

Boia 15

Jamie Brisick adora o Rio. Não, Jamie ama o Brasil. E nós devolvemos todo esse amor entregando de mão beijada Ipanema, Leme, Leblon e tudo em volta. Depois de uma semana regada a muito chope, era urgente gravar um Bóia com esse camarada que gostamos tanto de ler -- e ouvir. Pela primeira vez, um episódio quase todo falado em inglês, cheio de erros (como sempre!)de pronúncia e péssima escolha de palavras. Surfe de peito (bodysurf!), envelhecer surfista, a maldição do ex-competidor, cinema brasileiro e Paul Theroux. Não faltou assunto. Faltou foi tempo pra gravar mais um... (https://www.wsj.com/articles/the-rush-of-bodysurfing-in-rio-a-travelers-guide-11546519955)
Mar 11, 202101:29:52
Boia 14

Boia 14

#14 Estivemos no Azores Masters, testemunhamos o fogo eterno da competição, bebemos com Kong, tiramos foto com Layne, Bainy e Macca, surfamos com Cheyne, Richo, Simon e Sunny, planejamos muitos episódios e não conseguimos gravar um único. Aprendemos pouquinho mais com Phill Jarratt e Jamie Brisick, vagamos sem direção pela ilha mais bonita do planeta naquele dia e chegamos a lugar nenhum - como na vida. O podcast correu risco de acabar, vocês não permitiram, apoiaram, incentivaram e ajudaram a causa perdida da conversa líquida e salgada do Bóia. Nós, humildes e jubilosos, agradecemos! Trilha - The Hollies com a pérola do Bob Dylan, My Back Pages e Sometimes do firEHOSe
Mar 11, 202101:27:41
Boia 13

Boia 13

Começando a arriscar uma assiduidade, Júlio Adler e João Valente provocam Alfio Lagnado e Nick Carroll a comentar o estado atual da indústria e imprensa especializada do surfe. Cabe tudo num episódio do Boia! Trilha - Ellen Foley com Theatre Of Cruelty e os Aussies Go-Betweens com Surfing Magazines!
Mar 11, 202101:29:06
Boia 12

Boia 12

#12 Quem grita mais alto quando conversa? Julio Adler e João Valente levantam a voz para discutir sobre os gigantescos pormenores que a WSL se recusa a ver. Não apenas isso, habituais e inegáveis nostálgicos do futuro recente, fuçam a Enciclopédia do Surfe (Ave Matt Warshsaw!) para relembrar as primeiras luzes do surfe profissional e avançam famintos na direção dessa obscura ferramenta (opa!) de integração social chamada Instagram e, incrivelmente!, retornam uma vez mais ao passado. Trilha - Qual é a Sua - Mahmundi e Shout dos Tears for Fears
Mar 11, 202101:11:36
Boia 11

Boia 11

#11 Comentar a perna do Índico com Atlântico pelo meio... eis o que fazem Júlio Adler e João Valente em mais um episódio do Podcast Boia que começa discutindo as lycras molhadas da competição e acaba falando do palco encharcado do show do Nick Cave.  Pelo meio, tem a loucura do Kelly Slater, a (ir)relevância dos técnicos e outros assuntos que apimentam as mentes e adocicam os corações. Trilha - Os japoneses do Boris tocando (!?) Heavy Friends e Nick Cave and The Bad Seeds com o clássico Push the Sky Away.
Mar 11, 202101:08:19
Boia 10

Boia 10

#10 Misture um bocado de Tom Wolfe com um balde de Saquarema, pitadinha de Glenn Branca com uma garrafa de Filipe Toledo, adicione lentamente água salgada, meia dúzia de palavrões em clara e 3 colheres (sopa) de Keramas. Deixar cozinhando por hora e meia enquanto ouve Júlio Adler e João Valente arrudear todo e qualquer assunto sem pressa. Trilha - Can't Get Enough of Your Love pelos The Afghan Whigs e Welcome to the Machine, Pink Floyd
Mar 10, 202101:13:35
Boia 09

Boia 09

#09 Pra não afundar de vez, boia é melhor que prancha.  No novo Boia Podcast, Júlio Adler e seu comparsa do outro lado do Atlântico, João Valente, falam do estrago que provoca um tubarão enrolado na rede social, de jornalistas australianos sem fôlego, de livros que ainda não leram, filmes que ainda não viram e campeonatos que ainda não aconteceram.  E, por incrível que pareça, fazem sentido disso tudo. Trilha - Solidão pela Amália Rodrigues e Don Byas pra começar e Sebika do Anouar Brahem e Jan Garbarek para terminar.
Mar 10, 202101:11:12
Boia 08

Boia 08

#8 Agarra a boia! Julio Adler está de volta com seu podcast, na companhia do diretor da Surf Portugal, João Valente. Os dois analisam os resultados de Bells como só sabe quem fez carreira escrevendo sobre surf. E mais: Quem cunhou a expressão Bíblia do surfe; criatividade e sobrevivência na imprensa; inimigos históricos; porrada na arquibancada; e o túmulo do surfe. Tudo isso, com um ovo em cima. Escuta aí! Trilha - Our Favourite Shop (Aftermath) - The Style Council
Mar 10, 202155:05
Boia 07

Boia 07

#7 Chegada do João Valente ao Boia, luxuosamente acompanhado do campeão brasileiro de 1989, Pedro Müller. O início do circuito de 2018 (com todas suas particularidades) é detalhadamente esmiuçado. Lembramos G.Land e outras tantas histórias. Trilha - Mestre Jonas por Sá, Rodrix e Guarabira
Mar 10, 202101:15:19
Boia 06

Boia 06

#6 Antes de Ian, veio Igor.  Figura de opiniões fortes - como demonstra nas redes - o primogênito chegou a competir quando era mais novo, mas sua inspiração vinha mais dos aéreos trazidos do skate do que das táticas de bateria.  No novo episódio do Boia, Júlio Adler chama Igor para um papo sobre o surfe atual, o desempenho de Ian no Tour e a família Gouveia.  Trilha - Woman pelo Wolfmother
Mar 10, 202101:09:22
Boia 05

Boia 05

#5 Ondas artificiais! Fundos inventados pelo homem, piscinas de ondas, como funciona, quem faz e como se paga? Julio Adler e Bruno Coutinho conversaram com o Luiz Guilherme de Aguiar sobre a diversidade de formas para se divertir fazendo esse negócio de surfe. Trilha - Gloria, Glorinha com Antonio Adolfo e a Brazuca 
Mar 10, 202102:01:17
Boia 04

Boia 04

#4 Hora do papo entre Bruno Coutinho e Júlio Adler sobre as amenidades e insistem em se fazer presentes nas rodas de conversa com pé sujo de areia. Usamos a competição como boa desculpa para abordar outros assuntos e o Boia vai assim formando a sua maturidade podcastica... Trilha - Iron & Wine tocando Boy with a Coin e Wishbone Ash com Jail Bait
Mar 10, 202101:40:20
Boia 03

Boia 03

#3 Júlio Adler e Bruno Coutinho conversam sobre a anunciada aposentadoria do Bede Durbidge para assumir a posição de técnico do time olímpico australiano. Avaliam as diferentes medidas dos talentosos surfistas brasileiros no tour. Yago arrebenta em Saquarema. Vamos discutir o tamanho de cada episódio? Trilha - Roc Co.Kane Flow feat. MF DOOM  e Interlude - Fela Kuti & De La Soul - Fela Soul produzido pelo Amerigo Gazaway
Mar 10, 202101:15:57
Boia 02

Boia 02

#2 Episodio numero 2 do seu podcast preferido. Bruno Coutinho, surfista do Arpoador, como gosta de ser reconhecido, é o convidado enquanto ainda estávamos experimentando formatos e conteúdos. Toledo em J. Bay, 2017, novos parâmetros do mais alto desempenho na WSL. O Boia começa a tomar forma.
Mar 10, 202101:05:13
Boia 01

Boia 01

#1 Nascimento do Boia, quase um número zero, teste de formato que em agosto de 2017 parecia promissor. Marcelus Viana, fundador do Grupo Sal, goofy power e panhador de túnel em São Conrado, foi meu primeiro companheiro dessa aventura radiofônica. Surfe em ondas grandes, favoritos em 2017 para o título da WSL, Tico Cavalcanti e Ricardo Bocão dando aula de como envelhecer com alegria e mais! Trilha - Beat it em versão do Bonaparte e Ganges a Go-go do Dan The Automator. Tudo começou aqui. Ou não.
Mar 10, 202143:31
Boia 87

Boia 87

#87 Aquele impulso que nos faz botar pra baixo ou amarelar numa onda pesada?  Todo surfista já viveu essa situação, poucos param pra pensar de onde vem esse comando.  Nesse episódio do Boia, Bruno, João e Júlio tiveram o auxílio luxuoso do (ouvinte assíduo e surfista fissurado) fisioterapeuta especialista em neurologia Leonardo Cervera para discorrer sobre o impulso primitivo e suas implicações no universo do surfe de competição - e não só! No meio do caminho o quarteto também falou sobre rigorosa quarentena que o circo da WSL vai enfrentar por duas semanas em nome do recomeço do Tour nas costas leste e oeste da Austrália no próximo abril e maio.  Dia Internacional da Mulher? Temos! A data fez o trio boieiro titular assumir constrangido que nunca teve uma convidada no podcast.  Falta grave que eles pretendem resolver em breve.  O feminino aflorou no debate sobre estilo.  Surfistas de todas as gerações têm abordagens femininas em seus movimentos? Essa foi a pergunta que nos fizemos.  Se olharmos com atenção e candura para figuras como Phil Edwards, Tom Curren, Dave Rastovich e Jordy Smith, a resposta será um sonoro SIM!  Embalando o recheio saboroso de desatinos intelectuais, as duas bombas musicais desse Boia foram:  Reza Forte do incendiário BaianaSystem e a homenagem do poderoso Ghostspell à ginasta russa Olga Kórbut.  Saravá!
Mar 09, 202101:48:11
Boia 86

Boia 86

#86 Uma data tão solene merece celebração. 100 anos do Rabi Paskowitz, poema do Ferlinghetti, conto do Wolfe. Reunimos mais uma vez, Bruno, Júlio e João, sempre ávidos por uma confraternização, para completar o 86. Finalmente um clássico dos anos 70 disponibilizado com generosidade pelo Warshaw e Moura. Nas Ondas do Surf é um filme de 1978, com Otavio, Rico, Daniel, Pepê e Bocão. Fomos do blues enfezado do Captain Beefheart ao delicado e suingante piano da Roberta Flack. [O mundo é um lugar maravilhoso onde nascer se não ligarmos para o fato da felicidade nem sempre ser muito engraçada, se não ligarmos para umas horas de inferno ocasionalmente, justamente quando tudo está ótimo porque nem no céu eles ficam cantando o tempo todo. Lawrence Ferlinghetti]
Mar 02, 202101:33:58
Boia 85

Boia 85

#85 Gloriosa volta do Valente, um Pipeline digno de todos os superlativos, dominado pelo novo (!?!?!) Xerife do North Shore e a eterna pulga atrás da orelha, e se Medina, Ítalo e cia estivessem dentro d'água ? São esses tipos de onda que qualificam, quando não prestigiam, os surfistas extraordinários, ou ficamos apenas limitados às competições? Christian Beserra e Renato Hickel, frequentadores dessa bodega, explicam Tim tim por tim tim (Que não é do Aldir, como dito no episódio, mas do Geraldo Jaques e Haroldo Barbosa) tudo que voce gostaria de saber sobre a perna australiana e seus protocolos sanitários e nunca teve para quem perguntar. No nosso balcão engordurado estão lá uma vez mais, Júlio Adler, João Valente e Bruno Bocayuva, descendo aquela rodada estupidamente gelada de informação, entretenimento e algum cinismo. Para acompanhar, amendoins, Tindersticks, Television Personalities e pimenta - muita pimenta! [No meu temperamento tem um pouco de pimenta: não é todo mundo que gosta? Nem todo mundo que aguenta? #ClariceLispector] 
Feb 23, 202101:12:01
Boia 84

Boia 84

#84 Pensei numa tradução livre da chamada do Boia 84,  nosso convidado leva peixeirada no escuro. Deixa em inglês mesmo, Márcio Zouvi ganha o prestigiado Stab in The Dark - primeiro shaper brasileiro a arrastar a plaquinha de campeão. Já que a WSL não faz uma lista dos shapers com mais títulos ou maior numero de surfistas na elite, fazemos nós. São 8 entre os 51, homens e mulheres, surfando com Sharp Eye. Não é pouca coisa. Marcas muito maiores e com mais investimento não tem metade dessa representatividade. Numa semana de anúncios repletos de otimismo, 4 etapas na perna australiana, avião fretado, quarentena e Ambev garantindo o Tour da WSL, Júlio Adler e Bruno Bocayuva recebem o carioca Marcio Zouvi para ouvi-lo sobre o segredo de como ganhar o coração de Taj Burrow, Filipe Toledo ganhando J.Bay durante um concerto do Men at Work e espetadas na concorrência em San Clemente. Peter Wilson, conhecido internacionalmente como Joli, profundo conhecedor das entranhas do surfe profissional e sua indústria, revela seu campeão que nunca foi. Iniciamos com Snoop e Dre, encerramos com True Sounds of Liberty. Não existe faca que fure essa Boia. Não é triste mudar de ideias, triste é não ter ideias para mudar - Apparício Fernando de Brinkerhoff Torelly, O Barão de Itararé (1895-1971)
Feb 17, 202101:29:49
Boia 83

Boia 83

#83 De acordo com a eterna especulação sobre o futuro do surfe profissional, a WSL ainda esperneia, balança os braços e pede a sua atenção antes de afundar na incerteza. Julio Adler, Bruno Bocayuva e Steven Allain fazem o divertido exercício de fazer perguntas incomodas no episódio 83 do seu podcast de eleição de toda terça-feira. Trazemos à tona a perna australiana e suas surpresas quase diárias numa dança das cadeiras alucinada onde ninguém sabe onde sentar e todos correm como numa canção do Kraftwerk - hipnóticos e magnéticos! Teremos 3 ou 4 etapas ? Quando começa e onde termina ? Será que o tour será decidido todo nesse pequeno espaço de tempo em Down Under ? A única coisa que podemos hoje confirmar é que o programa começa com Algo no ar do Marcelo e termina com Patches na versão original do Clarence Carter. Não é pouca coisa! Bora boiar ?
Feb 09, 202101:30:47
Boia 82

Boia 82

Boia # 82 Tem gente, como Júlio, João e Bruno, que quando bate o olho nesse número só pensa em Leandro, Junior, Zico, Falcão, Sócrates e cia.   É mais um episódio do Bóia, o podcast mais famoso dum universo paralelo onde o surfe flutua com várias outras experiências humanas que também nos geram momentos de raro prazer.  Esse episódio foi especial. Emocional. Pode ser a data.  Gravamos mais um banho de descarrego marinho no dia 2 de fevereiro, dia de Yemanjá, a Rainha do Mar, divindade de matriz africana mais popular pelas bandas do Atlântico Sul.  O falatório foi cercado pelo melhor da música popular brasileira. Entre Dorival Caymmi e Maria Bethânia fomos do saudosismo pela passagem do grande Amigo e fotógrafo Alberto Sodré, o Cação, figura querida do nosso mar iluminado, até o choque entre ficção e realidade de uma sessão em Waimea no mais histórico dos invernos- 1969.   A ficção é (quase sempre)mais saborosa. Tom Curren no México e seu isolamento cinemático ocupa uma meia hora de conversa digna de babador. Tivemos ainda a valiosa participação dos parceiros especais do Bóia, Tiago Pires e Renato Hickel.  Saca votou no campeão mundial que nunca foi e o Renateira lembrou duma garfada (errou!) dos tempos de ASP que merece a luz do agora. Odoyá Yemanjá!
Feb 03, 202102:00:54
Boia 81

Boia 81

#81 São 50 anos fazendo pranchas, Shapeando, para usar mais um dos nossos tantos anglicismos usados nesse pequeno universo de surfistas (Mais um!) e adjacências. Lipe Dylong estava em todos os lugares, viu tudo, viveu quase tudo, desde os tempos meio cinzentos e meio dourados do Pier, do nascimento do circuito mundial de surfe, das musas cariocas que faziam o mundo inteiro babar, até uma tardia descoberta de Portugal e Angola. Campeonatos de duplas no Havaí, América Central nos anos 70, patrocínio da Coca Cola e a vida lixando pranchas para Owl Chapman... Essa entrevista foi gravada ainda no auge do confinamento de 2020, em maio. Ficou guardadinha para um momento de respiro dos integrantes do seu podcast favorito e finalmente é publicada para o seu deleite. A carioquice do Lipe transborda todo episódio, por isso a canção de abertura é de autoria do Nei Lopes e cantada por ninguém menos que o Rio personalizado, sua excelência Zeca Pagodinho, num álbum de 1987, quando a marca Energia (do Lipe, claro!) ainda reinava em Ipanema. Abra a porta e vá entrando, felicidade vai brilhar no mundo.
Jan 27, 202101:07:20
Boia 80

Boia 80

#80 Todo mundo gosta de um número redondo e para o episódio 80 do mais derivante podcast do surfe mundial, os boistas habituais, Júlio Adler, Bruno Bocayuva e João Valente, discorrem sobre mais uma semana pelos oceanos globais. Tudo começa com uma ode às belezas naturais cantada pela voz inigualável de Paulinho da Viola, que já em 1975 lamentava, em tom de samba-enredo, a predadora ação da mão humana sobre o seu amado Rio de Janeiro, no hino Amor à Natureza. Partimos para relembrar Phil Spector, lendário produtor e inventor da Wall of Sound, que recentemente nos queixou. Desenhamos um obituário dedicado ao Ben Aipa, shaper visionário, mestre do power surf, mentor de gênios criativos e mestre do (porra!)aloha, relembrado aqui pelas suas conquistas, feitos e histórias - com a preciosa narrativa da nossa própria lenda, Ricardo Bocão, recordando o Havaí do Aipa nos anos 70. Fazemos conjecturas sobre o futuro imediato das Olimpíadas e do circuito mundial neste segundo ano de pandemia, analisamos as ondas de Peter Mel, John John Florence e Justine Dupont nas mega-ondulações da semana passada e celebramos as ondas definidoras que fazem a história do surfe para lá das arenas competitivas. No plano das rubricas habituais, nossos ouvintes, amigos e convidados, Zózi “Boi” Mendes e Chico Padilha apontam as suas Garfadas Históricas e seus Campeões Que Nunca Foram. Antes de terminar, recuperamos a Batalha de Ipanema, uma história de contornos lendários narrada pelo jornalista americano Sam George, sobre um batalha de rojões que terá acontecido durante o Waimea 5000 de 1981, digna de um enredo de serie policial da TV americana. Pra terminar, Silly Games, de Janet Kay, que surge inesquecível na trilha da serie Small Axe(BBC/Amazon), do Steve McQueen (o diretor, não o ator), dá a patada final no redondinho Boia numero 80.  Porque boia que se preze, é redonda.
Jan 20, 202102:08:54
Boia 79

Boia 79

#79 Tivemos a participação do Matt Warshaw nesse episódio. Bastaria essa frase pra encerrar a descrição. Mas não, Bruno Bocayuva, João Valente e Júlio Adler aproveitam cada minuto do Boia esticando assuntos e conversas. Diniz Iozzi e Thomaz Crocco enriquecem o 79 com emoção e sugestão. Vamos de Orlando Silva e Corinne Bailey Rae para embalar seu sono. Boia resgata a temporada de 1981 e especula quantos títulos mundiais o Bananão poderia ter ganho se aquela geração extraordinária soubesse o que nós sabemos hoje. Seu podcast predileto chegou a tempo de lavar a louça do jantar.
Jan 13, 202101:22:28
Boia 78

Boia 78

#78 Sunset e Jaws cancelado, Santa Cruz adiado, Portugal de volta ? Bolão para apostar quantas etapas restarão em 2021. Bomba Estereo e A Cor do Som. Gravado num susto pelos companheiros de toda terça-feira, Julio Adler e Bruno Bocayuva. O primeiro episódio do Boia na nova década está entre nós. Compacto e poderoso como Carroll em Sunset.
Jan 06, 202153:32
Boia 77

Boia 77

#77 Aqui ninguém fecha nada com chave de ouro. A chave enferruja de tanta água salgada e vento sul - na verdade, nem precisa de chave. O Boia foi entrando na maciota- toda terça-feira- e aos poucos foi fazendo companhia na hora de lavar louça, na hora de caminhar, soprando uma opinião ali, um texto do Ivan Lessa aqui. Júlio Adler, sempre bem acompanhado do João Valente e do Bruno Bocayuva, recortavam meia dúzia de 3 ou 4 acontecidos naquela semana - ou numa semana dessas em 1973... Convidamos nossos camaradas para ajudar a contar histórias e o podcast deu até cria! Pra Lá de Marrakesh com as irresistíveis histórias do Tito Rosemberg . Nesse ultimo episodio de um ano complicado, te oferecemos uma coleção de canções que podem arrancar um sorriso, quem sabe até uma gargalhada debochada, escolhidas com aquele apuro de quem prefere estar aqui, ao seu lado - de novo. Um 2021 com muita noite salgada, sem banho, chão sujo de areia, gosto de mar na boca e gente querida ao lado.
Dec 30, 202001:54:34
Boia 76

Boia 76

#76 Esse começo de música não me sai da cabeça, Você pediu Uma oportunidade mais uma chance Como Deus é bom né não nego? Olha aí, mais um dia todo seu Que céu azul louco hein? Imagina o John Florence entendendo o que o Mano Brown diz e ouvindo Sou + Você antes de entrar na final do Pipe Masters contra o Gabriel. Começou o circuito de 2021 e você ganhou exatamente o que esperava. Uma final entre os dois surfistas da década na arena onde Gabriel é o principal gladiador, pelo menos com a camiseta de competição. Ítalo deixou tudo no mar, até sangue. Slater fazendo das suas prestes a completar 49 anos e se apresentando como candidato ao título. Mulheres começando uma longa história de amizade com Pipeline. Reinaldo Andraus relatando seus campeões que nunca foram através dos tempos. 50 anos de Pipe Masters e 30 anos sem Rubem Braga escrevendo pra você e pros 3 amigos sobre praia, mar e passarinhos. Música de Gana de 1976 e do Peru amazônico. Boia iniciando as nossas transmissões.
Dec 23, 202001:47:35
Boia 75

Boia 75

#75 Boia que é boia não vai a lado nenhum, mas chega em qualquer lugar.  É preciso Paciência, como canta Lenine na música de abertura do episódio 75 do podcast mais desnorteado do surfe mundial.  E como nessa Boia tem sempre lugar para mais um, os timoneiros Júlio Adler, Bruno Bocayuva e João Valente, convidaram Bruno Coutinho, um passageiro bem familiar dessa deriva, que mescla as subidas e descidas do mar com as oscilações do mercado de valores, deixando observações precisas e, claro, um superavit de informações.  Como não dava pra fugir, porque todos os ventos sopram nessa direção, o atribulado regresso do surfe profissional via WSL Covid Tour foi o assunto dominante (eba!). Analisamos os desempenhos do único dia de competição em Pipeline e lamentamos (de verdade!)a sucessão de infortúnios que atingiu a nau capitaneado por Eric Logan. Na já habitual rubrica Campeões Mundiais que Nunca Foram (ou algo assim), tivemos a ilustre participação do Nick Carroll, talvez o mais reputado jornalista de surfe da atualidade, que entre nomes mais óbvios, surpreendeu com um brasileiro bem longe dos suspeitos do costume.  Nós, os boiantes, é claro, deitamos e rolamos em cima das escolhas do Tio Nick, que finalizou afirmando que o Kelly deveria oferecer alguns dos seus títulos aos surfistas que nomeamos nessa lista - A generosidade é o tempero da vida, conclui o australiano. Praticamente um especial natalino, o episódio ainda conta com a colaboração do mais premiado publicitário surfista tricolor da costa norte de Oahu com um precioso testemunho de quem vive hoje no melhor lugar do mundo para ser surfista - até a chegada da WSL! Aproveitando a deixa, não esqueça de compartilhar o Boia e, se possível, tempere a sua vida (epa!) colaborando conosco no Catarse. É fácil, é barato e proporciona horas de entretenimento gratuito.
Dec 16, 202002:25:30
Boia 74

Boia 74

Boia # 74 O Boia é uma afirmação de amor.  Pelo mar, pelo surfe, pela arte, pela música e por um mundo mais justo e livre.  Baita pretensão!  Na prosa dessa semana, Júlio Adler, João Valente e Bruno Bocayuva pegam carona no corajoso gesto de Tyler Wright para falar do machismo, misoginia e de outras mazelas que nos impedem de construir um mundo mais harmônico e inclusivo.  Livre desse armário de quinquilharias medievais, a bicampeã do mundo tirou a primeira nota 10 do Maui Pro e parece surfar rumo ao tri.  As incertezas e armadilhas da combalida divisão de acesso da WSL também mereceram um tempo de verbo, assim como a novidade da semana - a volta da cultuada Tríplice Coroa Havaiana em versão virtual.  Paramos para ouvir a opinião do campeão profissional português de 1995 Marcos Anastácio a cerca dos três grandes surfistas que não foram coroados campeões mundiais.  A escolha dos Shanes, Herring e Beschen e do “fantasma” Nicky Wood rendeu uma animada conversa.  Horas antes da abertura da janela do Pipe Masters, Bruno citou as entrevistas que fez na véspera com os líderes da Tempestade versão 19/20 Gabriel Medina e Ítalo Ferreira. Ambos parecem prontos pra batalha e incomodados com o crowd insano dos treinos em Pipe.  O embalo da vez veio ao som do Bill Callahan e o seu projeto, Smog, com uma pérola de nome sugestivo e Gilberto Gil com uma aleatória interpretação do nome desse estimado podcast.  Saravá e Aloha!
Dec 09, 202001:53:20
Boia 73

Boia 73

#73 Um dos grandes desafios de fazer um podcast semanal é se repetir com alguma elegância e sentido. Voltamos muitas vezes ao mesmo lugar com olhares diferentes. Nesse episódio #73 do Boia, Maradona atravessa os mais diversos assuntos para nos recordar o quão humanos somos- todos. Júlio Adler, Bruno Bocayuva e João Valente recebem Christian Beserra para entender, duma vez por todas, o que é e para que serve a World Professional Surfers (WPS). Uma etapa do Tour patrocinada pelo desafio do Google Earth, a aposentadoria dos surfistas, o suposto abandono do WQS, um santo milionário e outras questões importantes são tratadas sem pressa. Mano Chao, Galeano, Zico, Sacheri, Pelé, Soriano, Garrincha, La Guardia Hereje, dribles que derrubaram uma nação, o tempo ingrato e uma vida apostada na loteria. Boia é encontro. No me importa lo que hizo Diego con su vida, me importa lo que hizo con la mia, escreveu Fontanarrosa.
Dec 01, 202002:36:17
Boia 72

Boia 72

#72 Fabio Gouveia nos enviou seu campeão mundial honorário e lembrou do Neco ao listar seus candidatos. Neco nos faz lembrar de baterias e baterias remete imediatamente para Pipe e Honolua. Disputas interessantes despertam a nossa curiosidade para o desenrolar dos eventos que começam em uma semana. Ao contrário de encerrar as disputas duma temporada, o Havaí agora inicia o circuito e empresta uma nova perspectiva para WSL. Julio Adler e Bruno Bocayuva conversam, entre goles de água quente e café frio, sobre as possibilidades para 2021. Uma prancha que definiu o rompimento da dominação de quem surfava com pé esquerdo na frente e outra que bagunçou a cabeça do primeiro goofy campeão mundial - Tom Carroll. Daft Punk e RZA (Wu-Tang Clan!) fazem as honras de entrada e saída da casa. Entrem e fiquem à vontade.
Nov 24, 202001:20:05
Boia 71

Boia 71

#71 Extroversão, carisma, eloquência podem ser características da pessoa depressiva?  A recente passagem do querido havaiano John Shimooka nos prova que os nossos demônios na maioria das vezes são silenciosos e sempre perigosos.  Nessa edição do Bóia, Júlio Adler, João Valente e Bruno Bocayuva homenageiam mais um surfista que nos deixa prematuramente e faz soar um alerta desconfortável, embora urgente, precisamos nos conectar para além do virtual. Apoiar nossos amigos (e família!)em suas angústias e dores.  Falamos também das novidades da WSL.  O cardápio variado rendeu sabores diferentes.  Sunset de volta ao Tour é uma celebrada barbada (opa!), Steamer Lane fecha a perna (epa!) estadunidense sem grande alarde e Trestles decide o título mundial.  É fato que todos sonhavam com um Fiji da vida, mas convenhamos, em tempos de tanta incerteza, encontrar o Tour de pé e ainda ganhando novas etapas é fato para grande comemoração.  Os alicerces da cultura e memoria do surfe precisam da sua ajuda e o Boia recorda o nosso papel. Depois de abrir o episódio com uma pérola do Nélson Cavaquinho, Vanusa encerra o episódio com um riff de guitarra imitada até pelos Black Sabbath! A vida é um sopro, disse Oscar Niemeyer. Não deixe de colaborar com o nosso financiamento coletivo no Catarse! https://www.catarse.me/apoiaboia?ref=project_link
Nov 18, 202002:05:05
Boia 70

Boia 70

#70 Pra quem você daria um título mundial? Leandro Breda me fez essa pergunta e sugestão para usar no podcast ainda em abril. De todos que não ganharam a mais cobiçada coroa do surfe, quem mais mereceu, merece, mereceria, a Inscrição posta na primeira página do livro? Grilo e Yago Dora nos contam quem são seus eleitos no ranking extra-oficial do Bóia. A explosão das transmissões esportivas pelas mais diversas plataformas online e o lugar da WSL nisso tudo. Tem ainda Mulheres no julgamento, uma trilha que inspira Cuidados com a escuridão, George Harrison, Luedji Luna e Bom Mesmo É Estar Debaixo D'Água, tudo isso com Júlio Adler e João Valente em cima - Bruno Bocayuva volta na próxima semana. Começa a Era de Aquário.
Nov 10, 202001:33:51
Boia 69

Boia 69

#69 Nazaré quando quebra causa tanto impacto que não tem como escapar da série.  No Boia 69(Opa!) cada tripulante dropa a sua Rainha no conforto do lar sem medo de tomar na cabeça.  Júlio Adler, Steven Allain, Bruno Bocayuva e João Valente, usam a suavidade melódica do português Noiserv para dar a partida num episódio nada suave,  ocasionalmente eufônico(Eba!). Dissecamos a sessão da semana passada no mais consistente pico de ondas gigantes do mundo, sem deixar de fora tensões no line-up, motivações de um campeão mundial (A)normal, histórias de bastidores e abstenção da mídia de surfe face às polêmicas com nome e assinatura. Completada a primeira década  sobre a morte de um dos mais talentosos e carismático surfistas de sempre, recordamos Andy Irons pela sua competitividade,  impacto coletivo e  histórias que cada um da equipe do podcast teve com o tri-campeão mundial havaiano. Recuperamos também a inusitada e caricata história do primeiro ano do circuito mundial de surfe, 1976, e explicamos porque o surfe profissional, logo de cara, já começou de trás pra frente. Pra finalizar, uma versão Hustler reggae de Ring My Bell, na voz das Blood Sisters, não sem antes pedir para compartilhar (e avaliar!)seu Podcast preferido e, se possível colaborar na campanha de financiamento coletivo que lançamos no Catarse - https://www.catarse.me/apoiaboia?ref=project_link Até terça que vem!
Nov 03, 202001:57:57
Boia 68

Boia 68

#68 O Rei do futebol faz 80 anos e o Boia não poderia deixar de fazer uma singela homenagem ao Pelé. Dali seguimos para a Rainha do Atlântico e seu canhão da Nazaré. As agruras da WSL com os valentes cavaleiros enfrentando a fúria do oceano naquela ponta de praia capaz de produzir imagens e emoções fenomenais. Ainda em Portugal, conclui-se um circuito profissional inteiro e foram coroados senhores e senhoras graças ao esforço conjunto e a força do Francisco Rodrigues, presidente da ANS (Associação Nacional de Surfistas). Rivais na Austrália produzem uma série que, se não é imperdível na sua plenitude, tem nos episódios finais um baita conteúdo de qualidade. Bico Branco, Floyd Mayweather, Tom Butler, Prince, Palavra Cantada, Nélson Rodrigues e Tostão, tudo isso com dois ovos em cima. Boia chegou chegando para embalar.
Oct 28, 202001:55:05
Boia 67

Boia 67

#67 Bem vindos ao mundo onde as crianças brincam. Nesse episódio do Bóia, homenageamos Sidão Tenucci, aquele mesmo, Sidão da OP, surfista, escritor, empresário, violeiro, contador de histórias. Paramos para olhar os 5 anos sem o Sidão e convidamos seus amigos - não todos, impossível caber num dia apenas de conversas - para compartilhar alguma lembrança e sorrir ao lembrar da companhia solar de alguém que ousou acreditar na utopia do início ao fim. Temos o prazer e a satisfação de ouvir as colaborações do Ricardo Bocão, Carlos Motta, Roberto Perdigão, Alberto Abreu Sodré (Cação!) e o nosso (podemos chamar de nosso ?!) Reinaldo Andraus, Dragão, recordando uma fase do surfe brasileiro que deu o pontapé inicial dessa partida hoje completamente dominada por essa gente bronzeada ambidestra. Dessa vez, Júlio Adler, João Valente e Bruno Bocayuva fazem coro com essa turma que carrega o orgulho das rugas conquistadas com as horas ao sol,  vento, água salgada e uma dose enorme de otimismo, Onde brincam as crianças? Ao Sidão com carinho.
Oct 21, 202001:55:05
Boia 66

Boia 66

Desta vez fomos quatro pendurados na Boia. Júlio Adler, Bruno Bocayuva, Steven Allain e João Valente fizeram a conexão Rio-São Paulo-Garopaba-Lisboa para trazer mais uma (duas!) hora(s) de alienação em volta do mundo das ondas, das pranchas e dos personagens que flutuam nelas. Abrimos a festa convidando Paul Heaton, do Housemartins e Beautiful South, para dar o tom com a sua música e, principalmente, com seu gesto de gratidão e reconhecimento aos funcionários da extinta revista de música Q, e especulamos se existiria alguém no mundo do surfe capaz de semelhante generosidade para com a rapaziada da Surfer.  Regressamos ao controverso tema da indigência do membro sênior do clã Curren, velho Pat, para recuperar essa fascinante saga familiar, imaginando o que fariam as mãos de um habilidoso argumentista com tal matéria-prima.  Falando em personagens arrebatadores, não poderíamos deixar passar em branco (sem trocadilho!)o grande Michael Tomson e seu papel incontornável na história desta obsessão que partilhamos. Antes da despedida, gastamos um pouco mais de saliva com o interminável assunto do futuro da imprensa de(o) surfe. Para fechar, nada como um momento zen com o mais místico dos discos de Carlos “Devadip” Santana, autor de músicas que tocam como ondas e solos de guitarra que rasgam paredes de cristal, como as do mar donde navega esta(e) Boia. Bóia pra frente!
Oct 13, 202002:04:25
Boia 65

Boia 65

Boia #65 Nessa semana a conexão oceânica entre a bolha de ar quente carioca e a brisa marinha do Estoril teve o penoso encargo de verter lágrimas pelo fim, pelo menos até uma utópica salvação, da revista Surfer.  Júlio Adler, João Valente e Bruno Bocayuva viajam pelas experiências e ensinamentos que a Bíblia do surfe lhes proporcionou.  Especulamos diferentes cenários onde a sexagenária publicação ressurge das próprias cinzas nas mãos de ninguem menos que...Dirk Edward Ziff!  Seria um episódio de tema único, mas somos persistentes (2 horas de podcast!) e  também repercutimos a vitória do Frederico Morais em cima do atual campeão mundial Italo Ferreira na final do Meo Portugal Cup na nossa querida Ericeira e ainda pegaram (opa!) no início do Boost Mobile Pro Gold Coast. Na trilha sonora não faltaria a tradicional homenagem/obituário com a voz grave da musa do existencialismo Juliette Gréco e uma faixa especial da Joan Armatrading que facilmente poderia estar na coletânea que a Surfer lançou por ocasião dos seus 40 anos. A Surfer morreu! Viva a Surfer!
Oct 06, 202002:02:41
Boia 64

Boia 64

#64 Sujeito planeja o podcast, sugere pautas, separa os textos e ligações (Links!) para os camaradas, assiste vídeos antigos e se prepara... Tudo pronto pra gravar, todos reunidos e alguém faz a fatídica pergunta, - o que vamos falar hoje? Ali desanda a coisa toda. Nesse episódio do seu podcast Boia, Júlio Adler, João Valente e Steven Allain caem dentro do terreno minado e arenoso das especulações. O que você faria se pudesse decidir quem chamar e pra onde ir na WSL ? Nós meteríamos Ítalo, Medina, JJF, Mineiro, Slater, Fanning e sei lá mais quem num barco em ponto remoto do planeta, ou duplas (de fato! na mesma onda sim!)nas ondas do Rancho, mil coisas... Dedicamos esse episódio ao Ismael Miranda, grande surfista do Arpoador, faixa preta no mar e no tatame - foi cedo demais. Será recebido pelos amigos Gironso, Proença, Smurf, Black, Rony, Paulete, Pitz, Petit e seu professor Carlson Gracie.
Sep 29, 202001:33:31
Boia 63

Boia 63

#63 Inútil mandar cartas aos que têm 20 anos, frase do velho Braga, rei da crônica, falando sobre a juventude. Júlio Adler, João Valente e Bruno Bocayuva enviam e recebem cartas todas as semanas em forma de podcast. Nesse episódio, olhamos para a WSL América Latina com a lente de aumento de quem tem raro interesse nas consequências dum fantasioso retorno do surfe profissional na região. Praticamos a arte perdida do diálogo argumentativo, respeitando o princípio da cooperação e cortesia. Fizemos a ligação entre Style Council do Paul Weller até o obituário do Frederick ‘Toots’ Hibbert. Construímos pontes entre o mundo anglo-saxão e a cultura luso-tupiniquim. Pedra que fica parada cria limo.  
Sep 22, 202001:39:55
Boia 62

Boia 62

#62 Dessa vez a rota transatlântica do Boia, parou no meio do oceano pra pegar uma carona nos Açores e jogar a âncora em Sagres.  João Rei, criador. Idealizador e concretizador do Sagres Surf Culture, junta as margens atlânticas de Júlio Adler e João Valente, para recordar o mais insólito, improvável e honesto evento de cultura do surfe já realizado.  Andrew Kidman, Chris Hines, Wolfgang Bloch, e Sandow Birk deixaram seus testemunhos.  Rusty Miller deixou seu abraço.  E o Boia deixou a conversa correr solta sobre uma ocasião tão irrepetível como inesquecível. Para ouvir e repetir!
Sep 15, 202002:14:57
Boia 61

Boia 61

#61 Começamos com a Matança do Porco e terminamos com os clássicos. Nesse episódio do Bóia, não falamos de nada que interessa ao coleguinha ao lado. Recomendamos outros podcasts, comentamos documentários que passam longe da água salgada, recordamos White Riot dos Clash, Tusk do Fleetwood Mac e Eric Burdon & War. Reinaldo Andrauss, vulgo Dragão, solta fogo pelas ventas e versa sobre sua Tom Parrish rosa, feita para o Campeão mundial de 1976. Quando tudo parecia perdido, João Valente e Júlio Adler mantem a flutuação e salvam a terça-feira com tudo que o jornal embrulha o peixe. Achou confuso ? Nós tambem.
Sep 09, 202001:10:12
Boia 60

Boia 60

#60 Porque as datas redondas valem mais que as outras?  Ninguém falou sobre o assunto mas Júlio Adler, Bruno Bocayuva e João Valente mais uma vez cruzaram serras e oceanos para gravar o sexagésimo Boia na mesma pegada das seis dezenas anteriores.  Vince Guaraldi deu o toque de piano da abertura com o imortal tema da turma do Charlie Brown, e o genial Robert Wyatt, fechou o sanduba com At Last I'm Free (cover do Chic!). No recheio, tem conversas sobre como os comunistas portugueses estão obrigando o país a abrir espaço para a retomada dos eventos de grande público, mesmo que o novo grande público não seja tão grande assim.  Também passamos de raspão pelo evento em Pantin, onde dois surfistas portugueses mostraram que a rodagem no único circuito profissional em atividade no mundo, traz a vantagens a quem o corre.  Falamos do mítico Peter Townend, primeiro campeão mundial de surf profissional, e de como foi fundamental nos dois lados do globo. As soluções criativas que a revista (ainda pode chamar de revista?) Tracks tem encontrado para gerar conteúdo novo e engajamento de público num cenário anorético em ambos, também são abordadas, bem como memórias de um inusitado e marcante evento do WQS na distante cidade portuguesa de Viana do Castelo, que a seleção olímpica alemã escolheu para fazer seu estágio. Esse é o Boia sessentão, que de velho não tem nada e de novo tem todas as semanas.
Sep 01, 202001:23:60
Boia 59

Boia 59

#59 A sua participação é muito importante para nós. Pensando na satisfação dos nossos fiéis e irrevogáveis ouvintes, o Bóia dessa semana promove a democrática participação de todos. Começando pelo Rodrigo e seu pai Arlindo, que nos contam a interessante história duma prancha contruída algures em São Paulo nos anos 60 (ou 70) inspirada naquele projeto de embarcação (Hollow Hawaiian Surfboard) da tradicional revista americana (Popular Mechanics) tantas vezes reproduzida aqui no Salvelindo.  [Link para a revista - https://books.google.com.au/books?id=3toDAAAAMBAJ&printsec=frontcover#v=onepage&q&f=false] Chico Padilha, de memória assombrosa, corrige e acrescenta alguns nomes e fatos para o episódio anterior do Bóia que discorreu sobre surfe e política. Seguimos com o achado do Rafael, um campeonato de jogo de surfe(!?) virtual(!!!), apelidado divertidamente de Rumble at the App, evento de E-Surf(e) nova modalidade promovida - e solenemente ignorada!- pela WSL Brasil. Encerramos com Miguel Pedreira revelando a história (portuguesa!) por trás de um dos modelos mais populares de prancha da paróquia de Santa Barbara. Tudo isso devidamente comentado pelos seus companheiros de toda terça, Julio Adler, João Valente e Bruno Bocayuva. Como diria o Barão, Dizes-me com quem andas e eu te direi se vou contigo.
Aug 25, 202001:50:54
Boia 58

Boia 58

#58 Surfe não se mistura com política, ou não, diria o Campeão mundial de 1978, Wayne Rabbit Bartholomew, candidato pelo partido trabalhista em Burleigh Heads. Julio Adler e João Valente franzem as testas em busca dos surfistas que se meteram na política e políticos que surfaram na popularidade do esporte dos reis polinésios. A conversa, como sempre, não chega a lugar nenhum e desvia-se para o histórico Smirnoff de 1974 - produzido por nada menos que Fred Hemmings, mais tarde senador pelo estado do Havaí, morou ou boiou ? Tudo isso regado por um café forte, Clara Nunes e Mateus Aleluia. Partiu Angola ?
Aug 18, 202001:21:29
Boia 57

Boia 57

#57 Rei de Waimea na penúria, Estrondo no Rancho, viagens de surfe sem destino e a ponte musical entre Angola e Rio de Janeiro. Nesse episódio do Bóia, avaliamos cada pormenor dos fatos e criamos nossa própria versão. Julio Adler e Bruno Bocayuva mergulham sem se molhar nos assuntos mais (des)importantes da primeira metade de agosto.
Aug 13, 202001:11:35
Boia 56 e 1/4

Boia 56 e 1/4

Estamos temporariamente com problemas técnicos em nossa linha telefônica. Previsão de normalização: 13/08/20
Aug 12, 202001:13
Boia 56

Boia 56

#56 Rolf Aurness é um dos grandes enigmas que o surfe guarda e nada nos fascina mais do que as histórias mal contadas. Toda praia teve (ou tem!) algum surfista que poderia ter sido o maior do mundo e não chegou lá por algum motivo estúpido. Campeão mundial de 1970 no sul da Australia, casa dos maiores surfistas do planeta, Aurness (18 anos), goofy, filho de uma celebridade de Hollywood, foi o primeiro californiano a quebrar o domínio dividido entre australianos e havaianos, depois sumiu do mapa. Quantos desses casos existem por aqui ? Quem são eles e por onde andam ? Usamos a lente de aumento da curiosidade para olhar com atenção os detalhes que somem como pegadas na areia. João Valente e Júlio Adler se debruçam na janela da história e tentam ler o mapa que pode conter um atalho entre 50 anos de obstáculos.
Aug 05, 202001:11:54
Boia 55

Boia 55

#55 Afinal, existe cultura de surfe?  Entre devaneios filosóficos, obsessões linguísticas e boa prosa, Júlio Adler, João Valente e Bruno Bocayuva tentam responder a questão no Boia # 55.  Literatura, cinema, moda, competições, expressões humanas ganham status de caldo cultural, mas oralidade do pós surfe, a resenha depois da caída, continua sendo o fio condutor da história.   O trio ainda cita recentes experiências pessoais no universo digital salgado pra engrossar a sopa e bate palma pro campeão mundial de 2020.  Você leu certo. Campeão mundial de 2020. Surfando num universo paralelo de energia incessante e talento insinuante Italo Ferreira mantém o caneco virtual em BF.  O sujeito esfrega isso na cara do mundo diariamente nos palanques do Insta e do YouTube.  Na música tem mezzo obituário, mezzo homenagem ao genial Peter Green, guitarrista e compositor, alma da lendária Fleetwood Mac e dono de uma linda carreira solo e pra terminar rola uma pérola dos britânicos da Gomez.  Lendas nunca morrem! Saravá!
Jul 29, 202001:14:00
Boia 54

Boia 54

#54 Derek Ho podia não ser seu campeão mundial preferido mas basta tentar imaginar um circuito mundial sem ele e tudo faz sentido. Onde Lopez, Kealoha e seu irmão Michael falharam, Derek vingou - em Pipe, onde deve ser.  As ilhas havaianas e seu belo legado desde Duke até JJF não mereciam a perda tão prematura e dolorosa dos seus campeões mundiais, primeiro Andy, agora Derek e Sunny agonizando num hospital... Cada série quebrando sozinha em Pipeline enorme representa Butch Van Artsdalen, Ronnie Burns, Andy e Derek Ho.  Esse episódio é nossa homenagem ao campeão mundial de 1993. Na última semana, a WSL finalmente apresentou seus planos para o futuro do surfe profissional e Júlio Adler, João Valente e Bruno Bocayuva dissecam e analisam cada passo projetado pela Liga Mundial do Surfe. O que pode dar certo e o que não tem como dar errado. No seu próximo surfe, dedique uma onda ao Tio Derek.
Jul 21, 202001:39:25
Boia 53

Boia 53

#53 No vazio da atual existência da WSL, esse episódio do Bóia volta a debater o silêncio. Como na peça do Samuel Beckett, Julio Adler, João Valente e Bruno Bocayuva encontram-se — Estrada no campo. Árvore. Entardecer. “Nada acontece, ninguém vem, ninguém vai, é terrível.” Lembramos com todas nossas forças do carisma do Michael Tomson e da enigmática e inesquecível Gotcha, quando o seu criador acaba de ser diagnosticado com um câncer terminal. Mais uma vez recorremos ao Surfers, The Movie, obra financiada pela visão empreendedora e enlouquecida do primo mais elétrico do Shaun.Um dos méritos (são muitos!) da peça do Beckett é ensinar a preencher a espera. A espera é cheia de dúvidas e certezas, contraditória sempre — ficar ou ir embora ? Enquanto a WSL falha em tornar a espera na coisa mais importante que há, esse podcast chega justamente para mostrar que, para surfistas, para eu e você, a espera é o momento perfeito para diálogo e reflexão. Pelo menos até a próxima série. Como dizia a velha propaganda, melhor que esperar por coisa nehuma...
Jul 15, 202001:21:14
Boia 52

Boia 52

#52 As despedidas sentidas e as celebrações se fundem no episódio 52 do Bóia. Pedro Lima fez de tudo, nadou, casou, atuou, 5 filhos, 2 olimpíadas, Samuel Beckett, novela, teatro, cinema e surfe. E fez amigos, muitos amigos. Despediu-se e foi embora, igual felicidade na canção do Caetano. Moacir nem se despediu, foi pego pelo vírus que todo mundo (nem todos, só os cretinos) diz não existir. Conheça os motivos porque lhes dedicamos esse episódio. Um grande artigo na revista (site) Surfer fala do futuro do surfe brasileiro, os rumores da venda da WSL, o presidente Uruguaio vai pegar onda para celebrar a forma digna que seu país tratou a pandemia e uma carta do Zé que nos deixou comovidos. 34 anos de La Mano de Dios encerram o Bóia, nossa homenagem ao Maradona na voz do Rodrigo . Mas como é que a gente voa quando começa a pensar...
Jul 03, 202001:34:59
Boia 51

Boia 51

#51 Tinguinha Lima deveria dispensar apresentações. Bicampeão brasileiro de surfe profissional, Top 44 da ASP, pioneiro da modernidade quando isso nem sequer era uma questão para nós e o primeiro surfista preto de destaque no cenário nacional. Pouco reconhecido nas listas que pipocam quando falta assunto, Tinga tem lugar assegurado entre os melhores surfistas de sempre.  Apesar disso, quem conhece realmente o seu surfe e a sua história não consegue evitar o sabor amargo da injustiça.  Mesmo com o lugar de honra que ocupa, merecia muito mais reconhecimento no surfe brasileiro e mundial. A conversa foi compartilhada entre João Valente, Julio Adler e Tinguinha, numa manhã ainda em isolamento, cada um na sua casa. Num momento como esse, quando levantamos a bandeira anti-racista, Tinguinha ressurge, Impávido que nem Muhammad Ali.
Jun 23, 202001:43:32
Boia 50

Boia 50

#50 Se Bóia é um objeto normalmente circular, a comemoração do 50º episódio é a verdadeira quadratura do círculo.  Ligando Rio de Janeiro, São Paulo e Lisboa, quatro nada isentos apaixonados por essa coisa de deslizar nas ondas conversam sobre os temas do momento no mundo das ondas e suas orlas.  Bruno Bocayuva, Steven Allain e João Valente se juntam ao anfitrião e timoneiro do Boia, Júlio Adler, trazendo a questão do racismo para a areia e a da consciência social para o line-up.  Invertem a direção para tentar encontrar as razões da omissão do chefão da WSL sobre o que será ou não o resto do ano no surf profissional, e ainda emitem juízos sobre o formato que circula pelas mãos dos donos do surf profissional. Bem vindos ao Bóia número 50. Compartilha, avalia, comenta.
Jun 11, 202001:20:52
Boia 49

Boia 49

#49  Bem vindos ao Boia episódio 49. Renato Hickel, comissário e força motriz da WSL,  é o convidado dessa semana, falando de tudo menos dos planos para o futuro da WSL. Existe um capítulo pouco falado na história do surfe brasileiro que se perdeu ali entre o final da década de 70 e início dos 80, esse é um dos assuntos que Renato conhece como poucos, primeiro como surfista aspirante a competidor e logo depois como juíz. Não seria exagero dizer que Renato  é um dos surfistas brasileiros mais influentes (junto do Mano Ziul) de todos tempos, muito embora ele faça questão de trabalhar silenciosamente.  São 40 anos de envolvimento com surfe de competição em 2 horas de conversa sobre inovação no julgamento, a eterna frustração dos grandes surfistas quando precisam assumir o risco de dar notas, um head judge faixa preta, o soco que Shane Herring levou em Sunset, a descoberta de Floripa pelos paulistas e cariocas e um álbum de fotografias com boas lembranças de uma vida plena.
May 22, 202002:05:57
Boia 48 Parte 2

Boia 48 Parte 2

#48 Parte 2 Voce não acredita quando digo que ficamos 3 horas numa conversa que andava por todos lados- pra frente, pra trás, pra cima e nunca pra baixo. (Foi preciso dividir em duas partes!) É duro imaginar que exista tanto assunto e ainda mais penoso atentar para a quantidade de temas que nos são tão caros deixados de fora desses 180 minutos. Ricardo Baerlein dos Santos Lima não é chamado de Bocão por nada. Seu apelido se confunde com o substantivo masculino Surfe e o verbo Agitar.  Quando o convidei para o Bóia, Bocão imediatamente brincou - Vamos fazer um Bóia de quantas horas? 😂😂 Ouvi-lo sobre as escolhas da vida, seja relativo aos novos rumos do seu canal Woohoo, volta ao mundo com a esposa aos 40 anos, sua mítica prancha que nunca conheceu uma cordinha ou a memória do festival de Saquarema em 1975, no maior mar que (quase) ninguem viu aqui no Brasil. Faça um café, abra uma cerveja (ou vinho), escolha o canto mais confortável da casa e ouça, detalhadamente, um dos nossos grandes contadores de história declamar recordações como um velho amigo.
May 15, 202001:37:54
Boia 48 Parte 1

Boia 48 Parte 1

#48 Parte 1 Voce não acredita quando digo que ficamos 3 horas numa conversa que andava por todos lados- pra frente, pra trás, pra cima e nunca pra baixo. (Foi preciso dividir em duas partes!) É duro imaginar que exista tanto assunto e ainda mais penoso atentar para a quantidade de temas que nos são tão caros deixados de fora desses 180 minutos. Ricardo Baerlein dos Santos Lima não é chamado de Bocão por nada. Seu apelido se confunde com o substantivo masculino Surfe e o verbo Agitar.  Quando o convidei para o Bóia, Bocão imediatamente brincou - Vamos fazer um Bóia de quantas horas? 😂😂 Ouvi-lo sobre as escolhas da vida, seja relativo aos novos rumos do seu canal Woohoo, volta ao mundo com a esposa aos 40 anos, sua mítica prancha que nunca conheceu uma cordinha ou a memória do festival de Saquarema em 1975, no maior mar que (quase) ninguem viu aqui no Brasil. Faça um café, abra uma cerveja (ou vinho), escolha o canto mais confortável da casa e ouça, detalhadamente, um dos nossos grandes contadores de história declamar recordações como um velho amigo.
May 15, 202001:32:36
Boia 47

Boia 47

#47 O mundo visto de dentro do tubo. Nesse episódio do Bóia, choveu mudanças da WSL e acabou pingando assuntos periféricos como o livro,  The World in the Curl: An Unconventional History of Surfing, desmistificando o renascimento romantico do surfe nos anos 1920 e mostrando o quanto podemos ser apenas homens de negócio mesmo quando nos divertimos. Julio Adler, Bruno Bocayuva, Tito Rosemberg e João Valente, cada qual no seu cantinho, se espalham por temas tão variados quanto os 40 anos da morte do mestre do suspense, Alfred Hitchcock, o ermitão Paddy McAloon, o amaldiçoado surfe de alma, Zé Augusto Aguiar e Erik Logan. Preparem-se para quase 100 minutos da linguagem eterna de babel, onde cada um fala um idioma e todos se entendem. #Nóiscapotamasnumbreca.
May 01, 202001:37:58
Boia 46

Boia 46

#46 Nesse episódio do Bóia, lembramos de quando começa a urgência de escrever e publicar sobre nossos vícios. Quem influenciou para dar os primeiros passos ? Julio Adler, Tito Rosemberg e João Valente faxinam a memória atrás dos primeiros momentos de encanto com a literatura marinha e terminam exaltando Rubem Fonseca. Surfe não é tudo mas é parte do tudo. Compartilha, comenta, avalia e faça sua sugestão ao Bóia. Fiquem em casa.
Apr 22, 202001:16:08
Boia 45

Boia 45

#45 Bóia Moraes Moreira nos deixou borocoxô nessa segunda feira carioca, meio baiana, meio portuga. João Valente e Tito Rosemberg envergaram suas desconfianças com o futuro que se avizinha e recordaram como o rubro negro Antônio Carlos Moreira Pires, alcunha Moraes, deixou nosso passado recente tão colorido e sorridente. A vida é mesmo cheia de contrastes, Camarada. Calado e atento como a coruja da piada, Julio Adler adentra o podcast carregando enorme euforia ao relatar suas recomendações de vídeos no youtube, Von Froth (https://l.instagram.com/?u=https%3A%2F%2Fyoutu.be%2FJlJ1Rp6JrDY&e=ATOosf_x633vMOvfN86-HX_-Ml4L12pBmRWg-0uFoS2_XQVCsq54YKFNS-DrDr3MdwbuzhcvYh6e6URlf5UUGeRx79ZxqtPr&s=1) e Inspiring (https://youtu.be/mQnkHZ2Oy0Y) A história de Patrick Beven. Bóia chega chegando bagunçando a praia toda, mesmo que metaforicamente... Fiquem em casa.
Apr 13, 202001:38:55
Boia 44

Boia 44

#44 Um encontro entre Tito Rosemberg e Gonçalo Cadilhe é como estar numa encruzilhada de mil caminhos. A nova edição do Bóia foi parar precisamente nessa cruzamento, onde somos todos Robert Johnson dispostos a vender a alma em troca de uma vida como a dos nossos convidados. Das alegrias da estrada à vontade de voltar para casa, voamos nas aventuras de dois dos maiores viajantes da língua portuguesa, para quaretena nenhuma prender nossa fantasia. Viaje conosco.  Bóia é uma transportadora mental.
Apr 01, 202001:37:03
Boia 43

Boia 43

#43 Cada um no seu quadrado. Ficando em casa conhecemos o mundo através das histórias do Tito Rosemberg, essa mistura fina de Hippie high tech com ermitão onipresente. Steven Allain, Bruno Bocayuva e Julio Adler sentaram e ouviram atentamente as aventuras do Tito pelo Camel Trophy, Sul da França e sessões de surfe solitárias em Guethary com Mickey Dora, o mais folclórico de todos surfistas. Nossos ouvintes invadiram o Podcast com mensagens que nos enchem de alegria e ainda encontramos tempo para admirar a voz doce da argentina Juana Molina e uma versão do clássico do Tod Rundgren cantado pela holandesa Mathilde Santing. O Bóia é um ato civilizatório.
Mar 27, 202001:46:32
Boia 42

Boia 42

#42 Bóia: Isolamento. Beira do mar. Zé Ramalho e Raul Seixas. Amazonas. Switch Foot e Moacir Kienast.  Legado, Metendo o pé na porta, Tinguinha Lima e a modernidade do surfe tupiniquim, Bukowski e a solidão. A lição do Tito Rosemberg sobre isolamento e mais desculpas para unir Bruno Bocayuva, João Valente, Tito e Julio Adler para conversar com voce, ouvinte do podcast. Ouça, avalie, compartilhe. Bóia é solidariedade.
Mar 20, 202001:27:21
Boia 41

Boia 41

#41 Boia: O renascimento do surfista quando o ato de surfar deixa de ser uma obsessão. Viajar sem lenço e sem documento pela África no início dos anos 70. Gabriel Medina na revista The Economist e as verdades (e mentiras!) ocultas na reportagem da mais conhecida revista mundial de economia. Quem fica no raso não precisa de Bóia, vá fundo!
Mar 13, 202001:08:55
Boia 40

Boia 40

Para Tito Rosemberg, a vida começa e recomeça diariamente nas suas escolhas. Para o Poetinha, é a arte do encontro, embora haja tanto desencontro pela vida. Virtual ou real, decidimos em comum acordo e por clamor popular, nós merecemos - e precisamos! - de mais Tito e portanto ele torna-se agora um colaborador do Bóia. No episódio 40 do seu podcast preferido (já somos 37º na categoria esportes na Apple!)lembramos dos 200 anos da onda do mestre Hokusai, passamos do pânico ao delírio em Tóquio e Las Vegas. Debatemos de forma racional e irresponsável o valor de um surfista em vespera dos jogos Olímpicos e profanamos os nomes sagrados do nosso Olimpo. A Bóia jamais farda e sempre talha.
Mar 05, 202001:34:02
Boia 39

Boia 39

Começamos com groove francês e terminamos sambando na beira do mar.  Pelo meio, seguramos a Boia pela 39ª vez.  No novo episódio do podcast de surfe mais bem escutado (sim, falamos de você!) da língua portuguesa cabe o mundo inteiro e mil recomendações. De Albert Camus ao mais profundo livro já escrito sobre filmes de surfe e com surfe, de Kelly Slater pelas lentes de Jack Coleman à vitória retumbante dos surfistas australianos frente ao lobby do petróleo.  Tem também como o campeão mundial do surf competição, Ítalo Fereira, está beliscando o campeao mundial dos vídeos de free surf, Jamie O'Brien. E tem ainda Maurice Cole e a prancha mágica de Tom Curren, Joel Tudor e a rensacença do surf de longboard(pelo menos para ele, com 43 anos!), Bob Cooper e a prancha mágica. Um Boia pra salvar qualquer um de se afogar no oceano de banalidades que nos cerca a todos.
Feb 28, 202001:28:40
Boia 38

Boia 38

Temos um novo recorde! Uma hora e quarenta e dois minutos de Bóia. No 38º episódio do Podcast menos ouvido e mais celebrado do planeta, usamos e abusamos do seu precioso tempo para iluminar assuntos obscuros. Traçamos o perfil de dois personagens que nos deixaram em fevereiro de 2020, Bob Cooper e Murilão. Cada um, do seu jeito, trouxe felicidade em forma bruta para um mundo sempre injusto. Tivemos a honra e o privilégio de receber a colaboração valiosa e sentida do filósofo e sociólogo da arte de viajar e bem viver, Tito Rosemberg, explicando com sua verve de jornalista o que representou - e ainda representa - as vidas dos Xamãs do nosso folclore. Não deixamos de lado o Capítulo Perfeito, embora imperfeito como o próprio surfe, nem o tradicional Hang Loose Pro em Noronha. Ouvimos Moacyr Luz com sua doçura e sarcasmo, provocando debate sobre racismo e Saudades da Guanabara. Cada vez mais convencidos da importância de sentar e conversar sem tempo pra terminar, Julio Adler, Bruno Bocayuva e João Valente fazem o papel fundamental de fazer pensar - sem afetações, sem jogar pra torcida e sem tapinha nas costas. Ao fazer isso, o Bóia dialoga com voce. Bóia é diálogo. Bem-vindo!
Feb 20, 202001:42:35
Boia 37

Boia 37

3 + 7 = 37 Nesse episódio, Bruno Bocayuva e Julio Adler recebem do João Valente o mais minuncioso relato sobre o desafio da Nazaré. Volcom Pipe Pro dominado pelos compatriotas Dantas, Chumbo e Dora guarda detalhes que apenas uma memória prodigiosa como a do Bruno é capaz de guardar - e compartir. Julio entorna a homenagem que Makaya McCraven fez ao inesquecível Gil Scott-Heron logo nos primeiros segundos. Os aniversariantes célebres de fevereiro são festejados.  KS, Jorginho da Muquenga (Vulgo Jordy Smith) e Adriano de Souza são vizinhos de data - o que pode dizer alguma coisa ou coisa alguma. Ouça o Bóia 37, compartilhe, comente e faça a traquinagem de recomendar ao seu inimigo mais feroz. Estamos de volta. Aproveite.
Feb 14, 202001:10:50
Boia 36

Boia 36

No episodio 36, Lucas Chumbo encontra Sophie numa encruzilhada e absolutamente nada acontece. A Boia atravessou o Atlântico e foi bater nas margens do Tejo, ali onde o rio encontra o mar. Em Lisboa, Julio Adler fez a conexão direta com João Valente e conectou Bruno Bocaiuva diretamente do calor do verão carioca. No estúdio-porão do músico Benjamin, durante uma longa hora os três trocaram figurinhas sobre todos aqueles assuntos que agitaram as águas do surfe nesse período de férias do Tour e de muita agitação do mar no hemisfério norte. Esse podcast foi gravado no dia 17 de janeiro e devido aos imprevistos tecnologicos que um sujeito sem recursos, foi postado apenas no dia 01.02.2020
Feb 01, 202001:09:45
Boia 35