
PodCast NEAI
By Núcleo de Estudos e Análises Internacionais

PodCast NEAIApr 14, 2023

#23 Guerra do Vietnã, 50 anos depois: reflexões sobre o cenário internacional atual
Após a Segunda Guerra Mundial, os EUA eram indiscutivelmente a maior potência econômica do mundo e acreditavam que suas forças armadas eram igualmente poderosas. No entanto, após pelo menos oito anos de luta, apesar de comprometer vastos recursos em dinheiro e homens no conflito, os EUA foram derrotados pelas forças do Vietnã do Norte e seus aliados guerrilheiros, os vietcongues. No aniversário de 50 anos da retirada final das tropas de combate dos EUA, o coordenador acadêmico do NEAI, Carlos Eduardo Carvalho comenta os impactos que o conflito no Sudeste Asiático teve sobre o quadro internacional à época, discutindo as reverberações profundas que a guerra traz sobre o cenário atual.
Carlos Eduardo Carvalho é professor da PUC-SP e do Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais San Tiago Dantas (UNESP – Unicamp – PUC-SP) e professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Economia da Universidade Federal do ABC (UFABC).

#22 Turbulências: dilemas atuais do sistema financeiro internacional
Dias após o colapso do Silicon Valley Bank, outro titã financeiro dá sinais de que nem tudo está bem. O Deutsche Bank, um dos players mais proeminentes do mundo financeiro, assistiu a uma queda acentuada e constante de suas ações. Colocando mais pressão sobre o sistema financeiro global, as ações do banco registraram uma trajetória de queda pelo terceiro dia consecutivo na sexta-feira, 24 de março de 2023.
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, disse nesta terça-feira (28) que fez o possível para enfrentar a crise bancária com a autoridade monetária norte-americana, mas que ela "ainda não acabou". Questionado se o governo não tomaria mais nenhuma ação executiva para resolver o assunto, Biden disse que os problemas ainda não acabaram e que sua administração observava de perto a situação financeira dos bancos norte-americanos e internacionais. O coordenador acadêmico do NEAI, Carlos Eduardo Carvalho analisa o quadro internacional, discutindo os principais dilemas que os governos e as sociedades enfrentam no momento atual

#21 Quebra de grandes bancos nos EUA e Europa: indagações sobre impactos no Brasil
O colapso de três bancos na última semana abalou os mercados e despertou um alerta vermelho entre autoridades monetárias ao redor do mundo. Nos EUA, a quebra do Signature Bank e do SVB (Silicon Valley Bank), bancos médios norte-americanos, se compara às falências da crise financeira mundial de 2008. Na Europa, o Credit Suisse, um dos maiores bancos do Velho Continente, precisou ser socorrido pelo banco central suiço, que forneceu mais de US $50 bilhões à instituição. No Brasil, até o momento, os bancos nacionais foram pouco afetados pela crise nos países desenvolvidos e passaram praticamente ilesos. O coordenador acadêmico do NEAI, Carlos Eduardo Carvalho apresenta o quadro internacional e analisa os possíveis impactos da crise financeira ao Brasil.
Carlos Eduardo Carvalho é professor da PUC-SP e do Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais San Tiago Dantas (UNESP – Unicamp – PUC-SP) e professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Economia da Universidade Federal do ABC (UFABC).

#20 Surpresas econômicas da guerra na Ucrânia
Desafiando um regime extraordinário de sanções internacionais, o rublo, moeda nacional da Rússia, mostra uma recuperação surpreendente e retornou aos índices anteriores à guerra. O rublo sofreu um colapso dramático imediatamente após o presidente russo, Vladimir Putin, ordenar uma invasão em larga escala da Ucrânia.
A moeda continuou sua queda livre enquanto os países ocidentais golpeavam Moscou com um conjunto cada vez mais severo de sanções, incluindo medidas inéditas para restringir a capacidade do Banco Central da Rússia de acessar seu vasto conjunto de reservas estrangeiras. Mas a partir do final de março, o rublo começou a se recuperar gradualmente. O coordenador acadêmico do NEAI, Carlos Eduardo Carvalho, analisa as surpresas econômicas da guerra na Ucrânia, destacando a resiliência da economia russa diante do conflito com os ucranianos e a enorme tensão com os países ocidentais.
Carlos Eduardo Carvalho é professor da PUC-SP, do Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais San Tiago Dantas (UNESP – Unicamp – PUC-SP) e professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Economia da Universidade Federal do ABC (UFABC).

#19 Elon Musk no Brasil: Interesses e Questões Relevantes
O encontro entre o bilionário americano Elon Musk e o presidente Jair Bolsonaro (PL) em um evento no Brasil na última sexta-feira (20/05) agitou apoiadores do líder brasileiro, que foram às redes sociais comemorar o encontro e elogiar a atuação de ambos. A reunião, articulada pelo ministro das Comunicações, Fábio Faria, aconteceu no interior de São Paulo durante o evento de lançamento de um projeto envolvendo a rede de satélites da SpaceX — empresa de tecnologia aeroespacial do bilionário.
Musk disse que o projeto vai trazer internet de alta velocidade e conectar escolas na zona rural e também "monitorar a Amazônia". A pesquisadora do NEAI, Giovanna Bertolaccini, aprofunda a análise apresentando interesses e questões relevantes relacionadas à visita de Musk ao Brasil.
Giovanna Bertolaccini é Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais San Tiago Dantas (UNESP – Unicamp – PUC-SP). Membro da Rede de Pesquisa em Autonomia Estratégica, Tecnologia e Defesa. Trabalha temas sobre Cooperação Sul-Sul técnica e científica, Relações Sino-Brasileiras, Exploração espacial e Astropolítica.

#18 Space X disponibiliza rede de satélites Starlink para fornecimento de internet na Ucrânia em meio ao conflito com a Rússia
Se em tempos de paz as telecomunicações são cruciais para o dia a dia das pessoas e para o funcionamento do Sistema Internacional como um todo, durante a guerra, essa percepção é significativamente acentuada. Nesse sentido, Giovanna Bertolaccini apresenta uma análise sobre a infraestrutura das telecomunicações e fornecimento de internet no contexto dos ataques russos às cidades ucranianas.

#17 Militarização do espaço exterior: teste russo de arma antisatélite causa emergência espacial e acirra o tom entre as potências. Por Giovanna Bertolaccini
Desde a Guerra Fria, a exploração espacial - tanto para fins civis, quanto para militares -, é uma vertente importante para a busca pela hegemonia de poder no Sistema Internacional. Dessa forma, apesar de ser possível observar tentativas de desenvolvimento de laços de cooperação voltados para o Espaço Exterior, que são pautadas pelos princípios de antimilitarização, esse cenário é marcado pela disputa entre as grandes potências. Giovanna Bertolaccini apresenta desdobramentos recentes dessa corrida espacial, assim como realiza algumas considerações sobre os riscos envolvendo as atividades no espaço e ressalta a importância da pacificação das mesmas.

#16 Dificuldades da nova onda de centro-esquerda na América Latina
O cenário político da América Latina dos últimos anos foi marcado por investidas antidemocráticas que derrubaram governos progressistas, pela ascensão de governos de direita e pela implementação de projetos neoliberais. Recentemente, é possível identificar um movimento de reconquista de espaço por parte da centro-esquerda. Essa retomada ocorre em um contexto marcado pela pandemia da covid-19, que aprofundou antigos problemas na região latino-americana, causando impactos sociais, políticos e econômicos.
Frente ao atual contexto, o professor Carlos Eduardo Carvalho, o coordenador acadêmico do NEAI, realiza algumas considerações sobre as dificuldades enfrentadas pela nova onda de centro-esquerda da região.

#15 Política ambiental no Governo Bolsonaro: desmonte, retrocesso e danos à inserção internacional do Brasil. Por Sara Basílio de Toledo
O presidente Jair Bolsonaro discursou na manhã desta terça-feira (21) de setembro de 2021 na 76ª Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York. Para defender a política ambiental de seu governo, criticada dentro e fora do Brasil, o presidente Jair Bolsonaro distorceu informações. Em seu discurso, Bolsonaro escolheu um dado positivo sobre o desmatamento na Amazônia: a redução de 32% registrada pelo Inpe em agosto em relação ao mesmo mês do ano passado. Mas o que o presidente não disse é que os números de desmatamento em agosto estavam muito altos em relação à série histórica. A área desmatada no mês mais do que triplicou em 2019, primeiro ano do governo Bolsonaro, revelando claro retrocesso na preservação ambiental dos biomas brasileiros da atual administração.
A pesquisadora Sara Basilio de Toledo, coordenadora executiva e pesquisadora do NEAI, analisa a política ambiental do Governo Bolsonaro e comenta sobre os impactos negativos da atual gestão para a imagem brasileira no cenário internacional.
Sara Basílio de Toledo é especialista em Política Externa Brasileira e é mestra e doutora em Relações Internacionais pelo Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais San Tiago Dantas (UNESP – Unicamp – PUC-SP).

#14 O 11 de Setembro Chileno: 48 anos do Golpe Militar contra o Governo Allende. Por Carlos Eduardo Carvalho
Olá, eu sou Marcel Artioli e este é o episódio número 14 do PodCast NEAI.
No Chile, o último sábado, 11 de setembro, foi marcado por protestos pelo aniversário de 48 anos do golpe militar. Com bandeiras do Chile, do Partido Comunista e de outros grupos políticos de esquerda, centenas de pessoas marcharam no centro da capital, Santiago, perto do Palácio La Moneda. Os manifestantes prestaram homenagem e deixaram flores no monumento a Salvador Allende, presidente chileno morto no bombardeio militar à sede do governo em 11 de setembro de 1973. Com apoio dos Estados Unidos, o ataque encerrou o mandato do presidente socialista.
O professor Carlos Eduardo Carvalho, o coordenador acadêmico do NEAI, comenta sobre o 11 de setembro chileno e os impactos da experiência do governo Allende, a chamada “via chilena”, para a esquerda latino-americana.

#13 Na Venezuela, corte de mais seis zeros na moeda, dolarização crescente da economia e abertura para capitais privados na PDVSA, a gigantesca estatal do petróleo. Por Carlos Eduardo Carvalho
Desde 2013, a Venezuela se encontra em uma profunda crise política, econômica e humanitária que se agrava com o passar do tempo. O professor Carlos Eduardo Carvalho, o coordenador científico do NEAI, realiza considerações sobre as dificuldades econômicas do país, chamando a atenção para algumas singularidades e contradições existentes no caso venezuelano. Além disso, ele comenta sobre a nova medida monetária que será implementada pelo governo de Maduro para tentar amenizar a situação adversa.

#12 Desigualdade na América Latina. A ferida segue aberta, e cresce. Por Carlos Eduardo Carvalho
Segundo o estudo realizado pela CEPAL em julho de 2021, o contingente de pessoas em situação de pobreza na região latino-americana em 2020, teria alcançado o número de 209 milhões de pessoas – 22 milhões a mais do que os dados de 2019. Além disso, a desigualdade na distribuição de renda, assim como a incidência de insegurança alimentar, teriam aumentado nos últimos anos. Os principais afetados por esses problemas seriam as mulheres, os estudantes e os idosos.
O coordenador científico do NEAI, o prof. Carlos Eduardo Carvalho, comenta sobre esse cenário latino-americano adverso, fazendo considerações sobre a desigualdade social, sobre novos desafios a serem enfrentados e em relação ao ciclo de centro-esquerda na América Latina, ressaltando os avanços conquistados, assim como as dificuldades que ainda persistem na região.

#11 Pedro Castillo na Presidência do Peru: esperanças, singularidades, incertezas. Por Carlos Eduardo Carvalho
No dia 28 de julho de 2021, Pedro Castillo — do partido de esquerda Perú Libre —, tomou posse como presidente do Peru. Ele assumiu o cargo depois de ter conseguido 50,12% dos votos válidos no segundo turno, contra 49,87% da candidata de direita Keiko Fujimori. A eleição ocorreu no dia 06 de junho, entretanto, o resultado foi anunciado oficialmente apenas no dia 19 de julho, após um longo período de tensão. A demora se justifica pelos pedidos de contestação e de anulação da votação por parte da candidata derrotada, que alegava fraude no processo eleitoral.
O coordenador científico do NEAI, o prof. Carlos Eduardo Carvalho, comenta sobre o atual contexto peruano, sobre as incertezas e as singularidades envolvendo o governo de Castillo, além de realizar considerações sobre o que a sua eleição representa para o cenário latino-americano.

#10 Inflação em alta nos Estados Unidos: incertezas e expectativas. Por Carlos Eduardo Carvalho
No início de julho de 2021, o Fundo Monetário Internacional (FMI) elevou para 7,0%, a projeção de crescimento para a economia dos Estados Unidos. A principal razão para essa previsão foi a aprovação, pelo Congresso norte-americano, do pacote fiscal e monetário sem precedentes proposto pela Administração de Joe Biden.
Por outro lado, o Fundo acrescentou esperar que, ainda que as expectativas de inflação dos EUA permaneçam bem ancoradas, estas poderão "ser obscurecidas nos próximos meses por movimentos transitórios significativos nos preços relativos". Isso poderia levar ao aumento das pressões inflacionárias sobre o consumo das famílias norte-americanas, por exemplo.
O coordenador científico do NEAI, prof. Carlos Eduardo Carvalho, comenta sobre as incertezas e as expectativas em relação à volta da inflação nos Estados Unidos e no mundo. O pesquisador destaca possíveis riscos do retorno da inflação para a economia internacional, especialmente para os mercados financeiros e para as cadeias globais de valor.

#9 O centenário do Partido Comunista Chinês: quatro questões para o debate brasileiro. Por Carlos Eduardo Carvalho
Em 1º de julho de 2021, o Partido Comunista Chinês completou 100 anos.
Embora seja o maior parceiro comercial do Brasil, a China ainda permanece um mistério para muitos brasileiros e brasileiras.
Para falar sobre o assunto, o PodCast NEAI conversa com o prof. Carlos Eduardo Carvalho, que levanta quatro importantes questões para o debate brasileiro sobre a China, especialmente em relação ao imaginário da esquerda nacional a respeito do Partido Comunista Chinês.
Apresentação: Marcel Artioli

#8 Política Industrial nos Estados Unidos: ventos de mudança mais ampla e mais forte. Por Carlos Eduardo Carvalho

#7 22 de junho de 1941: a Alemanha Nazista invade a Rússia Soviética. Memória, controvérsias e mitos. Por Carlos Eduardo Carvalho.
Carlos Eduardo Carvalho, coordenador científico do NEAI , comenta sobre a invasão nazista alemã à URSS durante a II Guerra Mundial, destacando controvérsias em torno do episódio.
Apresentação: Sara Toledo

#6 Análise de Política Externa Latino-Americana: em busca de molduras teóricas. Por Ítalo Beltrão Sposito
No #6 episódio do PodCast NEAI, Ítalo Beltrão Spósito discorre sobre os avanços nos estudos de Análise de Política Externa sobre a América Latina.
Apresentação: Sara Toledo

#5 A cúpula do G7 e as implicações para a ordem financeira internacional. Por Carlos Eduardo Carvalho
O quinto episódio do PodCast NEAI convida o coordenador científico do NEAI, Carlos Eduardo Carvalho, para falar um pouco sobre a Cúpula do G7, encontro que reúne as sete maiores economia do mundo, realizado na Cornualha, Reino Unido, entre os dias 11 e 13 de junho de 2021. Sob o ponto de vista da política internacional, o especialista reflete sobre as principais implicações da cúpula para a ordem financeira internacional.
Apresentação: Sara Toledo

#4 Tendências do investimento estrangeiro direto da China para o Brasil. Por Isabelle Carvalho Costa Pinto
O quarto episódio do PodCast NEAI recebe Isabelle Carvalho Costa Pinto, gerente de Desenvolvimento de Negócios da Câmara de Comércio Brasil-China, pesquisadora do NEAI e mestranda em Relações Internacionais pelo Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais San Tiago Dantas (UNESP – Unicamp – PUC-SP), para falar sobre algumas tendências do investimento estrangeiro direto da China para o Brasil.
Apresentação: Sara Toledo

#3 Eleições presidenciais nos Estados Unidos. Por Cristina Pacheco.
A professora da UEPB e pesquisadora do INCT-INEU, discorre sobre o processo de judicializacão do pleito atual, entre Donald Trump e Joe Biden.

#2 O mundo do trabalho pós-covid 19. Por Sinaida de Gregório Leão.
