
Outra Visão
By Paulo Cunha
Produção e apresentação: Paulo Cunha, Paulão!
www.podcastoutravisao.com

Outra VisãoJul 23, 2021

Fábio Freire #126

Danilo Bayão #125
Nesta entrevista ele falou sobre a gravação do seu primeiro álbum de música instrumental chamado ‘Danilo Bayão toca Almir Sater’.
É com muita alegria e admiração que recebemos neste episódio do podcast Outra Visão, Danilo Bayão. Acompanhe a entrevista!
Entrevista gravada dia 25 de agosto de 2023.
Links – Danilo Bayão
E-mail – danilobayao@yahoo.com.br
Episódio #22 com Danilo Bayão - podcastoutravisao.com/2020/09/24/danilo-bayao-22/
Outra Visão é um podcast de entrevistas e boas histórias! O legado de conhecimento e experiências de pessoas incríveis, das mais variadas áreas, registradas durante uma boa conversa. Uma verdadeira jornada de aprendizados. Divirta-se!
Ideia original, produção e apresentação, Paulo Cunha.
- Site oficial - podcastoutravisao.com/
- Instagram - @podcast_outravisao - www.instagram.com/podcast_outravisao/
- Spotify - open.spotify.com/show/4g48E1aTbii0w8fZzh8vv6

Cortes - Estudos e Paixão pela Astrologia - EP#124
Paulo Napoli fala dos seus estudos e paixão pela Astrologia - Outra Visão EP#124 • Paulo Napoli - Outra Visão #124

Paulo Napoli #124
Paulo Napoli é jornalista, roteirista e produtor de conteúdo para a televisão, astrólogo, músico e rapper. Ao longo da sua carreira, ele já trabalhou na televisão com o Supla e até com a Hebe Camargo, entre outras personalidades legais da TV brasileira.
Nos últimos anos, ele fez uma verdadeira imersão no mundo da astrologia. Estudioso sobre o tema, em 2017 ele lançou o projeto Happy Hour Astrológico, que, literalmente, democratiza a astrologia.
Como roteirista e produtor de conteúdo ele trabalhou em vários realities shows. A lista de programas é longa e vai desde o Papito in Love, na MTV; passando pela A Casa, na Rede Record; Extreme Makeover, no GNT; Bake off Brasil e Fábrica de Casamentos, no SBT; The Circle Brasil, na Netflix, e no programa Aeroporto – Área restrita, exibido no Discovery Channel.
É com muita alegria que recebemos no podcast Outra Visão, Paulo Napoli, o Napoli, meu xará, colega da faculdade de jornalismo, que eu sei, tem muitas histórias para contar. Entrevista realizada dia 24 de agosto de 2023. LINKS – Paulo Napoli https://www.linkedin.com/in/paulonapoli/ https://www.youtube.com/user/paulonapoli https://www.facebook.com/HappyHourAstrologico Instagram – @happyhourastrologico Instagram – @paulonapoli Soundcloud – https://soundcloud.com/paulonapoli XXX Outra Visão é um podcast de entrevistas e boas histórias para ouvir! O legado de conhecimento e experiências de pessoas incríveis, das mais variadas áreas, registradas durante uma boa conversa. Uma verdadeira jornada de aprendizados. Divirta-se! Ideia original, produção e apresentação, Paulo Cunha. - Site oficial - https://podcastoutravisao.com/ - Instagram - @podcast_outravisao - https://www.instagram.com/podcast_outravisao/ - Spotify - https://open.spotify.com/show/4g48E1aTbii0w8fZzh8vv6

Especial de Aniversário - 3 anos
Julho também é o mês em que eu recebo os depoimentos dos entrevistados que participaram ao longo do último ano, entre Julho/2022 a Julho/2023. Eles contam suas experiências de participar no podcast Outra Visão, enviam sugestões e ideias para os próximos anos do podcast.
Julho também é o mês em que eu consigo relembrar tudo o que foi produzido: me divirto; dou risada; aprendo; me encanto e me emociono com as entrevistas realizadas.
Completamos TRÊS anos com quase 15 mil reproduções e 135 assinantes no Spotify, quase oito mil visualizações e mais de 5.500 visitantes no site oficial, 379 seguidores no Instagram e 123 episódios publicados com pessoas em 14 países e em várias cidades no Brasil e no mundo.
Nesse terceiro ano também lançamos oficialmente o canal no Youtube (acesse aqui e se inscreva) do podcast Outra Visão, que ainda é pequeno, mas já coloquei várias entrevistas antigas, inclusive todas as deste último ano.
Ao longo desses 3 anos, 124 pessoas, carinhosamente, aceitaram o meu convite para uma entrevista descontraída, como um bate-papo, e dedicaram um pouco do seu tempo para falar comigo, contar as suas histórias, trajetórias pessoais e profissionais.
Muito obrigado a todos os entrevistados que compartilharam suas experiências e memórias aqui!
Muito obrigado a todos os ouvintes em todo o mundo, que nos prestigiam com sua audiência em cada episódio.
Registrar as histórias dessas pessoas, contadas por elas mesmas, é a minha missão como jornalista. Meu papel é tentar ajudar o entrevistado e fazer da maneira mais agradável e interessante possível, para que a entrevista no podcast Outra Visão possa ficar eternizada e acessível a todos.
E neste terceiro ano eu recebi 22 entrevistados que dedicaram um pouco do seu tempo para falar comigo, contar as suas histórias, trajetórias pessoais e profissionais.
Ao longo desse terceiro ano recebi entrevistados incríveis que estavam nas cidades de São Paulo, Cabedelo (cidade pertinho de João Pessoa), Belo Horizonte, Foz do Iguaçu, Brisbane (na Austrália), Campinas, Vinhedo e em Guildford, na Inglaterra.
Nas últimas semanas, entrei em contato com todos e os convidei para enviarem uma mensagem em áudio e falarem da sua participação no programa, dando sugestões e ideias.
E eu quero compartilhar com você, ouvinte, as mensagens que eu recebi das estrelas deste podcast: os entrevistados!
É muito legal ouvir e ter o retorno de carinho e reconhecimento dos meus convidados!
Vamos ouvir?
LINKS – Podcast Outra Visão
• Site Oficial - podcastoutravisao.com/
• YouTube - www.youtube.com/@outra_visao
• Spotify - open.spotify.com/show/4g48E1aTbii0w8fZzh8vv6
• Instagram - @podcast_outravisao - www.instagram.com/podcast_outravisao/
• Linkedin - www.linkedin.com/in/paulocunhaoutravisao/

Diego Ferreira #123
Há três anos ele é responsável pelas atividades da Rede Cidadã no Linkedin, que recentemente atingiu 30 mil seguidores. Ele também atua na comunicação do Newton Carreiras e no podcast N de Coisas, da Universidade Newton Paiva.
Sempre comunicativo e atencioso, durante a nossa conversa ele explicou sobre a Rede Cidadã; contou como é o seu trabalho para a instituição e de que forma consegue atingir os objetivos de impacto social da Rede Cidadã, utilizando a plataforma do Linkedin. Ele também falou sobre suas atividades no podcast N de Coisas; falou sobre sua experiência trabalhando nos eventos TEDx Savassi e PUC-Minas e, como não poderia deixar de ser, deu uma verdadeira aula de boas práticas no Linkedin.
É com muita alegria, já pronto para gerar impacto social, que recebemos neste episódio do podcast Outra Visão, Diego Ferreira Borges, o Diego do Linkedin da Rede Cidadã, um profissional dedicado e estudioso, que eu sei, tem muito a nos ensinar e várias histórias para contar.
Acompanhe a entrevista.
Entrevista realizada dia 6 de julho de 2023.
LINKS – Diego Ferreira
• Linkedin - www.linkedin.com/in/diego-nappe/
• Link Tree - linktr.ee/diegoferreiraborges
• Rede Cidadã - www.redecidada.org.br/

Fábio Machado Passalacqua #122
A sua paixão pela aviação virou um livro com mais de 250 fotos chamado ‘Céu de Aventuras – Conhecendo o Brasil através dos Aeroportos’, publicado pela editora Rota Cultural.
Estudioso da aviação, ele é formado em Aviação Civil pela Universidade Anhembi Morumbi e já realizou diferentes cursos do IATA (International Air Transport Association) de gestão e gerenciamento de companhia aérea.
Natural de Ribeirão Preto (SP), ele criou, em 2014, o RAO Spotter, uma página no Instagram para mostrar a movimentação do Aeroporto Estadual Leite Lopes.
Sempre tranquilo e atencioso, durante a nossa conversa ele explicou sobre o livro e contou como nasceu o projeto Céu de Aventuras, que está no volume 1 com 50 aeroportos; revelou que já está voando, fotografando e preparando o volume 2, com outros 50 aeroportos no Brasil.
Nesta entrevista, ele também falou sobre a sua paixão por aviação, viagens e turismo; relembrou da influência e ajuda dos seus Pais nessa paixão e, como não poderia deixar de ser, contou algumas das aventuras divertidas e inusitadas para fotografar aviões.
É com muita alegria, já pronto para clicar o pouso de um avião num belo fim de tarde no aeroporto de Ribeirão Preto, que recebemos neste episódio do podcast Outra Visão, Fábio Machado Passalacqua, o filho da Andréia e do Sérgio, o Fábio do RAO Spotter, da revista Flap International, do livro Céu de Aventuras, um fotógrafo e autor talentoso que eu sei, tem muito a nos ensinar e várias histórias para contar.
Acompanhe a entrevista.
Entrevista realizada dia 29 de junho de 2023.
LINKS –
• Rota Cultura – Para comprar o livro, acesse - www.edrotacultural.com.br/produto/ceu-de-aventuras-conhecendo-o-brasil-atraves-dos-aeroportos/
• Fábio Machado Passalacqua – Instagram @fabiomp.aviation - www.instagram.com/fabiomp.aviation/
• Revista Flap International - flapinternational.ig.com.br/
• RAO Spotter – Instagram @rao_spotter - www.instagram.com/rao_spotter/
• On Time Aviation - ontimeaviation.net/
• Plane Spotters - www.planespotters.net/photos/gallery/FabioPassalacqua
• Linkedin - www.linkedin.com/in/f%C3%A1bio-machado-passalacqua-a211a9165/
• Revide - www.revide.com.br/noticias/cultura/ceu-de-aventuras-sera-lancado-neste-sabado-24-em-ribeirao-preto/

Celuta Utsch #121
A nossa entrevistada é especialista em comunicação organizacional, com mais de 30 anos de experiência no atendimento a empresas e instituições de diversos segmentos. Natural da pequena São Gonçalo do Rio Preto, cidade do interior de Minas Gerais, próxima de Diamantina, ela vive em Belo Horizonte há muitos anos, mas preserva com orgulho e carinho os laços com a sua cidade natal. Sempre que pode viaja para lá, seja para visitar sua mãe, a Dona Nina, ou para fazer trilhas e curtir o dia na beira do Rio Preto. Na capital mineira ela se formou como jornalista, se casou, constituiu família e construiu uma carreira brilhante na área da comunicação. Ainda na época de estudante trabalhou em um banco e depois numa indústria têxtil, a Fabril Mascarenhas, onde depois de formada, passou a editar seu primeiro jornal interno, o ‘Acontecidos’. Esse informativo era distribuído para os colaboradores da empresa. Nessa época, ela também trabalhou com o jornalista Klaus Tavares, no jornal Estado de Minas, e escrevia no caderno agropecuário que circulava aos sábados. No início da década de 1990, ela já atuava na área da comunicação corporativa, atendendo e produzindo publicações para várias empresas e associações. Até que, em 1993, formalizou o seu negócio e fundou a Prefácio Comunicação, empresa que lidera, juntamente com a sua sócia, e que neste ano celebra nada menos do que 30 anos. É uma história muito bonita e inspiradora de empreendedorismo, competência, dedicação e paixão pela comunicação organizacional. Sempre gentil e atenciosa, durante a nossa conversa ela falou sobre a cidade natal, São Gonçalo do Rio Preto; contou seu início da carreira e a decisão de seguir na área da comunicação corporativa; relembrou a época da fundação da Prefácio e falou da parceria com a sua sócia, Ana Luiza, que está com ela desde o início da agência. Nesta entrevista, ela também contou sobre as premiações conquistadas pela Prefácio; falou sobre as ações para celebrar os 30 anos da agência e revelou a sua paixão pelas corridas de rua, viagens e vivências correndo provas pelo mundo. É com muita alegria, já pronto para fechar o jornal mural da semana, que recebemos neste episódio do podcast Outra Visão, Celuta Maria Rocha Utsch, a Celuta Utsch, a Celuta da Prefácio, a mãe do Milo e da Alice, a esposa do Cláudio, a filha do seu Dodô Rocha e da Dona Nina, uma profissional brilhante da comunicação, que eu sei, tem muito a nos ensinar e várias histórias para contar. Acompanhe a entrevista. Entrevista realizada dia 6 de junho de 2023. LINKS – Celuta Utsch • Prefácio Comunicação - https://prefacio.com.br/ • Linkedin – Prefácio Comunicação – https://www.linkedin.com/company/pref%C3%A1cio-comunica%C3%A7%C3%A3o/ • Linkedin – Celuta Utsch – https://www.linkedin.com/in/celuta-utsch-1b6bb616a/ • Portal Mega Brasil – Prefácio Comunicação - https://portal.megabrasil.com.br/prefacio • Sobre a cidade de São Gonçalo do Rio Preto - https://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%A3o_Gon%C3%A7alo_do_Rio_Preto • Heleno Fortes Treinamento Esportivo - https://www.hftreinamentoesportivo.com.br/

Vinicius Augustus #120
O nosso entrevistado é saxofonista, flautista e arranjador. Músico profissional, ele fez parte do naipe de sopros do Skank por quase 15 anos, até o encerramento da banda mineira no final de março deste ano. Durante esse período, ele acompanhou o Skank e participou de nada menos do que de três edições do Rock in Rio, gravações de CDs e DVDs, dezenas de shows no Brasil e exterior e em programas de televisão. Ao longo da sua carreira, ele também acompanhou por quase dois anos o cantor e compositor Vander Lee e tocou no Quarteto Monte Pascoal, entre outros trabalhos e projetos musicais. Estudioso da música, ele é bacharel em saxofone pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) com o Professor Dílson Florêncio. Natural de Belo Horizonte, ele viveu parte da adolescência na pequena cidade de Carbonita, no Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais, onde, incentivado por seus primos, começou a estudar violão. Antes de voltar para a capital mineira e ingressar na UFMG, ele também viveu em Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, onde estudou guitarra no Instituto de Música de Ribeirão Preto. Mas foi em 1996, depois de assistir ao vivo o saxofonista Michael Brecker no Free Jazz Festival, em São Paulo, que ele decidiu se tornar saxofonista. O violão e a guitarra ficaram de lado, e, a partir de 1997 começou a estudar e aprender a tocar o saxofone. Como ele mesmo diz, “graças ao Michael Brecker”! Daí em diante foram anos de estudo, preparação e de muita música boa! É uma história de vida muito bonita, repleta de desafios e conquistas musicais. Sempre atencioso e tranquilo, durante a nossa conversa ele contou como surgiu o seu interesse pela música; relembrou dos primeiros acordes no violão ainda em Carbonita; se emocionou relembrando da época que tocou com o Vander Lee; contou sobre a sua história de quase 15 anos no Skank e, como não poderia deixar de ser, deu uma verdadeira aula sobre o instrumento saxofone. É com muita alegria, já pronto para curtir um solo de sax barítono, que recebemos neste episódio do podcast Outra Visão, Vinicius Augustus, o Vinicius, o pai da Ana Beatriz, o marido da Flávia, o primo do Ismar e da Carlene, meu amigo de natação, um músico estudioso e talentoso que, eu sei, tem muito a nos ensinar e várias histórias para contar. Acompanhe a entrevista. Entrevista realizada dia 30 de maio de 2023. LINKS – Vinicius Augustus - Instagram - @viniciusaugustusmusic https://www.instagram.com/viniciusaugustusmusic/

Cibele Crispim #119
A nossa entrevistada é Professora Doutora do curso de Nutrição da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Formada em Nutrição pelo Centro Universitário São Camilo, ela é Mestre e Doutora em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Nutrição da Universidade Federal de São Paulo. Líder do grupo de pesquisa CNPQ: CRONUTRI – Grupo de Estudos em Cronobiologia e Nutrição, ela tem ampla experiência em estudos e pesquisas na área, com ênfase em Nutrição, Cronobiologia e Sono. Atualmente, a nossa entrevistada está concluindo um pós-doutorado na University of Surrey, e está vivendo durante um ano na cidade de Guildford, na Inglaterra, para onde se mudou com toda a família. Pesquisadora de destaque na área da Nutrição, com diversos artigos publicados, ela estuda a relação entre os alimentos e o sono, e os efeitos do tempo e dos horários do dia para uma melhor resposta metabólica dos alimentos em nosso organismo. Sempre muito gentil, elegante e didática, durante a nossa entrevista ela explicou em detalhes sobre os seus estudos em Cronobiologia Nutricional; contou sobre a experiência de viver no Reino Unido como professora visitante da University of Surrey; falou sobre o seu pós-doutorado e relembrou como nasceu a sua paixão pelos estudos e pesquisas na área de Nutrição. Nesta entrevista, ela também contou sobre o seu trabalho como Professora Doutora na Universidade Federal de Uberlândia e, como não poderia deixar de ser, deu uma verdadeira aula sobre Nutrição, Cronobiologia e a importância do de uma rotina de alimentação saudável, na hora certa do dia. É com muita alegria, já com o café da manhã servido na mesa, que recebemos neste episódio do podcast Outra Visão, Cibele Crispim Fahmy, a Dra. Cibele, a mãe do Vitor, do Bernardo e do Frederico, a esposa do Dr. Walid, uma profissional dedicada e de destaque na área da Nutrição, que eu sei, tem muito a nos ensinar e várias histórias para contar. Acompanhe a entrevista. Entrevista realizada dia 10 de março de 2023. LINKS – Cibele Crispim •Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Uberlândia - http://www.famed.ufu.br/pessoas/docentes/cibele-aparecida-crispim-fahmy •Universidade Federal de Uberlândia - https://ufu.br/ •University of Surrey - https://www.surrey.ac.uk/ •CRONUTRI - @cronutri - https://www.instagram.com/cronutri/ •Linktree – CRONUTRI - https://linktr.ee/cronutri

Walid Makin Fahmy #118
O nosso entrevistado é médico especialista em Ginecologia e Obstetrícia. Formado pela PUC-SP no ano 2000, a especialização ele fez no Hospital do Servidor Público do Estado de São Paulo e o Mestrado em Saúde Pública pela London School of Hygiene and Tropical Medicine. Natural de São Paulo (Capital), há mais de uma década ele vive na cidade de Uberlândia (MG), onde é diretor técnico do Hospital e Maternidade Dr. Odelmo Leão Carneiro (HMMDOLC) e da Rede de Atenção Primária e Secundária em diversos setores de Uberlândia. Neste hospital, ele também já foi responsável pela coordenação do Programa de Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia, entre outras atividades. Apaixonado por viagens, esportes, xadrez e medicina, é claro, atualmente vive na cidade de Guildford, na Inglaterra, a 40 km de Londres, para onde se mudou para viver durante um ano e acompanhar a esposa, Cibele, que está fazendo um pós-doutorado na área de Nutrição. Filho único de mãe brasileira e pai egípcio, desde a infância viveu a rotina de viajar pelo mundo e conhecer novas culturas e países. Das várias viagens ao Egito para visitar a família paterna, até conhecer o Japão nos anos 1980, o nosso entrevistado hoje vive no Reino Unido mais uma experiência internacional, agora com toda a família, incluindo os três filhos em idade escolar. Sempre atencioso, tranquilo e muito inteligente, durante a nossa conversa ele contou como surgiu o seu interesse em seguir a carreira na medicina; explicou sobre o seu trabalho no hospital em Uberlândia e de como é a sua rotina de atividades e pesquisas sobre o NHS, sistema público de saúde do Reino Unido. Nesta entrevista, ele também falou sobre a sua relação com o Egito; contou a história do seu Pai, Makin, que era apaixonado pelo Brasil; e sobre a sua Mãe, Solange; falou do seu gosto pelos esportes e sua paixão pelo xadrez e, como não poderia deixar de ser, deu uma verdadeira aula sobre Ginecologia e Obstetrícia e as boas práticas de gestão hospitalar e saúde pública. É com muita alegria, já com o passaporte carimbado para mais uma viagem, que recebemos neste episódio do podcast Outra Visão, Walid Makin Fahmy, o Dr. Walid, o pai do Vitor, do Bernardo e do Frederico, o marido da Cibele, o Walid, meu amigo de infância, uma pessoa muito especial na minha história de vida, que eu tenho certeza, tem muito a nos ensinar e várias histórias para contar. Acompanhe a entrevista. Entrevista realizada dia 27 de fevereiro de 2023. LINKS – Walid Makin Fahmy - Linkedin - https://www.linkedin.com/in/walid-makin-fahmy-459ba7b7/ - Hospital e Maternidade Dr. Odelmo Leão Carneiro - https://hmmdolc.spdmafiliadas.org.br/ - Prefeitura de Uberlândia – Hospistal e Maternidade Dr. Odelmo Leão Carneiro - https://www.uberlandia.mg.gov.br/prefeitura/secretarias/saude/hospital-e-maternidade-municipal/ - Guildford (Inglaterra) - https://pt.wikipedia.org/wiki/Guildford

Telma Guimarães #117
A nossa entrevistada é escritora. Natural de Marília (SP), vive há mais de 40 anos na cidade de Campinas (SP). Autora de livros infantis e juvenis desde 1988, ela já publicou mais de 170 títulos em Português, Inglês e Espanhol, por várias editoras.
Ainda no início da carreira como escritora, em 1989, ela conquistou o título da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) de Melhor Autora em Literatura Infantil, com o seu livro Mago Bitu Fadolento.
Durante alguns anos, a nossa entrevistada dividia seu tempo entre as atividades como professora efetiva de inglês na rede estadual de ensino em Campinas e a produção dos livros.
Foi em 1995, que ela passou a se dedicar exclusivamente à literatura infantil e juvenil.
Sempre muito gentil, elegante e repleta de boas histórias, durante a nossa conversa ela contou o início de sua carreira como autora; falou dos tempos de professora de inglês; relembrou da sua infância e a relação que tem com a literatura desde pequena.
Nesta entrevista, ela também falou sobre o seu processo criativo e da facilidade que tem para criar histórias em inglês; explicou como é a rotina de uma autora; contou da relação e interação que tem que seus leitores e, como não poderia deixar de ser, deu uma verdadeira aula sobre o universo da literatura infantil e juvenil.
É com muita alegria, já com o seu último livro em mãos, O Dengo, que recebemos neste episódio do podcast Outra Visão, Telma Guimarães, a talentosa e criativa escritora Telma Guimarães, uma das mais respeitadas autoras de literatura infantil e juvenil do País, que eu sei, tem muito a nos ensinar e várias histórias para contar.
Acompanhe a entrevista.
Entrevista realizada dia 21 de fevereiro de 2023.
LINKS – Telma Guimarães
- Site - https://www.telma.com.br/
- Instagram - @telma_guimaraes_escritora - https://www.instagram.com/telma_guimaraes_escritora/
- Editora do Brasil – Telma Guimarães - https://www.editoradobrasil.net.br/telma-guimaraes/#:~:text=Nasceu%20em%20Mar%C3%ADlia%2C%20S%C3%A3o%20Paulo,%C3%A0%20literatura%20infantil%20e%20juvenil

Paulo Licati #116
O nosso entrevistado é piloto de linha aérea com 17 mil horas de voo. Iniciou a carreira em 1986, no aeroclube de São Paulo, onde, inclusive, foi instrutor de voo, até ingressar em linha aérea.
Formado em Gestão de Empresa Aérea e pós-graduado em Segurança de Aviação e Aeronavegabilidade continuada pelo ITA, ele também é consultor e uma importante liderança na área de gerenciamento de risco de fadiga humana na aviação, tema que estuda e pesquisa há quase 20 anos.
Com uma vida dedicada à aviação, o nosso entrevistado trabalhou na Vasp por 14 anos e na Gol, por quase 10 anos. Há uma década comanda o Boeing 737 Cargueiro da companhia Modern Logistics, onde está até hoje. Por falar em Boeing 737, foi sempre nessa aeronave, que ele decolou durante toda a carreira.
Sempre atencioso e tranquilo, durante a nossa conversa ele relembrou do início da carreira e dos tempos do aeroclube de São Paulo; falou sobre os seus estudos sobre os fatores de risco provocados pela fadiga humana na aviação e detalhou como iniciou as pesquisas e interesse pelo tema. Ele também falou sobre o Boeing 737, um 'trator' como diz; relembrou do seu primeiro voo e, como não poderia deixar de ser, deu uma verdadeira aula sobre segurança na aviação.
É com muita alegria, com pista livre, pronto para decolar, que recebemos neste episódio do podcast Outra Visão, Paulo Licati, o comandante Licati, o marido da Silvinha, um piloto comercial experiente, estudioso do tema fadiga humana na aviação, que eu sei, tem muito a nos ensinar, e várias histórias para contar.
Acompanhe a entrevista.
Entrevista realizada dia 14 de fevereiro de 2023.
Links - Paulo Licati
- Linkedin - https://www.linkedin.com/in/paulo-licati-90055521/
- Modern Logistics – https://modern.com.br/
- Associação Brasileira de Pilotos da Aviação Civil - ABRAPAC https://www.pilotos.org.br/

Carolina Braga #115
A nossa entrevistada é jornalista cultural desde 2001. Com doutorado em comunicação e mestre em jornalismo e novas linguagens, ambos na Espanha, a nossa entrevistada é uma profissional verdadeiramente multimídia, desde o início da carreira, e atuou em rádio, televisão, jornal impresso, internet, portais de notícias, podcast e redes sociais. Como jornalista, ela tem experiência e passagens em diferentes veículos e mídias nas últimas duas décadas, sempre produzindo conteúdos na área de cultura, artes e espetáculos.
Natural de Uberaba (MG), ela pouco ficou no Triângulo Mineiro, pois, ainda bem pequena, se mudou com a família para Carajás, no interior do Pará, onde seu pai, engenheiro, foi convidado para trabalhar. Boa parte da infância viveu em Carajás, até mudar-se para Itabira (MG) e aos 12 anos foi com a família em definitivo para Belo Horizonte (MG), onde vive até hoje. Mas foi na pequena cidade de Boa Esperança (MG), onde vivia sua Vó Ester, a Vó Té, com quem conversa muito, que ela passou a conhecer o universo da literatura, arte e cultura, teatro e espetáculos.
A paixão e o interesse pelo ambiente cultural só cresceu na adolescência. Ela não se esquece do livro Fernão Capelo Gaivota indicado pela Vó Té. Também não se esquece da primeira visita ao grande teatro do Palácio das Artes, em 1989, para ver sua tia, Regina Braga, na peça ‘Uma relação tão delicada’, contracenando com Irene Ravache. Aos 14 anos, a futura arquiteta decidiu que o projeto seria outro. Ela queria viver perto do ambiente da cultura, das artes e espetáculos.
Sempre autêntica, divertida e inteligente, durante a nossa conversa ela relembrou da infância e das cidades onde morou; contou da sua relação com a Vó Té e como nasceu seu interesse pela arte e cultura; falou sobre o seu início da carreira no jornalismo; relembrou da coluna Diversão e Arte na rádio Guarani FM; explicou como é a rotina de uma jornalista cultural e, como não poderia deixar de ser, falou sobre o Culturadoria, seu projeto multiplataforma de curadoria de informações sobre artes e espetáculos, lançado em 2016.
É com muita alegria, já pronto para assistir a um grande espetáculo, que recebemos neste episódio do podcast Outra Visão, Carolina Magalhães Braga, a jornalista Carolina Braga do Culturadoria, a professora, a Carol, minha amiga de profissão, que admiro, e cujo trabalho acompanho há anos, que eu sei, tem muito a nos ensinar e várias histórias para contar.
Acompanhe a entrevista.
Entrevista realizada dia 9 de fevereiro de 2023.
LINKS – Carolina Braga
- Culturadoria - https://culturadoria.com.br/
- Instagram - @culturadoria - https://www.instagram.com/culturadoria/
- Linktree/culturadoria - https://linktr.ee/culturadoria
- Linkedin - https://www.linkedin.com/in/carolmbraga/
- Culturadoria na CBN Belo Horizonte - https://audioglobo.globo.com/cbn/podcast/feed/357/culturadoria-na-cbn

Valmir Salaro #114
O nosso entrevistado é jornalista há 42 anos e um dos grandes nomes do jornalismo investigativo no Brasil. Desde 1978, quando começou a carreira como repórter policial escrevendo para o jornal Diário do Grande ABC, ele fez a cobertura de dezenas de casos policiais de grande repercussão.
Em 1982, ganhou o prêmio Vladimir Herzog de jornalismo, juntamente com o colega jornalista Dácio Nitrini, com a reportagem: “A Rota entre o bem e o mal”, publicado pelo jornal Folha de São Paulo.
Esta foi a primeira, de várias premiações e menções honrosas recebidas pelo nosso entrevistado por suas reportagens policiais publicadas na mídia impressa ou transmitida em rádio e televisão.
Formado em jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero em 1978, em São Paulo, ainda na época de estudante trabalhou como laboratorista no jornal Shopping News e depois como estagiário no jornal Gazeta Esportiva. Já diplomado, trabalhou no jornal Diário do Grande ABC, Agência Folha, Jornal do Brasil, Estadão, Metrô News, rádio Jovem Pan e na TV Globo, em São Paulo, onde está desde 1992.
Na TV Globo, passou pelos telejornais locais Bom Dia São Paulo e SPTV 1º edição e há mais de 15 anos está no programa dominical Fantástico, onde continua fazendo reportagens policiais, muitas delas, de grande repercussão, como os casos do Maníaco do Parque, Isabela Nardoni e Suzane Von Richthofen.
Entre tantas importantes reportagens, uma delas em especial, o caso Escola Base, marcou a sua carreira, e virou um documentário original da Globoplay, denominado Escola Base – Um repórter enfrenta o passado, lançado em novembro de 2022.
Sempre muito atencioso, elegante e tranquilo, durante a nossa conversa ele contou sobre o caso da Escola Base, do seu erro e da culpa; falou sobre o documentário, da dificuldade de relembrar a fundo tudo o que aconteceu e sobre a chance de encontrar com alguns dos envolvidos e pedir desculpas pessoalmente.
Nesta entrevista, ele também relembrou do início da sua carreira; contou como eram as rotinas, desafios e dificuldades de um repórter policial na década de 1980; contou da sua passagem pela rádio Jovem Pan e, como não poderia deixar de ser, deu uma verdadeira aula de jornalismo.
É com muita alegria, já pronto para aprender com um dos mais conceituados repórteres investigativos do país, que recebemos neste episódio do podcast Outra Visão, Valmir Salaro, o jornalista, o repórter Valmir Salaro, o marido da Rosely, o pai da Lívia e da Renata, o Avô da Luiza e do Vicente, o sogro do Amilcar, um jornalista que eu admiro, respeito e acompanho a carreira há muitos anos e que, eu sei, tem muito a nos ensinar e várias histórias para contar.
Acompanhe a entrevista.
Entrevista realizada dia 19 de dezembro de 2022.
LINKS – Valmir Salaro
- Memória Globo - https://memoriaglobo.globo.com/perfil/valmir-salaro/noticia/perfil-completo.ghtml
- Documentário original Globoplay – Escola Base – Um repórter enfrenta o passado – https://globoplay.globo.com/escola-base-um-reporter-enfrenta-o-passado/t/DgP8Dccp5s/detalhes/
- Fantástico - https://g1.globo.com/fantastico/
- Reportagem no Fantástico sobre o documentário Escola Base - https://g1.globo.com/fantastico/noticia/2022/11/13/reporter-relembra-cobertura-do-caso-escola-base-em-documentario-acho-importante-falar-sobre-o-erro.ghtml
- Entrevista no programa Encontro sobre o documentário Escola Base - https://globoplay.globo.com/v/11129558/

Daniela Petroni #113
A nossa entrevistada é apaixonada por quebra-cabeças e fez da sua paixão um negócio criativo, original e com propósito social. Formada em hotelaria, ela já fez um pouco de tudo no mercado de eventos, bares e restaurantes, até abrir o seu próprio negócio: a Puzzle Me. Ela foi já bartender; trabalhou nas áreas administrativas, de treinamento e operacional de restaurantes, empresas de eventos e casas de espetáculos e foi dona de restaurante.
Desde 2005 ela estuda o mercado de quebra-cabeças, mas foi em 2016 que de fato começou a empreender e fundou a Puzzle Me. A empresa que, literalmente, transforma em quebra-cabeças obras de artes criativas, temáticas, coloridas e belas. Sua estreia como empresária foi produzindo quebra-cabeças super descolados e exclusivos que eram vendidos no festival Lollapalooza. Desde então, já fez outros projetos corporativos para empresas como Ambev, Vedacit, Cirque du Soleil e Maurício de Souza Produções, entre outras.
Em 2020, iniciou o Projeto Mulheres, que faz parte do programa de Responsabilidade Social da Puzzle Me, chamado Pecinhas do Bem. O projeto doa 5% da venda dos quebra-cabeças para instituições de empoderamento feminino, a IRME e a Fala Mulher. Também em 2020, ela lançou o e-commerce e ampliou ainda mais a visibilidade do seu negócio para clientes apaixonados por quebra-cabeças em todo mundo.
Durante a nossa conversa, ela relembrou dos tempos em que trabalhou na área de eventos; contou da época em que foi bartender e coordenadora de treinamentos internacionais do restaurante TGI Fridays e falou sobre como nasceu a sua paixão pelos quebra-cabeças.
Nesta entrevista, ela também revelou como nasceu a ideia de fundar a Puzzle Me; contou sobre cada uma das etapas de produção de uma coleção; falou sobre os projetos corporativos e, como não poderia deixar de ser, deu uma verdadeira aula sobre o universo de quebra-cabeças.
É com muita alegria, já pronto para montar um quebra-cabeças de 500 peças da coleção Meu Jardim, que recebemos neste episódio do podcast Outra Visão, Daniela Petroni, a Dani Petroni, amiga da Paula, da Lu, da Camila e da Tati, todas já entrevistas aqui neste podcast, que eu sei, tem muito a nos ensinar e várias histórias para contar.
Acompanhe a entrevista.
Entrevista realizada dia 31 de outubro de 2022.
LINKS – Daniela Petroni
· Site Oficial - Puzzle Me - https://www.puzzle-me.com.br/
· Blog – Puzzle Me - https://www.puzzle-me.com.br/pagina-do-blog/
· Instagram - @puzzlemebr - https://www.instagram.com/puzzlemebr/
Feira Jardim Secreto - https://www.redejardimsecreto.com.br/

Vito Cedrini #112
O nosso entrevistado é fotógrafo de aviação há quase 60 anos e durante 51 anos trabalhou como aeroviário no aeroporto internacional do Galeão, no Rio de Janeiro (RJ). Ele é, reconhecidamente, o mais antigo e um dos mais importantes fotógrafos de aviação do Brasil. Um verdadeiro mestre que, com suas fotos, inspira a paixão de milhares de pessoas pela aviação.
Apaixonado e estudioso da aeronáutica desde a adolescência, ele registrou, como ninguém, aeronaves icônicas e históricas da aviação comercial brasileira e internacional, que são verdadeiras preciosidades. Para se ter uma ideia, desde 1965, com 15 anos de idade, ele fotografa aviões. É, sem dúvida, o primeiro plane spotter brasileiro. Do filme analógico ao digital, até hoje o nosso entrevistado segue, com a mesma paixão, fotografando aviões e registrando a história da aviação comercial.
Como aeroviário, ele trabalhou por 31 anos na Alitalia. Depois passou por diferentes empresas de handling e serviços em terra para companhias aéreas, sempre no aeroporto do Galeão, onde trabalhou por exatos 51 anos, até se aposentar da carreira, neste segundo semestre de 2022. É uma história de vida muito bonita e diretamente ligada ao universo da aviação e da fotografia, desde a adolescência.
Durante a nossa conversa, ele contou como surgiu o seu interesse pela aviação; revelou quando começou a fotografar aviões e como foram seus primeiros cliques; falou dos equipamentos fotográficos que já usou e os que utiliza até hoje; além de relembrar dos desafios para conseguir tirar fotos de aviões em locais de difícil acesso. Nesta entrevista, ele também contou a história da sua família; relembrou dos mais de 30 anos trabalhando na Alitalia; falou sobre as outras empresas onde trabalhou e, como não poderia deixar de ser, deu uma verdadeira aula sobre a aviação.
É com muita alegria, já com a Canon em mãos, e pronto para fotografar aviões, que recebemos neste episódio do podcast Outra Visão, Vito Cedrini, o Cedrini; o mestre das fotografias de aviões, um dos mais respeitados fotógrafos e profissionais da aviação deste país, que eu sei, tem muito a nos ensinar e várias histórias para contar.
Acompanhe a entrevista.
Entrevista realizada dia 26 de outubro de 2022.
LINKS – Vito Cedrini
- Jet Photos – Vito Cedrini - https://www.jetphotos.com/showphotos.php?userid=46438
- Linkedin - https://www.linkedin.com/in/vito-alexandre-cedrini-010496a/

Dario D´Angelo Ribeiro #111
O nosso entrevistado é profissional da área de tecnologia com mais de 20 anos de experiência no setor, tanto em desenvolvimento de software e infraestrutura, como no desenvolvimento de soluções empresarias, técnicas de pré-vendas e gestão de pessoas.
Natural de São Paulo (Capital), no ano de 2000, já trabalhando na área de tecnologia, ele juntou suas economias e foi realizar o sonho de conhecer a Austrália, lugar que ele sempre admirou, seja pelas músicas, pelo surfe e ou pelas histórias que ouvia sobre o país. Durante um ano ele viveu numa casa de família australiana na cidade de Brisbane, onde estudou inglês. Um ano após esta primeira experiência australiana, ele decolou de volta para o Brasil com uma certeza: se organizar para retornar e se mudar de vez para a Austrália.
Muita coisa aconteceu até o ano de 2005, quando finalmente, após anos de preparação e cumprindo todos os requisitos legais, ele decolou de volta para Brisbane, cidade onde ele vive até hoje, já como cidadão australiano.
Sempre muito atencioso e tranquilo, durante a nossa conversa ele relembrou como foi a decisão de se mudar para a Austrália e como se organizou para imigrar; revelou como foi o processo de adaptação no ambiente de trabalho australiano e falou sobre a dificuldade inicial com o idioma. Apaixonado por forró e música, nesta entrevista, ele também contou sobre o Forró Brisbane, onde reúne os amantes do forró para aulas de dança e eventos e, como não poderia deixar de ser, falou sobre turismo e passeios na Austrália e na região da Ásia e Pacífico.
É com muita alegria, já pronto para desembarcar na terra do canguru, que recebemos neste episódio do podcast Outra Visão, Dario D´Angelo Ribeiro, o Dario, o Pai do Luca e do Pedro, meu amigo de escola, que eu sei, tem muito a nos ensinar e várias histórias para contar.
Acompanhe a entrevista.
Entrevista realizada dia 18 de outubro de 2022.
LINKS – Dario D´Angelo Ribeiro
- Linkedin - https://www.linkedin.com/in/ddrib/?originalSubdomain=au
- Forró Brisbane - @forro.brisbane - https://www.instagram.com/forro.brisbane/
- Brisbane City Council - https://www.brisbane.qld.gov.au/
- Sobre Brisbane - https://pt.wikipedia.org/wiki/Brisbane

André Martini #110
O nosso entrevistado é empresário e sócio proprietário da mais antiga importadora de vinhos da capital mineira, a Casa do Vinho – Famiglia Martini. Conhecedor como poucos do mercado vinícola, ele herdou o amor pelos vinhos de seu Pai, o Sr. Armando Martini, e forma, juntamente com a sua irmã, Luiza, a quarta geração da família na administração da empresa.
Sua vivência no mundo dos vinhos é repleta de boas histórias e experiências incríveis, seja fazendo degustações e pesquisas de rótulos para importar; seja nas viagens para participar de feiras internacionais ou para conhecer in loco os produtores com os quais trabalha.
Sempre muito gentil e atencioso, durante a nossa conversa ele contou, com detalhes saborosos, sobre a sua mais recente viagem para Portugal, onde viveu experiências enogastronômicas inesquecíveis. Lá ele visitou restaurantes e produtores, e teve almoços e jantares caprichosamente harmonizados com pratos típicos e vinhos, claro, de Portugal.
Nesta entrevista ele também relembrou da sua fase, ainda na adolescência, como atleta de basquete; falou sobre a história da fundação da Martini Casa do Vinho; explicou como é feita a escolha de um produtor e todo o processo de importação de um vinho até chegar ao consumidor no Brasil e, como não poderia deixar de ser, deu uma verdadeira aula sobre o incrível mundo dos vinhos.
É com muita alegria, já com uma taça de Mocali I Piaggioni para degustar, que recebemos neste episódio do podcast Outra Visão, André Martini, o André da Casa do Vinho, o pai do Rafa e da Lulu, o marido da Renata, o irmão da Luiza e do Paulo, o filho da Dona Vera e do Senhor Armando, que eu sei, tem muito a nos ensinar e várias histórias para contar.
Acompanhe a entrevista.
Entrevista realizada dia 13 de outubro de 2022.
LINKS – André Martini - Casa do Vinho – Famiglia Martini
- Site / E-commerce – http://www.casadovinho.com.br
- Instagram – @casadovinhobh
- Facebook – https://www.facebook.com/casadovinhobh/
- Whatsapp – (31) 9 7504-0085
- Youtube - https://www.youtube.com/c/CasadoVinhoFamigliaMartini
- Loja Barro Preto – Av. Bias Fortes, 1543 – Barro Preto – Belo Horizonte (MG) – Tel: (31) 3337-7177.
- Loja Mangabeiras – Av. Bandeirantes, 504 – Mangabeiras – Tel: (31) 3286-7891.

André Foz #109
O nosso entrevistado é empresário na área de gastronomia e é apaixonado por motocicletas desde a infância. A primeira motocicleta foi uma Honda 50r, que ele ganhou do seu Pai, outro apaixonado por motos, quando ainda era criança. Esta moto, inclusive, ele reformou e está muito bem cuidada e exposta na sua casa, em São Paulo.
Sua relação com as motocicletas é de longa data. Um ótimo texto escrito por ele e publicado em seu Instagram descreve muito bem a sua história e trajetória no motociclismo. “Comecei cedo na Honda 50r, passando pela XLX 125, XLX 350, depois mudei da terra para o asfalto para acelerar de Ducati 996 e Ducati Paul Smart 1000Le. Quando começou a ficar perigoso, eu resolvi voltar para o off-road de moto leve, big trails. Assim, seguimos nessa, evoluindo e viajando”.
Sempre muito gentil, atencioso e bem-humorado, durante a nossa conversa ele relembrou como nasceu a sua paixão pelo motociclismo; falou das diversas viagens, trilhas e expedições pelo Brasil; contou como foi a sua participação no famoso Rally dos Sertões e revelou em detalhes, como foi o planejamento, desafios e dificuldades de participar, com um grupo de amigos motociclistas, dessa expedição que cruzou o Brasil.
Nesta entrevista, ele também falou sobre os projetos de moto turismo que está desenvolvendo com parceiros e, como não poderia deixar de ser, falou sobre a Cristal Pizza, uma referência entre as pizzarias paulistanas, fundada pelo seu pai, tio e sócios há mais de 40 anos, na qual, atualmente, ele comanda o setor de delivery.
É com muita alegria, pronto para acelerar uma BMW GS1200 pelo Brasil, que recebemos neste episódio do podcast Outra Visão, André Ramalho Foz, o André Foz, o pai da Helena, o marido da Suel, o meu amigo Foz, que eu sei, tem muito a nos ensinar e várias histórias para contar.
Acompanhe a entrevista.
Entrevista realizada dia 27 de setembro de 2022.
LINKS – André Foz
- · Instagram – André Foz - @afoz_motoadv - https://www.instagram.com/afoz_motoadv/
- · Instagram – ADVMotoTrips - @advmototrips - https://www.instagram.com/advmototrips/
- · Site – ADVMotoTrips - https://advmototrips.com.br/
- · ADV Moto Trips - Tel (11) 99979-3646
- · Cristal Pizza - http://cristalpizza.com.br/cardapio/
- · LinkTree - https://linktr.ee/CristalPizzaria
- · Instagram – Cristal Pizza - @cristalpizza - https://www.instagram.com/cristalpizza/
- · Delivery Cristal Pizza - https://linktr.ee/CristalPizzaria

Silvana Canal #108
A nossa entrevistada é jornalista com experiência em assessoria de imprensa no setor de turismo, sobretudo, divulgando os atrativos, produtos e serviços turísticos na região de Foz do Iguaçu, no Paraná, um dos mais belos destinos turísticos no planeta. Não é à toa, que as Cataratas do Iguaçu, localizada em Foz do Iguaçu, foram eleitas como uma das 7 Maravilhas da Natureza.
Natural de Soledade, pequena cidade no interior do Rio Grande do Sul, ela e sua família se mudaram para o Paraná quando ainda tinha poucos meses de vida, se fixando no distrito de Itacorá, a 60 km de Foz do Iguaçu.
Em 1982, o pequeno distrito, pertencente ao município de São Miguel do Iguaçu, foi coberto pelas águas do rio Paraná com a construção da barragem da usina hidrelétrica Itaipu Binacional. Pouco antes, a família mudou-se para Foz do Iguaçu, onde a nossa entrevistada se estabeleceu, constituiu família e se formou como jornalista.
Acompanhada de um chimarrão, bom-humor e com muitas informações para compartilhar, durante a nossa conversa ela contou como foi o início da sua carreira no jornalismo; relembrou das diversas viagens a trabalho para divulgar o destino Iguaçu; falou sobre as novidades de turismo na região; explicou sobre a estrutura hoteleira e para eventos disponíveis no destino e, como não poderia deixar de ser, deu várias dicas de passeios incríveis para fazer, hospedagem, gastronomia, compras e diversão no destino Iguaçu.
É com muita alegria, já preparado para embarcar na lancha do Macuco Safari e navegar pelas corredeiras até as Cataratas do Iguaçu, que recebemos neste episódio do podcast Outra Visão, Silvana Canal, a jornalista Silvana Canal, a mãe da Bruna e da Caroline, a avó do Luigi, uma das profissionais do jornalismo que mais conhece o destino Iguaçu, e que, eu sei, tem muito a nos ensinar e várias histórias para contar.
Acompanhe a entrevista.
Entrevista realizada dia 26 de setembro de 2022.
LINKS – Silvana Canal
- Site oficial - https://silvanacanal.com.br/
- Link Tree - https://linktr.ee/silvanacanalmkt
- Linkedin - https://www.linkedin.com/in/silvana-canal-3916143a/
- Instagram - @silvanacanalmkt - https://www.instagram.com/silvanacanalmkt/
- Twitter - @silvanacanal - https://twitter.com/SilvanaCanal
- Facebook - https://www.facebook.com/silvana.canal
- Blog - https://silvanacanal.wordpress.com/
- Macuco Safari - https://macucosafari.com.br/
- Iguazu Wellness Experience - https://www.iguazuwellness.com/
- Visit Iguassu - https://www.iguassu.com.br/

Fernanda Murer #107
A nossa entrevistada é atleta de natação master, que já conquistou resultados importantes em competições, tanto em piscinas como em águas abertas, no Brasil e exterior. Campeã brasileira e sul-americana de natação master em várias provas e em diferentes anos, ela é a atual recordista da ultramaratona aquática BISA Swim na prova Challenge de 16 km, que realizou em abril deste ano de 2022, no belo litoral da Ilha Grande (RJ).
Administradora de empresas formada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), desde os seis anos de idade ela pratica natação. Natural de Campinas (SP), ela deu suas primeiras braçadas nas piscinas do Guarani, depois ingressou na equipe de competição do Tênis Clube de Campinas, onde nadou até os 16 anos. Já na faculdade, decidiu participar das aulas de natação da FGV e, aos poucos, após o nascimento das duas filhas, foi retomando os treinos de natação na piscina olímpica do São Paulo Futebol Clube (SPFC), que ela tanto gosta.
Sempre muito gentil, durante a nossa conversa, ela contou como foi a sua preparação para nadar os 16 km na ultramaratona aquática em Ilha Grande. Também relembrou em detalhes como foi completar esse grande desafio, conquistando inclusive, um recorde. E