
Direito na Mão
By Brandão Canella Advogados Associados

Direito na MãoSep 04, 2023

Como comprovar o tempo de trabalho rural.
Nesse episódio, a Advogada Isabela Rossitto Jatti informa os ouvintes como comprovar o tempo de trabalho rural e antecipar a aposentadoria. Sendo assim esclarecendo que o tempo rural é considerado tempo de trabalho individualmente, e existem possibilidades de adiantar a concessão ou então gerar aumento no valor do benefício desde que haja comprovação da atividade exercida.

Inscrição de plano de saúde: Netos e dependentes.
Nesse episódio, o Advogado Thiago de Abreu e Silva informa os ouvintes sobre a inscrição de netos como dependentes em planos de saúde.

12 profissões que antecipam a aposentadoria.
Nesse episódio, a Advogada Isabela Rossitto Jatti informa os ouvintes as doze profissões que podem ter aposentadoria concedida no INSS de forma antecipada. Sendo assim esclarecendo que trabalhadores que estão expostos à algum tipo de risco como acidente de trabalho, malefícios obtidos ao exercer a função e exercício de função insalubre podem ter seu benefício concedido de forma antecipada.

Aposentadoria Híbrida
Nesse episódio, a Advogada Renata Silva Brandão informa e apresenta aos ouvintes sobre a aposentadoria híbrida. Sendo assim esclarecendo que mesmo que haja pouco tempo de registro em carteira de trabalho, pode optar por esta aposentadoria sendo necessário homens ter 65 anos e mulheres 62 anos além disso, o segurado deverá ter completado 15 anos de contribuição.

Decisão do STF sobre o cálculo de pensão por morte.
Nesse episódio, a Advogada Ana Rita da Silva Vieira informa os ouvintes sobre a decisão do STF sobre o cálculo de pensão por morte. Sendo assim esclarecendo suas novas regras, e alteração no cálculo da média salarial para que os ouvintes se mantenham informados sobre as novas atualizações do STF.

03 fatores que devem ser observados antes de pedir revisão da vida toda.
Nesse episódio, a Advogada Renata Silva Brandão informa aos ouvintes sobre a revisão da vida toda e seus três principais fatores. Sendo assim esclarecendo que os prazos, cálculos e documentações adequadas devem ser observadas para fins de revisão da aposentadoria.

Trabalho informal em condição de empregado.
Nesse episódio, a Advogada Isabela Rossitto Jatti informa os ouvintes sobre o trabalho informal na condição de empregado, trabalho no qual não se possui carteira assinada mas existe a comprovação da realização da atividade. Sendo assim esclarecendo quais documentos são necessários para ser ser feito a comprovação e demonstração entre o vinculo empregatício e o exercício da atividade.

Alterações do salário mínimo e seus reflexos para os contribuintes.
Nesse episódio, a Advogada Ana Victoria Gonçalves Vieira, informa os ouvintes sobre as alterações no salário mínimo e os reflexos que podem atingir os contribuintes. Sendo assim esclarecendo a importância da contribuição, seus benefícios futuros e suas consequências caso não haja contribuição.

04 formas de adiantar uma aposentadoria.
Nesse episódio, a Advogada Renata Silva Brandão, informa aos ouvintes sobre as quatro formas de adiantar a aposentadoria. Sendo assim esclarecendo que período insalubre, averbação de tempo rural e tempo urbano, devidamente comprovado pode contar para adiantamento de aposentadoria.

Tempo de residência médica pode contar para fins de aposentadoria.
Nesse episódio, a Advogada Renata Silva Brandão informa aos ouvintes sobre o tempo de residência médica. Sendo assim esclarecendo que este período devidamente comprovado pode contar para fins de aposentadoria.

Planos de saúde: dever de garantir atendimento no Município do beneficiário.
Nesse episódio, o Advogado Thiago de Abreu e Silva informa os ouvintes sobre o dever de os planos de saúde oferecerem cobertura integral no Município do beneficiário.

Pensando na aposentadoria como uma forma de investimento.
Nesse episódio, o Advogado Iago Augusto Ferreira Bertão informa aos ouvintes da importância de um planejamento previdenciário, mesmo que o segurado ainda seja novo. Sendo assim esclarecendo que pensar na aposentadoria como um investimento, pode render muitos benefícios. Evitando contribuições desnecessárias, que não irão acrescer no valor, além de facilitar a concessão do beneficio.

Duas profissões que podem fazer o pedido de aposentadoria por idade.
Nesse episódio, a Advogada Renata Silva Brandão informa aos ouvintes sobre as duas profissões que podem fazer o pedido de aposentadoria por idade (pescador artesanal/trabalhador rural) sem nunca ter contribuído para o INSS. Sendo assim esclarecendo que desde que o empregado comprove o trabalho exercido nos últimos 15 anos, é possível fazer o pedido.

Carência, reaquisição da carência e dispensa da carência.
Nesse episódio, a Advogada Elisangela Guimarães de Andrade informa os ouvintes sobre a carência para a concessão de auxílios por incapacidade temporária e permanente. Sendo assim esclarecendo como recuperar, ou obter a desobrigação da carência para que haja a concessão do beneficio.

CNIS, o que é?
Nesse episódio, a Advogada Renata Silva Brandão informa aos ouvintes sobre o Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS). Sendo assim esclarecendo o que é este extrato, o que consta nele, e qual a importância dele para a hora de se aposentar.

Como receber um Salário-mínimo para o autista?
Nesse episódio, a Advogada Ana Rita da Silva Vieira informa os ouvintes que pessoas autistas podem estar recebendo o beneficio assistencial da pessoas com deficiência. Sendo assim esclarecendo os requisitos que o segurado deve cumprir para ter a concessão deste beneficio.

Revisão das atividades concomitantes.
Nesse episódio, a Advogada Renata Silva Brandão informa aos ouvintes que periodos trabalhados em dois ou mais empregos, que contenham contribuições, podem ser atribuídas a contagem para a aposentadoria. Sendo assim esclarecendo também que os segurados já aposentados que tiveram periodos concomitantes, podem aumentar o valor da sua aposentadoria, pedindo a revisão do benefício para a utilização destes periodos no calculo.

Tratamento em home care deve ser igual ao hospitalar.
Nesse episódio, o Advogado Thiago de Abreu e Silva informa os ouvintes sobre as obrigações dos planos de saúde em casos de tratamento domiciliar.

Aposentadoria da mulher por pontos.
Nesse episódio, a Advogada Renata Silva Brandão informa aos ouvintes sobre como está a aposentadoria por pontos da mulher neste ano de 2023. Sendo assim esclarecendo que a mulher não precisa esperar a idade para pedir sua aposentadoria, se ela tiver 30 anos de contribuição.

Auxílio-doença e Aposentadoria por Invalidez: Quando é possível receber estes benefícios?
Nesse episódio, a Advogada Isabelle Vogel informa aos ouvintes sobre a diferença dos requisitos de cada um desses benefícios. Sendo assim esclarecendo que o auxílio-doença é um benefício temporário e que a aposentadoria por invalidez já é um benefício definitivo.

Aposentadoria por Acidente de Trabalho: O que você precisa saber.
Nesse episódio, a Advogada Isabela Rossitto Jatti informa os ouvintes sobre a Aposentadoria por Acidente de Trabalho. Sendo assim esclarecendo os documentos necessários para a comprovação do acidente, e que ele deixou o segurado incapaz de exercer suas atividades.

Da para duplicar ou triplicar o valor da minha aposentadoria ?
Nesse episódio, a Advogada Elisangela Guimarães de Andrade informa os ouvintes que é possível sim duplicar ou triplicar o valor da sua aposentadoria, com a Revisão da Vida Toda. Sendo assim esclarecendo os fatores de enquadramento básicos para está revisão, e que o ideal é que o segurado procure um advogado especialista na área, para realizar a analise e o calculo, assim verificando se é benéfico está revisão para o aposentado.

Reclamatórias trabalhistas podem aumentar o valor da sua aposentadoria.
Nesse episódio, a Advogada Elisangela Guimarães de Andrade informa os ouvintes que os segurados que tem reclamatórias trabalhistas, podem estar notificando o INSS, tanto no pedido inicial quanto em uma revisão. Sendo assim esclarecendo que tempo e valores, reconhecidos nas reclamatórias podem ajudar a aumentar o valor da aposentadoria do segurado.

Trabalho sem registro na carteira. Como ele pode ajudar a aposentar mais cedo ?
Nesse episódio, a Advogada Isabelle Vogel informa aos ouvintes a possibilidade de ser reconhecido o trabalho realizado sem ter o registro na carteira de trabalho. Sendo assim esclarecendo que é possível que o segurado comprove o período sem registro, ajudando na hora de se aposentar.

Seguro-desemprego: Posso pagar o INSS durante o período de recebimento?
Nesse episódio, a Advogada Ana Victoria Gonçalves Vieira informa os ouvintes sobre a possibilidade do segurado que está recebendo seguro desemprego contribuir para o INSS, sem ter o seguro cortado. Sendo assim esclarecendo, como deve ser realizado a contribuição.

Demissão do empregado Público, após o ato da aposentadoria.
Nesse episódio, a Advogada Ana Rita da Silva Vieira informa os ouvintes que os segurados aposentados, ou, os que solicitaram a sua aposentadoria antes da Reforma da Previdência, tem a possibilidade de continuar trabalhando, mesmo recebendo o benefício. Sendo assim esclarecendo, que os segurados que se aposentaram após a data da Reforma da Previdência, terão seus vínculos empregatícios desligados.

Revisão da Vida Toda para aposentados após a reforma da Previdência (13/11/2019)? Confira quem tem direito a esta revisão.
Nesse episódio, a Advogada Ana Rita da Silva Vieira informa os ouvintes dos principais requisitos para que o aposentado ou pensionista, analise se pode ter direito ou não a revisão da Vida Toda. Sendo assim esclarecendo, que os segurados mesmo cumprindo os requisitos devem procurar um advogado especialista na área para que seja realizado o cálculo.

Auxílio-doença é devido à vítima de violência doméstica afastada do trabalho
Nesse episódio, o Advogado Thiago de Abreu e Silva informa os ouvintes sobre o direito ao auxílio-doença em benefício da mulher afastada do trabalho em decorrência de violência doméstica.

Auxilio-reclusão, o que é?
Nesse episódio, o Advogado Guilherme Mazurki Koyama informa os ouvintes sobre o benefício que os dependentes do presidiário podem receber. Sendo assim esclarecendo os requisitos que tem que ser cumpridos para ter direito a este beneficio, e informa também que o valor pago e apenas de um salario mínimo.

Empréstimo não solicitado está sendo descontado da sua aposentadoria?
Nesse episódio, o Advogado Iago Augusto Ferreira Bertão informa aos ouvintes que devem ficar atentos a descontos em seus benefícios e ate mesmo depósitos não solicitados, já que as financeiras estão realizando empréstimos ilegais nos beneficio dos segurados. Sendo assim, orientando o segurado a ficar atento, e o que deve fazer caso aconteça de receber valores não solicitados e ter valos descontados na folha de pagamento.

Benefício Assistencial a pessoa idosa ou deficiente
Nesse episódio, o Advogado Guilherme Mazurki Koyama informa os ouvintes sobre os dois benefício assistenciais que o governo paga para os segurados que não realizaram nenhum tipo de contribuição para o INSS, ou não tem o tempo suficiente para requerer a aposentadoria. Sendo assim esclarecendo cada benefício e os requisitos necessários para obter este Benefício.

Sabia que é possível demitir seu empregador? Entenda tudo sobre a rescisão indireta.
Nesse episódio, a Advogada Isabelle Vogel informa aos ouvintes sobre a rescisão indireta. Sendo assim esclarecendo que é possível que o empregado demita seu empregador, quando é identificado alguma das situações citadas, além de que se for procedente esta rescisão o empregado pode sair da empresa e receber todos os seus direitos.

Aposentados do banco do Brasil, que contribuíram para a PREVI podem ter revisão na aposentadoria.
Nesse episódio, a Advogada Isabela Rossitto Jatti informa os ouvintes que os aposentados pelo banco do Brasil, podem solicitar a revisão da sua aposentadoria. Sendo assim esclarecendo que os segurados que tiveram verbas trabalhistas ganhas contra o banco do Brasil, também podem solicitar o reconhecimento destas verbas para o aumento do benefício.

Revisão da inclusão da Reclamatória Trabalhista
Nesse episódio, a Advogada Elisangela Guimarães de Andrade informa os ouvintes que os segurados aposentados que tiveram verbas reconhecidas na reclamatória trabalhista, antes da concessão do benéfico, podem ter revisão a ser feita. Sendo assim esclarecendo que o INSS não recebe as informações de reclamatórias trabalhistas, desta forma não consideram periodos ou valores no calculo da aposentadoria, precisando que haja o pedido de revisão para que sejam informados, e estás verbas consideradas.

Transferência de imóvel sem escritura pela via administrativa.
Nesse episódio, o Advogado Iago Augusto Ferreira Bertão informa aos ouvintes que é possível realizar a transferência de imóvel sem escritura pela via administrativa. Sendo assim esclarecendo como o comprador ou vendedor pode realizar este serviço, sem tem que passar pelo processo judicial para regularizar o imóvel.

Aposentados até junho de 2019 podem ter direito ao aumento do valor da aposentadoria!
Nesse episódio, a Advogada Ana Rita da Silva Vieira informa os ouvintes que os segurados que trabalharam em dois ou mais empregos, podem aumentar o valor da sua aposentadoria. Sendo assim esclarecendo que os aposentados que não tiveram as suas remunerações somadas para o calculo da aposentadoria, podem requerer a revisão.

Auxilio-reclusão
Nesse episódio, o Advogado Gustavo Amaral Nakahara informa os ouvintes de como funciona o auxílio reclusão. Sendo assim esclarecendo que não são todos que tem direito, há vários requisitos para que os dependentes do segurado que está preso, possa se enquadrar e receber o benefício.

Aposentados do Banespa possuem direito reconhecido ao recebimento de valores relacionados à gratificações semestrais e participações nos lucros
Nesse episódio, o Advogado Luiz Henrique Pugim Godoy informa os ouvintes que aposentados do Banespa podem ter valores a receber. Após 21 anos de andamento da Ação Civil Pública, foi favorável a decisão para os aposentados, que agora tem direito de receber os valores de gratificações semestrais e participações nos lucros.

Fim do Imposto de Renda sobre Pensão Alimentícia: Saiba como Receber de Volta o Valor Pago
Nesse episódio, a Advogada Isabela Rossitto Jatti informa os ouvintes que a pensão alimentícia esta isenta do imposto de renda. Sendo assim esclarecendo que quem pagou o imposto de renda sobre a pensão alimentícia pode receber de volta o valor referente aos últimos cinco anos.

Plano de previdência privada: promessa de valores deve ser cumprida
Plano de previdência privada: promessa de valores deve ser cumprida Nesse episódio, o Advogado Thiago de Abreu e Silva informa os ouvintes sobre decisão do STJ acerca de obrigação dos planos de previdência privada cumprirem com valores prometidos.

A depressão o mal do século 21 e o Direito Previdenciário
Nesse episódio, o advogado Guilherme Mazurki Koyama informa os ouvintes sobre a possibilidade de concessão de benefícios por incapacidade (aposentadoria por invalidez e/ou auxílio-doença) para aquelas pessoas que possuem enfermidades de natureza psicológica, como é o caso da depressão. Além disso, informa quais são os requisitos e documentos necessários para se obter esses benefícios.

Bloqueio e desbloqueio do benefício para a realização de empréstimos consignado.
Nesse episódio, o Advogado Luiz Henrique Pugim Godoy informa os ouvintes sobre a possibilidade de bloqueio e desbloqueio do benefício dos aposentados e pensionistas para a realização de empréstimos consignados através do sistema do INSS, medida que pode ser útil a muitos segurados que não desejam realizar empréstimos e que ainda assim são contatados por instituições financeiras.

INSS convoca segurados para novo “pente-fino”
Nesse episódio, a Advogada Renata Silva Brandão informa aos ouvintes que o INSS iniciou a nova fase do pente fino. Sendo assim esclarecendo quais os beneficiários que podem ser chamados, oque fazer caso seja convocado para um exame medico pericial.

Retornei do afastamento por axílio-doença e a empresa me mandou embora, está certo ?
Nesse episódio, o Advogado Iago Augusto Ferreira Bertão informa aos ouvintes que depende do tipo de axílio-doença que o segurado recebe, que ira determinar se a empresa pode ou não o demitir após o retorno do afastamento. Sendo assim esclarecendo os criterios para receber o axílio-doença, e quando o empregado tem a estabilidade de 12 meses.

Empregado acidentado: saiba quais benefícios do INSS pode receber e seus direitos trabalhistas
Nesse episódio, a Advogada Isabelle Vogel informa aos ouvintes sobre o que é considerado acidente de trabalho e quais os benefícios do INSS e os direitos trabalhistas do empregado acidentado.

Possibilidade da utilização de períodos trabalhados em outros países, para a concessão de aposentadorias no Brasil.
Nesse episódio, o Advogado Guilherme Mazurki Koyama informa os ouvintes sobre a possibilidade de utilização de períodos trabalhados em outros países para fins de concessão de aposentadoria aqui no Brasil. Além disso, destaca a possibilidade de levar o tempo trabalhado em território nacional para outro país, buscando a concessão de algum benefício previdenciário em território estrangeiro.

Servidor Público Aposentado: como aumentar o valor da aposentadoria
Nesse episódio, a Advogada Isabela Rossitto Jatti informa os ouvintes sobre algumas possibilidades de aumento no valor da aposentadoria de Servidores Públicos. Sendo assim esclarecendo cada tipo de revisão, e em quais situações elas podem ser requeridas.

Crianças e adolescente podem receber BPC-LOAS?
Nesse episódio, o Advogado Gustavo Amaral Nakahara informa os ouvintes que o Benefício de Prestação Continuada (BPC) da Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS), pode sim ser concedido a crianças e adolescentes. Sendo assim esclarecendo que para a concessão deste beneficio, não há a necessidade de ter contribuições ao INSS.

Como consigo aumentar o valor que recebo a titulo de aposentadoria
Nesse episódio, o Advogado Guilherme Mazurki Koyama informa os ouvintes sobre algumas formas de aumentar o valor da aposentadora. Sendo assim esclarecendo estas possibilidades, e os critérios que o aposentado precisa ter para solicitar alguma dessas revisões.

A importância do advogado na compra e venda de imóveis
Nesse episódio, o Advogado Iago Augusto Ferreira Bertão informa aos ouvintes sobre a importância de um advogado especialista na área, para a realização da compra ou venda de imóveis. Sendo assim esclarecendo que para evitar problemas futuros a orientação de um advogado e essencial.