Skip to main content
Spotify for Podcasters
Diálogos em Travessia

Diálogos em Travessia

By Museu Virtual da Lusofonia

Acompanhe os diálogos interculturais do Museu Virtual Lusofonia, Unidade Cultural da Universidade do Minho e plataforma de cooperação artística, cultural e académica da língua portuguesa e das suas diásporas, que se estende também à Galiza e à Região Autónoma de Macau. O Museu envolve universidades com projetos de investigação e de ensino pós-graduado na área das Ciências da Comunicação e dos Estudos Culturais, associações artísticas e culturais.
Available on
Google Podcasts Logo
Spotify Logo
Currently playing episode

Festas Populares e Dinâmicas Culturais nas comunidades lusófonas de Sobrado e Belém do Pará (Auto do Círio, Bugiada e Mouriscada)

Diálogos em TravessiaFeb 21, 2022

00:00
26:21
Capulana: Tradição e arte das mulheres moçambicanas - Entrevista com a fotógrafa Yassmin Forte

Capulana: Tradição e arte das mulheres moçambicanas - Entrevista com a fotógrafa Yassmin Forte

O podcast “Diálogos em Travessia” conversa com Yassmin Forte, fotógrafa e autora da coleção “Capulana: Tradição e arte das mulheres moçambicanas”. Forte fala sobre a exposição e sobre a importância simbólica e identitária da capulana na vida das mulheres em Moçambique. Yassmin Forte nasceu em Quelimane (Zambézia) em 1980, e vive em Maputo desde 1986. É licenciada em Ciências da Comunicação, Relações Públicas e Jornalismo no Instituto Superior Politécnico e Universitário (ISPU) em Maputo. Já realizou 6 exposições individuais, participou de 10 exposições coletivas, fez a curadoria de 7 exposições e de concursos. Ganhou diversos prémios, como o "Inclusão na Diversidade", em Portugal, e o "Prémio Mozal Artes e Cultura", em Moçambique. É também autora da coleção “Mulheres da Minha Terra”, disponível no Google Arts & Culture do Museu Virtual da Lusofonia.
Jun 14, 202225:37
Momentos de festejos em Salvador - Matriarca da Roma Negra

Momentos de festejos em Salvador - Matriarca da Roma Negra

No novo episódio do podcast “Diálogos em Travessia” conversamos com Mariana Miranda, autora da coleção “Momentos de festejos em Salvador - Matriarca da Roma Negra”. Na entrevista, Mariana Miranda fala sobre seu trabalho como pesquisadora, suas inspirações para a realização da coleção, as formas de resistência das culturas afrodescendentes na cidade de Salvador e sobre o diálogo intercultural a partir do conceito de lusofonia. Mariana Pinto Miranda é estudante de doutoramento em Cultura pela Universidade de Federal da Bahia (UFBA), no Brasil, e mestre em Comunicação e Estudo da Mídia pela Universidade Nova de Lisboa (UNL), em Portugal. É licenciada em Publicidade e Propaganda e em Jornalismo, com experiência como correspondente internacional e como professora de pós-graduação em Comunicação. Atualmente é pesquisadora bolsista pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB) e integrante do Grupo Logos (Poscult/UFBA) com foco em Place Branding em Territórios Lusófonos. O podcast “Diálogos em Travessia” tem produção de Alessandra Nardini, Tatiane Oliveira e Tiago Vieira e locução e edição de Elaine Trindade.
May 02, 202233:51
As Mulheres da Minha Terra: entrevista com a fotógrafa moçambicana Yassmin Forte

As Mulheres da Minha Terra: entrevista com a fotógrafa moçambicana Yassmin Forte

O novo episódio do podcast “Diálogos em Travessia” traz a entrevista com Yassmin Forte, autora da coleção “As Mulheres da Minha Terra”. Na conversa, Forte fala sobre a luta quotidiana das mulheres moçambicanas e, em especial, das trabalhadoras do mercado em Maputo, além de abordar o ativismo feminino em Moçambique. Yassmin Forte, é moçambicana, nascida em Quelimane (Zambézia), e vive em Maputo desde 1986. É licenciada em Ciências da Comunicação, Relações Públicas e Jornalismo no Instituto Superior Politécnico e Universitário (ISPU) em Maputo. Entre cursos e residências, já realizou 6 exposições individuais, participou de 10 exposições coletivas, fez a curadoria de 7 exposições e de concursos. Ganhou diversos prêmios, como o "Inclusão na Diversidade", em Portugal, e o "Prémio Mozal Artes e Cultura" (Fotografia de Categoria), em Moçambique. O podcast “Diálogos em Travessia” tem produção de Alessandra Nardini, Tatiane Oliveira e Tiago Vieira e locução e edição de Elaine Trindade.
Mar 28, 202229:19
Festas Populares e Dinâmicas Culturais nas comunidades lusófonas de Sobrado e Belém do Pará (Auto do Círio, Bugiada e Mouriscada)

Festas Populares e Dinâmicas Culturais nas comunidades lusófonas de Sobrado e Belém do Pará (Auto do Círio, Bugiada e Mouriscada)

No segundo episódio do podcast, Diálogos em Travessia, falamos sobre dinâmicas culturais e festas populares, tomando como objeto de análise a Bugiada e Mouriscada de Sobrado, festividade que recria o conflito entre mouros e cristãos na região metropolitana do Porto (Portugal), e o Auto do Círio, festividade em homenagem à Nossa Senhora de Nazaré que acontece em Belém do Pará (Brasil). As duas festas possuem mostras fotográficas em exposição permanente na plataforma do Museu Virtual da Lusofonia no Google Arts & Culture. Para o debate acerca destas manifestações festivas de efervescência cultural, convidamos Rita Ribeiro, professora auxiliar do Departamento de Sociologia do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho e investigadora responsável pelo projeto “Festivity: Festa, património cultural e sustentabilidade comunitária. Investigação e comunicação no caso da Bugiada e Mouriscada de Sobrado”. Rita Ribeiro explica os múltiplos sentidos que compõem as festas populares, observando-as como manifestações culturais festivas que podem ser consideradas marcadores identitários de comunidades em constante transformação, capazes de propiciar reflexões acerca da herança cultural e revitalização das tradições. Tais Morena, estudante de doutoramento em Estudos Culturais pela Universidade do Minho, jornalista, fotógrafa e curadora da exposição “Auto do Círio: O profano e o sagrado na fotografia espetacularizada”, inaugurada em fevereiro de 2022 na plataforma do Museu Virtual da Lusofonia no Google Arts & Culture, também participa deste debate sobre as festividades populares. Tais Morena conta sua experiência ao retratar o festejo do Auto do Círio, observando os personagens em cena e buscando registar as singularidades de cada indivíduo que participa desta festividade. Através do estudo da cena, a curadora consegue ilustrar a riqueza de detalhes e as múltiplas representações culturais, mostrando a alegria e a beleza do que significa divindade para cada pessoa que participa deste festejo. As exposições permanentes “Bugiada e Mouriscada de Sobrado: manifestação da cultura popular portuguesa” e “Auto do Círio: O profano e o sagrado na fotografia espetacularizada”, podem ser visitadas na plataforma do Museu Virtual da Lusofonia no Google Arts & Culture. Venham nesta travessia pela Lusofonia! Locução e edição: Elaine Trindade Produção: Alessandra Nardini, Elaine Trindade, Tatiane Oliveira e Tiago Vieira.
Feb 21, 202226:21
Exposição Braga sem Vivalma, sentimento e sensações durante o período de confinamento para contenção da Covid-19 na cidade

Exposição Braga sem Vivalma, sentimento e sensações durante o período de confinamento para contenção da Covid-19 na cidade

Com o surgimento da pandemia de Covid-19, tudo mudou e tivemos que lidar com o inusitado. O ritmo do dia-a-dia, os nossos hábitos cotidianos, relações sociais e práticas culturais foram alterados pela necessidade de nos adaptarmos a uma nova realidade, completamente diferente daquela a que estávamos habituados. E tu, como te sentistes com essa nova realidade? No primeiro episódio do podcast Diálogos em Travessia, apresentamos a exposição permanente Braga sem Vivalma de Sofia Gomes, investigadora do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS), e doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho, e falamos sobre os sentimentos das pessoas durante o período de confinamento na cidade de Braga, situada no norte de Portugal. O episódio conta com a participação de Armindo Armando, investigador em Língua, Cultura e Sociedade pela Universidade Zambeze (Moçambique), que atualmente faz intercâmbio na Universidade do Minho, e nos fala sobre sua perceção acerca da mudança paradigmática de ser e estar em comunidade durante o período de confinamento. Traz também a participação de Sofia Gomes, que explica o que é Braga sem Vivalma, mostrando-nos a forma como a pandemia de Covid-19 alterou a dinâmica da cidade. O episódio tem ainda a participação de Elaine Vianna, pós-doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho e autora do vídeo que faz parte da exposição Braga sem Vivalma, que recita em poesia o sentimento de viver em tempos de pandemia. A primeira edição do podcast Diálogos em Travessia tem roteiro, locução e edição de Elaine Trindade, investigadora do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS) e doutoranda em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho, que faz parte da equipa do Museu Virtual da Lusofonia desde 2019. A exposição permanente Braga sem Vivalma pode ser visitada na plataforma do Museu Virtual da Lusofonia no Google Arts & Culture. Não perca!
Jan 12, 202209:21