
AMBIENTA-TE
By GEOTA

AMBIENTA-TEJul 30, 2021

Ameaças sobre a Bacia Hidrográfica do Douro | Podcast Visão Verde
Catarina Miranda, coordenadora do projeto Rios Livres da associação do ambiente GEOTA - Grupo de Estudos de Ordenamento do Território e Ambiente, e membro do recém criado grupo #MovRioDouro, diz que as autoridades portuguesas não estão a resolver os problemas graves no Douro e nos seus afluentes – e apela à remoção das barragens obsoletas.
Em Maio de 2021, várias associações ambientalistas e cidadãos juntaram-se e criaram o #MovRioDouro, para chamar a atenção para as ameaças sobre a bacia hidrográfica do Douro. Uma necessidade que nasceu da inação das autoridades, diz Catarina Miranda, do grupo e do GEOTA, uma das organizações na génese do novo movimento, que participou no Podcast da VISÃO VERDE.
Saiba mais em: https://geota.pt
Assista ao Podcast na Visão Verde: https://bit.ly/2V39EZi
© Visão Verde

Eficiência Energética ou Barragens Hidroelétricas? | AMBIENTA-TE #3
🌳Eficiência Energética ou Barragens Hidroelétricas? Assista ao 3º Episódio do Podcast AMBIENTA-TE, do GEOTA. Como convidado desta edição temos João Joanaz de Melo, professor de engenharia do ambiente e investigador no domínio das políticas de ambiente e energia na Universidade Nova e Lisboa.
Estaremos à conversa sobre a Estratégia Energética Alternativa, um trabalho de investigação desenvolvida pela FCT NOVA, no âmbito da Rede Douro Vivo, um projeto liderado pelo GEOTA.
Será o modelo energético português sustentável? Quais as problemáticas associadas à construção de barragens? Fará sentido deixar-se de apostar na construção de barragens hidroelétricas em prol da aposta na poupança energética e em outras alternativas renováveis? Qual o risco de deixarmos de ter Rios Livres em Portugal?
Estas são algumas das perguntas que serão respondidas neste episódio do Podcast AMBIENTA-TE.
Esperemos que goste e partilhe!
Saiba mais em: www.geota.pt

Gás é Andar Para Trás | AMBIENTA-TE #2
Prospeção e exploração de gás em Portugal; Justiça climática; Ativismo e luta pela justiça social; Soluções e Alternativas para a produção e redução do consumo de energia? Estas são algumas das várias questões que poderão ver respondidas no 2º Episódio do AMBIENTA-TE, o Podcast do GEOTA. 🎧🌍
Gás é Andar Para Trás é o tema deste novo episódio e temos como convidado o João Costa, coordenador da @Campanha Linha Vermelha da Academia Cidadã e Climáximo, ativista ambiental contra as alterações climáticas e contra a prospeção e exploração de gás em Portugal. 😉
👉Poderá também assistir ao episódio completo através do nosso Facebook, no IGTV no Instagram ou através das várias plataformas de podcasts.
#geota #ambientate Empregos para o Clima

Os atropelos sociais e ambientais da Iberdrola nas barragens do Tâmega | AMBIENTA-TE #1
O tema deste primeiro episódio é o maior projeto europeu de construção de barragens para produção de eletricidade nos últimos 20 anos. É assim que a Iberdrola apresenta o seu Sistema Eletroprodutor do Tâmega (ou SET), que está neste momento em implementação e que atingirá vários concelhos do Minho e Trás-os-Montes.
Poderá também assistir à reportagem feita pelo GEOTA, sobre os desalojamentos forçados e outros atropelos da Iberdrola, que complementa este podcast, através deste link: https://bit.ly/35jg3zq
Para o primeiro episódio, não poderíamos começar melhor senão com prata da casa.
Convidámos a Ana Brazão, Coordenadora dos Projetos Rios Livres GEOTA e Rede Douro Vivo, porta-voz do movimento ProTEJO - Movimento Pelo Tejo, licenciada em Química e mestre em Engª. De Ambiente. Bem-vinda! E o Ricardo Próspero, Assessor de Políticas Ambientais nos referidos projetos, licenciado em Arquitetura Paisagista e mestre em Planeamento e Ordenamento do Território.
É importante referir que são estas duas pessoas que representam a sociedade civil, em nome da Confederação Portuguesa das Associações de Defesa do Ambiente (a CPADA) na Comissão de Acompanhamento Ambiental do Sistema Eletroprodutor do Tâmega (a CAA-SET).
Assista a este podcast, deixe o seu comentário e partilhe a publicação para que este tema possa chegar a mais pessoas.