
Matéria Phi
By Materia Phi
Coordenação de Alice Haddad.

Matéria PhiAug 03, 2021

A fundação do curso de graduação em Filosofia da UFF
Neste episódio, o prof. Luís Felipe Bellintani, atual coordenador do Curso de Licenciatura em Filosofia da UFF, conversa com seu colega de departamento, o prof. Cláudio Oliveira, principal responsável pela fundação do curso em 2008, a fim de deixar um registro histórico desse acontecimento, para o conhecimento de toda a comunidade da Filosofia da UFF.

Michel Foucault, filosofia e teatro
Neste episódio, a professora Tereza C. Calomeni (UFF) conversa com o professor Luiz de Camargo Pires (FAPCOM), autor do livro Teatro filosófico; uma concepção de filosofia à luz de Michel Foucault, sobre as diversas possibilidades de aproximação entre a filosofia foucaultiana e o teatro. Em especial, sobre a concepção de filosofia como teatro, como palco epistêmico e como palco heterotópico.

O "centro político" no centro do debate: uma conversa sobre o Brasil atual
Neste episódio, o professor André Constantino Yazbek (UFF) conversa com o professor Alexandre de Oliveira Torres Carrasco (UNIFESP) sobre o problema da busca pelo “centro político” na vida nacional e o modo como esta temática permite um diagnóstico agudo das contradições e da violência da cena política brasileira na atualidade. Para Alexandre Carrasco, o golpe de 2016 representa a operação de extirpação do conteúdo de representação popular que o Partido dos Trabalhadores (PT) começara a infundir no centro da política nacional, desaguando na tomada de assalto da cena pública pela extrema direita bolsonarista.

In Memoriam
Esse episódio complementa o mês de homenagens ao professor Roberto Machado. Vladimir Vieira reúne depoimentos de pessoas cujas trajetórias foram marcadas por esse grande intelectual, falecido no primeiro semestre de 2021. Entre anedotas e apreciações de cunho mais técnico sobre sua contribuição para a reflexão filosófica no Brasil, as falas testemunham a profunda influência exercida por ele sobre seguidas gerações de pensadores de nosso país, em nível acadêmico e mesmo pessoal.

Roberto Machado e a Literatura
Neste episódio, Mariana de Toledo Barbosa entrevista Pedro Süssekind, professor de Filosofia da UFF, Ovídio Abreu, professor de Filosofia da PUC-Rio, e Bruno Lara Resende, homem de teatro. Explorando inicialmente o livro inédito deixado por Roberto Machado, "Proust e as artes", a ser publicado em breve pela editora Todavia, os entrevistados revelam aos ouvintes uma dimensão pouco conhecida deste grande pensador brasileiro: sua longa relação com a literatura. Além disso, expõem a seriedade e o rigor que Roberto dedicava também aos seus estudos literários, seu empenho na busca por um estilo próprio, sua falta de pressa para amadurecer como pesquisador e escritor, e os grupos de leitura de textos literários nos quais o trabalho disciplinado se misturava com a convivência com grandes amigos.

Uma introdução à Filosofia Enativista – entrevista com a Profa. Dra. Nara Figueiredo (UNICAMP)
Nessa entrevista com a Profa. Dra. Nara M. Figueiredo, pesquisadora vinculada ao Centro de Lógica, Epistemologia e História da Ciência da Unicamp, oferecemos ao ouvinte uma introdução à Filosofia Enativista. Procurando elucidar alguns dos conceitos mais relevantes na área, transitamos por temas diversos, como o papel da ação na cognição, a relação entre conceito e percepção, as influências de Wittgenstein sobre autores da cognição corporificada e a filosofia feminista no Brasil.

O Luto entre Clínica e Política
Neste episódio, Felipe Castelo Branco (UFF) conversa com Carla Rodrigues (UFRJ) sobre a dimensão política do luto, em uma articulação entre filosofia e psicanálise, através da obra de Judith Butler. A professora situa o tema do luto na filosofia política de Butler, articulando esse tema com a questão de gênero e com a violência de Estado. Se o luto é um tema central, que relaciona vida e perda desde Freud, Judith Butler nos permite pensar quais corpos que são enlutáveis (e, portanto, reconhecidos como perda), e quais vidas são dignas de cuidado desde seu nascimento.

As críticas medievais à causalidade
O professor Guilherme Wyllie (UFF) conversa com o pesquisador Jeferson da Costa Valadares (ENS-Lyon) sobre causalidade e ceticismo na Filosofia Medieval. Jeferson apresenta seu mais recente livro, cujo título é Críticas Medievais à Causalidade, publicado pela editora Appris em 2021.

Interfaces e desafios da Fenomenologia
O professor Carlos Tourinho entrevista o professor Adriano Holanda (Departamento de Psicologia da UFPR), cujas pesquisas concentram-se em torno da história do pensamento fenomenológico no Brasil. Eles conversam sobre as razões e os desafios de todo pesquisador face aos estudos de Fenomenologia, além da chegada da Filosofia Fenomenológica no Brasil. Tratam ainda das relações entre Fenomenologia e Ciências Humanas, bem como do uso de conceitos fenomenológicos nas Ciências Cognitivas.

O Eros da Crítica
O professor Patrick Pessoa conversa com Jessica Di Chiara e Rafael Zacca sobre amor (eros) e crítica. A partir do grupo experimental que fundaram durante a pandemia do coronavírus, 'O eros da crítica', os três debatem a relação entre desejo, pesquisa, crítica e escrita no ensaio e nos processos de formação hoje.

A prática da tradução de textos filosóficos
Os professores Danilo Marcondes (UFF) e Rodrigo Pinto de Brito (UFRRJ) conversam sobre o tema da tradução de textos filosóficos. Rodrigo fala de suas traduções publicadas de obras de Sexto Empírico (Contra os Retóricos, Contra os Gramáticos e Contra os Astrólogos); dos vários projetos de tradução em andamento; de sua parceria com Rafael Huguenin; sobre a necessidade do trabalho em equipe para uma maior precisão conceitual e sobre a opção de verter o texto para um português fluido, mantendo, todavia, as peculiaridades próprias do autor (no caso de Sexto, o deboche).

Os diversos cristianismos primitivos
Nesta conversa, o Prof. Paulo Nogueira nos apresenta alguns dos diversos textos que formavam a base dos diferentes grupos que se denominavam cristãos nos primeiros séculos de nossa era. A partir da conversa, podemos perceber como no seu nascimento (e até os dias atuais) há diversas formas de se viver e pensar os cristianismos, em que histórias das mais diferentes constituem a sua espiritualidade.

Ação estético-política
Celso Azar entrevista Jorge Vasconcellos. A conversa nos coloca diante das pesquisas de Jorge, que articula o que o próprio chama de "devir-quilombista das artes", a partir de uma chave conceitual designada pelo black filósofo de "ação estético-política".

Braiman e a Filosofia
Na segunda entrevista do Matéria Phi, R. Viegas bate um papo com Filipe Braiman, aluno do GFL-UFF, neófito das causas antigas, jovem falante das línguas mortas, e sedento de celulose imortal.

A Cosmopolítica dos Animais - Alice Haddad entrevista Juliana Fausto
No episódio 1, Alice Haddad entrevista Juliana Fausto, pesquisadora de pós-doutorado na UFPR, sobre seu livro, lançado em 2020, intitulado A Cosmopolítica dos Animais. Nessa conversa, Juliana falou sobre a dificuldade de interlocução no tema da Política dos Animais; sobre a predominância de escritos de mulheres sobre o assunto; contou sua desapontadora conversa com o filósofo Agamben; e falou, ainda, sobre o que tem pensado e escrito acerca da pandemia.

Trailer Podcast Matéria Phi
Apresentação do Podcast Matéria Phi, um projeto de extensão do Departamento de Filosofia da Universidade Federal Fluminense. Descrição do conteúdo, da equipe e agradecimento à Banda Cisma, pela vinheta.