
Podcast POEMS BVS APS
By Podcasts BVS APS

Antidepressivos no tratamento da dor crônica, qual a novidade? Em epidemiologia: WHOQOL
Olá! Eu sou o Luciano Duro, médico de família e comunidade, mestre e doutor em epidemiologia. Chegamos no 16º e último episódio da temporada! Isso mesmo. E nesse episódio, vou falar sobre o artigo publicado nesta semana que passou na Biblioteca Cochrane, sobre uso de antidepressivos no tratamento da dor crônica. Na parte de questões da epidemiologia, vou tecer alguns comentários sobre questionários sobre avaliação de qualidade de vida, mas mais especificamente o WHOQOL, tão utilizado mundialmente.
Acesso ao artigo em:
https://www.cochranelibrary.com/cdsr/doi/10.1002/14651858.CD014682.pub2/full
Episódios envolvidos neste estudo:
Comparação em paralelo: T1E18
Análise em rede: T2E8
Odds ratio: T1E10

Metilfenidato no tratamento do TDAH. Em epidemiologia: Variáveis contínuas: como interpretar?
Olá! Eu sou o Luciano Duro, médico de família e comunidade, mestre e doutor em epidemiologia. Chegamos no penúltimo episódio desta temporada, e nele, vou falar sobre uma revisão Cochrane, avaliando os benefícios e possíveis danos do Metilfenidato, a famosa Ritalina, em crianças e adolescentes com diagnóstico do Transtorno do déficit de atenção e hiperatividade, o TDAH. Nesse episódio eu vou, então, na parte de epidemiologia, falar sobre como interpretar os resultados de variáveis contínuas, aquelas como peso, altura, e, no caso do artigo apresentado, avaliações de escalas. Artigo disponível em:
https://www.cochranelibrary.com/cdsr/doi/10.1002/14651858.CD009885.pub3/full Episódios citados neste:
T1E18

Cálcio e Vitamina D em pré-menopausadas: Podemos indicar? Em epidemiologia: O uso do Frax como ferramenta de apoio à decisão.
Olá! Eu sou o Luciano Duro, médico de família e comunidade, mestre e doutor em epidemiologia. No 14º episódio desta temporada, vou mostrar os resultados de uma revisão sistemática da Cochrane, publicada recentemente em fevereiro de 2023, sobre o uso do cálcio e da vitamina D, isolados ou juntos, para o aumento da densidade mineral óssea em mulheres pré- menopausa. Na parte de epidemiologia, vou aproveitar e discutir como podemos trabalhar o raciocínio clínico da importância de se utilizar o Frax, instrumento para se avaliar a necessidade de solicitar a Densitometria óssea, de acordo com algumas características das pessoas.
Links deste episódio:
https://www.cochranelibrary.com/cdsr/doi/10.1002/14651858.CD012664.pub2/full https://abrasso.org.br/calculadora/calculadora/

Antibiótico em crianças com tosse produtiva crônica: Tá valendo? Em epidemiologia: Estudos antigos x novos
Olá! Eu sou o Luciano Duro, médico de família e comunidade, mestre e doutor em epidemiologia. Entrando no último mês da terceira temporada do nosso Podcast POEMs da BVS APS, vou apresentar a vocês uma revisão sistemática da Cochrane, discutindo sobre o uso de antibióticos no tratamento de crianças com tosse produtiva persistente. Já na parte do olhar em epidemiologia, vou falar um pouco sobre diferenças entre estudos antigos e estudos novos para as revisões sistemáticas. Artigo disponível em:
https://www.cochranelibrary.com/cdsr/doi/10.1002/14651858.CD004822.pub3/full Episódios envolvidos neste estudo:
T2E6
T1E18
T1E5
T1E10
T1E11

Check ups trazem só benefícios na saúde do adulto: é verdade esse bilhete? Em epidemiologia: Possíveis entendimentos sobre check ups.
Artigo disponível em:
doi.org/10.1002/14651858.CD009009.pub3

Aconselhamento breve na prevenção do abuso do álcool. Em epidemiologia: Randomização
Olá! Eu sou o Luciano Duro, médico de família e comunidade, mestre e doutor em epidemiologia. O décimo primeiro episódio da terceira temporada vai tratar de um tema extremamente relevante na prática dos profissionais da atenção primária: intervenções para reduzir o consumo perigoso de álcool. Para isso, vou comentar sobre uma revisão sistemática da Biblioteca Cochrane sobre aconselhamento breve e seus efeitos na proteção do consumo danoso da bebida alcoólica. Também vou falar, na parte da epidemiologia, sobre uma etapa crucial num ensaio clínico, que é a randomização. Por que é realizada? Como é pensada? São informações muito importantes para o leitor mais atento à qualidade das informações fornecidas pelos artigos científicos lidos.
Artigo disponível em:
https://www.cochranelibrary.com/cdsr/doi/10.1002/14651858.CD004148.pub4/full

Antibiótico na dor de garganta: Vale a pena? Em epidemiologia: Grupo controle.
Olá! Eu sou o Luciano Duro, médico de família e comunidade, mestre e doutor em epidemiologia. Neste décimo episódio desta terceira temporada, vou falar sobre um estudo publicado na Biblioteca Cochrane, publicado em dezembro de 2021, falando sobre o uso de antibióticos para o tratamento da dor de garganta, tanto em crianças, quanto em adultos. Sobre o tópico da epidemiologia, vou falar um pouco sobre a importância e os detalhes que devemos conhecer sobre o grupo controle num ensaio clínico.
Artigo disponível em:
https://www.cochranelibrary.com/cdsr/doi/10.1002/14651858.CD000023.pub5/full

A imobilização é eficaz para o tratamento do túnel do carpo? Em epidemiologia: Mais sobre intervenções em ECR.
Olá! Eu sou o Luciano Duro, médico de família e comunidade, mestre e doutor em epidemiologia. Estamos no nono episódio desta terceira temporada, e vou falar sobre um estudo publicado na Biblioteca Cochrane, no final de fevereiro deste ano de 2023, sobre o uso de imobilização no tratamento do túnel do carpo. Na parte da revisão em epidemiologia, vou complementar minhas considerações sobre o tema “Intervenções em ensaios clínicos”, feitas no décimo episódio da segunda temporada. Isso porque este artigo utilizou como uma intervenção o uso de imobilizadores no tratamento do túnel do carpo, cujos resultados precisam ser compreendidos no contexto de como entendemos benefícios e pesamos os seus custos.
Artigo disponível em: https://www.cochranelibrary.com/cdsr/doi/10.1002/14651858.CD010003.pub2/full#CD010003-sec-0189

A colonoscopia é boa na prevenção do câncer de cólon, mas pra quem? Em epidemiologia: A visão em políticas públicas.
Olá! Eu sou o Luciano Duro, médico de família e comunidade, mestre e doutor em epidemiologia e no oitavo episódio da terceira temporada, vou falar sobre um estudo publicado em outubro de 2022 no New England Journal of Medicine, comparando os efeitos da colonoscopia na redução da incidência de câncer de cólon, na mortalidade por este câncer e na mortalidade por todas as causas. Vou realizar uma análise à luz deste artigo, mas com o viés das interpretações que devemos tecer em termos de efetividade para saúde pública, pois o tema gera discussões.

HCTZ x Clortalidona na prevenção de DCV: Quem ganha? Em epidemiologia: Desfechos compostos
Olá! Eu sou o Luciano Duro, médico de família e comunidade, mestre e doutor em epidemiologia e neste sétimo episódio da terceira temporada, vou falar sobre um estudo publicado em dezembro de 2022 no New England Journal of Medicine, comparando a hidroclorotiazida com a clortalidona na prevenção de eventos indesejáveis, principalmente cardiovasculares. Junto à discussão sobre este artigo, vou falar em epidemiologia, sobre desfechos compostos, uma forma de se organizar os desfechos a serem estudados em ensaios clínicos.
Artigo disponível em https://www.nejm.org/doi/full/10.1056/NEJMoa2212270?query=featured_home

Sobrerastreio de câncer prostático: é frequente? Em epidemiologia: Sobrediagnóstico e Sobretratamento.
Olá! Eu sou o Luciano Duro, médico de família e comunidade, mestre e doutor em epidemiologia e neste sexto episódio da terceira temporada, vou falar sobre um estudo publicado em janeiro deste ano no Jornal do Conselho Americano dos Médicos de Família, falando sobre a solicitação do rastreio do câncer de próstata através do PSA e do toque retal para homens acima de 70 anos, ou seja, grupo cujo benefício é muito questionável, pelo baixo valor do cuidado agregado. Em epidemiologia, em função desta intervenção, vou falar sobre sobre rastreio, sobrediagnóstico e sobretratamentos, todas consequências indesejadas e com potencial de dano.
Artigo disponível em:
https://www.jabfm.org/content/early/2023/01/02/jabfm.2022.220185R1

Avaliação da aspirina com ou sem estatinas na mortalidade por infarto x riscos de sangramento. Em epidemiologia: Análise de Sensibilidade.
Olá! Eu sou o Luciano Duro, médico de família e comunidade, mestre e doutor em epidemiologia e neste quinto episódio da terceira temporada, vou falar sobre uma metanálise publicada no Journal of the American College of Cardiology, agora, em fevereiro de 2023, que analisou os efeitos da aspirina com ou sem estatinas na redução de infarto do miocárdio e no aumento do risco de sangramentos. Como este estudo utilizou também a análise de sensibilidade, um artifício estatístico bem conhecido e utilizado, entendi por importante compartilhar com vocês como isso é feito e por que é feito.
Artigo disponível em
https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S2772963X22002976#appsec1

Efeitos dos exercícios na incidência de DM. Em epidemiologia: A importância da tabela 1.
Olá! Eu sou o Luciano Duro, médico de família e comunidade, mestre e doutor em epidemiologia e neste episódio da terceira temporada, vou comentar o estudo publicado no JAMA Internal Medicine em janeiro deste ano, sobre os efeitos dos exercícios aeróbicos na incidência do diabete mellitus. Um ensaio clínico randomizado foi conduzido por 10 anos para avaliar o grau de benefício no surgimento desta doença em pessoas com obesidade central e esteatose hepática não alcoólica, ou seja, com maior risco de desenvolver a diabetes. Também vou aproveitar o estudo para falar sobre a importância da tabela 1 dos artigos, muitas vezes negligenciada, mas de extrema importância para a análise da qualidade dos delineamentos.

Associação entre comportamentos saudáveis e declínio da memória em idosos. Em epidemiologia: Fator de confusão em estudos observacionais.
Olá! Eu sou o Luciano Duro, médico de família e comunidade, mestre e doutor em epidemiologia e neste episódio da terceira temporada, vou comentar sobre um estudo recentemente publicado no British Medical Journal em janeiro deste ano, falando sobre avaliação da associação entre comportamentos saudáveis e o declínio da memória em idosos. Como revisão dos aspectos metodológicos, vou aproveitar o desenho de coorte prospectiva e comentar sobre confundimento, um fator que pode alterar a interpretação de resultados dos estudos observacionais.

Vitamina B12 e morbimortalidade. Em epidemiologia: O que é Hazard Ratio?
Neste segundo episódio da terceira temporada, vou apresentar um estudo publicado no BMC Medicine em outubro de 2020, sobre a relação entre níveis séricos de vitamina B12 e eventos desfavoráveis. Aproveitando o delineamento deste artigo, vou fazer alguns comentários sobre uma medida de efeito muito utilizada em epidemiologia, a taxa de risco, ou hazard ratio. Confere aí!
Artigo disponível em https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC7545540/

Intervenções centradas na família indígena: resultados no bem-estar da primeira infância. Em epidemiologia: Coeficiente de mortalidade infantil.
Neste primeiro episódio da terceira temporada, vou comentar sobre uma recente revisão sistemática da Cochrane publicada em dezembro deste ano, falando sobre avaliação dos efeitos de intervenções baseadas na família em populações indígenas, sobre a saúde de crianças na primeira infância. Na parte sobre epidemiologia, vou comentar sobre o tão importante indicador em saúde que é o Coeficiente de Mortalidade Infantil e o quanto compreender esse indicador pode nos ajudar a melhor atender nossas crianças.
Artigo disponível em https://www.cochranelibrary.com/cdsr/doi/10.1002/14651858.CD012463.pub2/full

Retirada de benzodiazepínicos: qual a evidência? Em epidemiologia: Causalidade - parte 3.
Neste último episódio da segunda temporada, falando sobre relações entre causas e efeitos, vou comentar sobre uma recente revisão sistemática da Cochrane publicada em março de 2018, avaliando os benefícios e malefícios das intervenções farmacológicas para facilitar a descontinuação do uso crônico de benzodiazepínicos. Na última parte sobre causalidade e suas relações, vou falar sobre os cinco últimos critérios criados por Sir Bradford Hill, epidemiologista e estatístico inglês pioneiro na publicação sobre este tema.
Artigo disponível em: https://www.cochranelibrary.com/cdsr/doi/10.1002/14651858.CD012463.pub2/full

Exposição a tomografias na infância e risco de câncer. Em epidemiologia: Causalidade - parte 2
Neste segundo episódio da série final da segunda temporada, falando sobre relações entre causas e efeitos, foi comentar os resultados de uma coorte publicada no Lancet no início de dezembro agora de 2022, demonstrando uma relação entre a exposição em crianças e adolescentes à exames de tomografias de pescoço e cabeça e o desenvolvimento de neoplasias no futuro. E é sobre estas relações demonstradas que vou puxar a discussão sobre alguns dos nove critérios sugeridos pelo grande epidemiologista e estatístico inglês em 1965, após seu importante artigo publicado: “O Ambiente e a Doença: Associação ou Causalidade?”, buscando demonstrar as diferenças entre os termos associação e causalidade.
Artigo disponível em: https://www.thelancet.com/journals/lanonc/article/PIIS1470-2045(22)00655-6/fulltext

Probióticos para prevenção de otite média em crianças: Vale a pena? Em epidemiologia: Causalidade - parte 1
Faltando pouco para terminar a segunda temporada do Podcast POEMs da BVS/APS, neste episódio 14 eu vou comentar sobre uma revisão da Cochrane publicada em junho de 2019, falando sobre o uso de probióticos para prevenção de otite média aguda em crianças. Tanto o uso dos probióticos, quanto o estudo da otite média em crianças são temas importantes para a prática do médico em atenção primária. Junto com essa revisão, eu vou iniciar uma pequena série de 3 episódios sobre causalidade em epidemiologia, pois na nossa busca diária de respostas a dúvidas clínicas, compreender como se relacionam causas e efeitos é essencial.
Artigo disponível em: https://www.cochranelibrary.com/cdsr/doi/10.1002/14651858.CD012941.pub2/full?highlightAbstract=antibiotic%7Cprevent%7Cantibiot%7Cprevention

Ferritina sérica: para que serve? Em epidemiologia: estudos ecológicos.
Neste 13º episódio da segunda temporada do Podcast POEMs da BVS/APS, vou apresentar uma revisão sistemática da Cochrane publicada em maio de 2021, sobre a precisão diagnóstica das concentrações de ferritina (soro ou plasma) para detectar deficiência de ferro e risco de sobrecarga de ferro em síndromes primárias e secundárias. Também vou apresentar, na parte de epidemiologia, alguns aspectos relativos aos estudos ecológicos, delineamentos pouco discutidos, porém muito utilizados em epidemiologia social.
Artigo disponível em https://www.cochranelibrary.com/cdsr/doi/10.1002/14651858.CD011817.pub2/full#CD011817-abs-0002

Testes de rastreamento e tuberculose pulmonar em crianças. Epidemio: Estudos transversais.
Iniciando dezembro com mais um episódio do Podcast POEMS da BVS APS, vou falar para vocês sobre uma revisão sistemática da Cochrane avaliando a qualidade de alguns testes de rastreio para detecção da tuberculose ativa em crianças. Como a revisão se utilizou de estudos transversais e coortes, vou falar um pouco sobre aqueles primeiros, já que sobre coortes eu já dei uma pincelada no episódio nove da primeira temporada.
Acesso aos artigos:
https://www.cochranelibrary.com/cdsr/doi/10.1002/14651858.CD013693.pub2/full
https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/manual_recomendacoes_controle_tuberculose_brasil_2_ed.pdf

Adição de testes rápidos para detecção da malária em ações comunitárias. Epidemio: Qual a função do placebo, afinal?
Neste último episódio do mês de novembro, vou apresentar uma revisão sistemática da Cochrane publicada em 08 de setembro de 2022, onde pesquisadores avaliaram se adicionar a testagem rápida para malária em ações de controle comunitário levava a melhores resultados sobre a doença. Neste episódio, também, vou revisar questões relativas ao efeito placebo e aos controles placebo, sempre importantes para se definir efetividades dos tratamentos.
Artigo disponível em: https://www.cochranelibrary.com/cdsr/doi/10.1002/14651858.CD009527.pub3/full#CD009527-sec-0009
Outra referência: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a-z/m/malaria/arquivos/folder-teste-rapido-malaria-2020.pdf

Modificações do habitat de vetores da malária e seus efeitos no controle desta doença e um papo reto sobre intervenções nos ECR.
Chegamos ao décimo episódio da segunda temporada do Podcast Poems da BVS APS e nesse vou apresentar uma revisão da Cochrane recentemente publicada no dia dezoito de novembro de 2022. Nela, os pesquisadores buscaram responder à seguinte pergunta: Quais mudanças permanentes e temporárias nos ambientes aquáticos dos mosquitos imaturos funcionam melhor para reduzir a malária nas pessoas? Além disso, vou falar um pouco sobre questões que devem ser envolvidas na escolha das intervenções num ensaio clínico.
Artigo disponibilizado em https://www.cochranelibrary.com/cdsr/doi/10.1002/14651858.CD008923.pub3/full#CD008923-abs-0002

Desvermifugação em massa com anti-helmínticos na gestação e tipos de coortes.
No nono episódio do Podcast POEMs da BVS APS vou apresentar os resultados de uma revisão sistemática da Cochrane, publicada em maio de 2021, atualizando uma outra feita em 2015, demonstrando os resultados do uso de anti-helmínticos em massa para gestantes, a fim de proteger contra infecções oriundas deste verme pelo solo. Também vou aproveitar e comentar um pouco sobre como uma coorte pode ser criada e pensada, em termos de temporalidade. Será que toda coorte é prospectiva?
Artigo disponível em https://www.cochranelibrary.com/cdsr/doi/10.1002/14651858.CD005547.pub4/full

Uso de antibióticos na prevenção de exacerbações da DPOC: Resultados de metanálise em rede.
Neste episódio da segunda temporada, o tema é antibiótico na prevenção de exacerbações em pessoas com DPOC. Foi publicado em janeiro de 2021 na biblioteca Cochrane, com metanálise em rede como metodologia principal. Além dos resultados deste estudo, vou comentar sobre como esse tipo de metanálise é realizado e com qual finalidade.
Artigo disponível em https://www.cochranelibrary.com/cdsr/doi/10.1002/14651858.CD013198.pub2/full?highlightAbstract=antibiotic%7Cprevent%7Cantibiot%7Cprevention

Apoio à amamentação exclusiva. Estudos quase-randomizados.
Neste 7º episódio da segunda temporada, vou falar sobre uma revisão sistemática da Cochrane recentemente publicada em 25 de outubro de 2022, sobre um tema extremamente importante: Intervenções para o estímulo da amamentação exclusiva. Aproveitarei que foram usados ensaios quasi-randomizados nos critérios de inclusão, e vou fazer uma apresentação sobre como são delineados estes tipos de estudo.
Artigo disponível em https://www.cochranelibrary.com/cdsr/doi/10.1002/14651858.CD001141.pub6/full

Prevenção comunitária de malária através de medicação. Estudos Comunitários Randomizados.
Neste 5º episódio da segunda temporada, vou falar sobre uma revisão sistemática da Cochrane publicada em setembro de 2021, sobre um tema bem importante em várias regiões do Brasil, principalmente região norte e em populações indígenas: Uso de medicação em massa para reduzir a prevalência da doença. Junto a esta revisão, vou falar um pouco sobre ensaios clínicos comunitários, ou em clusters. O que eles têm de diferente dos trials usuais? Como vivem? O que comem? Brincadeiras à parte, é um tipo de delineamento onde é possível avaliar intervenções com foco no nível comunitário.
Acesso ao artigo em https://www.cochranelibrary.com/cdsr/doi/10.1002/14651858.CD008846.pub3/full?highlightAbstract=malaria%7Cmalari

Metformina na prevenção da DM2 e desfechos dicotômicos: ser ou não ser doente, eis a questão!
Neste 5º episódio, vou falar sobre uma revisão sistemática da Cochrane publicada em dezembro de 2019, sobre um tema bem importante: Metformina e prevenção da diabetes tipo 2. Como este desfecho pode ser considerado um desfecho intermediário, ou seja, não um desfecho do tipo relevante para a pessoa, um POEM, aproveito este episódio para discutir sobre o quanto devemos nos atentar para desfechos dicotômicos na prática clínica, ou seja, quando a definição de estar ou não doente passa por definir que 1mg a mais por decilitro de sangue é determinante de doença.
Artigo disponível em https://www.cochranelibrary.com/cdsr/doi/10.1002/14651858.CD008558.pub2/full

Vitaminas e cognição. Tipos de erros em epidemiologia.

Quais são os efeitos dos exercícios físicos em pessoas vivendo com Insuficiência Cardíaca?
Neste episódio, vou mostrar para vocês o resultado de uma revisão sistemática da Cochrane de janeiro de 2019, demonstrando os efeitos de exercícios em pessoas com insuficiência cardíaca. Aproveitarei para falar sobre estudos que avaliam intervenção e impacto na qualidade de vida, como QALY e DALY.
Artigo disponível em https://www.cochranelibrary.com/cdsr/doi/10.1002/14651858.CD003331.pub5/full

Quais intervenções são eficazes na prevenção de queda em pessoas com Doença de Parkinson?
Neste episódio, vou mostrar para vocês o resultado de uma revisão sistemática da Cochrane de junho de 2022, demonstrando os efeitos de exercícios e medicação na queda em pessoas com Doença de Parkinson. Além disso, falarei sobre uma medida de impacto muito importante na saúde das populações que é a Redução Absoluta do Risco e sua relação com o Risco Relativo e o Número Necessário para Tratar.
Artigo disponível em https://www.cochranelibrary.com/cdsr/doi/10.1002/14651858.CD011574.pub2/full#CD011574-sec-0009

Dieta do Mediterrâneo e prevenção das doenças cardiovasculares
Neste episódio, vou mostrar para vocês o resultado de mais uma revisão sistemática da Cochrane de março de 2019, demonstrando os efeitos da dieta do mediterrâneo como prevenção primária e secundária da DCV. Após, vou falar a vocês um pouco sobre níveis de prevenção.
Artigo disponível em https://www.cochranelibrary.com/cdsr/doi/10.1002/14651858.CD009825.pub3/full#CD009825-sec-0090

Rastreamento do câncer de pulmão através da Tomografia Computadorizada de Baixa Dose.
Este é o último episódio do Podcast POEMs da temporada 1 e nele vamos falar sobre uma publicação de agosto de 2022 na biblioteca Cochrane falando sobre o rastreamento do câncer de pulmão através do uso da Tomografia Computadorizada de Baixa Dosagem. Também aproveito para realizar uma revisão breve da temporada e do prazer que foi apresentar os podcasts.
Artigo original: Bonney A, Malouf R, Marchal C, Manners D, Fong KM, Marshall HM, Irving LB, Manser R. Impact of low‐dose computed tomography (LDCT) screening on lung cancer‐related mortality. Cochrane Database of Systematic Reviews 2022, Issue 8. Art. No.: CD013829. DOI: 10.1002/14651858.CD013829.pub2.
Acessado em 12 de agosto de 22. Disponível em: https://www.cochranelibrary.com/cdsr/doi/10.1002/14651858.CD013829.pub2/full/pt

Acurácia do diagnóstico clínico da demência em APS
Neste episódio vou comentar sobre os resultados de uma revisão sistemática Cochrane, publicada em junho deste ano de 2022, onde pesquisadores buscaram avaliar associações entre o diagnóstico clínico da demência em atenção primária e sua acurácia em relação à demência e distúrbios cognitivos. Também vou comentar sobre como se interpretar as razões de verossimilhança positiva e negativa.
Artigo disponível em https://www.cochranelibrary.com/cdsr/doi/10.1002/14651858.CD012558.pub2/full

Acupuntura no tratamento da dor lombar.
Neste episódio, vou mostrar para vocês o resultado de mais uma revisão sistemática da Cochrane de dezembro de 2020, demonstrando os efeitos da acupuntura no tratamento da dor lombar não específica. Após, vou falar a vocês um pouco sobre viés de publicação, através de como interpretar o gráfico em funil, orientado a ser apresentado nas revisões sistemáticas.
Artigo disponível em Acupuncture for chronic nonspecific low back pain - Mu, J - 2020 | Cochrane Library

Quão eficazes e seguros são os corticosteroides na redução dos sintomas de dor de garganta em adultos e crianças?
Este episódio vai discutir os resultados de uma revisão sistemática Cochrane de 2020, onde pesquisadores revisaram a literatura sobre os efeitos do uso dos corticóides no tratamento da dor de garganta. Também vou conversar um pouco sobre as definições das medidas de efeito Risco Relativo e Taxa de Risco.
Artigo disponível em Corticosteroids as standalone or add‐on treatment for sore throat - de Cassan, S - 2020 | Cochrane Library

Qual é a eficácia do tramadol ou tramadol combinado com paracetamol em pessoas com osteoartrite?
Este episódio vai apresentar uma revisão sistemática da Biblioteca Cochrane, avaliando os efeitos do Tramadol em uso isolado ou em combinação com Paracetamol, comparado com Placebo no tratamento da osteoartrite. Também vou comentar sobre como interpretar o gráfico Forest Plot das metanálises.
O artigo está disponível em https://www.cochranelibrary.com/cdsr/doi/10.1002/14651858.CD005522.pub3/full

Tratamento de candidíase vulvovaginal recorrente
Este episódio vai apresentar uma revisão sistemática da Biblioteca Cochrane, avaliando os efeitos dos tratamentos antifúngicos contra a candidíase vulvovaginal recorrente. Também vou comentar sobre a questão PICO, utilizada nas buscas das evidências, sobre o que é e como é utilizada.
Artigo disponível em https://www.cochranelibrary.com/cdsr/doi/10.1002/14651858.CD009151.pub2/full

Inibidores Seletivos da Recaptação da Serotonina e o tratamento da ejaculação precoce.
Neste episódio vou apresentar outra revisão sistemática da Biblioteca Cochrane, avaliando os efeitos dos Inibidores Seletivos da Recaptação da Serotonina no tratamento da ejaculação precoce e suas condições associadas. Também vou comentar sobre diferenças entre ensaios clínicos paralelos e cruzados.
Artigo disponível em https://www.cochranelibrary.com/cdsr/doi/10.1002/14651858.CD012799.pub2/full

AINEs e dor lombar
Neste episódio vou apresentar mais uma revisão sistemática da Biblioteca Cochrane, agora falando sobre a eficácia do uso dos anti-inflamatórios no tratamento da dor lombar aguda. Aproveitarei para revisar com vocês alguns dos principais vieses avaliados a fim de classificar a qualidade das evidências.
Artigo disponível em Non‐steroidal anti‐inflammatory drugs for acute low back pain - van der Gaag, WH - 2020 | Cochrane Library

Retirada de anti-hipertensivos no idoso: Intervenção segura?
Neste episódio vou apresentar a vocês uma revisão sistemática da Cochrane onde pesquisadores buscaram avaliar os efeitos da retirada de anti-hipertensivos em eventos desfavoráveis na população acima de 50 anos. Também vou conversar um pouco sobre o Sistema GRADE, que auxilia na classificação das evidências das revisões.
Artigo disponível em https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC7387859/pdf/CD012572.pdf

Uso de aspirina na prevenção de câncer colorretal - Estudo de casos e controle.
Neste episódio do Podcast POEMs da BVS APS vou apresentar um estudo caso controle publicado no JAMA em 2015, onde são avaliadas associações entre o uso de aspirina e outros antiinflamatórios não esteroidais e o câncer de cólon, de acordo com variantes genéticas. Na verdade, vou me focar apenas no efeito global, para aproveitar e conversar um pouco mais sobre este tipo de delineamento, que possui características tão peculiares.
Artigo disponível em https://jamanetwork.com/journals/jama/fullarticle/2203800

Os clínicos de atenção primária devem rastrear estenose da artéria carótida assintomática em adultos sem história de eventos cerebrovasculares?
Este episódio do Podcast POEMs da BVS APS vai apresentar uma revisão da Força-Tarefa de Serviços Preventivos dos EUA (USPSTF), atualizando o tema rastreamento de estenose da artéria carótida em adultos sem história de eventos cerebrovasculares. Também vou comentar sobre quais os critérios são necessários para se definir quais patologias são passíveis de rastreamento.
Artigo disponível em https://jamanetwork.com/journals/jama/fullarticle/2775719

Associação entre redução da ingesta de gordura saturada e mortalidade por diversas causas.
Neste episódio vou comentar uma revisão sistemática publicada na Cochrane Library em maio de 2020, falando sobre os efeitos da redução de gordura saturada na dieta e sua relação com mortalidade por todas as causas ou por doenças cardiovasculares. Também vou falar sobre diferença entre mortalidade específica e mortalidade por todas as causas.
Artigo disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC7388853/

O relato pelas mães da diminuição dos movimentos fetais está associado a desfechos piores na gravidez?
Este episódio vai apresentar um estudo realizado por pesquisadores australianos, publicado no JAMA network open em abril de 2021. O objetivo da pesquisa era avaliar a associação entre a diminuição dos movimentos fetais e natimortalidade, bem como a outros desfechos secundários. Também nesse episódio vou falar um pouco sobre fatores de confusão por indicação, um viés muito importante de se ter em mente quando lemos artigos com delineamento observacional.
Artigo disponível em https://jamanetwork.com/journals/jamanetworkopen/fullarticle/2778239

Venha conhecer o Podcast POEM da BVS APS!
Quer obter conhecimento sobre artigos científicos ligados à Atenção Primária em Saúde, rever conceitos de epidemiologia e ainda manter suas atividades corriqueiras? Então venha conhecer o Podcast POEM da BVS APS, um novo produto da BVS Atenção Primária, fruto de uma iniciativa coordenada pela BIREME com o apoio do Ministério da Saúde do Brasil.

O tratamento da doença do refluxo gastroesofágico (DRGE) é eficaz em termos de benefícios para a asma em adultos e crianças?
Neste episódio vou apresentar para vocês uma revisão sistemática da Cochrane publicada em maio de 2021, onde pesquisadores australianos buscaram informações sobre os reais benefícios do tratamento da doença do refluxo esofágico em pessoas com asma, em relação a desfechos para esta condição. Aproveitarei para comentar sobre metanálises, mas mais especificamente sobre o teste de heterogeneidade.
Artigo disponível em https://www.cochranelibrary.com/cdsr/doi/10.1002/14651858.CD001496.pub2/full#CD001496-sec-0039

A aspirina reduz o risco de pré-eclâmpsia com prematuros entre gestantes com risco aumentado?
Neste episódio vou apresentar um estudo multicêntrico realizado no Reino Unido, publicado no NEJM em agosto de 2017, onde pesquisadores buscaram avaliar as relações entre o uso da aspirina e a prevenção de pré-eclâmpsia. Também vou explicar o que significa a odds ratio, conceito que ainda causa confusão.
Artigo disponível em:

A exposição a opioides no início da gravidez está associada a malformações congênitas importantes?
O artigo está disponível em www.bmj.com/content/372/bmj.n102

Quais tratamentos para a dor neuropática crônica (neuropatia diabética, neuralgia pós-herpética, neuralgia do trigêmeo) podem proporcionar uma melhora clinicamente significativa?
O artigo está disponível em www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC8115961/

Quais intervenções são eficazes no tratamento de pessoas com dor lombar crônica?
Neste episódio vou apresentar uma revisão sistemática publicada na Revista Canadense de Medicina de Família em janeiro de 2021, avaliando estudos comparando diferentes formas de tratamento contra dor lombar crônica. Aproveito para revisar conceitos de algumas medidas de impacto, como o Número Necessário para Tratar, o NNT e o Número Necessário para Causar Dano, o NND.
Artigo disponível em https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC7822613/pdf/067e20.pdf

Em pessoas hipertensas e com doença cardiovascular concomitante, reduzir o alvo para a pressão arterial sistêmica está associada a uma menor morbimortalidade?
Neste episódio vou apresentar uma Revisão Sistemática realizada por um grupo de pesquisadores espanhóis, com o objetivo de comparar se níveis mais baixos de pressão arterial estariam associadas a maiores reduções de morbimortalidade em comparação aos níveis padrão, em pessoas com diagnóstico de HAS e com DCV concomitante. Apresento, também, diferenças entre revisões sistemáticas e tradicionais.
Artigo disponível em https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC6513382/pdf/CD010315.pdf

Em crianças com pneumonia que não precisam de hospitalização, o tratamento de 5 dias com altas doses de amoxicilina é comparável ao tratamento de 10 dias?
Neste episódio vou apresentar um estudo realizado no Canadá, onde pesquisadores propuseram comparar o tratamento de 5 dias com amoxicilina com o tradicional tratamento de 10 dias para pneumonia em crianças não hospitalizadas. Também vou comentar sobre alguns aspectos metodológicos a respeito dos estudos de não inferioridade, do cegamento nos ECR e das análises por intenção de tratar.
Artigo disponível em https://jamanetwork.com/journals/jamapediatrics/article-abstract/2776976

Para dores musculares agudas, qual analgésico oral fornece o melhor alívio imediato?
Neste episódio vou comentar sobre um ensaio clínico randomizado que testou diferentes analgésicos no tratamento da dor aguda musculoesquelética de extremidades. Foram avaliados analgésicos, antiinflamatórios não esteroidais e opióides em doses diferentes, em uso sozinhos, ou em combinação. O resultado ajuda muito na prática do cuidado dessa queixa tão prevalente na atenção primária. Falo, também, sobre alocação oculta e regressão à média.
Disponível em https://linkinghub.elsevier.com/retrieve/pii/S0196-0644(20)31265-8. Acesso em 17/02/2022.

Desempenho do CA-125 no diagnóstico do câncer de ovário em mulheres no contexto da APS.
Neste episódio vou comentar sobre o POEM publicado na área da página da BVS APS chamada “Revisões Comentadas - POEMS”, falando sobre um estudo de coorte retrospectivo usando bancos de dados clínicos representativos da população do Reino Unido, para avaliar o desempenho do exame CA-125 em mulheres com suspeita de câncer de ovário atendidas na APS. Aproveito para falar um pouco sobre sensibilidade, especificidade e valor preditivo positivo e negativo nas avaliações de performance dos testes diagnósticos.
Funston G, Hamilton W, Abel G, Crosbie EJ, Rous B, Walter FM. The diagnostic performance of CA125 for the detection of ovarian and non-ovarian cancer in primary care: A population-based cohort study. PLoS Med 2020;17(10):e1003295. Disponível em: https://journals.plos.org/plosmedicine/article?id=10.1371/journal.pmed.1003295

Qual é a melhor dose de aspirina para prevenção secundária em pessoas com doença cardiovascular aterosclerótica estabelecida?
Neste episódio vou comentar sobre o POEM publicado na área da página da Biblioteca Virtual de Saúde Atenção Primária em Saúde chamada “Revisões Comentadas - POEMS”, falando sobre um Ensaio Clínico Pragmático publicado no New England Journal of Medicine em maio de 2021, a respeito da dose efetiva de aspirina na prevenção secundária da Doença Cardiovascular. Também converso um pouco sobre quais características envolvem este tipo de delineamento de estudo, o Ensaio Clínico Pragmático.
Jones WS, Mulder H, Wruck LM, et al. Comparative effectiveness of aspirin dosing in cardiovascular disease. N Engl J Med 2021;384(21):1981-1990. Disponível em: https://www.nejm.org/doi/full/10.1056/NEJMoa2102137

Podcast e POEMs. Uma combinação de sucesso.
Neste episódio vou comentar sobre o que são os POEMS, sua diferença para outros tipos de evidências e sua importância para a prática médica, com o enfoque na Atenção Primária em Saúde.