
Conversas (in)convenientes
By Podcast Conversas (in)convenie

Conversas (in)convenientes Jan 21, 2021

Novas conversas: etnografia, louça e o vírus civilizador
Não necessariamente nessa ordem, mas falamos nesse novo episódio de tudo isso, em uma retomada das nossas conversas, agora em outro formato, mais fluído, sem roteiro e sem pauta. Alberto Groisman, Guilherme Arthur, Isadora Zuza e Luciano Vianna conversaram sobre o segredo de lavar a louça, sobre a etnografia enquanto história contada, sobre o que aconteceu nesse ultimo ano de pandemia, as diversas concepções sobre o que é a COVID-19 e sobre como o vírus poderia ou pode ser um agente de um processo civilizador. Queremos agora pensar e discutir sobre aquilo que está por vir, ou o que se tem chamado do "novo normal".

Nova série: Meritocracia, ressentimento e Escapismo
Em seguida faremos três encontros conversando sobre cada um dos temas, e encerraremos com uma ultima conversa debatendo a ideia de uma capitalização do escapismo.
Nessa série teremos uma dinâmica diferente e experimental, em vez de convidarmos pessoas específicas para conversarmos queremos deixar em aberto para qualquer pessoa participar. Quem quiser participar é só mandar um e-mail para antropologiadasconveniencias@gmail.com , que mandaremos o link da reunião pelo zoom, para gravarmos o episódio.
Nosso primeiro encontro será dia 17 de outubro.

Coronavirus nas cosmologias indígenas
Nesse episódio Alberto Groisman e Luciano von der Goltz Vianna conversaram com Jacqueline Candido Guilherme e Rafael Moreira Serra da Silva, ambos etnólogos e doutorandos, Jacqueline pelo PPGAS da UFSC, trabalhando com os índios Guarani-Kaiowá e Rafael, doutorando no Museu Nacional, trabalhando com os Hupd'äh. Começamos conversando sobre a situação indígena no meio da pandemia, assunto que se desdobrou para diversos outros como: xamanismo, feitiçaria, relação entre indígenas e Estado, etnografias multiespécie, rituais de cura e de morte, epidemias em outras épocas, cosmologia, noções de corpo e saúde e noções de civilidade. A trilha de fundo é um canto da etnia Kaiowá chamado Arajeguaka do CD ñemongo'i.

Coronavirus, Democracia Hackeada e Pós-verdade
Nesse episódio conversamos sobre o novo Coronavirus (COVID-19), sobre Democracia Hackeada e sobre pós-verdade com Maísa Martorano Suarez Pardo, doutorando em Filosofia pela UNICAMP, Guilherme Arthur (psicólogo), Ariele Cardoso (antropóloga e jornalista) e Luciano Vianna (antropólogo). Na mediação da conversa estava Isadora Zuza da Fonseca (antropóloga).

Episódio 3 - (In)conveniências da/na saúde mental
Nesse episódio falamos sobre o Sistema Unico de Saúde (SUS) , sobre as políticas e a organização institucional dos Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), sobre controle social através de políticas públicas e sobre intervenção estatal arbitrária sobre a população de rua em Blumenau, onde a psicóloga do CAPS Marina Schiochet trabalha e escreveu sua dissertação "ESPAÇOS, HOSPITALIDADES E POLÍTICAS PÚBLICAS: UMA ETNOGRAFIA DO CAPS AD III DE BLUMENAU/SC". Participaram do episódio Alberto Groisman, Guilherme Arthur e Luciano von der Goltz Vianna.

Episódio 2- Cannabis
Conversas (in)convenientes sobre Cannabis, ganja, maconha, santa maria, pito, erva, marijuana... com Vinicius Lança.

Episódio 1- Conversas (in)convenientes
Nesse primeiro episódio Alberto Groisman, Luciano Vianna e Guilherme Arthur falaram sobre religiosidade, saúde e política a partir da pesquisa de Alberto sobre Santo Daime. A trilha sonora é do filme Koyaanisqatsi, só que tocada ao contrário. Alberto Groisman começa falando sobre um artigo de sua autoria (revistanupem.unespar.edu.br/index.php/n…)intitulado "Política psiquiátrica e agência religiosa: notas sobre caixas-pretas, o lúdico e a noção de in(ter)venção em saúde mental". Logo em seguida seguem os comentários de Luciano e Guilherme.

Metapod
Esse foi o primeiro episódio do nosso podcast explicando o próprio podcast.