
Conversas de Impacto com esolidar e Instituto GESC
By esolidar
Conheça a esolidar: esolidar.com
Conheça o Instituto GESC: igesc.org.br

Conversas de Impacto com esolidar e Instituto GESCJan 28, 2022

Temp.3/Ep.5 O que é Governança Corporativa e como chegar a processos gerenciais mais transparentes e confiáveis por meio do ESG?
Você entende o que o G, de Governança, em ESG, significa? No quinto episódio da 3ª temporada do Podcast Conversas de Impacto, nossa convidada fala sobre as diferentes expressões da governança corporativa, e como uma gestão mais transparente e igualitária pode transformar a maneira como a empresa é vista e vivenciada por seus stakeholders.
Convidada: Raquel Gaudêncio é advogada licenciada pela Ordem dos Advogados de São Paulo, com MBA em Gestão e Business Law pela Fundação Getúlio Vargas. Atua há 20 anos no Grupo Banco do Brasil, dos quais 11 anos diretamente com Governança Corporativa. Até meados de 2021, atuou coma a head de Governança da BB Seguridade, empresa de capital aberto que concentra todas as participações do Grupo Banco do Brasil nos negócios de seguros, previdência privada, capitalização, planos odontológicos e na distribuição de todos estes produtos, tendo estado à frente da parte societária de importantes reorganizações. Atualmente, é a responsável pelas frentes de Estratégia, Inteligência de Mercado, Inovação, Sustentabilidade e Governança Corporativa da Brasilseg, a empresa se seguros do Grupo Banco do Brasil, companhia que fatura de 10bilhões de reais/ano (equivalentes a 1,6 bilhões de Euros) e tem uma carteira de 5 milhões de clientes.
Participação especial de Melina Lobo, da Associação Amigos da Casa Verde.
Moderação: Maristela Leão, esolidar, e Ana Aurélia Pereira, IGESC.
Conheça a esolidar: esolidar.com
Conheça o Instituto GESC: igesc.org.br

Temp.3/Ep.4 Como o investimento no Social do ESG impacta positivamente na gestão de riscos das empresas?
Apostar em práticas socioambientais na construção de uma relação mútua com a sociedade é uma forma prática e efetiva de reduzir os riscos corporativos dos negócios. Assim como os aspectos Ecoambiental e de Governança, o Social impacta, direta ou indiretamente, na solidez do negócio e na construção de estratégias mais atrativas para o mercado e os investidores. No quarto episódio da terceira temporada do Conversas de Impacto, falamos sobre como aplicar estas iniciativas na prática e ampliar o impacto positivo nas empresas.
Convidada: Viviane Elias Moreira tem mais de 12 anos de experiência em Gestão de Riscos, Crises, Controles Internos e Continuidade de Negócios, com formação em Processos Gerenciais, MBA em Business Information Security e Cyber Security, certificada pelo British Standards Institution (BSI) como Master Business Continuity e responsável pela tese “Gerenciamento de Crises não aparentes que podem afetar o seu negócio”, premiada em 2018 na Risk University da KPMG. Atuou em empresas nacionais e multinacionais nos segmentos varejistas, bancários, seguros e saúde, além de ter atuado como Technical Expert em processos de certificação em Gestão de Riscos e Continuidade de Negócios na América Latina. Atualmente é Co-fundadora da edtech Plurie br, associada a WCD (Women Corporate Directors), integrante do Grupo Conselheiras 101, 1º grupo de formação de executivas negras para posições de conselho, integrante do Comitê de Ética e Integridade da Secretaria de Transporte do Estado de Minas Gerais e atua em grupos de trabalho com foco em diversidade e inclusão.
Participação especial de Rodrigo Robles, Presidente da organização Gotas de Flor com Amor.
Moderação: Maristela Leão, esolidar, e Ana Aurélia Pereira, IGESC.
Conheça a esolidar: esolidar.com
Conheça o Instituto GESC: igesc.org.br

Temp.3/Ep.3 Meio ambiente e sustentabilidade: integrando ações da sociedade e das empresas
Neste episódio, mediadoras e convidado falam sobre o papel das empresas e da sociedade civil na construção de uma cultura sustentável. Também é apresentado os desafios na esfera ambiental que podem impactar negativamente a produção/crescimento de diversos segmentos e quais ações podem ser implementadas pelas empresas para minimizar seu impacto no ambiente.
Convidado: Luis Felipe Adaime, Founder e CEO da Moss.Earth.
Participação especial da Ana Adusara, Coordenadora de Articulação e Práticas Educativas da Pontes da Terra
Moderação: Maristela Leão, esolidar, e Ana Aurélia Pereira, IGESC.
Conheça a esolidar: esolidar.com
Conheça o Instituto GESC: igesc.org.br

Temp.3/Ep.2 Tecnologia e parcerias para potencializar as práticas ESG
O segundo episódio da temporada traz, como mote, o papel estratégico da tecnologia na viabilização de práticas ESG. Como encontrar parceiros que desenvolvam soluções nas áreas Ambiental, Social e de Governança e de que forma estas parcerias contribuem para a geração de resultados rápidos, efetivos e sustentáveis? Quais os tipos de parcerias possíveis? Como converter parcerias pontuais em ações de longo prazo?
Convidada: Anna de Souza Aranha é diretora do Quintessa. O Quintessa é um ecossistema de soluções empreendedoras e inovadoras para os desafios sociais e ambientais centrais do país. Desde 2009, trabalha pela integração estratégica entre impacto positivo e resultado financeiro, atuando junto a empreendedores de negócios de impacto, grandes empresas, investidores, institutos e fundações para promover as agendas de inovação, impacto positivo e ESG. Formada pela FGV, cursou a Stanford Ignite (Stanford University Graduate School of Business), com foco em empreendedorismo e inovação, e a Singularity University.
Participação especial de Fernando A Lins, Secretário Geral daa Link Tecnologia Social.
Moderação: Maristela Leão, esolidar, e Ana Aurélia Pereira, IGESC.
Conheça a eSolidar: esolidar.com
Conheça o Instituto GESC: igesc.org.br

Temp.3/Ep.1 ESG nas empresas: como direcionar o pensamento estratégico à agenda do momento?
O tema macro da terceira temporada do Conversas de Impacto será... ESG!
Neste primeiro episódio, as mediadoras e o convidado conversam sobre o contexto e como incorporar a agenda ESG à rotina corporativa. Quais os primeiros passos para a compreensão das demandas ESG, como encontrar caminhos que tenham fit com o DNA do negócio e como mobilizar todos os setores da empresa para a mudança de pensamento e cultura.
Convidado: Luiz Otávio Goi Jr. tem formação na área ambiental, especialista em Educação, Saúde e Segurança do Trabalho, Sustentabilidade Empresarial, MBA em Gestão Empresarial e MBA em ESG & IMPACT. Tem expressiva vivência em gestão no ramo da indústria, na qual soma mais de 15 anos de experiência nos ramos automobilístico, energia e bens de consumo. Atualmente, é executivo em sistemas de gestão em indústria de grande porte, autor dos livros “Administrando sistemas, gerindo processos e engajando pessoas” e “Aprimorando sistemas, otimizando processos e desenvolvimento pessoas”, e publica artigos periódicos voltados a sistemas de gestão, sustentabilidade, gestão empresarial e corporativa em revistas e páginas técnicas na área e na sua coluna no Instituto brasileiro de Sustentabilidade "Sustentabilidade Corporativa e ESG".
Participação especial de Jorge Toquetti, Diretor Geral da ONG Banco de Alimentos.
Moderação: Maristela Leão, esolidar, e Ana Aurélia Pereira, IGESC.
Conheça a esolidar: esolidar.com
Conheça o Instituto GESC: igesc.org.br

Temp.2/Ep.5 Como o propósito impulsiona a sociedade
Como seres humanos, estamos sempre buscando algo que faça sentido para a nossa existência e para tudo que nos propomos fazer. Mas, agora, as empresas também estão entendendo que o seu propósito não é só o lucro. Elas têm muito à oferecer para a sociedade.
Pensando nisso, conversamos com o Afonso Borga, responsável pela área de Voluntariado Corporativo do GRACE (Portugal), para entender como o propósito pode impulsionar o crescimento da empresa, gerar mais engajamento dos colaboradores e desenvolver parcerias com as Organizações da Sociedade Civil, gerando impacto e desenvolvimento sustentável.
Conheça a eSolidar: business.esolidar.com
Conheça o Instituto GESC: igesc.org.br

Temp.2/Ep.4 A importância de uma estratégia estruturada de RSE
Já faz quase 20 anos que a Responsabilidade Social entrou na pauta dos negócios. Mas não são todas as iniciativas que se conectam com as necessidades da comunidade e muito menos com a natureza da empresa.
Por isso, no episódio 4 da segunda temporada do Conversas de Impacto conversamos sobre como uma estratégia estruturada de RSE é capaz de melhorar o alcance e o impacto das ações e desenvolver uma economia mais sustentável.
Entrevistados:
- Carlos Azevedo, CEO do IES - Social Business School, Portugal
- Marcelo Azevedo, Co-fundador da TocaLivros, Brasil
Conheça a eSolidar: business.esolidar.com
Conheça o Instituto GESC: igesc.org.br

Temp.2/Ep.3 Leis de incentivo fiscal para o fomento de projetos sociais e culturais
O Ian Gigliotti, fundador da produtora cultural Sala 33, nos fala, neste episódio do Conversas de Impacto, sobre a sua experiência com Leis de Incentivo.
Entenda como elas funcionam, seus benefícios para as empresas, governos, OSCs e sociedade e o que você precisa ficar atento sobre esse tema.
Conheça a eSolidar: business.esolidar.com
Conheça o Instituto GESC: igesc.org.br

Temp.2/Ep.2 Como os negócios sociais prosperam
Neste episódio do Conversas de Impacto saiba como os negócios sociais se diferenciam dos negócios tradicionais; qual deve ser sua relação com o lucro; qual o perfil de um empreendedor social e como montar um negócio social.
Entrevistados:
- Luiz Alexandre Mucerino, Vice-presidente no Instituto Jatobás
- Lilian Prado, Empreendedora Social e Co-fundadora da Acreditar, em Pernambuco
Conheça a eSolidar: business.esolidar.com
Conheça o Instituto GESC: igesc.org.br

Temp.2/Ep.1 O que é e os desafios da Sociedade Civil Organizada
No primeiro episódio da segunda temporada do Conversas de Impacto falamos sobre os diferentes papéis da Sociedade Civil Organizada, seus desafios de cresimento, empreendedorismo social e parcerias com o setor privado.
Entrevistados: Alfredo dos Santos Junior, Diretor Executivo do Instituto GESC, e Luciana Quintão, Fundadora da ONG Banco de Alimentos.
Conheça a eSolidar: business.esolidar.com
Conheça o Instituto GESC: igesc.org.br

Temp.1/Ep.6 Valor compartilhado - Como alinhar o progresso econômico com o social e ambiental
Segundo Michael Porter, professor da Harvard Business School, valor compartilhado não é responsabilidade social, filantropia ou mesmo sustentabilidade, mas sim uma nova forma de obter sucesso econômico. Ele define valor compartilhado como políticas e práticas operacionais que aumentam a competitividade de uma empresa, ao mesmo tempo em que melhoram as condições sócio-econômicas nas comunidades em que a empresa atua.
No último episódio da primeira temporada vamos discutir como as empresas podem alinhar o progresso econômico com o social e ambiental.
Entrevistada: Silvia De Tommaso, empresária, professora e consultora em gestão empresarial, tendo o seu mestrado em Gestão de Negócios pela Fia Business School, o foco na aplicação do conceito de estratégia de vantagem competitiva Criação de Valor Compartilhado de Michael Porter e Mark Kramer.
Conheça a eSolidar: business.esolidar.com
Conheça o Instituto GESC: igesc.org.br

Temp.1/Ep.5 Voluntariado como recurso efetivo da RSE
O voluntariado corporativo pode ser definido como o conjunto de ações realizadas pelas empresas com o objetivo de incentivar e apoiar o engajamento de seus colaboradores em ações voltadas à comunidade.
Mas como as empresas podem desenvolver um programa que contemple as competências dos funcionários e gere impacto e complemente a atuação das organizações da sociedade civil? Isso é o que vamos discutir no episódio 5 da primeira temporada do Conversas de Impacto.
Entrevistados:
- Inês Franco Alexandre, CEO do Movimento Transformers, em Portugal.
- Cláudio Dutenhefner, Presidente do Conselho de Administração do Instituto GESC, em São Paulo.
Conheça a eSolidar: business.esolidar.com
Conheça o Instituto GESC: igesc.org.br

Temp.1/Ep.4 Desenvolvimento Local
Os desafios do Desenvolvimento Local mostram como a Responsabilidade Social se materializa e completa a atuação do trabalho em rede. Estabelecer diálogos com a comunidade e efetivamente causar impacto positivo no entorno passa por ser capaz de ouvir e ser ouvido pelo poder público e a comunidade, trabalhando em cooperação.
Entrevistada: Marcela Bacchin, Sócia e Diretora na Teçá Impacto Positivo
Conheça a eSolidar: business.esolidar.com
Conheça o Instituto GESC: igesc.org.br

Temp.1/Ep.3 Trabalho em Rede
O trabalho em rede é vital para garantir a capilaridade e ampliação dos impactos positivos.
A união entre empresas, comunidade, instituições sociais e até governos pode ser frutífera para todas as partes quando há uma comunicação transparente e respeito pelas diferenças.
É preciso adotar ainda alguns cuidados nesse tipo de trabalho colaborativo e sempre associar as necessidades da população com a estratégia da empresa e as políticas públicas disponíveis.
No terceiro episódio do Conversas de Impacto, vamos falar de experiências e de como o trabalho em rede acontece no dia a dia.
Entrevistados: Yara Rita dos Santos, Conselheira e Instrutora do Programa GESC, e Filipe Almeida, Presidente da Portugal Inovação Social.
Conheça a eSolidar: business.esolidar.com
Conheça o Instituto GESC: igesc.org.br

Temp.1/Ep.2 Implantação de Programas e Projetos de Responsabilidade Social
Neste 2º episódio do Podcast Conversas de Impacto, vamos falar sobre os desafios em implantar a RSE, a importância dos programas de RS, as diferenças entre programa, projetos e processos e como as empresas podem dialogar com as instituições sociais e inseri-las em seus programas de RS.
Entrevistada: Cristina Moreno, trabalhou 35 anos no segmento de papel e celulose, hoje atua ao lado do terceiro setor e é Conselheira e Instrutora do Programa GESC, em São Paulo.
Conheça a eSolidar: business.esolidar.com
Conheça o Instituto GESC: igesc.org.br

Temp.1/Ep.1 Responsabilidade Social - Principais Conceitos
No primeiro episódio, buscamos esclarecer as origens da Responsabilidade social, suas diversas interpretações e sua importância nos dias de hoje. Neste cenário de grandes tensões sociais vamos discutir como empresas e organizações estão percebendo cada vez mais que não existe dicotomia entre responsabilidade social e lucro.
Entrevistados: Alfredo dos Santos Junior, Diretor Executivo do IGESC (Brasil) e Carlos Souza Santos, Gestor de Resiliência da Human Power Hub (Portugal).
Conheça a eSolidar: business.esolidar.com
Conheça o Instituto GESC: igesc.org.br