
Estação Esalq
By Estação Esalq

Estação Esalq Aug 04, 2022

Estação Esalq 142/2023 - Espécies nativas para produção de madeira em plantios de restauração
Neste episódio o jornalista Caio Albuquerque conversa com o pesquisador João Paulo Bispo, do Laboratório de ecologia e restauração florestal da Esalq
O entrevistado está entre os premiados do VIII Prêmio Serviço Florestal Brasileiro em Estudos de Economia e Mercado Florestal.
Seu trabalho, intitulado “Potencial silvicultural de espécies nativas para produção de madeira em plantios de restauração florestal: aliando produção e conservação” demonstrou que diversas espécies nativas brasileiras possuem alto potencial para produção de madeira em plantios de restauração florestal, o que pode contribuir para a emergência de uma nova bioeconomia florestal e diminuir a pressão do desmatamento sob florestas nativas devido a exploração ilegal de madeira.
#restauração #florestal #lerf #floresta #nativas

Estação Esalq 141/2023 - A diversidade do milho na América do Sul
Um estudo apresentado no Programa de Pós-graduação em Genética e Melhoramento de Plantas da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP) identificou distintos micro-centros e regiões de diversidade genética do milho em distintos biomas das terras baixas da América do Sul - Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica e Pampa.
“A espécie ainda encontra-se sob diversificação, sob o manejo dos agricultores familiares, tradicionais, quilombolas, ribeirinhos e indígenas”, conta a pesquisadora Flaviane Malaquias Costa, autora da tese de doutorado, orientada pela Profa. Elizabeth A. Veasey.
Acesse o livro “Milhos das Terras Baixas da América do Sul e Conservação da Agrobiodiversidade no Brasil e no Uruguai”.
Acesse o catálogo “Raças de Milho do Brasil e Uruguai: Diversidade e Distribuição nas Terras Baixas da América do Sul”.

Estação Esalq 140/2023 - AGRO LED, a iluminação artificial no campo
Nesta Estação Esalq, nossa convidada é a professora Simone da Costa Mello, do departamento de Produção Vegetal da Esalq.
A professora Simone coordenará nos próximos dias 26 e 27 de outubro de 2023, o evento AGRO-LED: I Workshop Sobre Iluminação Artificial no Brasil.
o evento tem como objetivo fornecer informações e conhecimento sobre o uso da iluminação artificial no cultivo de grandes culturas sob pivô central, em ambiente protegido e indoor de plantas hortícolas, visando aumento de produtividade e qualidade dos produtos, contribuindo para a sustentabilidade de toda a cadeia produtiva.
As atividades ocorrerão no campus Luiz de Queiroz, da USP em Piracicaba.
Saiba mais em https://fealq.org.br/eventos/agro-led-i-workshop-sobre-iluminacao-artifi...

Estação Esalq 139/2023 - III Semana de Diálogos Interdisciplinares
O tema deste episódio é a integração entre ciência e sociedade, sob o ponto de vista das mudanças socioambientais.
Nossa conversa é com as pesquisadoras Gabriele Nunes e Ana Nery, ambas do Programa de Pós-graduação em Ecologia Aplicada da USP em Piracicaba.
Ambas fazem parte da comissão organizadora da III Semana de Diálogos Sustentáveis, que acontece aqui na USP de Piracicaba entre os dias 21 e 25 de agosto de 2023
Saiba mais em www.even3.com.br/sdi2023/ Instagram: https://www.instagram.com/ppgieaesalq/

Estação Esalq 138/2023 - Dia Mundial da Segurança dos Alimentos
No dia 7 de junho celebra-se o Dia Mundial da Segurança dos Alimentos. Para falar sobre o tema, sobre as doenças transmitidas pelos alimentos e dar dicas aos consumidores, o jornalista Caio Albuquerque conversa neste episódio com a professora Daniele Maffei. A docente leciona disciplina na área de Segurança dos Alimentos no curso de graduação em Ciências dos Alimentos na USP em Piracicaba.
#alimentosusp #alimentosesalq #alimentos #segurançadosalimentos

Estação Esalq 137/2023 - Rótulos e contaminação na cadeia do pescado
No episódio 137 do Estação Esalq, o jornalista Caio Albuquerque conversa com a bióloga Juliana Antunes Galvão, pesquisadora do departamento de Agroindústria, Alimentos e Nutrição da Esalq.
A pauta é a rotulagem de alimentos, com foco principal nos produtos à base de pescado. Durante o bate-papo, Juliana explicou as informações que devem constar nos rótulos dos produtos de origem animal, falou do modelo adotado na União Europeia e comentou os principais gargalos do sistema produtivo que impedem o crescimento do consumo de pescado no Brasil e barram a ampliação do mercado do produto nacional fora do País.
Na Esalq, Juliana Galvão é coordenadora do GETEP (Grupo de Estudo e Extensão em Inovação Tecnológica e Qualidade do Pescado).
Acesse: https://www.instagram.com/getepesalq/

Estação Esalq 136/2023 - Software diagnostica risco de compactação do solo
Com a modernização e o avanço da mecanização das lavouras, o peso das máquinas agrícolas aumentou nas últimas décadas.
Isso trouxe maior eficiência nas operações de preparo da área, mas ao mesmo tempo elevou em alguns casos a compactação do solo, fato que pode reduzir a produtividade no campo.
Com o propósito de mitigar esse processo de compactação, pesquisadores aqui da Esalq, unidade da USP em Piracicaba, desenvolveram um software que descreve o processo de compactação e pode ser aplicado nas lavouras e evitar a degradação do terreno.
Por isso neste podcast conversamos com o professor Mauricio Cherubin, do departamento de Ciência do Solo e com o pesquisador Renato Paiva de Lima, ambos envolvidos no desenvolvimento dessa importante ferramenta.
Acesse o software COMPSOHMA: https://testbeta.shinyapps.io/compsohma/.
Converse com os pesquisadores:
Maurício Roberto Cherubin | cherubin@usp.br
Renato Paiva Lima | renato_agro@alumni.usp.br

Estação Esalq 135/2023 - Microbiologia Agrícola
Aplicações e perspectivas para a agricultura do futuro será o tema do V Simpósio de Microbiologia Agrícola, que será realizado na Esalq, aqui na USP em Piracicaba, entre os dias 11 e 14 de abril
Esse é o tema deste Estação Esalq, e por isso conversamos hoje com a professora Simone Lira, do departamento de Ciências Exatas e com o pesquisador Mauricio Machado, que integra a comissão organizadora do evento.
Acesse a programação completa do evento: https://smagro2023.com.br/
Inscreva-se: https://doity.com.br/v-simposio-microbiologia-agricola
Saiba mais: https://www.instagram.com/smagrousp/

Estação Esalq 134/2023 - É possível coexistir com a fauna
Neste Estação Esalq, o jornalista Caio Albuquerque conversa com a professora Katia Ferraz,departamento de Ciências Florestais da Esalq, coordenadora do LEMaC (Laboratório de Ecologia, Manejo e Conservação da Fauna Silvestre) e com o pesquisador e biólogo Silvio Marchini.
Eles são autores do guia “Coexistência com a fauna no Campus USP “Luiz de Queiroz”, publicação que conceitua na abertura o termo coexistência como condição em que as partes envolvidas – pessoas e fauna – possam existir juntas de forma sustentável. O conteúdo traz ainda uma série de interações humano-fauna e como proceder nestes casos, informações de onde procurar ajuda em casos de encontro com animais silvestres e exemplos de gestão desenvolvidos no campus USP "Luiz de Queiroz", da USP em Piracicaba.
Entre em contato com nossos entrevistados: lemac.esalq@usp.br
Acesse a publicação: http://e.usp.br/nbj
#fauna #esalq #biodiversidade

Estação Esalq 133/2023 - Evite o surto alimentar nas férias
O início do ano é um período no qual muitas famílias estão de férias, escolares e do trabalho. Por isso temos nos primeiros meses do ano é registrado um aumento dos surtos alimentares, sendo as residências os principais locais dessas ocorrências
Para entender um pouco melhor esse fenômeno e dar dicas de como evitar esse desconforto que afeta pessoas de todas as idades, o jornalista Caio Albuquerque conversa com a professora Daniele Maffei, do departamento de Agroindústria, Alimentos e Nutrição da Esalq.
Na USP em Piracicaba, a professora Daniele coordena o Grupo de Extensão em Microbiologia de Água e Alimentos.
#alimento #férias #surtoalimentar #higiene #consumo
Estação Esalq 132/2023 - A agricultura nas bandeiras
Bandeiras não são apenas meros pedaços de pano que tremulam ao vento, mas poderosos símbolos visuais que representam países e identidades nacionais.
A afirmação acima é do professor Tiago José Berg, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo. Berg coordena a exposição “Agricultura nas Bandeiras”, que fica aberta até o próximo dia 9 de março de 2023 no Museu Luiz de Queiroz, da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP).
Berg é o entrevistado deste episódio e, na conversa com o jornalista Caio Albuquerque, traz exemplos sobre conceitos e motivações presentes na constituição de bandeiras como a da Ucrânia, do Brasil, de países asiáticos e africanos.
#bandeiras #agro #flag #agricultura

Estação Esalq 131/2022 - O mercado das flores comestíveis
O mercado de flores comestíveis tem se expandido no Brasil e foi tema de um estudo desenvolvido no programa de pós-graduação em Fitotecnia aqui na Esalq, unidade da USP localizada em Piracicaba.
Neste episódio do Estação Esalq, conversamos com a engenheira agrônoma Lais Rossetto, autora do trabalho que mapeou o interesse do consumidor brasileiro pelas flores comestíveis. A pesquisa teve orientação do prof. Ricardo Alfredo Kluge, do departamento de Ciências Biológicas
Ao mergulhar no universo das flores comestíveis, a pesquisadora descobriu uma oportunidade de negócio. Confira.
Converse com a empreendedora: laisrossetto@usp.br | www.instagram.com/laisrossetto/Confira a lista de Produtores no Território Brasileiro
Bahia
Casal no sítio zen
Erva Sal Microverdes
Fazenda du Vovô
Kyo Cogumelos
Microverdes FSA
Monica Osmola
Ceará
Flor de Liz
Horticultor do Norte
Distrito Federal
Flora Orgânicos
Quinta das Tuias
Espirito Santo
Linda Flores Comestíveis
Hidroponia Rosa de Saron
Sítio Asa
Goiás
Fazenda Adriana
Fazenda Sepúlveda
Hidroponia Rosa de Saron
Sorrel Orgânicos e Decorativos
Mato Grosso
Hidroponia Terra Azul
Mato Grosso do Sul
Flor do Cerrado
Flores Comestíveis CG
Recanto das Ervas
Minas Gerais
Bruma Agroecológica
Ervas de Falci
Sítio Matumbi
Sítio da Lagoa JF Orgânicos
Orgânicos MgBio
Verdes Ilma Correa
Paraíba
Flores do Poço
Paraíso das Flores
Paraná
Chácara Larranhaga
Chácara Maria Emília Orgânicos
Flores Comestíveis Londrina
JP Horta Urbana
Lavandário Vale dos Sonhos
Luiz Augusto Xavier
Pernambuco
Terra Verde Microvegetais
Rio de Janeiro
Arranjo Local da Penha
Bioverdes
Brotei na Horta
Mawi Brotos
Orgânicos da Fátima
Panclândia
Sabor de Flor
Quintal Rural
Rio Grande do Sul
Família Bellé
Feira Ecológica do Bom Fim
Horta da Eli
Orgânicos EcoFerrabraz
Paulinho Ervas e Flores
Sabor de Flor
Sitio Piquiri
Vanessa Silva
Vida Orgânicos
Zita Orgânicos
Rio Grande do Norte
Ahorta Viveiro
Caminho das Índias
Encanto do Gerânio
Natural HortiFruti Delivery
Santa Catarina
Alma Orgânica
Amanhar Flores Comestíveis
Aromas
Extrato da Natureza Orgânico
Fazenda Intié
Flores e Sabores
Flores Comestíveis do Campo
Orgânicos Essência da Terra
PlantOrgânicos
Rústica Flor da Ilha
Sítio Boas Raízes
Struck Flores Comestíveis
São Paulo
Calusne Farms
Chácara Tabebuia
Comvida – Feira Agroecológica
DRO Ervas
Ervas Finas Horticultura
Fazenda Maria
Floresmilia
Flores de Lis
Flores Suffiatti
Gastro Flowers
Jardim Encantado do Bosque
Nume Botânico
O Lavandário
Refúgio das Aromáticas
República do Jardim
Sítio Pica Pau
Super Green
Sergipe
Microverdes Aju
Vivenda

Estação Esalq 130/2022 - Qual o valor de uma árvore?
Neste episódio do Estação Esalq, o jornalista Caio Albuquerque conversa com o engenheiro florestal Flavio Henrique Mendes. Em seu doutorado, desenvolveu um estudo onde estima a valoração monetária da arborização urbana em Piracicaba/SP.
Parte da tese foi publicada na revista científica Labverde (Dossier: "Soluções baseadas na Natureza para a resiliência urbana na América Latina"); Um dos destaques da pesquisa foi o desenvolvimento de um novo método de valoração das árvores. Somente em Piracicaba, elas são capazes de retornar aproximadamente R$ 41 milhões de reais por ano em serviços ecossistêmicos.
No doutorado, Flavio Henrique Mandes foi orientado pelo professor Demóstenes Ferreira da Silva Filho
O artigo completo pode ser encontrado aqui: https://www.revistas.usp.br/revistalabverde/article/view/188889

Estação Esalq 129/2022 - Alimentos funcionais
Neste episódio, o jornalista Caio Albuquerque conversa com a professora Aline Silva Melo Cesar, do departamento de Agroindústria, Alimentos e Nutrição. A professora Aline atua com ensino, pesquisa e extensão na área da Biologia Molecular e Alimentos Funcionais.
A docente fala sobre os benefícios dessa categoria alimentar na saúde da população, mas reforça que a população ainda precisa ser informada sobre o uso desses alimentos
No próximo dia 3 de dezembro de 2022, a professora Aline coordenará um espaço temático nessa área dentro do evento Alimentos na Esalq. A programação é gratuita.
Alimentos na Esalq
Data: 3/12/2022
Horário: 10h às 16h
Local: Em frente à Central de Aulas
Entrada gratuita
Realização: curso de Ciências dos Alimentos da Esalq
Apoio: Diretoria da Esalq/USP

Estação Esalq 128/2022 - Evento terá tour na destilaria da Esalq
A destilaria da Esalq é um espaço reservado para atividades acadêmicas, mas no próximo dia 3 de dezembro ocorrerá um tour por este espaço, atividade inserida no evento Alimentos na Esalq.
Para falar sobre o evento e os estudos desenvolvidos na destilaria, o jornalista Caio Albuquerque conversou com o Prof. André Ricardo Alcarde, do departamento de Agroindústria, Alimentos e Nutrição.
Na década de 1920, o professor Jayme Rocha de Almeida iniciou as pesquisas sobre microbiologia industrial, que culminaram na criação de uma Destilaria Piloto, sob responsabilidade do então Instituto Zimotécnico. Em 1956, nasceu a destilaria professor Juvenal Mendes de Godoy, homenagem do professor Jayme ao seu antecessor, que ministrara aulas na cadeira de Tecnologia Agrícola.
Atualmente, o professor André Alcarde realiza parte das suas atividades de ensino, pesquisa e extensão nessa Destilaria e, convidado do Estação Esalq, conta um pouco sobre o uso e a importância desse espaço para quem estuda, trabalha e pesquisa na Esalq.

Estação Esalq 127/2022 - Alimentos nas Esalq
Popularizar o conhecimento sobre a temática alimentar de forma divertida e interativa. Esta é a proposta do evento Alimentos na Esalq, que será realizado no próximo dia 3 de dezembro de 2022, no campus Luiz de Queiroz, da USP em Piracicaba,SP.
A organização é do curso de Ciências dos Alimentos da Esalq e toda a população está convidada. Neste Estação Esalq, o jornalista Caio Albuquerque conversa com a cientista de alimentos Gabriela Alcântara, que conta destaques da programação e fala da importância do alimento para saúde humana

Estação Esalq 126/2022 - Lançamento do Portal Luiz de Queiroz
O Portal web Luiz de Queiroz, projeto a ser lançado nesta semana, trará documentos sobre a vida do idealizador da Esalq, Luiz Vicente de Souza Queiroz, e de sua esposa, Ermelinda Ottoni de Souza Queiroz. Os conteúdos serão apresentados em diversos formatos (linha do tempo, entrevistas em vídeo, imagens de documentos etc), promovendo uma divulgação ampla para diferentes públicos. O Portal, que contará com uma versão em inglês, cumprirá também a função de repositório com um banco de dados que será alimentado de forma contínua, possibilitando a constante atualização de seus conteúdos. Conheça o projeto, e engaje-se para apoiar a concretização do mesmo.
#portalweb #esalq #usp #memória #história #luizdequeiroz #piracicaba

Estação Esalq 125/2022 - O profissional do futuro: como se preparar para as mudanças?
De 5 a 8 de outubro acontecerá na Esalq, campus da USP em Piracicaba,SP, a 4ª edição do Esalqshow.
Na programação, além de painéis técnicos, atividades culturais, oficinas socioambientais e praça de alimentação, o público terá a oportunidade de participar do Encontro de Talentos.
No dia 6 de outubro, o Encontro de Talentos contará com atividades programadas para o Pavilhão de Química e o objetivo é propiciar o diálogo entre estudantes e representantes de grandes empresas. Além de conhecer os processos seletivos e oportunidades de ingresso no mercado de trabalho, uma das atrações da programação será a Roda de conversa “O profissional do futuro: como se preparar para as mudanças? tendências do mercado e demandas de qualificação profissional”.
Neste episódio do podcast Estação Esalq, conversamos com o professor Carlos Eduardo de Freitas Vian, que fará a mediação da roda de conversa. O docente reforça o convite para que alunos de graduação e pós-graduação da Esalq e de outras instituições participem e se aproximem de uma formação que esteja alinhada às demandas do mercado.
Não perca!
Inscreva-se: https://doity.com.br/esalqshow-2022
Programação completa: https://fealq.org.br/esalqshow/programacao/
Programação do Encontro de Talentos
(Dia 6 de outubro | Pavilhão de Química | Área C)
14h às 16h45
Auditório
-> Palestras O Ecossistema Piracicabano de Inovação e Programa Acelera Esalq/USP; apresentações das empresas patrocinadoras Banco BOCOM BBM, Pecege, John Deere, ICL, Dedini, Coplacana e Fealq.
14h às 19h
Laboratório
->Atendimento das empresas patrocinadoras Banco BOCOM BBM, Coplacana, CTC, Dedini, Fealq, Fermentec, ICL, John Deere, Koppert, Ourofino e Pecege.
Auditório
-> Roda de conversa – O profissional do futuro: como se preparar para as mudanças? tendências do mercado e demandas de qualificação profissional.

Estação Esalq 124/2022 - Arboreto Luiz de Queiroz
Neste episódio nosso bate papo será sobre árvores.
Mais precisamente sobre o Arboreto Luiz de Queiroz, projeto lançado neste 21 de setembro de 2022, aqui no campus da USP em Piracicaba.
E para falar sobre este tema, convidamos o prof. Luiz Carlos Estraviz Rodriguez, do departamento de Ciências Florestais, , que tem coordenado as ações de implementação do Arboreto.
Conheça e participe do projeto: https://fealq.org.br/arboretoluizdequeiroz/

Estação Esalq 123/2022 - Esalqshow 4ª edição acontecerá de 5 a 7 de outubro de 2022
De 5 a 7 de outubro de 2022, será realizado no campus Luiz de Queiroz, da USP em Piracicaba, a 4ª edição do Esalqshow. Fórum de inovação e tecnologia, o evento tem como tema este ano a cadeia da cana-de-açúcar. Na programação, os visitantes poderão circular pelo campus e conferir palestras, mostra de projetos, atividades culturais e de conscientização ambiental.
Para este episódio do Estação Esalq, conversamos com o Prof. Marcos Kamogawa, membro de Comissão Organizadora do evento. Para Kamogawa, o Esalqshow é a Casa Aberta da Esalq para a comunidade, oportunidade para toda a população visitar o campus, interagir com a comunidade acadêmica e perceber a importância da ciência na vida cotidiana.
Além das atividades sobre o setor sucroenergético, haverá oficinas de kokedama, palestras sobre recursos humanos e as habilidades do futuro profissional, projetos da Casa do Produtor Rural, food trucks e o já consagrado Insetos na Esalq.
Grupos escolares também poderão se inscrever e conhecer mais sobre as possibilidades de ingressar na Universidade de São Paulo
Saiba mais em www.esalqshow.org.br
Inscreva-se: https://doity.com.br/esalqshow-2022

Estação Esalq 122/2022 - José Luiz Tejon na Esalq
A Esalq Junior Consultoria realiza, em 31 de agosto de 2022, sua 17ª Feira de Carreiras. Um dos palestrantes do evento é José Luiz Tejon, uma das maiores autoridades nas áreas de marketing em agronegócio, gestão de vendas, liderança, motivação e superação humana. Tejon é articulista de diversas mídias, entre elas a Revista Feed&Food, Cães&Gatos e Canal Rural. Atualmente também é comentarista de agronegócio na Rádio Eldorado/Estadão.
Na conversa com o jornalista Caio Albuquerque, Tejon falou sobre o futuro do agronegócio e a importância da ciência nesse processo
#esalqjr #feiradecarreiras #tejon #agro

Estação Esalq 121/2022 - Plantas medicinais e aromáticas
Neste episódio o jornalista Caio Albuquerque conversa com o professor Lindolpho Capellari Jr, do departamento de Ciências Biológicas da Esalq. O docente acaba de lançar duas obras: “GUIA DE PLANTAS MEDICINAIS E AROMÁTICAS EM HORTOS COMUNITÁRIOS” E “PLANTAS MEDICINAIS - GUIA ILUSTRADO EM HOMENAGEM AO PROF. WALTER ACCORSI”
Mais informações entre em contato pelo e-mail livros@fealq.org.br.

Estação Esalq 120/2022 - série "Políticas Públicas" - Qualidade Fitossanitária
Este episódio compõe a série especial Políticas Públicas
A entrevistada é a engenheira agrônoma Liliane Teixeira, do departamento de Fitopatologia e Nematologia da Esalq. Liliane coordena Clínica Fitopatológica Prof. Hiroshi Kimati, da Esalq. Na entrevista ela aborda sua contribuição na elaboração de normativas junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
Saiba mais: www.lfn.esalq.usp.br/clínica
E-mail: lilianedt@usp.br
Acesse: http://www.esalq.usp.br/politicas-publicas
Essa série tem a produção da Comissão de Relações Institucionais da Esalq
Técnica: Fabiano Pereira

Estação Esalq 119/2022 - Evento discutirá a Década da Restauração de Ecossistemas
O tema deste episódio é a 2ª Semana de Diálogos Interdisciplinares, que acontece de 15 a 19 de agosto de 2022, aqui no campus da USP em Piracicaba
O evento é uma realização do programa de pós-graduação interunidades em Ecologia Aplicada e o tema a ser debatido em várias frentes será a Década das Nações Unidas para a Restauração de Ecossistemas, que teve início no ano passado, em 2021, e vai até 2030
Para falar sobre o tema e sobre o evento convidamos a gestora ambiental Bianca Frota Torres e a bióloga Tainá Yumi Patriani
Contatos:
sdinterdisciplinares@gmail.com
Instagram: @ppgieaesalq
Para inscrições e programação detalhada, acesse a página do evento: www.even3.com.br/sdippgiea2022
As atividades remotas serão transmitidas pelo canal do YouTube do Programa de Ecologia Aplicada.

Estação Esalq 118/2022 - O que é o Observatório da Região Metropolitana de Piracicaba?
A Esalq lançou, neste mês de julho, o primeiro boletim do Observatório da Região Metropolitana de Piracicaba.
E para falar sobre o panorama econômico e a iniciativa do Observatório da Região metropolitana de Piracicaba, o podcast Estação Esalq conversou com as professoras Eliana Terci, do departamento de Economia, Administração e Sociologia da Esalq e Cristiane Feltre, do Centro de Economia e Administração da PUC Campinas.
Saiba mais em https://sites.usp.br/oes-rpm/ ou, no Instagram, acesse @oes.rmp
#Piracicaba

Estação Esalq 117/2022 - Esalqueana atua no Museu de Zoologia da USP
Neste Estação Esalq, o jornalista Caio Albuquerque conversa com a egressa do curso de Ciências Biológicas da Esalq, Joyce Rodrigues do Prado, que hoje atua no Museu de Zoologia da USP em São Paulo.
A bióloga conta como a formação na Esalq contribuiu para o seu percurso profissional e convida a todos para uma visita ao Museu de Zoologia.
Para agendar uma visita ao Museu de Zoologia, acesse: https://mz.usp.br/pt/pagina-inicial/
Apoio técnico/áudio: Fabio Torrezan

Estação Esalq 116/2022 - Esalq e De Olho no Material Escolar
A Esalq assinou um convênio de cooperação com a Associação de Olho no Material Escolar.
Criada em 2021, a Associação de Olho no material Escola é uma entidade sem fins lucrativos que tem como objetivo contribuir com a atualização da abordagem sobre a atividade agrícola e demais questões ligadas ao agronegócio no material utilizado em sala de aula, sempre com base no conteúdo científico
Por isso conversamos neste Estação Esalq com a diretora presidente da Associação de Olho no Material escolar, Letícia Jacyntho, que contou como surgiu a associação e de que maneira tem se articulado.
Este episódio traz ainda a fala do professor Rafael Otto, do departamento de Ciência do Solo da Esalq, que coordenará a produção de conteúdo da Biblioteca Virtual, que trará conteúdo sobre o agronegócio brasileiro.
O professor Iran Oliveira, presidente da Comissão de Cultura e Extensão Universitária da Esalq, também foi entrevistado. Confira!
#agro #dome #deolhonomaterialescolar

Estação Esalq 115/2022 - Professor representará o Brasil em reunião do IPCC/ONU
O professor Carlos Eduardo Pellegrino Cerri, do departamento de Ciência do Solo da Esalq/USP, é o entrevistado do jornalista Caio Albuquerque para este episódio.
Na última semana de junho de 2022, Cerri representará o Brasil na Espanha durante o IPCC Task Force on Greenhouse Gas Inventories, realizado pelo Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas. Na oportunidade, o docente será o responsável por apresentar um conjunto de informações contento 190 fatores de emissão do Brasil para serem adicionados aos relatórios da ONU.
Confira nosso bate-papo
#ipcc #onu

Estação Esalq 114/2022 - Formação socioambiental na rede pública de ensino
No dia 5 de junho, celebramos o dia mundial do meio ambiente. Neste mês, o campus Luiz de Queiroz, da USP de Piracicaba, acolheu o encerramento de uma das etapas do curso Contribuições para formação socioambiental de professores da rede pública de Piracicaba e região. Neste episódio, conversamos com educadores, gestoras ambientais e estudantes da Esalq envolvidos no projeto.
Programa USP Recicla da USP Piracicaba: recicla.esalq@usp.br | www.instagram.com/usprecicla.piracicaba/
Locução: Alicia Nascimento Aguiar
Produção, edição e reportagem: Caio Albuquerque
Trilha: YouTube Library| Consciousness Rabbit pATCHES

Estação Esalq 113/2022 - Produtividade da soja deve melhorar com pesquisas
Estudos desenvolvidos na Esalq que podem melhorar os índices de produtividade da soja.
Neste episódio, o jornalista Caio Albuquerque conversa com o professor Francisco Guilhien Gomes Junior, do Departamento de Produção Vegetal e a agrônoma Maiara de Oliveira, doutoranda em Genética e Melhoramento de Plantas.
O docente conduziu um estudo no qual investigou o uso da termografia por infravermelho na avaliação de sementes de soja visando discriminar lotes de sementes quanto aos níveis de vigor. Já Maiara identificou regiões do genoma da soja que estão associadas a resistência ao complexo de percevejos, principal praga que afeta drasticamente a produtividade e a qualidade de sementes de soja
Francisco Guilhien Gomes Junior francisco1@usp.br
Maiara de Oliveira maiaraoliveira@usp.br
#soja #semente #genética

Estação Esalq 112/2022 - Genética e divulgação científica
Este episódio integra a série especial Políticas Públicas. Na conversa de hoje, o tema é a popularização da ciência proposto pelo Grupo de extensão GENt, ligado ao Departamento de Genética da Esalq e que atua com comunicação e divulgação científica.
Para abordar o assunto, o jornalista Caio Albuquerque conversou com a professora Maria Carolina Quecine Verdi, que falou sobre comunicação científica e o papel da universidade como disseminador de conhecimento e combate às fake news.
Sobre o grupo GENt, acesse: https://gent-esalq.github.io/
Confira a Série Políticas Públicas: http://www.esalq.usp.br/politicas-publicas

Estação Esalq 111/2022 - Efeitos da guerra e a cara do emprego da indústria de Piracicaba
Neste episódio vamos entender como o setor industrial brasileiro e mais diretamente as empresas aqui da região de Piracicaba, tem refletido as incertezas da economia mundial.
Também vamos repercutir dados do mercado de trabalho nesse setor que mostram que as microempresas representam cerca de 85% dos estabelecimentos.
O jornalista Caio Albuquerque conversa com o professor Carlos Vian, do departamento de Economia, Administração e Sociologia da Esalq e também com a professora Cristiane Feltre, do Centro de Economia e Administração da da PUC Campinas.
Clique aqui e acesse o Boletim de Conjuntura Industrial > https://simespi.com.br/boletim-conjuntura/

Estação Esalq 110/2022 - O agro reune empresas e universidades em evento em Piracicaba
Neste episódio a pauta é a evolução das ciências agrárias e a conexão entre o sistema produtivo e universidades afim de promover uma agricultura mais sustentável
Para falar sobre temas emergentes envolvendo o agronegócio brasileiro, o jornalista Caio Albuquerque conversou com o professor Luis Reynaldo Ferraciú Alleoni, do departamento de Ciência do Solo da Esalq.
Nos dias 21 e 22 de junho, o docente coordenará o evento Solo Agro Summit. Saiba mais em https://summit.solloagro.com.br/

Estação Esalq 109/2022 - 7 Rotas da Pecuária Brasileira
Em estudos recentes realizados junto à CEPAL (Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe) e PNUMA (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente), o Grupo de Políticas Públicas da Esalq identificou *7 rotas da pecuária brasileira*, cada qual com suas externalidades positivas e negativas.
As informações estão baseadas em entrevistas realizadas pelo GPP com atores-chave do meio acadêmico, da indústria, do governo, do 3º setor, de representações de produtores, de movimentos sociais e sindicais e de consultorias especializadas.
Para este podcast entrevistamos o pesquisador do GPP Alberto Barretto. que destacou a necessidade de olhar para a pecuária de forma diversa, considerando a viabilidade de todos os cenários desse sistema de produção

Estação Esalq 108/2022 - Ecofeminismo e saúde menstrual
Projeto aborda a importância do combate à pobreza menstrual e entrega kits em comunidade de Piracicaba.
No último dia 10/4, estudantes e professores da Esalq trabalharam conceitos sobre ecofeminismo, saúde menstrual e sustentabilidade com mulheres em situação de vulnerabilidade na Comunidade Renascer, em Piracicaba.
A iniciativa tem a coordenação da professora Odaléia Telles Marcondes Machado Queiroz, do departamento de Economia, Administração e Sociologia da Esalq e está contemplada no Edital 02/2021 de Inclusão Social e Diversidade na USP e em Municípios de seus campi, no âmbito da Pró-reitoria de Cultura e Extensão Universitária (Prceu).
Neste episódio, o jornalista Caio Albuquerque conversou com a professora Odaleia Queiroz, com a graduandas em Gestão Ambiental da Esalq, Dara Amorim e Larissa Moreira e com a pós-graduanda da Faculdade de Educação da USP, Michele Mendonça, todas integrantes do projeto.
#ecofeminismo #pobrezamenstrual #saúdemenstrual

Estação Esalq 107/2022 - Boletim de conjuntura industrial
Neste episódio abordamos uma parceria entre a Esalq e o Simespi, o Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas, de Material Elétrico, Eletrônico, Siderúrgicas, Fundições e Similares de Piracicaba e Região
A aproximação entre Esalq e Simespi tem resultado na elaboração de boletins mensais que trazem indicadores e análises da conjuntura industrial na região de Piracicaba e para falar sobre essa iniciativa convidamos o professor Carlos Eduardo de Freitas Vian, do departamento de Economia, Administração e Sociologia e coordenador do curso de graduação em Ciências Econômicas da Esalq. Também contribui com este episódio Valéria Spers, gerente do Simespi.
Acesse o Boletim de conjuntura industrial em: https://simespi.com.br/boletim-conjuntura/

Estação Esalq 106/2022 - Ciência do Solo e Agricultura Sustentável
Neste episódio, o jornalista Caio Albuquerque aborda a Ciência do Solo e Agricultura Sustentável, tema do IV Encontro Paulista de Ciência do Solo, evento que ocorrerá aqui na USP em Piracicaba nos dias 26 e 27 de abril
Um dos responsáveis pelo evento aqui na Esalq é o professor Paulo Sérgio Pavinato, do departamento de Ciência do Solo, entrevistado deste episódio
Saiba mais em www.epcis.com.br/

Estação Esalq 105/2022 - Inteligência artificial, guerras híbridas e impactos da pandemia no Brasil
A Inteligência Artificial e a Ciência de Dados fazem parte cada vez mais do nosso cotidiano. Neste Estação Esalq, o jornalista Caio Albuquerque conversou com o prof. Antonio Almeida, do departamento de Economia, Administração e Sociologia da Esalq e com o pesquisador Gustavo Furlan. Almeida destacou que é necessário encarar criticamente a adoção das novas tecnologias e comentou sobre o conceito de guerras híbridas e redes de monitoramento que influenciam os rumos de uma sociedade. Gustavo Furlan apontou os objetivos do seu doutorado, no qual pretende mapear os efeitos da pandemia na qualidade de vida no Brasil sob a perspectiva das novas tecnologias.
Ambos integram um grupo de pesquisas que desenvolve na Esalq estudos relacionados à Inteligência Artificial, Ciência de Dados e Robótica Aplicada.
Informações sobre o grupo e cronograma de atividades a serem desenvolvidas em 2022 pode ser acessadas aqui: https://sites.google.com/usp.br/inf-geral-gabriel-ia-cd-ra-g

Estação Esalq 104/2022 - Acelera Esalq
O tema deste episódio é o programa Acelera Esalq/USP, iniciativa que chega à segunda edição este ano e apoia a aceleração de ideias inovadoras na universidade.
Conosco está a professora Catarina Careta, coordenadora do curso de Administração da Esalq e membro da equipe organizadora do Acelera Esalq.
O Acelera Esalq tem inscrições abertas até o próximo dia 2 de abril e as atividades estão programadas para iniciarem no dia 9.
Acesse: http://www.centrodeinovacao.esalq.usp.br/programa

Estação Esalq 103/2022 - Siflor Cerrado apoia o produtor na escolha de espécies florestais
Neste episódio o jornalista Caio Albuquerque conversa com a professora Luciana Duque Silva, do departamento de Ciências Florestais da Esalq/USP. A docente coordena o Siflor Cerrado, plataforma que traz recomendações de espécies florestais e clones para o cultivo do componente florestal em sistemas de monocultivo e Integração Lavoura-Pecuária-Floresta no bioma Cerrado.
Saiba mais em https://www.siflorcerrado.com.br/

Estação Esalq 102/2022 - Inteligência Artificial, Ciência de Dados e Robótica Aplicada
Informações sobre o grupo e cronograma de atividades a serem desenvolvidas em 2022 pode ser acessadas aqui:
sites.google.com/usp.br/inf-geral-gabriel-ia-cd-ra-g. Para falar com o Prof. Gabriel: gasarrie@usp.br

Estação Esalq 101/2022 - O Jardim Sensorial da Esalq
Neste episódio, o jornalista Caio Albuquerque conversa com a professora Claudia Mattiuz, da área de paisagismo do departamento de Produção Vegetal da Esalq, que desenvolve ações de ensino, pesquisa e extensão em paisagismo e plantas ornamentais.
A docente é a responsável pelo Jardim Sensorial da Esalq, espaço utilizado pelos praticantes do Projeto Equoterapia. Ouça o bate papo e conheça os benefícios do contato com as plantas no desenvolvimento motor e psíquico.
#equoterapia #jardim #sensorial

Estação Esalq 100/2022 - O que acontecerá com o frete em 2022?
A alta nos combustíveis e as condições climáticas impactaram o valor do frete em 2021. O panorama atual do mercado de fretes e as expectativas para 2022 é o tema da conversa entre o jornalista Caio Albuquerque e o pesquisador Fernando Pauli de Bastiani, do Grupo de Pesquisa e Extensão em Logística Agroindustrial - Esalqlog, da USP em Piracicaba
No próximo dia 24 de fevereiro de 2022, o Esalqlog e a Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz (Fealq), promovem o webinar “On Board na Agro Logística”. Na ocasião, especialistas abordarão temas como as negociações de fretes, custos no transporte rodoviário, corredores logísticos estratégicos e as expectativas de novas infraestruturas para o país.
Inscreva-se : https://fealq.org.br/eventos/on-board-na-agro-logistica-2022/

Estação Esalq 99/2022 - Pelo bem do Rio Doce
A taboa (Typha domingensis), planta aquática comum em várias regiões do País, pode ser a solução para mitigar os danos ao ambiente no estuário do Rio Doce, distrito de Regência (ES), região impactada a partir do rompimento da Barragem do Fundão, em Mariana (MG), umas das maiores tragédias ambientais brasileiras, ocorrida em 2015.
Um estudo desenvolvido na Esalq/USP publicado em janeiro no Journal of Hazardous Materials, tem como primeira autora a engenheira agrônoma Amanda Duim Ferreira e traz resultados promissores.
Além de Amanda, estão envolvidos no desenvolvimento do projeto pesquisadores do Grupo de Estudo e Pesquisa em Geoquímica de Solos da Esalq, que tem coordenação de Tiago Osório Ferreira, professor do Departamento de Ciência do Solo.
Confira a conversa entre o jornalista Caio Albuquerque e a pesquisadora Amanda Duim Ferreira no episódio 99 do podcast EstaçãoEsalq.

Estação Esalq 98/2021 - Alimentos funcionais na sala de aula
Desmistificar a biologia molecular e os alimentos funcionais de forma lúdica e interativa é o objetivo de um projeto que aproximou alunos do curso de Ciências dos Alimentos da Esalq e estudantes do ensino médio e técnico de escolas de Piracicaba (SP) e Rio Claro (SP). Confira a conversa que o jornalista Caio Albuquerque teve com a professora Aline Silva Mello Cesar, do departamento de Agroindústria, Alimentos e Nutrição da Esalq, coordenadora da iniciativa que contou com apoio do programa Aprender na Comunidade, da Pró-reitoria de Graduação da USP.
#esalq #usp #extensãouniversitária #podcast #alimentosfuncionais

Estação Esalq 97/2021 - projeto Equoterapia é retomado na Esalq
Neste Estação Esalq, a pauta é o projeto Equoterapia, que desde 2001 trabalha o método terapêutico e educacional que utiliza o cavalo e atende, na Esalq, pessoas portadoras de deficiência ou com necessidades especiais. Para fazer conosco este Estação Esalq convidamos três docentes. Claudio Haddad e Sila Carneiro da Silva, ambos do departamento de Zootecnia da Esalq e a professora Roberta Brandi, da Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos, da USP em Pirassununga.

Estação Esalq 96/2021 - XII Congresso Brasileiro de Sistemas Agroflorestais
"Conciliando Pessoas e Evoluindo Paradigmas” é o tema central da 12ª edição do Congresso Brasileiro de Sistemas Agroflorestais (XII CBSAF), que será realizado pela primeira vez em formato 100% online, no período de 13 a 17 de dezembro do corrente ano. Para abordar o tema o jornalista Caio Albuquerque conversou com o presidente da SBSAF (Sociedade Brasileira de Sistemas Agroflorestais), professor Ivan Crespo Silva e com o prof. Ciro Abbud Righi, que coordena iniciativas de SAFs no departamento de Ciências Florestais na Esalq.
Saiba mais em www.sbsaf.org.br/xiicbsaf-programa
#esalq #usp #agrofloresta #sistemasagroflorestais #podcast

Estação Esalq 95/2021 - Alimentos na Esalq
No dia 6 de novembro de 2021, acontecerá o evento online "Alimentos na Esalq", que contará com palestras e um concurso técnico-científico voltado para alunos do Ensino Médio. A realização é do Grupo de Extensão em Ciências dos Alimentos (GEDCAI) da Esalq.
#gedcal #esalq #usp #alimentos #alimentação #ciênciasdosalimentos

Estação Esalq 94/2021 - Obesidade afeta frequência escolar
Uma pesquisa desenvolvida no Programa de Pós-graduação em Economia Aplicada Esalq investigou o impacto do sobrepeso e da obesidade no desempenho e na frequência escolar de crianças e adolescentes no Brasil. Para entender o estudo, o jornalista Caio Albuquerque conversou com a economista Ida Bojicic Ono, autora do doutorado que teve orientação da professora Ana Lucia Kassouf, do departamento de Economia, Administração e Sociologia da Esalq.
#esalq #usp #pesquisa #obesidadeinfantil

Estação Esalq 93/2021 - Projeto Corredor Caipira promove a formação de corredores agroecológicos
O Corredor Caipira visa estabelecer, no período de 2 anos, 45 hectares de florestas e agroflorestas, formando corredores agroecológicos, conectando importantes fragmentos florestais no interior do Estado de São Paulo, contemplando diretamente os municípios de Piracicaba, São Pedro, Águas de São Pedro, Santa Maria da Serra e Anhembi.
Saiba mais em corredorcaipira.com.br/