
Facada X
By André Luiz Rafaini Lopes

Facada XJan 15, 2020

Facada Cast 001 – Awesome mix tape
Está lançada a primeiríssima edição do nosso podcast! Para começar, Roberta AR, Pedro Elias e André Luiz apresentam uma seleção de suas músicas favoritas, dividindo histórias e detalhes dos escolhidos. Spoiler alert: rolou de tudo um pouco, de Gangrena Gasosa, Mulheres Negras e Nina Simone.

Facada Cast 006 – Games!
Here comes a new challenger! Nesta edição, Reinaldo Cardenuto e André conversam sobre videogames, lembram de jogos marcantes e alfinetam a indústria nerd! Se der, ouça com fones de ouvido para uma experiência mais imersiva. E, ao final, deixe nos comentários a resposta: um jogador que adota como estratégia, em jogos de luta, a famosa combinação voadora seguida de rasteira pode ser considerado um “apelão”?
Trilha sonora: Threshold (8bit) – Brian LeBarton (abertura) e encerramento surpresa.

Facada Cast 005 – Pelo amor de Spock!
Antes de mais nada: o Facada Cast nunca atrasa ou está adiantado. Chega precisamente no momento que quer! Pegue já seus phasers e teletransporte-se para essa conversa sobre ficção-científica. E para a emocionante despedida que o FacadaX.com preparou para Leonard Nimoy, o eterno Spock de Star Trek.
Trilha sonora: Surpresa!

Facada Cast 004 – Tá dominado! Tá tudo dominado!
Nesta edição, um papo sobre domínio público, Lei de Direitos Autorais e a troca de cultura pela internet, passando por Saint Exupéry, Mickey e DJ Cremoso, a maionese do brega.
Trilha sonora: Copy is not theft – Jonathon Mann (abertura), álbum Arular – M.I.A. (BG), Human – The Killers feat. DJ Cremoso (encerramento).

Facada Cast 003: O Colhedor de Raios
Roberta AR, Pedro Elias e André Lopes conversam com Breno Ferreira, Benson Shin e Shun Izumi, os criadores da graphic novel O Colhedor de Raios (Estúdio 1+2), e Evandro Malgueiro, da Casa Locomotiva. A HQ entrou no TOP 20 de melhores lançamentos de 2014, lista criada Sidney Gusman, editor do Universo HQ e responsável pelo Planejamento Editorial da Mauricio de Sousa Produções.

Facada Cast 002 – 2014: contra, a favor, muito pelo contrário
Qual a ligação entre a Copa do Mundo e uma revolução armada liderada por macacos? A resposta é uma só: 2014. Nesta edição, Roberta AR, Pedro Elias e André têm como convidado Luciano Vitoriano, do Vish Podcast, para fazer um balanço do ano que dividiu amigos e cabeças de orcs a pedradas.
Leia a crônica de Luciano Vitoriano, que inspirou o podcast.
Um ano tão polarizado que minha retrospectiva só poderia ser feita em termos de “a favor” e “contra”.
Fui contra o Facebook. A favor do Google+. Contra o isolamento digital. A favor do deixa-quieto. Contra o ebola. A favor dos BRICS. A favor da Copa. Contra a copa. A favor da Copa. Contra a Copa… Contra o esmagamento dos contra. Contra o 7X1. A favor da Internet. A favor da Alemanha. Contra Dunga. Contra o conservadorismo. A favor de direitos básicos. E ao que parece. A favor da corrupção. A favor de “tudo que está aí”. (suspiro). Contra o preconceito. A favor do respeito. A favor das minorias. A favor do resultado de eleições, sejam quais forem. Contra a Dilma. Mas mais contra Aecio. E contra a bolsonarização da vida. A favor de unfollows. A favor de encontros às cegas. Contra relacionamentos surdos. A favor de EUA falar com Cuba. A favor de Israel. A favor da Palestina. Contra mísseis caindo em escolas. Contra me mandarem pra Cuba sem me darem a passagem. Contra os ministérios. Contra a saída de cena do Chaves. Contra o desespero do Homem Bicentenário. Contra… absolutamente contra qualquer ditadura. Contra Interestrelar. A favor de Planeta dos Macacos. Contra o Hobbit virar 3 filmes. Contra Katniss em todas as salas. A favor de conselhos populares. Contra Juiz-Divindade. Contra juiz abutre. A favor do exoesqueleto. A favor da Rosetta. Contra o pau-de-selfie. E totalmente a favor de que o próximo seja melhor que o anterior.
Trilha sonora: Abertura – Ponto de vista, do Casuarina; BG – álbum Tidal, de Fiona Apple.