
CEBDS Sustentável
By CEBDS

CEBDS SustentávelDec 16, 2021

A contribuição do setor agroalimentar para o Net Zero
Em meio a grandes eventos como a Cúpula de Alimentos da ONU, a COP de Biodiversidade e a COP Clima, acompanhamos o engajamento do setor empresarial e ousados compromissos rumo à neutralidade climática. Nesse episódio vamos explorar como duas grandes empresas da cadeia de alimentos estão agindo para alcançar suas metas de neutralidade e qual é a relevância do setor alimentício na redução de emissões de gases do efeito estufa.
Contamos com a participação de Alessandra Fajardo, Diretora de Estratégia de Engajamento para Agricultura e Meio Ambiente para América Latina da Bayer e Cibele Costa Zanotta, Diretora de Assuntos Corporativos da Danone, ambas membras do GT Sistemas Alimentares do CEBDS.
Patrocínio: Bayer, Danone e Amaggi.

Jornada empresarial de descarbonização
No quarto e último episódio da série de podcasts sobre mercados de carbono, o objetivo é entender o que as empresas estão fazendo na prática dentro da jornada de descarbonização. Para isso, contamos com depoimentos de empresas líderes em seus distintos setores: Schneider, Neoenergia e Vale. Ao explorar como o tema da descarbonização é abordado nas empresas, podemos entender os aspectos mais relevantes para cada uma delas na promoção dessa agenda.
Patrocínio: Instituto Clima e Sociedade (iCS), Bayer, Schneider, Neoenergia e Vale.

Mercados de carbono voluntários
No terceiro episódio da série de podcasts sobre mercados de carbono, o foco está em mercados voluntários de carbono. Para entender quais são as principais oportunidades às empresas nesse tipo de mercado e conexões do mercado voluntário com o mercado regulado, convidamos o Head de Sustentabilidade da Bayer, Eduardo Bastos, para nos contextualizar sobre o mercado voluntário de carbono e os créditos de carbono, ou offsets. Ao passar pela geração e diferentes fontes de offsets, podemos entender como é possível garantir a qualidade dos offsets e como tais créditos conversam com os pilares social e econômico da sustentabilidade.
Patrocínio: Instituto Clima e Sociedade (iCS), Bayer, Schneider, Neoenergia e Vale.

Mercados de carbono regulados e o Artigo 6 do Acordo de Paris
No segundo episódio da série sobre mercados de carbono, buscamos entender
junto ao professor Ronaldo Seroa (UERJ) quais são as principais oportunidades
que se abrem ao setor empresarial brasileiro em decorrência da implementação
de um mercado de carbono nacional regulado, assim como os riscos da não
implementação de tal mercado. Após apresentar conceitos gerais sobre
mercados de carbono e afunilar para a realidade brasileira, aborda-se também
uma breve contextualização sobre o Artigo 6 do Acordo de Paris e possíveis
conexões do mercado nacional regulado com a regulamentação do Artigo 6.
Patrocínio: Instituto Clima e Sociedade (iCS), Bayer, Schneider, Neoenergia e
Vale.

Metas net zero no setor empresarial
No primeiro episódio do podcast Sustentável sobre mercados de carbono,
convidamos o Lauro Marins, Head de ESG e Mudanças Climáticas da consultoria
Resultante, para nos ajudar a entender o que é o net zero e como se relaciona
com a realidade das empresas. Para isso, contextualizamos o conceito de net
zero com foco no setor empresarial, de modo a entender os problemas e
desafios encontrados nesse tipo de meta atualmente. A partir de tais pontos, é
possível entender como as empresas podem superar tais problemas e desafios
para aproveitar as oportunidades trazidas pelas metas net zero.
Patrocínio: Instituto Clima e Sociedade (iCS), Bayer, Schneider, Neoenergia e
Vale.

O desafio de rastrear e certificar alimentos
No terceiro episódio do podcast CEBDS Sustentável, exploramos como a rastreabilidade apoia a sustentabilidade da cadeia de alimentos, e buscamos entender qual é o papel de produtoras de grãos e de empresas de transporte no cenário geral do desenvolvimento sustentável.
Contamos com a participação de Renata Twardowsky Ramalho, Gerente Executiva de Sustentabilidade na Rumo Logística, e Juliana Lopes, Diretora de Sustentabilidade da Amaggi, ambas membros do GT Sistemas Alimentares do CEBDS.
Patrocínio: Bayer, Danone e Amaggi.

Rastreabilidade para garantir sistemas alimentares sustentáveis
No segundo episódio do podcast CEBDS Sustentável, nos aprofundamos na compreensão da cadeia produtiva de alimentos, e da rastreabilidade como ferramenta transformadora para a educação e transparência perante a cadeia.
Contamos com a participação da Zenaide Guerra, Diretora de Comunicação Corporativa, Branding e Relações Externas para a América Latina da DSM e o José Pugas, membro do conselho da CEPTIS, empresa especializada em atividades tecnológicas de rastreabilidade segura, ambos membros do GT Sistemas Alimentares do CEBDS.
Patrocínio: Bayer, Danone e Amaggi.

Colaboração acima de competição para sistemas alimentares sustentáveis
Como empresas de diferentes elos da cadeia produtiva podem colaborar para transformar sistemas alimentares? Você saberia responder essa questão?
Essa é a pergunta fundamental que guia o Grupo de Trabalho de Sistemas Alimentares do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS). Com mais de 20 empresas de diversos elos da cadeia produtiva de alimentos, o GT visa estar na vanguarda da transição para sistemas saudáveis, inclusivos e resilientes.
Na estreia do podcast CEBDS Sustentável, falamos sobre como o setor agroalimentar deve ser um dos protagonistas no desenvolvimento sustentável no Brasil. Com a participação de Lúcio Vicente, Diretor de Sustentabilidade do Carrefour e Carolina Pecorari, Diretora de Sustentabilidade e ESG para a América Latina da Ambev.
Patrocínio: Bayer, Danone e Amaggi.