
Ensinando de Sião
By Ensinando de Sião

Ensinando de SiãoJun 05, 2023

Yeshua nas Festas Bíblicas — Restauração Plena | Série VIII — Vídeo 1
D'us sempre falou ao seu povo através das festas Bíblicas. Elas espelham a história da humanidade, dos judeus e da Igreja de Yeshua (Jesus), abrangendo o passado, o presente e o futuro. Mas, será mesmo possível nos avaliarmos espiritualmente através das Festas Bíblicas? Como as Festas Bíblicas podem servir de parâmetro para avaliarmos a nossa caminhada com D'us? Assista o vídeo e seja surpreendido com o lado prático e profético das Festas, destacando suas correlações com as fases de crescimento espiritual daqueles que caminham pela fé em Yeshua. É tempo do Messias, Ele vem sem demora. Preparemo-nos!

Escola Shabática - Cartas aos Hebreus - Aula 18
Escola Shabática - Cartas aos Hebreus - Aula 18

A Festa de Shavuôt e a cura da maldição de Babel — Estudo especial 5783/2023 — Prof. Matheus Zandona
Qual é a relação entre a Torre de BABEL, a Revelação da TORÁ no Monte Sinai e a dádiva do ESPÍRITO em Atos cap. 2? O que realmente representa a FESTA DE SHAVUÔT (Pentecostes) em seu contexto original? Por que esta festa é de fundamental importância para judeus e não-judeus em Yeshua (Jesus)? Aprenda os mistérios de Shavuôt à luz dos profetas e dos apóstolos. Acesse e divulgue!

Escola Shabática - Cartas aos Hebreus - Aula 17
Escola Shabática - Cartas aos Hebreus - Aula 17

JESUS SE CASARÁ EM BREVE, VOCÊ SABE QUEM É A NOIVA? — Restauração Plena | Série VII — Vídeo 4
Muitos se assustam com este título: Yeshua se casará? Quando e com quem? É a linguagem metafórica usada pela Bíblia. Afinal, quem será incluído e considerado como “noiva” de Yeshua? Quando ele retornará? Estão os judeus incluídos no arrebatamento da Igreja?
Podemos afirmar que a Igreja verdadeira de Yeshua incluirá os judeus salvos, pois não há sentido Yeshua se desposar com a Igreja, excluindo àqueles que são os oráculos de D´us.
Portanto, Paulo em sua carta aos Efésios afirma, judeus e gentios em Cristo, constituem a família de D´us. O Ruach HaKodesh (Espírito Santo de D´us) está preparando, ataviando, a noiva de Cristo, pois ela é _“nova, sem ruga” e sem defeito_ (Ef 5). As Bodas se aproximam. “Fala o meu amado e me diz: levanta-te amada minha, formosa minha e vem!” o inverno passou; a chuva cessou, e se foi; aparecem as flores na terra...Levanta-te amada minha, formosa minha e vem! (Ct 2:10-12).

Prosseguindo para o alvo Parashá Bemidbar 5783/2023 — Prof. Matheus Zandona
Qual é o maior objetivo da vida de quem crê e espera em Deus? Será que o "prêmio" (I Co 9:23-27) que buscamos está em "ir para o céu"? Neste estudo inédito, o prof. Matheus Zandona nos mostra que, assim como a jornada dos filhos de Israel pelo deserto, temos também uma jornada a percorrer até nosso objetivo FINAL, rumo ao verdadeiro ALVO! Assista e descubra qual é esse objetivo e por que muitas pessoas não sabem ou menosprezam essa verdade. Assista e compartilhe!

Escola Shabática - Cartas aos Hebreus - Aula 16
Escola Shabática - Cartas aos Hebreus - Aula 16

A PLENITUDE DOS GENTIOS E A SALVAÇÃO DE ISRAEL — Restauração Plena | Série VII — Vídeo 3
Este é um belo e importante estudo que trará luz ao correto entendimento do termo “plenitude dos gentios” citado no livro de Romanos, capítulo 11. Afinal, qual é a relação da plenitude dos gentios com a salvação de Israel e a volta de Yeshua? A salvação de Israel caminha em paralelo com a plenitude dos gentios, ou seja, a Igreja restaurada e não só histórica. Vale a pena você conferir biblicamente detalhes do retorno de Yeshua. Quando Yeshua se revelará a Israel? Quando dará o arrebatamento da Igreja vencedora? Estarão os judeus inclusos neste arrebatamento? Ouça e tire suas próprias conclusões.

Possuindo a Herança Perdida - Behar/Behukotai 2023/5783 - Prof. Matheus Zandona
O ano de Yovel (Jubileu) representa algo único na vida do povo de Israel. Muito mais do que um recurso para equidade social, o ano do Jubileu possui um caráter profético e escatológico, sendo atribuído à obra do Messias. Aprenda neste estudo como Yeshua traz os principais aspectos do Jubileu em nossos dias, e como, através de Sua obra, podemos usufruir HOJE das bênçãos do mundo vindouro. Acesse e compartilhe!

Escola Shabática - Cartas aos Hebreus - Aula 15 | Ensinando de Sião
Nesta aula, a professora Rosângela Guimarães do Ensinando de Sião conduz a uma profunda análise do capítulo 10 a partir do verso 19 da Carta aos Hebreus. Lembrados da eficácia do sangue de Yeshua (Jesus) como sacrifício único e suficiente, que remove o pecado definitivamente. Mas para o que aponta a simbologia presente nestes textos? Como é possível se aproximar do "santo dos santos"? No que a fé está ligada e como você pode se aproximar de Deus?
Ouça e se aprofunde nestes escritos junto com a professora Rosângela Guimarães nesta aula de análise minuciosa do livro de Hebreus. Prepare-se para uma jornada enriquecedora e esclarecedora na Palavra de Deus. Não perca essa oportunidade!
Você pode assistir essa aula em nosso canal no YouTube clicando aqui.

Paulo e a Torá — 3ª Parte (final) — Restauração Plena | Série VII — Vídeo 2
O apóstolo Paulo ainda é nos tempos de hoje mal compreendido, tanto por cristãos como por judeus, que afirmam que Paulo deixou de ser judeu, abandonou a Torá, as tradições, costumes e o pensamento judaico, ignorando as raízes judaicas da fé. Será isto verdade? Onde está a causa desta má interpretação? Paulo afirmou que a “Torá (lei) é santa e o mandamento santo, justo e bom.” (Rm 7:12). Assista e confira o final deste estudo Paulo e a Torá, 3ª. parte e última parte.

JEJUM: DEUS fala com você — Parashá Emôr 5783/2023 — Francisco Eller
Neste estudo da parashá Emôr (Levítico 21:1 – 24:23), Francisco Eller traz a seguinte ministração: “JEJUM: DEUS fala com você”. Reflita sobre o poder e a importância do jejum na sua vida. Em um mundo de respostas rápidas e satisfação imediata, muitas vezes podemos nos esquecer de esperar pelo ciclo natural da vida. Como o jejum afeta o corpo e a mente? Como contribui para a mudança de direção e um profundo arrependimento? Conheça alguns personagens da Bíblia que fizeram o jejum e aprenda com os seus exemplos como o jejum pode ser uma ferramenta poderosa para a sua jornada espiritual. Compartilhe!

Escola Shabática - Cartas aos Hebreus - Aula 14
Descubra o significado do sacrifício do Mashiach Yeshua (Jesus, o Messias) na aula 14 da Escola Shabática sobre as Cartas aos Hebreus com a professora Rosângela Guimarães. Nesta aula, você aprenderá mais sobre o capítulo 10 de Hebreus, no qual é explorada a natureza definitiva do sacrifício de Yeshua. Qual é o impacto do sacrifício do Messias em nossas vidas? Como podemos nos livrar da culpa dos pecados e refletir a luz do Eterno em nós?
Aprenda mais sobre o papel do sacrifício de Yeshua, a importância da obediência à lei de Deus e como podemos nos santificar diante do Eterno. Não perca esta oportunidade de aprofundar sua compreensão das Escrituras!

Paulo e a Torá — 2ª Parte — Restauração Plena | Série VII — Episódio 1
O apóstolo Paulo era judeu, fariseu e da tribo de Benjamin. Também era cidadão romano, pois nasceu na cidade de Cilícia, em Tarso. Paulo foi fiel à santa Torá e a recomendou a todos os seguidores de Yeshua. Portanto, Paulo viveu como judeu zeloso com a lei (At21:20). Podemos afirmar que Paulo era um judeu messiânico, pois cria em Yeshua e seguia as recomendações da Torá, dos Escritos e dos Profetas de Israel. Paulo realmente foi um grande mestre da doutrina apostólica para os gentios, isto é, para as nações. Assista e divulgue esta 2ª. parte do estudo Paulo e a Torá.

O perigo dos rótulos — Parashiôt Acharei Môt e Kedoshim 5783/2023 — Rodolfo Gurgel
O perigo dos rótulos — Parashiôt Acharei Môt e Kedoshim 5783/2023 — Rodolfo Gurgel

Escola Shabática - Carta aos Hebreus - Aula 13
Nesta aula 13 da Escola Sabática, a professora Rosângela Guimarães irá explorar assuntos importantes do livro de Hebreus, com um estudo aprofundado dos mistérios e significados ocultos neste livro tão singular. Aprenda com a Professora Rosângela Guimarães do Ministério Ensinando de Sião e conheça mais da Bíblia através deste estudo inédito.

Paulo e a Torá — Restauração Plena | Série VI — Vídeo 5
Nós iniciaremos com este aúdio um estudo panorâmico sobre o tema: “Paulo e a Torá”. Muitos cristãos afirmam que Paulo não era judeu e que não teve nenhum compromisso com a lei Mosaica e que ele foi contrário às tradições e costumes judaicos de seus ancestrais. Afirmam também que Paulo não cumpria a lei e que era defensor de que a graça anulou as leis da Torá. Isto é um tremendo engano. Portanto, vamos analisar e refutar à luz da Palavra os principais versículos bíblicos mal interpretados pelo cristianismo até os dias de hoje. Muito se surpreenderão com a profundidade deste tema. Confira assistindo a 1ª. parte deste estudo de Paulo e a Torá.

Escola Shabática - Carta aos Hebreus - Aula 12
Escola Shabática - Carta aos Hebreus - Aula 12

A Cura para a Maledicência — Tazria/Metzorá 2023 — Matheus Zandona
Neste estudo especial, veremos os perigos de um dos piores pecados da bíblia: A maledicência (Lashon ha Ra). Descubra como blindar sua vida para jamais falar mal dos outros, aplicando uma metodologia ensinada pelo próprio Yeshua (Jesus) em seu encontro com os 10 leprosos de Lc cap. 17. Vale a pena conferir e repassar!

OBEDIÊNCIA: o caminho para a intimidade com Deus — Parashá Sheminí 5783/2023 — Francisco Eller
Neste estudo bíblico da parashá Sheminí (Lv. 9:1-11:47), intitulado "Obediência: o caminho para a intimidade com Deus", o palestrante Francisco Eller explora a importância da obediência na busca por uma relação íntima com Deus. Através de passagens bíblicas como Levítico 11:43-44, Jonas 1:1-4 e Filipenses 2:5-8, o estudo levanta questionamentos relevantes, como: qual é o princípio que o Eterno está revelando? O que é o "fogo estranho"? O que, de fato, significa obediência e o que ela traz para a sua vida? Descubra como a obediência pode ser um caminho poderoso para se aproximar de Deus e aprofunde o seu conhecimento sobre o assunto com este estudo inédito. Escute e compartilhe com seus amigos e familiares que desejam crescer na fé!

Escola Shabática - Carta aos Hebreus - Aula 11
Escola Shabática - Carta aos Hebreus - Aula 11
Estudo bíblico com a professora Rosângela Guimarães (Ministério Ensinando de Sião), do livro de Hebreus.
Você também pode assistir esse estudo em nosso aplicativo "Ensinando de Sião" ou no nosso canal no YouTube: https://youtube.com/ensinandodesiao

A Graça anulou a Lei ou elas se completam? — Restauração Plena | Série VI — Vídeo 3
Desde quando a Igreja cristã se separou de Israel, afirmando o ter substituído, inúmeras bênçãos deixaram de alcançar os cristãos. Afinal, a Graça no Novo Testamento é compatível com a Lei Mosaica? A grande verdade é que quanto mais conhecemos a lei, mais entendemos o que é a Graça de D'us e o chamado messiânico de Yeshua. Qual é o conceito de graça no contexto hebraico das Escrituras? Você se surpreenderá, confira e assista este vídeo.

Escola Shabática - Carta aos Hebreus - Aula 10
Escola Shabática - Carta aos Hebreus - Aula 10

Escola Shabática - Carta aos Hebreus - Aula 09
Escola Shabática - Carta aos Hebreus - Aula 09

Indo além do rito — Chol ha Moed Pessach 5783/2023 — Prof. Matheus Zandona
Nesta palavra especial de Chol há Moed Pessach, o prof. Matheus Zandona nos alerta para o perigo de vivermos nossa fé como se fosse uma religião. Os mesmos ritos que nos abençoam, podem nos afastar de Deus. O que fazer para vivermos sempre em novidade de vida? Como é possível fazer uso das boas tradições sem, no entanto, entrarmos no “piloto automático”? Assista e compartilhe!

Santidade: O caminho da vitória — Parashá Tsav 5783/2023 — Francisco Eller
Santidade: O caminho da vitória — Parashá Tsav 5783/2023 — Francisco Eller

A Teologia da Substituição e o mal que ela trouxe — Restauração Plena | Série VI — Vídeo 1
Por que e como a Igreja cristã se separou de Israel? Conheça esta história assistindo este vídeo. Grande parte da Igreja cristã, tanto católicos como evangélicos, ainda não conhecem sobre o mal que a teologia da Substituição gerou em nosso meio, quando afirmaram que D´us rejeitou o povo de Israel e a Igreja o substituiu. Quais os males que esta teologia causou? Quais as bênçãos estão sendo perdidas? Sabia que para a volta de Yeshua a Igreja precisa entender Israel e seu papel profético? Judeus e gentios em Yeshua constituem a família de D´us.

O que o Eterno quer de nós? Parashá Vaycrá 5783/2023 — Prof. Matheus Zandona
O que o Eterno quer de nós? Parashá Vaycrá 5783/2023 — Prof. Matheus Zandona

A Inteligência Artificial e os tempos finais — Restauração Plena | Série 5 — Vídeo 4
O profeta Daniel afirma que nos tempos finais a Ciência se multiplicará...os ímpios procederão impiamente, mas os sábios entenderão. Os robôs, os diversos Aplicativos, as Redes Sociais, o Open Chat Nigth, por exemplo, são bons ou maus? A verdade é que a Inteligência Artificial está mudando a nossa vida por completo, interpretando nossos desejos e planos. Aonde vamos parar com isto? Quais os riscos de sermos escravizados pela IA? Nos tornaremos robotizados? Perderemos nossa capacidade de decisão? Perderemos nossa espiritualidade, tornando-nos insensíveis e endurecidos? Muitos se apostatarão da fé, diz a Palavra. Portanto, como se beneficiar da IA sem nos deixar ser dominados por ela? Quais os riscos e quais precauções devemos tomar? Como podemos conhecer a Bíblia pela IA? Assista este vídeo e tire suas próprias conclusões.

Escola Shabática - Carta aos Hebreus - Aula 08
Escola Shabática - Carta aos Hebreus - Aula 08

Escola Shabática - Carta aos Hebreus - Aula 07
Escola Shabática - Carta aos Hebreus - Aula 07

Escola Shabática - Carta aos Hebreus - Aula 06
Escola Shabática - Carta aos Hebreus - Aula 06

Escola Shabática - Carta aos Hebreus - Aula 05
Escola Shabática - Carta aos Hebreus - Aula 05

Escola Shabática - Carta aos Hebreus - Aula 04
Escola Shabática - Carta aos Hebreus - Aula 04

Escola Shabática - Carta aos Hebreus - Aula 03
Escola Shabática - Carta aos Hebreus - Aula 03

Escola Shabática - Carta aos Hebreus - Aula 02
Escola Shabática - Carta aos Hebreus - Aula 02

Escola Shabática - Carta aos Hebreus - Aula 01
Escola Shabática - Carta aos Hebreus - Aula 01

O Tabernáculo de Moisés na Cosmovisão do Reino — Marcelo M. Guimarães
As porções desse estudo são Vaiak’hêl (E ajuntou) e Pekudêi (Enumeração) e correspondem aos capítulos 35:1 a 40:38 de Êxodo.
Por que em pleno estudo do Tabernáculo de Moisés o capítulo 35 de Êxodo incluiu o mandamento da guarda do Sábado? Qual é a conexão entre o Shabat e o Tabernáculo? Qual a correlação do Tabernáculo com o Reino Vindouro?
Neste estudo das Parashiot encerramos o estudo do livro de Êxodo, quando nos surpreenderemos com a profundidade do Tabernáculo de Moisés apontando para uma cosmovisão do Reino Vindouro.
É possível pelo estudo de Tabernáculo perceber onde a Igreja de Yeshua se encontra neste momento? O que precisa ainda acontecer para que Yeshua volte?

Por que Israel não reconheceu o Messias? - Prof. Matheus Zandona
Neste estudo especial, o prof. Matheus Zandona demonstrará como a história de José no Egito pode ser vista como uma prefiguração da história entre Yeshua (Jesus) e o povo judeu. Se entendermos os passos para a grande revelação de José aos seus irmãos, entenderemos o porquê Israel ainda não reconheceu Yeshua como seu Messias. Assim como José era estranho aos irmãos, Yeshua ainda está oculto dentro da história do cristianismo, aguardando o grande momento da aproximação com seus irmãos, o povo de Israel. Assim como a revelação de José aos seus irmãos trouxe vida e salvação para o mundo antigo, o reconhecimento de Yeshua como Messias trará redenção para Israel e restauração para o mundo! Assista, divulgue, compartilhe!