Skip to main content
Spotify for Podcasters
Mulher Anima Podcast

Mulher Anima Podcast

By Mulher Anima Podcast

O Mulher Anima Podcast nasce a partir do desejo de compartilhar leituras, pesquisas e experiências envolvendo conhecimentos e perspectivas sobre as mulheres e especialmente sua participação na trajetória da animação brasileira, seja como pesquisadoras, animadoras, professoras, estudantes, artistas e demais profissionais do mercado: esse espaço é de todas as pessoas interessadas.
Available on
Google Podcasts Logo
RadioPublic Logo
Spotify Logo
Currently playing episode

#03 - A mulher na animação no Brasil: representação e representatividade

Mulher Anima PodcastAug 05, 2021

00:00
01:05:06
#03 - A mulher na animação no Brasil: representação e representatividade

#03 - A mulher na animação no Brasil: representação e representatividade

Erika Savernini e Laryssa Prado escreveram juntas o primeiro capítulo do livro "Diversidade na Animação Brasileira" (2018, Editora MMarte) trazendo seus repertórios para investigar a animação brasileira sob o recorte das questões de gênero, principalmente no que tange à representação das mulheres. Essa é a leitura escolhida para guiar nossa conversa no terceiro episódio do Mulher Anima Podcast.

No texto intitulado "A Mulher no cinema de animação brasileiro: representação, representatividade e imagem da mulher em Frivolitá, Dossiê Rê Bordosa e Guida" somos levadas a pensar em conceitos como "male gaze" e sobre a presença das mulheres tanto nas telas quanto em funções criativas, numa análise de três filmes que atravessam o centenário da animação no Brasil.

Aug 05, 202101:05:06
#02 - Por que não houve grandes mulheres artistas?

#02 - Por que não houve grandes mulheres artistas?

Linda Nochlin (1931-2017) nasceu nos Estados Unidos e foi uma renomada historiadora da arte, professora, feminista e escritora. A leitura escolhida para nossa conversa no segundo episódio do Mulher Anima Podcast é o artigo “Por que não houve grandes mulheres artistas?”, escrito por ela, e publicado originalmente em 1971 na revista ARTnews.

Nesse texto a autora estimula novas perspectivas na maneira como enunciamos as questões que nos são postas e propõe a conciliação do estudo do campo artístico com demais áreas do conhecimento, expondo a necessidade de uma historiografia da arte socialmente crítica e relacionando-a especialmente às assimetrias de gênero.

Considerado um clássico nos diálogos sobre arte e feminismo, em 2021 o artigo completa 50 anos e segue ainda gravemente atual (inclusive no campo da animação). Foi traduzido para o português em 2016 através da Edições Aurora, uma iniciativa que traz para o campo editorial produções visuais e escritas sobre arte e política numa perspectiva expandida.

May 27, 202146:47
#01 - Sejamos Todos Feministas

#01 - Sejamos Todos Feministas

Chimamanda Ngozi Adichie é escritora, nasceu em 1977 na Nigéria e é uma importante voz do feminismo e de discussões de relevância social através de suas palestras e livros ao redor do mundo. Com seu olhar observador que vai além da superfície, seu humor perspicaz é facilmente percebido nas suas reflexões expostas em sua apresentação no evento TEDx em 2012, que soma milhões de visualizações. O conteúdo da palestra foi trazido para o livro SEJAMOS TODOS FEMINISTAS, lançado no Brasil em 2014, e que escolhemos para este primeiro episódio do Mulher Anima Podcast.

Apr 22, 202137:33
Mulher Anima Podcast - Trailer
Apr 21, 202100:31