
Pascom Brasil
By Pascom Brasil

Pascom Brasil Dec 05, 2022

Reaprender o tempo
No comentário veiculado em 05 de dezembro, o coordenador-geral da Pascom Brasil, Marcus Tullius, comenta sobre o Advento e a oportunidade que os cristãos têm para rever a sua relação com o tempo.

Ano Vocacional do Brasil: celebrar e cultivar todas as vocações
No comentário veiculado em 14 de novembro, o coordenador-geral da Pascom Brasil, Marcus Tullius, comenta a abertura do 3º Ano Vocacional do Brasil e a importância de se celebrar um ano dedicado à promoção da cultura vocacional.

Senhor, dai pão a quem tem fome
No comentário veiculado em 14 de novembro, o coordenador-geral da Pascom Brasil, Marcus Tullius, destaca o Dia Mundial dos Pobres e a celebração do 18º Congresso Eucarístico Nacional.

"Uma vida com sabor de Evangelho"
O coordenador-geral da Pascom Brasil, Marcus Tullius, comenta nesta semana, os episódios recentes de agressões físicas e verbais, com motivações religiosas, que têm acontecido pelo Brasil afora. A sua reflexão se insere a partir da encíclica Fratelli Tutti, do Papa Francisco.

10ª Assembleia Nacional dos Organismos do Povo de Deus
De 14 a 16 de outubro, aconteceu, em Brasília, a 10ª Assembleia Nacional dos Organismos do Povo de Deus. Participaram cerca de 180 delegados e delegadas dos Organismos que congregam o Conselho Nacional do Laicato do Brasil (CNLB), a Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB), a Conferência dos Bispos do Brasil (CNBB), a Comissão Nacional de Presbíteros (CNP), a Conferência Nacional dos Institutos Seculares do Brasil (CNIS) e a Comissão Nacional de Diáconos (CND).
Este momento histórico da Igreja no Brasil é o comentário desta semana feito pelo coordenador-geral da Pascom Brasil, Marcus Tullius.

Testemunhas do invisível
No comentário veiculado em 10 de outubro, o coordenador-geral da Pascom Brasil, Marcus Tullius, comenta sobre o encontro de formação e implantação da Pascom realizado na diocese de Santíssima Conceição do Araguaia, no Pará, realizado entre os dias 08 e 09 de outubro. O bispo local, Dom Dominique You, referiu-se aos agentes da comunicação como "testemunhas do invisível".

A Pascom Brasil quer escutar você
No comentário veiculado em 26 de setembro, o coordenador-geral da Pascom Brasil, Marcus Tullius, comenta sobre a campanha "A Pascom Brasil quer escutar você". Esta é uma proposta para ampla participação dos agentes que atuam na Pastoral da Comunicação em todo o país para compeender as suas principais necessidades.

Desinformação e fake news no contexto político-eleitoral
No comentário veiculado em 12 de setembro, o coordenador-geral da Pascom Brasil, Marcus Tullius, chama a atenção para a desinformação e as fake news no contexto político-eleitoral de 2022.

Centenário do rádio no Brasil
No comentário veiculado em 12 de setembro, o coordenador-geral da Pascom Brasil, Marcus Tullius, comenta o centenário da primeira transmissão radiofônica, celebrada em 7 de setembro.

Humildade e sorriso, o legado do beato João Paulo I para a comunicação
No comentário veiculado em 05 de setembro, o coordenador-geral da Pascom Brasil, Marcus Tullius, comenta duas características do Papa João Paulo I, beatificado pelo Papa Francisco no primeiro domingo de setembro.

Pascom da cultura do encontro
No comentário veiculado em 29 de agosto, o último do mês vocacional, o coordenador-geral da Pascom Brasil, Marcus Tullius, apresenta a Pascom da cultura do encontro, como sentido para a missão.

Pascom samaritana
No comentário veiculado em 22 de agosto, o coordenador-geral da Pascom Brasil, Marcus Tullius, reflete sobre a Pascom samaritana, a partir da primeira mensagem do Papa Francisco para o Dia Mundial das Comunicações Sociais, em 2014.

Pascom em saída
No comentário veiculado em 15 de agosto, o coordenador-geral da Pascom Brasil, Marcus Tullius, reflete sobre a vocação da Pascom em saída, a partir do que o Papa Francisco apresenta como Igreja em Saída, na Evangelii Gaudium.

Pascom com cheiro de ovelhas
No comentário veiculado em 8 de agosto, o coordenador-geral da Pascom Brasil, Marcus Tullius, dá continuidade à vocação da Pascom e destaca o aspecto de pastoral com cheiro de ovelhas.

Pascom sinodal
No comentário veiculado em 1º de agosto, o coordenador-geral da Pascom Brasil, Marcus Tullius, comenta o início do mês vocacional e destaca a vocação da Pascom em ser sinodal. Mais do que um slogam ou uma nova palavra, trata-se do jeito de ser Igreja.

Marta ou Maria?
No comentário veiculado em 18 de julho, o coordenador-geral da Pascom Brasil, Marcus Tullius, comenta sobre o Evangelho proclamado no 16º domingo do Tempo Comum, quando Jesus foi acolhido pelas irmãs Marta e Maria. Elas podem trazer indicativos de dois perfis de comunicadores cristãos.

Existe limite para a fofoca?
No comentário veiculado em 11 de julho, o coordenador-geral da Pascom Brasil, Marcus Tullius, comenta sobre a fofoca, os seus males na sociedade e na Igreja e como combatê-la.

A poesia do comunicar bem
No comentário veiculado em 20 de junho, o coordenador-geral da Pascom Brasil, Marcus Tullius, destaca três pontos do discurso do Papa Francisco aos membros da Sociedade de São Paulo, por ocasião de seu capítulo geral.

Comunicar a partir da Trindade: missão do comunicador cristão
No comentário veiculado em 13 de junho, o coordenador-geral da Pascom Brasil, Marcus Tullius, destaca a Santíssima Trindade como inspiração para a comunicação, a partir do Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil.

Não há comunicação real sem a presença do Espírito
No comentário veiculado em 06 de junho, o coordenador-geral da Pascom Brasil, Marcus Tullius, destaca a ação do Espírito Santo na vida do comunicador, partindo da celebração litúrgica de Pentecostes.

Cultivar a escuta atenta na sinodalidade
No comentário veiculado em 30 de maio, o coordenador-geral da Pascom Brasil, Marcus Tullius, destaca os dois compromissos assumidos pelas forças comunicativas da Igreja no Brasil durante o Dia Mundial das Comunicações Sociais.

#56dmcs | A escuta como princípio para a comunicação polifônica
No comentário veiculado em 23 de maio, o coordenador-geral da Pascom Brasil, Marcus Tullius, encerra a apresentação da mensagem do Papa Francisco para o 56º Dia Mundial das Comunicações Sociais, destacando a importância vital da escuta para a humanidade no contexto da pandemia.

#56dmcs | Escutar-se a si mesmo para escutar o outro
No comentário veiculado em 16 de maio, o coordenador-geral da Pascom Brasil, Marcus Tullius, comenta mais um ponto da mensagem do Papa Francisco para o 56º Dia Mundial das Comunicações Sociais, destacando a necessidade de escutar-se a si mesmo para escutar o outro.

#56dmcs | Escuta-se, inclusive, com os ouvidos

#56dmcs | A escuta como condição para a comunicação
No comentário veiculado em 25 de abril, o coordenador-geral da Pascom Brasil, Marcus Tullius, comenta a escuta como condição para a comunicação, a partir da mensagem do Papa Francisco para o 56º Dia Mundial das Comunicações Sociais.

Francisco e os apelos pascais pela paz
No comentário veiculado em 18 de abril, o coordenador-geral da Pascom Brasil, Marcus Tullius, destaca os apelos do Papa Francisco durante as celebrações de Páscoa. O pontífice condenou as guerras, como sinais de morte em nosso tempo.

Comunicar a memória do que celebramos
No comentário veiculado em 11 de abril, o coordenador-geral da Pascom Brasil, Marcus Tullius, comenta sobre o tempo de memória vivido pela Igreja durante o período da Semana Santa. A memória do mistério Pascal de Cristo que deve ser celebrado e comunicado.

Escutar no ritmo do coração
No comentário veiculado em 04 de abril, o coordenador-geral da Pascom Brasil, Marcus Tullius, comenta sobre o filme vencedor do Oscar 2022, No ritmo do Coração, e a relação com a mensagem do Papa Francisco para o Dia Mundial das Comunicações Sociais 2022, Escutar com o ouvido do coração.

Comunicação misericordiosa
No comentário veiculado em 28 de março, o coordenador-geral da Pascom Brasil, Marcus Tullius, comenta sobre comunicação e misericórdia, a partir do Evangelho proclamado no 4º domingo da Quaresma, a parábola do Pai Misericordioso.

A guerra da desinformação
No comentário veiculado em 14 de março, o coordenador-geral da Pascom Brasil, Marcus Tullius, traz uma outra face da terra que provoca grandes estragos: a desinformação. O presidente russo Vladimir Putin tem censurado a imprensa e proibido plataformas de comunicação.

Estar cheio do Espírito para vencer as tentações na comunicação
No comentário veiculado em 07 de março, o coordenador-geral da Pascom Brasil, Marcus Tullius, destaca o trecho do Evangelho proclamado no 1º Domingo da Quaresma e as tentações que os comunicadores são chamados a vencer.

Diante das situações de guerra, uma comunicação para a paz
No comentário veiculado em 28 de fevereiro, o coordenador-geral da Pascom Brasil, Marcus Tullius, destaca os conflitos entre Ucrânia e Rússia e o papel da comunicação para a paz.

T1E4: Agir
No episódio Agir, a gerente da Câmara de Educação Básica da Associação Nacional de Educação Católica (ANEC), Roberta Guedes, e o doutor em Educação, professor Carlos Eduardo Cardozo, ajudam na reflexão sobre a educação para uma nova sociedade e um novo humanismo, tendo como base o Pacto Educativo Global, proposto pelo Papa Francisco.

T1E3: Discernir
No episódio Discernir, a jornalista e professora universitária, Suzana Coutinho, e o coordenador do setor de Animação Pastoral da Associação Nacional de Educação Católica (ANEC), Gregory Rial, ajudam na reflexão sobre o passo do Discernir, na perspectiva da educação na fé e para o diálogo, os discípulos-missionários educadores e os horizontes da educação cristã integral.

Os limites da "nova comunicação"
No comentário veiculado em 14 de fevereiro, o coordenador-geral da Pascom Brasil, Marcus Tullius, destaca o caso ocorrido com o podcaster Monark e os limites da "nova comunicação".

T1E2: Escutar
No episódio Escutar, a doutoranda em Educação, Beatriz Leal, e o presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação da CNBB, Dom Joaquim Mol, ajudam na reflexão sobre o passo do Escutar, aplicado na metodologia do texto-base da Campanha da Fraternidade 2022. Eles abordam a pedagogia da escuta no processo educativo e os elementos de interpelação da realidade atual para a educação formal no Brasil.

10 mil edições do Jornal Brasil Hoje
No comentário veiculado em 7 de fevereiro, ele destaca as 10 mil edições do Jornal Brasil Hoje e o papel do jeito cristão de comunicar.

T1E1: Campanha da Fraternidade e Discípulos da Palavra
No episódio CF e Discípulos da Palavra, o assessor da Comissão Episcopal Pastoral para Educação da CNBB, Pe. Júlio Evangelista, e o doutor em Ciências da Religião, Edebrande Cavalieri, fazem uma contextualização histórica da CF, bem como das campanhas anteriores sobre Educação. É um episódio introdutório, que também destaca elementos para a vivência do tempo quaresmal.

Escutar o irmão
No comentário veiculado em 31 de janeiro, ele destaca o escutar o irmão para escutar a Deus, abordado pelo Papa Francisco na mensagem Dia Mundial das Comunicações Sociais. "Quem não sabe escutar o irmão, bem depressa deixará de ser capaz de escutar o próprio Deus."

Mensagem do Papa Francisco para o 56º Dia Mundial das Comunicações Sociais
Divulgada no dia 24 de janeiro de 2022, a mensagem do Papa Francisco para o 56º Dia Mundial das Comunicações Sociais traz como título “Escutar com o ouvido do coração”. A Pascom da Diocese de Lorena, em São Paulo, preparou a versão da mensagem em áudio, para atingir a um número maior de pessoas.

Bate-papo com Ruan Carlos, vencedor do concurso para o #56dmcs
Ruan Carlos Pereira Borges Nascimento é o vencedor da terceira edição do Concurso Nacional para criação da identidade visual para a celebração do 56º Dia Mundial das Comunicações Sociais. Ele atua na Paróquia Santa Luzia, em Ibipitanga, diocese de Livramento de Nossa Senhora, na Bahia e em conversa com o coordenador-geral da Pascom Brasil, Marcus Tullius, comentou como foi o processo de criação da obra e também como recebeu a notícia de sua vitória.

São Francisco de Sales, inspiração para os jornalistas
No comentário veiculado em 24 de janeiro, ele menciona São Francisco de Sales, padroeiro dos jornalistas, celebrado neste dia. É tradicionalmente, a ocasião em que se divulga a mensagem dos Papas para o Dia Mundial das Comunicações Sociais.

Dia Mundial da Religião: a diferença é riqueza ou ameaça?
“De que forma eu compreendo a diferença: como riqueza ou como ameaça?” Este é um dos questionamentos apresentados durante o bate-papo que a jornalista Janaína Gonçalves teve com o pesquisador e professor do programa de pós-graduação em Ciêncais da Religião da PUC Minas, Roberlei Panasiewicz, a teóloga Elisa Melo e o psicólogo e doutorando em Ciências da Religião Guaraci Maximiano dos Santos. Criado em 1950, em uma Assembleia realizada pela fé Baha’i, o Dia Mundial da Religião é um convite para exercer a consciência, a compreensão e a reflexão diante das diferentes expressões e denominações religiosas. Atualmente, no Brasil, compreende-se mais o termo “intolerância” do que o conceito de “tolerância”, que é o que aproxima as pessoas e promove a cultura do encontro. Vamos falar sobre isto?

Um olhar sobre a comunicação em 2021
O coordenador geral da Pascom Brasil, Marcus Tullius, é comentarista do Jornal Brasil Hoje, produzido pela Rede Católica de Rádio.
No comentário veiculado em 27 de dezembro, ele faz uma retrospectiva sobre a comunicação em 2021, com a provocação do Papa Francisco no Dia Mundial das Comunicações Sociais, os tristes ataques à imprensa e o aumento das notícias falsas.

Natal: mensagem, luz e pão
O coordenador geral da Pascom Brasil, Marcus Tullius, é comentarista do Jornal Brasil Hoje, produzido pela Rede Católica de Rádio.
No comentário veiculado em 20 de dezembro, ele fala sobre sobre três aspectos da comunicação que merecem ser destacados no Natal: mensagem, luz e pão.

A alegria para ler os sinais do tempo
O coordenador geral da Pascom Brasil, Marcus Tullius, é comentarista do Jornal Brasil Hoje, produzido pela Rede Católica de Rádio.
No comentário veiculado em 13 de dezembro, ele fala sobre a alegria, pano de fundo da celebração do Advento, na terceira semana.

De esperança em esperança: a comunicação do Advento
O coordenador geral da Pascom Brasil, Marcus Tullius, é comentarista do Jornal Brasil Hoje, produzido pela Rede Católica de Rádio.
No comentário veiculado em 29 de novembro, ele fala sobre o tempo do Advento, que dá início a um novo ano litúrgico e a sua relação com a comunicação.

Dia Mundial dos Pobres: sentes compaixão?
O coordenador geral da Pascom Brasil, Marcus Tullius, é comentarista do Jornal Brasil Hoje, produzido pela Rede Católica de Rádio.
No comentário veiculado em 15 de novembro, ele fala sobre a celebração do Dia Mundial dos Pobres e a proposta que o Papa Francisco faz a todos os cristãos.

Comunicação e santidade
O coordenador geral da Pascom Brasil, Marcus Tullius, é comentarista do Jornal Brasil Hoje, produzido pela Rede Católica de Rádio.
No comentário veiculado em 8 de novembro, ele fala sobre a solenidade de todos os Santos e convite à santidade.

O discurso de João 8,32 e a prática
O coordenador geral da Pascom Brasil, Marcus Tullius, é comentarista do Jornal Brasil Hoje, produzido pela Rede Católica de Rádio.
No comentário veiculado em 1º de novembro, ele comenta as hostilizações sofridas por profissionais de imprensa em Roma durante a cobertura do encerramento da cúpula do G-20.

Comunicação e cultura do encontro
O coordenador geral da Pascom Brasil, Marcus Tullius, é comentarista do Jornal Brasil Hoje, produzido pela Rede Católica de Rádio.
No comentário veiculado em 25 de outubro, ele comenta sobre a missão dos comunicadores de serem facilitadores da cultura do encontro.

Qual a papel da comunicação na caminhada sinodal?
O coordenador geral da Pascom Brasil, Marcus Tullius, é comentarista do Jornal Brasil Hoje, produzido pela Rede Católica de Rádio.
No comentário veiculado em 18 de outubro, ele comenta sobre o papel da comunicação na etapa diocesana do Sínodo dos Bispos, iniciada em todo mundo no fim de semana precedente.

Encontrar, escutar, discernir
O coordenador geral da Pascom Brasil, Marcus Tullius, é comentarista do Jornal Brasil Hoje, produzido pela Rede Católica de Rádio.
No comentário veiculado em 11 de outubro, ele comenta sobre os três verbos usados pelo Papa Francisco na abertura do itinerário para o Sínodo dos Bispos 2023.

Comunicação franciscana
O coordenador geral da Pascom Brasil, Marcus Tullius, é comentarista do Jornal Brasil Hoje, produzido pela Rede Católica de Rádio.
No comentário veiculado em 04 de outubro, ele comenta sobre o exemplo de São Francisco de Assis para a comunicação, inspirando a prática do amor e a primazia do outro no processo comunicativo.

É possível prevenir o suicídio
O coordenador geral da Pascom Brasil, Marcus Tullius, é comentarista do Jornal Brasil Hoje, produzido pela Rede Católica de Rádio.
No comentário veiculado em 27 de setembro, ele comenta sobre a série Ponto & Vírgula, desenvolvida pela Pascom Brasil no mês de setembro, para falar sobre a saúde mental e a prevenção ao suicídio.

T1E4: Como o agente da Pascom pode acolher alguém que está pedindo socorro?
O quarto episódio de "Ponto&Vírgula" continua abordando a temática da prevenção ao suicídio e cuidado com a saúde mental. Refletimos sobre como comunicar de maneira assertiva com alguém que esteja passando por alguma dor de alma.

Falar com os olhos nunca falha
No comentário veiculado em 20 de setembro, ele comenta a importância do olhar, a partir de um cartaz encontrado em um poste com a seguinte frase: "Falar com os olhos nunca falha".

T1E3: Como identificar comportamentos suicidas?
O terceiro episódio de "Ponto&Vírgula" continua abordando a temática da prevenção ao suicídio e cuidado com a saúde mental. Dentre tantas perguntas, algumas respostas sobre como identificar comportamentos suicidas e também fazer o acolhimento pastoral da forma correta.

O testemunho missionário do comunicador Pe. Jesus Flores
O coordenador geral da Pascom Brasil, Marcus Tullius, é comentarista do Jornal Brasil Hoje, produzido pela Rede Católica de Rádio.
No comentário veiculado em 13de setembro, ele realça o missionário redentorista Pe. Jesus Flores, falecido em 11 de setembro, aos 88 anos, vítima de complicações da covid 19. Ele é um baluarte da comunicação católica no Brasil.

T1E2: Suicídio é pecado?
O segundo episódio de "Ponto&Vírgula" continua abordando a temática da prevenção ao suicídio e cuidado com a saúde mental. Dentre as abordagens, são consideradas as consequências da pandemia para a saúde mental, públicos mais vulneráveis e uma abordagem religiosa a partir da seguinte pergunta: suicídio é pecado?

Aos surdos faz ouvir e aos mudos falar
O coordenador geral da Pascom Brasil, Marcus Tullius, é comentarista do Jornal Brasil Hoje, produzido pela Rede Católica de Rádio.
No comentário veiculado em 06 de setembro, ele comenta a comunicação a partir do Evangelho proclamado no 23º domingo do tempo comum.

T1E1: Quebrando o tabu do suicídio

Comunicação e catequese: dois lados da mesma moeda
O coordenador geral da Pascom Brasil, Marcus Tullius, é comentarista do Jornal Brasil Hoje, produzido pela Rede Católica de Rádio.
No comentário veiculado em 30 de agosto, ele fala sobre comunicação e catequese. A relação da comunicação e da catequese é vital, umbilical... a transmissão da fé não acontece sem a experiência comunicativa. Ora, o catequista é, portanto, um agente de comunicação precioso.

Leigos e leigas: vocacionados à comunicação
O coordenador geral da Pascom Brasil, Marcus Tullius, é comentarista do Jornal Brasil Hoje, produzido pela Rede Católica de Rádio.
No comentário veiculado em 23 de agosto, ele fala sobre a vocação dos leigos e leigas à comunicação. O documento 105 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, intitulado Cristãos Leigos e Leigas na Igreja e na Sociedade, no parágrafo 35 afirma que “os cristãos leigos e leigas que vivem sua fé no cotidiano, nos trabalhos de cada dia, nas tarefas mais humildes, no voluntariado, cuja vida está escondida em Deus, são o perfume de Cristo, o fermento do Reino, a glória do Evangelho. Eles se santificam nos altares do seu trabalho: a vassoura, o martelo, o volante, o bisturi, a enxada, o fogão, o computador, o trator”. Em cada realidade de vida, de trabalho, o leigo, a leiga, fazem eco do Evangelho, constroem o Reino de Deus e colaboram para uma sociedade mais justa e fraterna.

Fotografia e o Magnificat: elevar os humildes
O coordenador geral da Pascom Brasil, Marcus Tullius, é comentarista do Jornal Brasil Hoje, produzido pela Rede Católica de Rádio.
No comentário veiculado em 16 de agosto, ele se inspira numa fala do Papa Francisco durante o Angelus. Ele afirma que o Magnificat, este cântico de louvor é como uma fotografia" da Mãe de Deus. Na era dos excessos, da facilidade da fotografia na palma da mão, talvez não valorizemos tanto esta arte. Quando utilizávamos apenas a fotografia analógica, com seus cliques limitados nos filmes, tínhamos mais cuidado no que clicar e quando clicar. Não havia excesso, havia mais a prevalência do olhar.

Entrevista com Diácono José Bezerra

Vocacionados à comunicação
O coordenador geral da Pascom Brasil, Marcus Tullius, é comentarista do Jornal Brasil Hoje, produzido pela Rede Católica de Rádio.
No comentário veiculado em 09 de agosto, ele traz uma reflexão a partir do mês de agosto, mês vocacional, um tempo oportuno para reforçar que somos vocacionados à comunicação. Nossa ação e atuação na comunicação não podem ser reduzidas à repetição de exercícios técnicos, mas só será verdadeiramente real quando for fruto do Espírito. E isso não é outra coisa senão a resposta ao chamado que Deus nos faz.

Dizer a verdade, desdizer as mentiras e reconstruir a democracia
O coordenador geral da Pascom Brasil, Marcus Tullius, é comentarista do Jornal Brasil Hoje, produzido pela Rede Católica de Rádio.
No comentário veiculado em 02 de agosto, ele faz alguns apontamentos a partir da recente live "bomba" do presidente Jair Bolsonaro, na qual pretendia apresentar provas das fraudes eleitorais e fake news. Não houve apresentação de provas, aliás, o que houve foi uma reciclagem de notícias falsas e já desmentidas diversas vezes por órgãos oficiais. Dizer a verdade, para o cristão, não é apenas uma escolha moral, mas é a sua configuração a Jesus Cristo, que é “caminho, verdade e vida” (cf. Jo 14,6).

Entrevista com Padre Zezinho
Para falar sobre o mês vocacional e também a partilha sobre a sua vocação, conversamos com o Pe. Zezinho, que no mês de junho completou 80 anos. São mais de 50 anos de sacerdócio, mais de 3000 composições, 140 livros, além de artigos e entrevistas. O catequista do Brasil conversou com o coordenador geral da Pascom Brasil, Marcus Tullius, e falou sobre desafios do ministério ordenado em nosso tempo.

Carta de Belo Horizonte: por uma comunicação integral
O coordenador geral da Pascom Brasil, Marcus Tullius, é comentarista do Jornal Brasil Hoje, produzido pela Rede Católica de Rádio.
No comentário veiculado em 26 de julho, ele comenta o encerramento do Mutirão de Comunicação 2021 e a Carta de Belo Horizonte, na qual a Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), a Pascom Brasil, a Signis Brasil e a Rede Católica de Rádio expressam preocupação com o tempo presente e também oferecem caminhos para a promoção de uma verdadeira comunicação integral.

Mutirão de comunicação: construir juntos, diálogo, participação
O coordenador geral da Pascom Brasil, Marcus Tullius, é comentarista do Jornal Brasil Hoje, produzido pela Rede Católica de Rádio.
No comentário veiculado em 19 de julho, ele comenta as expectativas com a proximidade do evento e aborda os temas das conferências.

Por uma comunicação integral: o humano nos novos ecossistemas
O coordenador geral da Pascom Brasil, Marcus Tullius, é comentarista do Jornal Brasil Hoje, produzido pela Rede Católica de Rádio.
No comentário veiculado em 12 de julho, ele reflete o tema proposto para o Mutirão de Comunicação 2021: "Por uma comunicação integral: o humano nos novos ecossistemas".

Comunicação e profecia
O coordenador geral da Pascom Brasil, Marcus Tullius, é comentarista do Jornal Brasil Hoje, produzido pela Rede Católica de Rádio.
No comentário veiculado em 21 de junho, ele reflete a triste marca de 500 mil vidas perdidas para a covid-19 e a dimensão profética da comunicação.

Comunicar é a arte da comunhão
O coordenador geral da Pascom Brasil, Marcus Tullius, é comentarista do Jornal Brasil Hoje, produzido pela Rede Católica de Rádio.
No comentário veiculado em 14 de junho, ele reflete que a pandemia do coronavírus, além das questões de cuidado impostas à saúde, lançou à comunicação o desafio da sobrevivência. E o desafio foi ainda maior à Igreja: como evangelizar neste tempo? Como gerar proximidade concreta neste ambiente abstrato?

Imprensa livre, voltada ao serviço do bem comum
O coordenador geral da Pascom Brasil, Marcus Tullius, é comentarista do Jornal Brasil Hoje, produzido pela Rede Católica de Rádio.
No comentário veiculado em 7 de junho, ele fala sobre o Dia Nacional da Liberdade de Imprensa, a partir de relatos históricos do período imperial e de projetos de lei que estão tramitando no Senado Federal.

Trindade, comunidade comunicadora
O coordenador geral da Pascom Brasil, Marcus Tullius, é comentarista do Jornal Brasil Hoje, produzido pela Rede Católica de Rádio.
No comentário veiculado em 31 de maio, ele retoma o Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil que apresenta a Trindade como comunidade comunicadora. No parágrafo 39, o texto diz que "a Trindade é, por sua natureza, comunicadora. Pai e Filho e Espírito Santo são exemplos da unidade na diversidade. Eles colaboram intimamente para a realização do seu projeto divino na história humana. Criando, salvando e santificando, o Pai, o Filho e o Espírito Santo redimem os seres humanos e glorificam para sempre a comunicação nas suas dimensões humana e divina.

Comunicação para concórdia e unidade
O coordenador geral da Pascom Brasil, Marcus Tullius, é comentarista do Jornal Brasil Hoje, produzido pela Rede Católica de Rádio.
No comentário veiculado em 24 de maio, ele comenta a etimologia da palavra comunicação e a necessidade de promoção da concórdia e da unidade. Conforme afirmou o Papa Francisco na solenidade de Pentecostes, "o Paráclito impele à unidade, à concórdia, à harmonia das diversidades."

#55dmcs Nada substitui o ver pessoalmente
O coordenador geral da Pascom Brasil, Marcus Tullius, é comentarista do Jornal Brasil Hoje, produzido pela Rede Católica de Rádio.
No comentário veiculado em 17 de maio, ele encerra o comentário sobre a mensagem do Papa Francisco para o Dia Mundial das Comunicações Sociais: "Vem e verás (João 1,46). Comunicar encontrando as pessoas onde estão e como são". Neste tópico final, certamente a Mensagem do Papa se mostra mais efetivamente preocupada em valorizar a experiência e o discernimento que dela pode surgir. Francisco nos provoca ao dizer que “na comunicação, nada pode jamais substituir, de todo, o ver pessoalmente, pois algumas coisas só se podem aprender, experimentando-as”.

#55dmcs Oportunidades e insídias na web
O coordenador geral da Pascom Brasil, Marcus Tullius, é comentarista do Jornal Brasil Hoje, produzido pela Rede Católica de Rádio.
No comentário veiculado em 10 de maio, ele continua o comentário sobre a mensagem do Papa Francisco para o Dia Mundial das Comunicações Sociais: "Vem e verás (João 1,46). Comunicar encontrando as pessoas onde estão e como são". Na quarta parte, "Oportunidades e insídias na web", Francisco chamada a atenção para o tempo presente, em que temos muito mais olhos abertos sobre o mundo, com a possibilidade de obtermos cada vez mais informações, e de fazê-lo de modo cada vez mais imediato. Se, por um lado, podemos nos transformarmos em testemunhas, partilhando nossos testemunhos, o risco aqui é que tenhamos uma cadeia de comunicação de fatos não verificável, ponto de origem de boatos, notícias falsas.

Imprensa livre, democracia fortalecida
O coordenador geral da Pascom Brasil, Marcus Tullius, é comentarista do Jornal Brasil Hoje, produzido pela Rede Católica de Rádio.
Celebramos neste dia 03 de maio o dia internacional da liberdade de imprensa. Infelizmente, a data não é de comemoração no Brasil. Pois, o nosso país 4 posições no Ranking Mundial de Liberdade de Imprensa, publicado anualmente pela ONG Repórteres sem Fronteiras. O Brasil aparece no 111º lugar na edição 2021 da lista, divulgada em 20 de abril.

#55dmcs Agradecimento pela coragem de muitos jornalistas
O coordenador geral da Pascom Brasil, Marcus Tullius, é comentarista do Jornal Brasil Hoje, produzido pela Rede Católica de Rádio.
No comentário veiculado em 26 de abril, ele continua o comentário sobre a mensagem do Papa Francisco para o Dia Mundial das Comunicações Sociais: "Vem e verás (João 1,46). Comunicar encontrando as pessoas onde estão e como são". "O próprio jornalismo, como exposição da realidade, requer a capacidade de ir aonde mais ninguém vai: mover-se com desejo de ver. Uma curiosidade, uma abertura, uma paixão." É assim que o Papa Francisco inicia o terceiro ponto da mensagem, no qual agradece a coragem dos jornalistas e destaca a missão mediadora da realidade que deve ser assumida pelo jornalismo, baseada em um pacto de credibilidade para com a sociedade.

#55dmcs Aqueles detalhes de crônica no Evangelho
O coordenador geral da Pascom Brasil, Marcus Tullius, é comentarista do Jornal Brasil Hoje, produzido pela Rede Católica de Rádio.
No comentário veiculado em 19 de abril, ele continua o comentário sobre a mensagem do Papa Francisco para o Dia Mundial das Comunicações Sociais: "Vem e verás (João 1,46). Comunicar encontrando as pessoas onde estão e como são". No segundo ponto da mensagem, o Papa dedica aos detalhes de crônica no Evangelho. Não é por acaso que ele utiliza a palavra crônica. Este gênero textual, escrito em prosa, geralmente é produzido para meios de comunicação, por exemplo, jornais, revistas. É no Evangelho de João que o Papa Francisco se inspira essencialmente para enfatizar a importância da experiência para o conhecimento da verdade.

Identidade visual do #55dmcs
Escolhida por unanimidade pelo júri técnico e pelo júri dos bispos, a obra vencedora do concurso para a identidade visual do Dia Mundial das Comunicações Sociais 2021 foi produzida pelo pasconeiro Evandro Luís Marques Caldeira, da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, de Olímpia, em São Paulo. A paróquia pertence à Diocese de Barretos, regional Sul 1 da CNBB. Conversamos com Evandro para conhecer o sentimento deste momento e também como foi o processo criativo para a produção da identidade.

#55dmcs Gastar as solas dos sapatos
O coordenador geral da Pascom Brasil, Marcus Tullius, é comentarista do Jornal Brasil Hoje, produzido pela Rede Católica de Rádio.
No comentário veiculado em 12 de abril, ele inicia o comentário sobre a mensagem do Papa Francisco para o Dia Mundial das Comunicações Sociais: "Vem e verás (João 1,46). Comunicar encontrando as pessoas onde estão e como são". A primeira parte da mensagem é dedicada a gastar as solas dos sapatos. O alerta apresentado pelo Papa Francisco neste tópico diz respeito à necessidade de valorização de uma comunicação baseada no encontro, na escuta e na experiência.

Comunicação na Galileia: experiências da Ressurreição
O coordenador geral da Pascom Brasil, Marcus Tullius, é comentarista do Jornal Brasil Hoje, produzido pela Rede Católica de Rádio.
No comentário veiculado em 05 de abril, ele comenta um pouco da provocante homilia do Papa Francisco na vigília Pascal. O Santo Padre se deteve na expressão do versículo 7, do capítulo 16 de Mateus, "na Galileia". O Papa faz três anúncios a partir dessa realidade da Galileia: ir para a Galileia significa recomeçar - é possível recomeçar sempre; ir para a Galileia significa percorrer caminhos novos - Jesus não é um personagem ultrapassado. Ele está vivo, aqui e agora, caminha conosco; ir para a Galileia significa ir aos confins - Jesus, o Ressuscitado, ama-nos sem fronteiras e visita todas as situações da nossa vida.

Comunicação Pascal
O coordenador geral da Pascom Brasil, Marcus Tullius, é comentarista do Jornal Brasil Hoje, produzido pela Rede Católica de Rádio.
No comentário veiculado em 29 de março, ele fala da comunicação a partir da experiência da Semana Santa. A Igreja iniciou a Grande Semana e, mais uma vez, com as restrições da pandemia, a comunicação ajudará as pessoas neste tempo rico de memórias. Memória da Páscoa de Cristo, memória das nossas próprias memórias. Páscoa significa passagem, libertação. É tempo de acreditar que vai passar esta situação.

Comunicação Josefina
O coordenador geral da Pascom Brasil, Marcus Tullius, é comentarista do Jornal Brasil Hoje, produzido pela Rede Católica de Rádio.
No comentário veiculado em 22 de março, ele fala da comunicação a partir do exemplo de São José, cuja festa litúrgica a Igreja celebra em 19 de março. Embora São José não tenha nenhuma fala explícita nas Sagradas Escrituras e muito pouco se diga sobre ele, os relatos são suficientes para propor um modelo de comunicação que promova a justiça e que esteja em prontidão.

Responsabilidade, esperança e unidade
O coordenador geral da Pascom Brasil, Marcus Tullius, é comentarista do Jornal Brasil Hoje, produzido pela Rede Católica de Rádio.
No comentário veiculado em 15 de março, ele fala que é tempo de responsabilidade, esperança e unidade. Estas três palavras são fundamentais para a comunicação nesta difícil etapa da nossa travessia. Há um ano estamos convivendo com este vírus e, neste momento, vivemos um agravamento da pandemia e suas consequências. Os especialistas e as autoridades sanitárias têm afirmado que estamos vivendo as piores semanas. Os números de infectados e mortos, infelizmente, confirmam esta triste realidade. O Brasil, que tantas vezes ocupou rankings significativos, como a superação da miséria e da fome, agora figura no triste ranking de mortos pela covid.

Pasconeira recebe carta do Papa Francisco
A jornalista cearense e pasconeira na Diocese de Tianguá, Dalila Lima, em seu trabalho de conclusão do curso de Jornalismo, escolheu como tema “Comunicação católica e as novas ferramentas de evangelização: o perfil do Papa Francisco no Twitter”. O desejo da jovem é que o pontífice pudesse ler o seu trabalho, por isso remeteu-o à Roma em 2018. O que ela não esperava é que dois anos após o envio, ela receberia uma carta de agradecimento de Francisco. Ela partilha um pouco do seu sentimento.

Papa no Iraque: comunicação de paz
O coordenador geral da Pascom Brasil, Marcus Tullius, é comentarista do Jornal Brasil Hoje, produzido pela Rede Católica de Rádio.
No comentário veiculado em 08 de março, ele comenta sobre a viagem do Papa Francisco ao Iraque. Sendo chefe de estado e líder religioso, o pontífice se apresenta como "penitente e peregrino da paz", ao visitar um país de minoria cristã e junto de outros líderes, na terra de Abraão, pedir a Deus a capacidade de olhar as estrelas.

Comunicação transfigurada
O coordenador geral da Pascom Brasil, Marcus Tullius, é comentarista do Jornal Brasil Hoje, produzido pela Rede Católica de Rádio.
No comentário veiculado em 1º de março, ele fala sobre a dimensão da escuta na comunicação, a partir da experiência da Transfiguração. Este foi o Evangelho proclamado no 2º domingo da Quaresma. A comunicação pastoral deve ser promotora da escuta, mesmo diante da crise pela qual passa o mundo.

A vacina do diálogo
O coordenador geral da Pascom Brasil, Marcus Tullius, é comentarista do Jornal Brasil Hoje, produzido pela Rede Católica de Rádio.
No comentário veiculado em 22 de fevereiro, ele comenta sobre o diálogo. Na encíclica Fratelli Tutti, o Papa Francisco afirma que "sentar-se a escutar o outro, característico dum encontro humano, é um paradigma de atitude receptiva, de quem supera o narcisismo e acolhe o outro, presta-lhe atenção, dá-lhe lugar no próprio círculo. Mas "o mundo de hoje, na sua maioria, é um mundo surdo (…). Às vezes a velocidade do mundo moderno, o frenesi impede-nos de escutar bem o que outro diz. Quando está a meio do seu diálogo, já o interrompemos e queremos replicar quando ele ainda não acabou de falar. Não devemos perder a capacidade de escuta". (Fratelli Tutti, 48)

Comunicar a fraternidade
O coordenador geral da Pascom Brasil, Marcus Tullius, é comentarista do Jornal Brasil Hoje, produzido pela Rede Católica de Rádio.
No comentário veiculado em 15 de fevereiro, ele comenta a relação da Campanha da Fraternidade e da Quaresma, tendo em vista o início de ambas, em 17 de fevereiro. Neste ano, o tema da Campanha da Fraternidade Ecumênica é “Fraternidade e Diálogo: compromisso de amor” e o lema “Cristo é a nossa paz: do que era dividido, fez uma unidade”, extraído da carta de São Paulo aos Efésios, capítulo 2, versículo 14.

Comunicação e Liturgia - Ep. 04
O coordenador geral da Pascom Brasil, Marcus Tullius, é comentarista do Jornal Brasil Hoje, produzido pela Rede Católica de Rádio.
No comentário veiculado em 08 de fevereiro, ele continua a reflexão sobre Comunicação e Liturgia, na perspectiva do Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil, e comenta a relação da música e comunicação. Os parágrafos 94 e 95 apresentam que "a música litúrgica é comunicação entre Deus e a comunidade que celebra. Ela não é um acessório, mas parte integrante da liturgia. É por meio dela que a celebração eucarística se torna viva, envolvente e festiva." Os comunicadores devem ajudar a contemplar a relação entre a música e o mistério celebrado, para que corresponda à sua natureza e a finalidade na liturgia.

Comunicação e Liturgia - Ep. 03
O coordenador geral da Pascom Brasil, Marcus Tullius, é comentarista do Jornal Brasil Hoje, produzido pela Rede Católica de Rádio.
No comentário veiculado em 01 de fevereiro, ele continua a reflexão sobre Comunicação e Liturgia, na perspectiva do Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil. Os parágrafos 87 e 88 dedicam especial atenção ao ministério de proclamação da Palavra. "Ela faz com que a assembleia, ao ouvir a Palavra, viva uma profunda experiência do mistério de Deus e converta essa mesma Palavra "em um acontecimento novo, com nova interpretação e eficácia. Por isso, é importante que aquele que a proclama, procure conhecer e vivenciar o texto bíblico a ser proclamado e tenha uma postura digna perante o livro sagrado e a assembleia."

Mensagem do Papa: primeiras impressões
O coordenador geral da Pascom Brasil, Marcus Tullius, é comentarista do Jornal Brasil Hoje, produzido pela Rede Católica de Rádio.
No comentário veiculado em 25 de janeiro, ele apresenta as primeiras impressões à mensagem do Papa Francisco para o 55º Dia Mundial das Comunicações Sociais, divulgada pelo Vaticano em 23 de janeiro. No texto, que tem como tema “Vem e verás” (Jo 1, 46). Comunicar encontrando as pessoas onde estão e como são, o Pontífice fala de temas da atualidade, como as vacinas contra a covid 19, convoca os comunicadores a gastarem sola de sapato e enaltece a coragem dos jornalistas. O Dia Mundial das Comunicações será celebrado em 16 de maio.

Comunicação e Liturgia - Ep. 02
O coordenador geral da Pascom Brasil, Marcus Tullius, é comentarista do Jornal Brasil Hoje, produzido pela Rede Católica de Rádio.
No comentário veiculado em 18 de janeiro, ele continua a reflexão sobre Comunicação e Liturgia, na perspectiva do Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil. O parágrafo 82, ao tratar do aparato técnico utilizado nas celebrações, é precisar que chamar a atenção para "eles não ocupem o centro da relevância e da atenção em relação à Palavra e ao rito sacramental, e não criem ambiente de dispersão e de distração. Antes, colaborem para que os fiéis participem de forma ativa e reflexiva das celebrações eucarísticas."

Comunicação e Liturgia - Ep. 01
O coordenador geral da Pascom Brasil, Marcus Tullius, é comentarista do Jornal Brasil Hoje, produzido pela Rede Católica de Rádio.
No comentário veiculado em 11 de janeiro, ele inicia uma série de reflexões sobre Comunicação e Liturgia, na perspectiva do Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil. Quanto mais o comunicador cristão se esmera em conhecer essa relação, mais ele toma posse de uma relação vital. O Diretório de Comunicação, no parágrafo 79, afirma que "a liturgia é, em si mesma, comunicação; nela, celebra-se a plenitude da comunhão entre Deus e a humanidade. O caráter dialogal da liturgia corresponde à estrutura da própria revelação e de toda a história da salvação. Sobretudo na assembleia litúrgica, concretiza-se a comunhão de amor da Trindade Santa, em que Deus se comunica conosco, desejoso de que todos participem de sua própria vida, por meio do Espírito Santo."

Perspectivas para a comunicação em 2021
O coordenador geral da Pascom Brasil, Marcus Tullius, é comentarista do Jornal Brasil Hoje, produzido pela Rede Católica de Rádio.
No comentário veiculado em 04 de janeiro, ele apresenta perspectivas para a comunicação no ano de 2021. A pandemia ainda não acabou e o ritmo pastoral ainda será marcado pela realização de eventos de forma remota, sem a presença física das pessoas. O ano também exigirá um olhar muito especial para a dimensão caritativa da Igreja, a valorização dos trabalhos e projetos sociais, para reduzir o impacto negativo da pandemia na vida das pessoas. E, claro, 2021 é o ano do Mutirão de Comunicação, que acontece de 22 a 25 de julho, em Belo Horizonte. O olhar de todos os comunicadores católicos se voltam para este que é o maior evento de comunicação eclesial do país.

Retrospectiva da comunicação em 2020
O coordenador geral da Pascom Brasil, Marcus Tullius, é comentarista do Jornal Brasil Hoje, produzido pela Rede Católica de Rádio.
No comentário veiculado em 28 de dezembro, ele avalia o ano de 2020 na perspectiva da comunicação. Merecem destaque as ações promovidas por comunidades, paróquias e dioceses em todo o Brasil para superar a pandemia do novo coronavírus. Foi um período de reinvenção das práticas comunicacionais, especialmente no tempo de isolamento. O Dia Mundial das Comunicações Sociais foi celebrado de maneira ampla em todas as instâncias e contou com a celebração de encerramento transmitida por todas as emissoras de TV e Rádio de inspiração católica. Contudo, não é possível ignorar o aumento das fake news e as ameaças sofridas pela imprensa.

Comunicar e esperança - Ep. 04
O coordenador geral da Pascom Brasil, Marcus Tullius, é comentarista do Jornal Brasil Hoje, produzido pela Rede Católica de Rádio.
No comentário veiculado em 21 de dezembro, ele encerra a reflexão da comunicação da esperança, a partir da mística do Advento. Estamos na chamada Semana do Ó, em que a liturgia nos apresenta sete antífonas iniciadas com a invocação Ó. Hoje proclamamos: “Ó Sol nascente justiceiro, resplendor da Luz eterna: / Oh, vinde e iluminai os que jazem entre as trevas / e na sombra do pecado e da morte, estão sentados!”
É interessante pensarmos a dinâmica da comunicação a partir do que nos traz esta antífona. A profecia anunciou que Deus mesmo seria a Luz do seu povo (Is 60,19-20). E nós, hoje, vivendo em meio às trevas do mundo, da confusão de valores e ideais de nossa época, pedimos que o esplendor da luz, que irradia o Presépio, penetre na obscuridade do mundo, para que todos os homens e mulheres se beneficiem desse resplendor divino, que é Jesus Cristo. Isaías também afirma que “o povo que andava nas trevas viu uma grande luz!” (Is 9,1).

Comunicar a esperança - Ep. 03
O coordenador geral da Pascom Brasil, Marcus Tullius, é comentarista do Jornal Brasil Hoje, produzido pela Rede Católica de Rádio.
No comentário veiculado em 14 de dezembro, ele continua a reflexão da comunicação da esperança, a partir da mística do Advento. Na proximidade do Natal do Senhor, o comunicador cristão é chamado a pensar na Comunicação da Palavra que se fez carne. A experiência de fé comunicada nesta solenidade cristã enternece o coração da humanidade, especialmente neste tempo de pandemia. Providencialmente, chegaremos ao Natal após termos percorrido nove meses de dor, de espera, de perdas, de distanciamento, de cuidado e também de esperança. Poderíamos acrescer tantas outras palavras que expressam o que temos vivido neste período de convivência com um vírus invisível e perigoso. E Deus nos responde, agora, com o Natal de seu Filho. A vinda de Jesus é a resposta para as nossas angústias e medos.

Comunicar a esperança - Ep. 02
O coordenador geral da Pascom Brasil, Marcus Tullius, é comentarista do Jornal Brasil Hoje, produzido pela Rede Católica de Rádio.
No comentário veiculado em 07 de dezembro, ele continua a reflexão da comunicação da esperança, a partir da mística do Advento. A segunda semana do advento nos apresenta a conversão como caminho a ser palmilhado para alcançar a esperança. O comunicador cristão deve ser alguém que vive diariamente a conversão e a testemunha com seu coração. Papa Francisco, no Angelus de 6 de dezembro, afirma que “antes de tudo lembremo-nos de que a conversão é uma graça, portanto, deve ser pedida a Deus com força.” Portanto, ela não é mérito para uns e outros, uma espécie de prêmio... é uma necessidade de todos os cristãos! A partir de João Batista, a voz que anuncia Jesus, temos a inspiração para o comunicador que, sem medo, escolhe anunciar o Reino e as suas maravilhas. João Batista é a inspiração para o comunicador que não pode ser maior do que a mensagem. Cristo é o mais importante, pois Ele é a mensagem.

Comunicar a esperança - Ep. 01
O coordenador geral da Pascom Brasil, Marcus Tullius, é comentarista do Jornal Brasil Hoje, produzido pela Rede Católica de Rádio.
No comentário veiculado em 30 de novembro, ele contextualiza a reflexão a partir do tempo do Advento e a necessidade de promover a comunicação da esperança. O Papa emérito Bento XVI, na encíclica Spe Salvi, parágrafo 2, afirma que "Somente quando o futuro é certo como realidade positiva, é que se torna vivível também o presente. Sendo assim, podemos agora dizer: o cristianismo não era apenas uma « boa nova », ou seja, uma comunicação de conteúdos até então ignorados. Em linguagem atual, dir-se-ia: a mensagem cristã não era só « informativa », mas « performativa ». Significa isto que o Evangelho não é apenas uma comunicação de realidades que se podem saber, mas uma comunicação que gera factos e muda a vida. A porta tenebrosa do tempo, do futuro, foi aberta de par em par. Quem tem esperança, vive diversamente; foi-lhe dada uma vida nova."

Comunicar que somos todos irmãos - Ep. 06
O coordenador geral da Pascom Brasil, Marcus Tullius, é comentarista do Jornal Brasil Hoje, produzido pela Rede Católica de Rádio.
No comentário veiculado em 23 de novembro, ele encerra a reflexão dos aspectos de comunicação da encíclica Fratelli Tutti, do Papa Francisco. Diálogo, consenso e verdade para uma comunicação que busque os verdadeiros fundamentos da nossa humanidade. É nesse contexto que o papa cita Vinícius de Moraes, no parágrafo 215: “A vida é a arte do encontro, embora haja tanto desencontro na vida”. Na perspectiva da cultura do encontro, o Francisco convida a superar as dialéticas da divisão, do "um contra o outro”. Não se trata de construir uma sociedade circular, mas, como já afirmou em outras ocasiões, a melhor inspiração de Francisco é o poliedro, “que tem muitas faces, muitos lados, mas todos compõem uma unidade rica de matizes”. De acordo com Francisco, podemos aprender alguma coisa com todos e todas: “Ninguém é inútil, ninguém é supérfluo” (n. 215).

Comunicar que somos todos irmãos - Ep. 05
O coordenador geral da Pascom Brasil, Marcus Tullius, é comentarista do Jornal Brasil Hoje, produzido pela Rede Católica de Rádio.
No comentário veiculado em 16 de novembro, a reflexão dos aspectos de comunicação da encíclica Fratelli Tutti, do Papa Francisco, segue pelo capítulo VI, intitulado "Diálogo e amizade social". Dos parágrafos 211 a 214, o pontífice fala sobre o consenso e a verdade, e coloca o diálogo "o caminho mais adequado para se chegar a reconhecer aquilo que sempre deve ser afirmado e respeitado e que ultrapassa o consenso ocasional. Falamos de um diálogo que precisa de ser enriquecido e iluminado por razões, por argumentos racionais, por uma variedade de perspectivas, por contribuições de diversos conhecimentos e pontos de vista, e que não exclui a convicção de que é possível chegar a algumas verdades fundamentais que devem e deverão ser sempre defendidas." (cf. Fratelli Tutti, n. 211). A busca da verdade não deve partir de outro princípio que não seja a afirmação da dignidade humana.

Comunicar que somos todos irmãos - Ep. 04
O coordenador geral da Pascom Brasil, Marcus Tullius, é comentarista do Jornal Brasil Hoje, produzido pela Rede Católica de Rádio.
No comentário veiculado em 09 de novembro, a reflexão dos aspectos de comunicação da encíclica Fratelli Tutti, do Papa Francisco, segue pelo capítulo VI, intitulado "Diálogo e amizade social". O pontífice apresenta o diálogo social para a construção de uma nova cultura. Os meios de comunicação são chamados a atuar na transformação social e na cultura do bem. É importante e "necessária a comunicação interdisciplinar, uma vez que a realidade é uma só, embora possa ser abordada sob distintas perspectivas e com diferentes metodologias" (cf. Fratelli Tutti, n. 204). No mundo globalizado, os mass media podem [e devem] ajudar às pessoas a sentirem-se próximas umas das outras, promovendo "renovado sentido de unidade da família humana, que impele à solidariedade e a um compromisso sério para uma vida mais digna". (cf. Fratelli Tutti, n. 205)

Comunicar que somos todos irmãos - Ep. 03
O coordenador geral da Pascom Brasil, Marcus Tullius, é comentarista do Jornal Brasil Hoje, produzido pela Rede Católica de Rádio.
No comentário veiculado em 02 de novembro, ele dá continuidade à reflexão dos aspectos de comunicação da encíclica Fratelli Tutti, do Papa Francisco, publicada em 04 de outubro. O pontífice chama a atenção sobre a utilização da comunicação como instrumento de controle e favorecimento do poder (cf. Fratelli Tutti, n. 52). Mesmo diante dos riscos de sujeição e autodepreciação, há esperança. "A esperança é ousada, sabe olhar para além das comodidades pessoais, das pequenas seguranças e compensações que reduzem o horizonte, para se abrir aos grandes ideais que tornam a vida mais bela e digna. Caminhemos na esperança!" (Cf. Fratelli Tutti, n. 46)

Comunicar que somos todos irmãos - Ep. 02
O coordenador geral da Pascom Brasil, Marcus Tullius, é comentarista do Jornal Brasil Hoje, produzido pela Rede Católica de Rádio.
No comentário veiculado em 26 de outubro, ele dá continuidade à reflexão dos aspectos de comunicação da encíclica Fratelli Tutti, do Papa Francisco, publicada em 04 de outubro. O pontífice chama a atenção para a agressividade despudorada, muitas vezes acentuada e ampliada pelas redes sociais (cf. Fratelli Tutti, n. 44). Um outro aspecto preocupante são os fanatismos que levam à destruição do outro, e por vezes são protagonizados por pessoas religiosas e por meios de comunicação católicos. O parágrafo 46 termina com uma pergunta importante, que deve levar à reflexão e conversão pessoal: "Agindo assim, qual contribuição se dá para a fraternidade que o Pai comum nos propõe?" (Cf. Fratelli Tutti, n. 46)

Comunicar que somos todos irmãos - Ep. 01
O coordenador geral da Pascom Brasil, Marcus Tullius, é comentarista do Jornal Brasil Hoje, produzido pela Rede Católica de Rádio.
No comentário veiculado em 19 de outubro, ele inicia a reflexão dos aspectos de comunicação da encíclica Fratelli Tutti, do Papa Francisco, publicada em 04 de outubro. Em um mundo fechado, corre-se o risco de estabelecer relações frias e sem envolvimento da pessoa. Para o Papa "as relações digitais, que dispensam da fadiga de cultivar uma amizade, uma reciprocidade estável e até um consenso que amadurece com o tempo, têm aparência de sociabilidade, mas não constroem verdadeiramente um «nós»; na verdade, habitualmente dissimulam e ampliam o mesmo individualismo que se manifesta na xenofobia e no desprezo dos frágeis. A conexão digital não basta para lançar pontes, não é capaz de unir a humanidade." (Fratelli Tutti, n. 43)

Comunicação e chamado à santidade
O coordenador geral da Pascom Brasil, Marcus Tullius, é comentarista do Jornal Brasil Hoje, produzido pela Rede Católica de Rádio.
No comentário veiculado em 12 de outubro, ele aborda o dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil e da Pascom Brasil, e a beatificação de Carlo Acutis, apóstolo da internet, ocorrida no último dia 10 de outubro. O Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil (n. 247) afirma que a Pascom não pode ser reduzida "aos meios de comunicação, pois ela é um elemento articulador da vida e das relações comunitárias. Ela favorece o cultivo do ser humano enquanto pessoa que comunica valores, vivenciados a partir da Palavra de Deus e da Eucaristia, pois o anúncio sempre deve ser acompanhado pelo testemunho."

Discípulos Missionários da Comunicação
O coordenador geral da Pascom Brasil, Marcus Tullius, é comentarista do Jornal Brasil Hoje, produzido pela Rede Católica de Rádio.
No comentário veiculado em 05 de outubro, ele aborda a importância de celebrar o mês missionário a partir da comunicação. Agentes da Pascom, profissionais de comunicação nos mais vários ambientes, todos são discípulos missionários da comunicação na medida em que vivem a radicalidade do seu Batismo e colaboram na ação evangelizadora da Igreja.

Rádio e televisão: meios para evangelização
O coordenador geral da Pascom Brasil, Marcus Tullius, é comentarista do Jornal Brasil Hoje, produzido pela Rede Católica de Rádio.
No comentário veiculado em 28 de setembro, ele recorda duas datas importantes celebradas no mês: os 70 anos da televisão brasileira e os 98 anos do rádio. A partir do Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil, que traz um capítulo sobre as Políticas de Comunicação, ele apresenta a missão da Igreja ao fazer uso destes meios.

Comunicar a Palavra de Deus
O coordenador geral da Pascom Brasil, Marcus Tullius, é comentarista do Jornal Brasil Hoje, produzido pela Rede Católica de Rádio.
No comentário veiculado em 21 de setembro, ele reflete sobre a comunicação da Palavra de Deus. As Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil, retomando a exortação apostólica Verbum Domini, afirmam no parágrafo 146 que a Igreja funda-se sobre a Palavra de Deus, nasce e vive dela. Este é o fundamento para que o comunicador cristão faça experiência da Palavra, por meio da leitura orante da Palavra.

Políticas de Comunicação
O coordenador geral da Pascom Brasil, Marcus Tullius, é comentarista do Jornal Brasil Hoje, produzido pela Rede Católica de Rádio.
No comentário veiculado em 7 de setembro, ele reflete sobre políticas de comunicação e democratização da comunicação. O Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil apresenta, no parágrafo 197, o ordenamento básico das políticas de comunicação aparece na nossa Constituição Federal garantindo o direito à informação e à comunicação. Isso é garantido tanto à imprensa, quanto à população.

Comunicação: dom e responsabilidade
O coordenador geral da Pascom Brasil, Marcus Tullius, é comentarista do Jornal Brasil Hoje, produzido pela Rede Católica de Rádio.
No comentário veiculado em 17 de agosto, ele reflete sobre a comunicação como dom e responsabilidade. O Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil (n. 36), apresenta que o ser humano é chamado a participar da comunicação criativa de Deus. Em sua natureza, a comunicação expressa um amor maior.

Comunicação e o testemunho da caridade
O coordenador geral da Pascom Brasil, Marcus Tullius, é comentarista do Jornal Brasil Hoje, produzido pela Rede Católica de Rádio.
No comentário veiculado em 10 de agosto, ele reflete sobre a comunicação e o testemunho da caridade, a partir do Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil (n. 29). A comunicação pode contribuir para o crescimento das consciências das pessoas. A comunicação é um fator gerador de comunhão e não pode deixar escapar aquilo que está à sua volta, o exercício pleno da caridade.

Produção de materiais para sustentar a ação pastoral
O coordenador geral da Pascom Brasil, Marcus Tullius, é comentarista do Jornal Brasil Hoje, produzido pela Rede Católica de Rádio.
No comentário veiculado em 03 de agosto, ele reflete sobre a produção, um dos eixos da Pascom segundo o Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil (n. 252). No que diz respeito à produção, este eixo está voltado para a produção de materiais (impressos, audiovisual e digital), como sustentação ao trabalho cotidiano dos agentes da Pascom.

Promover uma comunicação articulada
O coordenador geral da Pascom Brasil, Marcus Tullius, é comentarista do Jornal Brasil Hoje, produzido pela Rede Católica de Rádio.
No comentário veiculado em 27 de julho, ele reflete sobre o eixo da articulação na comunicação. Segundo o Diretório de Comunicação no Brasil (n. 251), a articulação se propõe a animar e envolver os agentes pastorais e culturais para que conheçam e se comprometam com ações concretas e integradas para o anúncio da Boa Nova de Jesus Cristo.

Formar para a comunicação
O coordenador geral da Pascom Brasil, Marcus Tullius, é comentarista do Jornal Brasil Hoje, produzido pela Rede Católica de Rádio.
No comentário veiculado em 20 de julho, ele reflete sobre a importância da formação na comunicação, especialmente para o agente da Pastoral da Comunicação. O Diretório de Comunicação no Brasil (n. 250) apresenta a formação como um dos eixos para estruturação da caminhada pastoral. Ela tem por objetivo a qualificação das lideranças e agentes, para que desenvolvam e executem projetos teoricamente embasados, tecnicamente atualizados e eticamente comprometidos.

A ação sociotransformadora da comunicação
O coordenador geral da Pascom Brasil, Marcus Tullius, é comentarista do Jornal Brasil Hoje, produzido pela Rede Católica de Rádio.
No comentário veiculado em 13 de julho, ele reflete sobre a ação sociotransformadora da comunicação. Em momentos como o que estamos vivendo, diante da pandemia do novo coronavírus, a comunicação deve, além do caráter informativo, reforçar as dimensões formativa e performativa. Quem comunica a mensagem do Evangelho é chamado a levar às pessoas a uma mudança de vida.

A espiritualidade move a comunicação cristã
O coordenador geral da Pascom Brasil, Marcus Tullius, é comentarista do Jornal Brasil Hoje, produzido pela Rede Católica de Rádio.
No comentário veiculado em 06 de julho, ele reflete sobre a importância da espiritualidade na missão do comunicador cristão. Viver aquilo que se reza, rezar aquilo que se vive para testemunhar a mensagem do Evangelho. A espiritualidade se traduz no anúncio da verdade da Palavra e na vida pessoal.

Comunicar a Verdade
O coordenador geral da Pascom Brasil, Marcus Tullius, é comentarista do Jornal Brasil Hoje, produzido pela Rede Católica de Rádio.
No comentário veiculado em 29 de junho, ele reflete sobre os desafios de comunicar a Verdade, diante da expansão de notícias duvidosas e falsas. Comunicar a Verdade, mais do que um compromisso ético, é consequência da adesão do agente de comunicação à Pessoa de Jesus Cristo, que é Caminho, Verdade e Vida.

Evangelização é comunicação
O coordenador geral da Pascom Brasil, Marcus Tullius, é comentarista do Jornal Brasil Hoje, produzido pela Rede Católica de Rádio.
No comentário veiculado em 22 de junho, ele reflete sobre a essência da Pastoral da Comunicação. Ela pode, facilmente, ser reduzida ao fazer e se perder o objetivo primordial: criar comunhão.

Pascom: pastoral samaritana e da esperança
O coordenador geral da Pascom Brasil, Marcus Tullius, é comentarista do Jornal Brasil Hoje, produzido pela Rede Católica de Rádio.
No comentário veiculado em 15 de junho, ele salienta sobre a missão da Pastoral da Comunicação frente à pandemia e também as perspectivas para o pós-pandemia. Em Jesus Cristo, reinventar a prática pastoral em busca do essencial.

Liberdade da imprensa para o fortalecimento da democracia
O coordenador geral da Pascom Brasil, Marcus Tullius, é o mais novo comentarista do Jornal Brasil Hoje, produzido pela Rede Católica de Rádio. Os comentários serão sempre disponibilizados por aqui.
7 de junho é o Dia da Liberdade de imprensa no Brasil. Este é o tema do seu primeiro comentário, veiculado em 8 de junho. Confira.

#05 Propor uma nova história

#04 O perigo das histórias que não são boas

#03 A História das histórias

#02 Tecer histórias
