
Tendências de Mercado e Consumo - Celia Linsingen
By Célia Linsingen
Vou adorar ouvir sua opinião sobre este podcast, sugestões e ideias!
@celia_linsingen ou contato@celialinsingen.com.br

Tendências de Mercado e Consumo - Celia LinsingenMay 25, 2021

#59 SHOPPER DO FUTURO - Parte 1
Neste episódio, trago para você as últimas tendências do comércio eletrônico, com dados e insights valiosos. Estou empolgada em compartilhar que os gastos online estão em constante crescimento, subindo de 57% para um sólido 58% no último ano. Você sabe quem lidera a corrida global de compras online? E quais são as projeções para a maioria dos gastos online nos próximos 10 anos?
Além disso, é incrível observar como nosso comportamento como consumidores está passando por mudanças profundas e permanentes. O aumento na adoção das compras online está desafiando até mesmo nossos maiores receios em relação à tecnologia. Na verdade, a maioria de nós, 68%, está se sentindo mais à vontade com a revolução digital atualmente. Vou analisar de perto as diferenças de comportamento entre as faixas etárias, com as gerações mais jovens liderando essa transformação, mas também com um olhar atento aos não tão distantes "over 55".
Mas espere, tem mais! Vamos explorar o empolgante mundo do comércio omni-channel, onde o varejo físico e digital se encontram para uma experiência de compra sem igual. E, claro, vou abordar o varejo de produtos caros - até onde as pessoas estão dispostas a ir ($) para adquirir um único produto? Prepare-se para uma jornada repleta de informações empolgantes e análises profundas sobre as tendências do comércio eletrônico que estão redefinindo o jogo das compras online, e estou animada em tê-lo(a) aqui para explorar isso comigo. Este é apenas o primeiro episódio desta série.
Fonte: The Future shopper 2023 | Wunderman Thompson https://encurtador.com.br/cGY56
DICA DE CONTEÚDO COMPLEMENTAR: Podcast: VAREJO CAST: https://open.spotify.com/show/3GX3RkqTDVFQDE2Q48gK4C

#58 MARCAS - Tendências em Gestão - Parte 2

#57 MERCADO DE BELEZA
Neste episódio, falo sobre a evolução do mercado de beleza. Números que refletem sua resiliência, margem de lucro, perspectivas de crescimento mundial, novos produtos com novas indicações, o poder do SkinCare e a transformação nascente do HairCare. Mais do que tudo, adorei falar sobre a "nova beleza": mais ampla, menos estética. Bem estar, saude mental, sono, atenção plena, meditação... Beleza integral. Wellness. Eu super curto! Voltando ao episódio: O que as consumidores esperam dos produtos? As gerações enxergam de maneira distinta? Vou explorar a influência da Geração Z (1996-2010) e a beleza de luxo, os suplementos, a sustentabilidade e muito mais. Você vai se surpreender como os mais jovens ainda gostam e valorizam as lojas físicas...
FONTE: MCKINSEY, MINTEL
Dicas de conteúdo complementar:
Livro: A CORAGEM DE SER IMPERFEITO - Brené Brown https://amzn.to/47vbdj8 : vídeo com resumo (https://www.youtube.com/watch?v=ylCVAegDk8g)
Livro: A HISTÓRIA DA BELEZA - Umberto Eco https://amzn.to/3OWKEfr
Episódios Podcast:
#47 Envelhecimento e Ciclo circadiano: viver mais, viver melhor!
https://spotifyanchor-web.app.link/e/oQyLlPV7hCb
#15 Ciclos de Vida de Produto: cada vez mais curtos. Por que essa tendência está mais forte?
https://spotifyanchor-web.app.link/e/0bAEXg57hCb

#56 ECONOMIA DA LONGEVIDADE
A ECONOMIA DA LONGEVIDADE é a soma de soma de toda atividade econômica para atender às necessidades daqueles com mais de 50 anos, incluindo produtos e serviços que eles consomem diretamente como a atividade econômica que esse gasto possa gerar. Esta parcela da população é cada vez mais representativa: % na população e impacto econômico. Representa uma fatia demográfica em plena expansão e que é ignorada por muitas empresas e marcas. Falta representatividade em comunicação e faltam produtos e serviços pensados para ela. A maioria das marcas concentra estratégias em 18- 45 e parecem não quer se vincular aos adultos com mais idade. Sem mencionar os preconceitos e estereótipos tão ultrapassados e nada representativos. Atenção gestores de marcas, marketing, P&D, publicitários, empreendedores: Super oportunidade de mercado para quem souber o que e como fazer!
FONTES: Folha de São Paulo, Revista Elle, Época Negócios, Firjan, WGSN
FDC LONGEVIDADE: https://www.fdc.org.br/conhecimento/publicacoes/relatorio-de-pesquisa-35086
HYPE50+: https://hype50mais.com.br/
ECONOMIA LONGEVIDADE - CASA FIRJAN: https://casafirjan.com.br/lab-de-tendencias/aquario-casa-firjan/economia-da-longevidade-como-preparar-o-mercado-para-uma
Dicas de conteúdo complementar:
EPISÓDIOS PODCAST:
#44 MARKETING INCLUSIVO: https://open.spotify.com/episode/40PdN5L2RYuu6WX9laTcU2?si=dIl_exkHSeuTB5ibQstqLg #41 ECONOMIA PRATEADA: https://open.spotify.com/episode/3vGjf0GGn6ozimat0gUhJF?si=As_NkQqmTvigti9QiCtZzA #5 POPULAÇÃO ACIMA DE 60: https://open.spotify.com/episode/05OrGEhNjwhJq2WcyA8Nm9?si=ls3QvqTQR5O-WECeAMXyBQ SÉRIE: GRACIE AND FRANKIE: duas idosas sensacionais desenvolvem um produto específico para mulheres 70+ (entre muitas outras peripécias): NETFLIX
LIVROS:
Longevidade: Uma breve história de como e por que vivemos mais - Steven Johnson https://amzn.to/3YeamyT
Grande Magia: Vida criativa sem medo - Elizabeth Gilbert - https://podcasters.spotify.com/pod/dashboard/episode/e1vp1d1

#55 SLOW FASHION: luxo silencioso e onda artesanal
Uma tendência influência a outra. Consumo consciente, sustentabilidade e o locavorismo influenciaram o Slow Fashion: movimento que valoriza a transparência na seleção, produção e descarte de matérias primas, privilegia produção local (pegada de carbono e distruibuição econômica) e opta por produtos mais sustentáveis e de vida mais longa, tanto pela qualidade quanto pelo estilo mais atemporal. Bebendo desta fonte temos o luxo silencioso (Quiety luxury) que não deixa de ser uma manifestação de slow fashion para consumidores de alto luxo. Sim, sem logos ostensivas, por isso o Quiet… E correndo ao lado, a valorização das peças feitas à mão, sob medida, personalizadas.
FONTE: WGSN, VOGUE, TRENDSCE, 37TREND, BUSINESS-LIFE
INSIGHTS:
1. QUIET LUXURY e a série SUCCESSION (HBO) https://www.glamour.com/story/succession-outfits-that-are-the-epitome-of-quiet-luxury | https://www.glamour.com/story/what-is-stealth-wealth-quiet-luxury-fashion-trend
2. QUEDA DA LOGOMANIA https://thred.com/pt/estilo/por-que-a-logomania-da-moda-est%C3%A1-sendo-trocada-por-um-luxo-silencioso/
3. CONSUMO CONSCIENTE E MODA SUSTENTÁVEL https://thred.com/pt/estilo/por-que-a-logomania-da-moda-est%C3%A1-sendo-trocada-por-um-luxo-silencioso/
4. ARTISAN ECONOMY https://journals.sagepub.com/doi/full/10.1177/0896920521991195#:~:text=In%20the%20artisan%20economy%2C%20the,connection%20between%20buyer%20and%20seller.
Dicas de Conteúdo complementar:
EPISÓDIOS PODCAST:
#27 CONSUMO CONSCIENTE https://open.spotify.com/episode/78P2h1cUsecaNPI6AIajyS?si=PBh_xALsQOmcWVKVyrlJzQ
#42 SIDE HUSTLE - Projeto pessoal paralelo ao trabalho full time https://open.spotify.com/episode/1UX1WKQOlivp7qZqu6Y41C?si=ThzDFkcUQmCFQE7jLw3y2w
DOCUMENTÁRIO:
MINIMALISMO JÁ https://www.netflix.com/br/title/81074662

#54 COMPRA INTENCIONAL
Tudo bem planejado. Compras por impulso? Não estão em alta. Agora o planejamento, o cuidado, a intenção está ali na hora em que se necessita comprar algo. O mindfulness chegou ao consumo. Será?
Para uns, a pesquisa do impacto social e ambiental norteia a escolha, para muitos o orçamento familiar apertado determina e reconsidera hábitos e marcas de consumo. Flexibilidade (versatilidade), durabilidade e sustentabilidade são atributos bem importantes para a escolha intencional do produto. Não à toa, já vemos crescer os produtos multifuncionais que podem ser utilizados com mais de um propósito. A maquiagem que protege e trata a pele além de embelezar. O tênis que pode ser utilizado em todas as ocasiões. A Airfryer com suas "1001 utilidades".
FONTE: Euromonitor, Mintel, A Economia B, Offerwise, Google.
INSIGHTS:
1. DENGO CHOCOLATES (https://dengo.com/pt/pages/impact). Perceba o propósito claro da marca e como seus impactos são mensurados e comunicados.
2. VERT (https://www.vert-shoes.com.br/o-projeto.html). A cadeia produtiva é bem explicada. Matéria-prima, produção, tecnologia.
3. O BOTICÁRIO (https://www.boticario.com.br/dicas-de-beleza/boti-recicla-conheca-o-programa-de-retorno-de-embalagens-vazias/). Reciclagem. Retorno.
4. ISTO É DINHEIRO (https://www.istoedinheiro.com.br/inflacao-65-dos-consumidores-passam-a-comprar-marcas-mais-baratas/). Escolha por marcas mais baratas.
Dicas de Conteúdo complementar:
livro: SMALL DATA (https://amzn.to/3Nx7Lv6)
livro: MUITO ALÉM DA SORTE - Processos inovadores para entender o que os clientes querem (https://shre.ink/lsio)
Episódio Podcast - CONSUMERISMO E CONSUMISMO - Diferenças importantes (https://shre.ink/lskQ)

#53 MARCAS - Tendências em Gestão - Parte 1
As marcas precisam ser autênticas. Nada novo até aqui: Autenticidade é mandatória em um mundo hiper competitivo onde os valores dos consumidores influenciam em suas escolhas de consumo. Os Consumidores apreciarão - cada vez mais - marcas abertas e vulneráveis, MAS só tendem a defender, celebrar e a serem leais àquelas que fazem progresso real em mudanças sociais e ambientais e empoderam seus consumidores a fazer o mesmo. Ou seja, querem AÇÃO. Além das promessas e posicionamentos "teóricos", os consumidores esperam que as marcas lideram a mudança pelo PROPÓSITO. Como está sua marca em relação a esta tendência? Não está conectada com nenhuma mudança social; Está conectada a poucas causas sociais; Nosso propósito é mudança social. FONTE: Trendwatching (2023 Trend Check) INSIGHTS: 1. Como começar: Veja exemplos Vivo50+ (https://encurtador.com.br/avFX6) | Refis de embalagens (https://encurtador.com.br/nrvz1). 2. Quer ampliar: Se inspire na ÚNICA ENTREGA (https://encurtador.com.br/lEGK2) e FARM (https://encurtador.com.br/guxy2) 3. Aprender com quem nasceu assim: Conheça empresas que já nasceram para o impacto positivo: GERANDO FALCÕES (https://gerandofalcoes.com) e NUDE (https://heynude.com.br)
Dicas de Conteúdo complementar:
livro ECONOMIA DONUT (https://youtu.be/vuWz04ugNOw) | https://amzn.to/3P3isbh
Série MADAM C J WALKER (https://l1nq.com/VIVDD)

Quarta Temporada
Bem-vindo à quarta temporada do Podcast Tendências de Mercado e Consumo!
Prepare-se para insights inéditos sobre o mundo dos negócios. Estar por dentro das tendências de mercado e consumo é a maneira mais inteligente e rápida de criar produtos e serviços inovadores e, por isso, alinhados aos desejos dos consumidores.
Você vai me ajudar muito se responder a enquete que disponibilizo aqui. Pleeease!
Obrigado por fazer parte desta comunidade!

#52 Mercado de alimentos Plant Based

#51 Mercado Pet - Tendências Parte 3

#50 Mercado Pet - Tendências Parte 2

#49 Mercado Pet - Tendências Parte 1

#48 Moda circular = moda sustentável

#47 Envelhecimento e Ciclo circadiano: viver mais, viver melhor!

#46 Workation (Work + Vacation)

#45 Food & Drinks Trends: comer e beber nunca foi tão consciente.

#44 Marketing Inclusivo: prioridade para as marcas da nova economia

#43 Colaborador virou cliente?

#42 Side Hustle - Projeto pessoal paralelo ao trabalho full time.

#41 Economia Prateada - Silver economy

#40 Employee advocacy

#39 O “G” do ESG: Governança

#38 O “S” do ESG: social

#37 O “E” do ESG: environmental = Meio Ambiente

#36 ESG - O que significa. Qual seu impacto.

January 21, 2022

#35 Tendências 2022 - Parte 3: Recommerce, idosos digitais, blue zones, dating coach e mais.

#34 Tendências 2022 - Parte 2: Inclusão, comer melhor, nova hospitalidade, “farm-to-phone” e mais…

#33 Tendências 2022 - Parte 1 : Controle, diversão e ética.

#32 Chega logo 2030!

#31 Spoiler alert: 2030 é logo ali…

#30 DNVB Digitally Native Vertical Brands

#29 YOLO - You only live once

#28 Slow Travel

#27 Consumo consciente

#26 Bem-estar: Novo status para os cuidados domésticos.

#25 Tendências de Marketing - Next years - parte 2

#24 Tendências de Marketing - Next years - parte 1

#23 Tendências 2021 - Moda e estilo de se vestir

#22 Tendências 2021 - Alimentos e Bebidas

#21 Tendências 2021 - parte 3

#20 Tendências 2021 - parte 2

#19 Tendências 2021 - parte 1

#18 Flexitarianismo: tendência em consumir mais alimentos de origem vegetal e menos de origem animal

#17 Novos valores, novos hábitos: o que vai permanecer após a pandemia?

#16 Nova Economia: as marcas e seu impacto positivo na sociedade e no planeta.

#15 Ciclos de Vida de Produto: cada vez mais curtos. Por que essa tendência está mais forte?

#14 Simplicidade. Uma tendência que envolve todos os segmentos.

#13 Curadoria: a arte de selecionar conteúdos e experiências mais ricas.
