

Carlos JardelAug 31, 2022

Falta de água em Martinópole, atendimento médico debaixo de cajueiros em Barroquinha
Confira nossas alfinetadas desta quarta-feira[31]
![Entrevista : Camilo e Elmano [Rádio Pinto Martins FM 98 - Camocim-CE]](https://d3t3ozftmdmh3i.cloudfront.net/production/podcast_uploaded_episode400/2585158/2585158-1661800523729-89578234ac6cc.jpg)
Entrevista : Camilo e Elmano [Rádio Pinto Martins FM 98 - Camocim-CE]
Confira a entrevista de Camilo Santana e Elmano ao radialista Irlo Júnior da 98

Bandidagem: ao denunciar César Veras, James do Peixe escancara esquema de corrupção de Betinha e Sérgio Aguiar
O vereador James do Peixe (PDT) escancarou na última sessão da Câmara o fato de que o seu colega de partido e de bancada, César Veras, estaria lhe tomando de forma desonesta eleitores na região do distrito de Amarelas.
Introduzi em primeira mão esse assunto no blog logo após a sessão. Hoje aprofundo a questão sem destacar a desonestidade de César para com James, pois o assunto é muito mais grave: estamos tratando de um possível crime contra a administração pública, exposto pelo vice-presidente da Câmara de Camocim. Veja bem:
Segundo a denúncia, Veras, que "se acha o vereador do deputado", teria comprado cabos eleitorais de James com empregos públicos: para um, no âmbito municipal, uma rota no transporte escolar de 06 alunos; para outro um cargo de vigia em uma escola do Estado.
Ou seja, reforçando: crime contra administração pública!, porque atenta contra a Constituição Federal, que proíbe o ingresso no serviço público sem que seja mediante aprovação em concurso ou em casos de contratos temporário através de rigorosa seleção pública.
Em miúdos: César Veras estaria utilizando o tráfico de influências e prostituindo a máquina pública em benefício próprio.
Bom, mas essa prática é também considerada Crime Eleitoral de acordo com Art. 299 do Código Eleitoral: "dar, oferecer, prometer, solicitar ou receber, para si ou para outrem, dinheiro, dádiva, ou qualquer outra vantagem, para obter ou dar voto e para conseguir ou prometer abstenção, ainda que a oferta não seja aceita: Pena - reclusão até quatro anos e pagamento de cinco a quinze dias-multa".
Então...
A fala do James do Peixe deixa claro que é prática comum da prefeita, deputado e vereadores negociarem empregos públicos para eleitores aliados. Eis o que ele diz:
" A gente vai à senhora prefeita pedir um emprego, pede, pede, pede, abusa de pedir e volta para casa. Aí, quando é agora, o vereador César Veras, que se acha o vereador do deputado..."
Note na fala de James o detalhe dessa relação "vereadores X prefeita": apenas alguns gozam dessa privilegiativa negociação criminosa, sendo o César Veras um destes, haja vista o oferecido [rota de veículo escolar e emprego de vigia no estado].
Por falar em Estado, não passa despercebido o "vereador do deputado X emprego de vigia do estado"
Ora, se a prefeita, em tese suja, tem poder de empregar apenas no âmbito municipal, pergunto: como e com quem César Veras consegue vaga de vigia no Estado? Precisa responder?
Investigação
Cabe no pronunciamento do vereador James a abertura de um processo investigativo pela Câmara e pelo Ministério Público Estadual.
Se comprovada a denúncia dos crimes praticados por César Veras, pela prefeita e pelo deputado, então que se exija a aplicação rigorosa de punição conforme as leis.
Se nada for constatado, puna-se então James do Peixe por implicações de quebra de decoro. Pergunto: ele sustenta a acusação?

Descontrolado, Presidente da UVC, Toinho Abençoado, dispara contra Jornalistas Donizete Arruda e Di Angellis
A baixaria ocorreu em um grupo de WhatsApp denominado "Politica Cearense", quando Donizete Arruda compartilhou a informação sobre a chapa do PDT ao Senado, devido ao fracasso do PSDB em lançar Amarílio Macedo.
O presidente da UVC não gostou da postagem e disparou contra o comunicador: "Qual o problema seu fuleiragem", " Você é um P. no C".
Em seguida, Toinho Abençoado se voltou para Di Angellis com insultos e desafiando-o para as vias de fato.
Vazaram áudios e prints do bate-boca.

Guarda Civil Municipal de Camocim há 10 meses sem viatura
Viatura incendiou e sumiu!

O vice-traíra de Chaval
Roger Rocha, vice-prefeito de Chaval, deveria entregar o cargo, já que não trabalha, mora na capital e não acredita no gestor.

Jaime Veras emprega Chaval e esquece Barroquinha. Enquanto isso Betão mata o povo de sede em Martinópole
Clique no player e ouça.

Deveria ser solução, mas , medicamentos de alto custo em Camocim, é um problema para a população
Clique no player e confira!

Prefeito de Senador Sá manda PM fechar comércio de trabalhador e Betinha passa vergonha com decoração Junina
Confira nossas alfinetadas.

Precatório do Fundef: Governadora Izolda anuncia 60% para professores do Estado; E Camocim, Betinha?
O comunicado retoma a discussão para o âmbito municipal de Camocim, em que o governo Aguiar, nas versões Monica e Betinha, destrataram na justiça os professores negando os 60% que lhes pertencem. Fora isso, pergunta-se: onde elas socaram os mais R$ 34 milhões? Na educação não pode ter sido. Vejamos:

Prefeitura de Viçosa do Ceará comete crime ambiental na Serra das Flores
Secretário municipal do meio ambiente autorizou desmatamento na Serra das Flores, Área de Proteção Ambiental da Serra da Ibiapaba.

Barroquinha- vereador Jodeal deixa galera do Jaime viajando na maionese
O vereador ainda teve que responder um "pastor vendido".

Camocim - Prefeitura precisa proibir a entrada de bebidas em recipiente de vidro nas festas públicas
Um policial em serviço foi atingido na cabeça com um litro durante confusão generalizada no "Quadrilhão".

Covid-19 fecha escola em Barroquinha; prefeitura silencia e esconde boletim epidemiológico
Com a palavra, o prefeito.

Justiça manda prefeita de Camocim convocar remanescentes do concurso público de 2012.
Confira a nossa alfinetada.

CAMOCIM- Guriú celebrando seu padroeiro com a comunidade na "escuridão de correr lobisomem"
O distrito de Guriú, em Camocim, está celebrando a festa religiosa de sua padroeira no escuro. É que há meses várias ruas da comunidade estão sem a iluminação pública. Um escuro total!
"As novenas são à noite, mas o povo está com medo de sair de casa no escuro", disse uma moradora.
A comunidade já denunciou a situação nos meios de comunicação e informou aos setores responsáveis da prefeitura pela reposição da luminárias, porém nada foi feito.

Motorista de transporte escolar de Camocim ameaça não levar estudantes para escola se a comunidade não tapar buracos da estrada.
O episódio ocorreu no Boqueirão dos Liras, interior de Camocim.
O motorista está equivocado ou se fazendo de louco ao inverter a ordem das coisas: A obrigação de fazer a manutenção das estradas é, e sempre foi, da prefeitura. Para isso o cidadão, do campo e da cidade pagam os impostos. Compete a população cobrar, e não se submeter a esse tipo de chantagem do motorista. Aliás, a cobrança chantagista do motorista deveria ser direcionada ao governo municipal.

Presidente da Câmara de Camocim, ditador e traidor!
O presidente da Câmara de Vereadores de Camocim é Guarda Civil Municipal, mas despreza os colegas de farda para apoiar o projeto injusto e imoral de reajuste salarial da categoria de apenas 12%, apresentado pela prefeita. Para piorar, Jeová proibiu o representante dos Guardas de se manifestar na Tribuna da Câmara.

Atendimento odontológico precário em Barroquinha; em Camocim, a gafe do chefe de segurança e as estradas sem manutenção
Confira as nossas alfinetadas

Prefeita de Camocim demite servidor que trabalhou em evento realizado por vereadores da oposição
Nada democrática, perseguidora e politiqueira.

Leonardo Aguiar: ficha suja! Festival Junino de Camocim: divulgação nota zero!
Confira nossas alfinetadas.

Rosivan pede ao MP para investigar prefeita de Camocim sobre verba para ambulância, merenda escolar e falta de medicamentos; César Veras dispara metralhadora de desinformação!
Confiras as nossas alfinetadas na Liberdade FM 90.3

James do Peixe retorna alfinetando o governo Betinha
O vereador James do Peixe retornou ao serviço legislativo cobrando requerimento de melhorias em estrada na zona rural de Camocim

César Veras, o burro! Merenda escolar: prefeita deveria estar presa!
O Vereador Rosvian só faltou chamar o César Veras de Jumento. O problema na merenda escolar de Camocim precisa ser investigado.

De volta ao trabalho legislativo, James do Peixe se emociona ao agradecer Sérgio, Monica, Leonardo Aguiar e Ana Paula
O vereador James do Peixe, na sessão plenária, realizada ontem, sexta-feira (06), chorou ao agradecer o apoio que recebeu do casal Sérgio e Monica Aguiar durante o período em que esteve doente, internado em leito de UTI em Sobral, após ter sofrido um acidente de carro em dezembro de 2021.
"Nas horas que eu mais precisei eles [Monica e Sérgio] estavam para me ajudar", disse James, bastante emocionado durante discurso de retorno aos trabalhos legislativos na Câmara. Ele ficou 111 dias de licença médica.
O vereador da base governista também prestou agradecimentos ao casal Leonardo Aguiar e Ana Paula. "São meus amigos e meus irmãos. Fizeram tudo por mim", destacou.
James do Peixe também agradeceu a esposa Mirlene, amigos e demais familiares.

Medicamentos para pacientes do CAPS de Camocim estão em extinção
A política pública de saúde mental, em Camocim, é um direito negado!

Casos da Dengue preocupam moradores de Camocim
Casos da Dengue estão preocupando moradores de vários bairros de Camocim. Na rua Santos Dumont, por exemplo, nos quarteirões em que ela cruza com as ruas General Tibúrcio, Tiradentes, Duque de Caxias, Vila Paraná, 24 de Maio, na região central de Camocim, no limite com o bairro Brasília, várias pessoas, adultos, idosos, jovens e crianças, chegaram a ser internadas com a doença.
Na tarde de ontem, segunda-feira (26), agentes das endemias realizaram, em residências da área, a conhecida borrifação residual intradomiciliar da inseticida que combate o mosquito transmissor da Dengue, Zica vírus e chikungunya.
Moradores de outros bairros também relataram ao blog casos preocupantes da doença e o medo de um agressivo surto.
A secretária da saúde de Camocim, até o momento, apesar dos casos, ainda não se manifestou sobre a questão.
Alfinetada
Alô secretária da saúde! Está esperando o que para inciar uma campanha nas ruas e nas redes sociais? Está esperando alguém morrer, uma epidemia ou a generosidade do mosquito? Vamos trabalhar, pois já passa da hora.
Coloca o amigo Ora ora dentro de um carro de som, alertando e orientando a população sobre as medidas preventivas, coloca spots nas emissoras de rádio...
Carlos Jardel

Quebra de decoro passando dos limites da Câmara de Vereadores de Camocim com concordância do presidente Jeová Vasconcelos.
O presidente da Câmara de Vereadores de Camocim concorda que transforme o parlamento municipal num "esgoto a céu aberto".

Transporte universitário - Após admitir que Betinha errou, Tia Lidú agride Marcos Coelho; "advogado devagar e abestado"
A vereadora Tia Lidú na sessão desta sexta-feira(08)cometeu quebra de decoro ao agredir, mais uma vez, o vereador Marcos Coelho, com adjetivos incompatíveis com a função parlamentar. A vereadora discursava na plenária sobre a problemática do transporte universitário [Camocim/Sobral], ocasião em que reconheceu o erro da prefeita Betinha em não conceder um terceiro ônibus para os estudantes. Ela também afirmou [sem provas] que os acadêmicos "esculhambaram" a chefe do executivo.
O ponto agressivo do discurso ocorreu quando a vereadora defendeu que o transporte universitário deveria ser apenas para quem não tem condições de pagar um transporte [estudantes de família baixa renda]. Agora ela foi interrompida pelo vereador Marcos Coelho que disse "Tia Lidú, a senhora está falando do Vereador Emanoel Vieira". Dai por diante começou uma discussão que resultou na baixaria que você confere no áudio.

Camocim - Vereadora Tia Lidú chama professores de baderneiros; "não são professores", disse.
A vereadora Tia Lidu, ao se pronunciar sobre o reajuste salarial magistério, proposto pela prefeita Betinha, e aprovado hoje, sexta-feira (08), pelos vereadores da base governista, acusou de baderneiros os professores e professoras que assistiam presencialmente à votação do projeto na Câmara. Eles protestaram contra a medida que não teve o valor linear de 33,24%.

Reajuste salarial dos professores: Betinha se nega a abrir a boca para tratar do assunto!
Está passando dos limites o desrespeito da prefeita Betinha com os professores de Camocim. Reajuste salarial, que é bom, nem sinal! Os vereadores de situação que exercem liderança na Câmara, Vieira, César e Lúcia, são cúmplices dessa patifaria.

Combustível suspenso por falta de pagamento: lancha da prefeitura que transporta passageiros do interior de Camocim está parada.
A lancha da prefeitura que transporta diariamente moradores das comunidades ribeirinhas de Camocim está sem funcionar por falta de combustível. Os trabalhadores do município estão informando que o abastecimento de combustível foi suspenso no posto por falta de pagamento.
Na secretaria da saúde, os profissionais estão informando que os transportes também paralisaram pelo mesmo motivo. Vários pacientes estão prejudicados.

Mulher diz que foi engando em marcação de cirurgia no Hospital Deputado Murilo Aguiar: " meu nome não estava no sistema"
A senhora Franciane Pereira de Souza, do Sítio Bom Lugar, interior de Martinópole, disse que espera desde setembro do ano passado por um cirurgia no Hospital Deputado Murilo Aguiar. Recentemente ela descobriu que seu nome nem ao menos consta no Sistema.

Vereador Dr. Rony, de Barroquinha: o mentiroso!
Prefeito Jaime Veras utiliza indevidamente transporte de idosos para fins politiqueiros.

Jaime Veras e Betão: Irresponsáveis! Marcos Coelho denunciou Sérgio por abuso de poder econômico e politico
Confira as alfinetadas desta sexta-feira (11/02/2022)

Caso Matheus: é preciso ser solidário.
Confira a nossa alfinetada desta terça-feira (08).

Acidentes no Trânsito e a culpa da prefeita de Camocim
A prefeitura de Camocim está esperando acontecer algum acidente de trânsito com fatalidade nos cruzamentos com a Rua João Pessoa. Para a prefeita Betinha os acidentes quase que diários são insuficientes para se realizar algo no sentido de conter as tragédias: não basta quebrar ou amputar um braço, perna, ficar preso numa cadeira de rodas, rachar o crânio! Tem que morrer!
Se a prefeita Betinha está esperando que todos os motoristas tomem consciência e dirijam cuidadosamente, sem consumir álcool, com habilitação, na velocidade exigida etc e tal, então é sinal de que nunca ela irá descruzar os braços para a loucura no trânsito na cidade que ela é prefeita.
A culpa é dela? Resposta: Não necessariamente, mas, enquanto gestora do município, sim!, principalmente quando nada faz para resolver o problema.
A prefeita é a principal responsável pela vida orgânica do município. Foi eleita para isso. Se a cidade, em algum de seus setores, está desorganizada — e está — ela tem sim uma grande parcela de culpa!

Desserviço público: Bispo de Sobral chama passaporte sanitário de “absurdo e inconveniente”
A alfinetada é no bispo da diocese de Sobral, o dom Vasconcelos, que resolveu alimentar os negacionistas da Covid-19, com declarações irresponsáveis, contra o decreto municipal, do prefeito Ivo Gomes, que exige o passaporte sanitário.
Para se defender de um boato que circulou em sobral, que ele teria proibido os fieis de assistirem missas sem apresentarem o passaporte sanitário. Em nota oficial, extramente evasiva, ele disse que “não proibiu os fieis a participarem das atividades sem que apresentassem o passaporte de vacinação”.

Governo e parcela da população de Camocim se aliaram ao Covid-19
Camocim, terra sem Lei!

Covid e síndrome gripal: alô Betinha! atendimento no Sesp precisa melhorar
— Imagine a pessoa no pingo do meio-dia, com febre, dor no corpo, cansada, tossindo para morrer no relento e em pé durante mais de duas horas? Visualizou o sofrimento? Agora imagine a dificuldade para organizar a ordem de atendimento dos pacientes? Então? Tudo isso ocorreu e foi um completo sofrimento para quem buscava alivio!
Bom, o jeito, repito, é colocar o centro de saúde em caráter emergencial durante o ensaio da 3.ª onda da covid e durante o surto da influenza, para evitar mais sofrimentos para as pessoas e potencializar o atendimento.

Barroquinha: Ainda sobre a baderna de Jaime Veras utilizando a máquina pública
Prefeito de Barroquinha, Jaime Veras, utilizou servidores públicos em horário de expediente para fazer baderna na frente da Câmara

Grupo do Jaime promove desordem na Câmara e tenta intimidar a oposição com ameças
Em Barroquinha, a Sessão da Câmara foi bastante tumultuada pela galera do prefeito Jaime Veras: o primeiro escalão e mais uma reca de subalternos do baixo clero, que ficaram de plantão na frente do prédio legislativo para “intimidar os vereadores da bancada de oposição”. Intimidar e ameaçar! Confira
Camocim e os decretos da Betinha
Já falei aqui sobre os decretos sanitários publicados pela prefeita Betinha. Na teoria eles dariam conta de atender o que precisa ser alcançado na luta contra a pandemia de Covid-19, mas, na prática, estão servindo apenas para alimentar as redes sociais do governo municipal e nada mais. Se não forem levados a sério, a tendência — Deus nos livre — é de que haja muito choro nas bordas das urnas fúnebres e acenos de despedidas na direção de corpos envoltos aos famigerados sacos pretos.

Sobre o pedido de cassação de mandado da prefeita Betinha e palhaçada que foi o aniversário da prefeita na Igreja.
Confira nossas alfinetadas.

Distrito com sede em Moraújo; Prefeitura de Camocim virou publicitária das Casas Bahia e tá uma cachorrada na Beira Mar
Confira nossas alfinetadas.

Sobre a raiva do Zé Firmino, o ficha suja de Viçosa do Ceará
O ex-prefeito cassado, líder politico do grupo de situação, discursou com ódio escorrendo pelo canto da boca. Parecia mais um discurso de um perdedor. Porém, não deixou de mostrar suas reais intenções.

Quando a teoria passa longe da prática no governo municipal de Barroquinha - CE.
A secretária da Educação, numa das vive mequetrefes do governo, disse que a gestão municipal irá trabalhar para que os professores não precisem ir à Câmara de Vereadores reivindicar seus direitos.
Prática
Prefeito transfere servidores da educação para bem distante da sede do município.
Motivo das transferências? Perseguição politica!

Vereadores da situação comprovam: Betinha é laranja e Monica é quem governa
A prefeita Betinha começou a entupir, na reta final de 2021, a prefeitura de contratados com meio salário. Já os vereadores da situação votaram comprovando que Betinha não passa de uma laranja e quem manda é a ex-prefeita e atual ouvidora, Monica Aguiar.

Presidente da Apeoc de Barroquinha é mentiroso e safado
Confira nossa alfinetada desta terça-feira (07)

Abono: sobre alguns vagabundos de Barroquinha
Nossa alfinetada desta quina-feira (02/12)

Papel higiênico tem mais valor que um decreto da prefeita; destruição do ginásio
Confira nossas alfinetadas desta quinta-feira (30)

Sobre Viçosa do Ceará e turismo politico da Ouvidora Monica
Clique no player e ouça as nossas alfinetadas .

Sobre a premiação da prefeita Betinha...
O prêmio não corresponde ao que a população espera de uma gestão. E ainda tem o detalhe da prefeita "marionete".

Sobre a fata de manutenção do Pier de Camocim
O equipamento foi construído com problemas...

Município mente para o Promotor de Justiça no caso da Guarda Municipal
Os representantes da prefeita Betinha mentiram em audiência com a Promotoria de Justiça a respeito das questões reivindicatórias da Gurda Civil Municipal .

Confira nossas alfinetadas desta sexta-feira
Na pauta: Titulo de cidadania Martinopolense ao Mão Santa de Parnaíba; a foto que demostra o quando Betão é laranja e o Pier de Camocim

Sobre o "festival de fotografias" das secretárias da Betinha.
As fotos que não dão conta da realidade.

Respondendo o Secretário da Saúde de Viçosa do Cará: " Babão Parasita"
O padre Adriano, Secretário da Saúde de Viçosa, vai te catar...

Granja constrói um novo e moderno mercado público municipal com um R$1 milhão, em menos de dois anos. Já Camocim,com cinco anos e orçamento de mais de R$5 milhões ergueu um gaiola enferrujada
Não sei por qual boca saiu a lógica afirmativa "é preciso copiar os bons exemplos". Só sei que é preciso pulso para que a máxima torne-se realmente algo construtivo no âmbito pessoal e também em todas as dimensões da sociedade. Já na administração pública essa frase deveria ser Lei! E digo isso porque nessa esteira há muitas ações partindo de excelentes gestões que estão melhorando a vida das pessoas. E logicamente estou me referindo ao município de Granja - o bom exemplo -, e a Camocim - o péssimo exemplo. Bom, mas o caso a se tratar, desta vez, em ordem de comparação, é sobre os mercados púbicos dos referidos municípios: Vejamos:
Camocim, vergonhosamente, há cinco anos, praticamente, iniciou a construção, num valor orçado em mais de R$ 5 milhões de reais, mas até agora sequer conseguiu concluir a primeira fase da obra, que já é chamada de "o novo elefante branco de Camocim". Um esqueleto de ferro enferrujado, rejeitado pelos feirantes e rechaçado pela população. É uma obra que praticamente favelou a praça que carrega o nome do camocinense mais ilustre de Camocim, o aviador Euclides Pinto Martins, e que ainda não tem prazo para ser entregue. Um verdeiro atestado de incompetência administrativa.
Granja, em menos de 02 anos demoliu o mercado que estava condenado, reconstruiu e inaugurou um novo Mercado Público Municipal, aplicando apenas R$ 1.077.619.33, numa estrutura ampla e moderna, dois andares, contendo 136 lojas e boxes e mais uma linda praça.
Pergunto: é ou não é, a gestão pública de Granja, um exemplo que Camocim e os demais municípios da região precisam seguir?
Carlos Jardel

Na pauta: Vereador Genilson de Barroquinha e a indisposta prefeita Betinha de Camocim, que ignora os Guardas Municipais
O vereador Genilson, de Barroquinha, topou "vender o peixe" que não era do Jaime Veras [ o Ioeb 2021 ]. Já a prefeita de Camocim se recusa a criar a mesa de negociações com a Guarda Civil Municipal.

Barroquinha - Mulher é humilhada ao solicitar ambulância em Bitupitá
Não bastar ficar doente, é preciso humilhar os pacientes?
Clique no player para ouvir a nossa alfinetada desta sexta-feira (21)

Algumas considerações sobre uma das supostas "melhores prefeitas do Ceará"
O titulo não pode ser levado em consideração quando se pisa o chão de realidade de Camocim.

A terrível gestão da saúde de Martinópole e pobre merenda escolar de Camocim
Na pauta: a falta de médicos em Martinópole e a culpa da Secretária da Educação de Camocim na gestão da merenda escolar.

Camocim - Reprise da entrevista do Vereador Mário Roberto
O vereador Mário Roberto (PCdoB) tratou de vários assuntos referentes aos problemas que a educação de Camocim enfrenta. O vereador também falou sobre a desvalorização da Guarda Civil Municipal. As declarações foram feitas durante a entrevista cedida aos radialistas Miqueias Santos e André Martins, na tarde desta quarta-feira (13) na Liberdade FM 90.3, no programa Liberdade Noticias.

Suplente de vereador analfaburro achando que tem um rei na barriga, mesmo tendo tirado um pouco mais de 100 votos
O imbecil bem que poderia se restringir à sua insignificância na esfera politica para evitar expor sua burrice, mal caratismo e demagogia na grande rede virtual. Mas não!, o paspalho faz questão de mostrar pro mundo sua inutilidade na esteira que trata da organização politica da sociedade. De quem estou falando? falo daqueles que vestem a carapuça.

Por mais que force a barra, Jaime Veras não tem méritos na orla de Bitupitá, mas sim Ademar.
O prefeito Jaime Veras, por mais que tente, não conseguirá desassociar a urbanização da orla de Bitupitá da Administração do ex-prefeito Jaime Veras. Jaime não tem mérito nessa obra. Deverá apenas ter o nome da placa da inauguração, e até isso a maresia vai desmanchar.

Confira nossas alfinetadas desta quarta-feira (29)
Na pauta: Barroquinha, Chaval e os 142 anos de Emancipação Politica de Camocim.

A falta de água em Barroquinha e em Camocim a possível ilegalidade dos Permissionários do Mercado da Boa Esperança. Pelo menos a total falta de transparência já foi identificada!
A página oficial da Prefeitura de Camocim, publicou no dia 20 de setembro, a informação de que foi iniciado, por meio da Secretaria da Pesca, Agricultura, Recursos Hídricos e Meio Ambiente (SEPARHMA), a capacitação dos permissionários do Mercado Público Municipal da Boa Esperança, através de um curso gratuito e aberto a todos os permissionários que se estendera até o fim do ano.
Até ai tudo bem! Perfeito! Já o imperfeito consta na possível ilegalidade a se esconder por trás deste evento bonitinho, demandando falta de transparência no processo de escolha dos permissionários.
Ora, o simples fato da prefeitura esconder informações sobre esse processo, por si só já fere o principio constitucional e basilar da Administração Pública: "transparência". E pior que isso,e somando-se a isso, pode ter ocorrido que a seleção dos permissionários tenha ignorado a Constituição Federal, e demais leis, para atender a constituição do governo Aguiar, e selecionado permissionários no modelo clássico de apadrinhamento politico e por troca de votos, sem o devido processo licitatório, com edital amplamente divulgado, tanto nas páginas oficiais da Administração Pública como em veículos informativos de grande circulação, como manda a Lei!
Por falar em Lei, eis o que diz a Fedral 8.666/93, no artigo Art. 2º
"As obras, serviços, inclusive de publicidade, compras, alienações, concessões, permissões e locações da Administração Pública, quando contratadas com terceiros, serão necessariamente precedidas de licitação, ressalvadas as hipóteses previstas nesta Lei".
Agora, ainda falando de transparência, pergunto, caro leitor: você leu, escutou ou assistiu alguma matéria divulgando o edital público informando sobre o processo de licitação para permissionários dos boxes do novo Mercado Público de Camocim? Certamente não!
Pesquisei no portal da Transparência do Tribunal de Contas do Estado Ceará - TCE e também não encontrei nada. Apenas a licitação fechada dos boxes da Praça da Matriz, ainda em 2020, no governo Monica, inclusive com divulgação no Jornal O POVO. Fora isso, nem rastro de qualquer tipo de noticias sobre as concessões do novo Mercado Municipal.
Entrei em contato com o secretário Municipal da SEPARHMA, Julênio Braga, na terça-feira 21, pedindo informações. Ele ficou de manter contato, mas até o fechamento dessa matéria não se manifestou.
O vereador Marcos Coelho, conforme informou sua assessoria, protocolou um Requerimento solicitando informações sobre essa estranha questão.
Agora me diga: isso está ou não fedendo a sacanagem?
Interessante que a prefeita Betinha, mais a Ouvidora Monica e o deputado Sérgio Aguiar vivem postando nas redes sociais da prefeitura fotos de suas participações nas celebrações religiosas, como se fossem atos de Governo, quando na realidade são atos de promoção pessoal e politica, vedados pela Carta Magna, que preza pela impessoalidade, moralidade e pelo estado laico. Por outro lado, se negam a dar ampla publicidade das questões que obrigatoriamente necessitam de divulgação, como no caso que estamos tratando.
Por isso, não duvido, e aconselho a não duvidarem, que estejamos diante de mais um escandaloso ato de corrupção na máquina pública, promovido por quem já tem costume de assim agir descaradamente, afrontando as leis, a Justiça e desrespeitando o povo, principalmente os camocinenses que precisam trabalhar dignamente e que podem estar vendo na sua frente a oportunidade sendo roubada pela prática da ilegalidade.
Voltaremos a tratar deste assunto.

Não foi o ex-prefeito Ademar em Barroquinha. Já Em Camocim foi o César Veras, que é louco de pedra!
O Projeto de Urbanização da Orla de Bitupitá é viabilizado pelo Programa de Valorização da Infraestrutura Turística - PROINFTUR, da Secretaria de Turismo do Estado do Ceará, que tem suas exigências para que sejam executadas as obras e ações de requalificação da área. E dentre essas exigências do PROINFTUR - e não da prefeitura - destacou-se a instalação irregular da Barraca Poeirão, considerada como inviabilizadora do Projeto.
Já em Camocim, o vereador César Veras age como um louco de pedra e teve culpa no aumento do IPTU. Confira nas nossas alfinetadas.

Ex-prefeita de Chaval: ficha suja!
Na pauta: Janaline ficha suja de Chaval e os arruaceiros amantes da perturbação do sossego alheio de Camocim.
