
Holofote Virtual
By Holofote Virtual

Holofote VirtualJul 31, 2021

Do Boteco à Baiuca - Entrevista com Thiago Castanho e Thalita Barreto
🍃 Foi pensando em cultura e tradição que Thiago Castanho resolveu apostar em um novo projeto de restaurante, o Bayuca, inspirado nas baiucas.
🎬 A ideia surgiu em 2019, mas a pandemia, em 2020, adiou a inauguração para este ano. Nesse meio tempo, a Bohemia se interessou pela ideia e o convidou para apresentar a webserie “Do Boteco à Baiuca”, que estreou na semana passada no canal @thiagocastanho, e que lança o segundo episódio nesta quinta-feira, 29 de julho.
🍺 Eu bati um papo com o chef paraense e com Thalita Barreto, gerente de marketing regional da Ambev, que falaram sobre as conexões que levaram a Bohemia a investir na websérie, aproximando-se do paraense por afinidade com
essa cultura.

Vanessa Barros: a exposição sobre Sebastião Tapajós
Bati um papo com a fotógrafa Vanessa Barros, curadora da Exposição Virtual - Sebastião Tapajós, que abre no dia 30 de junho, na galeria do site dela (www.vanessabarros.com.br), trazendo um recorte histórico de uma trajetória de 60 anos, milhares de amigos espalhados pelo mundo e com mais de 40 obras lançadas. O projeto conta com apoio do Edital de Artes Visuais Fotoativa e Secult-Pa, da Lei Aldir Blanc 2020. Nesta entrevista, ela nos conta como surge a ideia desse projeto, que tem produção executiva da CRibas Soluções. Nascida em Altamira, no Pará, ele foi morar em Santarém, em 2014, onde estudou Direito, mas acabou largando o curso para se dedicar à fotografia. Na cidade ela logo teve oportunidade de manter contato com o violonista. Casada com o pianista Andreson Dourado, parceiro de Sebastião Tapajós, acabou tendo acesso ao baú de memórias do músico.

Carla Cabral e O Mercado do Choro
Nascido nas ruas, praças e mercados da cidade de Belém, o grupo se reinventa e se prepara para começar a gravar o segundo CD, com incentivos oriundos de emenda parlamentar. O lançamento é para setembro. Outra novidade é o projeto “O Mercado do Choro roda a cidade”, contemplado pelo edital Banco da Amazônia. Prevendo inicialmente uma oficina e um video clipe, o grupo precisou fazer uma adequação no projeto para este momento em que precisamos ficar em isolamento social por causa do novo coronavírus. Eu bati um papo com Carla Cabral e já mostramos aqui uma das músicas que vão entrar no novo álbum. Confiram!

Guitarreiro do Mundo - Parte 2
Neste primeiro episódio, trago pra vocês, ninguém menos que Mestre Vieira, o criador da guitarrada, ritmo paraense. Ouça faixa a faixa a faixa do CD Guitarreiro do Mundo, com os comentários do próprio guitarrista, no programa Cultura Especial, da Rádio Cultura do Pará, produzido e editado por Leo BItar, da Discosaoleo, material cedido gentilmente pela Rádio Cultura do Pará, após a veiculação da emissora, em 2015, ano em do lançamento do álbum.
“Guitarreiro do Mundo” foi gravado entre 2013 e 2014 e apresenta 12 músicas inéditas, em que se percebe a cúmbia, a lambada e o brega, mas também, estão presentes o baião, o samba e o choro, ritmos brasileiros, com os quais ele embalava festas entre nos anos 1960 e 1970, no interior do Pará, antes de se apaixonar pela guitarra.
Gravado no estúdio Hobson Gravações, em Barcarena (PA), o disco ganhou selo e distribuição pela Na Music, com direção e criação musical de Mestre Vieira, produção executiva de Luciana Medeiros - e produção musical de Waldecir Vieira, baterista e um dos filhos do músico. A capa é da artista gráfica Roberta Carvalho. Gravaram as faixas, com Mestre Vieira (guitarra solo), os músicos Dhosy (Guitarra base), Waldecir Vieira (bateria), Wilson Vieira (teclado), Beto Marques (baixo) e Kim Vieira (percussão).

Holofote Entrevista - José Arnaud
Nesta estreia do nosso podcast, converso com José Arnaud, Mestre em Artes e atua com arte educação, com experiência em produção teatral e audiovisual. Ele também é coordenador artístico da ONG Rádio Margarida, que desenvolve projetos voltados à defesa dos direitos da criança e do adolescente. E que acabou de lançar também um podcast, com 6 programas de áudio infantis que ensinam e divertem as crianças. Vamos falar sobre o Vlog "Na Rede com Claustro", a criação de seu clown, arte educação, arte e revolução digital.
O Podcast do Holofote Virtual entra no ar em fase experimental, ciente de ajustes necessários, mas não queríamos mais esperar. Por isso, eu e Carlos Canhão Brito resolvemos encarar e dar o ponta pé inicial! A ideia é publicar um novo conteúdo a cada quinze dias, trazendo apresentação minha (Luciana Medeiros). Agradeço ao Arnaud e já planejo o próximo programa para julho. Vamos divulgando as novidades pelo @holofote_virtual, no Instagram..Espero que vocês curtam!