
No País dos Arquitectos
By Sara Nunes
Os resumos das entrevistas podem ser acedidos através do Público: www.publico.pt/p3/podcast-arquitectos
A transcrição integral encontra-se no website da ArchDaily: www.archdaily.com.br/br/tag/building-pictures

No País dos ArquitectosJun 05, 2023

63_ Teresa Novais e Jorge Carvalho_Estação Biológica e Galeria da Biodiversidade de Mértola
“Mas sentimos a grande responsabilidade de que aquilo que estamos a fazer não é para nós, não é? Não é para nós. Não... Não é para o cliente, nem é para nós. É para a cidade, é para a vila, é para as populações e isso é uma grande responsabilidade e não fugimos dela.” (Teresa Novais)
À conversa com os arquitectos Teresa Novais e Jorge Carvalho, do atelier aNC arquitectos, procuramos explorar a missão da arquitectura e do papel do arquitecto, os processos e as referências de trabalho, através da Estação Biológica e Galeria da Biodiversidade de Mértola.
Também podes aceder ao resumo da entrevista no Público: www.publico.pt/podcast-arquitectos
Parte da transcrição encontra-se no website da ArchDaily: www.archdaily.com.br/br/tag/building-pictures
Para saberes mais sobre o projecto da Estação Biológica e Galeria da Biodiversidade de Mértola podes ver ambas as publicações, onde os artigos são ilustrados com fotografias.
Acompanha-nos na nossa morada habitual: www.buildingpictures.pt

62_Fátima Fernandes_Escola Superior Artística do Porto
“Eu espero que esta escola tenha uma grande influência na produção não só de bons arquitectos, mas também de bons artistas e de bons pensadores que venham a ser capazes de melhorar a sociedade em que nós vivemos e que viverão no futuro outras pessoas.” (Fátima Fernandes)
À conversa com a arquitecta Fátima Fernandes, do atelier Cannatà & Fernandes, procuramos explorar a missão da arquitectura e do papel do arquitecto, os processos e as referências de trabalho, através da Escola Superior Artística do Porto (ESAP).
Também podes aceder ao resumo da entrevista no Público: www.publico.pt/podcast-arquitectos
Parte da transcrição encontra-se no website da ArchDaily: www.archdaily.com.br/br/tag/building-pictures
Para saberes mais sobre o novo edifício da Escola Superior Artística do Porto (ESAP), podes ver ambas as publicações, onde os artigos são ilustrados com fotografias e esquissos.
Acompanha-nos na nossa morada habitual: www.buildingpictures.pt

61_Andreia Garcia_Fertile Futures
“Mas, efectivamente, o que mais posso identificar aqui é a importância, o quão premente é nós – enquanto arquitectos e no nosso exercício de arquitectura – estarmos profundamente sensibilizados e consciencializados para as questões ecológicas na arquitectura.” (Andreia Garcia)
À conversa com a arquitecta Andreia Garcia, da Architectural Affairs e curadora do Pavilhão de Portugal na Bienal de Arquitectura de Veneza de 2023, procuramos explorar a missão da arquitectura e do papel do arquitecto, os processos e as referências de trabalho, através do projecto Fertile Futures na Representação Oficial Portuguesa na Bienal de Veneza.
Também podes aceder ao resumo da entrevista no Público: www.publico.pt/podcast-arquitectos
Parte da transcrição encontra-se no website da ArchDaily: www.archdaily.com.br/br/tag/building-pictures
Para saberes mais sobre o projecto Fertile Futures e a representação portuguesa na Bienal de Veneza de 2023, podes ver ambas as publicações, onde os artigos são ilustrados com fotografias.
Acompanha-nos na nossa morada habitual: www.buildingpictures.pt

60_Paulo Moreira_Escola de Kapalanga
“Eu acho que também é importante nós, como arquitectos, posicionarmo-nos um pouco naquilo que se pretende fazer porque, às vezes, ainda há uma certa ideia de que um projecto participativo é quase [como] entregar uma caneta às pessoas e [as pessoas é que] vão-nos explicar como é que temos de fazer, mas não é bem isso. Nós, de facto, ouvimos as pessoas. Aliás, as pessoas é que decidiram que era para fazer uma escola e que era para fazer aquela escola.” (Paulo Moreira)
À conversa com o arquitecto Paulo Moreira procuramos explorar a missão da arquitectura e do papel do arquitecto, os processos e as referências de trabalho, através da Escola de Kapalanga, em Luanda (Angola).
Também podes aceder ao resumo da entrevista, no Público: www.publico.pt/2023/05/16/p3/noticia/pais-arquitectos-escola-kalapanga-importancia-projecto-participativo-2049838
Parte da transcrição encontra-se no website da ArchDaily: www.archdaily.com.br/br/tag/building-pictures
Para saberes mais sobre a Escola de Kapalanga, ambas as publicações ilustram os artigos com fotografias e desenhos.
Acompanha-nos na nossa morada habitual: www.buildingpictures.pt

59_Francisco Aires Mateus_Residências assistidas de Alcácer do Sal
“E é muito interessante porque eles percebem que há um interesse naquilo que é a casa deles. E, portanto, eles sentem: «A minha casa deve ser uma casa sensacional. Estão sempre a vir visitá-la.» Ficam super orgulhosos de serem visitados e, portanto, suponho que se preparam mesmo para receber.” (Francisco Aires Mateus)
À conversa com o arquitecto Francisco Aires Mateus, procuramos explorar a missão da arquitectura e do papel do arquitecto, os processos e as referências de trabalho, através das residências assistidas de Alcácer do Sal.
Também podes aceder ao resumo da entrevista, no Público: www.publico.pt/2023/05/11/p3/noticia/pais-arquitectos-edificio-desfrutar-vagar-2049192
Parte da transcrição encontra-se no website da ArchDaily: www.archdaily.com.br/br/1000802/as-pessoas-envelhecem-e-os-edificios-tem-que-se-adaptar-entrevista-com-francisco-aires-mateus
Para saberes mais sobre o projecto das residências assistidas de Alcácer do Sal, podes ver ambas as publicações que ilustram os artigos com fotografias e desenhos.
Acompanha-nos na nossa morada habitual: www.buildingpictures.pt

58_Luís Tavares Pereira e Guiomar Rosa_Casa na Montanha
“A satisfação dos clientes e o prazer de os ver passado alguns anos, [ver que] continuam com aquele entusiasmo de estar [na Casa na Montanha]... Adoram estar lá, ir para lá. É uma coisa que, de facto, não tem preço para nós.” (Guiomar Rosa)
À conversa com os arquitectos Luís Tavares Pereira (do atelier [A] ainda arquitectura) e Guiomar Rosa, procuramos explorar a missão da arquitectura e do papel do arquitecto, os processos e as referências de trabalho, através da Casa na Montanha.
Também podes aceder ao resumo da entrevista, no Público: www.publico.pt/2023/05/10/p3/noticia/pais-arquitectos-casa-geres-respeito-paisagem-2049186
Parte da transcrição encontra-se no website da ArchDaily: www.archdaily.com.br/br/1000479/arquitetura-enquanto-refugio-entrevista-com-luis-tavares-pereira-e-guiomar-rosa
Para saberes mais sobre a Casa na Montanha, ambas as publicações ilustram os artigos com fotografias e desenhos. Acompanha-nos na nossa morada habitual: www.buildingpictures.pt

57_Marta Brandão e Mário Sousa_Mima Housing
“As casas são os nossos museus privados, são o nosso lugar religioso ou espiritual, onde nós nos confessamos e onde nós vivemos... [Onde nós aprendemos a andar]. [Onde foi] a nossa creche, vai ser o nosso lar de idosos, é o nosso restaurante. É tudo isto.” (Mário Sousa)
À conversa com os arquitectos Marta Brandão e Mário Sousa, do gabinete Mima Housing Architects, procuramos explorar a missão da arquitectura e do papel do arquitecto, os processos e as referências de trabalho, através do sistema Mima.
Também podes aceder ao resumo da entrevista, no Público: www.publico.pt/2023/04/29/p3/noticia/pais-arquitectos-mima-housing-missao-arquitectura-papel-arquitecto-2047895
Parte da transcrição encontra-se no website da ArchDaily: www.archdaily.com.br/br/1000092/as-casas-sao-os-nossos-museus-privados-entrevista-com-marta-brandao-e-mario-sousa
Para saberes mais sobre o sistema Mima, ambas as publicações ilustram os artigos com fotografias e desenhos.
Acompanha-nos na nossa morada habitual: www.buildingpictures.pt

56_Tiago Rebelo de Andrade_Edifício Náutico
"O exercício da arquitectura não pode ser um exercício egoísta. Não é uma casa própria, vai ser uma casa que vai ser utilizada pelas próximas gerações. Quer seja pelas gerações que eles deixam, ou pelas gerações que vão comprar aquele imóvel.” (Tiago Rebelo de Andrade)
À conversa com o arquitecto Tiago Rebelo de Andrade, do Subvert Studio, procuramos explorar a missão da arquitectura e do papel do arquitecto, os processos e as referências de trabalho, através do Edifício Náutico.
Também podes aceder ao resumo da entrevista, no Público: www.publico.pt/2023/04/18/p3/noticia/pais-arquitectos-edificio-nautico-sustentabilidade-vista-2046131
Parte da transcrição encontra-se no website da ArchDaily: www.archdaily.com.br/br/999684/o-exercicio-da-arquitectura-nao-pode-ser-egoista-entrevista-com-tiago-rebelo-de-andrade
Para saberes mais sobre o projecto do Edifício Náutico, ambas as publicações ilustram os artigos com fotografias e desenhos.
Acompanha-nos na nossa morada habitual: www.buildingpictures.pt

55_Helena Vieira e Pedro Ferreira_Capela de Nossa Senhora de Fátima
“Eu acho que, sobretudo, a experiência de trabalhar com os materiais naturais e com as coisas simples: a Capela [de Nossa Senhora de Fátima] acabou por ser um bocadinho também o fruto, se calhar, dessa nossa experiência e essa nossa aprendizagem também de escuteiros.” (Pedro Ferreira)
À conversa com os arquitectos Helena Vieira e Pedro Ferreira, do Plano Humano Arquitectos, procuramos explorar a missão da arquitectura e do papel do arquitecto, os processos e as referências de trabalho, através da Capela de Nossa Senhora de Fátima.
Também podes aceder ao resumo da entrevista, no Público: www.publico.pt/2023/04/15/p3/noticia/pais-arquitectos-capela-traduz-essencia-2046127
Parte da transcrição encontra-se no website da ArchDaily: www.archdaily.com.br/br/tag/building-pictures
Para saberes mais sobre o projecto da Capela de Nossa Senhora de Fátima, ambas as publicações ilustram os artigos com fotografias.
Acompanha-nos na nossa morada habitual: www.buildingpictures.pt

54_Alexandre Alves Costa e Sérgio Fernandez_Batalha Centro de Cinema
“Toda a gente – desde o empreiteiro, à fiscalização, ao representante do dono de obra foi de um entusiasmo sempre... [Foi algo que] nunca nos tinha acontecido a ponto de haver simples proletários que choraram quando descobrimos os frescos do [Júlio] Pomar, que estavam tapados.” (Sérgio Fernandez)
À conversa com os arquitectos Sérgio Fernandez e Alexandre Alves Costa, do Atelier 15, procuramos explorar a missão da arquitectura e do papel do arquitecto, os processos e as referências de trabalho, através do Batalha Centro de Cinema.
Este episódio do podcast “No País dos Arquitectos” foi especial, pois foi a primeira vez que fizemos a gravação do podcast com público. A gravação ocorreu na Casa da Arquitectura. O episódio também está disponível em vídeo no canal do YouTube da Casa da Arquitectura: www.youtu.be/wuYOsTI9J84
Também podes aceder ao resumo da entrevista, no Público: www.publico.pt/2023/04/14/p3/noticia/pais-arquitectos-recuperacao-cinema-batalha-2046123
Parte da transcrição encontra-se no website da ArchDaily: www.archdaily.com.br/br/998991/o-batalha-centro-de-cinema-no-porto-entrevista-com-alexandre-alves-costa-e-sergio-fernandez
Para saberes mais sobre o projecto de recuperação do Batalha Centro de Cinema, ambas as publicações ilustram os artigos com fotografias e desenhos.
Acompanha-nos na nossa morada habitual: www.buildingpictures.pt

53_Alejandro Aravena_The new EDP building
(EN) “So, the challenge is: instead of [the architects] choosing to be the creative genius – that deals with issues that only interest other architects –, or be the one that engages into what matters to society but doesn't do projects… can we, [as architects] engage in conversations, problems, challenges that matters to society? But [when we] enter that conversation, [we should communicate] with the specific knowledge that we have, which is to do projects.” (Alejandro Aravena)
In this episode, we had a conversation with the architect Alejandro Aravena about the new EDP building, in Lisbon.
We sought to explore the mission of architecture and the role of the architect, as well as his process, and work references.
You can access the interview summary, written in Portuguese, at Público newspaper: www.publico.pt/2023/03/29/p3/noticia/pais-arquitectos-nova-casa-edp-desafio-permitir-espaco-publico-atravesse-edificios-2044271
Part of the transcript is on the ArchDaily website: www.archdaily.com.br/br/999314/a-linguagem-atraves-da-qual-comunicamos-e-a-dos-edificios-entrevista-com-alejandro-aravena
Both publications illustrate the articles with photographs and drawings.
You can join us at our usual address: www.buildingpictures.pt
(PT) “Portanto o desafio é: em vez [dos arquitectos] optarem por serem génios criativos – que lidam com questões que só interessam outros arquitectos –, ou serem aqueles que se envolvem com o que é importante para a sociedade, mas que não desenvolvem projectos... podemos, [enquanto arquitectos], envolver-nos em conversas, problemas e desafios que importam a sociedade? Mas, ao entrarmos nesse diálogo, [comunicar] com o conhecimento específico que temos, desenvolvendo projectos.” (Alejandro Aravena)
Neste episódio, conversámos com o arquitecto Alejandro Aravena sobre o novo edifício da EDP, em Lisboa.
Procurámos explorar a missão da arquitectura e o papel do arquitecto, bem como o seu processo e as referências de trabalho.
Também podes aceder ao resumo da entrevista, no Público: www.publico.pt/2023/03/29/p3/noticia/pais-arquitectos-nova-casa-edp-desafio-permitir-espaco-publico-atravesse-edificios-2044271
Parte da transcrição encontra-se no website da ArchDaily: www.archdaily.com.br/br/999314/a-linguagem-atraves-da-qual-comunicamos-e-a-dos-edificios-entrevista-com-alejandro-aravena
Ambas as publicações ilustram os artigos com fotografias e desenhos.
Acompanha-nos na nossa morada habitual: www.buildingpictures.pt

52_Pitágoras_Reabilitação do edifício do antigo Teatro Jordão e Garagem Avenida
“Eu diria que este edifício ou que este projecto – não é edifício porque são vários – é quase uma metáfora daquilo que é a própria cidade: é o encontro de várias realidades distintas. É o palco onde as pessoas se encontram.” (Manuel Roque)
À conversa com o arquitecto Manuel Roque, do atelier Pitágoras, procuramos explorar a missão da arquitectura e do papel do arquitecto, os processos e as referências de trabalho, através da reabilitação do edifício do antigo Teatro Jordão e Garagem Avenida.
Também podes aceder ao resumo da entrevista, no Público: www.publico.pt/2022/12/28/p3/noticia/pais-arquitectos-antigo-teatro-jordao-garagem-avenida-onde-convivem-diferentes-tempos-2032897
Parte da transcrição encontra-se no website da ArchDaily: www.archdaily.com.br/br/995091/arquitetura-como-palco-onde-as-pessoas-se-encontram-entrevista-com-pitagoras-group
Para saberes mais sobre a reabilitação do edifício do antigo Teatro Jordão e Garagem Avenida, ambas as publicações ilustram os artigos com fotografias e desenhos.
Acompanha-nos na nossa morada habitual: www.buildingpictures.pt

51_Tomás Salgado_Cidade do Futebol
“Porque achamos que, de facto, os edifícios têm de ser, antes de mais, para as pessoas se sentirem bem, para se sentirem confortáveis. Também se devem sentir surpreendidas, mas é fundamental que se sintam confortáveis.” (Tomás Salgado)
À conversa com o arquitecto Tomás Salgado, procuramos explorar a missão da arquitectura e do papel do arquitecto, os processos e as referências de trabalho, através da Cidade do Futebol.
Também podes aceder ao resumo da entrevista, no Público: www.publico.pt/2022/12/27/p3/noticia/pais-arquitectos-cidade-futebol-onde-arquitectura-contrasta-exuberancia-2032783
Parte da transcrição encontra-se no website da ArchDaily: www.archdaily.com.br/br/994575/edificios-tem-que-ser-para-as-pessoas-se-sentirem-bem-entrevista-com-tomas-salgado-do-atelie-risco
Para saberes mais sobre este projecto da Cidade do Futebol, ambas as publicações ilustram os artigos com fotografias e desenhos.
Acompanha-nos na nossa morada habitual: www.buildingpictures.pt

50_Teresa Nunes da Ponte_Verride Palácio Santa Catarina
“É um edifício que sempre foi muito próximo para nós. Sempre o víamos da janela, passávamos por lá... E esta proximidade permitiu isso... permitiu, durante o projecto irmos muito ao sítio... E, depois durante a obra, fizemos um acompanhamento completamente diário. Quer dizer, nós íamos todos os dias à obra. Tivemos uma arquitecta que praticamente só fazia isso. Foi, de facto, um projecto (como disse) de muita paixão e de muito trabalho. Nós dedicamo-nos, de facto, muito a este projecto.” (Teresa Nunes da Ponte)
À conversa com Teresa Nunes da Ponte, procuramos explorar a missão da arquitectura e do papel do arquitecto, os processos e as referências de trabalho, através do projecto de reabilitação do Palacete de Santa Catarina, também conhecido como Verride Palácio Santa Catarina.
Também podes aceder ao resumo da entrevista, no Público: www.publico.pt/2022/12/19/p3/noticia/podcast-pais-arquitectos-reabilitacao-palacete-santa-catarina-historia-serviu-inspiracao-2031998
Parte da transcrição encontra-se no website da ArchDaily: www.archdaily.com.br/br/993716/paisagem-e-historia-de-lisboa-uma-entrevista-com-teresa-nunes-da-ponte
Para saberes mais sobre o Verride Palácio Santa Catarina, ambas as publicações ilustram os artigos com fotografias e desenhos.
Acompanha-nos na nossa morada habitual: www.buildingpictures.pt

49_Pedro Campos Costa _Consulado Geral de Portugal no Rio de Janeiro
“Porque os arquitectos têm esta coisa que... acham que arquitectura não é política. Eu tenho uma opinião diferente e é por isso que uso muitas vezes o [Sérgio] Bernardes como exemplo. Acho que a arquitectura é sempre política. Até se calhar muitas vezes ideológica (chega a esse ponto) e, portanto, os nosso valores têm de estar lá expressos. Os valores do arquitecto.” (Pedro Campos Costa)
À conversa com Pedro Campos Costa, procuramos explorar a missão da arquitectura e do papel do arquitecto, os processos e as referências de trabalho, através do projecto do Consulado Geral de Portugal no Rio de Janeiro.
Também podes aceder ao resumo da entrevista, no Público: www.publico.pt/2022/12/10/p3/noticia/podcast-pais-arquitectos-rio-janeiro-consulado-portugal-abrese-cidade-2030393
Parte da transcrição encontra-se no website da ArchDaily: www.archdaily.com.br/br/993712/nao-consigo-ver-a-arquitetura-sem-a-sociedade-entrevista-com-pedro-campos-costa
Para saberes mais sobre este projecto do Consulado Geral de Portugal no Rio de Janeiro, ambas as publicações ilustram os artigos com fotografias e desenhos.
Acompanha-nos na nossa morada habitual: www.buildingpictures.pt

48_José Carlos Nunes de Oliveira_Edifício dos Paços do Concelho da Trofa
“E a utopia é voltarmos àquilo que é mais razoável, que resiste mais ao tempo. Aquilo que é mais natural, aquilo que é essencial resiste sempre.” (José Carlos Nunes de Oliveira)
À conversa com José Carlos Nunes de Oliveira procuramos explorar a missão da arquitectura e do papel do arquitecto, os processos e as referências de trabalho, através do edifício dos Paços do Concelho da Trofa.
Também podes aceder ao resumo da entrevista, no Público: www.publico.pt/2022/12/06/p3/noticia/podcast-pais-arquitectos-pacos-concelho-trofa-casa-comum-esperada-ha-decadas-2030384
Parte da transcrição encontra-se no website da ArchDaily: www.archdaily.com.br/br/993237/aquilo-que-e-mais-natural-aquilo-que-e-essencial-resiste-sempre-entrevista-com-jose-carlos-nunes-de-oliveira
Para saberes mais sobre este projecto dos Paços do Concelho da Trofa, ambas as publicações ilustram os artigos com fotografias e desenhos.
Acompanha-nos na nossa morada habitual: www.buildingpictures.pt

47_Filipa Guerreiro e Tiago Correia_Centro de Educação e Interpretação Ambiental da Paisagem Protegida do Corno de Bico
“Quando desenhamos casas ou desenhamos outras coisas, estamos sempre a fazer planos ou filmes ou argumentos... [pensamos] «bem, as pessoas neste momento estão assim, vivem assim, mas se tiverem filhos fazem assado e brincam assim», por isso nós fazemos uma panóplia de filmes... de argumentos para filmes e depois fazemos o cenário.” (Tiago Correia e Filipa Guerreiro)
À conversa com Filipa Guerreiro e Tiago Correia procuramos explorar a missão da arquitectura e do papel do arquitecto, os processos e as referências de trabalho, através do Centro de Educação e Interpretação Ambiental da Paisagem Protegida do Corno de Bico.
Também podes aceder ao resumo da entrevista, no Público: www.publico.pt/2022/11/30/p3/noticia/pais-arquitectos-edificio-espreita-floresta-corno-bico-2029464
Parte da transcrição encontra-se no website da ArchDaily: www.archdaily.com.br/br/992889/nao-queremos-aplicar-nosso-layer-e-apagar-a-camada-da-historia-entrevista-com-filipa-guerreiro-e-tiago-correia
Para saberes mais sobre o Centro de Educação e Interpretação Ambiental da Paisagem Protegida do Corno de Bico, ambas as publicações ilustram os artigos com fotografias e desenhos.
Acompanha-nos na nossa morada habitual: www.buildingpictures.pt

46_Pedro Bandeira_Casa Rotativa
“No Verão, podemos virar a casa para Norte e, portanto, toda a superfície envidraçada da casa fica protegida do sol directo; e no Inverno fazemos o contrário. Podemos pôr a casa a acompanhar o movimento do sol, desde a manhã até ao pôr-do-sol, e tentando aquecê-la com a energia solar.” (Pedro Bandeira)
À conversa com o arquitecto Pedro Bandeira procuramos explorar a missão da arquitectura e do papel do arquitecto, os processos e as referências de trabalho, através da Casa Rotativa.
Também podes aceder ao resumo da entrevista, no Público: www.publico.pt/2022/11/28/p3/noticia/pais-arquitectos-casa-rotativa-pedro-bandeira-2029463
Parte da transcrição encontra-se no website da ArchDaily: www.archdaily.com.br/br/992381/trazer-o-mundo-da-engenharia-para-a-arquitectura-entrevista-com-pedro-bandeira
Para saberes mais sobre este projecto, ambas as publicações ilustram os artigos com fotografias e desenhos.
Acompanha-nos na nossa morada habitual: www.buildingpictures.pt

Episódio especial_Grande Colégio de Paredes_As crianças e a arquitectura
“[A arquitectura] é uma forma de nós criarmos algum sítio, uma casa, um museu e deixarmos os outros felizes.” (turma do 4.º ano do Grande Colégio de Paredes)
Neste episódio especial, deslocamo-nos até ao Grande Colégio de Paredes para conhecermos a visão dos mais novos sobre a arquitectura portuguesa.
Para saberes mais, acompanha-nos nas redes sociais e na morada habitual: www.buildingpictures.pt

45_Graça Correia e Roberto Ragazzi_Marechal 720
“A nossa profissão é de uma enorme generosidade. Tem que ser porque aquilo que nós deixamos no território é a herança que nós damos à sociedade, a todos.” (Graça Correia)
À conversa com os arquitectos Graça Correia e Roberto Ragazzi, procuramos explorar a missão da arquitectura e do papel do arquitecto, os processos e as referências de trabalho, através do projecto Marechal 720, no Porto.
Também podes aceder ao resumo da entrevista, no Público: www.publico.pt/2022/11/10/p3/noticia/marechal-720-especie-nova-casa-burguesa-porto-2027086
Parte da transcrição encontra-se no website da ArchDaily: www.archdaily.com.br/br/991517/o-que-e-importante-e-o-respeito-pelo-territorio-e-pelas-pessoas-entrevista-com-correia-ragazzi-arquitectos
Para saberes mais sobre o Marechal 720, ambas as publicações ilustram os artigos com fotografias e desenhos.
Acompanha-nos na nossa morada habitual: www.buildingpictures.pt

44_OODA_Reconversão do Antigo Matadouro Industrial de Campanhã
“Gostamos de pensar que é algo que faça sentido para as pessoas e que não faça sentido só para os arquitectos, para a nossa gramática auto-induzida, para as nossas narrativas. Não. É para as pessoas.” (Diogo Brito)
À conversa com o arquitecto Diogo Brito, do gabinete OODA, procuramos explorar a missão da arquitectura e do papel do arquitecto, os processos e as referências de trabalho, através da reconversão do antigo Matadouro Industrial de Campanhã, no Porto.
Também podes aceder ao resumo da entrevista, no Público: www.publico.pt/2022/10/27/p3/noticia/diogo-brito-forma-arquitectura-comunica-pessoas-reconversao-matadouro-campanha-2025355
Parte da transcrição encontra-se no website da ArchDaily: www.archdaily.com.br/br/991222/criar-algo-que-faca-sentido-para-as-pessoas-e-nao-so-para-os-arquitetos-entrevista-com-diogo-brito-do-ooda
Para saberes mais sobre a reconversão do antigo Matadouro Industrial do Porto, ambas as publicações ilustram os artigos com fotografias e desenhos.
Acompanha-nos na nossa morada habitual: www.buildingpictures.pt

43_Francisco Pinto, Francisco Pina, Maria Souto de Moura e Luís Caleiro_Projecto de habitação acessível em Lordelo do Ouro
“Obviamente isto é tudo ainda um termo relativamente recente – ‘habitação para rendas acessíveis’ – e as pessoas, por vezes, comentam: «ah, mas aquilo não parece nada habitação social», mas também não é, e também o objectivo era que não parecesse. As casas não têm de ser postas em caixas.” (Francisco Pinto)
À conversa com Francisco Pinto, Francisco Pina, Maria Souto de Moura e Luís Caleiro procuramos explorar a missão da arquitectura e do papel do arquitecto, os processos e as referências de trabalho, através do projecto de habitação acessível em Lordelo do Ouro.
Também podes aceder ao resumo da entrevista, no Público: www.publico.pt/2022/10/18/p3/noticia/reimaginar-habitacao-acessivel-lordelo-ouro-casas-nao-postas-caixas-2024097
Parte da transcrição encontra-se no website da ArchDaily: www.archdaily.com.br/br/990864/a-pergunta-para-um-arquiteto-tem-de-ser-eu-viveria-ali-projeto-de-habitacao-acessivel-em-lordelo-do-ouro
Para saberes mais sobre este projecto de habitação acessível em Lordelo do Ouro, ambas as publicações ilustram os artigos com fotografias e desenhos.
Acompanha-nos na nossa morada habitual: www.buildingpictures.pt

42_Samuel Gonçalves_4 Creches em Lisboa
“Para este crescimento exponencial da população que, no fundo, se faz sentir um pouco por todo o planeta, a construção com os métodos tradicionais claramente não conseguirá dar resposta em tempo útil.” (Samuel Gonçalves)
À conversa com o arquitecto Samuel Gonçalves procuramos explorar a missão da arquitectura e do papel do arquitecto, os processos e as referências de trabalho, através das quatro creches, em Lisboa.
Também podes aceder ao resumo da entrevista, no Público: www.publico.pt/2022/10/15/p3/noticia/creches-pre-fabricadas-samuel-goncalves-desafios-futuro-iminentemente-urbano-2024086
Parte da transcrição encontra-se no website da ArchDaily: www.archdaily.com.br/br/990344/a-pre-fabricacao-nao-e-um-fim-mas-um-meio-entrevista-com-samuel-goncalves-do-atelier-summary
Para saberes mais sobre as quatro creches, em Lisboa, ambas as publicações ilustram os artigos com fotografias e desenhos.
Acompanha-nos na nossa morada habitual: www.buildingpictures.pt

41_Álvaro Siza Vieira_Ampliação do Museu de Serralves
“A maneira como se olha para o arquitecto, de forma muito generalizada... é como uma peça inútil na construção, destinado a satisfazer o capricho dos ricos... Esquecendo com isso que o desenvolvimento da arquitectura e o arranque da arquitectura, a que chamamos moderna, tem a ver exactamente com uma função social do arquitecto e com o destino da arquitectura para todos, e não para ricos.” (Álvaro Siza Vieira)
À conversa com o arquitecto Álvaro Siza Vieira procuramos explorar a missão da arquitectura e do papel do arquitecto, os processos e as referências de trabalho, através da ampliação do Museu de Arte Contemporânea de Serralves.
Também podes aceder ao resumo da entrevista, no Público: www.publico.pt/2022/10/08/p3/noticia/siza-vieira-arquitectura-caminhar-lado-sociedade-conselho-lutem-2023194
Parte da transcrição encontra-se no website da ArchDaily: www.archdaily.com.br/br/989950/a-funcao-do-arquiteto-e-coordenar-diferentes-saberes-entrevista-com-alvaro-siza
Para saberes mais sobre a ampliação do Museu de Serralves, ambas as publicações ilustram os artigos com fotografias e desenhos.
Acompanha-nos na nossa morada habitual: www.buildingpictures.pt

40_Gonçalo Byrne_Edifício Sede do Banco de Portugal
“O que é curioso é que as cidades têm esse lado do património, mas depois tem o outro lado que é a cidade viva. Se a cidade viva não se adapta minimamente e se os edifícios não se adaptam aos modelos de vida, que se vão transformando, arriscam-se seriamente a ficarem desertos e a própria cidade ser abandonada e virar um campo arqueológico.” (Gonçalo Byrne)
À conversa com o arquitecto Gonçalo Byrne procuramos explorar a missão da arquitectura e do papel do arquitecto, os processos e as referências de trabalho, através do Edifício Sede do Banco de Portugal.
Também podes aceder ao resumo da entrevista, no Público: https://www.publico.pt/2022/05/18/p3/noticia/goncalo-byrne-cidade-organismo-vivo-edificio-raizes-precisa-cidade-viver-2006553
Parte da transcrição encontra-se no website da ArchDaily: https://www.archdaily.com.br/br/982417/na-arquitetura-a-relacao-com-a-vida-e-fundamental-entrevista-com-goncalo-byrne
Para saberes mais sobre o Edifício Sede do Banco de Portugal, ambas as publicações ilustram os artigos com fotografias e desenhos.
Acompanha-nos na nossa morada habitual: www.buildingpictures.pt

39_Sofia Couto e Sérgio Antunes_Open House Lisboa 2022
“Tu vias o Fernando Pessoa na rua e ele era um senhor igual aos outros todos, compostinho, com o chapelinho, mas depois tinha uma grande explosão interior. O que nos fez ver tantos destes edifícios é isso mesmo: há muitos edifícios de explosão interior.” (Sérgio Antunes)
À conversa com os arquitectos Sofia Couto e Sérgio Antunes, do atelier Aurora Arquitectos, procuramos explorar a missão da arquitectura e do papel do arquitecto, os processos e as referências de trabalho, através do Open House Lisboa 2022.
Também podes aceder ao resumo da entrevista, no Público: www.publico.pt/2022/05/13/p3/noticia/sofia-couto-sergio-antunes-contam-segredos-escondidos-open-house-lisboa-quer-revelar-2006033
Parte da transcrição encontra-se no website da ArchDaily: www.archdaily.com.br/br/981617/open-house-lisboa-2022-propoe-redescobrir-a-arquitetura-invisivel
Para saberes mais sobre o Open House Lisboa 2022, ambas as publicações ilustram os artigos com fotografias e desenhos.
Acompanha-nos na nossa morada habitual: www.buildingpictures.pt

38_João Caldeira Ferrão e João Costa Ribeiro_Casa Vermelha
“Tentar não fazer uma arquitectura que é só uma composição, mas, sobretudo, tentar que tudo possa ser alterado, que as pessoas possam alterar os espaços, que as pessoas possam com um dispositivo mudar a forma como o espaço está a ser utilizado.” (João Caldeira Ferrão)
À conversa com os arquitectos João Caldeira Ferrão e João Costa Ribeiro, do atelier Extrastudio, procuramos explorar a missão da arquitectura e do papel do arquitecto, os processos e as referências de trabalho, através da Casa Vermelha, situada numa pequena aldeia em Vendas de Azeitão (Setúbal).
Também podes aceder ao resumo da entrevista, no Público: https://www.publico.pt/2022/05/06/p3/noticia/casa-vermelha-casajardim-atelier-extrastudio-sabe-envelhecer-2005157
Parte da transcrição encontra-se no website da ArchDaily: https://www.archdaily.com.br/br/981336/a-cor-como-tema-da-arquitetura-entrevista-com-atelier-extrastudio
Para saberes mais sobre este projecto da Casa Vermelha, ambas as publicações ilustram os artigos com fotografias e desenhos.
Acompanha-nos na nossa morada habitual: www.buildingpictures.pt

37_Rui Dinis e Henrique Marques_Centro de Interpretação do Românico
“Eu acho que se há uma coisa que nós temos nestes ‘loucos anos 20’ é, precisamente, esta diversidade de linguagens de arquitectura, quer em Portugal, felizmente, que já se libertou muito das linguagens de cada uma das escolas... Eu acho que as gerações actuais estão a fazer arquitectura de várias formas e de vários caminhos, todos eles muito importantes e muito ricos e eu acho que essa diversidade é precisamente a coisa gira deste período em que vivemos.” (Henrique Marques)
À conversa com os arquitectos Rui Dinis e Henrique Marques, do atelier Spaceworkers, procuramos explorar a missão da arquitectura e do papel do arquitecto, os processos e as referências de trabalho, através do Centro de Interpretação do Românico.
Também podes aceder ao resumo da entrevista, no Público: https://www.publico.pt/2022/04/27/p3/noticia/spaceworkers-exploram-missao-arquitectura-atraves-centro-interpretacao-romanico-2003852
Parte da transcrição encontra-se no website da ArchDaily: https://www.archdaily.com.br/br/981105/uma-viagem-pela-arquitetura-romanica-em-portugal-entrevista-com-spaceworkers
Para saberes mais sobre este projecto do Centro de Interpretação do Românico, ambas as publicações ilustram os artigos com fotografias e desenhos.
Acompanha-nos na nossa morada habitual: www.buildingpictures.pt

36_Pedra Líquida_Conto: Casa e Tipografia
“Quando a Sara me convidou e me disse que o programa se chamava ‘No País dos Arquitectos’, eu lembro-me de ter respondido: «No País dos Arquitectos há muitos mais cidadãos e muitos mais povos. Um arquitecto não faz uma obra sozinho.» Portanto, é o espírito de equipa e uma equipa interdisciplinar (ou multidisciplinar) que leva a que aquele projecto possa ganhar consistência e coerência." (Nuno Grande)
À conversa com o arquitecto Nuno Grande, do atelier Pedra Líquida, procuramos explorar a missão da arquitectura e do papel do arquitecto, os processos e as referências de trabalho, através da Casa do Conto e da Tipografia do Conto.
Também podes aceder ao resumo da entrevista, no Público: https://www.publico.pt/2022/04/20/p3/noticia/nuno-casa-conto-tipografia-conto-novo-conto-nascer-porto-2003073
Parte da transcrição encontra-se no website da ArchDaily: https://www.archdaily.com.br/br/980537/hospitalidade-como-ponto-de-partida-para-descobrir-uma-cidade-entrevista-com-pedra-liquida
Para saberes mais sobre os projectos da Casa do Conto e da Tipografia do Conto, ambas as publicações ilustram os artigos com fotografias e desenhos.
Acompanha-nos na nossa morada habitual: www.buildingpictures.pt

35_Adriana Floret_Espaço Mira e Mira Fórum
“Eu acho que, quando trabalhamos com espaços culturais, essa flexibilidade do espaço é muito importante. E nós, às vezes, acho que temos tendência a criar espaços muito estanques, não é? Porque imaginámos, porque idealizámos o branco e a parede de uma determinada forma... e o móvel, se calhar tem de ficar aqui... e num espaço cultural isso não é possível nem desejável, não é?” (Adriana Floret)
À conversa com a arquitecta Adriana Floret, do gabinete Floret Arquitectura, procuramos explorar a missão da arquitectura e do papel do arquitecto, os processos e as referências de trabalho, através do Espaço Mira e Mira Fórum.
Também podes aceder ao resumo da entrevista, no Público: https://www.publico.pt/2022/04/14/p3/noticia/adriana-floret-projecto-mira-porto-ideia-manter-espirito-armazens-2002402
Parte da transcrição encontra-se no website da ArchDaily: https://www.archdaily.com.br/br/980121/projetos-de-reabilitacao-e-a-reinvencao-do-lugar-entrevista-com-adriana-floret
Para saberes mais sobre este projecto do Espaço Mira e Mira Fórum, ambas as publicações ilustram os artigos com fotografias e desenhos.
Acompanha-nos na nossa morada habitual: www.buildingpictures.pt

34_Bruno André e Francisco Salgado Ré_Centro de Artes de Águeda
“A nossa geração ficou muito mais habilitada e capaz de pensar a arquitectura e os problemas de forma diferente... na forma como dialogamos com os clientes, na forma como dialogamos com os players e também na forma como nós próprios nos mostramos ao mundo. Ficamos possivelmente mais abertos e permeáveis àquilo que as pessoas têm para dizer, bem como às próprias dificuldades para que consigamos encontrar resultados positivos de que todos nós nos orgulhemos.” (Francisco Salgado Ré)
À conversa com os arquitectos Bruno André e Francisco Salgado Ré, do estúdio criativo AND-RÉ, procuramos explorar a missão da arquitectura e do papel do arquitecto, os processos e as referências de trabalho, através do Centro de Artes de Águeda.
Também podes aceder ao resumo da entrevista, no Público: https://www.publico.pt/2022/04/05/p3/noticia/arquitectura-aberta-pessoas-dizer-andre-centro-artes-agueda-2001398
Parte da transcrição encontra-se no website da ArchDaily: https://www.archdaily.com.br/br/979814/a-importancia-de-projetar-para-diferentes-publicos-entrevista-com-and-re
Para saberes mais sobre este projecto do Centro de Artes de Águeda, ambas as publicações ilustram os artigos com fotografias e desenhos.
Acompanha-nos na nossa morada habitual: www.buildingpictures.pt

33_Marcio Kogan, Diana Radomysler, Suzana Glogowski_Arquitectura brasileira e portuguesa
“Eu lembrei uma frase do Niemeyer que falava que a arquitectura não é importante. O importante é a vida, os amigos, a família... E aí eu acrescentei: «e um bom churrasco!»” (Marcio Kogan)
À conversa com Marcio Kogan, Diana Radomysler e Suzana Glogowski procuramos explorar a missão da arquitectura e do papel do arquitecto, os processos e as referências de trabalho.
O podcast visa a valorização da arquitectura portuguesa, através de obras de referência em Portugal, sejam elas feitas por arquitectos portugueses ou internacionais.
Esta entrevista é uma óptima forma de perceber o que pode a arquitectura portuguesa aprender com a arquitectura brasileira e, em particular, com o arquitecto Marcio Kogan, do Studio MK27. A arquitectura brasileira foi muito influenciada pelos portugueses através do uso do muxarabi e Marcio Kogan partilha connosco as aprendizagens que fez sobre a arquitectura portuguesa nos vários projectos: L’And Vineyards, Casa C+C, Casa da Bahia, “Mesa Portuguesa, Com Certeza”, entre outros.
Pode aceder ao resumo da entrevista, no Público: https://www.publico.pt/2022/04/04/p3/noticia/marcio-kogan-diana-radomysler-suzana-glogowski-arquitectura-brasileira-portuguesa-2000993
Parte da transcrição encontra-se no website da ArchDaily: https://www.archdaily.com.br/br/979339/a-influencia-da-arquitetura-portuguesa-na-obra-do-studio-mk27
Para saber mais sobre esta ligação transatlântica, ambas as publicações ilustram os artigos com fotografias.
Acompanhe-nos na nossa morada habitual: www.buildingpictures.pt

32_António Cerejeira Fontes_Capelas Imaculada e Cheia de Graça
“A arquitectura tem de ser capaz de transformar e não apenas existir sem que se dê por ela. Às vezes é importante que exista que sem se dê por ela porque é esse o papel da arquitectura, mas ela, por norma, tem de transformar e mudar a vida das pessoas para melhor. A arquitectura é das profissões mais apaixonantes porque é uma profissão que transforma as coisas e tem um contributo enorme para aquilo que é a vida das pessoas.” (António Cerejeira Fontes)
À conversa com o arquitecto António Cerejeira Fontes, do atelier Cerejeira Fontes arquitectos, procuramos explorar a missão da arquitectura e do papel do arquitecto, os processos e as referências de trabalho, através das capelas Imaculada e Cheia de Graça.
Também pode aceder ao resumo da entrevista, no Público: https://www.publico.pt/2022/03/22/p3/noticia/antonio-cerejeira-fontes-capelas-imaculada-cheia-graca-arquitectura-apelar-sentidos-1999643
Parte da transcrição encontra-se no website da ArchDaily: https://www.archdaily.com.br/br/979002/arquitetura-e-espiritualidade-as-capelas-imaculada-e-cheia-de-graca-em-braga
Para saber mais sobre este projecto das capelas Imaculada e Cheia de Graça, ambas as publicações ilustram os artigos com fotografias e desenhos.
Acompanhe-nos na nossa morada habitual: www.buildingpictures.pt

31_João Maria Trindade_Estação Biológica do Garducho
“O edifício foi, logo, um grande sucesso junto dos animais, o que… sendo uma estação biológica era a melhor forma de elogio que poderíamos ter tido.” (João Maria Trindade)
À conversa com o arquitecto João Maria Trindade, do atelier Ventura Trindade, arquitectos, procuramos explorar a missão da arquitectura e o papel do arquitecto, os processos e as referências de trabalho, através da Estação Biológica do Garducho.
Também pode aceder ao resumo da entrevista, no Público: https://www.publico.pt/2022/03/17/p3/noticia/joao-maria-trindade-estacao-biologica-garducho-dava-bela-casa-1998989
Parte da transcrição encontra-se no website da ArchDaily: https://www.archdaily.com.br/br/978572/biodiversidade-e-insercao-da-arquitetura-na-paisagem-entrevista-com-joao-maria-trindade
Para saber mais sobre este projecto da Estação Biológica do Garducho, ambas as publicações ilustram os artigos com fotografias e desenhos.
Acompanhe-nos na nossa morada habitual: www.buildingpictures.pt

30_Diogo Aguiar_Quinta da Aveleda
“Talvez possamos fazer a analogia de que um bom vinho deve saber envelhecer e, nesse sentido, eu diria que uma boa arquitectura também deve saber envelhecer.” (Diogo Aguiar)
À conversa com o arquitecto Diogo Aguiar, do Diogo Aguiar Studio, procuramos explorar a missão da arquitectura e do papel do arquitecto, os processos e as referências de trabalho, através da Quinta da Aveleda.
Também pode aceder ao resumo da entrevista, no Público: https://www.publico.pt/2022/03/11/p3/noticia/diogo-aguiar-quinta-aveleda-tal-bom-vinho-bom-edificio-saber-envelhecer-1998362
Parte da transcrição encontra-se no website da ArchDaily: https://www.archdaily.com.br/br/978087/como-um-bom-vinho-um-edificio-tem-que-saber-envelhecer-entrevista-com-diogo-aguiar
Para saber mais sobre o projecto do arquitecto na Quinta da Aveleda, ambas as publicações ilustram os artigos com fotografias e desenhos.
Acompanhe-nos na nossa morada habitual: www.buildingpictures.pt

29_Eduardo Souto de Moura_Estádio Municipal do Braga
“Quando eu vou ver o que está a ser feito e o que se diz… É um frio na espinha terrível e as pessoas não sabem disso... As pessoas depois criticam em frente à obra e dizem: «Se fosse a ti tinha cortado ali e acolá...» Está bem… mas é que eu comecei aqui com uma folha A4. Eu não fazia a mínima ideia de como é que isto ia ficar… porque há uma ideia de que os artistas é gente… que não são humanos… mas são seres humanos iguais aos outros e corremos os mesmos riscos de falhar.” (Eduardo Souto de Moura)
À conversa com o arquitecto Eduardo Souto de Moura procuramos explorar a missão da arquitectura e do papel do arquitecto, os processos e as referências de trabalho, através do Estádio Municipal do Braga.
Também pode aceder ao resumo da entrevista, no Público: https://www.publico.pt/2022/03/01/p3/noticia/eduardo-souto-moura-estadio-municipal-braga-convencime-estadio-teatro-1997202
Parte da transcrição encontra-se no website da ArchDaily: https://www.archdaily.com.br/br/977811/os-arquitetos-complicam-fingem-que-sao-artistas-entrevista-com-eduardo-souto-de-moura
Para saber mais sobre o Estádio Municipal do Braga, ambas as publicações ilustram os artigos com fotografias e desenhos.
Acompanhe-nos na nossa morada habitual: www.buildingpictures.pt

28_Pedro Guimarães_Palácio da Justiça de Gouveia
"Mas quando lá vou, agora, visitar o edifício fico um bocado desiludido porque, de uma forma geral, tudo o que é edifício público não tem manutenção." (Pedro Guimarães)
À conversa com o arquitecto Pedro Guimarães, do gabinete Barbosa & Guimarães, procuramos explorar a missão da arquitectura e do papel do arquitecto, os processos e as referências de trabalho, através do Palácio da Justiça de Gouveia.
Também pode aceder ao resumo da entrevista, no Público: https://www.publico.pt/2022/02/22/p3/noticia/pedro-guimaraes-tribunal-gouveia-casa-justica-unir-espacos-cidade-1996374
Parte da transcrição encontra-se no website da ArchDaily: https://www.archdaily.com.br/br/977234/simbolismo-arquitetura-e-uma-cidade-mais-justa-o-palacio-da-justica-de-gouveia
Para saber mais sobre o projecto do Palácio da Justiça de Gouveia, ambas as publicações ilustram os artigos com fotografias e desenhos.
Acompanhe-nos na nossa morada habitual: www.buildingpictures.pt

27_Adalberto Dias_Funicular dos Guindais
“A arquitectura tem, naturalmente, muitas expressões e, em certo sentido, não tem limites. É infinita.” (Adalberto Dias)
À conversa com o arquitecto Adalberto Dias procuramos explorar a missão da arquitectura e do papel do arquitecto, os processos e as referências de trabalho, através do projecto do Funicular dos Guindais.
Também pode aceder ao resumo da entrevista, no Público: https://www.publico.pt/2022/02/15/p3/noticia/adalberto-dias-funicular-guindais-arquitectura-movimento-1995540
Parte da transcrição encontra-se no website da ArchDaily: https://www.archdaily.com.br/br/976828/infraestrutura-urbana-e-geografia-entrevista-com-adalberto-dias
Para saber mais sobre o projecto do Funicular dos Guindais, ambas as publicações ilustram os artigos com fotografias e desenhos.
Acompanhe-nos na nossa morada habitual: www.buildingpictures.pt

26_Carlos Antunes e Désirée Pedro_Casa de Saúde Rainha Santa Isabel
“Na Arquitectura, o nosso papel como arquitectos, é respeitar absolutamente e dignificar a vida tão frágil daquelas pessoas... e projectar para aquelas pessoas como projectamos para qualquer pessoa. Este pensamento de que «aquelas pessoas não merecem uma arquitectura tão boa» é algo que nos deixou profundamente chocados.” (Carlos Antunes)
À conversa com os arquitectos Carlos Antunes e Désirée Pedro, do Atelier do Corvo, procuramos explorar a missão da arquitectura e do papel dos arquitectos, os processos e as referências de trabalho, através da Casa de Saúde Rainha Santa Isabel.
Também pode aceder ao resumo da entrevista, no Público: https://www.publico.pt/2022/02/09/p3/noticia/carlos-antunes-desiree-pedro-casa-saude-rainha-santa-isabel-cidade-1994663
Parte da transcrição encontra-se no website da ArchDaily: https://www.archdaily.com.br/br/976540/arquitetura-e-saude-mental-entrevista-com-atelier-do-corvo
Para saber mais sobre a Casa de Saúde Rainha Santa Isabel, ambas as publicações ilustram os artigos com fotografias e desenhos.
Acompanhe-nos na nossa morada habitual: www.buildingpictures.pt

25_Manuel Aires Mateus_Edifício da EDP
"Uma das principais respostas que a arquitectura tem que dar é a resistência. A resistência que não é só uma resistência física. É também uma resistência programática. Nós já não podemos fazer edifícios que se tornam obsoletos num instante porque a sua função está ultrapassada." (Manuel Aires Mateus)
À conversa com o arquitecto Manuel Aires Mateus procuramos explorar a missão da arquitectura e do papel do arquitecto, os processos e as referências de trabalho, através do edifício da EDP.
Também pode aceder ao resumo da entrevista, no Público: https://www.publico.pt/2022/01/12/p3/noticia/manuel-aires-mateus-edificio-edp-nao-desenhavamos-luz-sim-sombra-1991607
A transcrição integral encontra-se no website da ArchDaily: https://www.archdaily.com.br/br/974787/sede-da-edp-e-a-transformacao-urbana-de-lisboa-entrevista-com-manuel-aires-mateus
Para saber mais sobre o edifício da EDP, ambas as publicações ilustram os artigos com fotografias e desenhos.
Acompanhe-nos na nossa morada habitual: www.buildingpictures.pt

24_João Carlos Santos_Museu do Tesouro Real
“O desafio deste projecto... e falo como arquitecto e como projectista, mas na verdade o desafio é um desafio muito maior. O desafio, além de ser o de concluir um palácio passados 220 anos, como referiu... E nestas circunstâncias, depois de todos estes acidentes, depois de todos estes episódios que já mencionei e que são trágicos... existe o aspecto muito importante que é o de poder, pela primeira vez, expor uma colecção que nunca foi vista.” (João Carlos Santos)
À conversa com o arquitecto João Carlos Santos procuramos explorar a missão da arquitectura e do papel do arquitecto, os processos e as referências de trabalho, através do Museu do Tesouro Real.
Também pode aceder ao resumo da entrevista, no Público: https://www.publico.pt/2022/01/05/p3/noticia/joao-carlos-santos-museu-tesouro-real-caixaforte-quase-caixa-joias-1990702
A transcrição integral encontra-se no website da ArchDaily: https://www.archdaily.com.br/br/974565/intervindo-em-museus-historicos-entrevista-com-joao-carlos-santos
Para saber mais sobre o Museu do Tesouro Real, ambas as publicações ilustram os artigos com fotografias e desenhos.
Acompanhe-nos na nossa morada habitual: www.buildingpictures.pt

23_João Pedro Serôdio_Instituto de Investigação e Inovação em Saúde
“Mas penso que o edifício é um instrumento e, portanto, cumpre também uma função no sentido de... Não sei se “facilitar” é a palavra correcta... Mas no sentido de contribuir para a eficiência e para o tempo em que ocorrem essas investigações e do modo como correm essas investigações.” (João Pedro Serôdio)
À conversa com o arquitecto João Pedro Serôdio procuramos explorar a missão da arquitectura e do papel do arquitecto, os processos e as referências de trabalho, através do Instituto de Investigação e Inovação em Saúde (i3S).
Também pode aceder ao resumo da entrevista, no Público: https://www.publico.pt/2021/12/28/p3/noticia/joao-pedro-serodio-i3s-edificio-nao-apenas-maquina-1990086
A transcrição integral encontra-se no website da ArchDaily: https://www.archdaily.com.br/br/974495/forma-e-funcionalidade-na-arquitetura-para-a-saude-entrevista-com-joao-pedro-serodio
Para saber mais sobre o i3S, ambas as publicações ilustram os artigos com fotografias e desenhos.
Acompanhe-nos na nossa morada habitual: www.buildingpictures.pt

22_Susana Rosmaninho e Pedro Azevedo_Centro Interpretativo do Vale do Tua
“O que aprendemos com isto foi mesmo a importância da arquitectura e do papel da arquitectura que pode ter na transformação. Ou seja, verificamos como é que um pequeno equipamento e um investimento público podem trazer dinamismo. Fazer a diferença, no fundo.” (Pedro Azevedo)
À conversa com os arquitectos Pedro Azevedo e Susana Rosmaninho procuramos explorar a missão da arquitectura e do papel do arquitecto, os processos e as referências de trabalho, através do Centro Interpretativo do Vale do Tua.
Também pode aceder ao resumo da entrevista, no Público: https://www.publico.pt/2021/12/21/p3/noticia/susana-rosmaninho-pedro-azevedo-centro-interpretativo-vale-1989448
A transcrição integral encontra-se no website da ArchDaily: https://www.archdaily.com.br/br/973878/intervencao-no-patrimonio-ferroviario-entrevista-com-susana-rosmaninho-e-pedro-azevedo
Para saber mais sobre o projecto dos arquitectos no Centro Interpretativo do Vale do Tua, ambas as publicações ilustram os artigos com fotografias e desenhos.
Acompanhe-nos na nossa morada habitual: www.buildingpictures.pt

21_Kengo Kuma and Rita Topa_Gulbenkian Garden
“The Gulbenkian can be a wise example of the future as coexistence with the Earth and us.” (Kengo Kuma)
This episode will be in English. We will have a conversation with the architect Kengo Kuma about the expansion of the Gulbenkian Garden and the refurbishment and extension of the Modern Art Center.
The architect Rita Topa also joins us in this conversation and reveals what she learned about Japanese architecture while working with Kengo Kuma in this project.
In this conversation, we sought to explore the mission of architecture and the role of the architect, as well as their processes, and work references.
You can access the interview summary, in Portuguese, at Público newspaper: https://www.publico.pt/2021/12/15/p3/noticia/kengo-kuma-rita-topa-gulbenkian-protagonista-projecto-jardim-1988708
The full transcript is on the ArchDaily website: https://www.archdaily.com/973963/kengo-kuma-and-rita-topa-on-the-refurbishment-of-the-gulbenkian-modern-art-center-and-gardens-in-portugal
To know more about the expansion of the Gulbenkian Garden, as well as the refurbishment and extension of the Modern Art Center, you can access these links above.
Both publications illustrate the articles with photographs and drawings.
Join us at our usual address: www.buildingpictures.pt

20_Luís Rebelo de Andrade_Pedras Salgadas
“É uma responsabilidade muito grande. Eu também costumo dizer que nós somos os guardiões da paisagem. Ou seja, o curso que nos deram – e a responsabilidade que temos em projectos a desenhar e a redesenhar as cidades e a reabilitar o nosso património – eu entendo como uma responsabilidade que me é posta em cima e tento levar isso muito a sério.” (Luís Rebelo de Andrade)
À conversa com o arquitecto Luís Rebelo de Andrade procuramos explorar a missão da arquitectura e do papel do arquitecto, os processos e as referências de trabalho, através do Parque de Pedras Salgadas.
Também pode aceder ao resumo da entrevista, no Público: https://www.publico.pt/2021/12/07/p3/noticia/luis-rebelo-andrade-pedras-salgadas-1987748
A transcrição integral encontra-se no website da ArchDaily: https://www.archdaily.com.br/br/972979/turismo-e-patrimonio-arquitetonico-em-portugal-entrevista-com-luis-rebelo-de-andrade
Para saber mais sobre as intervenções no Parque de Pedras Salgadas, ambas as publicações ilustram os artigos com fotografias e desenhos.
Acompanhe-nos na nossa morada habitual: www.buildingpictures.pt

19_Pedro Matos Gameiro e Pedro Domingos_Biblioteca e Arquivo Municipal de Grândola
“As nossas melhores expectativas estão a ser cumpridas no sentido em que tanto as pessoas que trabalham na biblioteca, como as pessoas que a visitam encontram na biblioteca sempre uma espécie de um lugar de prazer”. (Pedro Matos Gameiro)
À conversa com os arquitectos Pedro Matos Gameiro e Pedro Domingos procuramos explorar a missão da arquitectura e do papel do arquitecto, os processos e as referências de trabalho, através da Biblioteca e Arquivo Municipal de Grândola.
Também pode aceder ao resumo da entrevista, no Público: https://www.publico.pt/2021/11/30/p3/noticia/pedro-domingos-pedro-matos-gameiro-biblioteca-arquivo-municipal-grandola-1986860
A transcrição integral encontra-se no website da ArchDaily: https://www.archdaily.com.br/br/972754/arquitetura-de-carater-publico-entrevista-com-pedro-domingos-e-pedro-matos-gameiro
Para saber mais sobre a Biblioteca e Arquivo Municipal de Grândola, ambas as publicações ilustram os artigos com fotografias e desenhos.
Acompanhe-nos na nossa morada habitual: www.buildingpictures.pt

18_Camilo Rebelo_Museu de Arte e Arqueologia do Vale do Côa
"Nós somos os consumidores. O arquitecto é um construtor. Um construtor implica consumo e esse consumo implica ecossistemas e, com certeza, a eficácia da arquitectura. Isso hoje em dia não pode ser feito de outra maneira. Mais uma vez esse ‘awareness’, esse despertar, essa atenção tem de estar, desde o primeiro momento, em cima da mesa. O aluno se não começa a ter isso na escola, nunca mais vai começar." (Camilo Rebelo)
À conversa com o arquitecto Camilo Rebelo procuramos explorar a missão da arquitectura e do papel do arquitecto, os processos e as referências de trabalho, através do Museu de Arte e Arqueologia do Vale do Côa.
Também pode aceder ao resumo da entrevista, no Público: https://www.publico.pt/2021/11/23/p3/noticia/camilo-rebelo-museu-arte-arqueologia-vale-coa-1986062
A transcrição integral encontra-se no website da ArchDaily: https://www.archdaily.com.br/br/972241/sustentabilidade-e-a-materia-prima-estar-perto-da-obra-entrevista-com-camilo-rebelo
Para saber mais sobre o Museu de Arte e Arqueologia do Vale do Côa, ambas as publicações ilustram os artigos com fotografias e desenhos.
Acompanhe-nos na nossa morada habitual: www.buildingpictures.pt

17_Paulo Martins Barata_Casa da Volta
“É mais interessante, com certeza, a possibilidade de trabalhar o tema da casa, que é o tema universal do arquitecto. Portanto, o que eu aprendi foi isso. Aprendi o gosto de fazer casas. Voltei a ter o gosto de fazer casas.” (Paulo Martins Barata)
À conversa com o arquitecto Paulo Martins Barata procuramos explorar a missão da arquitectura e do papel do arquitecto, os processos e as referências de trabalho, através da Casa da Volta.
Também pode aceder ao resumo da entrevista, no Público: https://www.publico.pt/2021/11/19/p3/noticia/paulo-martins-barata-casa-volta-grandola-1985532
A transcrição integral encontra-se no website da ArchDaily: https://www.archdaily.com.br/br/971875/arquitetura-e-a-vastidao-da-paisagem-portuguesa-entrevista-com-promontorio
Para saber mais sobre a Casa da Volta, ambas as publicações ilustram os artigos com fotografias e desenhos.
Acompanhe-nos na nossa morada habitual: www.buildingpictures.pt

16_Frederico Valsassina_Adega da Herdade do Freixo
“Eu gosto imenso quando chego a uma obra e a obra começa a fazer parte de todos os intervenientes. Toda a gente – desde o empreiteiro mais simples ao mais sofisticado – achava que estava a contribuir para qualquer coisa que era nova.” (Frederico Valsassina)
À conversa com o arquitecto Frederico Valsassina procuramos explorar a missão da arquitectura e do papel do arquitecto, os processos e as referências de trabalho, através da adega da Herdade do Freixo.
Também pode aceder ao resumo da entrevista, no Público: https://www.publico.pt/2021/11/09/p3/noticia/frederico-valsassina-adega-herdade-freixo-1984246
A transcrição integral encontra-se no website da ArchDaily: https://www.archdaily.com.br/br/971464/arquitetura-e-vinho-uma-entrevista-com-frederico-valsassina
Para saber mais sobre a adega da Herdade do Freixo, ambas as publicações ilustram os artigos com fotografias e desenhos.
Acompanhe-nos na nossa morada habitual: www.buildingpictures.pt

15_José Mateus_Castilho 203
“Temos uma grande competência numa profissão e isso é reconhecido fora do país que é a Arquitectura.” (José Mateus)
À conversa com o arquitecto José Mateus procuramos explorar a missão da arquitectura e do papel do arquitecto, os processos e as referências de trabalho, através do edifício Castilho 203.
Também pode aceder ao resumo da entrevista, no Público: https://www.publico.pt/2021/11/02/p3/noticia/jose-mateus-edificio-castilho-203-1983348
A transcrição integral encontra-se no website da ArchDaily: https://www.archdaily.com.br/br/971099/dialogos-entre-arquitetura-e-cidade-entrevista-com-arx-portugal
Para saber mais sobre o edifício Castilho 203, ambas as publicações ilustram os artigos com fotografias e desenhos.
Acompanhe-nos na nossa morada habitual: www.buildingpictures.pt

14_depA Architects_In Conflict - Representação portuguesa na Bienal de Arquitectura em Veneza
"Pensar que a Arquitectura é algo que nós fazemos, enquanto arquitectos, com generosidade para abrigar acções e para abrigar vida. Quando estamos a pensar os edifícios temos de pensar nisso. Temos de pensar no que é que as pessoas vão fazer neles e como é que vão lidar com eles." (Luís Sobral)
À conversa com os arquitectos curadores do colectivo depA Architects – Carlos Azevedo, João Crisóstomo e Luís Sobral –, procuramos explorar a missão da arquitectura e do papel do arquitecto, os processos e as referências de trabalho, através do projecto expositivo 'In Conflict', na Representação Oficial Portuguesa na 17a Exposição Internacional de Arquitectura na Bienal de Veneza.
Também pode aceder ao resumo da entrevista, no Público: https://www.publico.pt/2021/10/26/p3/noticia/depa-architects-in-conflict-representacao-portuguesa-bienal-arquitectura-veneza-1982467
A transcrição integral encontra-se no website da ArchDaily: https://www.archdaily.com.br/br/970785/o-papel-do-espaco-publico-na-democracia-entrevista-com-depa-architects
Para saber mais sobre o projecto expositivo 'In Conflict', ambas as publicações ilustram os artigos com fotografias e desenhos.
Acompanhe-nos na nossa morada habitual: www.buildingpictures.pt

13_Cristina Guedes e Francisco Vieira de Campos_Arquipélago - Centro de Artes Contemporâneas
"Os arquitectos desenham o futuro. O futuro é incerto e indeterminado, por isso encontrar as certezas – que são normalmente as infraestruturas – é sempre a nossa preocupação quando projectamos e quando olhamos para a cidade." (Cristina Guedes)
À conversa com os arquitectos Cristina Guedes e Francisco Vieira de Campos (do atelier Menos é Mais), procuramos explorar a missão da arquitectura e do papel do arquitecto, os processos e as referências de trabalho, através do Arquipélago - Centro de Artes Contemporâneas, nos Açores.
Também pode aceder ao resumo da entrevista, no Público: https://www.publico.pt/2021/10/20/p3/noticia/cristina-guedes-francisco-vieira-campos-arquipelago-centro-artes-contemporaneas-1981854
A transcrição integral encontra-se no website da ArchDaily: https://www.archdaily.com.br/br/970233/projetando-com-o-tempo-entrevista-com-menos-e-mais-arquitectos
Para saber mais sobre o Arquipélago - Centro de Artes Contemporâneas, ambas as publicações ilustram os artigos com fotografias e desenhos.
Acompanhe-nos na nossa morada habitual: www.buildingpictures.pt

12_Guilherme Machado Vaz_Casa da Arquitectura
“Foi isso que eu aprendi com este projecto… No fundo, foi a olhar para o património e para as preexistências com maior responsabilidade e respeito por aqueles que as desenharam originalmente.” (Guilherme Machado Vaz)
À conversa com o arquitecto Guilherme Machado Vaz procuramos explorar a missão da arquitectura e do papel do arquitecto, os processos e as referências de trabalho, através da Casa da Arquitectura.
Também pode aceder ao resumo da entrevista, no Público: https://www.publico.pt/2021/10/12/p3/noticia/guilherme-machado-vaz-casa-arquitectura-1980767
A transcrição integral encontra-se no website da ArchDaily: https://www.archdaily.com.br/br/969695/reabilitacao-do-patrimonio-entrevista-com-guilherme-machado-vaz-sobre-o-projeto-da-casa-da-arquitectura
Para saber mais sobre a Casa da Arquitectura, ambas as publicações ilustram os artigos com fotografias e desenhos.
Acompanhe-nos na nossa morada habitual: www.buildingpictures.pt

11_Carvalho Araújo_Casa do Gerês
“Visitando a casa temos esse sentimento, essa sensação de que qualquer coisa que nos é oferecida e que não sabemos explicar. Eu acho que isso é bom para a arquitectura.” (Carvalho Araújo)
À conversa com o arquitecto Carvalho Araújo procuramos explorar a missão da arquitectura e do papel do arquitecto, os processos e as referências de trabalho, através da Casa do Gerês.
Também pode aceder ao resumo da entrevista, no Público: https://www.publico.pt/2021/10/05/p3/noticia/carvalho-araujo-casa-geres-1979907
A transcrição integral encontra-se no website da ArchDaily: https://www.archdaily.com.br/br/969406/projetar-respeitando-o-lugar-entrevista-com-carvalho-araujo-sobre-a-casa-do-geres
Para saber mais sobre a Casa do Gerês, ambas as publicações ilustram os artigos com fotografias e desenhos.
Acompanhe-nos na nossa morada habitual: www.buildingpictures.pt

10_Paula Santos_Colégio Efanor
"A grande preocupação nestes espaços (e de uma forma geral em toda a Arquitectura que nós fazemos) é a questão da luz, a questão da reflexão e do conforto dos espaços. Não ter demasiada luz directa, mas poder ter sempre luz natural." (Paula Santos)
À conversa com a arquitecta Paula Santos procuramos explorar a missão da arquitectura e do papel do arquitecto, os processos e as referências de trabalho, através do Colégio Efanor.
Também pode aceder ao resumo da entrevista, no Público: https://www.publico.pt/2021/08/30/p3/noticia/paula-santos-colegio-efanor-matosinhos-1972353
A transcrição integral encontra-se no website da ArchDaily: https://www.archdaily.com.br/br/963349/espaco-coletivo-como-ferramenta-educacional-entrevista-com-paula-santos
Para saber mais sobre o Colégio Efanor, ambas as publicações ilustram os artigos com fotografias e desenhos.
Acompanhe-nos na nossa morada habitual: www.buildingpictures.pt

09_Ricardo Bak Gordon_Museu Nacional dos Coches
“E eu recordo que não há aqui ninguém que esteja a ouvir esta conversa que não tenha ido já a uma estrutura conventual e que essa mesma estrutura não tenha sido, entretanto, transformada em hospital, em escola, universidade, museu... Portanto, o que é que isto nos quer dizer? Isto diz-nos que um bom edifício, uma boa espacialidade pode ter múltiplas funções ao longo da sua vida.” (Ricardo Bak Gordon)
À conversa com o arquitecto Ricardo Bak Gordon procuramos explorar a missão da arquitectura e do papel do arquitecto, os processos e as referências de trabalho, através do Museu Nacional dos Coches.
Também pode aceder ao resumo da entrevista, no Público: https://www.publico.pt/2021/08/28/p3/noticia/ricardo-bak-gordon-museu-nacional-coches-1972352
A transcrição integral encontra-se no website da ArchDaily: https://www.archdaily.com.br/br/962887/ricardo-bak-gordon-fala-sobre-o-museu-dos-coches-projetado-com-paulo-mendes-da-rocha-e-mmbb
Para saber mais sobre o Museu Nacional dos Coches, ambas as publicações ilustram os artigos com fotografias e desenhos.
Acompanhe-nos na nossa morada habitual: www.buildingpictures.pt

08_Cristina Veríssimo e Diogo Burnay_Residência de estudantes do campus da Ajuda na Universidade de Lisboa
“Queremos que as pessoas se sintam bem, se sintam em casa e que consigam construir relações de afecto com estes espaços.” (Diogo Burnay)
“No outro dia cruzei-me com um aluno e perguntei-lhe:
- 'Gostas de estar aqui?'
E ele disse: 'Adoro esta ideia de as portas se abrirem e de falar com os colegas da frente!'” (Cristina Veríssimo)
À conversa com os arquitectos Cristina Veríssimo e Diogo Burnay procuramos explorar a missão da arquitectura e do papel do arquitecto, os processos e as referências de trabalho, através da Residência Universitária do campus da Ajuda em Lisboa.
Também pode aceder ao resumo da entrevista, no Público: https://www.publico.pt/2021/08/23/p3/noticia/cristina-verissimo-diogo-burnay-residencia-estudantes-campus-ajuda-universidade-lisboa-1972349
A transcrição integral encontra-se no website da ArchDaily: https://www.archdaily.com.br/br/962611/experimentacao-e-colaboracao-na-arquitetura-entrevista-com-cristina-verissimo-e-diogo-burnay
Para saber mais sobre a Residência Universitária do campus da Ajuda, em Lisboa, ambas as publicações ilustram os artigos com fotografias e desenhos.
Acompanhe-nos na nossa morada habitual: www.buildingpictures.pt

07_Nuno Brandão Costa_Terminal Intermodal de Campanhã
"Penso que todas as pessoas que estão envolvidas no processo têm entusiasmo com a obra do Terminal Intermodal de Campanhã. E quando digo pessoas refiro-me ao construtor, à fiscalização, ao dono de obra, nós, os projectistas, e os operários que estão lá a trabalhar. Entro naquela obra e sinto que as pessoas estão motivadas. Aquilo é estimulante!" (Nuno Brandão Costa)
À conversa com o arquitecto Nuno Brandão Costa procuramos explorar a missão da arquitectura e do papel do arquitecto, os processos e as referências de trabalho, através do Terminal Intermodal de Campanhã.
Também pode aceder ao resumo da entrevista, no Público: https://www.publico.pt/2021/08/21/p3/noticia/nuno-brandao-costa-terminal-intermodal-campanha-1972348
A transcrição integral encontra-se no website da ArchDaily: https://www.archdaily.com.br/br/962136/transporte-e-infraestrutura-de-grande-escala-entrevista-com-nuno-brandao-costa
Para saber mais sobre o Terminal Intermodal de Campanhã, ambas as publicações ilustram os artigos com fotografias e desenhos.
Acompanhe-nos na nossa morada habitual: www.buildingpictures.pt

06_Nuno Valentim_Reabilitação do Mercado do Bolhão
“Tal como a vida, as obras são exercícios de crença, fé, esperança e resiliência. Nós temos de ter a humildade, o bom senso e a calma para ir levando a Obra e a Vida com essa esperança.” (Nuno Valentim)
À conversa com o arquitecto Nuno Valentim procuramos explorar a missão da arquitectura e do papel do arquitecto, os processos e as referências de trabalho, através da reabilitação do Mercado do Bolhão.
Também pode aceder ao resumo da entrevista, no Público: https://www.publico.pt/2021/08/16/p3/noticia/nuno-valentim-reabilitacao-mercado-bolhao-1972345
A transcrição integral encontra-se no website da ArchDaily: https://www.archdaily.com.br/br/961848/reabilitacao-e-memoria-de-equipamentos-publicos-entrevista-com-nuno-valentim
Para saber mais sobre a reabilitação do Mercado do Bolhão, ambas as publicações ilustram os artigos com fotografias e desenhos.
Acompanhe-nos na nossa morada habitual: www.buildingpictures.pt

05_Tiago Mota Saraiva_Recuperação das sete casas afectadas pelos incêndios
"Tudo isto fazia-nos sentir que a Arquitectura estava a fazer parte da sua própria recuperação. Ou seja, quando na verdade, no início, as pessoas sentiam que só olhavam para o passado recente e diziam: 'Eu não queria que isto tivesse acontecido!'. Com a Arquitectura as pessoas começaram a pensar: 'Bem... eu posso viver melhor'." (Tiago Mota Saraiva)
À conversa com o arquitecto Tiago Mota Saraiva procuramos explorar a missão da arquitectura e do papel do arquitecto, os processos e as referências de trabalho, através da recuperação das sete casas afectadas pelos incêndios de Pedrógão Grande no dia 17 de Junho de 2017.
Também pode aceder ao resumo da entrevista, no Público: https://www.publico.pt/2021/08/14/p3/noticia/tiago-mota-saraiva-recuperacao-sete-casas-afectadas-incendios-pedrogao-1972342
A transcrição integral encontra-se no website da ArchDaily: https://www.archdaily.com.br/br/961411/a-recuperacao-de-sete-casas-afetadas-pelo-incendio-de-pedrogao-grande-entrevista-com-tiago-saraiva-ateliermob
Para saber mais sobre a recuperação das sete casas afectadas pelos incêndios em Pedrógão Grande, ambas as publicações ilustram os artigos com fotografias e desenhos.
Acompanhe-nos na nossa morada habitual: www.buildingpictures.pt

04_Carlos Castanheira_Treetop Walk em Serralves
“De certa forma, o arquitecto mostra às pessoas o que é que elas têm de ver, o que é que elas têm de sentir... mas também não de uma maneira extremamente autoritária, o arquitecto só mostra aquilo que ele quer e que ele gosta... Isto, claro, dando sempre a possibilidade de as pessoas introduzirem alguma da sua experiência e da sua vivência no próprio espaço.” (Carlos Castanheira)
À conversa com o arquitecto Carlos Castanheira procuramos explorar a missão da arquitectura e do papel do arquitecto, os processos e as referências de trabalho, através do Treetop Walk em Serralves.
Também pode aceder ao resumo da entrevista, no Público: https://www.publico.pt/2021/08/09/p3/noticia/carlos-castanheira-treetop-walk-serralves-1972336
A transcrição integral encontra-se no website da ArchDaily: https://www.archdaily.com.br/br/960967/a-arquitetura-tem-que-cantar-tem-que-se-mexer-uma-entrevista-com-carlos-castanheira
Para saber mais sobre o Treetop Walk em Serralves, ambas as publicações ilustram os artigos com fotografias e desenhos.
Pode acompanhar-nos na nossa morada habitual: www.buildingpictures.pt

03_Inês Lobo_Biblioteca Pública e Arquivo Regional em Angra do Heroísmo
"Aquilo que mais me fascina no universo da Arquitectura é da obra pública tem a ver com esta ideia de que, quando dizemos obra pública, estamos a construir para todos nós" (Inês Lobo)
À conversa com a arquitecta Inês Lobo procuramos explorar a missão da arquitectura e do papel do arquitecto, os processos e as referências de trabalho, através da obra da Biblioteca Pública e Arquivo Regional em Angra do Heroísmo.
Também pode aceder ao resumo da entrevista, no Público: https://www.publico.pt/2021/08/07/p3/noticia/ines-lobo-biblioteca-publica-arquivo-regional-angra-heroismo-1972332
A transcrição integral encontra-se no website da ArchDaily: https://www.archdaily.com.br/br/960705/o-que-mais-me-fascina-na-arquitetura-e-a-obra-publica-entrevista-com-ines-lobo
Para saber mais sobre a Biblioteca Pública e Arquivo Regional em Angra do Heroísmo, ambas as publicações ilustram os artigos com fotografias e desenhos.
Acompanhe-nos na nossa morada habitual: www.buildingpictures.pt

02_João Mendes Ribeiro_Recuperação da estufa do Jardim Botânico
"Aquilo que mais me agrada, eventualmente, neste trabalho é o facto de não haver uma marca do arquitecto de forma a que o edifício histórico seja o tema central do projecto." (João Mendes Ribeiro)
À conversa com o arquitecto João Mendes Ribeiro procuramos explorar a missão da arquitectura e do papel do arquitecto, os processos e as referências de trabalho, através da recuperação da estufa do Jardim Botânico de Coimbra.
Também pode aceder ao resumo da entrevista, no Público: https://www.publico.pt/2021/08/02/p3/noticia/joao-mendes-ribeiro-recuperacao-estufa-jardim-botanico-coimbra-1972328
A transcrição integral encontra-se no website da ArchDaily: https://www.archdaily.com.br/br/960217/patrimonio-e-paisagismo-joao-mendes-ribeiro-sobre-a-reabilitacao-do-jardim-botanico-de-coimbra
Para saber mais sobre a recuperação da estufa no Jardim Botânico de Coimbra, ambas as publicações ilustram os artigos com fotografias e desenhos.
Acompanhe-nos na nossa morada habitual: www.buildingpictures.pt

01_Carrilho da Graça_Terminal de Cruzeiros
"É interessante, e realmente é o espírito que eu sempre tenho é o de tentar que as intervenções dos arquitectos contribuam para que a cidade seja melhor para toda a gente." (Carrilho da Graça)
À conversa com o arquitecto Carrilho da Graça procuramos explorar a missão da arquitectura e do papel do arquitecto, os processos e as referências de trabalho, através da obra do Terminal de Cruzeiros de Lisboa.
Também pode aceder ao resumo da entrevista, no Público: https://www.publico.pt/2021/07/31/p3/noticia/carrilho-graca-terminal-cruzeiros-lisboa-1972316
A transcrição integral encontra-se no website da ArchDaily: https://www.archdaily.com.br/br/959734/terminal-de-cruzeiros-em-lisboa-uma-entrevista-com-carrilho-da-graca
Para saber mais sobre o Terminal de Cruzeiros de Lisboa, ambas as publicações ilustram os artigos com fotografias e desenhos.
Acompanhe-nos na nossa morada habitual: www.buildingpictures.pt