
Favas Contadas
By Casal Mistério
O Casal Mistério responde a estas e outras dúvidas existenciais num podcast semanal onde todas as terças-feiras conta a história de um prato ou alimento e onde partilha também dicas de cozinha e receitas fáceis relacionadas com o tema da semana.
Envie as suas perguntas para favascontadas@casalmisterio.com

Favas ContadasMay 09, 2023

Porque começámos a comer bacalhau no Natal?
É uma tradição que se espalhou apenas depois da II Guerra Mundial e muito por culpa do Estado Novo. Conheça a história do bacalhau no Natal e saiba o que é que o peixe mais famoso do país tem a ver com Salazar e com os vikings.

O que se comia nos aviões da TAP nos anos 60?
Sabia que a primeira refeição a bordo de um avião foi em 1919 e foi servida pelo próprio co-piloto? E que, nos anos 60, as refeições na Primeira Classe da TAP incluíam o melhor champanhe francês, caviar, lagosta, foie gras, faisão e charutos cubanos Montecristo? Ah, e Barca Velha, claro! A evolução das refeições a bordo desde o início da aviação é o tema do episódio desta semana do Favas Contadas, um podcast do Casal Mistério.

Sabia que a Bolacha Maria não é portuguesa?
É um verdadeiro símbolo nacional, carrega o nome de mais de metade das portuguesas, mas infelizmente não nasceu em Portugal. E até é mais popular em Espanha do que aqui. A história da Bolacha Maria divide-se entre a Rússia e o Reino Unido e é o tema do episódio desta semana do Favas Contadas, um podcast do Casal Mistério.

Porque comemos castanhas no São Martinho?
Sabe porque é que comemos castanhas no Dia de São Martinho? E porque é que saltamos à fogueira? E, já agora, sabe o que é água-pé? Esta semana, respondemos a todas estas perguntas no Favas Contadas. E também contamos quem foi São Martinho e porque razão ele traz sempre três dias de Verão em Novembro.

Como nasceu a tradição do Pão por Deus? E dos doces de Halloween?
Os doces de Halloween nasceram por causa da I Guerra Mundial, mas o Pão por Deus já tem centenas de anos. Nesta semana, contamos como nasceram as duas tradições. Dos bolos escondidos debaixo da almofada para os mortos não nos comerem as orelhas aos provérbios mais usados, do pão das almas nos Açores à importância do terramoto de Lisboa, das primeiras tabletes de chocolate feitas para os soldados na guerra à moda da Doçura ou Travessura. Sim, e também contamos porque é saltamos à fogueira nesta altura do ano.

Como nasceu a massa carbonara?
Afinal a carbonara leva natas ou não? E leva bacon ou guanciale? E de onde vem o nome carbonara? Na semana em que se celebra o Dia Mundial da Massa, contamos a História da famosa carbonara e até dizemos se a primeira receita levava ovos inteiros ou apenas gemas.

A alheira foi inventada pelos judeus para fugir à Inquisição?
Durante a perseguição aos Judeus em Portugal, entre os séculos XV e XVI, uma pequena comunidade em Mirandela decidiu começar a fumar tripas com carnes de aves para fingir que eram chouriços de porco. Foi a forma de enganarem a Inquisição fazendo-se passar por Cristãos. Mas será mesmo verdade? Esta semana falamos da história da alheira e da influência dos judeus na cozinha portuguesa.

A condessa portuguesa que inventou o Strogonoff – ou será Stroganov?
É um dos maiores mistérios da gastronomia mundial. E uma das receitas mais consumidas em todo o mundo. Hoje contamos a história do Strogonoff. Ou será Stroganov? E foi inventado por uma condessa portuguesa amante do general Junot? Ou por um nobre russo sem dentes?

O último jantar do Rei de Portugal antes da Implantação da República
Há precisamente 113 anos, às oito da noite do dia 3 de Outubro de 1910, D. Manuel II entrava naquele que foi o seu último jantar oficial como Rei de Portugal. Foi durante a refeição que chegou a notícia da Revolução. Convidados saíram a meio, alguns pratos foram retirados, mas o Rei e o Chefe do Governo ficaram a comer até às onze e meia da noite. Nós estamos aqui hoje para contar todos os detalhes sobre esse jantar.

Quem trouxe a Bola de Berlim para Portugal?
Provavelmente não teríamos Bolas de Berlim se milhares de judeus não tivessem fugido do nazismo para Portugal. E se a família Davidsohn não tivesse chegado a Lisboa, no dia 6 de Outubro de 1935, directamente de Hamburgo, para escapar a Hitler. Conheça a história do bolo mais vendido nas praias portuguesas, na semana em que termina o Verão. Saiba quem trouxe a Bola de Berlim para Portugal e porque é que as Bolas se tornaram o bolo preferido na praia.

Sabia que a pizza não nasceu em Itália?

Quem foi Manuel Dias Prego, o criador do prego?
Foi banheiro na Praia das Maçãs, em Sintra, e abriu um dos dois primeiros negócios na zona, onde começou a servir bifes de vitela fritos dentro de um papo seco. As bifanas do Prego tornaram-se tão famosas que ainda hoje toda a gente as conhece pelo seu nome. Conheça a incrível história de Manuel Dias Prego no episódio desta semana do podcast Favas Contadas.

O homem que criou a cozinha gourmet
Morreu com um estômago três vezes maior do que o normal, mas dizia que nunca tinha fome. Só gostava de comer boa comida. Ajudou a revolucionar a culinária mundial, construiu a maior horta do mundo, com quase 10 hectares, e foi com ele que se tornou um hábito servir as refeições em vários momentos, da entrada à sobremesa. Nasceu Louis-Dieudonné de Bourbon e ficou conhecido como o Rei Sol. Conheça neste episódio o criador da comida gourmet.

Quem foi Bulhão Pato, o poeta que afinal não inventou a receita de amêijoas?
Hoje vamos falar do homem que não criou a receita de amêijoas mais famosa do País. Quase ninguém leu a poesia que ele escreveu, mas toda a gente conhece as amêijoas que ele nunca cozinhou. Raimundo António de Bulhão Pato foi poeta, ensaísta, memorialista e amigo de Alexandre Herculano. Deu o nome às amêijoas mais emblemáticas da gastronomia portuguesa, mas nunca sequer as provou. Sabe porquê?

O que se comia no São João há 100 anos no Porto?
Não havia sardinhas assadas e bebia-se café com leite à meia noite de dia 23 para 24 de Junho. Neste episódio do podcast Favas Contadas contamos como começaram todas as tradições da grande festa dos Santos Populares, o São João. Da comida aos desejos que se pediam na véspera, das bebidas aos balões lançados no ar, do alho-porro aos martelinhos dados na cabeça. Sim e também contamos como e quando os portuenses começaram a comer sardinhas assadas na noite de São João.

Sabia que as cabeças das sardinhas eram usadas como supositórios?
A inovadora técnica científica não era de um curandeiro de província, mas do médico pessoal do Rei D. João V. Esta semana, contamos a história das sardinhas e das festas de Santo António que começaram por ser celebradas em Fevereiro. Como nasceram as marchas populares, os arraiais e as farturas que terão vindo da China. Tudo no episódio de Santo António do podcast Favas Contadas.

Sabia que o Cozido à Portuguesa não nasceu em Portugal?
Na semana em que se celebra o Dia de Portugal, contamos a história dos dois pratos mais portugueses. Ou, se calhar, talvez não... Sabia que o nosso Cozido à Portuguesa vem de Espanha? E que o Pastel de Belém é preparado numa sala a que se chama a Sala do Segredo e à qual poucas pessoas têm acesso? Saiba como nasceram estes dois símbolos da gastronomia nacional no último episódio do podcast Favas Contadas.

O que as crianças comiam nos anos 80?
Na semana do Dia Mundial da Criança, voltámos 40 anos atrás no tempo para relembrar como foi a nossa infância em 1983. Os papo-secos com Tulicreme, as sanduíches de bolachas Maria com manteiga no meio, as bolachas Belinha, os ovos mexidos com açúcar ou as divinais gemadas feitas pela nossa avó. Recorde neste episódio especial quais eram as comidas, os hábitos e as manias das crianças no nosso tempo – quando ainda não havia restaurantes de sushi em Lisboa. Tudo ao som do Verão Azul, claro! Bem-vindo à década de 80.

A verdadeira história da sanduíche e da nossa Francesinha
É uma das receitas mais populares em todo o mundo: um pedaço de carne e outro de queijo entre duas fatias de pão. Sabia que a sanduíche nasceu durante um jogo de cartas? E que a nossa Francesinha foi criada por um cozinheiro doido por francesas? Será mesmo verdade? É melhor descobrir toda a história no último episódio do podcast Favas Contadas, do Casal Mistério.

Como nasceu o primeiro restaurante do mundo?
Sabia que o primeiro restaurante do mundo começou por ser uma casa que vendia sopas parecidas com a nossa canja de galinha para tratar dores de estômago? E como foi inventada a palavra restaurante? E, já agora, quando começámos a almoçar e a jantar como o fazemos hoje? No episódio desta semana do podcast Favas Contadas, falamos dos primeiros anos da restauração, da origem das trattorias italianas e de como tudo isto ajudou a criar o pequeno-almoço.

Como os golfinhos ajudaram a criar o choco frito de Setúbal?
Sabe como nasceu a receita de choco frito de Setúbal? E como os golfinhos ajudaram à sua criação? Já agora, porque é que só comemos caracóis nos meses sem “R”? E os tremoços deram mesmo o nome a Estremoz? Neste episódio conheça a história dos petiscos mais típicos do Verão.

As provadoras oficiais de Hitler
Há 78 anos, Hitler suicidou-se no seu bunker, em Berlim, depois de se sentar à mesa e almoçar com a sua mulher Eva Braun. Mas antes de cada prato ser comido pelo líder nazi era provado por um grupo de 15 mulheres para despistar eventuais tentativas de envenenamento. Eram as suas provadoras oficiais. Neste episódio, contamos a incrível história destas mulheres.

O que se comia em Portugal a 25 de Abril de 1974?
Sabia que 1974 foi o primeiro ano das estrelas Michelin em Portugal? Qual terá sido o primeiro restaurante a ganhá-la? E quais eram as grandes especialidades da ementa? Neste episódio especial sobre o 25 de Abril, vamos relembrar o que se comia em Portugal no tempo da Revolução. Quando um café custava menos de 1 cêntimo de euro e quando 95% da população comia sopa diariamente. Bem-vindo à época da língua de vaca, das ervilhas com ovos escalfados e do pudim Boca Doce.

Quem foi o político que inventou o doce Cocó?
Sabia que o Cocó foi um dos doces mais famosos do século XIX? E que foi criado pelo pai do responsável pela construção da Avenida da Liberdade, em Lisboa? Conheça a história incrível desta família e descubra ainda a origem de outros doces com nomes estranho, como a Baba de Camelo. No novo podcast do Casal Mistério.

Quem foi o Zé do Pipo, o senhor Brás e o Gomes de Sá?
Sabe quem foi o famoso Zé do Pipo? E quem inventou o bacalhau à Brás? E conhece a história incrível de José Gomes de Sá? A propósito, será que os pastéis de bacalhau são mesmo genuinamente portugueses? Hoje vamos falar sobre a história das grandes receitas de bacalhau em Portugal, no novo podcast do Casal Mistério.

Como é que os ovos, o coelhinho e o borrego se tornaram símbolos da Páscoa?
Sabe porque é que o Coelhinho da Páscoa é o único coelho que põe ovos? E tem ideia de onde vem a tradição do borrego numa festa católica? Neste episódio do novo podcast do Casal Mistério contamos como nasceram as principais tradições gastronómicas da Páscoa.

Como nasceu a expressão Favas Contadas?
Sabia que a expressão Favas Contadas nasceu por causa da Democracia na Grécia? E que Pitágoras terá morrido porque odiava favas? E, já agora, imagina porque é que as favas foram proibidas nos conventos franceses no século XVIII? No primeiro episódio do novo podcast do Casal Mistério, contamos a história das favas. Bem-vindo às Favas Contadas. Todas as terças-feiras, uma história da comida contada pelo Casal Mistério.