Skip to main content
Spotify for Podcasters
Outra Visão

Outra Visão

By Paulo Cunha

Outra Visão® é um podcast de entrevistas e boas histórias para ouvir! O legado de conhecimento e experiências de pessoas incríveis, das mais variadas áreas, registradas durante uma boa conversa. Uma verdadeira jornada de aprendizados. Divirta-se!

Produção e apresentação: Paulo Cunha, Paulão!

www.podcastoutravisao.com
Available on
Google Podcasts Logo
Overcast Logo
Pocket Casts Logo
RadioPublic Logo
Spotify Logo
Currently playing episode

Sérgio Maroneze #7

Outra VisãoAug 03, 2020

00:00
01:22:60
Vinicius Augustus #120

Vinicius Augustus #120

O nosso entrevistado é saxofonista, flautista e arranjador. Músico profissional, ele fez parte do naipe de sopros do Skank por quase 15 anos, até o encerramento da banda mineira no final de março deste ano. Durante esse período, ele acompanhou o Skank e participou de nada menos do que de três edições do Rock in Rio, gravações de CDs e DVDs, dezenas de shows no Brasil e exterior e em programas de televisão. Ao longo da sua carreira, ele também acompanhou por quase dois anos o cantor e compositor Vander Lee e tocou no Quarteto Monte Pascoal, entre outros trabalhos e projetos musicais. Estudioso da música, ele é bacharel em saxofone pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) com o Professor Dílson Florêncio. Natural de Belo Horizonte, ele viveu parte da adolescência na pequena cidade de Carbonita, no Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais, onde, incentivado por seus primos, começou a estudar violão. Antes de voltar para a capital mineira e ingressar na UFMG, ele também viveu em Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, onde estudou guitarra no Instituto de Música de Ribeirão Preto. Mas foi em 1996, depois de assistir ao vivo o saxofonista Michael Brecker no Free Jazz Festival, em São Paulo, que ele decidiu se tornar saxofonista. O violão e a guitarra ficaram de lado, e, a partir de 1997 começou a estudar e aprender a tocar o saxofone. Como ele mesmo diz, “graças ao Michael Brecker”! Daí em diante foram anos de estudo, preparação e de muita música boa! É uma história de vida muito bonita, repleta de desafios e conquistas musicais. Sempre atencioso e tranquilo, durante a nossa conversa ele contou como surgiu o seu interesse pela música; relembrou dos primeiros acordes no violão ainda em Carbonita; se emocionou relembrando da época que tocou com o Vander Lee; contou sobre a sua história de quase 15 anos no Skank e, como não poderia deixar de ser, deu uma verdadeira aula sobre o instrumento saxofone. É com muita alegria, já pronto para curtir um solo de sax barítono, que recebemos neste episódio do podcast Outra Visão, Vinicius Augustus, o Vinicius, o pai da Ana Beatriz, o marido da Flávia, o primo do Ismar e da Carlene, meu amigo de natação, um músico estudioso e talentoso que, eu sei, tem muito a nos ensinar e várias histórias para contar. Acompanhe a entrevista. Entrevista realizada dia 30 de maio de 2023. LINKS – Vinicius Augustus - Instagram - @viniciusaugustusmusic https://www.instagram.com/viniciusaugustusmusic/

Jun 07, 202301:53:34
Cibele Crispim #119

Cibele Crispim #119

A nossa entrevistada é Professora Doutora do curso de Nutrição da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Formada em Nutrição pelo Centro Universitário São Camilo, ela é Mestre e Doutora em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Nutrição da Universidade Federal de São Paulo. Líder do grupo de pesquisa CNPQ: CRONUTRI – Grupo de Estudos em Cronobiologia e Nutrição, ela tem ampla experiência em estudos e pesquisas na área, com ênfase em Nutrição, Cronobiologia e Sono. Atualmente, a nossa entrevistada está concluindo um pós-doutorado na University of Surrey, e está vivendo durante um ano na cidade de Guildford, na Inglaterra, para onde se mudou com toda a família. Pesquisadora de destaque na área da Nutrição, com diversos artigos publicados, ela estuda a relação entre os alimentos e o sono, e os efeitos do tempo e dos horários do dia para uma melhor resposta metabólica dos alimentos em nosso organismo. Sempre muito gentil, elegante e didática, durante a nossa entrevista ela explicou em detalhes sobre os seus estudos em Cronobiologia Nutricional; contou sobre a experiência de viver no Reino Unido como professora visitante da University of Surrey; falou sobre o seu pós-doutorado e relembrou como nasceu a sua paixão pelos estudos e pesquisas na área de Nutrição. Nesta entrevista, ela também contou sobre o seu trabalho como Professora Doutora na Universidade Federal de Uberlândia e, como não poderia deixar de ser, deu uma verdadeira aula sobre Nutrição, Cronobiologia e a importância do de uma rotina de alimentação saudável, na hora certa do dia. É com muita alegria, já com o café da manhã servido na mesa, que recebemos neste episódio do podcast Outra Visão, Cibele Crispim Fahmy, a Dra. Cibele, a mãe do Vitor, do Bernardo e do Frederico, a esposa do Dr. Walid, uma profissional dedicada e de destaque na área da Nutrição, que eu sei, tem muito a nos ensinar e várias histórias para contar. Acompanhe a entrevista. Entrevista realizada dia 10 de março de 2023. LINKS – Cibele Crispim •Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Uberlândia - http://www.famed.ufu.br/pessoas/docentes/cibele-aparecida-crispim-fahmy •Universidade Federal de Uberlândia - https://ufu.br/ •University of Surrey - https://www.surrey.ac.uk/ •CRONUTRI - @cronutri - https://www.instagram.com/cronutri/ •Linktree – CRONUTRI - https://linktr.ee/cronutri

Mar 22, 202301:07:30
Walid Makin Fahmy #118

Walid Makin Fahmy #118

O nosso entrevistado é médico especialista em Ginecologia e Obstetrícia. Formado pela PUC-SP no ano 2000, a especialização ele fez no Hospital do Servidor Público do Estado de São Paulo e o Mestrado em Saúde Pública pela London School of Hygiene and Tropical Medicine. Natural de São Paulo (Capital), há mais de uma década ele vive na cidade de Uberlândia (MG), onde é diretor técnico do Hospital e Maternidade Dr. Odelmo Leão Carneiro (HMMDOLC) e da Rede de Atenção Primária e Secundária em diversos setores de Uberlândia. Neste hospital, ele também já foi responsável pela coordenação do Programa de Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia, entre outras atividades. Apaixonado por viagens, esportes, xadrez e medicina, é claro, atualmente vive na cidade de Guildford, na Inglaterra, a 40 km de Londres, para onde se mudou para viver durante um ano e acompanhar a esposa, Cibele, que está fazendo um pós-doutorado na área de Nutrição. Filho único de mãe brasileira e pai egípcio, desde a infância viveu a rotina de viajar pelo mundo e conhecer novas culturas e países. Das várias viagens ao Egito para visitar a família paterna, até conhecer o Japão nos anos 1980, o nosso entrevistado hoje vive no Reino Unido mais uma experiência internacional, agora com toda a família, incluindo os três filhos em idade escolar. Sempre atencioso, tranquilo e muito inteligente, durante a nossa conversa ele contou como surgiu o seu interesse em seguir a carreira na medicina; explicou sobre o seu trabalho no hospital em Uberlândia e de como é a sua rotina de atividades e pesquisas sobre o NHS, sistema público de saúde do Reino Unido. Nesta entrevista, ele também falou sobre a sua relação com o Egito; contou a história do seu Pai, Makin, que era apaixonado pelo Brasil; e sobre a sua Mãe, Solange; falou do seu gosto pelos esportes e sua paixão pelo xadrez e, como não poderia deixar de ser, deu uma verdadeira aula sobre Ginecologia e Obstetrícia e as boas práticas de gestão hospitalar e saúde pública. É com muita alegria, já com o passaporte carimbado para mais uma viagem, que recebemos neste episódio do podcast Outra Visão, Walid Makin Fahmy, o Dr. Walid, o pai do Vitor, do Bernardo e do Frederico, o marido da Cibele, o Walid, meu amigo de infância, uma pessoa muito especial na minha história de vida, que eu tenho certeza, tem muito a nos ensinar e várias histórias para contar. Acompanhe a entrevista. Entrevista realizada dia 27 de fevereiro de 2023. LINKS – Walid Makin Fahmy - Linkedin - https://www.linkedin.com/in/walid-makin-fahmy-459ba7b7/ - Hospital e Maternidade Dr. Odelmo Leão Carneiro - https://hmmdolc.spdmafiliadas.org.br/ - Prefeitura de Uberlândia – Hospistal e Maternidade Dr. Odelmo Leão Carneiro - https://www.uberlandia.mg.gov.br/prefeitura/secretarias/saude/hospital-e-maternidade-municipal/ - Guildford (Inglaterra) - https://pt.wikipedia.org/wiki/Guildford

Mar 17, 202301:19:52
Telma Guimarães #117

Telma Guimarães #117

A nossa entrevistada é escritora. Natural de Marília (SP), vive há mais de 40 anos na cidade de Campinas (SP). Autora de livros infantis e juvenis desde 1988, ela já publicou mais de 170 títulos em Português, Inglês e Espanhol, por várias editoras.

Ainda no início da carreira como escritora, em 1989, ela conquistou o título da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) de Melhor Autora em Literatura Infantil, com o seu livro Mago Bitu Fadolento.

Durante alguns anos, a nossa entrevistada dividia seu tempo entre as atividades como professora efetiva de inglês na rede estadual de ensino em Campinas e a produção dos livros.

Foi em 1995, que ela passou a se dedicar exclusivamente à literatura infantil e juvenil.

Sempre muito gentil, elegante e repleta de boas histórias, durante a nossa conversa ela contou o início de sua carreira como autora; falou dos tempos de professora de inglês; relembrou da sua infância e a relação que tem com a literatura desde pequena.

Nesta entrevista, ela também falou sobre o seu processo criativo e da facilidade que tem para criar histórias em inglês; explicou como é a rotina de uma autora; contou da relação e interação que tem que seus leitores e, como não poderia deixar de ser, deu uma verdadeira aula sobre o universo da literatura infantil e juvenil.

É com muita alegria, já com o seu último livro em mãos, O Dengo, que recebemos neste episódio do podcast Outra Visão, Telma Guimarães, a talentosa e criativa escritora Telma Guimarães, uma das mais respeitadas autoras de literatura infantil e juvenil do País, que eu sei, tem muito a nos ensinar e várias histórias para contar.

Acompanhe a entrevista.

Entrevista realizada dia 21 de fevereiro de 2023.

LINKS – Telma Guimarães

Site -
https://www.telma.com.br/ Instagram - @telma_guimaraes_escritora - https://www.instagram.com/telma_guimaraes_escritora/ Editora do Brasil – Telma Guimarães - https://www.editoradobrasil.net.br/telma-guimaraes/#:~:text=Nasceu%20em%20Mar%C3%ADlia%2C%20S%C3%A3o%20Paulo,%C3%A0%20literatura%20infantil%20e%20juvenil
Mar 09, 202301:13:04
Paulo Licati #116

Paulo Licati #116

O nosso entrevistado é piloto de linha aérea com 17 mil horas de voo. Iniciou a carreira em 1986, no aeroclube de São Paulo, onde, inclusive, foi instrutor de voo, até ingressar em linha aérea.

Formado em Gestão de Empresa Aérea e pós-graduado em Segurança de Aviação e Aeronavegabilidade continuada pelo ITA, ele também é consultor e uma importante liderança na área de gerenciamento de risco de fadiga humana na aviação, tema que estuda e pesquisa há quase 20 anos.

Com uma vida dedicada à aviação, o nosso entrevistado trabalhou na Vasp por 14 anos e na Gol, por quase 10 anos. Há uma década comanda o Boeing 737 Cargueiro da companhia Modern Logistics, onde está até hoje. Por falar em Boeing 737, foi sempre nessa aeronave, que ele decolou durante toda a carreira.

Sempre atencioso e tranquilo, durante a nossa conversa ele relembrou do início da carreira e dos tempos do aeroclube de São Paulo; falou sobre os seus estudos sobre os fatores de risco provocados pela fadiga humana na aviação e detalhou como iniciou as pesquisas e interesse pelo tema. Ele também falou sobre o Boeing 737, um 'trator' como diz; relembrou do seu primeiro voo e, como não poderia deixar de ser, deu uma verdadeira aula sobre segurança na aviação.

É com muita alegria, com pista livre, pronto para decolar, que recebemos neste episódio do podcast Outra Visão, Paulo Licati, o comandante Licati, o marido da Silvinha, um piloto comercial experiente, estudioso do tema fadiga humana na aviação, que eu sei, tem muito a nos ensinar, e várias histórias para contar.

Acompanhe a entrevista.

Entrevista realizada dia 14 de fevereiro de 2023.

Links - Paulo Licati

Linkedin -
https://www.linkedin.com/in/paulo-licati-90055521/ Modern Logistics – https://modern.com.br/ Associação Brasileira de Pilotos da Aviação Civil - ABRAPAC  https://www.pilotos.org.br/
Feb 25, 202301:29:36
Carolina Braga #115

Carolina Braga #115

A nossa entrevistada é jornalista cultural desde 2001. Com doutorado em comunicação e mestre em jornalismo e novas linguagens, ambos na Espanha, a nossa entrevistada é uma profissional verdadeiramente multimídia, desde o início da carreira, e atuou em rádio, televisão, jornal impresso, internet, portais de notícias, podcast e redes sociais. Como jornalista, ela tem experiência e passagens em diferentes veículos e mídias nas últimas duas décadas, sempre produzindo conteúdos na área de cultura, artes e espetáculos.

Natural de Uberaba (MG), ela pouco ficou no Triângulo Mineiro, pois, ainda bem pequena, se mudou com a família para Carajás, no interior do Pará, onde seu pai, engenheiro, foi convidado para trabalhar. Boa parte da infância viveu em Carajás, até mudar-se para Itabira (MG) e aos 12 anos foi com a família em definitivo para Belo Horizonte (MG), onde vive até hoje. Mas foi na pequena cidade de Boa Esperança (MG), onde vivia sua Vó Ester, a Vó Té, com quem conversa muito, que ela passou a conhecer o universo da literatura, arte e cultura, teatro e espetáculos.

A paixão e o interesse pelo ambiente cultural só cresceu na adolescência. Ela não se esquece do livro Fernão Capelo Gaivota indicado pela Vó Té. Também não se esquece da primeira visita ao grande teatro do Palácio das Artes, em 1989, para ver sua tia, Regina Braga, na peça ‘Uma relação tão delicada’, contracenando com Irene Ravache. Aos 14 anos, a futura arquiteta decidiu que o projeto seria outro. Ela queria viver perto do ambiente da cultura, das artes e espetáculos.

Sempre autêntica, divertida e inteligente, durante a nossa conversa ela relembrou da infância e das cidades onde morou; contou da sua relação com a Vó Té e como nasceu seu interesse pela arte e cultura; falou sobre o seu início da carreira no jornalismo; relembrou da coluna Diversão e Arte na rádio Guarani FM; explicou como é a rotina de uma jornalista cultural e, como não poderia deixar de ser, falou sobre o Culturadoria, seu projeto multiplataforma de curadoria de informações sobre artes e espetáculos, lançado em 2016.

É com muita alegria, já pronto para assistir a um grande espetáculo, que recebemos neste episódio do podcast Outra Visão, Carolina Magalhães Braga, a jornalista Carolina Braga do Culturadoria, a professora, a Carol, minha amiga de profissão, que admiro, e cujo trabalho acompanho há anos, que eu sei, tem muito a nos ensinar e várias histórias para contar.

Acompanhe a entrevista.

Entrevista realizada dia 9 de fevereiro de 2023.

LINKS – Carolina Braga

Culturadoria -
https://culturadoria.com.br/ Instagram - @culturadoria - https://www.instagram.com/culturadoria/ Linktree/culturadoria - https://linktr.ee/culturadoria Linkedin - https://www.linkedin.com/in/carolmbraga/ Culturadoria na CBN Belo Horizonte - https://audioglobo.globo.com/cbn/podcast/feed/357/culturadoria-na-cbn
Feb 17, 202301:12:01
Valmir Salaro #114

Valmir Salaro #114

O nosso entrevistado é jornalista há 42 anos e um dos grandes nomes do jornalismo investigativo no Brasil. Desde 1978, quando começou a carreira como repórter policial escrevendo para o jornal Diário do Grande ABC, ele fez a cobertura de dezenas de casos policiais de grande repercussão.

Em 1982, ganhou o prêmio Vladimir Herzog de jornalismo, juntamente com o colega jornalista Dácio Nitrini, com a reportagem: “A Rota entre o bem e o mal”, publicado pelo jornal Folha de São Paulo.

Esta foi a primeira, de várias premiações e menções honrosas recebidas pelo nosso entrevistado por suas reportagens policiais publicadas na mídia impressa ou transmitida em rádio e televisão.

Formado em jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero em 1978, em São Paulo, ainda na época de estudante trabalhou como laboratorista no jornal Shopping News e depois como estagiário no jornal Gazeta Esportiva. Já diplomado, trabalhou no jornal Diário do Grande ABC, Agência Folha, Jornal do Brasil, Estadão, Metrô News, rádio Jovem Pan e na TV Globo, em São Paulo, onde está desde 1992.

Na TV Globo, passou pelos telejornais locais Bom Dia São Paulo e SPTV 1º edição e há mais de 15 anos está no programa dominical Fantástico, onde continua fazendo reportagens policiais, muitas delas, de grande repercussão, como os casos do Maníaco do Parque, Isabela Nardoni e Suzane Von Richthofen.

Entre tantas importantes reportagens, uma delas em especial, o caso Escola Base, marcou a sua carreira, e virou um documentário original da Globoplay, denominado Escola Base – Um repórter enfrenta o passado, lançado em novembro de 2022.

Sempre muito atencioso, elegante e tranquilo, durante a nossa conversa ele contou sobre o caso da Escola Base, do seu erro e da culpa; falou sobre o documentário, da dificuldade de relembrar a fundo tudo o que aconteceu e sobre a chance de encontrar com alguns dos envolvidos e pedir desculpas pessoalmente.

Nesta entrevista, ele também relembrou do início da sua carreira; contou como eram as rotinas, desafios e dificuldades de um repórter policial na década de 1980; contou da sua passagem pela rádio Jovem Pan e, como não poderia deixar de ser, deu uma verdadeira aula de jornalismo.

É com muita alegria, já pronto para aprender com um dos mais conceituados repórteres investigativos do país, que recebemos neste episódio do podcast Outra Visão, Valmir Salaro, o jornalista, o repórter Valmir Salaro, o marido da Rosely, o pai da Lívia e da Renata, o Avô da Luiza e do Vicente, o sogro do Amilcar, um jornalista que eu admiro, respeito e acompanho a carreira há muitos anos e que, eu sei, tem muito a nos ensinar e várias histórias para contar.

Acompanhe a entrevista.

Entrevista realizada dia 19 de dezembro de 2022.

LINKS – Valmir Salaro 

Memória Globo - https://memoriaglobo.globo.com/perfil/valmir-salaro/noticia/perfil-completo.ghtml  Documentário original Globoplay – Escola Base – Um repórter enfrenta o passado – https://globoplay.globo.com/escola-base-um-reporter-enfrenta-o-passado/t/DgP8Dccp5s/detalhes/  Fantástico - https://g1.globo.com/fantastico/  Reportagem no Fantástico sobre o documentário Escola Base - https://g1.globo.com/fantastico/noticia/2022/11/13/reporter-relembra-cobertura-do-caso-escola-base-em-documentario-acho-importante-falar-sobre-o-erro.ghtml  Entrevista no programa Encontro sobre o documentário Escola Base - https://globoplay.globo.com/v/11129558/


Jan 30, 202301:15:37
Daniela Petroni #113

Daniela Petroni #113

A nossa entrevistada é apaixonada por quebra-cabeças e fez da sua paixão um negócio criativo, original e com propósito social. Formada em hotelaria, ela já fez um pouco de tudo no mercado de eventos, bares e restaurantes, até abrir o seu próprio negócio: a Puzzle Me. Ela foi já bartender; trabalhou nas áreas administrativas, de treinamento e operacional de restaurantes, empresas de eventos e casas de espetáculos e foi dona de restaurante.

Desde 2005 ela estuda o mercado de quebra-cabeças, mas foi em 2016 que de fato começou a empreender e fundou a Puzzle Me. A empresa que, literalmente, transforma em quebra-cabeças obras de artes criativas, temáticas, coloridas e belas. Sua estreia como empresária foi produzindo quebra-cabeças super descolados e exclusivos que eram vendidos no festival Lollapalooza. Desde então, já fez outros projetos corporativos para empresas como Ambev, Vedacit, Cirque du Soleil e Maurício de Souza Produções, entre outras.

Em 2020, iniciou o Projeto Mulheres, que faz parte do programa de Responsabilidade Social da Puzzle Me, chamado Pecinhas do Bem. O projeto doa 5% da venda dos quebra-cabeças para instituições de empoderamento feminino, a IRME e a Fala Mulher. Também em 2020, ela lançou o e-commerce e ampliou ainda mais a visibilidade do seu negócio para clientes apaixonados por quebra-cabeças em todo mundo.

Durante a nossa conversa, ela relembrou dos tempos em que trabalhou na área de eventos; contou da época em que foi bartender e coordenadora de treinamentos internacionais do restaurante TGI Fridays e falou sobre como nasceu a sua paixão pelos quebra-cabeças.

Nesta entrevista, ela também revelou como nasceu a ideia de fundar a Puzzle Me; contou sobre cada uma das etapas de produção de uma coleção; falou sobre os projetos corporativos e, como não poderia deixar de ser, deu uma verdadeira aula sobre o universo de quebra-cabeças.

É com muita alegria, já pronto para montar um quebra-cabeças de 500 peças da coleção Meu Jardim, que recebemos neste episódio do podcast Outra Visão, Daniela Petroni, a Dani Petroni, amiga da Paula, da Lu, da Camila e da Tati, todas já entrevistas aqui neste podcast, que eu sei, tem muito a nos ensinar e várias histórias para contar.

Acompanhe a entrevista.

Entrevista realizada dia 31 de outubro de 2022.

LINKS – Daniela Petroni

· Site Oficial - Puzzle Me - https://www.puzzle-me.com.br/

· Blog – Puzzle Me - https://www.puzzle-me.com.br/pagina-do-blog/

· Instagram - @puzzlemebr - https://www.instagram.com/puzzlemebr/

Feira Jardim Secreto - https://www.redejardimsecreto.com.br/

Nov 14, 202201:10:32
Vito Cedrini #112

Vito Cedrini #112

O nosso entrevistado é fotógrafo de aviação há quase 60 anos e durante 51 anos trabalhou como aeroviário no aeroporto internacional do Galeão, no Rio de Janeiro (RJ). Ele é, reconhecidamente, o mais antigo e um dos mais importantes fotógrafos de aviação do Brasil. Um verdadeiro mestre que, com suas fotos, inspira a paixão de milhares de pessoas pela aviação.

Apaixonado e estudioso da aeronáutica desde a adolescência, ele registrou, como ninguém, aeronaves icônicas e históricas da aviação comercial brasileira e internacional, que são verdadeiras preciosidades. Para se ter uma ideia, desde 1965, com 15 anos de idade, ele fotografa aviões. É, sem dúvida, o primeiro plane spotter brasileiro. Do filme analógico ao digital, até hoje o nosso entrevistado segue, com a mesma paixão, fotografando aviões e registrando a história da aviação comercial.

Como aeroviário, ele trabalhou por 31 anos na Alitalia. Depois passou por diferentes empresas de handling e serviços em terra para companhias aéreas, sempre no aeroporto do Galeão, onde trabalhou por exatos 51 anos, até se aposentar da carreira, neste segundo semestre de 2022. É uma história de vida muito bonita e diretamente ligada ao universo da aviação e da fotografia, desde a adolescência.

Durante a nossa conversa, ele contou como surgiu o seu interesse pela aviação; revelou quando começou a fotografar aviões e como foram seus primeiros cliques; falou dos equipamentos fotográficos que já usou e os que utiliza até hoje; além de relembrar dos desafios para conseguir tirar fotos de aviões em locais de difícil acesso. Nesta entrevista, ele também contou a história da sua família; relembrou dos mais de 30 anos trabalhando na Alitalia; falou sobre as outras empresas onde trabalhou e, como não poderia deixar de ser, deu uma verdadeira aula sobre a aviação.

É com muita alegria, já com a Canon em mãos, e pronto para fotografar aviões, que recebemos neste episódio do podcast Outra Visão, Vito Cedrini, o Cedrini; o mestre das fotografias de aviões, um dos mais respeitados fotógrafos e profissionais da aviação deste país, que eu sei, tem muito a nos ensinar e várias histórias para contar.

Acompanhe a entrevista.

Entrevista realizada dia 26 de outubro de 2022.

LINKS – Vito Cedrini

Jet Photos – Vito Cedrini -
https://www.jetphotos.com/showphotos.php?userid=46438 Linkedin - https://www.linkedin.com/in/vito-alexandre-cedrini-010496a/
Nov 09, 202201:12:46
Dario D´Angelo Ribeiro #111

Dario D´Angelo Ribeiro #111

O nosso entrevistado é profissional da área de tecnologia com mais de 20 anos de experiência no setor, tanto em desenvolvimento de software e infraestrutura, como no desenvolvimento de soluções empresarias, técnicas de pré-vendas e gestão de pessoas.

Natural de São Paulo (Capital), no ano de 2000, já trabalhando na área de tecnologia, ele juntou suas economias e foi realizar o sonho de conhecer a Austrália, lugar que ele sempre admirou, seja pelas músicas, pelo surfe e ou pelas histórias que ouvia sobre o país. Durante um ano ele viveu numa casa de família australiana na cidade de Brisbane, onde estudou inglês. Um ano após esta primeira experiência australiana, ele decolou de volta para o Brasil com uma certeza: se organizar para retornar e se mudar de vez para a Austrália.

Muita coisa aconteceu até o ano de 2005, quando finalmente, após anos de preparação e cumprindo todos os requisitos legais, ele decolou de volta para Brisbane, cidade onde ele vive até hoje, já como cidadão australiano.

Sempre muito atencioso e tranquilo, durante a nossa conversa ele relembrou como foi a decisão de se mudar para a Austrália e como se organizou para imigrar; revelou como foi o processo de adaptação no ambiente de trabalho australiano e falou sobre a dificuldade inicial com o idioma. Apaixonado por forró e música, nesta entrevista, ele também contou sobre o Forró Brisbane, onde reúne os amantes do forró para aulas de dança e eventos e, como não poderia deixar de ser, falou sobre turismo e passeios na Austrália e na região da Ásia e Pacífico.

É com muita alegria, já pronto para desembarcar na terra do canguru, que recebemos neste episódio do podcast Outra Visão, Dario D´Angelo Ribeiro, o Dario, o Pai do Luca e do Pedro, meu amigo de escola, que eu sei, tem muito a nos ensinar e várias histórias para contar.

Acompanhe a entrevista.

Entrevista realizada dia 18 de outubro de 2022.

LINKS – Dario D´Angelo Ribeiro

Linkedin -
https://www.linkedin.com/in/ddrib/?originalSubdomain=au Forró Brisbane - @forro.brisbane - https://www.instagram.com/forro.brisbane/ Brisbane City Council - https://www.brisbane.qld.gov.au/ Sobre Brisbane - https://pt.wikipedia.org/wiki/Brisbane
Nov 03, 202201:17:23
André Martini #110

André Martini #110

O nosso entrevistado é empresário e sócio proprietário da mais antiga importadora de vinhos da capital mineira, a Casa do Vinho – Famiglia Martini. Conhecedor como poucos do mercado vinícola, ele herdou o amor pelos vinhos de seu Pai, o Sr. Armando Martini, e forma, juntamente com a sua irmã, Luiza, a quarta geração da família na administração da empresa.

Sua vivência no mundo dos vinhos é repleta de boas histórias e experiências incríveis, seja fazendo degustações e pesquisas de rótulos para importar; seja nas viagens para participar de feiras internacionais ou para conhecer in loco os produtores com os quais trabalha.

Sempre muito gentil e atencioso, durante a nossa conversa ele contou, com detalhes saborosos, sobre a sua mais recente viagem para Portugal, onde viveu experiências enogastronômicas inesquecíveis. Lá ele visitou restaurantes e produtores, e teve almoços e jantares caprichosamente harmonizados com pratos típicos e vinhos, claro, de Portugal.

Nesta entrevista ele também relembrou da sua fase, ainda na adolescência, como atleta de basquete; falou sobre a história da fundação da Martini Casa do Vinho; explicou como é feita a escolha de um produtor e todo o processo de importação de um vinho até chegar ao consumidor no Brasil e, como não poderia deixar de ser, deu uma verdadeira aula sobre o incrível mundo dos vinhos.

É com muita alegria, já com uma taça de Mocali I Piaggioni para degustar, que recebemos neste episódio do podcast Outra Visão, André Martini, o André da Casa do Vinho, o pai do Rafa e da Lulu, o marido da Renata, o irmão da Luiza e do Paulo, o filho da Dona Vera e do Senhor Armando, que eu sei, tem muito a nos ensinar e várias histórias para contar.

Acompanhe a entrevista.

Entrevista realizada dia 13 de outubro de 2022.

LINKS – André Martini - Casa do Vinho – Famiglia Martini

Site / E-commerce –
http://www.casadovinho.com.br Instagram – @casadovinhobh Facebook – https://www.facebook.com/casadovinhobh/ Whatsapp – (31) 9 7504-0085 Youtube - https://www.youtube.com/c/CasadoVinhoFamigliaMartini Loja Barro Preto – Av. Bias Fortes, 1543 – Barro Preto – Belo Horizonte (MG) – Tel: (31) 3337-7177. Loja Mangabeiras – Av. Bandeirantes, 504 – Mangabeiras – Tel: (31) 3286-7891.
Oct 20, 202201:38:35
André Foz #109

André Foz #109

O nosso entrevistado é empresário na área de gastronomia e é apaixonado por motocicletas desde a infância. A primeira motocicleta foi uma Honda 50r, que ele ganhou do seu Pai, outro apaixonado por motos, quando ainda era criança. Esta moto, inclusive, ele reformou e está muito bem cuidada e exposta na sua casa, em São Paulo.

Sua relação com as motocicletas é de longa data. Um ótimo texto escrito por ele e publicado em seu Instagram descreve muito bem a sua história e trajetória no motociclismo. “Comecei cedo na Honda 50r, passando pela XLX 125, XLX 350, depois mudei da terra para o asfalto para acelerar de Ducati 996 e Ducati Paul Smart 1000Le. Quando começou a ficar perigoso, eu resolvi voltar para o off-road de moto leve, big trails. Assim, seguimos nessa, evoluindo e viajando”.

Sempre muito gentil, atencioso e bem-humorado, durante a nossa conversa ele relembrou como nasceu a sua paixão pelo motociclismo; falou das diversas viagens, trilhas e expedições pelo Brasil; contou como foi a sua participação no famoso Rally dos Sertões e revelou em detalhes, como foi o planejamento, desafios e dificuldades de participar, com um grupo de amigos motociclistas, dessa expedição que cruzou o Brasil.

Nesta entrevista, ele também falou sobre os projetos de moto turismo que está desenvolvendo com parceiros e, como não poderia deixar de ser, falou sobre a Cristal Pizza, uma referência entre as pizzarias paulistanas, fundada pelo seu pai, tio e sócios há mais de 40 anos, na qual, atualmente, ele comanda o setor de delivery.

É com muita alegria, pronto para acelerar uma BMW GS1200 pelo Brasil, que recebemos neste episódio do podcast Outra Visão, André Ramalho Foz, o André Foz, o pai da Helena, o marido da Suel, o meu amigo Foz, que eu sei, tem muito a nos ensinar e várias histórias para contar.

Acompanhe a entrevista.

Entrevista realizada dia 27 de setembro de 2022.

LINKS – André Foz

· Instagram – André Foz - @afoz_motoadv -
https://www.instagram.com/afoz_motoadv/ · Instagram – ADVMotoTrips - @advmototrips - https://www.instagram.com/advmototrips/ · Site – ADVMotoTrips - https://advmototrips.com.br/ · ADV Moto Trips - Tel (11) 99979-3646 · Cristal Pizza - http://cristalpizza.com.br/cardapio/ · LinkTree - https://linktr.ee/CristalPizzaria · Instagram – Cristal Pizza - @cristalpizza - https://www.instagram.com/cristalpizza/ · Delivery Cristal Pizza - https://linktr.ee/CristalPizzaria
Oct 05, 202201:04:38
Silvana Canal #108

Silvana Canal #108

A nossa entrevistada é jornalista com experiência em assessoria de imprensa no setor de turismo, sobretudo, divulgando os atrativos, produtos e serviços turísticos na região de Foz do Iguaçu, no Paraná, um dos mais belos destinos turísticos no planeta. Não é à toa, que as Cataratas do Iguaçu, localizada em Foz do Iguaçu, foram eleitas como uma das 7 Maravilhas da Natureza.

Natural de Soledade, pequena cidade no interior do Rio Grande do Sul, ela e sua família se mudaram para o Paraná quando ainda tinha poucos meses de vida, se fixando no distrito de Itacorá, a 60 km de Foz do Iguaçu.

Em 1982, o pequeno distrito, pertencente ao município de São Miguel do Iguaçu, foi coberto pelas águas do rio Paraná com a construção da barragem da usina hidrelétrica Itaipu Binacional. Pouco antes, a família mudou-se para Foz do Iguaçu, onde a nossa entrevistada se estabeleceu, constituiu família e se formou como jornalista.

Acompanhada de um chimarrão, bom-humor e com muitas informações para compartilhar, durante a nossa conversa ela contou como foi o início da sua carreira no jornalismo; relembrou das diversas viagens a trabalho para divulgar o destino Iguaçu; falou sobre as novidades de turismo na região; explicou sobre a estrutura hoteleira e para eventos disponíveis no destino e, como não poderia deixar de ser, deu várias dicas de passeios incríveis para fazer, hospedagem, gastronomia, compras e diversão no destino Iguaçu.

É com muita alegria, já preparado para embarcar na lancha do Macuco Safari e navegar pelas corredeiras até as Cataratas do Iguaçu, que recebemos neste episódio do podcast Outra Visão, Silvana Canal, a jornalista Silvana Canal, a mãe da Bruna e da Caroline, a avó do Luigi, uma das profissionais do jornalismo que mais conhece o destino Iguaçu, e que, eu sei, tem muito a nos ensinar e várias histórias para contar.

Acompanhe a entrevista.

Entrevista realizada dia 26 de setembro de 2022.

LINKS – Silvana Canal

Site oficial -
https://silvanacanal.com.br/ Link Tree - https://linktr.ee/silvanacanalmkt Linkedin - https://www.linkedin.com/in/silvana-canal-3916143a/ Instagram - @silvanacanalmkt - https://www.instagram.com/silvanacanalmkt/ Twitter - @silvanacanal - https://twitter.com/SilvanaCanal Facebook - https://www.facebook.com/silvana.canal Blog - https://silvanacanal.wordpress.com/ Macuco Safari - https://macucosafari.com.br/ Iguazu Wellness Experience - https://www.iguazuwellness.com/ Visit Iguassu - https://www.iguassu.com.br/
Sep 28, 202201:22:28
Fernanda Murer #107

Fernanda Murer #107

A nossa entrevistada é atleta de natação master, que já conquistou resultados importantes em competições, tanto em piscinas como em águas abertas, no Brasil e exterior. Campeã brasileira e sul-americana de natação master em várias provas e em diferentes anos, ela é a atual recordista da ultramaratona aquática BISA Swim na prova Challenge de 16 km, que realizou em abril deste ano de 2022, no belo litoral da Ilha Grande (RJ).

Administradora de empresas formada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), desde os seis anos de idade ela pratica natação. Natural de Campinas (SP), ela deu suas primeiras braçadas nas piscinas do Guarani, depois ingressou na equipe de competição do Tênis Clube de Campinas, onde nadou até os 16 anos. Já na faculdade, decidiu participar das aulas de natação da FGV e, aos poucos, após o nascimento das duas filhas, foi retomando os treinos de natação na piscina olímpica do São Paulo Futebol Clube (SPFC), que ela tanto gosta.

Sempre muito gentil, durante a nossa conversa, ela contou como foi a sua preparação para nadar os 16 km na ultramaratona aquática em Ilha Grande. Também relembrou em detalhes como foi completar esse grande desafio, conquistando inclusive, um recorde. Ela ainda falou da vivência no ambiente esportivo, que acontece desde a infância; contou sobre as competições master que participa no Brasil e no exterior e explicou seu trabalho e sobre os projetos que está preparando na diretoria de natação do São Paulo Futebol Clube, que assumiu recentemente.

É com muita alegria, já pronto para nadar, que recebemos neste episódio do podcast Outra Visão, Fernanda Murer, a Fernanda, a esposa do Luiz, a mãe da Beatriz e da Letícia, uma super nadadora, apaixonada pelo esporte e por esportes, que eu sei, tem muito a nos ensinar e várias histórias para contar.

Acompanhe a entrevista.

Entrevista realizada dia 25 de agosto de 2022.

LINKS – Fernanda Murer

Instagram - @fernanda.murer -
https://www.instagram.com/fernanda.murer/ Linkedin - https://www.linkedin.com/in/fernandamurer/ Natação – São Paulo Futebol Clube - @natacaospfc - https://www.instagram.com/natacaospfc/ Bisa Swim - @swim.bisa - https://www.instagram.com/swim.bisa/ Swim Channel - https://swimchannel.net/br/novo-recorde-nos-16-km-da-bisa-swim/
Sep 15, 202201:17:13
Leo & Isabel Ricino #106

Leo & Isabel Ricino #106

Os nossos entrevistados são um casal de professores de Língua Portuguesa que, neste ano de 2022, celebram Bodas de Ouro, isto é, 50 anos de casados. Ela, natural da cidade de Alcanena, em Portugal, migrou para o Brasil com a família em 1954, aos quatro anos de idade. Portuguesa legítima, como diz, ela lecionou durante 43 anos para escolas da rede pública e particular em São Paulo, Capital, até se aposentar das salas de aula em 2012. Quem teve aulas com ela, como eu, jamais se esquecerá da professora dedicada, rigorosa e bem-humorada, que por mais de quatro décadas compartilhou seu conhecimento com milhares de alunos.

Ele, nascido em Sorocaba, é escritor, mestre em Comunicação e Letras, professor de Língua Portuguesa, Literatura e Redação há 55 anos. Ainda na ativa, produzindo e lecionando, ele é um estudioso apaixonado pelo idioma. Autor de livros, contos, crônicas, trovas, e até mesmo uma gramática, ele também já publicou diversos artigos sobre literatura e gramática para as revistas Língua Portuguesa, da Editora Segmento; Conhecimento Prático Língua Portuguesa e Conhecimento Prático Literatura, ambas da Editora Escala.

Sempre muito atenciosos, didáticos e divertidos, durante a nossa conversa eles relembram como foram os seus períodos de infância e adolescência; contaram como se conheceram no início da década de 1970; falaram sobre as suas trajetórias como professores e, como não poderia deixar de ser, reforçaram a importância da leitura para uma boa escrita e indicaram livros para os ouvintes lerem.

É com muita alegria, já com o dicionário, gramática, lápis e caderno em mãos, que recebemos neste episódio do podcast Outra Visão, Isabel Maria Oliveira Ricino e Eleomar Rozetti Ricino, a Isabel e o Leo, a professora Isabel e o professor Leo Ricino, os Avós do Felipe, do Léo, da Laís e da Giulia, os pais da Loraine e do Leandro, meus professores de Português, Literatura e Redação na escola, por quem eu tenho muito carinho, respeito e admiração e que, eu sei, têm muito a nos ensinar e várias histórias para contar.

Acompanhe a entrevista.

Entrevista realizada dia 22 de agosto de 2022.

LINKS – Leo e Isabel Ricino

Recanto das Letras – Leo Ricino
https://www.recantodasletras.com.br/autores/leoricino Textos - Leo Ricino - https://www.recantodasletras.com.br/autor_textos.php?id=15186 Youtube – Dicas de Português com Leo Ricino - https://youtu.be/Mbas9_OLwOo Wikipédia – Alcanena - https://pt.wikipedia.org/wiki/Alcanena FECAP – Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado - https://www.fecap.br/ UNIVESP - Universidade Virtual do Estado de São Paulo - https://univesp.br/

Livros indicados por Isabel e Leo Ricino:

Equador – Autor: Miguel Sousa Tavares – Editora: Companhia das Letras A Garota que você deixou para trás – Autora: Jojo Moyes – Editora: Intrínseca Ladrão do Tempo – Autor: John Boyne – Editora: Companhia das Letras Contos de Machado de Assis
Sep 06, 202201:26:40
Elissama Assis #105

Elissama Assis #105

A nossa entrevistada é uma profissional da área de Comunicação e Marketing apaixonada por corridas. Maratonista, ela já completou nada menos do que oito provas de 42 km no Brasil e exterior. Jornalista há mais de 22 anos, ela trabalhou como produtora e repórter na Rede Minas e na TV Globo Minas, e também na área da Comunicação Empresarial, atendendo grandes empresas. Atualmente, trabalha área de Marketing produzindo conteúdos para empresas de vários segmentos.

Sua paixão pela corrida nasceu em 2013. Incentivada por uma amiga, participou da primeira corrida de rua. A partir daí, o amor e a dedicação pelo esporte só cresceu e, como ela mesma diz, passou a definir a sua linha do impossível a cada treino, a cada prova.

Aos poucos, foi treinando e se sentindo cada vez mais preparada. Passou então a participar de várias provas, até que em 2015 começou a correr as maratonas, cuja estreia foi em Paris. De lá para cá ela participou e completou oito maratonas, incluindo quatro no exterior – Paris, Amsterdam, Santiago e Chicago – e quatro no Brasil – Rio de Janeiro, Porto Alegre, Florianópolis e Belo Horizonte.

Sempre muito divertida, comunicativa e autêntica, durante a nossa conversa ela contou como nasceu a sua relação com a corrida; relembrou do projeto Saudável Confraria, criado por ela, e que reunia corredores de todo o Brasil; falou sobre a sua preparação para correr uma maratona; contou como é a sua rotina de treinos e revelou qual é o seu acessório indispensável: o batom!

É com muita alegria, já pronto para correr, que recebemos neste episódio do podcast Outra Visão, Elissama Assis, a Lili, a mãe do Victor, minha amiga e colega jornalista, que eu sei, tem muito a nos ensinar e várias histórias para contar.

Acompanhe a entrevista.

Entrevista realizada dia 17 de agosto de 2022.

LINKS – Elissama Assis

Linkedin -
https://www.linkedin.com/in/elissamaassis/ Humanize seu Negócio - @humanizeseunegocio -https://www.instagram.com/humanizeseunegocio/ Saudável Confraria - @saudavelconfraria https://www.instagram.com/saudavelconfraria/ Salomão Shihtzu - @salomaoshihtzu https://www.instagram.com/salomaoshihtzu/
Aug 31, 202201:13:08
Carolina Melo #104

Carolina Melo #104

A nossa entrevistada tem uma vida ligada ao universo esportivo. Ela foi atleta de ginástica olímpica na infância e adolescência. Foi faixa preta e supercampeã de taekwondo e também atleta profissional de kitesurf na modalidade free style, tendo competido e velejado com o kite por todo o litoral brasileiro.

Natural de São Paulo (Capital), ela vive há quase 18 anos em Cabedelo, cidade vizinha de João Pessoa, a bela capital do estado da Paraíba, onde ela encontrou o ambiente ideal, a tranquilidade, o mar e os ventos constantes do Nordeste brasileiro, para velejar o seu kite, se estabelecer e criar a sua família.

Sempre sorridente e espontânea, durante a nossa conversa ela relembrou da sua trajetória como atleta de ginástica olímpica; contou das rotinas de treinos e os desafios de se tornar uma atleta tão jovem; falou sobre o taekwondo, esporte no qual chegou à faixa preta, conquistando, nada menos, do que 10 campeonatos brasileiros da modalidade. Nesta entrevista, ela também falou sobre o kite, e explicou as diferenças entre as várias modalidades possíveis; contou como foi o seu início no esporte e, como não poderia deixar de ser, deu várias dicas de passeios e turismo na região de João Pessoa.

É com muita alegria, já pronto para velejar com um kite, que recebemos neste episódio do podcast Outra Visão, Carolina Penariol Melo, a Carolina Melo, a Carol, esposa do Charif, mãe do Caio e do Felipe, minha amiga de escola, que eu sei, tem muito a nos ensinar e várias histórias para contar.

Acompanhe a entrevista.

Entrevista realizada dia 17 de agosto de 2022.

LINKS – Carolina Melo

Associação Brasileira de Kitesurf -
https://abk.com.br/ Instagram - @carolinahomsi - https://www.instagram.com/carolinahomsi/
Aug 25, 202201:22:26
Brenda Rocco #103

Brenda Rocco #103

A nossa entrevistada é psicóloga com pós-graduação em Psicodrama pela Associação Brasileira de Psicodrama e Sociodrama. Em seu trabalho, ela auxilia pessoas na busca da saúde emocional. Ela ajuda as pessoas a desenvolver capacidades próprias para estabelecerem relacionamentos mais saudáveis e alcançarem seus objetivos, superando seus problemas e dificuldades.

No início da sua carreira como psicóloga, a nossa entrevistada também trabalhava como produtora de moda, casting e eventos. Em paralelo aos estudos e ao atendimento no consultório, ela trabalhava em grandes agências. Seu trabalho era fazer, desde a busca e seleção de pessoas para campanhas de publicidade, editoriais de moda e fotografia de arte, como também produzir eventos sofisticados por todo o Brasil para grandes marcas e empresas.

Sempre muito gentil, engajada e com espírito empreendedor, durante a nossa conversa ela relembrou dos tempos como produtora, quando viveu experiências e histórias engraçadas e curiosas; revelou como nasceu o seu interesse em estudar psicologia e explicou em detalhes sobre o Psicodrama. Nesta entrevista, ela também falou sobre seu trabalho como psicóloga voluntária em diferentes projetos sociais, associações e entidades, entre elas na Arte Stencil Oficina e nos Institutos Kora e Ana Rosa, onde, durante muitos anos, fazia atendimento voluntário aos domingos, de dezenas de pessoas.

É com muita alegria, já pronto para mais uma sessão de terapia, que recebemos neste episódio do podcast Outra Visão, Brenda Brisighello Rocco, a psicóloga Brenda Rocco, a Brenda, mãe do Ian e da Lívia, minha amiga há muitos anos, que eu sei, tem muito a nos ensinar e várias histórias para contar.

Acompanhe a entrevista.

Entrevista realizada dia 11 de agosto de 2022.

LINKS – Brenda Rocco

Instagram - @psicologabrendarocco -
https://www.instagram.com/psicologabrendarocco/ Mundo Psicólogos - https://br.mundopsicologos.com/consultorios/psicologa-brenda-rocco Facebook - https://www.facebook.com/psicologabrendarocco Site - https://psicologabrendarocco.wordpress.com/quem-sou-eu/ Arte Stencil Oficina - @arte_stencil_oficina_br_ - https://www.instagram.com/arte_stencil_oficina_br_/ Instituto Kora – @instituto_kora - https://www.instagram.com/instituto_kora/ Instituto Ana Rosa – @institutoanarosa - https://www.instagram.com/institutoanarosa/ Instituto Ana Rosa -LinkTree - https://linktr.ee/institutoanarosa Daimon Cer - @daimoncer - https://www.instagram.com/daimoncer/
Aug 22, 202201:15:23
Especial de Aniversário - 2 anos do podcast Outra Visão

Especial de Aniversário - 2 anos do podcast Outra Visão

O mês de Julho é sempre muito especial aqui no podcast Outra Visão. É o mês que o podcast faz aniversário e agora de dois anos! Julho também é o mês em que eu recebo os depoimentos dos entrevistados para este Especial de Aniversário; é o mês em que eu consigo rever e relembrar tudo o que foi produzido ao longo do último ano; eu me divirto, rio, aprendo, me encanto e me emociono com as entrevistas realizadas.

É um mês especial também porque me sinto ainda mais motivado em continuar a produzir este trabalho jornalístico que realizo com paixão, dedicação e profissionalismo. Completar 2 anos do podcast Outra Visão, com 102 entrevistas publicadas e mais de 10 mil reproduções de episódios, é motivo de muita alegria.

Desde Julho de 2020, há 2 anos, 102 pessoas em 13 países, aceitaram o meu convite para uma entrevista descontraída, como um bate-papo; 102 pessoas dedicaram um pouco do seu tempo para falar comigo, contar as suas histórias, trajetórias pessoais e profissionais.

Muito obrigado a todos os entrevistados que compartilharam suas experiências e memórias aqui!

Muito obrigado a todos os ouvintes, em 54 países, que nos prestigiam com sua audiência em cada edição!

Para dar uma ideia, temos ouvintes no Brasil, Estados Unidos, Inglaterra, França e Portugal. Na Suíça e em Moçambique, em Angola e na Espanha, em Cabo Verde e na Coreia do Sul. É muito legal produzir e publicar um conteúdo de áudio em língua portuguesa com alcance mundial. Afinal, somos um podcast internacional que recebe entrevistados de todo o mundo.

ESPECIAL – ANO 2

Neste episódio especial para celebrar o aniversário de 2 anos do podcast Outra Visão, eu reuni depoimentos de todos os entrevistados que participaram ao longo do último ano – Julho/2021 a Julho/2022 - para contarem suas experiências de participar no podcast Outra Visão. Afinal, os entrevistados são as estrelas deste podcast e este é um espaço para ouvi-los!

Foi muito legal durante nesse segundo ano interagir com pessoas que estão em várias cidades pelo mundo. No último ano conversei com pessoas em 17 cidades em 6 países – Brasil, Argentina, Espanha, Estados Unidos, Holanda e Canadá – nas cidades de Belo Horizonte, Manaus, São Paulo, San Diego na Califórnia, Brotas, Curitiba, Kailua-Kona no Hawaii, Vinhedo, Amsterdam, Guarulhos, London (Canadá), São Sebastião, Buenos Aires, Madrid, Rio de Janeiro, Ponte Vedra Beach na Flórida e em Atlanta, Georgia.

Nas últimas semanas, entrei em contato com todos e os convidei para enviarem uma mensagem em áudio e falarem da sua participação no programa.  E eu quero compartilhar com você, ouvinte, as mensagens que eu recebi das estrelas deste podcast: os entrevistados! É muito legal ouvir e ter o retorno de carinho e reconhecimento dos meus convidados!

Vamos ouvir?

XXX

O podcast Outra Visão é uma produção da agência Outra Visão Comunicação. Ideia original, produção e apresentação, Paulo Cunha, o Paulão! Nós temos um site, visite – www.podcastoutravisao.com - Fale conosco! Envie e-mail para podcast@outravisao.com.br Estamos no Instagram, siga @podcast_outravisao

Jul 26, 202231:41
Murilo Rodrigues #102

Murilo Rodrigues #102

O nosso entrevistado é administrador e consultor de empresas, sócio fundador da EKS Advisory, especialista em avaliações de empresas, fusões e aquisições – Mergers and Acquisitions (M&A) - e em finanças corporativas. Formado em Administração pelo Mackenzie, em São Paulo (Capital), e com MBA em finanças pelo Insper, sua trajetória profissional na Administração sempre esteve ligada ao ambiente corporativo, analisando números, valores e oportunidades.

Por 18 anos, o nosso entrevistado trabalhou numa das maiores consultorias do mundo, a Deloitte, onde começou fazendo auditoria e aos poucos foi aprendendo sobre novas áreas de negócios.

Dentro da própria empresa ele acabou migrando para a área de fusões e aquisições (M&A), onde se consolidou como consultor especialista nessa área, na qual segue até hoje.

Sempre muito atencioso e tranquilo, durante a nossa conversa ele contou como foi o início da sua carreira na Administração; relembrou do longo período que trabalhou na Deloitte e dos aprendizados e amigos que conquistou na empresa; além de explicar em detalhes como é o trabalho de um profissional que atua na área de fusões e aquisições. Ele também detalhou como é o processo de compra e venda de uma empresa; falou como é feita a análise do valor de uma empresa, e, como não poderia deixar de ser, contou sobre a sua empresa, a EKS Advisory.

É com muita alegria, já com várias planilhas de Excel abertas na tela, que recebemos neste episódio do podcast Outra Visão, Murilo Ernesaks Rodrigues, o Murilo, o Pai da Helena e da Bebel, o marido da Babi, meu amigo, grande corintiano, que eu sei, tem muito a nos ensinar e várias histórias para contar.

Acompanhe a entrevista.

Entrevista realizada dia 28 de junho de 2022.

LINKS – Murilo Rodrigues

Site – EKS Advisory -
https://eksadvisory.com.br/ Linkedin - https://www.linkedin.com/in/murilo-ernesaks-rodrigues/

XXX

O podcast Outra Visão é uma produção da agência Outra Visão Comunicação. Ideia original, produção e apresentação, Paulo Cunha, o Paulão! Nós temos um site, visite – www.podcastoutravisao.com - Fale conosco! Envie e-mail para podcast@outravisao.com.br Estamos no Instagram, siga @podcast_outravisao

Jul 21, 202201:10:31
Gabriel Manetti #101

Gabriel Manetti #101

O nosso entrevistado é um artista incrível, com múltiplos talentos. Ele é ator, cantor, dublador, escritor, professor de teatro e jornalista. Formado em Comunicação Social, pela Universidade São Judas Tadeu, e em Artes Dramáticas, pela Escola Superior de Artes Célia Helena, ele é pós-graduado em Dramaturgia, também pela Escola Célia Helena, em São Paulo (Capital).

Sua trajetória profissional é repleta de boas histórias e de muita paixão pelas artes e espetáculos. Entre as várias atividades do nosso entrevistado, em 2014, ele criou, juntamente com o amigo e parceiro Fábio Freire, o projeto Beatles para Crianças, que rapidamente cresceu, amadureceu e se tornou um verdadeiro sucesso, com mais de 800 shows realizados em todo o Brasil, incluindo dois CDs lançados.

De garoto tímido na infância e adolescência, ele se tornou um artista extrovertido, sem o menor pingo de acanhamento nos palcos. Ele é conhecido nacionalmente, seja pelos shows dos Beatles para Crianças, ou pela sua voz, afinal há mais de dez anos ele é dublador profissional de filmes e séries de grande audiência.

Sempre muito comunicativo e divertido, durante a nossa conversa ele lembrou como foi a decisão de seguir a carreira artística; contou do início como ator no programa Vila Maluca, humorístico da RedeTV!, bem como dos anos como professor de teatro para crianças e adolescentes na escola Célia Helena.

Ele também relembrou da sua fase como jogador de futebol; explicou como é a rotina e o trabalho de um dublador profissional e, como não poderia deixar de ser, contou sobre o nascimento do projeto Beatles para Crianças; relembrou das viagens e das histórias engraçadas que aconteceram em shows, além de falar sobre a produção e criação artística dos espetáculos.

É com muita alegria, já na plateia pronto para pular, cantar e brincar em mais um show dos Beatles para Crianças, que recebemos neste episódio do podcast Outra Visão, João Gabriel Pisati Manetti, o João, o Gabriel, o Gabriel Manetti, que eu sei, tem muito a nos ensinar e várias histórias para contar.

Acompanhe a entrevista.

Entrevista realizada dia 2 de junho de 2022.

LINKS – Gabriel Manetti

Beatles para Crianças -
https://www.beatlesparacriancas.com/ Youtube - https://www.youtube.com/beatlesparacriancas Instagram – @beatlesparacriancas - https://www.instagram.com/beatlesparacriancas/ Facebook - https://www.facebook.com/beatlesparacriancas Radialista - https://radialista.com.br/gabrielmanetti RP News - https://rpnews.com.br/noticia/13521/gabriel-manetti-lanca-hq-zeca-e-o-misterio-dos-irmaos-lumiere

XXX

O podcast Outra Visão é uma produção da agência Outra Visão Comunicação. Ideia original, produção e apresentação, Paulo Cunha, o Paulão! Nós temos um site, visite – www.podcastoutravisao.com - Fale conosco! Envie e-mail para podcast@outravisao.com.br Estamos no Instagram, siga @podcast_outravisao

Jul 05, 202201:31:08
André Trindade #100

André Trindade #100

O nosso entrevistado é psicoterapeuta, educador, escritor e bailarino. Autor de ‘Gestos de Cuidado, Gestos de Amor’, lançado em 2007 e ‘Mapas do Corpo’, de 2016 (Summus Editorial), ele é formado em Psicologia pela PUC-SP e é psicomotricista, especialista em cadeias musculares e articulares GDS, formado na Bélgica.

Com mais de três décadas de experiência como psicólogo e psicomotricista em consultório e escolas, ele tem uma vida dedicada aos estudos da psicologia, do corpo, do movimento, dos gestos e da coordenação motora.

A trajetória profissional do nosso entrevistado também tem uma relação muito bonita e especial com a dança. Para se ter uma ideia, em 1980, ele começou a frequentar as aulas de danças folclóricas na escola do mestre Ivaldo Bertazzo. Pouco tempo depois, tornou-se professor na mesma escola e a partir daí não parou mais de se movimentar. Seja dançando, ensinando, atendendo no consultório, estudando e escrevendo livros e artigos sobre o corpo e a psicologia, ele está sempre em movimento.

Muito gentil e atencioso, durante a nossa conversa ele se lembrou do início da sua carreira na psicologia e na dança; falou sobre sua parceria com a Betty Gervitz, quando, juntos, desde 1992, começaram a dar aulas de danças étnicas e circulares no espaço Colmeia; e, posteriormente, fundaram o Estúdio A&B, ambos em São Paulo. Ele também contou sobre como é o seu atendimento em consultório com bebês, crianças e adolescentes; falou sobre os seus livros e artigos publicados; revelou que está preparando um novo livro e, como não poderia deixar de ser, deu uma verdadeira aula de psicomotricidade e a importância de estimular a boa postura, a flexibilidade, a autoconfiança e o prazer da brincadeira.

É com muita alegria, já na roda de danças étnicas, ensaiando para uma apresentação da turma, que recebemos neste episódio do podcast Outra Visão, André Trindade, o André: meu professor de dança no espaço Colmeia, que eu sei, tem muito a nos ensinar e várias histórias para contar.

Acompanhe a entrevista.

Entrevista realizada dia 27 de maio de 2022.

LINKS – André Trindade

Site Oficial -
http://www.andretrindade.net.br/ Facebook – André Trindade - https://www.facebook.com/andretrindadebr Artigo de André Trindade na Folha SP em 11/11/2020  - https://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/2020/09/a-volta-a-escola-precisa-contemplar-uma-utopia-do-corpo.shtml Artigo de André Trindade na Folha SP em 15/02/2022 - https://www.pressreader.com/brazil/folha-de-s-paulo/20220215/281603833892209

XXX

O podcast Outra Visão é uma produção da agência Outra Visão Comunicação. Ideia original, produção e apresentação, Paulo Cunha, o Paulão! Nós temos um site, visite – www.podcastoutravisao.com - Fale conosco! Envie e-mail para podcast@outravisao.com.br Estamos no Instagram, siga @podcast_outravisao

Jun 27, 202201:10:58
Peter Biondi #99

Peter Biondi #99

O nosso entrevistado é jornalista, professor universitário na área de aviação, e tem mestrado em gerenciamento de aeroportos e de companhias aéreas pela Embry-Riddle Aeronautical University, uma das mais respeitadas universidades de aviação do mundo. Estudioso do universo da aviação, há 22 anos ele vive na cidade de Atlanta, Georgia, nos Estados Unidos, onde também é instrutor internacional da Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA).

Apaixonado por aviação, desde garoto ele gostava de passear no aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP), para ver o movimento das aeronaves e encontrar os amigos que trabalhavam em companhias aéreas. Já na década de 1980, depois de passar uma temporada no exterior, ele retornou ao Brasil e conseguiu um trabalho na Varig, no aeroporto de Viracopos. Posteriormente, ele trabalhou nas companhias aéreas KLM e na British Airways, já no aeroporto de Guarulhos, onde permaneceu por 12 anos.

Sempre muito atencioso e simpático, durante a nossa conversa ele contou sobre o início da sua carreira no mundo da aviação; narrou suas viagens para conhecer in loco e pesquisar o funcionamento dos mais diferentes aeroportos pelo mundo; relembrou dos tempos em que trabalhou na British Airways como atendente especial aos clientes e, como não poderia deixar de ser, deu uma verdadeira aula sobre aeroportos, companhias aéreas e preços das passagens.

É com muita alegria, já com o boarding pass em mãos, pronto para embarcar, que recebemos neste episódio do podcast Outra Visão, Peter Biondi, o Peter do Canal Asa, que eu sei, tem muitos a nos ensinar e várias histórias para contar.

Acompanhe a entrevista.

Entrevista realizada dia 25 de maio de 2022.

LINKS – Peter Biondi

· Youtube – Airplane 800 - https://www.youtube.com/user/airplane800

· Youtube – Canal Asa - https://www.youtube.com/c/ASAAviationSpaceATC


XXX

O podcast Outra Visão é uma produção da agência Outra Visão Comunicação. Ideia original, produção, apresentação e com muita alegria, Paulo Cunha, o Paulão! Nós temos um site, visite – www.podcastoutravisao.com - Fale conosco! Envie e-mail para podcast@outravisao.com.br Estamos no Instagram, siga @podcast_outravisao

Jun 07, 202201:23:09
Rebeca Cashion #98

Rebeca Cashion #98

A nossa entrevistada é tradutora técnica e vive numa bela cidade praiana no norte da Flórida, nos Estados Unidos. Nascida em São Paulo (Capital), ela foi criada em Curitiba (Paraná), onde passou a maior parte da infância e adolescência, até retornar para São Paulo, onde se formou como jornalista e também como designer gráfica.

Imagine só! Ainda na infância, ela foi convidada para participar de um teste para um comercial de TV em Curitiba; nascia aí também a sua carreira artística. Desde criança, até a idade adulta, a nossa entrevistada participou de vários comerciais e foi apresentadora de programas na televisão, até que no ano 2000, mudou-se para a cidade de Atlanta, nos Estados Unidos, quando foi convidada para trabalhar no The Weather Channel.

É uma história de vida muito legal, repleta de boas histórias e de muito estudo, até se tornar tradutora técnica certificada. Só para se ter uma ideia, ela é fluente em quatro idiomas – inglês, francês, espanhol e português - e responsável pela tradução de manuais técnicos com mais de 10 mil páginas.

Sempre muito divertida, espontânea e comunicativa, durante a nossa conversa ela relembrou do início da carreira artística em Curitiba; falou sobre os programas que apresentou e os comerciais que fez para a televisão; lembrou-se das aulas de sapateado na infância; contou sobre a sua paixão pelo estudo de idiomas e da influência de seu Pai, o senhor Michael, para seguir nessa área.

Ela também explicou em detalhes como é o trabalho de uma tradutora técnica; revelou os desafios de se traduzir manuais técnicos com milhares de páginas e, como não poderia deixar de ser, deu ótimas dicas de passeios e turismo na Flórida, que vão muito além dos parques da Disney.

É com muita alegria, e pronto para mais uma deliciosa conversa, que recebemos neste episódio do podcast Outra Visão, Rebeca Butinariu Cashion, a Rebeca, a esposa do Chris, a mãe da Melanie, minha amiga da faculdade de jornalismo, que eu sei, tem muito a nos ensinar e várias histórias para contar.

Acompanhe a entrevista.

Entrevista realizada dia 20 de maio de 2022.

LINKS – Rebeca Cashion

Linkedin - https://www.linkedin.com/in/rebeca-melanie-butnariu-cashion-6210b539/

XXX

O podcast Outra Visão é uma produção da agência Outra Visão Comunicação. Ideia original, produção e apresentação, com muita alegria, Paulo Cunha, o Paulão! Nós temos um site, visite – www.podcastoutravisao.com - Fale conosco! Envie e-mail para podcast@outravisao.com.br - Estamos no Instagram, siga @podcast_outravisao

Jun 01, 202201:08:22
Paula Du Gelly #97

Paula Du Gelly #97

A nossa entrevistada é bailarina clássica, formada no Alvin Ailey Dance Center em Nova York. Ela também é atriz, modelo, cantora, escritora, roteirista e produtora de cinema. Talentosa e apaixonada por suas atividades artísticas, sua trajetória profissional se divide entre trabalhos realizados no Brasil e nos Estados Unidos.

Imagine que a nossa entrevistada já fez parte de musicais como Sweet Charity e Fosse, em São Paulo; foi a protagonista do espetáculo “A Rosa do Rio”, no Teatro Zinzanni, em Seattle; como modelo, no Brasil, fez diversas campanhas publicitárias para a televisão e mídia impressa; nos Estados Unidos, participou de mais de 30 peças de teatro, declamações de sonetos de Shakespeare e filmes independentes.

Em 2016, por exemplo, ela produziu, dirigiu e atuou no curta-metragem “A história da menininha que amava borboletas” e conquistou prêmios de melhor filme de curta-metragem em festivais de Paris, Londres, Los Angeles, Grécia e Irã, além de ter o seu curta selecionado para 18 festivais pelo mundo, incluindo o Cannes Court Metrage-Short Film Corner 2016.

É uma vida dedicada às artes e espetáculos; à produção e interpretação; ao cinema e à dança.

Sempre muito elegante, gentil e carinhosa, durante a nossa conversa ela relembrou do início da sua carreira quando conquistou uma bolsa de estudos na Alvin Ailey Dance Center e se tornou dançarina profissional; contou das experiências em musicais e falou sobre os projetos atuais, que incluem a publicação de um livro de contos e a criação de dois longas-metragens e duas séries de TV de sua autoria.

É com muita alegria, já na plateia, e aguardando o início de um maravilhoso espetáculo musical, que recebemos neste episódio do podcast Outra Visão, Paula Du Gelly, a Paula Gelly, a Paulinha, a mãe do Pedro e do Tiago, minha amiga de infância, que eu sei, tem muito a nos ensinar e várias histórias para contar.

Acompanhe a entrevista.

Entrevista realizada dia 12 de maio de 2022.

LINKS – Paula Du Gelly

Noire Pictures -
https://www.noirepictures.com/ Site Paula Du Gelly - https://pgelly.wixsite.com/pauladugelly?lang=pt

Paula Du Gelly conta com o patrocínio das empresas:

Yoga Flow - https://yogaflow.com.br/quem-somos/vila-nova/ Gaia Pole - https://gaiapole.com/

XXX

O podcast Outra Visão é produzido e apresentado, com muita alegria, pelo jornalista Paulo Cunha, o Paulão

May 25, 202258:56
Maurício Gargel #96

Maurício Gargel #96

O nosso entrevistado é engenheiro de masterização (mastering engineer), com mestrado em Artes pela Middle Tennessee State University (MTSU) e proprietário de um moderno estúdio profissional de masterização em São Paulo (Capital), que leva o seu nome.

Formado em Publicidade e Propaganda nos anos 1990, ainda na faculdade ele descobriu que a sua verdadeira paixão e vocação era trabalhar no ambiente da música e dos sons, dos estúdios e seus incríveis equipamentos.

Dos tempos da faculdade até hoje, ele já fez um pouco de tudo: de técnico de som a sócio de uma produtora de publicidade; de operador de som de shows ao vivo a gravação de discos em estúdios; até se tornar professor, por mais de 10 anos, no Instituto de Áudio e Vídeo (IAV), em São Paulo, onde também foi aluno.

Sempre divertido, inteligente e autêntico, durante a nossa conversa ele relembrou como foi o início da carreira e as primeiras experiências profissionais no universo musical; explicou em detalhes sobre o trabalho de um engenheiro de masterização; falou da importância desta etapa final de produção musical antes da entrega para os ouvintes; contou sobre a experiência de fazer o mestrado em Artes nos Estados Unidos e discorreu sobre gravação e mixagem 3D, tema da sua tese de mestrado.

Nesta entrevista, ele também fez uma divertida análise do dia a dia de um fã ouvindo músicas nas plataformas de streaming e interagindo nas redes sociais; contou sobre as suas aventuras no mundo da coquetelaria, que rendeu até um Instagram repleto de receitas de drinques e, falou sobre a corrida, esporte ao qual se dedica nos últimos anos.

É com muita alegria, já com a mesa de som ligada e preparada para mais uma gravação, que recebemos neste episódio do podcast Outra Visão, Maurício Gargel, o Mau, o Maurício marido da Dani, que eu sei, tem muito a nos ensinar e várias histórias para contar.

Acompanhe a entrevista.

Entrevista realizada dia 5 de maio de 2022.

LINKS – Maurício Gargel

Maurício Gargel Audio Mastering -
https://mauriciogargel.com/ Instagram – Estúdio @gargelmastering - https://www.instagram.com/gargelmastering/ Instagram – Coquetelaria by MGargel - @mgargel - https://www.instagram.com/mgargel/ Headliner Magazine - https://headlinermagazine.net/latest-us-issue.html

XXX

O podcast Outra Visão é produzido e apresentado, com muita alegria, pelo jornalista Paulo Cunha, o Paulão

May 19, 202201:15:32
Paula Penteado #95

Paula Penteado #95

A nossa entrevistada é psicóloga formada pela PUC-Rio; mestranda em Saúde da Família; cientista comportamental e também é formada em Publicidade e Propaganda pela FIAM, em São Paulo. Natural da capital paulista, ela já morou em várias cidades do Brasil e exterior, entre elas: São Luiz, no Maranhão, Salvador, na Bahia, em Washigton D.C nos Estados Unidos e a pouco mais de 15 anos vive na cidade do Rio de Janeiro.

Sempre muito comunicativa, divertida e observadora, durante a nossa conversa ela relembrou as mudanças e experiências de viver em diferentes cidades; contou sobre a decisão de seguir na carreira como psicóloga; explicou como são feitas as terapias de casais, de famílias e individuais; esclareceu o que é visão sistêmica na psicologia, e falou sobre transtornos alimentares, uma das suas áreas de atuação.

É com muita alegria, já com a sessão de terapia pronta para começar, que recebemos neste episódio do podcast Outra Visão, Paula Penteado, a doutora Paula, a Paula, irmã do Mário e da Flávia, filha do Rubens e da Ana, a esposa do Marcelo, a mãe do Luca, do Gabriel e da Laura, que eu sei, tem muito a nos ensinar e várias histórias para contar.

Acompanhe a entrevista.

Entrevista realizada dia 21 de Março de 2022.

LINKS – Paula Penteado

· Site oficial - http://paulapenteado.com.br/

· Instagram - https://www.instagram.com/paulapsipenteado/ - @paulapsipenteado

XXX

O podcast Outra Visão é produzido e apresentado, com muita alegria, pelo jornalista Paulo Cunha, o Paulão

Apr 07, 202201:17:37
Luana Fischer #94

Luana Fischer #94

A nossa entrevistada é fotógrafa profissional há mais 25 anos, artista visual, professora de Fotografia, mestre em Ciências Humanas pela Universitat Oberta de Catalunya e também formada em Jornalismo, pela PUC-SP.

Natural de São Paulo (Capital), ela iniciou a sua carreira como jornalista e fotógrafa na capital paulista, com passagens pelos extintos jornais Folha da Tarde e Notícias Populares. Também atuou por seis anos como fotógrafa no jornal Folha de São Paulo. 

Entre 2001 e 2002, a nossa entrevistada passou uma temporada na Espanha onde fez um curso de pós-graduação em fotografia em Madrid. Posteriormente, em 2004, ela retornou para a capital espanhola e decidiu se mudar de vez do Brasil para a Espanha.

Lá ela constituiu família e construiu uma carreira profissional brilhante, sempre ligada ao universo da fotografia e das artes visuais, seja ensinando, aprendendo e sempre inovando. 

Entre os diversos e variados trabalhos de fotografia que realizou no Brasil e na Espanha, destaques para os Prêmio Marc Ferrez de Fotografia que ela conquistou em 2010 com o projeto Quintal, em São Paulo, e pela participação na XX edição do Festival Internacional de Fotografia y Artes Visuales, PhotoEspaña Descubrimientos, em 2017.

Sempre muito gentil, inteligente e elegante, durante a nossa conversa ela contou das suas passagens pelos jornais em São Paulo no início da carreira, relembrando nomes e acontecimentos dessa época; falou de como nasceu o seu interesse para a fotografia, numa viagem com as amigas, e durante o curso de jornalismo na PUC-SP; explicou sobre o seu trabalho como professora de fotografia na LENS Escuela de Artes Visuales e no campus Madrid da University of Saint Louis. 

Nesta entrevista ela também explicou em detalhes sobre a tese de mestrado concluída recentemente, cujo tema é a resiliência, e falou sobre a sua mais nova exposição de fotos denominada ‘El Fondo Marino’, que está aberta para visitação até dia 20 de maio, em Madrid. Imperdível!

É com muita alegria, já com o estúdio fotográfico pronto para mais uma sessão de fotos, que recebemos neste episódio do podcast Outra Visão, Luana Fischer, a Luana do CEB e do Comecinho de Vida. A talentosa fotógrafa, teacher, professora Luana, a mãe do Valentim, esposa do Davi, que eu sei, tem muito a nos ensinar e várias histórias para contar.

Acompanhe a entrevista. Entrevista realizada dia 5 de março de 2022.

LINKS – Luana Fischer

· Site oficial -
https://luanafischer.com/ · Instagram - @luafischer · Lens – Escuela de Artes Visuales - https://lensescuela.es/ · Exposição “El Fondo Marino’ - https://lensescuela.es/showroom/exposiciones/elfondomarino-expo-de-luana-fischer/ · Lens – Luana Fischer - https://lensescuela.es/escuela-de-artes-visuales/profesores/luana-fischer/ · Artigo sobre o projeto “Resiliência” no blog da Universitat Oberta de Catalunya - https://blogs.uoc.edu/humanitats/ca/retrat-com-a-eina-de-resiliencia-entre-dones-amb-discapacitat-intel/?utm_source=feedburner&utm_medium=email Universitat Oberta de Catalunya - https://www.uoc.edu/portal/en/index.html Saint Louis University Madrid - https://www.slu.edu/madrid/index.php


Mar 22, 202201:13:52
Roberto Caiafa #93

Roberto Caiafa #93

O nosso entrevistado é jornalista e repórter fotográfico. Especializado na editoria Defesa, que inclui assuntos militares da Marinha, Exército e Aeronáutica, ele cobre pautas dessa editoria há mais de 15 anos. Estudioso do assunto e apaixonado pela profissão, ele compartilha o seu conhecimento e reportagens de voos, eventos e andanças pelo Brasil e pelo mundo em seu canal no Youtube, o Caiafa Master, que conta com mais de 91 mil inscritos.

Sempre muito comunicativo, atencioso e bem articulado, o nosso entrevistado é correspondente internacional da revista espanhola Infodefensa e também é jornalista e fotógrafo das revistas brasileiras Tecnologia & Defesa e Hobby News. Com experiência de coberturas de eventos no Brasil e no exterior, ele vem trilhando, com dedicação, uma carreira repleta de superação, desafios e conquistas no jornalismo especializado em Defesa.

Durante a nossa conversa, ele relembrou como foi o início da sua carreira no jornalismo, já aos 30 anos de idade; revelou sobre a época, após prestar o serviço militar, quando trabalhou como segurança; falou sobre a importância da leitura e dos estudos para o seu trabalho; contou sobre a emoção de visitar lugares e museus pelo mundo para ver e fotografar de perto aeronaves, blindados e navios que ele tanto conhecia pelos livros. E como não poderia deixar de ser, explicou sobre o seu canal no Youtube, revelou como é a rotina de produção e os desafios de mostrar a cara na internet, interagindo com os mais de 91 mil inscritos.

É com muita alegria, já com a teleobjetiva acoplada na câmera para clicar o voo da Esquadrilha da Fumaça, que recebemos neste episódio do podcast Outra Visão, Roberto Valadares Caiafa, o Caiafa, torcedor do Atlético Mineiro, meu amigo de coberturas jornalísticas, que eu sei, tem muito a nos ensinar e várias histórias para contar.

Acompanhe a entrevista.

Entrevista realizada dia 21 de fevereiro de 2022.

LINKS – Roberto Caiafa

Site -
https://caiafamaster.com.br/ Youtube – Canal Caiafa Master - https://www.youtube.com/c/caiafamaster Twitter - @beto_caiafa - https://twitter.com/beto_caiafa Linkedin - https://www.linkedin.com/in/roberto-caiafa-04587111 Instagram - @robertocaiafa - https://www.instagram.com/robertocaiafa/

XXX

O podcast Outra Visão é produzido e apresentado, com muita alegria, pelo jornalista Paulo Cunha, o Paulão

Mar 09, 202201:21:34
Lucila Bastos #92

Lucila Bastos #92

A nossa entrevistada é relações-públicas, formada em 1994 pela Faculdade Cásper Líbero, em São Paulo (Capital), sua cidade natal. Há pouco mais de 20 anos, ela decidiu se mudar do Brasil para a Argentina, mais precisamente de São Paulo para Buenos Aires, onde constituiu família e continuou sua carreira como profissional de Comunicação e Marketing.

Sempre muito simpática, elegante e bem informada, durante a nossa conversa ela relembrou da época da mudança, em setembro de 2001, na véspera de uma grande crise econômica no País; detalhou a decisão de ir para a Argentina; falou sobre o desafio de escrever bem no novo idioma, sobretudo no seu ambiente profissional de Comunicação e contou sobre como é o dia a dia da vida em Buenos Aires.

Nesta entrevista, ela também falou sobre o cinema e a música argentina; indicou filmes, bandas de rock, cantoras e cantores em destaque; contou sobre a imprensa argentina, as rádios, jornais e portais de internet e, como não poderia deixar de ser, deu dicas maravilhosas de passeios e lugares para se visitar na capital portenha.

É com muita alegria, já com uma bela jaqueta de couro, pronto para degustar uma deliciosa parrillaargentina, que recebemos neste episódio do podcast Outra Visão, Lucila Bastos, a Lu, a mãe da Sofia e da Maia, a esposa do Emanuel, minha amiga de trabalho há muitos anos, que eu sei, tem muito a nos ensinar e várias histórias para contar.

Acompanhe a entrevista.

Entrevista realizada dia 17 de fevereiro de 2022.

LINKS – Lucila Bastos

Rádio Com Vos – 89.9 FM -
https://radioconvos.com.ar/ Infobae - https://www.infobae.com/america/ Parrilla Don Julio - https://www.parrilladonjulio.com/ La Brigada Parrilla - https://labrigada.com.ar/ Piegari Ristorante - https://www.piegari.com.ar/ Soda Stereo - https://open.spotify.com/artist/7An4yvF7hDYDolN4m5zKBp?si=1f408c3b3fba485e Nathy Peluso - https://open.spotify.com/artist/3VHAySZQPlfGlNLslzXYpN?si=d370570154a1426a Bajofondo - https://open.spotify.com/artist/4Wk0MW9d5uu6WbAgRCuH4O?si=8f08288d51304aee Gustavo Cerati - https://open.spotify.com/artist/1QOmebWGB6FdFtW7Bo3F0W?si=e865bff473ce4fa4 Babasónicos - https://open.spotify.com/artist/2F9pvj94b52wGKs0OqiNi2?si=HCZiyWbTSuulaiM_ZIBI6g Charly García - https://open.spotify.com/artist/3jO7X5KupvwmWTHGtHgcgo?si=4b6e8927e9ed4c85

XXX

O podcast Outra Visão é produzido e apresentado, com muita alegria, pelo jornalista Paulo Cunha, o Paulão

Feb 22, 202201:14:22
Jana Grael #91

Jana Grael #91

A nossa entrevistada é professora de inglês há quase 30 anos e desde 2015 também lidera, juntamente, com o seu marido, o projeto Trip 4 Life, em que compartilha dicas e experiências de viagens. Aqui ela aborda temas ligados à cultura e história dos locais que visitam.

Formada em jornalismo pela FIAM, em São Paulo, a nossa entrevistada optou por não seguir a carreira na área, mas agregou os estudos da comunicação social no dia a dia das suas aulas de inglês.

Apaixonada por viagens, comunicativa, divertida e espontânea, durante a nossa conversa ela contou sobre as mudanças e andanças pelo Brasil; falou sobre a primeira grande viagem de carro que fez de São Paulo até o Piauí; revelou como foi a preparação, os perrengues e os momentos inesquecíveis desta primeira ‘road trip’ do casal Trip 4 Life; contou sobre as experiências de morar em diferentes cidades brasileiras e, como não poderia deixar de ser, relembrou do início da sua trajetória como professora de inglês, em 1994.

É com muita alegria, já com a mochila pronta para viajar, que recebemos no primeiro episódio do ano de 2022 do podcast Outra Visão, Janaína Grael Farias, a Jana Grael, a esposa do Francisco, a teacher Jana, minha amiga da época de escola, que eu sei, tem muito a nos ensinar e várias histórias para contar.

Acompanhe a entrevista.

Entrevista realizada dia 8 de fevereiro de 2022.

LINKS – Jana Grael

· Instagram - @trip_4_life_br - https://www.instagram.com//trip_4_life_br/

· Instagram - @janagrael

· Facebook – Trip 4 Life - https://www.facebook.com/trip4lifebr

XXX

O podcast Outra Visão é produzido e apresentado, com muita alegria, pelo jornalista Paulo Cunha, o Paulão

Feb 14, 202201:10:13
Especial - Fim de Ano 2021

Especial - Fim de Ano 2021

Olá! Seja muita bem-vinda, muito bem-vindo ao podcast Outra Visão. Eu sou o Paulo Cunha, o Paulão, e falo da redação da Outra Visão Comunicação, em Belo Horizonte.

Hoje é dia 20 de dezembro de 2021 e este é o episódio especial de fim de ano do podcast Outra Visão. Eu não poderia encerrar este ano sem deixar uma mensagem especial para você, ouvinte!

Entrevistas e boas histórias para ouvir. Divirta-se com Outra Visão!

Meus votos de um Feliz Natal e um Maravilhoso ano de 2022 com saúde, alegrias e conquistas

Um abraço,

Um beijo

Do Paulo Cunha, Paulão

Dec 20, 202107:51
Flávia Fonseca #90

Flávia Fonseca #90

A nossa entrevistada é jornalista, empresária, especialista em Gestão de Negócios pela Fundação Dom Cabral (FDC), e em Comunicação e Gestão Empresarial pela PUC-Minas. Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), atualmente ela está concluindo o Doutorado em Ciência da Informação.

Com foco em empreendedorismo acadêmico, a sua pesquisa de Doutorado está sendo realizada em parte na UFMG, no Brasil, e em parte na Western University, no Canadá.

Estudiosa e dedicada ao ambiente acadêmico, ela também tem uma grande experiência de mercado. Antes de empreender, em 2011, fundando a própria agência, a Tinno Comunicação, ela trabalhou na área de comunicação de empresas como Fiat Automóveis e Construtora Líder, só para citar algumas. Ela também foi repórter de informática e tecnologia do jornal Estado de Minas, no começo dos anos 2000.

Sempre muito gentil, elegante e educada, durante a nossa conversa ela contou como está sendo a experiência de viver e estudar no Canadá; explicou em detalhes como é o seu trabalho de pesquisa para o Doutorado; falou sobre empreendedorismo acadêmico; contou como é a sua rotina como pesquisadora de Doutorado visitante na Western University; revelou a sua paixão pelos estudos e o desejo de seguir a carreira no meio acadêmico.

Nesta entrevista, ela também relembrou o início da sua carreira; falou sobre a sua experiência como profissional de comunicação e como essa sua vivência pode contribuir para o seu trabalho no ambiente acadêmico.

É com muita alegria, já na sala de aula, prontos para aprender muito, que recebemos neste episódio do podcast Outra Visão, Flávia de Souza Magalhães Fonseca, a Flávia Fonseca, a Flavinha, a mãe do Rafinha, minha amiga, que eu sei, tem muito a nos ensinar e várias histórias para contar.

Acompanhe a entrevista.

Entrevista realizada dia 13 de dezembro de 2021.

LINKS – Flávia Fonseca

Linkedin -
https://www.linkedin.com/in/flavia-fonseca-marketing/

XXX

O podcast Outra Visão é produzido e apresentado, com muita alegria, pelo jornalista Paulo Cunha, o Paulão! Instagram @podcast_outravisao - Site oficial: www.podcastoutravisao.com

Dec 15, 202101:15:35
Odilon Amaral #89

Odilon Amaral #89

O nosso entrevistado é jornalista profissional há quase 30 anos, especialista em comunicação e gestão empresarial e atualmente é graduando do curso de Relações Econômicas Internacionais na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Ao longo dessas quase três décadas, ele sempre trabalhou em televisão fazendo coberturas esportivas e gerais. Sua carreira nas telinhas começou em 1993, na Rede Record em Belo Horizonte. Em 1996, foi contratado pela Rede Globo, também na capital mineira, onde permaneceu durante mais de 26 anos, boa parte como repórter especial e posteriormente, como editor na TV Globo Minas.

Apaixonado por música, esportes, comunicação, economia e tecnologia, ele também é músico e guitarrista, tem banda e já tocou com vários artistas famosos. Como jornalista, inclusive, teve a oportunidade de entrevistar e conhecer de perto grandes nomes da música popular brasileira.

Sempre muito simpático, educado e bem-humorado, durante a nossa conversa ele relembrou do início da sua carreira na televisão; dos amigos e pessoas importantes que o influenciaram; contou como foi deixar o último ano da faculdade de economia para ingressar no curso de jornalismo; falou sobre os mais de 26 anos em que trabalhou na Rede Globo e como foi a decisão de sair da televisão.

Ele também contou sobre o novo momento de sua vida; explicou, com entusiasmo, sobre o curso de Relações Econômicas Internacionais que está concluindo; falou sobre Direitos Humanos, música, bandas, desafios da transição de carreira e, como não poderia deixar de ser, deu uma verdadeira aula sobre as boas práticas no jornalismo.

É com muita alegria, com o bloco de notas repleto de boas notícias, que recebemos neste episódio do podcast Outra Visão, Odilon Amaral, o repórter Odilon Amaral da Rede Globo, do SporTV, do MGTV, do Terra de Minas, o marido da Juliana, o Pai da Luísa, um jornalista muito competente, que eu admiro. Um profissional cujo trabalho eu acompanho há muito tempo e que eu sei, tem muito a nos ensinar e várias histórias para contar.

Acompanhe a entrevista!

Entrevista realizada dia 23 de novembro de 2021.

LINKS – Odilon Amaral

Linkedin -
https://www.linkedin.com/in/odilonamaral/

XXX

O podcast Outra Visão é produzido e apresentado, com muita alegria, pelo jornalista Paulo Cunha, o Paulão! Instagram @podcast_outravisao - Site oficial: www.podcastoutravisao.com

Dec 09, 202101:06:38
Adriano Pescada #88

Adriano Pescada #88

O nosso entrevistado é gestor de investimentos, CEO e cofundador da Foquemos Investimentos. Recentemente, ele encerrou uma linda carreira de quase 30 anos dedicados à aviação, sendo por mais de 20 anos piloto de linha aérea. Em sua carreira passou pelas companhias InterBrasil Star, Nordeste, TAM e LATAM, onde aposentou suas asas como comandante da família Airbus A-320, após uma bela trajetória na aviação comercial.

Sua paixão pela aviação nasceu ainda na infância durante as viagens de avião que fazia nas férias. Sempre muito estudioso, ele contou com o apoio da família para se preparar e investir na carreira como piloto. Entre o curso técnico que fez, o trabalho como mecânico na Vasp, a faculdade de física e as aulas de inglês que dava no Fisk aos sábados, ele fez os cursos de formação de piloto no Aeroclube São Paulo e começou a acumular horas de voo. Do primeiro voo solo em 1994, ao último, como comandante de Airbus A-320 em março de 2020, ele viveu intensamente os altos e baixos, as conquistas e desafios da carreira de piloto de linha aérea. Nesse tempo, comandou aeronaves como o Brasília da Embraer, o Fokker-100 e os Airbus: 319, 320 e 321.

Já sua relação e interesse pelo mercado financeiro começou em 1999, época em que ele passou a fazer seus primeiros investimentos, bem como a gestão financeira da família. Em paralelo ao trabalho como piloto, entre um voo e outro, ele foi estudando e se preparando para uma transição de carreira, que veio antes do planejado, mas no momento certo para aposentar as asas e decolar na nova carreira como empresário. Em 2014, juntamente com a sua esposa Karina, que também trabalhou na aviação, como comissária internacional, fundaram a Foquemos Investimentos, empresa de gestão financeira, focada em atender o público de aeronautas.

Comunicativo, emotivo e sincero, durante a nossa conversa ele relembrou do início da sua carreira na aviação, desde o aeroclube até os primeiros voos em uma companhia aérea; contou das delícias, rotinas, dificuldades e desafios de um piloto; agradeceu o apoio que sempre teve da sua família e revelou, emocionado, sobre o seu último voo como comandante de Airbus A-320, o qual ele não sabia que seria o seu último na carreira como piloto.

Durante a entrevista, ele também contou como é o trabalho da Foquemos Investimentos e como nasceu a empresa; explicou sobre o seu processo de transição de carreira e, como não poderia deixar de ser, deu uma verdadeira aula sobre a importância de persistir, estudar e se preparar para estar pronto para o embarque, seja para decolar numa nova carreira ou num novo desafio profissional.

É com muita alegria, já pronto para decolar e voar alto, que recebemos neste episódio do podcast Outra Visão, Adriano Pescada, o Comandante Pescada, o Pescada, o CEO da Foquemos Investimentos, o colunista de economia do Asa News, do Canal Asa, que eu sei, tem muito a nos ensinar e várias histórias para contar.

Acompanhe a entrevista!

Entrevista realizada dia 16 de novembro de 2021.

LINKS – Adriano Pescada

· Foquemos Investimentos – https://foquemos.com.br/

· Instagram – @foquemos - https://www.instagram.com/foquemos/

· Vídeo - O Último voo - https://youtu.be/-2VBAjHsS4M 

· Linkedin - https://www.linkedin.com/in/foquemos-investimentos-41070318b/

· Facebook - https://www.facebook.com/foquemos/

· Youtube – https://www.youtube.com/channel/UCjzDLZNzk6XP6ubM19IGxiw

XXX

Produção e Apresentação: Paulo Cunha Instagram @podcast_outravisao - Site oficial: www.podcastoutravisao.com

Dec 02, 202101:25:31
Geraldo Magalhães #87

Geraldo Magalhães #87

O nosso entrevistado é médico dermatologista, formado pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Com doutorado em Dermatologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), ele também é professor adjunto de Dermatologia do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e possui especialização e residência médica em Dermatologia na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Associado efetivo da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), ele já ocupou diferentes cargos diretivos da regional Minas Gerais e representação no conselho deliberativo da nacional. Ele chegou a presidir a regional Minas Gerais, no biênio de 2013-2014. Ele também é membro da Comissão do Título de Especialista em Dermatologia da SBD nacional e é membro da Diretoria Executiva da entidade nacional no biênio 2021-2022.

Sempre muito gentil, elegante e atencioso, durante a nossa conversa ele falou dos tempos em que viveu na cidade de João Monlevade, no interior de Minas Gerais; contou como nasceu o seu interesse de seguir a carreira na medicina; relembrou os tempos de faculdade em Juiz de Fora; falou sobre a sua paixão pela dermatologia e revelou as etapas da formação acadêmica de um médico.

Nesta entrevista, ele também explicou em detalhes como é o trabalho do médico especialista em Dermatologia; contou sobre as campanhas e ações da Sociedade Brasileira de Dermatologia; falou do seu trabalho no meio acadêmico e, como não poderia deixar de ser, deu uma verdadeira aula sobre o universo da Dermatologia.

É com muita alegria, já com o protetor solar fator 50 aplicado na pele, que recebemos neste episódio do podcast Outra Visão, Geraldo Magela Magalhães, o Doutor Geraldo Magalhães, um dos mais competentes e respeitados profissionais da Dermatologia no País, que eu sei, tem muito a nos ensinar e várias histórias para contar.

Acompanhe a entrevista!

Entrevista realizada dia 12 de novembro de 2021.

LINKS – Geraldo Magalhães

Unito Dermatologia -
https://unitodermatologia.com.br/ Sociedade Brasileira de Dermatologia – Minas Gerais (SBDMG) - https://sbdmg.org.br/# Sociedade Brasileira de Dermatologia - https://www.sbd.org.br/ Dr Geraldo Magela Magalhães - https://www.sbd.org.br/associados/geraldo-magela-magalhaes/4793

XXX

O podcast Outra Visão é produzido e apresentado, com muita alegria, pelo jornalista Paulo Cunha, o Paulão! Instagram @podcast_outravisao - Site oficial: www.podcastoutravisao.com

Nov 23, 202101:05:36
Eliana Arp #86

Eliana Arp #86

A nossa entrevistada é professora, cozinheira, chef de cozinha, empresária e empreendedora social. Natural da cidade de Bom Jesus da Lapa, no interior da Bahia, há 33 anos ela mora na incrível cidade de Amsterdam, na Holanda. Ela é uma verdadeira baiana holandesa, que une o melhor do Brasil, da Bahia e da Holanda, de forma autêntica e bela. Como ela mesma se descreve com a frase do poeta Ferreira Gullar, ‘sou uma multidão’!

Nascida numa família grande, cuja Mãe era professora e o Pai, contador, ela tem uma trajetória de vida muito bonita, repleta de ótimas histórias para contar. Para se ter uma ideia, aos 20 anos de idade ela se casou com o Richard, holandês que a conheceu em Salvador. Ele se apaixonou pela nossa entrevistada e só retornou aos Países Baixos quando se casou com ela. O casal, que se uniu em 1988, está junto até hoje. O casório festança foi em Bom Jesus da Lapa, numa verdadeira ‘festa do interior’, e pouco depois embarcaram, de navio, para construírem a vida e família em Amsterdam.

Sempre muito bem-humorada, sorridente e atenciosa, durante a nossa conversa ela relembrou da família e dos tempos da infância e juventude em Bom Jesus da Lapa; contou em detalhes como o seu marido Richard a conheceu, foi atrás dela para conhecer a família e a pedir em casamento; falou sobre a sua chegada em Amsterdam, no final dos anos 1980, e como e com quem aprendeu a falar holandês. Ela também contou sobre a sua paixão pelo Brasil, pela Bahia e pela nossa gastronomia; falou sobre o trabalho social que realiza na Holanda; relembrou de quando cozinhou para a família Real Holandesa e, como não poderia deixar de ser, deu dicas de passeios e lugares imperdíveis para se visitar na Holanda.

É com muita alegria e com muito axé, pronto para embarcar para Amsterdam, que recebemos neste episódio do podcast Outra Visão, Eliana Arp, a Lili, a esposa do Richard, a mãinha de muitos filhos que ela adotou ao longo da vida na Holanda e no Brasil, uma das brasileiras mais conhecidas na Holanda, que eu sei, tem muito a nos ensinar e várias histórias para contar.

Acompanhe a entrevista!

Entrevista realizada dia 9 de novembro de 2021.

LINKS – Eliana Arp

Facebook -
https://www.facebook.com/eliana.arp Instagram - @arpeliana - https://www.instagram.com/arpeliana/

XXX

O podcast Outra Visão é produzido e apresentado, com muita alegria, pelo jornalista Paulo Cunha, o Paulão! Instagram @podcast_outravisao - Site oficial: www.podcastoutravisao.com

Nov 17, 202101:20:18
Lívia Salaro #85

Lívia Salaro #85

A nossa entrevistada é advogada, sócia do escritório MKS Law, especializado em operações bancárias, reestruturação de dívidas, operações societárias e contratos empresariais.

Formada em Direto pela FAAP, em São Paulo (Capital), ela fez duas pós-graduações no exterior: em Direito do Comércio Internacional, em Turim, na Itália; e em Direito Empresarial Internacional, em Paris, na França.

Filha de Pai jornalista de origem italiana e Mãe comerciante de origem armênia, durante a nossa conversa ela contou a história do seu Avô materno, Ohanes, armênio que migrou para o Brasil no final da década de 1910 e criou sua família em São Paulo, numa linda história de vida; falou da sua relação com o jornalismo e da decisão em seguir a carreira no Direito.

Comunicativa, elegante e criativa, ela também relembrou como nasceu o interesse pelo Direito Internacional; contou como foram as experiências de estudar e viver na Itália e França durante as pós-graduações; explicou sobre o trabalho da MKS Law e a conexão que faz entre os bancos e os produtores rurais para conseguirem crédito internacional e, como não poderia deixar de ser, deu uma verdadeira aula sobre commodities no agronegócio e o tão falado mercado de crédito de carbono.

É com muita alegria, pronto para confirmar uma operação de crédito internacional, que recebemos neste episódio do podcast Outra Visão, Lívia Kachvartanian Salaro, a Lívia, a mãe da Luísa e do Vicente, a filha da Roseli e do Valmir, a esposa do Amilcar, que eu sei, tem muito a nos ensinar e várias histórias para contar.

Acompanhe a entrevista!

Entrevista realizada dia 8 de novembro de 2021.

LINKS – Lívia Salaro

MKS Law -
https://mkslaw.com.br/ Linkedin – MKS Law - https://www.linkedin.com/company/mks-law/ Instagram – MKS Agro Connection - @mks_agroconnection - https://www.instagram.com/mks_agroconnection/

XXX

O podcast Outra Visão é produzido e apresentado, com muita alegria, pelo jornalista Paulo Cunha, o Paulão! Instagram @podcast_outravisao - Site oficial: www.podcastoutravisao.com

Nov 11, 202101:08:48
Fabio Gramani #84

Fabio Gramani #84

O nosso entrevistado é um talentoso arquiteto, estudioso, curioso e apaixonado pela sua profissão. Formado em Arquitetura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, em São Paulo (Capital), ele é paulistano, mas reside há 30 anos na linda cidade de Vinhedo, no interior paulista.

Na adolescência, seu desejo era seguir carreira na Medicina, porém foi a Arquitetura que realmente o encantou. Com aptidão natural para desenho e cálculos, foi na faculdade de Arquitetura que ele de fato en