Skip to main content
Spotify for Podcasters
Podcast 40 Graus

Podcast 40 Graus

By Podcast 40 Graus

O podcast 40 graus é uma produção semanal sobre os fatos mais relevantes da política e cotidiano. Toda sexta-feira, às 18h, uma nova edição.

Informação com muita opinião. Porque se estiver frio, a gente esquenta.
Available on
Apple Podcasts Logo
Castbox Logo
Google Podcasts Logo
Overcast Logo
Pocket Casts Logo
RadioPublic Logo
Spotify Logo
Currently playing episode

085: Quem é quem na guerra

Podcast 40 GrausOct 21, 2023

00:00
31:16
085: Quem é quem na guerra

085: Quem é quem na guerra

A guerra estabelecida entre o Estado de Israel e o grupo extremista Hamas corrobora para a escalada da violência contra os palestinos. Enquanto um povo é beneficiado desde o fim da Segunda Guerra Mundial, o outro lado tem direitos negados.


Para além da guerra, Anderson Pires e Felipe Gesteira analisam neste episódio os efeitos do confronto na política internacional, como os Estados Unidos se beneficiam neste processo, e ainda as torcidas organizadas no Brasil por conservadores ditos cristãos que se regozijam com as mortes de inocentes.

Oct 21, 202331:16
084: Casamento homoafetivo

084: Casamento homoafetivo

É proibido casar? No Brasil, ainda não. Mas, se depender dos conservadores que habitam o Congresso Nacional, em breve será inacessível para muitos brasileiros o direito de ter com a pessoa amada uma relação civil equivalente ao matrimônio.


Desde 2011 o Supremo Tribunal Federal reconhece uniões estáveis homoafetivas, e pela decisão já recebeu mérito da Unesco. No entanto, sob a justificativa de uma lacuna legislativa, avança na Câmara dos Deputados um retrocesso histórico.


Neste episódio, Anderson Pires e Felipe Gesteira debatem o tema que interfere diretamente na vida privada de milhares de brasileiros, mas vem sendo pautado e discutido por quem em vez de defender direitos, faz uso de bases religiosas para perseguir. 

Oct 13, 202338:05
083: Mercado de carbono

083: Mercado de carbono

O Senado Federal aprovou a regulamentação do mercado de carbono no Brasil. Um avanço, sim, mas passou também a 'boiada', pois o agronegócio, setor que mais gera impactos negativos ao meio ambiente, ficou de fora.


Neste episódio, Anderson Pires e Felipe Gesteira discutem o que muda para grandes empresas com a iminente legislação, que ainda será analisada pela Câmara dos Deputados, e ainda os benefícios gerados pelo capital para os grupos que podem comprar as compensações ambientais sem qualquer compromisso com a preservação do planeta.

Oct 07, 202331:51
082: Descriminalização do aborto

082: Descriminalização do aborto

O aborto está entre as principais causas de morte materna no Brasil. A cada 7 mulheres com idade próxima dos 40 anos, 1 já fez um aborto. Somente em 2021, mais de 1.500 meninas entre 10 e 14 anos precisaram ser internadas por motivos relacionados ao aborto, sendo apenas 8% do total de causas autorizadas pela legislação atual. Além de todos os problemas decorrentes da condição em que se encontra, a mulher que precisa abortar enfrenta ainda a criminalização e o risco de perder a vida.


"Nem presa, nem morta", dizem as campanhas em defesa da descriminalização do aborto. No momento em que o Supremo Tribunal Federal retoma a discussão, uma onda conservadora reacende o debate inflamando a população a novamente violentar as mulheres.


Neste episódio, Anderson Pires e Felipe Gesteira debatem aspectos políticos e jurídicos do assunto que é urgente e precisa ser enfrentado como questão de saúde pública.

Sep 29, 202335:22
081: Lula e Biden em defesa do trabalhador

081: Lula e Biden em defesa do trabalhador

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, protagonizaram nesta semana um acordo histórico em que as duas nações sinalizam ao mundo a defesa dos trabalhadores e das trabalhadoras.


Proteção dos diretos trabalhistas, promoção do trabalho digno e combate à discriminação estão entre as diretrizes. Mas há também interesses políticos dos líderes mundiais.


Neste episódio, Anderson Pires e Felipe Gesteira analisam a conjuntura internacional que permeia o acordo entre Lula e Biden, tendo como alguns dos tópicos a precarização do trabalho na China, a uberização do trabalho pelos aplicativos e a greve dos trabalhadores das montadoras de veículos dos Estados Unidos.

Sep 22, 202336:41
080: Quem deu a ordem do golpe?

080: Quem deu a ordem do golpe?

A Suprema Corte começou a condenar os participantes da tentativa de golpe de Estado no 8 de janeiro, em Brasília. Com as primeiras condenações pelo Supremo Tribunal Federal (STF), a justiça brasileira dá um recado às instituições e à sociedade de que os atos golpistas não podem ser confundidos com um "passeio no parque".


Mas se houve uma tentativa de golpe de estado, quem seria o beneficiado caso o golpe tivesse logrado êxito? Neste caso não são apenas indícios, todas as provas culminam no ex-presidente Jair Messias Bolsonaro. Cabe então outra pergunta: Quem deu a ordem do golpe?


No episódio 80 do Podcast 40 Graus, Anderson Pires e Felipe Gesteira avaliam quais impactos golpistas e demais bolsonaristas enfrentarão a partir destas primeiras condenações.

Sep 15, 202345:51
079: Piso salarial do funcionalismo público

079: Piso salarial do funcionalismo público

Após a Enfermagem garantir com muita luta e engajamento o piso salarial nacional, outras categorias debatem se não é justo que demais profissionais brasileiros tenham esse parâmetro.


Neste episódio, Anderson Pires e Felipe Gesteira debatem a necessidade de um piso salarial nacional para o funcionalismo público que alcance todas as categorias profissionais.


O assunto é polêmico, no entanto, é justo que um médico ganhe 10 vezes mais que um enfermeiro, ou 30 vezes mais que um maqueiro? Sem quaisquer das três profissões, o hospital não funciona.

Sep 08, 202333:01
078: Mais ministérios pra o Centrão

078: Mais ministérios pra o Centrão

O Centrão chora, reclama, pressiona e tem força política no Brasil desde a redemocratização. Fisiologismo que chama? Sim, mas ao mesmo tempo em que o grupo político sanguessuga de governos da esquerda à extrema-direita atua conforme seus interesses, não se pode engolir tudo como se a relação - por existir há tanto tempo - seja normal.


Neste episódio 78 do Podcast 40 Graus, Anderson Pires e Felipe Gesteira debatem sobre o que representa o Governo Lula abrir espaços para partidos do Centrão.

Sep 01, 202336:32
077: Moradia digna é direito

077: Moradia digna é direito

O direito à moradia digna está assegurado na Constituição brasileira. No entanto, basta andar pelo país para se deparar com pessoas morando nas ruas. O problema deles é nosso, enquanto sociedade, que falhamos coletivamente ao não garantir as mesmas condições a todos. Enquanto isso, a especulação imobiliária e os olhares higienistas movidos por questões de classe nada cristãs querem expulsar as populações de rua para longe da vista.


O Supremo Tribunal Federal formou maioria para proibir as remoções arbitrárias e obrigar o poder público a encontrar soluções. Neste episódio, Anderson Pires e Felipe Gesteira debatem diversas questões em torno do tema.

Aug 25, 202331:05
076: Quando Bolsonaro será preso?

076: Quando Bolsonaro será preso?

O Brasil hoje está dividido entre aqueles que não veem a hora de a Polícia Federal tocar a campainha da casa do ex-presidente Jair Bolsonaro e os que estão clamando aos céus para que isso não aconteça. Mas, calma! Se será ou não preso, ainda há muito o que se descobrir em relação às investigações que estão em andamento, especialmente no caso das joias sauditas. Além deste escândalo, Bolsonaro ainda tem muito a explicar sobre seu suposto envolvimento na tentativa de golpe de Estado de 8 de janeiro e nas ações de seu governo durante a pandemia de covid-19.


Neste episódio de retomada do Podcast 40 Graus, Anderson Pires e Felipe Gesteira revisitam os últimos fatos que envolvem Jair Bolsonaro no escândalo das joias sauditas e debatem sobre o futuro do bolsonarismo no Brasil, assim como o estrago político causado para seus apoiadores.

Aug 18, 202332:20
075: O depoimento do sobrinho do Bolsonaro

075: O depoimento do sobrinho do Bolsonaro

Finalmente o tenente-coronel Mauro César Barbosa Cid, que foi ajudante de ordens do ex-presidente Jair Bolsonaro, será ouvido pela Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que investiga os ataques golpistas do dia 8 de janeiro. Mauro Cid é suspeito de articular um golpe de Estado logo após a derrota de Bolsonaro nas eleições. O plano seria executado por meio de uma intervenção militar. Homem de confiança do ex-presidente, há quem diga que Cid é quase da família, como um "sobrinho" de Bolsonaro.


Neste episódio, Anderson Pires e Felipe Gesteira debatem sobre as sucessivas derrotas da direita bolsonarista no Brasil, o esfacelamento dos apoiadores de Bolsonaro e o ainda o que pode acontecer com o ex-presidente e seus fanáticos defensores a partir do depoimento de Mauro Cid na CPMI dos Atos Golpistas.


Jul 07, 202335:17
074: RIP Bolsonaro

074: RIP Bolsonaro

Bolsonaro não morreu ainda, mas enquanto vivo estiver, ou ao menos nos próximos oito anos, não poderá se candidatar nem a vereador no Brasil. Condenado pelo Tribunal Superior Eleitoral por abuso de poder político, o ex-presidente da República e maior representante da extrema-direita no país está fora do páreo político. Mas como fica o bolsonarismo?


São muitas as questões. Com tanto fundo eleitoral o PL fará mais prefeitos? Os apoiadores mais ferrenhos se manterão na extrema-direita? Oportunistas eleitos na onda bolsonarista migrarão para o Centrão? Neste episódio, Anderson Pires e Felipe Gesteira projetam o que deve acontecer com o espólio de Bolsonaro nas próximas eleições.

Jun 30, 202340:08
073: Reforma Tributária

073: Reforma Tributária

Há muito a classe política no Brasil discute a necessidade de uma reforme tributária. O país finalmente terá uma, mas isso não quer dizer necessariamente que as mudanças na forma como os tributos serão tratados trarão benefícios e melhora nas vidas de quem mais precisa.


É lamentável que a lógica de retirar o imposto do consumo e passar a cobrar na renda não será implementada. O Legislativo discute uma reforma com rearranjos, mudanças de nomes nos impostos, ampliação das desigualdades regionais e tudo o mais, menos combate à pobreza.


Neste episódio, Anderson Pires e Felipe Gesteira analisam os (poucos) ganhos que o Brasil poderá ter com a reforma tributária e debatem sobre quais serão os possíveis impactos sociais.

Jun 23, 202340:11
072: Pau no Copom ou Fogo na Selic

072: Pau no Copom ou Fogo na Selic

Ninguém aguenta mais a atual taxa básica de juros no Brasil. Os 13,75% da Selic interessam aos bancos e a quem deles se beneficia. Nem as grandes empresas, setor produtivo, indústria, muito menos os governo, que tem feito seu papel para que a economia decole, aguentam os juros praticados pelo Banco Central.


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva vem fazendo milagre com a economia. Queda no dólar, alta na bolsa, controle da inflação, mas parte da mídia do eixo Rio-São Paulo atribui o excelente resultado a um terceiro golpe de sorte de Lula. Haja sorte, pois três é demais!


Neste episódio número 72 do Podcast 40 Graus, Anderson Pires e Felipe Gesteira antecipam o debate que dever esquentar o país na próxima semana: a reunião do Copom e a possível mudança na taxa básica de juros.

Jun 16, 202334:57
071: Polícia para quem?

071: Polícia para quem?

A quem servem as Polícias Militares no Brasil? Antes de qualquer resposta polêmica, a pergunta inicial pode ser complementada com outra: Quando você está sozinho na rua e avista um policial, se sente seguro ou com medo?


A relação entre opressão e garantia da ordem promovidas pelas Polícias Militares no Brasil perpassa também por questões de classe. O homem que foi amarrado e carregado por policiais de São Paulo como um animal morto, muito provavelmente nunca se sentiu seguro diante de animais fardados daquele tipo. E não estamos falando de qualquer polícia, pois a de São Paulo, uma polícia historicamente assassina, sozinha já matou mais no estado do que muitos exércitos em guerras pelo mundo.


Tal qual o chamado fantasma do comunismo, a extrema-direita se apropria do conceito de desmilitarização para disseminar notícias falsas, como se a proposta tivesse a ver com extinguir a Polícia Militar, quando na verdade trata de unificar as polícias.


No episódio 71 do Podcast 40 Graus, Anderson Pires e Felipe Gesteira debatem sobre a necessidade de mais formação humana para as polícias. Não à toa o índice de letalidade da Polícia Militar de São Paulo caiu drasticamente após a implantação de câmeras nos uniformes dos oficiais. É preciso formar policiais mais humanos para que a sociedade se beneficie da defesa social sem que isto seja alcançado tão somente pelos agentes serem vigiados, mas porque acreditam que o maior bem é a preservação da vida.

Jun 09, 202335:32
070: Meio ambiente

070: Meio ambiente

Grande parte da classe política não tem dimensão de qual é a maior riqueza do Brasil. Todo o potencial para geração de energia por fontes renováveis não está aí à toa, decorre do meio ambiente. E o que se tem por aqui é único.


Após quatro anos de um desgoverno antiambientalista que sustentou o lema "passar a boiada", há ainda nesta Legislatura do Congresso Nacional quem defenda atacar o meio ambiente.


No episódio de número 70 do Podcast 40 Graus, Anderson Pires e Felipe Gesteira debatem a importância da preservação dos rios, mares e florestas, abordam a necessidade de recuperação dos biomas e ainda avaliam os riscos econômicos no cenário global diante de uma possível postura do Brasil contrária à natureza.

Jun 02, 202339:14
069: Carro Popular?

069: Carro Popular?

Popular para quem? O Governo Lula propõe reduzir a carga tributária sobre veículos que custam até R$ 120 mil para torná-los mais "populares". O mesmo governo admite que o carro mais barato no Brasil hoje custa em torno de R$ 70 mil e promete baixar esse valor em torno de 10%, ou seja, o carro mais barato continuará custando mais de R$ 60 mil.


É inegável que a medida não tem o povo mais pobre como prioridade, vem apenas para salvar a indústria automotiva, que sequer é responsável por grande geração de empregos no país.


No episódio 69 do Podcast 40 Graus, Anderson Pires e Felipe Gesteira discutem o que deveria ser prioridade para um governo eleito com a proposta de reduzir as desigualdades sociais. Com incentivos para montadoras, enquanto a indústria goza, o povo agoniza e sofre piora na mobilidade urbana, saúde e meio ambiente.

May 26, 202334:47
068: O agro é latifúndio

068: O agro é latifúndio

O agro é pop, dizem. Mas de que vale tanta mídia, tanto PIB, tantos percentuais de crescimento se no fim das contas o setor que produz alimento para o equivalente a sete países de seu tamanho assiste ao povo passar fome? A contrapartida social do agro diante do prato de comida vazio no fim das contas é zero.


No episódio de número 68 do Podcast 40 Graus, Anderson Pires e Felipe Gesteira debatem sobre agro, mercado, industrialização, empregos, e avaliam o que de fato é riqueza para o povo brasileiro.

May 19, 202332:53
067: O país da aposta

067: O país da aposta

As apostas esportivas atingiram um patamar inimaginável no Brasil. Sites e aplicativos instalados em paraísos fiscais hoje são financiadores dos principais clubes e competições no mundo do futebol brasileiro. O volume de dinheiro é tanto que faz o tradicional - e ilegal - Jogo do Bicho ser fichinha ante o império dos chamados 'bets'.


Após escândalos de manipulação de partidas para favorecer apostadores, tornou-se urgente a regulamentação da atividade no país. Mas da forma como caminha, a edição da Medida Provisória promete apenas institucionalizar a atividade como está hoje, com a diferença que governo e clubes morderão um pedaço do bolo.


Neste episódio do Podcast 40 Graus, Anderson Pires e Felipe Gesteira analisam os riscos dos bets para a sociedade, assim como eventuais prejuízos que a prática pode trazer para todos os entes envolvidos na regularização - ou não - das apostas no país.

May 12, 202338:15
066: O futuro de Bolsonaro

066: O futuro de Bolsonaro

Qual o futuro de Jair Bolsonaro? Nesta semana, o ex-presidente da República acordou com a Polícia Federal em sua porta. Os agentes cumpriam mandado de busca e apreensão em sua casa. A investigação não era sobre o escândalo das jóias da Arábia, nem a responsabilização do mandatário sobre as mortes evitáveis na pandemia de covid-19, ou mesmo o uso escancarado da máquina pública na reta final das eleições de 2022, em período vedado. A Operação Venire investiga suposta fraude no cartão de vacina de Jair Bolsonaro.


Pode ser a ponta do iceberg, pois à procura de uma coisa, muitas vezes se acha outra. No caso de Bolsonaro, ele já teve o celular apreendido, e alguns aliados de primeira ordem, como Mauro Cid, também envolvido no escândalo das jóias, já estão presos. Na mesma semana, a investigação sobre um escândalo de rachadinha que passa da ordem de milhões chegou em seu filho Carlos Bolsonaro. A esposa, Michelle, até hoje não respondeu sobre o cheque, agora fichinha diante do valor das jóias.


Neste episódio, Anderson Pires e Felipe Gesteira celebram o fim da emergência em saúde por covid-19 e projetam o que o futuro deve reservar ao ex-presidente Jair Bolsonaro.

May 05, 202331:41
065: Salvem o 1º de Maio

065: Salvem o 1º de Maio

Terceirização, uberização... são muitos os termos associados à precarização do trabalho no Brasil e decorrente piora da qualidade de vida do trabalhador brasileiro. A mudança na legislação sob a justificativa de gerar mais empregos comprovou tratar-se de uma falácia, e a situação só piora. Até a nova onda das inteligências artificiais põem pressão sobre o trabalho intelectual.


Nesta edição mais que especial, dedicada ao Dia Internacional do Trabalhador, celebrado em 1º de Maio, Anderson Pires e Felipe Gesteira recebem como convidada a professora e pesquisadora Maria Augusta Tavares. Ela é pós-doutora e autora do livro "Informalidade e precarização do trabalho: a nova trama da produção capitalista".

Apr 28, 202350:33
064: (Des)Regulação de Lula e da mídia

064: (Des)Regulação de Lula e da mídia

O presidente Lula já tentou discutir a necessária regulação das mídias no país em outro momento à frente da Presidência da República, mas refugou diante da pressão das grandes empresas de comunicação, que atacavam até a regulação na Argentina, sem qualquer relação com o Brasil.


Hoje, é possível que todos os atores envolvidos naquela discussão estejam arrependidos. O panorama é outro, e quem controla a circulação de informações não está nas mídias tradicionais. Sem regulação, as empresas controladoras das redes sociais digitais deixam crimes correndo soltos, como discursos de ódio e desinformação.


Além da falta de controle sobre o conteúdo que circula nas redes, há também um véu em torno das métricas e entrega que protege as empresas. A ausência de informações confiáveis a respeito do volume de tráfego põe em suspeição a veracidade dos dados, pois não existe auditagem externa. Quem controla o algoritmo é o dono e fica por isso mesmo. Quantos robôs interferem nos resultados? Ninguém sabe, ninguém viu.


Justamente pela falta de confiabilidade, chamou atenção o recuo do Governo Lula sobre a polêmica da taxação dos importados, política que hoje é brecha para o contrabando. Lula em tese ouviu a opinião pública, porém com base em dados que não são necessariamente gerados por pessoas, mas impulsionados também por interesses que estão fora do controle e do interesse social.


No episódio 64 do Podcast 40 Graus, Anderson Pires e Felipe Gesteira abordam os refugos do Governo Lula e os perigos da falta de regulação das mídias no Brasil.

Apr 21, 202332:47
063: Maconha para todos

063: Maconha para todos

O debate sobre a legalização da maconha está quente no Brasil, e promete pegar fogo nas próximas semanas. Centenas de brasileiros que necessitam fazer uso medicinal da planta estão com suas vidas à espera de decisões judiciais. Muitos processos aguardam no Superior Tribunal de Justiça um julgamento que consolide o entendimento sobre os casos. Para reacender bem a discussão em favor de quem mais precisa, o Ministério da Justiça emitiu parecer ao STJ favorável à liberação para cultivar, vender e explorar a substância.


Enquanto a discussão avança no âmbito do Judiciário, o Legislativo segue emperrado pelo conservadorismo. Um projeto de lei que trata do tema tramita na Câmara dos Deputados desde 2015. Com o aperto, deve voltar à pauta da Casa.


Neste episódio, Anderson Pires e Felipe Gesteira debatem a necessidade da liberação e regulação dos uso da planta, seja para fins terapêuticos ou recreativos, assim como defendem que o acesso à substância seja universal e de baixo custo, para que todo brasileiro possa fazer uso de seus benefícios.

Apr 15, 202331:31
062: 100 dias de Governo Lula

062: 100 dias de Governo Lula

Aos 100 dias de seu terceiro mandato, se o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse a que veio, falou pouco. Há diferenças em relação com o governo anterior, mas ter como parâmetro Jair Bolsonaro facilita qualquer comparativo. Apesar dos avanços nas áreas sociais, percebe-se ainda um freio de mão puxado, principalmente no que diz respeito a agradar o mercado.


Neste episódio de número 62, Anderson Pires e Felipe Gesteira avaliam os primeiros 100 dias do Governo Lula, projetam expectativas e apontam o que já poderia ter andado de forma mais célere diante das propostas de campanha.

Apr 07, 202334:04
061: Novo Marco Fiscal

061: Novo Marco Fiscal

A apresentação do Novo Marco Fiscal pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, deu o que falar nesta semana, mas os efeitos deste novíssimo arcabouço que irá ditar os parâmetros de investimentos a serem adotados no país não se encerram simplesmente com a entrega do projeto. Assim como o mercado financeiro vinha cobrando uma resposta do Governo Lula, a pressão agora passa a ser política.


Na Câmara dos Deputados, parlamentares cobram mais detalhes. E enquanto o governo aperta de um lado o Banco Central pela redução da taxa básica de juros com um escalonamento de redução da dívida pública a partir de previsões mais favoráveis sob uma Selic mais baixa, o Senado pressiona do outro ao convocar o presidente do BC, Roberto Campos Neto, para uma audiência na Comissão de Assuntos Econômicos, já na terça-feira (4).


Neste episódio, Anderson Pires e Felipe Gesteira avaliam os impactos da apresentação do Novo Marco Fiscal e antecipam debates que deverão surgir na próxima semana.

Mar 31, 202329:46
060: Lula na China

060: Lula na China

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva fará sua primeira viagem deste terceiro mandato à China com a missão de recuperar relações destruídas pelo governo anterior com o principal parceiro comercial do Brasil. Além de reforçar as relações comerciais e tentar manter os negócios que o país já tem com os chineses, principalmente no âmbito das commodities (soja, minério de ferro, celulose, petróleo, milho e carnes), Lula poderá tentar ampliar o leque. Na pauta do presidente também estão acordos de entendimento entre os países nos campos do meio ambiente, agricultura e ciência e tecnologia. Além das relações institucionais, Lula terá a oportunidade de assumir o protagonismo mundial como representante de uma inovadora política internacional de combate à fome.

Mar 24, 202330:20
059: Salário Mínimo

059: Salário Mínimo

Pode parecer pouco o aumento de R$ 18 no salário mínimo, confirmado na quinta-feira (16) pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A partir de maio, o governo vai elevar o valor de R$ 1.302 para R$ 1.320. Sob o caos econômico que o país ainda vive após o desastre de quatro anos de Governo Bolsonaro, 18 reais dá para comprar dois quilos a mais de feijão. Sim, é pouco, mas dentro desta margem de acréscimo concedido há algo de muito mais representativo do que o valor em si. Trata-se do ganho real do poder de compra do trabalhador acima da inflação. 

São menos de dois meses de Governo Lula, mas já é possível perceber o que o Brasil está de volta. Retomada de programas sociais, como Bolsa Família e Minha Casa, Minha Vida, e agora mais uma conquista que havia sido destituída do povo brasileiro é devolvida. O ganho real no salário mínimo sempre acima da inflação registrada no ano anterior era uma garantia de crescimento do país e melhora de vida do povo como forma de compromisso ao longo dos anos de governo do PT, com Lula e Dilma.

Neste episódio de número 59, último da temporada e que marca a mudança do formato audiovisual para uma nova fase, exclusivamente no Spotify, Anderson Pires e Felipe Gesteira discutem os impactos na economia com o aumento do salário mínimo e como políticas desse tipo são importantes para o enfrentamento das desigualdades sociais.

Feb 18, 202347:27
058: Banco Central do Mercado

058: Banco Central do Mercado

O presidente Lula já deu o recado aos liberais e antidemocráticos de plantão. Não faz sentido o Brasil ter uma taxa básica de juros de 13,75%, assim como não tem lógica uma meta de inflação tão baixa, calculada de forma proposital para que seja impossível de se alcançar e, ultrapassada, justifique os altos juros que só beneficiam a bancos e castigam tanto as empresas que poderiam gerar riqueza para o país quanto a população mais pobre.

Mas se é ruim para o Brasil, por que o Governo Lula não controla? Entra aí a chamada “autonomia do mercado”. A aberração criada no governo do ex-presidente Jair Bolsonaro que deu independência ao Banco Central deixou na verdade o povo brasileiro dependente dos interesses de quem não tem qualquer compromisso com a democracia ou a responsabilidade social.

No episódio 58 do Podcast 40 Graus, Anderson Pires e Felipe Gesteira debatem o contrassenso de um banco que tem poder de decisão sobre os rumos da economia do país, é financiado pelo governo do mesmo país, mas faz questão de se abster das questões sensíveis sobre desenvolvimento e ainda se posiciona imune à representação democrática eleita pela população.

Também entram em pauta neste programa os lucros dos bancos privados, mais fraudes fiscais em empresas listadas na Bolsa de Valores e ainda o escandaloso caso da Braiscompany.

Feb 11, 202301:03:59
057: O Congresso é do Centrão

057: O Congresso é do Centrão

Nunca antes na história deste país houve tanta força política concentrada nas mãos de um só homem. E não estamos falando do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), mas de outro político que com muito menos votos do que Lula e, consequentemente, menos representatividade, detém poder de designar, por meio do Legislativo, muitos dos destinos da nação. A vitória de Arthur Lira (PP-AL) para novo mandato à frente da Presidência da Câmara dos Deputados com votação recorde, num arranjo que reuniu desde lulistas a bolsonaristas em torno do Centrão, mostra que a unificação pelo fisiologismo em contraposição à eleição majoritária saiu fortalecida no Brasil.

No episódio número 57 do Podcast 40 Graus, Anderson Pires e Felipe Gesteira debatem os males da vitória de Lira, que sequer tem votos para se eleger prefeito de Maceió, mas hoje comanda a Casa Legislativa que na teoria deveria concentrar maior representatividade política, porém, entregou ao Centrão a chave do cofre do orçamento secreto. Assim como na Câmara dos Deputados, o modelo de acordo pelo centro, sem bandeiras, propostas ou debates, segue sendo replicado país afora nas assembleias legislativas e câmaras municipais. E quanto menos se sabe sobre como pensa o político, mais poder ele concentra.

Ainda neste episódio, o plano fajuto de golpe de Estado envolvendo Daniel Silveira e Jair Bolsonaro também entra em pauta junto à trapalhada do senador Marcos do Val.

Feb 04, 202358:49
056: E o BNDES?

056: E o BNDES?

Que palavra vem à sua mente quando você ouve “BNDES”? Se a resposta for corrupção, vale a pena abrir a cabeça para pensar fora da caixinha criada pela imprensa ‘lavajatista’, ou nem precisa dar o play mais adiante. E se é o novo Governo Lula quem se preocupa com o que os outros vão pensar sobre o financiamento de grandes projetos em outros países pelo banco de fomento brasileiro, o episódio número 56 do Podcast 40 Graus entra de sola na falta de coragem em defender o que é certo.

Para quem não sabe, o BNDES não é um banco do governo que empresta dinheiro do Tesouro brasileiro a outros países. Pelo contrário, o Banco Nacional do Desenvolvimento existe para fomentar empresas brasileiras, gerar empregos e valor a estas empresas e financiar, mesmo que em outros países, negócios e grandes projetos que sejam executados exclusivamente por empresas do Brasil, fazendo com que o investimento retorne ao país, como deve ser.

Neste programa, Anderson Pires e Felipe Gesteira discutem a importância do BNDES para o desenvolvimento das empresas brasileiras e o desafio que o Governo Lula terá adiante para sustentar o necessário trabalho de reconstrução do Brasil – administrativa e conceitualmente – para o qual foi eleito.

Jan 28, 202353:48
055: Falso democratismo

055: Falso democratismo

Mal começou o Governo Lula e os erros do passado voltam a aparecer. Em entrevista concedida nessa semana, o presidente da República escorregou ao eleger o consumo como prioridade para a resolução dos principais problemas do país. As divisões de classes e o gargalo social foram colocados de lado quando Lula põe o pequeno empresário no mesmo patamar dos grandes detentores dos meios de produção. Também nessa semana, em reunião com reitores das universidades e institutos federais, Lula disse que respeitaria as decisões internas em detrimento da escolha maior da nação sobre a política e os espaços de poder a serem ocupados.

Neste episódio de número 55 do Podcast 40 Graus, Anderson Pires e Felipe Gesteira botam fogo no debate sobre a postura do presidente da República diante da nação que espera um governo com foco na redução das desigualdades e comprometido principalmente em acabar com a fome no país. Um devido puxão de orelha político, os 'democratismos' de Lula, divisão de classes, interesses do agronegócio e do mercado, mais o rombo criminoso das Americanas estão em pauta no programa. 

Jan 21, 202301:14:17
054: O quase golpe

054: O quase golpe

Mal deu tempo respirar os novos ares da democracia. Apenas uma semana após a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), a capital federal foi palco de um grande atentado terrorista. Milhares de bolsonaristas invadiram os prédios dos Três Poderes da República na tentativa de um golpe de Estado. O governo agiu com firmeza, centenas de criminosos estão presos, mas a nuvem dos ideais antidemocráticos continua a pairar.

Sem tempo para brincadeira e em forte tom de desabafo, Anderson Pires e Felipe Gesteira analisam neste episódio 54 do Podcast 40 Graus a reação aos ataques terroristas, as motivações criminosas, os resquícios da ditadura militar e os riscos que a democracia brasileira ainda corre.

Jan 13, 202357:13
053: A posse do Lula
Jan 08, 202355:34
052: O ano acabou

052: O ano acabou

O Governo Bolsonaro terminou com a fuga de Jair para os Estados Unidos, mas o ano de 2022 ainda não. Em clima de retrospectiva, o episódio 52 do Podcast 40 Graus faz um balanço do que estes 4 anos representaram para o país e quais serão os reflexos nas vidas dos brasileiros durante os próximos anos. 

Mesmo sob a esperança de dias melhores com a posse de Lula, o Brasil entregue por Jair Bolsonaro é de caos em todos os âmbitos, da administração pública aos desastres sociais, ambientais e econômicos, além das mais de 400 mil mortes na pandemia de covid-19 que poderiam ter sido evitadas não fosse a política negacionista do atual presidente. 

Neste episódio,  Anderson Pires e Felipe Gesteira abordam também o legado do Rei Pelé. Em um país que persegue pretos e pobres, Pelé foi ícone de resistência e grandiosidade por ser o que é - posto que é imortal - e por tudo o que conquistou, apesar das adversidades.

Dec 30, 202256:19
051: Os novos ministros

051: Os novos ministros

Um novo Brasil já começa a se desenhar a partir dos nomes indicados para chefiar os ministérios a partir de janeiro. O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), deu um sonoro recado aos bolsonaristas: o tempo da desumanidade, do descrédito à ciência e da política antiambientalista acabou.

As nomeações de Silvio Almeida para o lugar de Damares Alves e Nísia Trindade na vaga deixada por Marcelo Queiroga mostram que além da prioridade à capacidade técnica, Lula também dá o tom político indicando a guinada que fará com o governo. Da mesma forma, o nome de Anielle Franco, irmã da vereadora assassinada Marielle Franco, como ministra, evidencia a prevalência às causas sociais e a tolerância zero que o governo terá contra as milícias.

Mais mulheres, mais pretos, e o retrato da equipe do primeiro escalão composto pelos novos ministros reflete a discrepância entre o Brasil que se despede após 4 anos de destruição administrativa e este que chega, repleto de expectativas, porém a ser construído sobre terra arrasada. No episódio 51 do Podcast 40 Graus, Anderson Pires e Felipe Gesteira analisam os novos nomes anunciados, o relatório da equipe de transição e discutem sobre o que esperar do Governo Lula 3.

Dec 23, 202201:00:12
050: O Governo Lula já começou

050: O Governo Lula já começou

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ainda não tomou posse no seu terceiro mandato como chefe do Poder Executivo no Brasil, mas o seu governo, de fato, já começou.

Os anúncios da equipe de ministros já mexem com os ânimos do mercado, e a expectativa para que o novo presidente consiga reverter a crise sem precedentes deixada pela política econômica de Paulo Guedes é grande, visto que Lula conseguiu resultados excelentes em seu primeiro mandato.

No entanto, o Brasil de hoje é totalmente diferente do que fora entregue por Fernando Henrique Cardoso. Apesar do declínio no fim do Governo FHC, nenhum cenário se compara ao desastre causado por Jair Bolsonaro: escalada da inflação, alta do dólar, aumento da pobreza, desmatamento recorde e maior endividamento da população. Além do caos interno, o cenário internacional também não é tão favorável quanto o de 20 anos atrás.

No episódio 50 do Podcast 40 Graus, Anderson Pires e Felipe Gesteira discutem as escolhas de Lula e analisam como deverá ser uma gestão que precisa ser nova, apesar de velhos nomes.

Dec 16, 202245:38
049: Futebol e política

049: Futebol e política

Após as eleições gerais e em clima de fim de ano e Copa do Mundo, o país inteiro parece só ter dois assuntos: futebol e política. O Mundial da Fifa realizado no Catar, um país que persegue mulheres e criminaliza relações homoafetivas, segue sendo destaque para além das quatro linhas. 

Enquanto o futebol distrai as discussões sobre equidade de gênero e democracia no Brasil, a Transição de Governo segue dando o que falar. O governo eleito denuncia um caos administrativo sem precedentes, enquanto a gestão Bolsonaro não tem como explicar a falta de recursos para manter programas essenciais, como os salários de pesquisadores e bolsistas da Capes. 

Gravado um dia antes da eliminação da Seleção Brasileira na Copa do Mundo do Catar, o episódio 49 do Podcast 40 Graus debate futebol, política e as desigualdades sociais expostas ao extremo. 

Anderson Pires e Felipe Gesteira discutem a política no Brasil e abordam as relações de consumo no país onde restaurantes de baixa qualidade vendem bifes folheados a ouro para que jogadores determinados a se tornarem celebridades mais pelo poder de consumo do que pelos feitos em campo possam ostentar seu sucesso.

Dec 09, 202251:15
048: Mercado x Bolsa Família

048: Mercado x Bolsa Família

Dias após a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva para mais um mandato de quatro anos à frente da Presidência da República, a imprensa brasileira começa a dar voz a um personagem que tenta ditar os destinos da nação, porém sequem tem cara para dar à tapa. Este ser invisível chamado “Mercado” cria falsas narrativas sobre a economia do país e vende instabilidade em um cenário que por si é volátil e, a longo prazo, costuma dar retorno aos grandes detentores do capital, estejam os mais pobres morrendo de fome ou não.

Lula foi eleito para seu terceiro mandato de presidente para fazer o que Bolsonaro jamais tentou ao longo de quatro anos: justiça social. No episódio 48 do Podcast 40 Graus, Anderson Pires e Felipe Gesteira discutem as dicotomias que têm tomado conta dos principais debates no Brasil: teto de gastos x inclusão da população mais pobre na economia; equilíbrio fiscal x combate à fome; Mercado x Bolsa Família.

Enquanto a PEC da Transição não é aprovada, vale lembrar que a promessa de R$ 600 para o Bolsa Família foi feita tanto por Lula quanto por Bolsonaro. E para quem duvida da capacidade de Lula de conduzir o país pelo caminho do enfrentamento às desigualdades com a economia em crescimento, basta revisitar o passado recente: Lula nunca desrespeitou o equilíbrio fiscal enquanto presidente.

Nov 18, 202201:00:05
047: Copa do Mundo

047: Copa do Mundo

Após uma pausa prolongada para o período eleitoral, o Podcast 40 Graus está de volta, agora às quintas-feiras. As bases são as mesmas: "informação com muita opinião", além da pitada de veneno no quadro Café quente e café frio. Além da mudança no dia da publicação de novos episódios, a novidade no retorno ficou por conta do formato, mais curto e com pauta definida, deixando o balanço da política para programas extras que surgirão ao longo da semana.

No episódio 47, Anderson Pires e Felipe Gesteira debatem a problemática da Copa do Mundo do Catar, um dos países mais ricos do planeta, mas que dissemina desumanidades, como homofobia, perseguição religiosa, e ainda tenta abafar as mais de 6,5 mil mortes de trabalhadores durante a construção dos estádios para o maior evento de futebol do mundo.

Enquanto a Fifa coloca panos quentes para que nada estrague o evento comprado desde a escolha da sede, países e jogadores seguem omissos em relação aos abusos cometidos para que a competição aconteça. Uma mordaça generalizada que põe em xeque as políticas defendidas pelas empresas que patrocinam o evento, tornando tudo uma festa da hipocrisia.

A conivência da Seleção Brasileira diante de absurdos em causas que deveriam estar acima do esporte, pois são humanitárias, também entra em pauta neste programa.

Nov 11, 202251:09
046: A eleição começou

046: A eleição começou

Hoje é o último dia para as convenções partidárias e o episódio #46 do Podcast 40 Graus foi gravado antes do fim deste prazo. Começa oficialmente a corrida eleitoral que vai definir o destino de milhões de brasileiros no ano de 2022. Nestas eleições, serão escolhidos deputados estaduais, deputados federais, governadores, senadores, e ainda quem será o próximo presidente da República. 

Com todas as projeções indicando cenário adverso, o atual ocupante do Palácio do Planalto, presidente Jair Bolsonaro, tenta a todo custo se manter no cargo. Seu principal adversário é o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que lidera todas as pesquisas. Outros candidatos, como Ciro e Tebet, correm por fora. 

Na Paraíba, dois fatos políticos se destacaram na semana: a visita do ex-presidente Lula e o anúncio da deputada estadual Pollyanna Dutra como senadora na chapa de reeleição do governador João Azevêdo. Ricardo Coutinho deixou de ser a única opção para o Senado no campo progressista. Contra Efraim Filho, Bruno Roberto e o Pastor Sérgio, a esquerda agora tem Pollyanna e Ricardo. Sendo o último inelegível, pode restar apenas Pollyanna. 

O Podcast 40 Graus entra em recesso até o primeiro turno das eleições de 2022. Voltamos dia 7 de outubro.

Aug 05, 202201:00:12
045: E as campanhas?

045: E as campanhas?

Para chegar vivo na disputa à reeleição, o presidente Jair Bolsonaro precisou fazer uma mudança drástica na rota de seu discurso. Em comparação ao Bolsonaro que venceu as eleições em 2018, o atual encontra-se praticamente desarmado. As pautas conservadoras, como o kit gay, não colam diante de um país que enfrenta uma crise sem precedentes, com alto índice de desemprego e inflação descontrolada. O interesse da população nas candidaturas está mais para quem vai resolver as questões econômicas e sociais do país, e por isso Lula, que comprovadamente já acertou, lidera as pesquisas. Além desse aspecto, outras bandeiras do Bolsonaro de 2018 caíram por terra, como combate à corrupção, rompimento com o Centrão e liberalismo econômico, pois ao longo de 4 anos ele ou fez tudo ao contrário, ou se aliou com quem desmonta seu antigo discurso.

No episódio #45 do Podcast 40 Graus, Anderson Pires e Felipe Gesteira vão além da política e trazem a experiência da atuação profissional no âmbito do marketing político para analisar como andam as campanhas eleitorais até aqui.

Se na corrida presidencial Bolsonaro, Ciro e Lula já têm discurso definido, a disputa pela cadeira do Palácio da Redenção ainda engatinha, com pouco conceito e mais atenção dos candidatos aos arranjos políticos e alianças nos municípios. Para o Senado, Efraim, pastor Sérgio e Ricardo já demonstram qual caminho devem seguir. 

Jul 30, 202201:11:58
044: O golpe taí

044: O golpe taí

O presidente Jair Bolsonaro voltou a ameaçar o Estado Democrático de Direito no Brasil. Sua persistente narrativa que busca contestar a segurança do sistema eleitoral e das urnas eletrônicas busca criar um clima de instabilidade social diante da iminente derrota nas eleições deste ano. Com o objetivo de ampliar a disseminação de suas teorias para além de seus costumeiros apoiadores, o presidente convocou embaixadores e representantes de 50 países em busca de apoio internacional. No evento, Bolsonaro mentiu, como previsto, mas não foi só isso, seguiu elevando o tom golpista e ameaçando inviabilizar o processo eleitoral. Será que teremos eleições?

No episódio #44 do Podcast 40 Graus, Anderson Pires e Felipe Gesteira analisam a escancarada ameaça de golpe feita por Jair Bolsonaro a poucos meses das eleições. 

Ainda neste programa, fatos que foram destaque no Brasil e na Paraíba entram em discussão: Michel Temer diz que Dilma é "honestíssima", e a ex-presidente rebate ao afirmar que a história não absolve traidores; e o ex-deputado Eduardo Cunha recuperou seus direitos políticos.

Na Paraíba, três petistas desistiram da vice na chapa do senador Veneziano Vital do Rêgo para o Governo do Estado, mas há moído interno no partido com brigas entre o grupo de Ricardo e outros poucos divergentes que restaram; o Republicanos acertou as pontas com o governador João Azevêdo e ficará na base de apoio à reeleição, o que ninguém sabe é quem será o senador de João. 

Jul 22, 202201:00:56
043: Arthur é quem manda

043: Arthur é quem manda

Arthur Lira ultrapassou os limites de aliado do presidente Jair Bolsonaro. Além de cumprir o serviço pedido ao reiteradamente quebrar o regimento da Casa para atropelar processos e prazos em função dos interesses do Planalto, Lira tem reunido em torno de si a força política que nenhum outro presidente da Câmara dos Deputados jamais teve. É tanto poder concentrado em um homem só que ele chega a flertar com ataques antidemocráticos ao defender o regime de semipresidencialismo em pleno ano eleitoral no sonho de se tornar um primeiro ministro.

Seja Lula ou Bolsonaro o próximo presidente da República, o que se diz entre os parlamentares do Centrão é que a Câmara dos Deputados continuará sob o comando de Lira. No episódio #43 do Podcast 40 Graus, Anderson Pires e Felipe Gesteira expõem as violações regimentais que vêm acontecendo no Congresso Nacional em virtude da pressão eleitoral e do crescimento do atual presidente da Câmara, Arthur Lira.

Outros assuntos que foram destaque na semana também entram na mesa do debate: a PEC Kamikaze já está em vigor; o assassinato do militante petista por um apoiador do presidente Jair Bolsonaro tem gerado conflitos sobre o conceito de crime por motivação política; e o estupro praticado por um médico contra uma paciente durante uma cirurgia de cesárea.

Na Paraíba, o governador João Azevêdo promoveu um evento de campanha para mostrar força política, mas chapa definida que é bom, por enquanto nada. As pesquisas apontam para uma eleição bastante acirrada, com forte tendência de segundo turno. 

Jul 16, 202201:03:51
042: Pacote de bondades

042: Pacote de bondades

São muitos os nomes para uma mesma Proposta de Emenda à Constituição (PEC). Esta nova medida do Governo Jair Bolsonaro tem sido vista como oportunista, eleitoreira e até desesperada. Chamem do que quiserem, de PEC do Desespero, PEC do Arrombamento do Teto de Gastos, PEC da Boca de Urna ou até PEC Emergencial. O que não dá para esconder é a forçação de barra do governo para tentar conter o desastre da política econômica de Bolsonaro diante de uma provável derrota eleitoral. 

No episódio 42, o Podcast 40 Graus discute os possíveis efeitos políticos deste pacote de bondades do Governo Bolsonaro às vésperas da eleição presidencial. 

Ainda neste programa, Anderson Pires e Felipe Gesteira abordam outros temas que esquentaram a política nacional ao longo da semana: adiamento da CPI do MEC; redução dos preços dos combustíveis; inflação acumulada em 11,89%; e ainda os ataques à campanha de Lula e ao juiz que mandou prender o ex-ministro Milton Ribeiro. 

Na Paraíba, passou o São João, mas a fogueira na política ainda não apagou. Se a chapa do governador João Azevêdo segue indefinida, do outro lado, seja com Veneziano, seja com Pedro, não tem nada fechado. Enquanto os cabeças de chapa se articulam, Ricardo, na iminência da confirmação de sua inelegibilidade, procura um substituto.

Jul 08, 202201:02:02
041: PEC da Boca de Urna

041: PEC da Boca de Urna

O Governo Bolsonaro se elegeu tendo entre suas bandeiras a promessa de "menos estado", tem como presidente da República um senhor que sempre combateu as políticas assistencialistas, passou os três primeiros anos coerentemente se ausentando da sua função de assistir os mais necessitados com políticas econômicas efetivas para enfrentar a pobreza. Agora, este mesmo governo que se propunha até então a atender aos neoliberais faz um freio de arrumação e muda completamente de rumo. O objetivo é claramente eleitoral e mostra o tamanho do desespero de Bolsonaro para conseguir se reeleger. A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) do estado de emergência, também chamada de PEC do Desespero ou PEC do Arrombamento do Teto, é a prova que o presidente topa tudo para tentar reverter o iminente desastre eleitoral com um arremedo político, chancelado pelo Congresso, em ano de eleição. 

No episódio 41 do Podcast 40 Graus, Anderson Pires e Felipe Gesteira destrincham os diversos pontos da empreitada eleitoreira de Bolsonaro em forma de PEC, com seus possíveis resultados.

Também entram no debate outros fatos que mexeram com a política ao longo da semana: o pedido de instalação da CPI do MEC e a suspeita de interferência do presidente Jair Bolsonaro na investigação da Polícia Federal; o escândalo dos casos de assédio sexual na Caixa Econômica Federal envolvendo um dos principais assessores de Bolsonaro; os números do anuário da segurança pública; e os dados referentes ao desemprego no Brasil.

A política na Paraíba neste pós-São João também é destaque no programa. A eterna saga para saber quem será o vice na chapa do governador João Azevêdo continua, e Hugo Motta diz que ao Republicanos, só a vice interessa; o Governo da Paraíba encerra o ciclo de seu "Orçamento Participativo", aqui chamado de Orçamento Democrático Estadual; e as candidaturas de jornalistas, comunicadores e influencers, que ganharam um concorrente de peso nesta semana. 

Jul 01, 202201:06:16
040: Política junina

040: Política junina

O Podcast 40 Graus chega ao episódio número 40 pegando fogo feito lenha na fogueira, bem no clima junino, no dia mais que sagrado para todo bom nordestino, o Dia de São João.

Quem também aproveita o feriado junino é a classe política, justamente para fazer muita política em meio às tradições nordestinas. Neste programa, Anderson Pires e Felipe Gesteira aprofundam o debate sobre a atuação dos políticos paraibanos em meio ao São João, principalmente no que diz respeito à aplicação das verbas públicas para as tradicionais - e necessárias - festas e se esse dinheiro tem sido usado para a preservação da cultura dos festejos juninos.

Temas que esquentaram a semana também entram em pauta neste programa: o escândalo do MEC e a prisão do pastor e ex-ministro de Bolsonaro; a criança estuprada  que teve seu direito ao aborto legal negado; a procuradora agredida por um colega de trabalho em São Paulo; a proposta de governo do PT; e a nova pesquisa eleitoral com Lula ainda mais à frente.

Na Paraíba, a visita de Jair Bolsonaro está rendendo bastante: houve vaia comprada numa arapuca contra o prefeito Cícero Lucena e é grande a expectativa do público de Campina Grande para ver Juliette cantar com o presidente na plateia. De Patos, Hugo Motta mandou um duro recado ao governador João Azevêdo. 

Jun 25, 202201:17:50
039: O programa do Lula

039: O programa do Lula

Apesar de ainda ser um esboço, o programa de governo do ex-presidente e pré-candidato à Presidência da República pelo Partido dos Trabalhadores, Luiz Inácio Lula da Silva, já vem dando o que falar, principalmente a respeito da falta de um posicionamento claro nas políticas do campo progressista. Em temas caros à esquerda, como a defesa do trabalhador e dos direitos das mulheres, o PT evita dialogar com seu próprio eleitorado.

No episódio #039 do Podcast 40 Graus, Anderson Pires e Felipe Gesteira entram certeiros nos pontos onde o esboço do programa de Lula buscou se esquivar. Temas como reforma da Previdência, reforma tributária, teto de gastos, aborto, e demais pautas ligadas às causas sociais e à redução da desigualdade entram no debate.

Outros temas que foram destaque no Brasil e no mundo ao longo da semana também esquentam o programa: militares brasileiros questionam o processo eleitoral; as mortes do indigenista Bruno Pereira e do jornalista Dom Phillips; a passagem de Lula por Natal; novo aumento nos preços dos combustíveis, com direito a protesto do presidente Jair Bolsonaro; eleições presidenciais na Colômbia.

Na Paraíba, o assunto que deu e ainda vem dando o que falar é a falta de senador na chapa do governador João Azevêdo. Após a desistência do deputado Aguinaldo Ribeiro e pressão do PP pela vaga de vice, houve revolta do Republicanos.

Jun 17, 202201:21:46
038: Combustível eleitoral

038: Combustível eleitoral

O desespero do presidente Jair Bolsonaro com seu péssimo desempenho nas pesquisas eleitorais em decorrência, principalmente, do desastre na política econômica tem agora um inimigo a ser enfrentado: o preço dos combustíveis. E se o presidente não consegue resolver a escalada da inflação e o alto desemprego, decidiu partir para o tudo ou nada, criar um rombo nas contas públicas e abrir o caixa para baixar a todo custo o preço da gasolina. Esse chamado "combustível eleitoral" é o tema que faz o debate pegar fogo nesta edição do Podcast 40 Graus. 

Ainda neste episódio, Anderson Pires e Felipe Gesteira debatem outros assuntos que esquentaram a semana no Brasil e no mundo: a participação do presidente Jair Bolsonaro na Cúpula das Américas e as mentiras que o chefe do Executivo contou no evento; o desaparecimento do indigenista Bruno Pereira e do jornalista Dom Phillips; a decisão do STJ sobre o rol taxativo da ANS e a nova conduta do Ministério da Saúde que busca investigar mulheres que foram estupradas.

Na Paraíba, os festejos juninos esquentam o cenário político. Quem esteve no Maior São João do Mundo foi o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, porém como presidente da República em exercício. O infarto sofrido pelo prefeito de Cabedelo, Vitor Hugo, também entra em pauta, assim como a polêmica do Projeto Orla, que tanto tem despertado o apreço ao meio ambiente justamente dos moradores de condomínios de luxo, que agora precisarão dividir seus espaços até então privados de "pé na areia" com a população. 

Jun 11, 202201:21:41
037: Democracia partidária

037: Democracia partidária

Quem tem medo da democracia partidária? Se é de polêmica que vocês gostam, podem vir. A edição 37 do Podcast 40 Graus pegou fogo com este tema necessário, mas que não costuma entrar em discussão sempre que a questão da reforma política entra em pauta. 

Com a participação especial do cientista político e professor Gonzaga Júnior, Anderson Pires aprofunda o debate sobre o assunto que mexe com a estrutura de poder no Brasil.

Outros temas que esquentaram a semana no Brasil também entraram no debate: o livro Querido Lula; a farra dos shows com pagamento de cachês milionários por parte de prefeituras que mal conseguem se bancar; a vontade do MLB de caçar cachês de quem se posicionar politicamente; a afronta do ministro Nunes Marques contra decisões do TSE; e a divergência entre PT e PSB nos estados. 

Na Paraíba, o Republicanos mandou recado para o governador João Azevêdo, e enquanto o chefe do Executivo não se decide sobre sua chapa, Aguinaldo Ribeiro deixa claro que não tem pressa nenhuma; Daniella aproveita o clima para deixar no ar sua possível candidatura. Na Assembleia, Cabo Gilberto desafia qualquer processo de cassação e diz que se chegar, vai rasgar.

Jun 03, 202201:34:05
036: Não vamos pagar nada

036: Não vamos pagar nada

O episódio 36 do Podcast 40 Graus debateu a proposta de cobrança de mensalidades nas universidades públicas. Também foi destaque a desistência de João Doria da candidatura a presidente, a chacina da Vila Cruzeiro no Rio de Janeiro, o assassinato de Genivaldo Jesus dos Santos por agentes da Polícia Rodoviária Federal e a nova pesquisa DataFolha que aponta vitória de Lula no primeiro turno.

May 28, 202201:29:30