
Amigos & Barcinski & Forasta & Paulão.
By Podcast ABFP

Amigos & Barcinski & Forasta & Paulão.Nov 21, 2023

#110 Roberta Martinelli e a nova cena brasileira
Hoje em dia, falar de novos artistas brasileiros sem citar a curadoria de Roberta Martinelli é quase uma heresia. O ABFP chamou a apresentadora do "Cultura Livre" (TV Cultura), do "Som a Pino (Eldorado FM) e do podcast "Nós" (com Sarah Oliveira) para conversa sobre a nova cena musical brasileira, independentemente do gênero. O resultado foi uma aula e um show de simpatia da Roberta, que deu a real e ainda contou histórias sensacionais de sua carreira. Tá imperdível!
As músicas: 1) "Gray Battle" - The Lautreamonts; 2) "Urban Cannibalism" - Podridão; 3) "Gri Gri Bá Dön" - Höröyá; 4) "Intenção" - Rakta; 5) "Berimbau do Ódio" - DJ Arana; 6) "Ave-Bala" - Papangu; 7) "Mulher Homem Bicho" - Ana Frango Elétrico; 8) "Olhares" - Augusta Barna.
As dicas: o documentário "O Túnel dos Pombos", de Errol Morris, sobre John le Carré, na Apple TV+; o livro "A Guerra dos Gibis: A formação do mercado editorial brasileiro e a censura aos quadrinhos, 1933 a 1964", edição revista e ampliada, de Gonçalo Júnior, pela editora Conrad; o canal do YouTube "The Rob Squad Reactions", com reações de um casal a sucessos dos anos 70, 80 e 90; o episódio de "Bios: Vidas que Marcaram a Sua" com Charly Garcia, entrevistado por Julieta Venegas; o livro "As Pequenas Chances", de Natalia Timerman (editora Todavia).

#109 - Rodrigo (Dead Fish): tributo ao "Faça Você Mesmo"
Rodrigo Lima, da banda punk Dead Fish, é daqueles caras que carregam a marca do "DIY" (o "Do It Yourself", o "faça você mesmo"). Se tem apoio para seus projetos, ótimo. Se não tem, arregaça as mangas e faz virar. Mesmo com milhares de fãs, não tem vergonha de ainda hoje montar a banquinha e vender camisetas da banda nos shows. Rodrigo deu um show no ABFP: revelou as origens do Dead Fish, bastidores de turnês, riu do "Debbie Fisher", lembrou fãs raivosos de Marky Ramone e outras ótimas histórias. A playlist traz bandas que cresceram apoiadas por fanzines.
As músicas: 1) "Mekano" - SPK; 2) "Waiting Room" - Fugazi; 3) "Mother Messiah" - Bullet Lavolta; 4) "Add It Up" - Violent Femmes; 5) "Mowhawk Man" - Mr. Epp & The Calculations; 6) "No SS" - Kidnap; 7) "Estrada de Ossos" - Lasso; 8) "Mister Niterói" - Black Alien; 9) "Autonomia" - Dead Fish.
As dicas: o gibi "Best of Enemies: A History of US and Middle East Relations: 1953-1984", de Jean-Pierre Filiu, em 3 volumes; o filme O Homem de Palha (1973), direção Robyn Hardy, com Christopher Lee, na plataforma MUBI; a série "Godfather Of Harlem", com Forrest Whitaker, no Star Plus; livro "Paternagem Punk: ensaios sobre criação em três acordes", organização de Fabiano Passos e João Bittencourt, no site Cucamonga.

#108 - Mike Biggs e o eterno Balão Mágico
Se você quer história boa, está no episódio certo! Nosso convidado é ninguém menos que Mike Biggs, um dos eternos integrantes do Balão Mágico, grupo musical que virou o Brasil de cabeça pra baixo nos anos 80. Mike revelou bastidores do grupo, do reencontro depois de adultos para o documentário do Star+. Além disso, contou histórias fantásticas da convivência com seu pai Ronald Biggs, do assalto ao trem pagador. Histórias com Andy Summers, Rick Wakeman, George Harrison, Ozzy, Rod Stewart entre outros. A emocionante volta de Ronald Biggs ao Reino Unido para cumprir a pena já depois de mais idoso e debilitado. A playlist é só com artistas com mais de 80 anos -- garantia de música boa! Dá o play!
As músicas: 1) "These Boots Are Made For Walkin' " - Nancy Sinatra; 2) "Omega Man" - The Police (Andy Summers); 3) "You Don't Know What Love Is" - Sonny Rollins; 4) "Midsummer In New York" - Yoko Ono; 5) "Good Vibrations" - Beach Boys; 6) "Check My Machine" - Paul McCartney; 7) "Forró Brasil" - Hermeto Pascoal; 8) "Subterranean Homesick Blues" - Bob Dylan; 9) "Superfantástico" - Balão Mágico.
As dicas: a série documental "A Superfantástica História do Balão", em 3 partes, no Star+; o documentário "Viva Maestro!", sobre a vida do regente venezuelano Gustavo Dudamel, no HBO Max; a série "100 Anos de Warner Bros.", em 4 partes, no HBO Max; os filmes "Dersu Uzala", de Akira Kurosawa, no YouTube e no Flat, e "Um Estranho No Ninho", de Milos Forman, na Apple TV e Paramount+.

#107 - Matthew Shirts e onde esse calor vai parar
Uma edição com esse americano que descobriu o Brasil em meados dos anos 70 e aqui ficou para levantar a bandeira do meio ambiente, das mudanças climáticas e da sustentabilidade! Matthew Shirts contou como veio parar na cidade de Dourados, no Mato Grosso do Sul, em 1976 e em plena ditadura militar no Brasil! Aventuras e boas risadas não faltam na vida desse jornalista que passou pelos principais veículos de comunicação do país e hoje mantém o site Fervura no Clima! A playlist, claro, é recheada com músicas que falam do meio ambiente. Mais um daqueles episódios imperdíveis do ABFP! Dá o play.
As músicas: 1) "Xangô, O Vencedor" - Ruy Maurity; 2) "Aquarius" - Boards Of Canada; 3) "Time Is Ticking Out" - The Cranberries; 4) "Klettur" - Sigur Rós; 5) "Road To Nowhere" - David Byrne & St. Vincent; 6) "O Lucro É O Fim" - D.F.C.; 7) "Everything Matters" - Khafre Jay (ft. Martin Luther McCoy); 8) "Bad Guy" - Billie Eilish.
As dicas: o novo álbum da banda inglesa Slowdive chamado "Everything Is Alive", disponível nas plataformas de streaming e em mídia física; o canal da banda islandesa Sigur Rós no YouTube; o livro "Comunismo de Luxo Totalmente Automatizado", de Aaron Bastani (ed. Autonomia Literária); o filme "How To Blow Up a Pipeline", de Daniel Goldhaber.

#106 Marina Person e os artistas que viram casaca
Madonna amamentando, Jennifer Lopez na Amazônia... A cineasta, atriz, apresentadora (e nossa amiga) Marina Person trouxe histórias sensacionais de sua carreira na MTV e no cinema ao ABFP! Relembrou os tempos de VJ da MTV, o recente reencontro com as amigas apresentadoras nos bastidores do Marcos Mion e também contou de seu trabalho na série "De Volta Aos 15". O desafio do programa foi escolher artistas que viraram casaca: cantores e cantoras que atacaram de atores e vice-versa! A playlist ficou impagável. Dá o play!
As músicas: 1) "Don't Stop Now" - Frankie Avalon; 2) "Guilty" - Barbra Streisand & Barry Gibb; 3) "Common People" - William Shatner (Pulp cover); 4) "Causing a Commotion" - Madonna; 5) "I Love You, You Love Me" - Anthony Quinn; 6) "Castelo Dos Horrores" - Zé do Caixão (José Mojica Marins); 7) "Five Years" - David Bowie; 8) "A Via Láctea" - Wagner Moura (Legião Urbana).
As dicas: a série canadense "Alias Grace" na Netflix; o documentário "Playing On The Edge - Football In Greenland" sobre o futebol na Groenlândia; o documentário "Wayne Shorter - Zero Gravity" na Amazon Prime Video; o documentário biográfico "Moonage Daydream" com David Bowie na Apple TV.

#105 - Underground e jornalismo com Bia Abramo e Álvaro Pereira Jr.
Uma edição que acabou numa grande mesa redonda sobre o passado e o presente da imprensa. Nossa convidada foi a jornalista Bia Abramo, amiga e contemporânea dos apresentadores do ABFP, que trouxe discussões sobre o jornalismo dos anos 80 até o praticado hoje. Mas, acima de tudo, ela conseguiu um verdadeiro "milagre": tirar o Álvaro Pereira Jr. da toca e participar com a gente desse papo. O resultado foi 2h30 de muita conversa boa sobre os tempos de Folha e Bizz, grandes coberturas e histórias sensacionais do underground rock brasileiro dos anos 80. A playlist está maravilhosa! Dá o play.
As músicas: 1) "Tô Tenso" - Patife Band; 2) "Loucos Sentimentos" - As Mercenárias; 3) "Noites" - Varsóvia; 4) "Armadilha" - Finis Africae; 5) "Video-Game" - Azul 29; 6) "O Adventista" - Camisa de Vênus; 7) "Noite Preta" - Vange Leonel; 8) "Sete Nomes" - Smack.
As dicas: o filme indiano "O Discípulo", do diretor Chaitanya Tamhane, na Netflix; o app "One Football", que mostra campeonatos alternativos de futebol pelo mundo; a loja Ugra - Quadrinhos & Contracultura (na Rua Augusta, 1371; e online: ugrapress.com.br); os livros brasileiros "O Drible", de Sergio Rodrigues (Companhia das Letras) e "Onde Pastam Os Minotauros", de Joca Reiners Terron (Editoria Todavia).

#104 - Hyldon e os ídolos dos anos 70
Hyldon é a história viva da música brasileira dos anos 70. Com seu hit "Na Rua, Na Chuva, Na Fazenda" completando 50 anos, ele veio ao ABFP para contar passagens sensacionais de sua carreira, de como foi ser vizinho de Raul Seixas (ganhou dele um disco que redirecionou sua visão musical), da vida nos bailes e das parcerias com Tim Maia e Cassiano. A playlist, claro, tem ídolos brasileiros da década de 70. E, de quebra, uma versão 2023 da grande canção da carreira de Hyldon. Mais um episódio histórico e imperdível. Dá o play!
As músicas: 1) "Manhãs de Setembro" - Vanusa; 2) "Kabaluere" - Antônio Carlos & Jocafi; 3) "Adeus Ceará" - Téo Azevedo; 4) "Não Vai Mudar" - Tony Bizarro; 5) "Nuvem Passageira" - Hermes Aquino; 6) "Na Linha Do Mar" - Clementina de Jesus; 7) "Primavera" - Tim Maia; 8) "Coleção" - Cassiano; 9) "Na Rua, Na Chuva, Na Fazenda" - Hyldon (versão 2023 - feat. Os Meninos de Tijuaçu).
As dicas: dois filmes de William Friedkin, o "Killer Joe (Matador de Aluguel)" (2011) no Amazon Prime Video, e "Sorcerer (O Comboio do Medo)" (1977); a plataforma de filmes Filmicca, streaming de cinema de arte; o documentário "Luiz Carlini: Guitarrista de Rock" (2023), filme que estreou em 3 de agosto nos cinemas de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Salvador, Belo Horizonte, Poços de Caldas, Palmas e Porto Alegre pela Lira Filmes; os filmes "Barbarella" e "Blow Up".

#103 - Sadovski e a trilha de cenas inesquecíveis
A música certa na cena certa. Este episódio do ABFP vai lembrar oitos cenas cujas trilhas casam perfeitamente com o momento do filme. Para nos ajudar, chamamos nosso amigo jornalista Roberto Sadovski, um dos maiores especialistas em cinema do Brasil e dono de uma excelente coluna no UOL. Mas não foi só isso: batemos papo sobre as partes não glamurosas da produção cinematográfica. Sadovski também deu opiniões sensatas e sinceras sobre "Oppenheimer" e "Barbie", os maiores lançamentos de 2023. Uma edição digna de filme! Dá o play.
As músicas: 1) "Get Happy" Judy Garland; 2) "Never Say Never" - Romeo Void; 3) "Where Is My Mind?" - Pixies; 4) "Baker Street" - Gerry Rafferty; 5) "Black Venom" - The Budos Band; 6) "Dreams Never End" - New Order; 7) "You Know My Name" - Chris Cornell; 8) "Wake Up" - Rage Againsst The Machine.
As dicas: o livro de HQ "A Bomba" - A história da bomba atômica - de Didier Alcante, Laurent-Frédéric Bollée e Denis Rodier (Editora Pipoca & Nanquim); o livro de HQ "Gen Pés Descalços", de Keiji Nakazawa (Editora Conrad); o podcast "Curious Creatures", do Budgie (Siouxsie & The Banshees) e Lol Tolhurst (The Cure) nas plataformas Spotify, Deezer etc; o livro "Notas Sobre Humor", de Beto Silva (Casseta & Planeta), pela Editora 7Letras; a HQ "Criminal" em 7 volumes, de Ed Brubaker e Sean Phillips, pela Mino Editora.

#102 - Clemente e os punks na vida
O ABFP #102 é a primeira live que virou episódio! O convidado é o lendário Clemente Nascimento, das bandas Inocentes e Plebe Rude. Se tem alguém com história boa pra contar é esse nosso amigo. Tem a passagem caótica dos punks na novela da Globo no Rio, o sumiço dos instrumentos do Capital Inicial, o começo da vida punk com o Condutores de Cadáver, o Grito Suburbano, a relação com o Jander e a Plebe Rude... Duas horas que passam voando. O tema foi "punks na vida, mas não na música" e virou uma playlist imperdível. Dá o play!
As músicas: 1) "Jane B" - Jane Birkin; 2) "Lunar Tune" - João Donato; 3) "This is Not America" - Residente (ft. Ibeyi); 4) "Straight To Hell" - Lily Allen (The Clash cover); 5) "San Quentin" - Johnny Cash (Live at San Quentin, 1969); 6) "For Whom the Bells Toll" · Fad Gadget; 7) "Clap Hands" - Tom Waits; 8) "Fight The Power" - Public Enemy; 9) "Queima" - Inocentes. As dicas: o livro "Na Trilha do Pop: A Música do Século 20 em Sete Gêneros", de Kelefa Sanneh, pela Editora Todavia; as newsletters da plataforma Substack: Marmitex, MargeM, Kareem Abdul-Jabbar, Hanif Kureishi etc; o documentário "Fad Gadget by Frank Tovey" (2006), com direção de Morgan Tovey Frost, disponível no YouTube; o livro "Viela Ensanguetada", de Wesley Barbosa, da Editora Ficções.

#101 - Punks de ontem e hoje com Walter Thiago (London Calling)
Para quem curte música, os papos nas lojas de disco (sim, elas ainda existem) sempre foram os melhores. Neste episódio, convidamos o Walter Thiago, lendário dono da London Calling Discos, que existe desde 1986 e é um ponto de parada em São Paulo. Walter tem as melhores histórias de porta de loja e contou um monte delas pra gente! Aventuras nas tardes de autógrafos com gente como Daniel Ash (Bauhaus), Andy Rourke (Smiths) e Marky Ramone; clientes malucos; pocket shows; e o segredo para a longevidade no ramo de discos. A playlist está recheada de punk rock antigo e novo. Dá o play porque está tudo de bom!
As músicas: 1) "Santa Igreja" - As Mercenárias; 2) "Starfire 500" - Amyl And The Sniffers; 3) "Pânico em SP" - Inocentes; 4) "Desmascarar Sua Bandeira" - Flicts; 5) "Back To Africa" - The Dictators; 6) "Mask Of Madness" - Fillmore; 7) "I'm Stranded" - The Saints; 8) "Boys In The Band" - Lambrini Girls.
As dicas: o documentário "Wham!", na Netflix, sobre a dupla George Michael e Andrew Ridgeley; as músicas novas do The Pretenders "I Think About You Daily" e "Let The Sun Come In", disponíveis nas plataformas de streaming; o livro "Punk - The Best Of Punk Magazine", de John Holmstrom e Bridget Hurd, disponível em sites como Amazon e Estante Virtual; os filmes "O Dorminhoco" ("The Sleeper"), do Woody Allen, e "Perdidos na Noite" ("Midnight Cowboy"), com Jon Voight.

#100 - Álvaro Pereira Jr. e os 100 noção
Nem a gente acredita! Com nova campanha de apoio no Catarse (catarse.me/ABFP), chegamos aos 100º episódio do nosso querido ABFP. Começamos no meio da pandemia em maio de 2020 para manter o papo em dia, ainda com o Álvaro Pereira Jr.. Mas ele saiu da apresentação por ser o único com emprego entre a gente! O tempo passou, agora temos programas com nossos amigos convidados e, para fazer a festa do programa 100, nada mais justo o Álvaro estar conosco. O tema escolhido foi bandas ou músicas sem (100) noção. Os quatros velhos reunidos sempre acaba em boas histórias e risadas. Tá imperdível!
As músicas: 1) "Whitest Boy On The Beach" - Fat White Family; 2) "Pardon My Freedom" - !!! (Chk Chk Chk); 3) "Skaros" - Kitsos Harisiadis; 4) "When Do I Get To Sing 'My Way'" - Sparks; 5) "Omulu" - Fernando Santos; 6) "Force 10 From Navarone" - Sleaford Mods (feat. Florence Shaw); 7) "Your Ass (Is Next In Line)" - The Mummies; 8) "Maria Sapatão" - Chacrinha.
As dicas: o documentário "Wham!" na Netflix, dirigido por Chris Smith, sobre a dupla com George Michael e Andrew Ridgeley; o filme "Beau Tem Medo", do diretor Ari Aster, com Joaquin Phoenix, disponível no Mubi e na Apple TV; o programa "Carlos Imperial", com mais de uma de duração, no YouTube; o podcast "Fever: The Hunt for Covid's Origin" sobre a origem da Covid-19 no site da BBC 4.

#99 - Mauricio Stycer e canções do mundo cão
Senta que tem história boa! Nosso amigo jornalista Mauricio Stycer trouxe para este episódio um tema que adoramos: "mundo cão". Além de escrever sobre televisão para a Folha de S.Paulo, Stycer está lançando o livro "O Homem do Sapato Branco: A Vida do Inventor do Mundo Cão na Televisão" sobre a vida e carreira de Jacinto Figueira Júnior (1927-2005), pioneiro no sensacionalismo na TV brasileira. Histórias maravilhosas e hilárias não faltam neste ABFP. A playlist está de chorar de boa. Dá o play!
As músicas: 1) "Man In Black" - Johnny Cash; 2) "O Mundo É Um Moinho" - Cartola; 3) "Boogie Chillun" - The Gories; 4) "Research Chemicals" - Viagra Boys; 5) "Tuesday Morning" - The Pogues; 6) "All the People I Like and Those That are Dead" - Felt; 7) "O Charreteiro" - Jacinto Figueira Jr. 8) "If You See Her, Say Hello" - Bob Dylan.
As dicas: os livros de William Shakespeare da série literária "No Fear Shakespeare" como "Titus Andronicus" e "Coriolanus"; o documentário "Under The Volcano" sobre o estúdio do produtor George Martin na ilha de Montserrat, de Gracie Otto, na Apple TV e no Prime Video; o canal de YouTube "VHS Rewinds", que pega material em VHS e digitaliza entrevistas com bandas e bandas dos anos 70 e 80; o livro "Traffic: Genius, Rivalry, and Delusion in the Billion-Dollar Race to Go Viral", de Ben Smith. ", de Ben Smith

#98 - Roberto Maia e a coleção de discos
Como transformar uma rádio em um mito? Essa pergunta foi respondida com minúcia pelo jornalista, radialista, pesquisador musical (e até engenheiro) Roberto Maia, essa lenda viva do rádio brasileiro, hoje na 89 FM. Idealizador da mítica emissora Brasil 2000 (1985-2016), Maia contou sua trajetória como diretor artístico da emissora e como trouxe ao país o conceito de "college radio". Também deu detalhes de sua imensa coleção de discos. Maia foi apontado pela revista inglesa "Record Collector" como um dos maiores conhecedores de música do mundo todo. E foi dessa coleção que ele contribuiu para o maravilhoso playlist deste episódio: "os xodós da minha coleção". Dá o play!
As músicas: 1) "The Pictures On My Wall" - Echo & The Bunnymen; 2) "Ricardinho" - Jota C; 3) "Tristessa" - Smashing Pumpkins. 4) "Come On Up" - The Mummies; 5) "Hit Me With Your Rhythm Stick" - Ian Dury & The Blockheads; 6) "Rodésia (Zimbabwe)" - Tim Maia; 7) "My Room (Waiting for Wonderland)" - Van Der Graaf Generator; 8) "Hymn For The Dudes" - Mott The Hopple; 9) "Everybody Knows" - Leonard Cohen.
As dicas: o livro "Fé, Esperança e Carnificina (Volume 1)", de Nick Cave e Sean O'hagan (Editora Terrano Estranho); os chatbots de história Character.AI e Hello History; os livros de quadrinhos com desconto na loja virtual da Comix Zone; a coleção de DVDs da série "The Monkees", no Mercado Livre.

#97 - Lorena Calabria e um tributo à Rita Lee
Um episódio obrigatório! Com a morte de Rita Lee, o ABFP convidou a jornalista e amiga Lorena Calabria para lembrar grandes histórias e suas entrevistas com a rainha do rock e pop brasileiro. Até o cachorro da Rita entrou no papo com a Lorena! Falamos de shows, do legado dos pensamentos e da importância dela na história da nossa música. Lorena também contou de sua carreira e projetos atuais. A playlist, claro, foi o universo de Rita Lee, as preferidas de cada um da eclética discografia. Um episódio lindo. Dá o play!
As músicas: 1) "O Relógio" - Os Mutantes; 2) "Shangrila" - Rita Lee; 3) "Avenida Paulista" - Isaurinha Garcia; 4) "Perigosa" - As Frenéticas; 5) "Caminhante Noturno" - Os Mutantes; 6) "Tabitati" - Rita Lee; 7) "Coisas da Vida" - Rita & Tutti Frutti; 8) "Mania de Você" - Rita Lee; 9) "Lá Vou Eu" - Rita Lee & Tutti Frutti.
As dicas: o filme "Air", dirigido por Ben Affleck, disponível em streaming no Amazon Prime Video; o livro "Humanly Possible: Seven Hundred Years of Humanist Freethinking, Inquiry, and Hope", da escritora Sara Bakewell; o programa "Discoteca MTV", episódio com Os Mutantes de 2007, disponível no Vímeo; a faixa "Change" - Rita Lee (remix feat. Gui Boratto); a série "Atlanta", de Donald Glover e Hiro Murai, temporada 3 (Netflix) e temporadas 1 e 2 (Star+).

96 - Ritchie e os artistas que adoram o Brasil
Abre uma cerveja e se prepare para mais de 2 horas de grandes histórias. O cantor e músico inglês Ritchie tem esse jeito tímido, mas quando abre o microfone não tem pra ninguém. Neste episódio especial do ABFP, ele contou detalhes sensacionais da gravação de "Menina Veneno", muitos bastidores da produção do álbum "Vôo de Coração" (que completa 40 anos e ganha um show comemorativo) e revelou passagens de grandes shows que assistiu na Inglaterra como Rolling Stones no Hyde Park em 1969. A playlist é só com artistas estrangeiros que têm ligação com o Brasil. Dá o play!
As músicas: 1) "Rue Des Tempêtes" - Young Gods (Franz Treichler); 2) "Blonde Red Head" - DNA (Arto Lindsay); 3) "Avôhai" - Zé Ramalho (Patrick Moraz); 4) "Fools Must Die" - The Pretenders (Chrissie Hynde); 5) "Like a Child Again" - The Mission (Wayne Hussey); 6) "Energy Flow" - Ryuchi Sakamoto; 7) "Favela Music" - Jim Capaldi; 8) "Black Magic Woman" - Fleetwood Mac (Jeremy Spencer); 9) "Vôo de Coração" - Ritchie (Steve Hackett).
As dicas: o livro "Elvis Presley: Último Trem para Memphis", de Peter Guralnick, pela Editora Belas Letras; o álbum "Hellafield" com inéditas de Robert Gordon e Chris Spedding, disponível no Spotify; o livro "Totally Wired: The Rise and Fall of the Music Press", de Paul Gorman; o livro "Tragic Magic: The Life of Traffic's Chris Wood", de Dan Ropek; o filme "Once Upon a Time in Anatolia", de Nuri Bilge Ceylan.

#95 Fernanda Takai e as joias dos anos 70
Um episódio muito chique do ABFP! Além de dar detalhes dos 30 anos do Pato Fu, a convidada Fernanda Takai revelou pra gente o seu lado "arqueóloga musical". O papo girou pela rica produção musical brasileira dos anos 70 e ela contou de suas preferências, influências e encontros posteriores com ídolos daquela época -- teve um inesquecível com o Jerry Adriani! De quebra, também falou da carreira solo e de seus livros. O tema, claro, é "artistas dos anos 70 que mereciam mais reconhecimento". Dá o play porque é daqueles episódios imperdíveis!
As músicas: 1) "Pernalonga" - Di Melo; 2) "Feito Gente" - Walter Franco; 3) "São Paulo By Day" - Joelho de Porco; 4) "Toda Tarde" - Trio Mocotó; 5) "Calcei Sapatos Novos" - Jerry Adriani; 6) "Whispering" - The Buttons; 7) "Liz" - Trio Ternura; 8) "Enquanto Engoma a Calça" - Ednardo (Climério Ferreira); 9) "Como Dizia o Mestre" - Fernanda Takai (Benito Di Paula).
As dicas: o canal de YouTube do "Midnight Special", programa transmitido pela NBC nos anos 1970 e início dos 80, com shows especiais de artistas variados; a loja "Glauco Cartoon", na Vila Madalena, em SP, com artigos dos "3 Amigos" (Glauco, Laerte e Angeli), na rua Purpurina, 299; os discos novos de Depeche Mode ("Memento Mori") e Everything But Girl ("Fuse"); os mangás de Junji Ito lançados pela Devir Editora.

#94 Edson Aran e os covers mais estranhos
O sonho de estudantes de jornalismo dos anos 80, como nós do ABFP, era ser diretor de redação da "Playboy", revista consagrada e cercada de glamur. Ninguém aqui teve essa honra, mas o nosso convidado sim! O jornalista, escritor, cartunista e roteirista Edson Aran bateu um papo de muitas risadas com sua trajetória no comando dessa revista referência da história pop. Ele, claro, desfez a aura glamurosa, mas contou sobre seu encontro com Hugh Hefner, o fundador da "Playboy", na famosa mansão do milionário. Aran também deu a ideia do tema deste ABFP: covers e versões mais esquisitas que já ouvimos. A playlist ficou ótima!
As músicas: 1) "Boogie Shoes" - Alex Chilton (KC & The Sunshine Band); 2) "Comfortably Numb" - Scissors Sisters (Pink Floyd); 3) "A Hard Day's Night" - Lee Jackson (Beatles); 4) "Get Back" - Laiback (Beatles); 5) "The Wizard" - Acid Mothers Temple (Black Sabbath); 6) "Meu Mar" - Kikagaku Moyo (Erasmo Carlos); 7) "Sunday Bloody Sunday" - Richard Cheese (U2); 8) "Velvet Underground Medley" - The Mike Flowers Pops Orchestra.
As dicas: o novo formato da newsletter do Forasta no andreforastieri.com.br; o canal "Watchers Club" do YouTube com pessoas caminhando ao vivo em vários lugares do mundo; o documentário "Making Waves: The Art of Cinematic Sound" (2019), de graça, na plataforma Sesc Digital; a série "A História do Mundo: Parte 2", de Mel Brooks, em oito episódios no streaming Star+.

#93 Nicole Puzzi e os guitarristas
Que Nicole Puzzi é nossa musa, nem precisava falar... Mas nossa admiração por essa atriz maravilhosa só aumentou quando descobrimos que ela é do time do rock and roll! Este é um episódio para lá de especial. Nicole abriu o coração e falou de tudo um pouco, mas duas histórias são imperdíveis: o seu encontro com o beatle George Harrison e a carona com o trapalhão Mussum. O tema deste ABFP é o "grandes guitarristas". Resultado: grandes músicas! Dá o play.
As músicas: 1) "What Is The Soul Of a Man" - Sister Rosetta Tharpe; 2) "Keep It Out Of Sight" - Dr. Feelgood (Wilko Johnson); 3) "Eight Miles High" - The Byrds (David Crosby); 4) "Pennyroyal Tea" - Kristin Hersh (Nirvana cover); 5) "You Can't Judge A Book By The Cover" - Bo Diddley; 6) "A Town Called Walker" - Tom Verlaine; 7) "Voodoo Child" - The Jimi Hendrix Experience; 8) "Cause We've Ended As Lovers" - Jeff Beck.
As dicas: o documentário ''Pamela, a Love Story" na Netflix sobre a atriz e modelo Pamela Anderson; Carnaval de Hermes & Renato; a edição omemorativa do disco "Low Life", do New Order, chamada "Definitve Edition", disponível no Spotify; a peça de teatro "Coluna Prestes", com Nicole Puzzi, no Teatro Arthur Azevedo, na Mooca, em São Paulo (SP).

#92 "Coisas que não vimos" com Felipe Machado
Para nós que somos jornalistas, receber no podcast um cara como Felipe Machado é motivo de orgulho. É um dos raros casos de sucesso em duas profissões claudicantes nos tempos atuais: jornalista e músico! Felipe foi fundador e segue como guitarrista do Viper, uma das bandas mais exitosas do metal brasileiro. Também tem uma carreira jornalística de sucesso em veículos como Estadão e Isto É. Mas foram com as deliciosas histórias das turnês do Viper que a gente ficou ali escutando e dando risada! Imperdível! Num ano com tantos festivais no Brasil, a playlist é só com bandas que nunca vimos e queremos assistir ao vivo. Só musicão. Dá o play!
As músicas: 1) "Carbon Dioxide" - Fever Ray; 2) "Heads Will Roll" - Yeah Yeah Yeahs (Live NY 2018); 3) "Lovesong" - The Cure; 4) "The Rip" - Portishead; 5) "Strong Feelings" - Dry Cleaning; 6) "Circumference" - Working Men's Club; 7) "Teletype" - Everything Everything; 8) "Cheer Up Baby" - Inhaler; 9) "Medo do Novo" - Felipe Machado.
As dicas: o filme "A Spy Among Friends", thriller sobre a Guerra Fria com Guy Pearce, no Strimeo; o filme "Tar", candidato ao Oscar 2023, com Kate Blanchett; o documentário "Kariobangi", grátis no Fifa Plus; a série israelense "Fauda", na Netflix; a biografia "Surrender", do Bono.

#91 As melhores músicas dos convidados
Um programaço na qualidade e no tempo! Foram tantas músicas boas escolhidas por nossos amigos e convidados em 2022 que resolvemos juntar todas e montar um episódio especial. Vai de Helena Rizzo a Gabriel Thomaz, passando por Pena Schmidt, Isabela Boscov, Lady Zu, Edgard Piccoli, Casagrande, Juliana Araripe, Luiz Thunderbird, Pitty, Arnaldo & Tironi, Rogério Skylab, Paulo Massadas e Gilliard. Tem diversão garantida e muita música legal! Aproveite este ABFP "The Best Of"!

#90 Gabriel Thomaz e os grandes coadjuvantes
Para começar bem a 4ª temporada, trouxemos o multi-homem Gabriel Thomaz (Autoramas, Little Quail, Gabriel Thomaz Trio, Lafayette & Os Tremendões). História boa é o que não falta nos mais de 30 anos de carreira deste músico, produtor, empreendedor cultural e dono de selo. Destaque para as turnês nos lugares mais peculiares com o Autoramas e a convivência com Erasmo Carlos e o tecladista Lafayette, da Jovem Guarda. O tema escolhido foi "coadjuvantes inesquecíveis da música" em homenagem à Christie McVie, do Fleetwood Mac. Dá o play e prepare-se para grandes causos e muitas risadas!
As músicas: 1) "Let's Stay Together" - Low (Al Green cover); 2) "Airbag" - Radiohead; 3) "The Republic" - Gang Of Four; 4) "Powderfinger" - Neil Young & Crazy Horse; 5) "The Chain" - Fleetwood Mac; 6) "River Deep - Mountain High" - Ike & Tina Turner; 7) "Boris The Spider" - The Who; 8) "Into The White" - Pixies; 9) "No Dope" - Autoramas.
As dicas: o documentário "Echo In The Canyon", na Netflix, sobre a cena musical de Laurel Canyon em Los Angeles com Jakob Dylan, Ringo Starr, Michelle Phillips, Tom Petty, Byrds, entre outros; o livro "Novo Guia Completo dos Dinossauros no Brasil", de Luiz Eduardo Anelli, na Loja Virtual da USP; o documentário da BBC One "2 Tone: The Sound Of Coventry" com a cena Two Tone inglesa; o álbum "Estado de Choque", do Anvil FX, no Spotify.

#89 Pena Schmidt, o gigante da produção
O cara que construiu o som dos Mutantes. Só isso já daria duas horas de papo com o lendário produtor musical Pena Schmidt. Mas nosso convidado desta edição do ABFP também contou suas experiências como produtor do primeiro Rock In Rio, do primeiro Free Jazz Festival, das dificuldades do Kraftwerk no calor carioca e uma excursão inusitada com os Novos Baianos. Histórias imperdíveis! O tema da playlist é, obviamente, "grandes produtores". Ouve já.
As músicas: 1) "Have I The Right?" - The Honeycombs (Joe Meek); 2) "Masculino e Feminino" - Pepeu Gomes (Ronnie Foster); 3) "You Belong To Me" - Carly Simon (Arif Martin); 4) "Puxa Fumo" - Planet Hemp (Mario Caldato); 5) "Heroes" - David Bowie (Colin Thurston); 6) "Closer" - Nine Inch Nails (Flood); 7) "A Day In The Life" - The Beatles (George Martin); 8) "As Pessoas Na Sala De Jantar" - Os Mutantes (Manoel Barenbein).
As dicas: a recém lançada caixa com quatro discos (vinil e CD) da banda Tom Petty & The Heartbreakers tocando ao vivo no Fillmore; “A Divine Symmetry: The Journey to Hunky Dory”, versão em streaming e em blu-ray do CD quádruplo com versões alternativas e inéditas do álbum "Hunky Dory", do David Bowie; a série documental "The Defaint Ones!" sobre a vida e a carreira dos produtores musicais Jimmy Iovine e Dr. Dre, na Netflix; o livro "O Produtor da Tropicália – Manoel Barenbein e os álbuns de um movimento revolucionário", escrito pelo jornalista e pesquisador musical Renato Vieira.
;

#88 José Ilan em ritmo de Copa
Um ABFP no embalo do futebol! Afinal, a Copa do Mundo é um grande balcão de negócios ou ainda causa fascinação nas pessoas? Para montar nossa mesa redonda, trouxemos nosso amigão jornalista José Ilan, um cara com experiência na cobertura de inúmeros mundiais pela Globo, Manchete e Fox Sports e muita história boa para contar. Falamos mal de todo mundo do futebol, falamos bem dos que merecem e demos muita risada! A playlist está especial: só artistas dos países classificados para a Copa do Catar. Escuta aí!
As músicas: 1) "Computer" - Walter Ferguson (Costa Rica); 2) "Revolution" - Justina (Irã); "Azúcar No Hay Esta Noche" - Los Hippies (Equador); 4) "Tracy Jacks" - Blur (Inglaterra); 5) "Tres Hermanos" - Hermanos Gutiérrez (feat. Dan Auerbach) (Suíça); 6) "Groovy Flute" - Manu Dibango (Camarões); 7) "El Desierto" - Lhasa de Sela (Canadá); 8) "Tu Verras" - Claude Nougaro (França).
As dicas: o site ICorn.org que reúne artistas refugiados de todo o mundo; o blog "Football - Whatever It May Be, Laurence's Football Travels" no https://laurencereade.com/; o documentário "Zidane – Um Retrato do Século XXI" (2006), dirigido por Douglas Gordon e Phillipe Parrena, no YouTube, sobre o ex-jogador francês; o documentário "Kaiser: O Jogador De Futebol Que Nunca Jogou", no Globoplay, sobre um jogador fake.

#87 Filmes, trilhas e quetais com Isabela Boscov
A alegria de reencontrar a jornalista Isabela Boscov, nossa colega de redação da Folha de S.Paulo daquele final de anos 80/começo dos 90. Isabela sabe tanto, mas tanto de cinema que esse podcast virou uma grande dica de 2h15 de duração! A história de como virou meme, os tempos de repórter de ciência, seu canal de sucesso no YouTube, as maiores e piores entrevistas... E também muita música (trilha sonora ou não) que te elevam o espírito cinematográfico. Tá imperdível!
As músicas: 1) "Money" - Jerry Lee Lewis (live Star-Club, 1964); 2) "O Dia Em Que a Terra Parou" - Raul Seixas (parceria com Claudio Roberto); 3) "I Just Found Out" - Robert Gordon (feat. Chris Spedding); 4) "If You Leave" - Orchestral Manouvres In The Dark; 5) "Lovely Day" - Bill Withers; 6) "Breathless" - X (Jerry Lee Lewis cover); 7) "Five Years" - David Bowie; 8) "Atmosphere" - Joy Division.
As dicas: o documentário "Black & Blues", de Sacha Jenkins, sobre a vida de Louis Armstrong, na Apple TV +; o canal "Years Later" no YouTube, que mostra apresentações ao vivo de artistas dos anos 70 e 80 depois 30 anos de seus sucessos; a minissérie de ficção "Wolf Hall", que mostra a ascensão de Thomas Cromwell na corte inglesa de Henrique 8º; a obra do historiador marxista Mike Davis; os livros do Mike Davis, historiador californiano (e marxista) que morreu recentemente, disponíveis no site Estante Virtual e no site da Amazon.

#86 A disco music de Lady Zu
Abre espaço na sala porque o baile do ABFP vai começar! A convidada deste episódio é ninguém menos que a diva Lady Zu, a rainha da disco music brasileira. Dá o play para escutar as melhores histórias da cantora que sacodiu o país com "A Noite Vai Chegar". Lady Zu revelou que foi até locutora do Mercado Municipal da Lapa, em SP. Também contou detalhes de estúdio da gravação de seus sucessos. Um papo delicioso. A playlist é um caso à parte: só disco de primeira dos anos 70!
As músicas: 1) "Black Coco" - Painel de Controle; 2) "Every 1’s A Winner" - Hot Chocolate; 3) "Do You Love What You Feel?" - Rufus & Chaka Khan; 4) "You Make Me Feel (Mighty Real)" - Sylvester; 5) "I Love The Night Life" - Alicia Bridges; 6) "Copacabana" - Barry Manilow; 7) Don't Leave Me This Way" - Thelma Houston; 8) "Last Dance" - Donna Summer; 9) "A Noite Vai Chegar" - Lady Zu.
As dicas: dois documentários com os Bee Gees, o primeiro é "The Bee Gees: How Can You Mend a Broken Heart", do diretor Frank Marshall, na Apple TV e na Globoplay, e o outro é "Mr. Saturday Night", sobre Robert Stigwood, manager dos Bee Gees, na HBO; a série documental "Funk.Doc: Popular e Proibido" (dir.: Luiz Bolognesi), em seis episódios, na HBO Max, com a história do funk no Brasil; "Ennio, Il Maestro", documentário de Giuseppe Tornatore nos cinemas, que mostra a carreira do lendário compositor italiano Ennio Morricone, duas vezes ganhador do Oscar e autor inúmeras trilhas sonoras.

#85 Nova safra de punk e metal com Luiz Pimentel
Quais os artistas que, em 2022, mantêm vivo o espírito do punk e do metal dos anos 70 e 80? Para nos ajudar nas dicas de bandas da nova safra, chamamos um cara único: o jornalista e escritor Luiz Cesar Pimentel, especialista em gêneros pesados e com uma bagagem imensa de shows, entrevistas e viagens. Pimentel nos contou histórias sensacionais da história do metal brasileiro. Até choramos de tanto rir. Um conselho? Dá o play que é daqueles programas imperdíveis.
As músicas: 1) "Antagonist" - Nova Twins; 2) "BLACKLIST!" - Willow; 3) "Padrão é o Caralho" - Black Pantera; 4) "Come On Down" - Metz (feat. Joe Talbot); 5) "Soul Glo - "Jump!! (Or Get Jumped!!!)((by the future))"; 6) "The Free Life" - Turbowolf; 7) "Mary On a Cross" - Ghost; 8) "Blackout" - Turnstile.
As dicas: o livro "Pernil E Umas Noites", de Júlio Bernardo, o Jota Bê, de crônicas e receitas (Editora Realejo); a série documental "Vale Tudo Com Tim Maia", do diretor Renato Terra, em exibição no Globoplay; "FYRE: The Greatest Party That Never Happened" sobre Billy McFarland, dirigido por Chris Smith.

#84 Brega Raiz com Givly Simons
Uma viagem pelo verdadeiro brega de raiz do Brasil com um amigo que, além de artista, é um verdadeiro pesquisador musical: o Givly Simons. Com sua banda Figueroas, se especializou em lambada e guitarrada do Norte e do Nordeste. Givly contou sobre suas experiências de gravar com o grande Manuel Cordeiro, e deu uma aula sobre artistas nordestinos e nortistas pouco conhecidos do público em geral. A playlist tá sensacional, daquelas realmente imperdíveis. Dá o play!
As músicas: 1) "Frevo Mulher" - Zé Ramalho; 2) "Asfalto Amarelo" - Manuel Cordeiro; 3) "Plataforma D" - Nino Gatto; 4) "Vô Batê Pá Tu" - Baiano & Os Novos Caetanos (Arnaud Rodrigues); 5) "Sinhá Pureza" - Pinduca; 6) "Cavalo de Pau" - Alceu Valença; 7) "Solo de Craque" - Aldo Sena; 8) "Vendedor de Mangaios" - Josan; 9) "Melô do Futuro" - Figueroas (feat. Manuel Cordeiro).
As dicas: a revista inglesa "Literary Review" nas bancas de jornal que vendem importados ou no site literaryreview.co.uk; o site "Recommend Me a Book" com dicas de livros; o livro "Valsa dos Cogumelos", de Rogério Medeiros, sobre a psicodelia nordestina; os discos do grupo "Embaixadores de Sião" no Spotify.

#83 Psicodelia com Fabio Golfetti
O Violeta de Outono é, de longe, a maior referência do rock psicodélico brasileiro. O convidado deste episódio é Fabio Golfetti, guitarrista e líder do Violeta, além de integrante do lendário GONG, banda/coletivo que também fez nome no gênero. Golfetti, para quem não sabe, é um estudioso da música. Sabe demais e nos deu uma aula sobre o assunto. Também contou bastidores de gravações, turnês e grandes histórias da carreira. Coisas como o Violeta de Outuno resistiu e nunca foi a um programa de auditório dos anos 80! Ouve lá!
As músicas: 1) "Adar Newlan" - Imahan (feat. Gruff Rhys); 2) "When Tomorrow Hits" - Spacemen 3; 3) "I Had Too Much To Dream (Last Night)" - The Electric Prunes; 4) "Nas Paredes da Pedra Encantada (Os Segredos Talhados Por Sumé)" - Lula Côrtes e Zé Ramalho; 5) "Esta No És Forma de Vivir" - La Septima Brigada; 6) "If Never I'm And Ever You" - GONG (live); 7) "The Porpoise Song" - The Monkees; 8) "Hope For Happiness" - Soft Machine; 9) "Tomorrow Never Knows" - Violeta de Outono (Beatles cover).
As dicas: o livro "Elvis Presley: Último trem para Memphis, 1ª Parte", de Peter Guralnik (Ed. Belas Letras); o blog Brazilian Nuggets dedicado à psicodelia brasileira com discos, músicas e histórias; o blog arquivo "The 120 Minutes Archive", com toda a trajetória do programa "120 Minutes" da MTV norte-americana; o livro "The Tapestry of Delights", de Vernon Joynson com piscodelia e outros gêneros de 1963 a 1976.

#82 Banda Sunday e as canções do domingo
O líder da banda Sunday, Hélio Costa Manso, é o convidado deste episódio. Como o Barcinski bem definiu: se existisse um Hall da Fama da música no Brasil, o Hélio teria um lugar especial nele. Músico, compositor, cantor, arranjador e produtor, ele participou de momentos célebres do pop brasileiro nos anos 70 e 80. Hélio lembrou algumas dessas ótimas passagens da carreira com a gente. E o tema não poderia ser outro... Óbvio que é "músicas com sunday ou domingo". Dá o play que a diversão está garantida.
As músicas: 1) "Sunday Morning" - Velvet Underground; 2) "Domingo 23" - Jorge Ben Jor; 3) "Sunday" - Sonic Youth; 4) "Sunday Morning Coming Down" - Kris Kristofferson & Johnny Cash (live at Johnny Cash Christmas Show, 1978); 5) "Fim De Semana" - Premeditando o Breque; 6) "Pleasant Valley Sunday" - The Monkees; 7) "Beautiful Sunday" - Daniel Boone; 8) "Domingo en Buenos Aires" - Abracadabra; 9) "I'm Gonna Get Married" - Sunday.
As dicas: o livro "Billy Wilder: Um Repórter Em Tempos Loucos", que ganhou edição brasileira com a editora DBA; o canal "TV Ascenso" no YouTube, que mostra jogos ao vivo da 4ª Divisão da Argentina; a série "Hitsville - Motown: Fábrica de Hits" sobre a Motown Records, no Globoplay.

#81 - Casagrande e músicas que salvam
Um Walter Casagrande Júnior bem diferente do que se escuta por aí. Nesta edição do ABFP, o artilheiro e comentarista revela suas melhores histórias de relação com o rock e música em geral. Suas preferências e um filme preferido surpreendente! Casão também fala de futebol, mas aqui ele conta histórias desconhecidas de sua vida na Europa nos tempos de Porto (Portugal), Ascoli e Torino (Itália): os encontros com Diego Maradona depois dos jogos do Campeonato Italiano, a convivência com sérvios e croatas rivais no mesmo time e outras passagens maravilhosas. O tema é "duas músicas que me salvaram". A playlist tá ótima.
As músicas: 1) "Pictures Of Matchstick Men" - Status Quo; 2) "Belladonna" - Siouxsie & The Banshees; 3) "É Doce Morrer No Mar" - Dorival Caymmi; 4) "New Kind Of Kick" - The Cramps; 5) "Steppin' Out" - Joe Jackson; 6) "Tour De France - Etape 3" - Kraftwerk; 7) "Cê Tá Pensando Que Eu Sou Loki?" - Arnaldo Baptista; 8) "Como Nossos Pais" - Elis Regina (Belchior).
As dicas: "Casão - Num Jogo Sem Regras", a série do Globoplay em 4 capítulos no Globoplay sobre o Casagrande, direção de Susanna Lira; o documentário "The Last Movie Stars" sobre Paul Newman e Joanne Woodward, com direção de Etham Hawke, em 6 capítulos no HBO Max; o livro "Cartas a Um Jovem Contestador", de Christopher Hitchens, na Estante Virtual; o documentário "Natalie Wood: What Remains Behind", direção de Laurent Bouzereau no HBO Max; e o livro "Devoção", da Patti Smith (Companhia das Letras).

#80 Vozes marcantes com Edgard Piccoli
Edgard Piccoli é a definição perfeita de um comunicador. Sua voz "eternamente jovem" é uma marca no rádio e na TV contemporânea do Brasil. Ele abriu o baú de histórias desde os tempos de rádio em Campinas, passando por 89 FM, MTV, Multishow, JP e podcasts. Uma melhor que a outra! Lembrou até a vez que foi convidado do nosso saudoso "Garagem". A playlist só tem artistas com vozes marcantes. Imperdível.
As músicas: 1) "It Don't Cost Very Much" - Mahalia Jackson; 2) "What Are You Going To Do With Your Life?" - Echo & Tne Bunnymen; 3) "Jewel" - Cranes; 4) "She's In Parties" - Bauhaus; 5) "Feel Right" - Mark Ronson & Mystikal; 6) "Mork n Mindy" - Sleaford Mods (feat. Billy Nomates, live - Glastonbury 2022); 7) "God Bless The Child" - Billie Holiday; 8) "You'll Never Find" - Low Rawls.
As dicas: a trilogia de filmes "Paradise Lost", de Joe Berlinger e Bruce Sinofsky, de "true crime", no YouTube; a conta no Instagram @just.movies.frames, com cenas de filmes cults de várias décadas; assuntos de mudanças climáticas no "Observatório do Clima" no @observatoriodoclima e com o site Fervura no Clima; o documentário "X Ray Audio - Bone Music", da BBC, disponível no YouTube.

#79 Juliana Araripe e a fossa
Risada combina com fossa? Neste episódio do ABFP, a nossa convidada Juliana Araripe prova que sim! Com o tema "músicas de fossa", a atriz, roteirista, escritora e locutora contou passagens engraçadas de sua carreira: o porquê de ter feito só uma novela na vida e nunca mais, seu trabalho com Fabio Porchat, as séries "Mothern" e "Rio Heroes" e a voz conhecida nos anúncios da Tim! A playlist de tristeza está imperdível!
As músicas: 1) "How Can You Mend a Broken Heart" - Al Green; 2) "Bom Dia Tristeza" - Maysa; 3) "Caixa de Ódio" - Lupicínio Rodrigues; 4) "The Two Lonely People" - Tony Bennett & Bill Evans; 5) "Dry Your Eyes" - The Streets; 6) "Nothing Compares 2 U" - Sinéad O'Connor; 7) "Nothing's Gonna Change My Love For You" - George Benson; 8) "Acontece" - Cartola; 9) "Eu Amo Você" - Tim Maia.
As dicas: o documentário "George Carlin: O Sonho Americano" na HBO Max; o site Alluder, bando de dados online com referências, bastidores e easter eggs de filmes e séries; a série "The Offer", que detalha como foi feito o clássico "O Poderoso Chefão", de Francis Ford Coppola, na Amazon Prime Video; o documentário "Babenco: Alguém Tem Que Ouvir o Coração e Dizer: Parou", de Bárbara Paz, na Globoplay.

#78 Thunderbird e o universo da MTV
Ele fez (ainda faz!) de tudo um pouco na vida, mas foi na MTV que Luiz Thunderbird se celebrizou. Batemos um papo sensacional com esse apresentador/músico que não poupou criatividade na TV alternativa. O tema deste episódio não poderia ser outro: o universo da MTV e os artistas que cujos clipes marcaram nossas vidas. Conselho: não perca as histórias do Thunder! São as melhores.
As músicas: 1) "Two Weeks From Here" - Brincando de Deus; 2) "Deceptacon" - Le Tigre; 3) "Last Goodbye" - Jeff Buckley (live 1995 - MTV 120 Minutes); 4) "C'mon Billy" - PJ Harvey (live 1995, MTV 120 Minutes); 5) "Who Was In My Room Last Night?" - Butthole Surfers; 6) "Television Man" - Man Or Astroman?; 7) "There's No Other Way" - Blur; 8) "Last Nite" - The Strokes; 9) "Insuportável" - Luiz Thunderbird.
As dicas: o canal Konbini Videoclub no YouTube com filmes de diretores "Lado B"; as apresentações do "MTV 120 Minutes" no canal Rolling Rockvideos no YouTube; a série "Gaslit", com Sean Penn e Julia Roberts, no Amazon Prime Video e no Globoplay; "2001, Uma Odisséia No Espaço", de Stanley Kubrick, na Apple TV; "A Mulher de Todos", de Rogerio Sganzerla.

#77 - Álvaro no ABFP de 2 anos
Dois anos de ABFP! Começou em 2020 como "Álvaro, Barcinski, Forasta & Paulão. Em 2021, o Álvaro nos deixou e o podcast virou "Amigos, Barcinski, Forasta & Paulão". Mas neste episódio de aniversário o Álvaro está de volta! Com o distanciamento da pandemia, aproveitamos o encontro virtual para colocar o papo em dia. E rendeu... O tema foi escolhido propositalmente para dar trabalho para os tiozinhos: cada um teve que tocar duas bandas que lançaram disco de estreia no último ano. Foi duro, mas saiu uma bela edição. Parabéns para nós e obrigado a todos nossos ouvintes.
Músicas: 1) "Racist, Sexist Boy" - The Linda Lindas; 2) "Apaga Todas Las Luces" - Escuela de Aviación; 3) "Chase Long" - Wet Leg; 4) "Thin Thing" - The Smile; 5) "Firefly" - Shygirl; 6) "Nike of Samothrace" - Mandy, Indiana; 7) "No Gold Teeth" - Danger Mouse & Black Thought; 8) "The Clue" - Josephine Philip.
Dicas: o canal "Travel Thirsty" no YouTube com comidas de rua de países como Paquistão, Tailândia e Japão; o recém lançado livro "Sul e Oeste", de Joan Didion; o livro "Havana Glam", do Wu Ming 5 (editora Fanucci); o programa "NaNaNa", da Radio 3, da RTVE, da Espanha, apresentação de Leyre Guerrero.

#76 Especial In-Edit
A volta do mestre em documentários! Chamamos o amigo Marcelo Aliche para o nosso agora "encontro anual" para falar das atrações do In-Edit Festival. O 14º Festival Internacional do Documentário Musical acontece entre os dias 15 e 26 de junho, presencial em São Paulo e online, no https://br.in-edit.org/. Aliche, diretor-artístico e curador do festival, deu uma geral nas grandes atrações deste ano. Tem para todos os gostos, segmentos e tendências, até Especial Heavy Metal! Um episódio com histórias sensacionais e uma playlist só com artistas enfocados nos docs do In-Edit deste ano. Aproveite essa grande dica de quase 2 horas de duração!
Músicas: 1) "Everyone Else's To" - Wanita; 2) "Flowers Of Neptune 6" - The Flaming Lips; 3) "Take On Me" - a-ha (2018 Symphonic Version); 4) "Hazey Daze" - Chris & Cosey; 5) Fernandinho Veadinho" - Garotos Podres (ao vivo no Rio); 6) "Brothers On The Slide" - Cymande; 7) "Pacto de Sangue" - Jards Macalé; 8) "Quando a Maré Encher" - Banda Eddie; 9) "Tubthumping" - Chumbawamba.

#75 Augusto de Arruda Botelho e Manchester
O advogado Augusto de Arruda Botelho, defensor de direitos fundamentais e de liberdades individuais no Brasil, foi convidado para contar um lado dele que pouca gente conhece. O Augusto tem um passado ligado à música e trouxemos à tona nesta edição. Ele começou ouvindo grunge ainda adolescente, mas depois virou um entusiasta da música eletrônica, do techno especificamente. Augusto contou histórias sensacionais dos tempos em que era sócio do Clash Club, casa noturna que marcou época em SP. Também falou coisas legais de justiça no Brasil e sua vida na advocacia. A playlist só tem música de Manchester, na Inglaterra, onde ficava o The Hacienda, clube que marcou época na cidade e completa 40 anos em 2022. Dá o play!
As músicas: 1) "Love Tempo" - Quando Quango; 2) "Your Silent Face" - New Order; 3) "I'm Not In Love" - 10cc; 4) "Shot By Soth Sides" - Magazine (live); 5) "Voodoo Ray" - A Guy Called Gerald; 6) "Senior Twilight Stock Replacer" - The Fall; 7) "Transmission" - Joy Division; 8) "The Man With The Red Face" - Laurent Garnier; 9) "Time Goes By So Slow" - The Distractions.
As dicas: o show do The Smiths no The Hacienda, em Manchester, em novembro de 1983, na íntegra no YouTube; o livro "Humor Paulistano - A Experiência da Circo Editorial, 1984-1995", de Toninho Mendes e Ivan Finotti, na Estante Virtual; o livro "A Mulher na Canção, A Composição Feminina Na Era do Rádio", de Denise Melo (editora Machine: https://poemesenmachine.com.br/lojaeditora/); o canal de YouTube e no Tik Tok "Legal Eagle", de Devin Stone, sobre questões jurídicas.

#74 Pitty e os sons estranhos
Uma gigante no ABFP! Tivemos a honra de dividir este episódio com a Pitty e o tema foi "o que escutamos de estranho". O resultado está aí: uma delícia de papo com quase duas horas de duração onde ela conta passagens da carreira, desmistifica a trilha sonora do próprio casamento e fala das estranhezas que gosta de ouvir. Dá o play que está demais!
As músicas: 1) "Summon The Fire" - The Comet Is Coming; 2) "La Borrachita" - Junior Y Su Equipo; 3) "La Morte e Il Miliardario" - Cicciu Busacca; 4) "Salmon Of Knowledge" - Gilla Band; 5) "A Perfect Pain " - Genesis P. Orridge w/ Merzbow; 6) "73 Yips" - Aphex Twin; 7) "Hotline Bling" - Quantic y Los Míticos del Ritmo (Drake cover); 8) "Careless Whisper" - Eagles Of Death Metal (George Michael cover); 9) "Busca Implacável" - Pitty (com Jup do Bairro e BADSISTA).
As dicas: o filme do concerto "Songs For Drella" com Lou Reed e John Cale, direção de Ed Lachman, na plataforma Mubi; o livro "Fantasmas da Minha Vida: Escritos Sobre Depressão, Assombrologia e Futuros Perdidos", do autor, crítica e filósofo Mark Fisher (editora Autonomia Literária); o site do Martyn Stewart, naturalista inglês que gravou mais de 90 mil sons da natureza: http://naturesound.org; o filme "Mother" (2017), do diretor Darren Aronofsky, no Globoplay.

#73 Os causos de Arnaldo & Tironi
Preparado para dar risada? Com as férias do Forastieri, convidamos uma dupla para se juntar a nós neste episódio: os jornalistas Arnaldo Ribeiro e Eduardo Tironi, fãs de classic rock e donos das lives de futebol mais acessadas do YouTube, além de apresentadores do "G4", no Band Sports. Arnaldo e Tironi foram nossos colegas de redação no saudoso "Notícias Populares", jornal que marcou época em SP. Foi o 1º emprego dos dois e as histórias das primeiras reportagens são sensacionais. Muito papo engraçado e um culto ao futebol raiz com uma playlist com nossas bandas preferidas do rock tradicional dos anos 60 e 70. Tá bom demais!
As músicas: 1) "Plaster Caster"- Kiss; 2) "Dont'Stop" - Fleetwood Mac; 3) "Don't Let It Bring You Down" - Neil Young (live, 1971, LA); 4) "The Slider" - T. Rex (BBC, 1972); 5) "Fat Bottomed Girls" - Queen; 6) "Wasted Years" - Iron Maiden; 7) "Light My Fire" - The Doors; 8) "Won't Get Fooled Again" - The Who.
As dicas: o filme documentário "Beware Of Mr. Baker" sobre o baterista Ginger Baker (Cream) no YouTube; o site "Fifa +", com mais de 40 mil jogos de futebol transmitidos de graça neste ano e o arquivo de jogos clássicos de Copas do Mundo; o livro "Entre Linhas" (editora Grande Área), de Michael Cox, que estuda os últimos 30 anos do futebol europeu; o livro biográfico "A Virtude da Loucura: A Vida de Marcelo Bielsa" (editora Grande Área), de Tim Rich, sobre esse treinador argentino.

#72 Rogério Skylab e os iconoclastas
Um artista iconoclasta, excêntrico e genial. Tivemos a honra de dividir um programa e conhecer um pouco mais da vida do Rogério Skylab, esse irriquieto experimentalista e pensador da música brasileira. Ele falou de sua paixão pelo futebol e pelo Fluzão, shows no underground carioca dos anos 80, uma célebre abertura de show para o Paralamas e de suas letras incomuns. Um cara único num papo imperdível. O tema, claro, foi "iconoclastas da música".
As músicas: 1) "The Real" - Brian Jonestown Massacre; 2) "Pavão Misterioso" - Ednardo; 3) "The Scent Of Magnolia" - David Sylvian; 4) "Tales From The Trash Stratum" - Oneohtrix Point Never & Elizabeth Fraser; 5) "Redemption Song" - Johnny Cash & Joe Strummer; 6) "The Space Program" - A Tribe Called Quest; 7) "American Psycho" - Naked City (John Zorn); 8) "Três da Madrugada" - Gal Costa (Torquato Neto e Carlos Pinto); 9) "O Corpo Real da Paola" - Rogério Skylab.
As dicas: o documentário "Lakers: Hora de Vencer" sobre o time célebre de basquete do Los Angeles Lakers dos anos 80 no HBO Max; o site com a timeline da história dos alimentos no foodtimeline.org; as entrevistas do saudoso jornalista e produtor musical Carlos Eduardo Miranda no YouTube; o livro "Vigiar e Punir", de Michel Foucault.

#71 Paulo Massadas, meu nome é hit
No injusto mundo do esquecimento onde vivemos, o nome dele às vezes não é associado ao tamanho da sua obra. Neste 71º episódio do nosso podcast, tivemos a honra de entrevistar a lenda Paulo Massadas, responsável, ao lado do parceiro Michael Sullivan, por centenas dos hits mais populares do Brasil nos anos 80 e 90. Direto de sua casa em Los Angeles, Massadas contou histórias ótimas das composições para Xuxa, Roberto Carlos, Tim Maia, Sandra de Sá, Fágner, Roupa Nova e tantos outros. Muito bastidor dessa época sensacional da música brasileira. O tema, claro, foi "parcerias famosas". Imperdível.
1) "Lorota Boa" - Luiz Gonzaga (Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira) 2) "Cloud Nine" - The Temptations (Norman Whitfield & Barrett Strong); 3) "Will You Love Me Tomorrow" - The Shirelles (Gerry Goffin & Carole King) 4) "Retratos e Canções" - Sandra de Sá (Michael Sullivan & Paulo Massadas); 5) "Cry For a Shadow" - The Beatles (George Harrison & John Lennon); 6) "Love Is a Stranger" - Eurythmics (Dave Stewart & Annie Lennox); 7) "Mrs. Robinson" - Simon & Garfunkel (Paul Simon & Art Garfunkel); 8) "Tente Outra Vez" - Raul Seixas (Marcelo Motta, Raul Seixas & Paulo Coelho); 9) "Whisky A-Go-Go" - Roupa Nova (Michael Sullivan & Paulo Massadas).
Dica: os livros do escritor Kurt Vonnegut Jr. "Matadouro 5" e "Sirens Of Titan"; o documentário "Under The Volcano", sobre o estúdio que o produtor George Martin manteve no Caribe (Montserrat) na Claro TV, Apple TV e Google Play; "Noites Européias - 1897-2017, 120 Anos de História das Competições de Clubes da Europa" (Editora Corner), de Miguel Lourenço Pereira e João Nuno Coelho; o livro "Como Chegamos Até Aqui" - Steven Johnson (Editora Companhia das Letras).

#70 Gilliard e a música popular
Coisas que não acontecem toda hora: bater quase duas horas de papo com um ídolo. Foi assim que nos sentimos conversando com nosso amigo Gilliard, cantor e compositor que acumula sucessos e grandes histórias desde 1979. Influências de começo de carreira e muitos bastidores sensacionais dos programas de auditório dos anos 80 e 90. Um deleite este episódio #70 do nosso podcast ABFP. Na playlist, só músicas populares da década de 70 e comecinho dos 80.
As músicas: 1) "Help Me Make It Trough The Night" - Kris Kristofferson; 2) "Estou Livre" - Tony Bizarro; 3) "Você Abusou" - Antônio Carlos & Jocáfi; 4) "If" - Bread; 5) "Um Velho Amigo (O Mendigo)" - Gilliard; 6) "I Can't Go For That (No Can Do)" - Daryl Hall & John Oates; 7) "Hoje"- Taiguara; 8) "Smile" - Barbra Streisand.
As dicas: o documentário "Eu Sou Ingrid Bergman" na plataforma Mubi; o site Rock's Backpages com mais de 45 mil artigos de artistas e bandas de praticamente todos estilos musicais; o programa "Live From Daryl's House", apresentado pelo cantor Daryl Hall, da dupla com John Oates, com episódios disponíveis no livefromdarylshouse.com.

#69 Tributo a Mark Lanegan
No último dia 22/2 nós perdemos o grande e influente Mark Lanegan, ex-Screaming Trees, Queens Of The Stone Age, Gutter Twins e de uma carreira solo sensacional e irretocável. Por isso, este episódio do ABFP é um justo tributo a esse grande cara! Para nos ajudar nessa missão, chamamos nossa amiga Ana Luisa Toledo Barros, promotora de justiça e, talvez, a maior fã brasileira do Lanegan. Ela nos contou grandes histórias e particularidades da carreira dele. Ficou uma bela seleção!
As músicas: 1) "Where Did You Sleep Last Night?" - Mark Lanegan & Kurt Cobain; 2) "Dollar Bill" - The Screaming Trees; 3) "Gray Goes Black" - Mark Lanegan; 4) "Who Lies In Darkness" - The Screaming Trees; 5) "Metamphetamine Blues" - Mark Lanegan (feat. Josh Homme, Nick Olivieri, Greg Dulli); 6) "The Circus Is Leaving Town" - Mark Lanegan & Isobel Campbell; 7) "Borracho" - Mark Lanegan; 8) "Night Flight To Kabul" - Mark Lanegan.
As dicas: show do Mark Lanegan no Werchter Festival, na Bélgica (2017), no YouTube; o DVD com extras do filme "O Barato de Iacanga" sobre os Festival de Águas Claras; os livros "Guia do Solteiro" e "Etiqueta Moderna", de PJ O'Rourke, no site Estante Virtual; a autobiografia "Sing Backwards and Weep - Memórias", de Mark Lanegan (Editora Terreno Estranho).

#68 Voltamos com Helena Rizzo
Obrigado a todos que estão apoiando nossa campanha pela continuidade do ABFP!
Para começar a temporada 2022 do podcast temos de cara uma edição histórica! Com a campanha de apoio a todo vapor no http://catarse.me/ABFP , trouxemos a talentosa chef Helena Rizzo, jurada do Masterchef Brasil.
Ela abriu a cozinha e o coração para contar suas preferências gastronômicas e musicais, lembrar sua trajetória e revelar um jantar experimental com o pessoal do ABFB nos anos 90. O tema escolhido foi "canções que representam mudanças".
As músicas: 1) "That Was Then But This Is Now" - ABC; 2) "Impossible" - Royksöpp feat. Goldfrapp; 3) "Tonight, Tonight" - The Smashing Pumpkins; 4) "Holographic" - Young Magic; 5) "Change" - The War On Drugs; 6) "O Barquinho" - Bola Sete; 7) "Que Sera, Sera" - Johnny Thunders; 8) "Waiting" - Meat Puppets.
As dicas: newsletter Substack Comics com HQs de Tom King e Grant Morrison; relançamentos de livros da Joan Didion "Rastejando Até Belém", "O Álbum Branco" e "O Ano Do Pensamento Mágico"; o site http://onezoom.org, um mapa interativo das ligações evolutivas entre todos os seres vivos conhecidos pela ciência.

Campanha de apoio ao ABFP 2022
Está no ar o pré-lançamento da nossa campanha no Catarse no https://www.catarse.me/amigos_barcinski_forasta_e_paulao_3d60. Opiniões e dúvidas no abfp2020@gmail.com. Participe!

#67 ADEUS?
Esta edição do ABFP é a última do ano e, talvez, a última para sempre. A gente espera e confia que não será. Depois deste episódio só com canções de despedida, vamos dar um tempo e organizar nossa campanha de apoio dos ouvintes ao nosso podcast.
Sim, a gente vai precisar da ajuda de todos amigos para continuar. Está no ar o pré-lançamento da nossa campanha no Catarse que vai até o dia 13 de janeiro, quando a colocaremos de fato no ar. Como a maioria deve saber, fazemos programas de rádio desde 1992 e nunca recebemos um centavo em troca. Fazíamos por diversão porque todos tinham seus empregos.
Mas a situação de todos hoje é diferente. Precisamos arrecadar um valor mínimo para a produção do ABFP. Não será muita grana, e será dividida por quatro -os três que aparecem, e mais nosso produtor Djeferson Barbosa.
O fato é que fazer o ABFP leva duas a três horas semanais de cada um de nós, entre preparação, produção e edição. É um prazer fazer? Claro. Tanto que fizemos 67 edições sem ganhar nada (sem falar da época do programa Garagem). Neste episódio, a gente explica nossas razões pra lançarmos a campanha de crowdfunding. Quem tem amigos também é rico!
O link da pré-campanha: https://www.catarse.me/amigos_barcinski_forasta_e_paulao_3d60
Nosso e-mail para você dar seu apoio e sua opinião: abfp2020@gmail.com
As músicas: 1) “So Long Farewell” - Chairman Carr; 2) “Leaving The Table” - Leonard Cohen; 3) “Cinco Letras Que Choram (Adeus)” - Nelson Gonçalves; 4) “Farewell, Goodbye And So Long” - Nick Cave; 5) “Don’t Dream Is Over” - Corwded House; 6) “Goodbye” - The Sundays; 7) “Kiss And Say Goodbye” - The Manhattans; 8) “Say Hello, Wave Goodbye” - Soft Cell; 9) “Curmudgeon” - Nirvana.

#66 Músicas assombrosas com Ivan Finotti
A notícia de que o Zé do Caixão, personagem do saudoso mestre do terror José Mojica Marins, vai voltar aos cinemas pela produtora do astro Elijah Wood -e também numa versão em espanhol do diretor mexicano Lex Ortega-, nos obrigou a convidar um especialista na vida do nosso diretor preferido: o jornalista Ivan Finotti, da Folha de S.Paulo, coautor da biografia do Mojica e codiretor do documentário “Maldito - O Estranho Mundo de José Mojica Marins”, ambos com o nosso André Barcinski. O papo teve as curiosidades da carreira do Finotti, muitas risadas e causos do além. O tema, obviamente, foi músicas assombrosas.
As músicas: 1) “Caixa De Ódio” - Arrigo Barnabé; 2) “Twelve Gates To The City” - Graham Bond With Magick; 3) “Yulunga” - Dead Can Dance; 4) “Romance De Uma Caveira” - Alvarenga e Ranchinho; 5) “Little Demon” - Screamin’ Jay Hawkins; 6) “Come To Daddy” - Aphex Twin; 7) “Black Sabbath” - Black Sabbath; 8) “Killers” - Iron Maiden.
As dicas: o documentário “The Velvet Underground”, de Todd Haynes, na Apple TV; a série de terror “The Haunting Of Hill House”, de Mike Flanagan, na Netflix; o site de nova música de mais de 140 países Beehype; o documentário “Gonzo: A Vida e Obra do Dr. Hunter S. Thompson, dirigido por Alex Gibney, na plataforma de filmes Mubi.

#65 Tom Leão responde “o Rio é o túmulo do rock?”
Convidamos nosso amigo jornalista Tom Leão, mais de 30 anos de carreira e muitos deles cobrindo a cena cultural carioca, para a responder a eterna pergunta “o Rio de Janeiro é o túmulo do rock?”. Quer ouvir história boa e rir dos bastidores do rock carioca? Aperta o play e escuta as aventuras que o Tom Leão e o Barcinski relembraram! Na playlist, só bandas legais do RJ. Ouve lá!
As músicas: 1) “Surf Drácula” - A Grande Trepada (Big Trep); 2) “Princesa Do Prazer” - Dorsal Atlântica; 3) “Universo Otário” - João Penca e Seus Miquinhos Amestrados; 4) “Mr. Tambourine Man” - Renato & Seus Blue Caps (feat. Zé Ramalho); 5) “Eu Não Entendi Matrix” - Gangrena Gasosa; 6) “A Cara Do Brasil” - Autoramas; 7) “Eu Sou O Rio” - Black Future; 8) “Supercarioca” - Picassos Falsos”.
As dicas: o filme “Fantastic Man”, documentário sobre o misterioso músico nigeriano William Onyeabor; o livro “Queen No Brasil, 40 Anos Depois A Magia Continua”, de William Nilsen, lançamento independente que relata as duas turnês do Queen ao Brasil em 1981 e 1985 nos históricos shows no Morumbi e no Rock in Rio 1; o site “Guia dos Quadrinhos”, que está juntando todos os quadrinhos feitos no Brasil; o novo filme do James Bond “007 - Sem Tempo Para Morrer”, o último com o ator Daniel Craig.

#64 Um papo de boteco sobre o “Nevermind”
As músicas: 1) “Potential Suicide” - Wipers; 2) “About a Girl” - Bully (Nirvana cover); 3) “Black Coffee” - Black Flag; 4) “Pedestrian At Best” - Courtney Barnett; 5) “Smells Like Teen Spirit” - Meat Puppets (Nirvana cover); 6) “Sick Of It All” - The Distillers; 7) "Cast A Shadow" - Beat Happening; 8) "In Bloom" - Sturgill Simpson (Nirvana cover).
As dicas: a “Songlines Magazine”, revista com a nova música de várias partes do mundo; o livro “Famigerado”, de Gonzalo Jr., sobre o Bandido da Luz Vermelha (Editora Noir); o livro “Kurt Cobain, Fragmentos De Uma Autobiografia”, de Marcelo Orozco, no site estante virtual; o show “Live And Loud”, do Nirvana, no YouTube, em DVD e CD.

#63 Histórias de produtor com Dudu Marote
Dudu Marote, do primeiro time de produtores musicais do Brasil, veio ao ABFP contar histórias de sua vida no estúdios, de seus dias na Jamaica, e, olha só, do seu tempo de tecladista da banda Degradée (virou até menudo numa excursão no Pará!). Dudu também nos ajudou a escolher grandes produtores para montar a playlist, que ficou maravilhosa! Ouve aí.
As músicas: 1) "Ai No Corrida" - Quincy Jones (Quincy Jones); 2) "Jigsaw Feeling" - Siouxsie & The Banshees (Steve Lillywhite); 3) "Felch" - A Certain Ratio (Martin Hannett); 4) "Telstar" - The Tornados (Joe Meek); 5) "Give The People What They Want" - The O'Jays (Gamble & Huff); 6) "Private Life" - Grace Jones (Alex Sadkin); 7) "Am I Wrong" - Anderson .Paak (Pomo); 8) "Pó de Guaraná" - Xaxim (Dudu Marote).
As dicas: o documentário “Quincy” no Netflix sobre o produtor Quincy Jones; o lançamento da edição dupla de 25 anos do álbum “Buena Vista Social Club” com dez faixas inéditas; a série “Classic Albums”, dos anos 90, no YouTube, com a produção de músicas históricas; o livro “Francisco de Assis Pelo Espírito Miramez”, de João Nunes Maia, ditado por Miramez.

#62 Marcelo Rubens Paiva e músicas pras futuras gerações
Que músicas você recomendaria para seus filhos, para futuras gerações? Muito difícil fechar uma playlist com apenas oito canções, mas a tarefa ficou mais suave com a ajuda do nosso amigo escritor, jornalista e dramaturgo Marcelo Rubens Paiva. Um dos melhores papos que já passaram pelo ABFP. Pode confiar!
As músicas: 1) “Boss Hoss” - The Sonics; 2) “Technicolor” - Chanel One (Juan Atkins); 3) “Euro Zero Zero” - Massive Attack; 4) “Heaven Or Las Vegas” - Cocteau Twins; 5) “Tunic (Song For Karen) - Sonic Youth; 6) “Jonny Quest/Stop That Pigeon” - Reverend Horton Heat; 7) “Mosca na Sopa” - Raul Seixas; 8) ”Eu Não Sou Cachorro Não” - Waldick Soriano.
As dicas: o documentário “Here I Am” (2019) no Netflix sobre a cantora Dolly Parton; documentário “I Call Him Morgan” (2017) no Netflix sobre o trompetista de jazz Lee Morgan; os livros do jornalista e escritor Ivan Lessa “Os Diários de Londres”, “Eles Foram Para Petrópolis” e “Gip!Gip!Nheco!Nheco!” disponíveis no site Estante Virtual; o filme “E o Vento Levou” (1939) para alugar no YouTube.