
CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade - Marco Bravo
By Rádio CBN Vitória

CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade - Marco BravoJan 25, 2023

Dia da Árvore: o que você precisa saber antes de plantar a sua!
Na próxima quinta-feira, dia 21 de setembro, é recordado o Dia da Árvore. A criação da data surgiu da necessidade de conscientizar a população da importância das árvores. Pensando nisso, nesta edição do "CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade", o comentarista Marco Bravo fala sobre o tema e responde ao questionamento: é possível fazer um plantio de uma árvore em casa? Qual a importância das árvores para a sensação térmica? "Nesse momento de mudanças climáticas, que, inclusive, tem sido tão debatido na Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), é importante que a gente fale sobre a importância da arborização na melhoria da qualidade de vida do planeta. Tudo o que está acontecendo aí está muito ligado ao desmatamento, claro. Elas [árvores] são fundamentais para a vida na Terra e, no clima da primavera, também falar da importância das flores, da floração no período de primavera, para além da beleza cênica, e também reprodução", explica. Ouça a conversa completa!

Qual a importância dos insetos para a vida na Terra?
Você sabia que os insetos representam cerca de 70% de todas as espécies conhecidas na Terra? Eles servem de alimento para outros animais e muitos deles prometem resistir às mudanças climáticas. Este é o tema em destaque nesta edição do "CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade", com o comentarista Marco Bravo.

"Viver a natureza": um passeio por parques naturais e urbanos de Vitória
Nesta edição do "CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade", o comentarista Marco Bravo traz como destaque, inspirado no clima do aniversário de 472 anos de Vitória, um passeio por opções de parques naturais e urbanos da Capital. Que tal "desbravar" a natureza? Entre os destaques estão, por exemplo, o Parque da Fonte Grande (com seus novos mirantes) e o Parque Tabuazeiro. Há também opções de parque urbanos como o de Maruípe, Pedra da Cebola e o Parque Pianista Manolo Cabral (Chácara Paraíso), além do tradicional Parque Moscoso. Você sabia que 40% da ilha de Vitória é constituída de área verde? Ouça a conversa completa!

Entenda o que é pesca assistida e os seus impactos!
Foi sancionada em Vitória, nesta semana, a lei 9.959/2023, responsável pela pesca assistida. De acordo com a administração municipal, a nova legislação entende a pesca assistida como a aquela em que a rede é acompanhada pela embarcação tripulada durante todo o período de imersão e deriva da rede, desde o lançamento até o seu recolhimento, garantindo a sua visualização. Além disso, por este método, o pescador consegue selecionar o que vai ser capturado e o que vai ser liberado, sendo possível que espécies ameaçadas sejam identificadas e soltas. Nesta edição do "CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade", o comentarista Marco Bravo explica, em detalhes, o que é a pesca assistida e os seus impactos na vida de pescadores e do ecossistema marinho. Na opinião do nosso comentarista, a lei é muito mais branda do que a existente e coloca em risco as áreas de proteção. Ouça a conversa completa!

Saiba como fazer uma composteira em casa
Mãos a terra! Ter uma composteira doméstica pode ser a solução para reaproveitar o lixo orgânico gerado em casa. Nesta edição do “CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade”, o comentarista Marco Bravo fala sobre o assunto. Uma dúvida comum: composteira tem mau cheiro? A resposta é não! “Desde que você use os equipamentos e tenha uma metodologia apropriada. Todos os dias tem que cobrir os vegetais. Se você triturar, mais rápido forma um composto”, explica. Ouça a conversa completa!

Aprenda a fazer o descarte adequado de materiais como lâmpadas e eletrônicos
O tema em destaque nesta edição do "CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade" é sugestão da ouvinte Camila que trouxe a seguinte mensagem: "Bom dia, equipe CBN! Como fazer o descarte adequado de materiais como lâmpadas, esponjas, eletrônicos, isopor e todo tipo de material reciclável diferenciado?" Pedido feito, o comentarista traz as orientações. Um exemplo: lâmpadas fluorescentes nunca devem ir para as lixeiras domésticas! É um produto considerado perigoso, pois contém mercúrio. A lâmpada queimada deve ser devolvida sempre ao local da compra. "Se possível, guarde a nota fiscal e devolva o produto no mesmo local onde comprou", orienta.

O que é o maruim e como evitar a picada deste inseto!
Nesta edição do "CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade", a pedido dos ouvintes, o assunto em destaque com o comentarista Marco Bravo é o mosquito maruim. O maruim, que significa "mosca pequena" é um pequeno inseto, também conhecido como mosquito-pólvora ou borrachudo. Sua picada é dolorida e causa coceira e hematomas. O comentarista explica suas características e como podemos lidar com esses "pequenos". Ouça a conversa completa!

Ataque de abelhas: o que fazer durante esse tipo de ocorrência?
Dois homens estão internados no Hospital Estadual Jayme Santos Neves, na Serra, após um ataque de abelhas ocorrido na zona rural de Fundão, na manhã do último sábado (29), no fim de semana. Paulo Antonio dos Santos, 60 anos, o neto dele, de sete anos, e um vizinho — identificado como José de Paula, de 63 — andavam de bicicleta, por volta das 8h30. Enquanto passavam por uma estrada de chão, Paulo ouviu gritos e viu o vizinho pular em um riacho. Em seguida, avô e neto começaram a ser atacados por abelhas. Desesperado, Paulo — que é alérgico à picada do inseto — tirou a camisa para proteger a criança. Paulo teve uma parada cardiorrespiratória no momento que era socorrido. José também foi socorrido em estado grave. A criança levou quatro picadas e não precisou de atendimento médico. Nesta edição do "CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade", o comentarista Marco Bravo esclarece como devemos agir em casos de ocorrência como em ataque de abelhas. Ouça a conversa completa!

Saiba o que fazer quando encontrar um caramujo africano
Nesta edição do "CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade", o comentarista Marco Bravo traz como destaque o tema dos caramujos africanos. Nesta época do ano, em que as temperaturas estão mais amenas e há chuvas ocasionais, é possível encontrar com mais facilidade um animal já considerado uma "verdadeira praga", em alguns lugares do Brasil: o caramujo africano. Isso acontece porque esse animal busca por locais úmidos, protegidos do sol para se locomover e colocar ovos. Por isso, também, áreas com vegetação como hortas, jardins, quintais sombreados, com acúmulo de materiais inservíveis, terrenos abandonados, com vegetação alta ou até mesmo vasos de plantas que se tem em casa, são lugares perfeitos para os caramujos viverem. Diante desse cenário, o comentarista explica, afinal, o que devemos fazer caso encontre a espécie. Ouça a conversa completa!

EUA, Europa e Japão enfrentam ondas de calor; entendas os impactos à saúde e meio ambiente
Várias regiões do mundo estão registrando temperaturas recordes nos últimos dias. Esse cenário nos Estados Unidos, Europa e Japão tem obrigado as autoridades a adotar medidas drásticas diante dos riscos provocados pelas temperaturas extremas, que representam o exemplo mais recente da ameaça da mudança climática. Nos EUA, por exemplo, a situação é mais grave no sul e no oeste do país. Em Phoenix, no Arizona, há 18 dias as temperaturas estão acima dos 38°C. Em Las Vegas, termômetros ultrapassaram os 45°C. Na Califórnia, a temperatura bateu 56°C no Vale da Morte – um lugar conhecido por ser perigosamente quente. O calor virou até atração turística. Muitos visitantes têm ido lá pra tirar foto ao lado do termômetro. Este é o tema em destaque nesta edição do "CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade". Os impacto à saúde e ao meio ambiente em meio aos extremos climáticos. "O que temos é um cenário global e é uma situação problemática. Precisamos falar de causas, efeitos e o que podemos fazer, como arborização, telhados verdes, energia renovável, políticas sustentáveis", explica. Ouça a conversa completa!

"Sumiço" das abelhas acende alerta no Brasil e no mundo; especialista explica
As abelhas formam um grupo diverso. As mais conhecidas, responsáveis pelo mel, são do grupo das melíferas, nativas da Europa e de partes da África e do leste da Ásia. Mas no mundo todo existem mais de 20 mil espécies, com diferentes tamanhos, cores e hábitos. Por outro lado, um cenário que vem sendo observado no Brasil e no mundo é o "sumiço" da espécie. É sobre esse assunto que o comentarista Marco Bravo trata nesta edição do "CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade". "O que a gente tem observado, em muitas regiões, é o roubo de colmeias para venda e comercialização – a colmeia tem um valor significativo no mercado –, a utilização de agrotóxicos e a diminuição dos ecossistemas naturais onde a abelha tem local pra se alimentar. Todos esses são fatores, relacionados, que impactam no 'desaparecimento' das abelhas", explica. Ouça a conversa completa!

Para cuidar bem: os conselhos para não "matar" as plantinhas em casa
Algumas plantas podem viver por muito tempo num mesmo vaso; outras exigem trocas mais frequentes. Pensando nisso, nesta edição do "CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade", o comentarista Marco Bravo traz dicas e orientações para não "matar" as plantas em casa e garantir a sua vivacidade e beleza. Especialistas explicam, por exemplo, que para cuidar bem de uma planta doméstica, você precisa aprender a pensar como uma planta e ficar atento às dicas de temperatura, adubação e utilização de vasos.

Comece agora: mudanças sustentáveis no estilo de vida que influenciam no meio ambiente
Nesta edição do "CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade", o comentarista Marco Bravo explica, de forma prática, como as mudanças sustentáveis em nossos estilos de vida impactam no meio ambiente e trazem melhorias no ecossistema. Um bom exemplo vem do próprio comentarista que reduzir a utilização do carro em distâncias curtas. Marco Bravo explica que ao assumir a caminhada como opção principal de locomoção, está contribuindo com a redução da emissão de gases poluentes e aumentando os benefícios para a saúde.

Inverno começa nesta quarta-feira; tire suas dúvidas sobre a estação
O inverno começa oficialmente no hemisfério sul nesta quarta-feira (21). A estação mais fria do ano, como é conhecida, entretanto, deve ser atípica por influência do El Niño, fenômeno meteorológico que eleva as temperaturas — e que pode, inclusive, se tornar um Super El Niño. O El Niño, assim como a La Niña, determina mudanças nos padrões de transporte de umidade e, portanto, variações na distribuição das chuvas em algumas partes do mundo — inclusive o Brasil. Pensando nisso, nesta edição do "CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade", o comentarista Marco Bravo explica as principais características desta nova estação. E tem participação especial do professor de Geografia, Sergio Mageski. Ouça a conversa completa!

No ES: febre maculosa já matou 37 pessoas nos últimos dez anos
O Brasil já registrou nos últimos dez anos, 753 mortes por febre maculosa. No Espírito Santo, segundo dados divulgados pelo Portal G1, já ocorreram neste período 74 casos registrados com 37 mortes. De acordo com informações do Ministério da Saúde, a febre maculosa é uma doença infecciosa, febril aguda e de gravidade variável. Causada por uma bactéria, ela é transmitida pela picada do carrapato. No Brasil, o carrapato-estrela é um dos principais vetores. No entanto, qualquer espécie do parasita pode carregar a bactéria. Ouça informações de como se prevenir

Saiba como funciona o mapeamento de árvores urbanas de Vitória
Nesta edição do "CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade", o comentarista Marco Bravo traz como destaque a informação de que Vitória é uma das cidades do país que possui o chamado "inventário florístico". O inventário é a base para o planejamento do uso dos recursos florestais e através dele é possível a caracterização de uma determinada área e o conhecimento quantitativo e qualitativo das espécies que a compõe. Por meio dele também é possível se ter o mapeamento das árvores urbanas plantadas na capital. "Vitória possui entre três, quatro cidades do Brasil, um plano diretor de arborização. Esse plano foi criado em 1991, inaugurado em 1994 e é um planejamento onde você vai mapeando as espécies, árvores, a localização e faz um planejamento de novos plantios em vinte anos. Foi atualizado em 2018 e ficou faltando um aplicativo de georreferenciamento", explica. Ouça a conversa completa

Candida auris: entenda os perigos do "superfungo"
Nos últimos dias chamou a atenção a notícia de que, no intervalo de 18 dias, o estado de Pernambuco, no Nordeste do país, teve quatro pacientes diagnosticados com o Candida auris, conhecido também como "superfungo", por ser resistente a medicamentos. O Candida auris é um fungo identificado pela primeira vez no Japão, em 2009. Desde então, se espalhou por todos os continentes. No Brasil, chegou em 2020. Ele é caracterizado pela comunidade cientifica como um fungo mais resistente a medicamentos do que os outros. Nesta edição do "CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade", o comentarista Marco Bravo fala sobre o assunto.

Gripe aviária: por que ocorre a migração de aves para o território brasileiro?
Na última semana, o Brasil registrou os seus primeiros casos de aves contaminadas com a gripe aviária (H5N1). Até o momento, segundo o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), são oito confirmados em aves silvestres, sendo sete no estado do Espírito Santo (três ainda aguardando o sequenciamento), nos municípios de Marataízes, Cariacica, Vitória, Nova Venécia, Linhares e Itapemirim, e um caso no estado do Rio de Janeiro, em São João da Barra. As aves são das espécies Thalasseus acuflavidus (trinta-réis de bando), Sula leucogaster (atobá-pardo) e Thalasseus maximus (trinta-réis real). Contudo, as aves contaminadas no Brasil são migratórias, e não fazem parte do sistema industrial brasileiro, informa o Ministério. Diante desse cenário, nesta edição do "CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade", o comentarista Marco Bravo explica o comportamento dessas aves, por que tem ocorrido essa migração e a importâncias das medidas de biossegurança.

Mudanças climáticas: efeitos e consequências já são sentidos no planeta!
Nesta edição do "CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade", o comentarista Marco Bravo traz como destaque as notícias que sinalizam como os efeitos das mudanças climáticas já são sentidos, no presente, pelo mundo. Um exemplo vem da França, onde a venda de novas piscinas foi proibida na última semana pelo governo, na região dos Pirineus Orientais, ao mesmo tempo em que a empresa Nestlé se viu obrigada a suspender a produção em duas de suas fontes de extração de água na região oeste do país. O problema é a seca! Além da venda de piscinas, também estão impedidas atividades como regar o jardim, encher piscinas e lavar carros. Outro exemplo prático é a seca que também atinge a Espanha e ameaça tornar o azeite de oliva um item de luxo.A escassez de água no país, que ameaça não apenas os olivicultores de Jaén, mas também grande parte da agricultura espanhola, ainda deve continuar por muito tempo. Segundo a agência meteorológica estatal Aemet, não há previsão de chuvas fortes até o outono europeu, que começa em setembro. E os pesquisadores do clima alertam: a longo prazo, a Espanha deve se preparar para temperaturas mais altas e ainda menos precipitações. O drama vivido pelos moradores de Jaén se reflete nas barragens no interior do país. Agora, em plena primavera, os reservatórios estão apenas 25% cheios. Isso é suficiente para abastecer a população e os turistas com água potável, mas não os agricultores. Embora precisem desesperadamente da água para salvar seus campos de oliveiras, eles recebem apenas um quarto da quantidade normal. Ouça a conversa completa!

Quais animais podem ser domesticados no Brasil?
O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) estabelece quais animais podem ser domesticados sem precisar da autorização do órgão. A lista tem 50 espécies, de cachorros a ratazanas, mas não conta com a capivara. Essa é espécie de "Filó", criada pelo influencer Agenor, que chegou a perder a guarda de sua capivara e ser multado em R$ 17 mil em ação do Ibama. Ele é acusado pelo órgão de diversos crimes ambientais, entre eles o de praticar abuso com a capivara e a manter em cativeiro para obter vantagem financeira. Agenor nega as acusações e recuperou a guarda provisória após decisão judicial. Especialistas apontam que para evitar problemas desse tipo, é necessário seguir a lista oficial e fornecer a documentação aos órgãos reguladores do seu estado (no caso de um animal exótico, por exemplo) para garantir o bem-estar e segurança sanitária. Em alguns casos, pode-se obter autorização do Ibama para criação controlada de subespécies ou espécies silvestre próximas às da lista, como araras e jiboias. As espécies que estão na lista não precisam de autorização direta do órgão. Este é o tema em destaque nesta edição do "CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade", com o comentarista Marco Bravo.

Conheças as formas como plantas podem melhorar o ambiente
Nesta edição do "CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade", o comentarista Marco Bravo traz como destaque o cenário que vem crescendo em todo o mundo: a tendência das plantas domésticas. Além do impacto à arquitetura, elas também influenciam na qualidade de vida nesses ambientes. E especialistas apontam: os tempos em que um vaso solitário com um arbusto ou palmeira no canto da sala era suficiente ficaram para trás. Agora, as casas abrigam cada vez mais plantas e de uma variedade muito maior de espécies.

Meliponicultura: criação de abelhas sem ferrão e a sustentabilidade
Nesta edição do "CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade", o comentarista Marco Bravo aborda a importância das abelhas para o ecossistema, com destaque para as abelhas sem ferrão. A atividade, chamada de meliponicultura, já tem sido praticada em cidades brasileiras pelos chamados "apicultores urbanos", seja como fonte de renda ou por lazer. As abelhas sem ferrão não picam e nem machucam as pessoas, pois perderam a capacidade de ferroar há milhões de anos. O Brasil abriga mais de 200 espécies delas, a maior diversidade deste tipo de inseto do mundo. Entre as diferenças, o comentarista explica que as mais fáceis de serem reconhecidas é pela observação da estrutura interna das colônias. A abelha africanizada (Apis mellifera), que possui ferrão, armazena o pólen e mel em favos, ao passo que as abelhas sem ferrão (Meliponas) constroem potes para armazenar o pólen e o mel.

Queimadas aumentam chances de nascimento de bebês prematuros, aponta estudo
Prematuridade, baixo peso ao nascer e malformações. Ao menos uma das causas desses problemas no Brasil é completamente alheia ao controle das gestantes e sua temporada está se aproximando: as queimadas. Três estudos da Escola de Políticas Públicas e Governo da Fundação Getúlio Vargas (FGV EPPG) demonstram essa relação. Um deles aponta que, na Região Sudeste, a exposição à fumaça dos incêndios nas matas durante o primeiro trimestre da gravidez está relacionada a um aumento de 31% na probabilidade de o bebê nascer prematuro. Este é o tema em destaque nesta edição do "CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade", com o comentarista Marco Bravo.

Aedes aegypti: entenda suas características e como se prevenir!
O Espírito Santo tem, desde o início de 2023, 20 mortes provocadas pela dengue, e mais de 75 mil casos notificados da doença, sendo 35 mil confirmados por exames laboratoriais. Diante desse cenário de alerta, nesta edição do "CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade" o comentarista Marco Bravo traz importantes observações sobre o tema, com destaque para as características do Aedes aegypti – o mosquito transmissor da dengue e de outras doenças, como a febre amarela urbana – e formas de prevenção. Você sabia, por exemplo, que a dengue é transmitida por meio da picada da fêmea do mosquito Aedes?

Saúde e meio ambiente: casas bem arejadas e iluminadas contribuem para o bem-estar
Nesta edição do "CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade", o comentarista Marco Bravo traz como destaque que casas bem arejadas, com conforto térmico e bem iluminadas, podem auxiliar no bem-estar comum e na saúde da população. E isso envolve ventilação e iluminação das residências, como a presença de telhados ecológicos, uso de tintas que refrescam o ambiente e esterilizam o ambiente contra os fungos e bactérias, além da presença de plantas que purificam os ambientes. "Um local sem iluminação e ventilação pode acarretar diversos problemas de saúde. Além disso, a deficiência de vitamina D, absorvida a partir da luz solar, é causa de muitas doenças que afetam a saúde do idoso, por exemplo", explica. O comentarista também aponta que há tipos de plantas que ajudam a purificar o ar da casa. São elas: o lírio da paz (a planta precisa de pouca luz e pouca água para se desenvolver bem), Espada de São Jorge, Jiboia, Antúrio e outras.

Por que as folhas das árvores caem no outono? Entenda os impactos da nova estação!
Nesta edição do "CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade", o tema em destaque com o comentarista Marco Bravo são as características ambientais que envolvem a nova estação que estamos, o outono, que começou nesta semana! Um dos eventos ambientais em destaque na estação é a chamada caducifólia, que significa quando folhas caducam, ou seja, folhas que caem, interligadas ao cenário de diminuição das chuvas. As plantas caducifólias, são chamadas assim pois perdem as folhas ao fim do outono e readquirem na primavera. Ouça a conversa completa!

Por que há pessoas que atraem mais mosquitos do que outras?
Existem pessoas que são sempre as primeiras atacadas pelos mosquitos. É coisa de pele: um estudo do Laboratório de Neurogenética e Comportamento da Rockefeller University, nos Estados Unidos, descobriu o que atrai o Aedes aegypti, vetor de doenças: atrair insetos é, então, uma característica física, possivelmente genética, que vai acompanhar a pessoa durante toda a vida. Os estudos, feitos ao longo de meses, mostraram que voluntários preferidos ou preteridos continuaram assim, não importa que roupa usassem, o que comessem ou bebessem. Tema para o comentarista Marco Bravo nesta edição do "CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade".

Entenda a importância dos sistemas de drenagem para as cidades
Os sistemas de drenagem podem ajudar as cidades a reduzirem as inundações e resolverem os problemas de poluição da água. Este é o tema em destaque nesta edição do "CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade". O comentarista Marco Bravo explica essa relação. "Quando a gente fala da importância da drenagem nos centros urbanos, a gente tem que pensar que quando você melhora a drenagem, você aumenta e torna o solo mais permeável, assim como a distribuição da água no decorrer das cidades, principalmente, a água da chuva. Quando você tem grandes enchentes, por exemplo, a drenagem ajuda a diminuir a quantidade de água nas vias. Além disso, as áreas verdes também ajudam nas drenagens", explica.

Quais são e como funcionam os modelos de tratamento de esgoto na Grande Vitória?
O Espírito Santo tem 3,9 milhões de habitantes, segundo prévia do Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. As quatro cidades mais populosas estão na Grande Vitória. Com o crescimento da industrialização e aumento da população, o tratamento de esgoto da Região Metropolitana continua sendo um ponto de preocupação. O funcionamento, o cuidado com o meio ambiente e o destino final dos resíduos são observados por quem preza pela conservação da natureza. Nesta edição do CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade, o comentarista Marco Bravo aborda sobre os modelos de tratamento de esgoto na Grande Vitória.

Descuido dos moradores, problema para a natureza: o risco do lixo no lugar errado
O período de carnaval é uma ótima oportunidade para viajar, curtir uma praia, passar o dia fora de casa. Mas a folia exige responsabilidade, por exemplo, com o descarte de lixo. O lixo após as festas de Carnaval é uma das maiores preocupações quando se fala nos impactos causados no meio ambiente. São latas de alumínio, garrafas de vidro e copos plásticos espalhados pelas ruas. Por diversas vezes é possível encontrar materiais cortantes e/ou perfurantes como vidros (copos/garrafas e lâmpadas quebradas), latinhas de alumínio, agulhas e seringas etc. sendo descartados sem nenhum cuidado. Além de poder machucar os moradores de rua e animais que por ventura venham a fuçar o lixo, a principal vítima é o coletor de lixo. Nesta edição do CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade, o comentarista Marco Bravo explica os riscos.

Os hábitos de moradores que podem ajudar na manutenção da rede de esgoto
Uma rede de esgoto entupida é sinônimo de transtorno para moradores, comerciantes e aqueles que precisam trabalhar para resolver. Por isso, alguns hábitos das pessoas podem facilitar na preservação do funcionamento, evitando que a rede fique entupida ou com o fluxo interrompido. Nesta edição do CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade, o comentarista Marco Bravo explica como indivíduos são capazes de influenciar no bom funcionamento da rede de esgoto. Não jogar papel higiênico no vaso já é uma boa iniciativa, assim como não despejar o óleo de fritura na pia da cozinha. Ouça a conversa completa!

As mudanças climáticas e o efeito na medição da temperatura no ES e no mundo
A cidade de Cachoeiro de Itapemirim, no Sul do Espírito Santo, registrou no último domingo (5) uma sensação térmica de 59ºC, segundo dados do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper). Um dia antes, no sábado, a sensação térmica no Rio de Janeiro alcançou 58ºC. No Espírito Santo ou no Rio de Janeiro, não importa o Estado, as mudanças climáticas são visíveis aos olhos e perceptíveis, gerando, por exemplo, o aumento das temperaturas. Mas o que deve ser feito para amenizar a sensação de calor e, principalmente, frear os estragos causados pelo ser humano no planeta terra? Nesta edição do CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade, o comentarista Marco Bravo explica como as administrações federais, estaduais e municipais têm o poder de atuar contras as mudanças climáticas. Ouça a conversa completa!

Cuidados necessários com as plantas nos dias quentes de verão
Durante os dias quentes, principalmente no verão, as plantas exigem mais água e com maior regularidade do que em outros períodos. Este e outros cuidados são temas do comentarista Marco Bravo, nesta edição do "CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade". Ouça a conversa completa!

Entenda como o plástico impacta a vida marinha
Nesta edição do "CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade", o comentarista Marco Bravo explica como o acúmulo de plástico nos mares e costas pode prejudicar o ecossistema. "Dentro da cadeia alimentar o plástico é um 'problemão' para o meio ambiente, impactando na vida e reprodução de peixes e recifes, por exemplo". Ouça a conversa completa!

Os erros que você costuma cometer ao se proteger da dengue
Calor e muita chuva: o verão tem a combinação ambiental perfeita para a proliferação do mosquito Aedes Aegypti — um velho conhecido dos brasileiros, responsável por transmitir não só a dengue como outras arboviroses, como zika e chikungunya. Na hora de evitar a dengue, é comum cometermos alguns equívocos. Pensando nisso, nesta edição do "CBN Meio Ambiente" e Sustentabilidade", o comentarista Marco Bravo alerta para erros que costumamos cometer ao se proteger da dengue. Entre elas: não reaplicar o repelente durante o dia e só aplicar o repelente nas partes expostas do corpo. Ouça a conversa completa!

Risco de queimaduras por águas-vivas aumenta no verão; entenda
Atenção ao mar! Nesta edição do "CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade", o comentarista Marco Bravo traz como destaque o risco de queimaduras por águas-vivas ou caravelas, em especial, durante o período do verão e altas temperaturas. Nas férias de verão as praias brasileiras apresentam um aumento significativo no número de turistas. Para quem aproveita o calor e se banha no mar, é importante se atentar às águas-vivas. Elas se movimentam nas águas promovendo contrações do corpo ou levadas pelas correntes marítimas. Quando se sentem ameaçadas, soltam um tipo de ferrão microscópio dotado de filamentos que injetam uma substância venenosa na pele do suposto agressor, produzindo uma dor intensa semelhante à da queimadura. Ouça a conversa completa!

O que fazer para conter a infestação de moscas durante o verão
Nesta edição do "CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade", o comentarista Marco Bravo traz como destaque a infestação de moscas em Venda Nova do Imigrante. Moradores das comunidades de Viçozinha, São João e Camargo, no interior do município, na Região Serrana do Espírito Santo, bloquearam uma rodovia da região esta semana em protesto contra a invasão de moscas vindas de granjas localizadas na cidade. De acordo com a prefeitura do município, a comunidade também protocolou um abaixo assinado e relatou o problema ao Ministério Público do Espírito Santo (MPES).

Por que os pombos podem trazer riscos à saúde humana?
Nesta edição do "CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade", o comentarista Marco Bravo traz como destaque o tema infestação de pombos nas cidades e um alerta para o controle da população para evitar danos maiores ao ser humano. Especialistas explicam, por exemplo, que os pombos se reproduzem muito rápido. Além disso, eles não têm predadores. Uma das doenças transmitidas pelos pombos é a criptococose, conhecida como “doença do pombo”. A infecção é causada por fungos que se proliferam nas fezes das aves. Inalados, eles se instalam nos pulmões e de lá migram para o sistema nervoso central. A doença pode dar meningite.

É mosca ou mosquito? Entenda as suas diferenças e como dispersá-los!
Ainda trazendo como destaque os principais vetores que, com o aumento dos índices pluviométricos, acabam se proliferando, nesta edição do "CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade" o comentarista Marco Bravo traz como destaque as moscas e os mosquitos. "Não é tudo a mesma coisa e podemos diferenciar mosca de mosquito quanto, até mesmo, ao nicho ecológico (comportamento/alimentação e reprodução), as doenças mais frequentes transmitidas, tempo de vida e outros aspectos", aponta. Ouça a conversa completa!

O que são vetores? Entenda por que os ratos aparecem durante o período chuvoso!
Nesta edição do "CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade", o comentarista Marco Bravo traz como alerta que, em especial, nos períodos de chuva a preocupação aumenta com a infestação de vetores – animais como pernilongos, pulgas, mosquitos e ratos – e que são responsáveis pela transmissão de doenças. O destaque de hoje é com relação aos roedores! No período chuvoso, as galerias pluviais e caixas de esgoto se enchem de água. Dessa forma, os ratos são expulsos e obrigados a buscar novos esconderijos para viverem e se alimentarem. E nessa hora que ocorrem as infestações desses animais pelos ambientes urbanos. Ouça a conversa completa!

Cuide do seu lixo e ajude a evitar mais problemas em época da chuva!
A chuva que atinge o Espírito Santo desde o final de semana deixa pessoas fora de casa em várias cidades do estado. Desabamento de casas, alagamentos, deslizamento de terra e queda de barreiras são registrados em várias cidades. E vai um alerta importante: O descarte apropriado e acondicionamento correto do lixo podem diminuir o risco de enchentes. O ato de se jogar uma lata de refrigerante na rua, uma sacola plástica de supermercado ou uma bituca de cigarro contribui para o entupimento das bocas de lobo e galerias pluviais e dificulta o escoamento de água durante o período chuvoso. Tema para o comentarista Marco Bravo, nesta edição do “CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade”.a

Efeitos das mudanças climáticas: impacto é pago pelos nossos pulmões, alerta OMS
"O preço das mudanças climáticas é pago pelos nossos pulmões". O alerta é da Organização Mundial de Saúde. De acordo com a entidade, mais de 90% da população mundial respira um ar que fica abaixo dos padrões de qualidade. Isso, por sua vez, está por trás de 7 milhões de mortes prematuras todos os anos. Este é tema em destaque na análise do comentarista Marco Bravo, nesta edição do "CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade".

A Amazônia caminha para o "ponto de não retorno"? Especialista explica!
Por que devemos manter um aumento da temperatura global abaixo de 1,5°C? Quais são as implicações disso para a nossa Floresta Amazônica e por que os cientistas do clima falam em "pontos de inflexão" se atingirmos graus mais elevados de aquecimento global? Enquanto o Brasil bate recorde sob recorde em termos de desmatamento e incêndios na maior floresta tropical do mundo, essas perguntas vêm cada vez mais se somando à lista de preocupações com o bioma amazônico. Tema para Marco Bravo, nesta edição do "CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade". Ouça a conversa completa!

COP 27: últimos 8 anos caminham para serem os mais quentes da história
Os últimos oito anos (2015-2022) se encaminham para ser os mais quentes já registrados na história, de acordo com relatório provisório da Organização Meteorológica Mundial (OMM), órgão das Nações Unidas (ONU). O boletim sobre o estado do clima estima que a temperatura média global esteja 1,15°C acima dos níveis pré-industriais, em 2022. O relatório considera dados registrados até setembro deste ano, de serviços meteorológicos e hidrológicos nacionais e de instituições parceiras da ONU. O documento foi lançado no último domingo (6), quando ocorreu a cerimônia de abertura da Conferência da Organização das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP-27), no Egito, na qual a emergência climática foi a tônica do discurso. Tema para Marco Bravo, nesta edição do "CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade".

Por que é tão difícil erradicar os lixões a céu aberto no país?
Com mais de 30 milhões de toneladas de lixo tendo disposição final irregular, a meta de erradicação dos lixões, estabelecida pela Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) que neste mês completa 12 anos, também não será cumprida neste ano. De acordo com o Índice de Sustentabilidade da Limpeza Urbana – ISLU 2022, a região Sul do país é a única com perspectiva de extinguir totalmente os lixões até 2030, em conformidade com a meta 11.6 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) de reduzir o impacto ambiental negativo per capita das cidades decorrente da má gestão de resíduos. Segundo o Ministério do Meio Ambiente, 757 lixões a céu aberto foram fechados desde 2019 e há ainda 2.500 no Brasil. Nesse ritmo, o objetivo de zerar os lixões até 2024, como preconiza o Marco, não será cumprido. Tema para Marco Bravo, nesta edição do "CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade". Ouça a conversa completa!

Estudo aponta redução de 94% nas populações de animais da América Latina em 50 anos
O novo Relatório Planeta Vivo, produzido pela rede WWF, apontou que, entre 1970 e 2018, houve uma queda média de 69% nas 32 mil populações de espécies vertebradas monitoradas em todo o planeta. O maior declínio aconteceu na América Latina, de 94%, e no Brasil, o relatório identificou ameaças específicas a símbolos nacionais, como o boto cor-de-rosa da Amazônia. Em cima do levantamento, que relaciona a perda de biodiversidade com a degradação dos habitats naturais dos bichos e a intensificação das mudanças climáticas, a WWF-Brasil ainda destacou outras espécies ameaçadas no país: a onça, o tatu-bola, corais e lagartos da Caatinga. Este é o tema em destaque do "CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade", com Marco Bravo!
O indicativo de aumento ou redução da população é calculado com a inserção de dados populacionais em dois tempos diferentes na série histórica. Por exemplo, a população de botos cor-de-rosa na Reserva de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá (AM) diminuiu 65% entre 1994 e 2016. O relatório dedica atenção especial às espécies marinhas e de água doce, principalmente por causa do aquecimento dos oceanos. Um exemplo é a diminuição de 71% da ocorrência de raias e tubarões nos últimos 50 anos. Os corais, berçários para diversas espécies marinhas, são outros alvos de ameaça. Ouça a conversa completa!

As grandes cidades do mundo que estão se fechando para carros
Paris (França), Bogotá (Colômbia), Milão (Itália) e São Francisco (EUA) são exemplos de quatro cidades do mundo que se destacaram por algumas das inovações mais rápidas e arrojadas em favor dos pedestres durante a pandemia da covid-19. Elas estão preservando várias dessas iniciativas para incentivar seus moradores e visitantes a andarem pela cidade a pé. Tema para Marco Bravo nesta edição do "CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade". O comentarista aborda também, em meio a esse cenário, a importância da implantação de ciclovias, do uso das bicicletas e dos desafios quando se trata do assunto mobilidade urbana.

Dia da Natureza: o que precisamos de saber sobre a sua preservação!
O Dia da Natureza é celebrado anualmente em 04 de outubro. A criação desta data surge com a intenção de conscientizar a população quanto a preservação do meio ambiente e dos animais. Além disso, sua escolha é também uma forma de homenagear São Francisco de Assis, padroeiro da ecologia e patrono dos animais. Nesta edição do "CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade", Marco Bravo fala sobre o assunto.

Sem sujeira nas ruas! Como dar a destinação correta ao lixo da propaganda eleitoral
Nesta edição do "CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade", o comentarista Marco Bravo traz como destaque a produção de material de campanha eleitoral – como panfletos, colinhas e banners – e a destinação que deve ser dada a esse tipo de material, a fim de não prejudicar o meio ambiente e a limpeza das cidades. Para se ter uma ideia do gasto com esse tipo de material, levantamento de "A Gazeta", nos últimos dias, apontou que os candidatos que disputam algum posto nas eleições 2022 já gastaram mais de R$ 4 milhões em propaganda impressa. Os dados são referentes às despesas declaradas pelos candidatos e partidos ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e compilados no dia 9 de setembro. Ouça a conversa completa!

A época das flores! Chegada da primavera faz aumentar a polinização
Setembro é o mês que marca um período de transição entre o final do inverno – que, costuma ser muito seco em grande parte do país – com o começo da primavera, que marca o retorno da chuva. Em 2022, o equinócio da primavera no Hemisfério Sul ocorre às 22h04 do dia 22 de setembro. Este é início astronômico da primavera de 2022, que se estende até às 18h48 de 21 de dezembro, pelo horário de Brasília. É sobre a estação que o comentarista Marco Bravo trata nesta edição do "CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade". Entenda as características da estação, o que muda no tempo e o que representa a fase de polinização. Ouça a conversa completa!