
Leader in the jungle
By Bruno Leonardo

Leader in the jungleJun 30, 2020

5 perfis comportamentais de liderança
Qual é o seu perfil de líder? O que os resultados da copa têm a ver com os perfis de liderança? Qual tipo de líder o Brasil precisa para ser hexa? Thiago Guedes é mentor de carreira, gerente da universidade corporativa da Chouest, e responde todas essas perguntas através do método que criou para identificar e desenvolver Inteligência Comportamental para gestores, nesse episódio imperdível!

Protagonismo na carreira e na aprendizagem
Um dos maiores desafios da liderança é saber fazer um bom planejamento e desenvolvimento de carreira da sua equipe. Uma tarefa que exige tempo, habilidade, escuta ativa, boa comunicação, uma relação de confiança e entrosamento. Como o RH pode ser um parceiro da liderança nesse desafio? Como a educação corporativa pode ajudar o protagonismo do colaborador nesse desenvolvimento?
A Raquel é gerente de desenvolvimento de competências na Michelin, mentora, escritora, já fez duas transições de carreira, uma delas aos 40 anos e um vasto repertório para ajudar líderes e colaboradores nesse desafio!

O sucesso em gestão de pessoas do iFood
Jackeline ganhou o prêmio Top 100 pessoas das mais influentes pela People, em 2022, é gerente de RH no iFood há 4 anos, tem mais de 20 anos de experiência na área de Recursos Humanos, com passagens por outras grandes empresas como Saint-Gobain, Catho Online e Grupo Adeste. Nesse episódio, ela mostra com a sua história o que é ser uma verdadeira protagonista própria carreira, compartilha 3 iniciativas de sucesso em gestão de pessoas do iFood e um case fantástico de inclusão, que pode inspirar a sua empresa também!

De empreendedor a intraempreendedor
Você não leu errado, a carreira do Conrado Mansur andou no sentido contrário da maioria das histórias empreendedoras que vemos por aí! Depois de fundar 3 empresas, a decisão de voltar ao mercado como colaborador foi uma escolha, nada fácil, mas que trouxe lições incríveis para você que vai ouvir esse episódio, seja um líder, um recrutador ou um colaborador. Hoje a mente empreendedora do Conrado está trazendo inovações constantes para a Buser, a principal startup de mobilidade do Brasil.

Educação financeira: por onde começar
O quanto o conhecimento em educação financeira pode impactar no engajamento, desenvolvimento profissional e bem-estar dos colaboradores? Carlos Heitor Campani é Professor de Finanças do COPPEAD da UFRJ, colunista do Valor Investe, pesquisador com mais de 50 artigos publicados, 2 livros, conselheiro do Instituto Dom e sócio da Murano Investimentos. Nesse episódio, ele dá dicas de como ter saúde financeira, como empresas podem oferecer educação financeira e ainda vieses que impactam o desenvolvimento dessa habilidade.

Como identificar a autossabotagem
É muito comum em um ambiente de alta produtividade desenvolvermos alguns comportamentos e características, em excesso, que se tornam verdadeiros sabotadores do sucesso individual e coletivo. Você sabe o quanto a sua mente age a seu favor ou o quanto sabota você? Quer saber como identificar essas características em você e no seu time? Nesse episódio, a Luana Lourençôn vai te ajudar a medir a sua Inteligência Positiva, identificar os principais perfis de sabotadores e, claro, te ajudar a combatê-los!
Link teste gratuito:
https://www.companhiadasletras.com.br/testeinteligenciapositiva/

ESG: Case Whirlpool Sustentabilidade
A Whirlpool, dona das marcas Brastemp e Consul, converteu em 100% o uso de energia limpa em suas unidades no Brasil. Uma redução 6,5 mil de toneladas de CO2 ao ano. Douglas Reis é diretor de Assuntos Regulatórios & ESG da Whirlpool e conta, nesse episódio, detalhes desse case, como fontes de energias renováveis e seus custos a curto e longo prazo, impacto com investidores e consumidores, além de ações de diversidade e governança que também compõem os pilares ESG da empresa.

Aprendabilidade: a habilidade de aprender com vulnerabilidade
Esse episódio é um convite para você desmistificar a forma como aprendeu a aprender ao longo da vida. Eduardo Valladares é designer de experiências de aprendizagem, palestrante no TEDx e no SXSW, e autor do livro “Como Aprender Melhor” pela Amazon e recomenda 5 maneiras de aprender que vão dar uma virada de chave na sua cabeça com relação à Educação. Esse episódio também é uma aula de como desenvolver a mentalidade de aprendizagem contínua nas empresas, com autonomia, vulnerabilidade e colaboração sem hierarquias. Como liderar criando novos futuros e sendo vulnerável? Aperte o play e reveja muitas estruturas!

SXSW: insights do maior festival de inovação do mundo
Tatiana Padilha é gerente de inovação na Saphyr Shopping Centers e participou pela primeira vez do SXSW, o maior festival de inovação e criatividade do mundo, no Texas. Nesse episódio, ela compartilha a visão que trouxe de lá sobre a Web 3.0, ela fala como a nova geração da internet vai trabalhar a monetização digital, metaverso, NFTs, criar novos sensos de comunidade, fidelidade e como isso pode transformar o comportamento humano e consequentemente os negócios.

Segredos para o Sucesso de um Produto Digital
O terreno da transformação digital está fértil e cheio de mudanças irreversíveis que vamos ter que aprender a viver, conviver, aproveitar e se proteger. Ao mesmo tempo que todos os produtos físicos estão ganhando pelo menos versões com canais digitais, como geladeiras, canetas e óculos, o mundo digital está simulando de maneira cada vez mais sensorial, geométrica e real o mundo físico. Entender os cruzamentos e os limites dessas barreiras é fundamental para o sucesso dos produtos digitais. Marcello Póvoa é coordenador do curso Produtos Digitais da PUC-Rio e sócio e da MPP Interativa, que desenvolve produtos para grandes empresas como Globo, Ipiranga, Claro, Bradesco, Oi, Coca-Cola e conta alguns segredos importantes nesse episódio.

Autodireção e confiança: o caminho para a Educação do Futuro
Alex Bretas é facilitador e mentor em cultura de aprendizagem autodirigida, Co Fundador do Agile Learning Center, é palestrante do TEDx, autor de diversos livros, já desenvolveu projetos para grandes empresas como Samsung, Renner e Raízen. Nesse episódio, ele lista mais de 10 sinais de uma cultura de aprendizagem autodirigida e também as armadilhas que a liderança pode cair ao tentar criar um ambiente colaborativo para a Educação e Desenvolvimento. De nada adianta ter tecnologias de ponta e toneladas de dados se você ainda entende que dar autonomia é perder controle ou que aprendizagem autodirigida é aprender sozinho.

Como o Grupo Panvel inovou em Educação Corporativa
Daniele Cassol é Gerente de Educação Corporativa do Grupo Panvel, uma das maiores redes farmacêuticas do país. Nesse episódio, ela conta como a idealização e construção da Universidade Corporativa do grupo se tornou um case de sucesso em desenvolvimento, engajamento e performance do negócio. Como conectar a educação com as demandas e resultados? Como medir o sucesso de novas iniciativas na aprendizagem? Como engajar o seu time e inovar em Educação? Aperte o play e descubra.

Práticas ESG: requisitos essenciais de se fazer negócios
Um episódio para tirar muitas dúvidas sobre essa sigla que vem sendo tão falada no mundo corporativo! Renata Brito e Mariana Kohler são professoras e coordenadoras do curso Gestão Integrada ESG do IAG – Escola de Negócios da PUC-Rio e trazem, nesse episódio, visões práticas de como implementar a agenda ESG e quais são alguns erros cometidos por empresas que estão nesse caminho. Aperte o play e não deixe a sua empresa fora dessa transformação!

Metaverso e NFT: as buzzwords de milhões

Um olhar estratégico para a Educação Corporativa
Igor Cozzo é Diretor Geral da ABTD - Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento, apaixonado pelo desenvolvimento de pessoas e organizações e acredita fortemente que a melhor forma de se alcançar um mundo melhor é através do troca de conhecimento e da Educação. A ABTD é uma referência em soluções estratégicas em T&D através de seus eventos, pesquisas e conteúdos exclusivos. Nesse episódio, Igor falou sobre o valor estratégico da Educação dentro das organizações e trouxe ainda um panorama sobre o futuro do T&D no Brasil.

Construa experiências e venda causas
Verônica Marques é especialista e consultora em Design de Experiência, um recurso de inovação ainda pouco usado nas empresas brasileiras. Nem UX Design, nem Design Thinking, esse conceito une pelo menos 5 elementos de design para construir o percurso emocional de cada marca. O Design de Experiência é antes de tudo empático, mas vai muito além de gerar soluções, ele te ajuda a construir experiências significativas, criativas, personalizadas e interativas, sejam elas presenciais ou digitais. Mas para chegar ao coração do consumidor com o seu produto muitas vezes é preciso repensar por completo a comunicação da empresa. A sua liderança está pronta para essa mudança?

Tecnologia e gestão inovando a educação
Um case que prova como uma boa gestão e a tecnologia aplicadas na Educação podem transformar a realidade de comunidade e empresas. Depois de atuar 8 anos como investidor e executivo na Gera Capital, Bruno Cani decidiu transformar vidas através da Educação e para isso estudou a fundo sistemas de ensino de diversos países para identificar que práticas poderiam ser aplicadas no Brasil e fundou a Resilia Educação. O projeto que alia o ensino tradicional à capacitação de jovens e adultos nas competências comportamentais e técnicas mais exigidas pelo mercado de trabalho já soma mais de 83% dos alunos empregados, sem inglês ou ensino superior, em empresas como iFood, Stone, Globo e XP.

Como ser um líder inclusivo

Como gerar conexões emocionais para engajar times
Você sabe a diferença entre incentivar e engajar? Carolina Losicer, é head de conteúdo da Lumen Treinamentos, tem mais de 15 anos de experiência em Comunicação, Cultura Organizacional e Engajamento, com passagens marcantes por empresas como Coca-Cola e Globo. Nesse episódio, ela explica como o propósito de criar conexões emocionais tem feito a diferença no trabalho de liderança para gerar engajamento, autoconhecimento e uma vida de trabalho gratificante.

Marketplace B2B: automação e colaboração são o futuro em compras e vendas
Mônica Granzo é fundadora e CEO da Smarkets, o primeiro marketplace colaborativo B2B, criado para simplificar as operações e aumentar a eficiência em compras corporativas. A startup já transacionou R$ 7 bilhões em compras colaborativas, gerando mais de R$ 1 bilhão em economias e está no top 5 do setor de Marketplaces no Brasil pelo ranking 100 Open Startups. Em um país onde apenas 3% das startups são lideradas por mulheres, ela trilhou um caminho de sucesso em um mercado completamente novo: apenas 1% das transações B2B são feitas por canais digitais. A automação da área de compras é um caminho transformacional e sem volta.

Como adaptar o seu negócio para o “figital”?
Rodolfo Judice e Fred Judice são fundadores da HomeHub, uma plataforma de inovação em compra e venda de imóveis, que nasceu de uma imobiliária com operação física e tradicional. A primeira lição desse case de sucesso é que eles não esperaram uma crise para oferecer otimização de tempo, custos e burocracias através da transformação digital, a segunda lição é que não trocaram a operação física pela digital, adotaram o modelo “figital”, que utiliza operações híbridas, tanto no ambiente físico, como no digital, permitindo que a experiência do consumidor seja definida por ele. Quer entender como fazer essa transformação no seu negócio e como ela amplia o alcance dos serviços? Aperte o play e comece a anotar!

Benefícios flexíveis inovam gestão e estratégia do RH
Délber Lage é CEO da SalaryFits uma fintech brasileira que promove o bem estar financeiro no ambiente de trabalho e simplifica a rotina dos RHs e gestores através da automatização de diversos processos para desconto dos benefícios em folha de pagamento. Recentemente, a empresa realizou uma expansão internacional para diversos países fazendo um intercâmbio valioso no ecossistema de benefícios e também levando o crédito consignado em escala para o mundo. Nesse episódio cheio de ensinamentos e dicas, Délber fala sobre os desafios da internacionalização, sobre as últimas tendências em benefícios empresariais, que estão cada vez mais personalizados, flexíveis, inovadores e estratégicos!

Líder, isso não é só papel do RH!
Você ainda acha que o desenvolvimento da sua equipe é só papel do RH? Desculpa líder, mas essa responsabilidade também é sua! Nesse episódio especial, você não vai receber insights de um, mas sim de dois líderes inspiradores e veteranos no nosso podcast: Léo Carvalho, Head de Educação Digital na Leroy Merlin, e Carlos Janibelli, Diretor do CSC da Mosaic Fertilizantes. Um grande encontro, também transmitido ao vivo em nosso canal do Youtube, para discutir O Papel da Liderança na Cultura de Aprendizagem, prepare-se para um verdadeiro show! Quer saber como desenvolver o seu time através da Educação? Aperte o play!

Educação Pós Pandemia
Como você imagina a educação daqui para frente? Pare de imaginar e venha descobrir nesse episódio imperdível! Danilo Olegário é um especialista e apaixonado por Educação, com mais de vinte anos de experiência em Aprendizagem Corporativa e passagens por grandes empresas como Hyundai Motors, Grupo São Martinho, Aegea Saneamento e recentemente assumiu a liderança de Educação Corporativa do Grupo CCR. Danilo também é palestrante e autor de cinco livros, entre eles o último lançamento: “Educação Pós Pandemia – a revolução tecnológica e inovadora no processo de aprendizagem após o coronavírus”, que já está entre os mais vendidos no site da Amazon, na categoria educação e escola. Um episódio especial sobre o nosso tema preferido e ainda com um parceiro da Witseed.

Mulheres na tecnologia: incluir é criar oportunidades
Sarah Hirota é Cofundadora e Líder de Pessoas e Cultura na Fhinck, startup Data Driven que ajuda grandes empresas a terem maior desempenho operacional e eficiência, presente em mais de 20 países, e que recentemente lançou o programa Mulheres na Tecnologia, com o objetivo de diminuir a disparidade entre homens e mulheres no mercado de tecnologia, através da Educação Corporativa. Um programa com o mínimo de barreiras e o máximo de oportunidades.

A experiência do cliente não termina na venda
Isabela Abreu é CEO e Sócia Fundadora da RedFox, uma consultoria de inovação focada em levar empresas analógicas para o futuro, que cresceu 4x mais no último ano. Com passagem por grandes universidades, como Sorbonne e Stanford, ela fala sobre os desafios de ser uma mulher seguindo uma carreira empreendedora na área de tecnologia e mostra como enxergar o mundo com o olhar dos clientes gera alto impacto na transformação digital da empresa e na reputação antes, durante e depois da jornada de compra.

Antifragilidade e Futurologia nos negócios
Rodrigo Lang é fundador do BBI of Chicago, a primeira escola de Negócios da América Latina com foco em competências comportamentais. Nesse episódio, ele dá dicas de como desenvolver a competência da Antifragilidade, que está um passo a frente da resiliência, é a capacidade aprender e crescer partir do caos e do erro. Para isso, traz seus estudos de futurologia que certamente irão te fazer repensar cada passo que der após ouvir esse episódio impactante.

Uma vez empreendedor, sempre empreendedor

Marketing e Algoritmos: um match mais assertivo

Crescimento horizontal e vertical de carreira
Andrea Jucá tem mais de 30 anos de experiência na área de Recursos Humanos, sendo mais de 24 anos na Braskem, 6 na Odebrecht e hoje atua como consultora sênior em gestão de pessoas, Cultura e Desenvolvimento Organizacional. Além de toda essa experiência, Andrea tem uma história de vida inspiradora e uma autenticidade marcante. Nesse episódio ela traz dicas práticas de como um crescimento horizontal de carreira, para outras áreas, pode engrandecer sua trajetória e ainda ser muito mais estratégico para o seu sucesso.

Plano de Carreira em tempos imprevisíveis
Como fazer planos de longo prazo em mundo que se transforma a cada segundo? Martha Didier tem mais de 15 anos de experiência em Gestão de Pessoas e Projetos, tendo atuado no RH de empresas internacionais como Accenture, Braskem e Aeroporto Internacional do Rio. Martha fez 3 importantes transições em sua trajetória e deu mentoria de plano de carreira para grandes equipes, nesse episódio ela traz reflexões importantes sobre os papéis das empresas, dos líderes e dos funcionários no planejamento e alinhamento de carreira para desenvolver ao máximo ambos os potenciais, direcionar programas de capacitação e aumentar o engajamento.

O líder por trás do apresentador
Especial de 1 ano: virando o jogo! Para comemorar o primeiro aniversário do nosso podcast, preparamos um episódio mais que especial. Depois de mais de 37 entrevistas realizadas nesse período, chegou a hora do apresentador virar o entrevistado. Afinal, Bruno Leonardo é um líder inspirador, com uma trajetória empreendedora cheia de aprendizados, além de um lifelong learner apaixonado por educação corporativa, esporte e futuro do trabalho! Nesse episódio você vai conhecer melhor a trajetória dele, a história da Witseed e claro, do Leader in the Jungle!

O líder que contratou o próprio chefe

Os erros mais comuns de todo empreendedor
Juntamos os mais de 15 anos de experiência do Júlio como gestor de risco e investidor com os mais de 10 anos de experiência do Bruno como empreendedor e investidor para falar de um assunto que poucos têm coragem: os principais erros que impedem a realização de grandes ideias. Você sabia que 70% das startups falham nos primeiros 2 anos e que apenas 20% conseguem chegar a um produto ideal para o mercado? Aperta o play e vem descobrir por quê!

Como o seu cérebro pode aprender melhor e mais rápido?

A gestão por trás do sucesso do Rock in Rio
O Rock in Rio já nasceu ousado, gigante e ao longo desses 35 anos vem superando os próprios recordes e encantando novas gerações, sem esquecer das antigas. O festival transcendeu à música, virou marca, cultura e referência em gestão de alta performance no Brasil e no mundo. Em um dia de evento, a organização chega a contar com mais de 20 mil funcionários em uma smart city maior do que 94% dos municípios brasileiros. Colocar o maior festival de game da América Latina, dentro do maior festival de música mostra como os pilares coragem e inovação são a alma do negócio, seguido da felicidade e de outros 5 pilares que você vai conhecer nesse episódio!

Soft Skills: as habilidades que nunca ficarão desatualizadas
Simone Gutwilen é gerente de cultura e liderança na Oi, tem mais 14 anos de experiência na área e avalia, neste episódio, que o maior risco que corremos depois da pandemia é não saber unir o que há de melhor nos mundos digital e presencial. Ela acredita que o impacto no mercado de trabalho vai muito além de um modelo híbrido, será uma fusão, onde o presencial inevitavelmente será mais digital, o trabalho não será mais medido pelo tempo e sim pelo resultado, onde o desenvolvimento contínuo será a única forma de se manter atualizado e onde as soft skills serão as únicas habilidades que nunca ficarão desatualizadas, pois os melhores profissionais serão os melhores seres humanos.

Um feedback corajoso me tornou uma nova líder

Como ser ágil pode te ajudar sobreviver no mercado?

Por que você ainda está fora da bolsa de valores?

Como transformar dados em informações e decisões?

O papel social e estratégico da Educação Corporativa

Empreendendo felicidade

Gestão do bem-estar: um caminho sem volta

Natura Startups: como funciona a área da empresa mais inovadora do país

O movimento do empreendedorismo jovem no Brasil

A Universidade Bradesco no comitê de crise 2020
A Universidade Corporativa do Bradesco foi reconhecida pelo Prêmio Top of Mind de RH pelo papel estratégico que executa no desempenho da organização. Em 2020, a Unibrad se tornou um copiloto dentro do comitê de crise, transformando demandas em soluções de aprendizagem em tempo real, graças a um alinhamento constante com a alta liderança. Nesse bate-papo entre dois grandes líderes de Educação Corporativa você vai ter acesso a diagnósticos incríveis que mostram como as grandes empresas entenderam que, para se manter relevantes, é preciso promover o aprendizado contínuo. Todo mundo gosta de aprender quando entende que a Educação é o principal fator de mudança, crescimento e equidade de oportunidades.

7 líderes e 7 oportunidades de aprender com histórias reais

Raio X do Ecossistema de Inovação Brasileiro
