
Linhas Críticas
By Linhas Críticas

Linhas CríticasFeb 05, 2021

LC#012: "Sabe por que a gente escreve? Para ser amado” - Foucault e os arquivos
Célia Ratusniak fala sobre seu artigo, escrito em coautoria com Maria Rita de Assis César e publicado na Linhas Críticas em dez/2020. As perguntas foram elaboradas pela discente do curso de pedagogia da UnB Valéria Pereira Leal.
Leia o artigo completo na nossa página: https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/34075

LC#011: Gêneros orais e letramento crítico em livro didático de ciências da natureza
No episódio da semana, os autores Érica Yamauchi Torres e Sílvio Ribeiro da Silva falam sobre o artigo "Gêneros orais e letramento crítico em livro didático de ciências da natureza", publicado na Linhas Críticas em 2021.
Leia o artigo completo: https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/37018
Siga a Linhas Críticas também nas redes sociais:
https://www.facebook.com/linhascriticas
https://www.instagram.com/linhascriticas
https://twitter.com/linhas_criticas

LC#010: A infância e o território da favela: entre proteção e participação
A protagonista do episódio 10 é Cibele Carvalho, pós-doutoranda na Universidade Federal de Minas Gerais e autora do artigo "A infância e o território da favela: entre proteção e participação", publicado na Linhas Críticas em 2021. As perguntas foram elaboradas pela discente do curso de pedagogia da UnB Valéria Pereira Leal.
Leia o artigo completo: https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/36018
Siga a Linhas Críticas também nas redes sociais:
https://www.facebook.com/linhascriticas
https://www.instagram.com/linhascriticas
https://twitter.com/linhas_criticas

LC#009: A Educação de Jovens e Adultos e a BNCC do Ensino fundamental
Os convidados do nono episódio do podcast são Gilvan Charles Cerqueira de Araújo, Leda Regina Bitencourt da Silva e Lilian Cristina da Ponte e Sousa Sena, autores do artigo A Educação de Jovens e Adultos e a BNCC do Ensino fundamental, publicado na Linhas Críticas em 2020. As perguntas foram elaboradas pela discente do curso de pedagogia da UnB Marina de Sousa Rodrigues.
Leia o artigo completo: https://doi.org/10.26512/lc.v26.2020.30582
Siga a Linhas Críticas também nas redes sociais:
https://www.facebook.com/linhascriticas
https://www.instagram.com/linhascriticas
https://twitter.com/linhas_criticas

LC#008: O bebê interroga a sociologia da infância
No novo episódio, uma conversa com Gabriela Tebet e Anete Abramowicz, autoras do artigo "O bebê interroga a sociologia da infância", publicado na Linhas Críticas em 2014. As perguntas foram elaboradas pela estudante de pedagogia da UnB Allana Rodrigues Vieira.
Para ler o texto completo, acesse: https://doi.org/10.26512/lc.v20i41.4254
Siga a Linhas Críticas também nas redes sociais:
https://www.facebook.com/linhascriticas
https://www.instagram.com/linhascriticas

LC#007: O olhar do outro sobre a obesidade: uma aprendizagem sobre a rejeição
No sétimo episódio, uma conversa com Kênya Lima de Araújo, Maria do Carmo Soares de Freitas e Paulo Gilvane Lopes Pena, autores do artigo "O olhar do outro sobre a obesidade: uma aprendizagem sobre a rejeição", publicado na Linhas Críticas em 2018. As perguntas foram elaboradas pela estudante de pedagogia da UnB Anna Carolina Sousa Uchoa.
Para ler o texto completo, acesse: https://doi.org/10.26512/lc.v24i0.18958
Siga a Linhas Críticas também nas redes sociais:
https://www.facebook.com/linhascriticas
https://www.instagram.com/linhascriticas

LC#006: entrevista com Valéria Marques e Cecília Satriano
No sexto episódio, conversamos com as professoras Valéria Marques e Cecília Satriano, autoras do artigo "Narrativa autobiográfica do próprio pesquisador como fonte e ferramenta de pesquisa", publicado na Linhas Críticas em 2017.
Resumo do artigo: A pesquisa autonarrativa ou autobiográfica ainda desperta discussões no campo da metodologia científica. Apresentaremos uma revisão bibliográfica e discussão temática tendo como questão principal: a narrativa autobiográfica do próprio pesquisador pode ser considerada válida e viável no campo das Ciências Humanas e Sociais? O referencial teórico será a perspectiva da Psicologia Cultural. Nosso objetivo é reunir elementos que alimentem a reflexão sobre a narrativa como fonte e ferramenta metodológica de pesquisa e contribuir para o aspecto teórico e procedimental do uso da narrativa autobiográfica do próprio pesquisador.
Palavras-chave: Autonarrativa. Autobiografia. Pesquisa narrativa.
O artigo completo em PDF e MP3 está na nossa página: periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/8231
Siga a Linhas Críticas também nas redes sociais:
www.facebook.com/linhascriticas

LC#005: apresentação do artigo "Reflexões sobre modernidade, ciência, saúde mental e trabalho na universidade"
O quinto episódio do podcast da Linhas Críticas traz uma novidade: o artigo em áudio. Você vai ouvir uma apresentação super especial da Gabriella Suzana Lorenzzon Maffioletti, uma das autoras do artigo "Reflexões sobre modernidade, ciência, saúde mental e trabalho na universidade", publicado em 19/01/2021. Tem ainda o resumo do artigo convertido em áudio pra você ver como ficou. Para ouvir o áudio completo ou ler o artigo, acesse a nossa página: https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/34212
Artigo: Reflexões sobre modernidade, ciência, saúde mental e trabalho na universidade
Autores: Gabriella Suzana Lorenzzon Maffioletti, Edival Sebastião Teixeira e Hieda Maria Pagliosa Corona. Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Brasil.
Resumo: Este artigo traz reflexões sobre a modernidade que, como visão de mundo, influencia aspectos determinantes da sociedade atual, como são a ciência e o trabalho. São apresentados dados de afastamento do trabalho por doenças em servidores públicos de duas instituições de ensino federais, demonstrando como a organização moderna do trabalho tem interferido na saúde mental dos trabalhadores. Propõe repensarmos a ontologia dual, derivada do cartesianismo, a partir da ontologia da vida que, ampliando o olhar, faz com que os problemas vividos atualmente, como a doença mental no trabalho, possam ser interpretados segundo novos olhares.
Palavras-chave: Modernidade, Ciência, Saúde mental e trabalho, Ontologia de vida

LC#004: entrevista com Tayanne Freitas e Ingrid Wiggers
No quarto episódio do podcast da Linhas Críticas, entrevistamos Tayanne da Costa Freitas e Ingrid Dittrich Wiggers, autoras do artigo "Escolas-parque de Brasília: diálogos com a produção acadêmica", publicado em 25/08/2020.
Resumo do artigo: As escolas-parque configuram referência que ocupou lugar de destaque no plano de construções escolares de Brasília. Em parceria com as escolas-classe, oportunizam atividades complementares de caráter recreativo e artístico. Este trabalho analisa produções acadêmicas, buscando identificar tendências das pesquisas sobre as escolas-parque. Identificamos 26 trabalhos, desde a sua fundação, em 1960, até 2017, sendo que a Universidade de Brasília se destaca entre as instituições que apoiaram as mesmas. De acordo com o mapeamento realizado, as produções envolveram temáticas diversas, como artes e suas linguagens, sistema educacional do Distrito Federal, educação do corpo, arquitetura escolar, educação e tecnologia, bem como de caráter multidisciplinar.
Palavras-chave: Educação, Infância, Revisão de Literatura, Escola-parque, Brasília.
Leia o artigo completo na nossa página: https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/26429
Para contato com as autoras: imagem.unb@gmail.com

LC#003: entrevista com Flavia Machado Fortes
No terceiro episódio do podcast da Linhas Críticas, entrevistamos Flavia Machado Fortes, uma das autoras do artigo "As tensões do início da carreira docente", publicado em 20/08/2020.
Resumo do artigo: Este artigo analisa narrativas de cinco professores em início de carreira, que cursaram Pedagogia na modalidade de Educação a Distância (EaD). Visa analisar o processo reflexivo do professor, sua profissionalidade e as tensões vividas no processo de inserção na carreira docente. Para a produção dos dados, utilizou-se a entrevista narrativa tangenciada pelo método biográfico. O ingresso na profissão é acompanhado por situações que geram tensões e inseguranças sobre como realizar as atividades diárias inerentes à docência. Revela também o trabalho solitário do professor e até mesmo o desprestígio por parte dos professores mais experientes em relação ao graduado em EaD.
Palavras-chave: Pedagogia, Educação a Distância, Formação, Inserção na carreira docente, Narrativas.
Leia o artigo completo aqui: https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/32069

LC#002: apresentação da Linhas Críticas - parte 2/2
Na segunda parte da inauguração do podcast da Linhas Críticas, continuamos a conversa com o Editor-chefe Rodrigo Matos de Souza. Ele apresenta algumas conquistas do periódico nos últimos anos, além de dar dicas para quem pretende contribuir com a revista.

LC#001: apresentação da Linhas Críticas - parte 1/2
No episódio de estréia do podcast da Linhas Críticas, o Editor-chefe Rodrigo Matos de Souza faz a apresentação da revista e conta um pouco sobre seu percurso como editor.