
Poder Entrevista
By PoderCast
Semanalmente, são publicadas entrevistas com políticos, especialistas em diversos assuntos e dentre outras personalidades públicas.
O Poder360 é um veículo que pratica jornalismo profissional que atua de forma apartidária e plural e publica reportagens de interesse público e relevância jornalística. Expõe pontos de vista de maneira substantiva, de forma clara, válida e com urbanidade.

Poder EntrevistaJul 19, 2021

“Acabar com o teto de gastos seria temerário”, diz nova diretora da IFI
Podcast Poder Entrevista com a nova diretora da IFI (Instituição Fiscal Independente), Vilma Pinto.
Ela diz que ampliar os programas sociais sem o fim do teto de gastos será o maior desafio do Brasil pós-pandemia. Para a diretora, acabar com o teto seria temerário.
“O teto é um instrumento. Se é bom ou ruim, depende de como se usa. Acabar com o teto seria temerário, no sentido de que é uma regra de política fiscal e uma âncora”, afirmou.

Haddad: processo de impeachment informa mesmo se não cassar Bolsonaro
Podcast Poder Entrevista com o petista Fernando Haddad, candidato do partido à presidência da República em 2018.
Ele defendeu, em entrevista ao Poder360, um processo de impeachment mesmo que seja para não terminar com a cassação de Jair Bolsonaro.
“Mesmo que ele venha a vencer comprando voto no Congresso Nacional, a população vai ser informada do que ele está sendo acusado”, declarou o ex-ministro da Educação e ex-prefeito de São Paulo.

Secretários querem mais recursos vinculados para segurança pública
Podcast Poder Entrevista com o presidente do Consesp (Conselho Nacional de Secretários de Segurança Pública), Cristiano Barbosa Sampaio.
Ele disse em entrevista ao Poder360 que é necessário ter mais recursos federais vinculados para área. A vinculação é a necessidade de destinar uma fração da arrecadação para determinada área.
A demanda vai de encontro aos planos do ministro da Economia, Paulo Guedes, que gostaria de reduzir as vinculações para ter uma margem maior para manejar o Orçamento.

Governo quer apresentar em julho bonificação para quem consumir menos energia
Podcast Poder Entrevista com o secretário de Energia Elétrica do Ministério de Minas e Energia, Christiano Vieira.
Ele afirmou em entrevista ao Poder360 que o governo pretende apresentar ainda neste mês o programa de incentivo financeiro para indústrias que economizarem energia nos horários de pico.
“Nós estamos fazendo essa discussão técnica para poder abrir uma consulta pública e apresentar esse programa para sociedade. […] A nossa expectativa é concluir esse trabalho ainda em julho”, declarou.

Everardo Maciel sobre reforma tributária: “O Brasil está em uma marcha da insensatez”
Podcast Poder Entrevista com ex-secretário da Receita Federal Everardo Maciel.
Ele não esconde sua aversão à proposta de reforma do Imposto de Renda enviada ao Congresso Nacional pelo Ministério da Economia. O relatório do PL (projeto de lei) 2.337 será apresentado nesta 3ª feira (13.jul.2021) pelo deputado Celso Sabino (PSDB-PA) ao plenário da Câmara dos Deputados.
“Se eu fosse o relator, manteria a correção da tabela do IR da pessoa física. O resto, jogaria fora” disse Everardo Maciel ao Poder Entrevista. “Há unanimidade contra esse projeto -dos bancos às escolas. Nunca vi isso.“

Consumidor vai construir seu “próprio banco” no futuro, diz diretor do BC
Podcast Poder Entrevista com Otávio Damaso, diretor de Regulação do BC (Banco Central).
A 2ª fase do open banking entra em vigor na 5ª feira (15.jul.2021) e permitirá que os clientes bancários compartilhem dados de suas contas com instituições financeiras concorrentes. O objetivo é dar ao consumidor a possibilidade de buscar produtos e serviços melhores em outras instituições financeiras, segundo Damaso.

“Retrocesso para os direitos humanos”, diz Joenia Wapichana sobre PL 490
Podcast Poder Entrevista com a deputada deputada federal Joenia Wapichana (Rede-RR).
Ela afirma que o projeto de lei 490/07, que trata sobre demarcação de terras indígenas, é inconstitucional e traz grandes retrocessos aos povos indígenas.
“O texto que foi aprovado tem riscos constitucionais. […] É um retrocesso para os direitos humanos e um retrocesso para o meio ambiente também. O impacto é sério”, afirma a deputada.

Contarato diz que possíveis erros da CPI não mancham provas apuradas
Podcast Poder Entrevista com o senador Fabiano Contarato (Rede-ES).
Ele disse em entrevista ao Poder360 que, mesmo que haja algumas falhas de procedimento durante os trabalhos da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Covid no Senado, as provas coletadas e um possível pedido de abertura de inquérito em seu relatório não ficam manchados ou prejudicados.
Contarato, de 55 anos, é professor de Direito, delegado da polícia civil e foi eleito senador da república pelo Espirito Santo em 2018 com pouco mais de 1 milhão de votos se tornando o 1º senador assumidamente homossexual da história da Casa.

Bolsonaro tem de deitar no divã para explicar voto impresso, diz Marco Aurélio
Podcast Poder Entrevista com o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Marco Aurélio Mello.
Prestes a completar 75 anos, o ministro Marco Aurélio Mello, do STF, já despediu-se da mais alta Corte do país. No cargo até 12 de julho, sua última sessão plenária foi realizada na 5ª feira (1º.jul.2021). Ao Poder360, disse que poderia ficar mais tempo e que sente-se hoje um juiz melhor do que era há 10 anos.
Tenho boa saúde e meus exames estão maravilhosos. Estou no auge da minha experiência. Poderia continuar sendo um melhor juiz do que fui até hoje“, disse em entrevista realizada na 4ª feira (30.jun).
Marco Aurélio foi indicado ao Supremo em 1991 por Fernando Collor de Mello, com quem tem laços familiares. Foi o 1º juiz do Trabalho na Corte. Ao longo da sua trajetória, julgou o Mensalão, casos da Lava Jato e presidiu, no TSE (Tribunal Superior Eleitoral), as primeiras eleições informatizadas do país, em 1996. É defensor das urnas eletrônicas, alvo de contestações por parte do presidente Jair Bolsonaro.
Para o ministro, Bolsonaro tem comportamento de quem prevê resultados negativos e poderia estar montando uma narrativa para o caso de perder as eleições de 2022, quando deve concorrer à reeleição.
“Será que o presidente já está prevendo um resultado futuro e está preparando campo para articular se o resultado for negativo? Não sei. Eu teria que conversar com ele ou colocá-lo, se tivesse domínio da área, em um divã para saber qual é o objetivo visado“, disse.

Melhora da economia deve ser percebida no 2º semestre, diz Silvio Campos Neto
Podcast Poder Entrevista com Silvio Campos Neto, 44 anos, sócio e economista sênior da Tendências Consultoria.
Ele avalia que que a percepção da sociedade com a melhora da economia deve ser sentida no 2º semestre deste ano. Ele estima crescimento de 4,4% no PIB (Produto Interno Bruto) em 2021 e de 2,2% em 2022.
O analista foi entrevistado pelo Poder360 na 5ª feira (1º.jul.2021). Ele é formado em Economia pela Universidade de São Paulo, com mestrado na área pela Fundação Getúlio Vargas. Também é professor da Faculdade Oswaldo Cruz. Atua há 16 anos como analista de macroeconomia.

AMB quer ⅓ das vagas do STF para juízes de carreira, diz presidente
Podcast Poder Entrevista com a presidente da AMB (Associação dos Magistrados Brasileiros), Renata Gil.
Ele quer que ⅓ das vagas do STF sejam destinadas a juízes de carreira. Para ela, é uma maneira de amplificar os princípios da magistratura na Corte Suprema. A proposta foi apresentada ao presidente Jair Bolsonaro.
“Toda corte tem renovações e elas são muito bem-vindas. Nós, da AMB, pedimos que ⅓ das vagas do STF sejam destinadas aos magistrados que fizeram concurso público, que se submeteram a todo o crivo da carreira“

Procuradores da lista tríplice defendem investigações antes do fim da CPI
Podcast Poder Entrevista com procuradores da lista tríplice.
Os 3 subprocuradores que integram a lista tríplice para o comando da PGR (Procuradoria-Geral da República) afirmaram em entrevista exclusiva ao Poder360 que o atual procurador-geral, Augusto Aras, poderia abrir desde já uma investigação sobre o caso Covaxin, ponto de preocupação do Planalto na CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Covid no Senado.
Na opinião de Luiza Frischeisen, Mario Bonsaglia e Nicolao Dino, não há impedimento à Procuradoria para iniciar uma apuração antes das conclusões dos trabalhos da comissão.

“Discutir educação domiciliar agora é um disparate”, diz Tabata Amaral
Podcast Poder Entrevista com a deputada federal Tabata Amaral.
Ele criticou a análise de projetos sobre educação domiciliar (homeschooling) durante a pandemia. Propostas sobre o tema são defendidas pelo MEC (Ministério da Educação).
“Não sou contra que lá na frente a gente tenha um debate sério regulamente o homeschooling. Agora, no meio de uma pandemia, você vai fazer a toque de caixa?“, questionou a deputada em entrevista ao Poder360.
Tabata, de 27 anos, é deputada de 1º mandato e ativista educacional. Nascida na periferia da cidade de São Paulo, se formou como cientista social por Havard.

“Pressões geopolíticas não são de agora”, diz diretor da Huawei sobre 5G
Podcast Poder Entrevista com o diretor sênior de Relações Governamentais da Huawei Brasil, Atilio Rulli.
Sobre o 5G, ele afirmou em entrevista ao Poder360 que as pressões geopolíticas que vieram com a guerra de influência econômica entre China e Estados Unidos não são recentes. Segundo ele, a companhia de telecomunicações lida com esse tipo de disputa e pressão desde 2011. No Brasil, o cenário não é diferente.
“Essas pressões geopolíticas não são de agora. Elas ocorrem desde 2011 e 2012. Somos uma das empresas mais testadas no setor de telecomunicações no mundo. Até agora, nada foi comprovado contra os testes, seja de interoperabilidade ou de capacidade de cibersegurança”, disse.

Boeing quer Brasil na produção de bioquerosene de aviação
Podcast Poder Entrevista com Landon Loomis, diretor da Boeing Brasil e vice-presidente da companhia para Políticas Globais.
Em entrevista ao Poder360, ele afirmou que a empresa pretende aproveitar a liderança brasileira em aviação, energia e agricultura para construir uma rede sólida de fornecedores.
A questão de fundo é: tornar viável o mercado de biocombustíveis para aviação para que as companhias aéreas possam sobreviver em um mundo que não mais tolerará os setores largamente emissores de gás carbônico. Sem a aviação civil, as fabricantes de aviões também naufragarão.
“O Brasil vai se posicionar como líder global, criar novas indústrias para beneficiar o mercado brasileiro. É o futuro. O Brasil pode dar uma resposta incrível”, afirmou. “Tem o segundo maior mercado de biocombustíveis do mundo, depois dos EUA. Maior que o dos 8 países seguintes somados”, completou.

Crise hídrica: medidas ainda não trazem tranquilidade, diz associação
Podcast Poder Entrevista com o presidente da Abividro (Associação Brasileira das Indústrias de Vidro), Lucien Belmonte.
Ele avalia que a indústria ainda não está segura de que não haverá apagões ou racionamento de energia por conta da crise hídrica que atinge o país.
“A gente precisa ter uma condução muito firme nesse processo e isso ainda não veio para dar a devida tranquilidade a todos os agentes”, afirmou em entrevista ao Poder360.

Agronegócio terá recorde histórico de exportações em 2021, diz especialista
Podcast Poder Entrevista com Marcos Jank, coordenador do centro Agro Global do Insper.
As exportações do agronegócio brasileiro devem alcançar US$ 120 bilhões neste ano – 20% a mais do que em 2020 e recorde histórico – e contribuir com saldo positivo de pelo menos US$ 100 bilhões na balança comercial. A estimativa é de Marcos Jank, coordenador do centro Agro Global do Insper e especialista do setor.
Para o especialista, essa onda favorável é resultado de uma “combinação de astros”: o real desvalorizado, que torna os produtos menos caros para o importador, e a demanda aquecida na China e em outros países asiáticos. Outro astro importante é a disparada dos preços das commodities agropecuárias no mercado internacional.

Fatiar reforma tributária no Congresso ajuda no avanço do texto, diz Puppi
Podcast Poder Entrevista com o presidente da Abrasf (Associação Brasileira das Secretarias de Finanças das Capitais), Vitor Puppi.
Ele disse, em entrevista ao Poder360, que o fatiamento da reforma tributária é a forma mais fácil de o projeto avançar no Congresso. Da forma como estava, segundo Puppi, haveria muitas resistências e o texto ficaria parado.
“O fatiamento da reforma vai poder simplificar, me parece, os principais problemas do país, que são o PIS/Cofins, o ICMS –esses sim são tributos complexos– e o ISS”, disse.

Podemos aprovar qualquer projeto até março, diz líder do governo na Câmara
Podcast Poder Entrevista com o líder do Governo na Câmara, deputado Ricardo Barros (PP-PR).
Ele disse que o governo do presidente Jair Bolsonaro tem condições de aprovar qualquer projeto na Casa até março de 2022. Deu a declaração em entrevista ao Poder360.
“Seguiremos assim até que a gente abra efetivamente a campanha eleitoral. Provavelmente alguns partidos vão mudar de posição” . Até março, afirmou, “a base é muito firme e tem condições de aprovar qualquer matéria”.

MP levará Brasil ao top 100 do “Doing Business”, diz relator
Podcast Poder Entrevista com o relator da MP 1.040, Marco Bertaiolli (PSD-SP).
Ele disse, em entrevista ao Poder360, que o objetivo da nova lei é melhorar o ranqueamento do Brasil no relatório Doing Business, do Banco Mundial. Hoje, o país ocupa a 124ª posição dos 190 países avaliados. A melhora nessa colocação, afirma, deve ter como resultado um aumento nos investimentos estrangeiros no país.

“Não dá para esperar até 2022”, diz Boulos sobre atos contra Bolsonaro
Podcast Poder Entrevista com o ex-candidato a prefeito de São Paulo Guilherme Boulos (Psol).
Em entrevista ao Poder360 na 4ª feira (16.jun.2021), Boulos disse que não há como comparar as manifestações que são favoráveis ao presidente com as que são contrárias. Segundo ele, Bolsonaro promove “desfiles da morte”, onde ele está sem máscara e “90% dos seus apoiadores” não usam o acessório também.

Presidente da ANPR defende fim da recondução do PGR e mandatos maiores
Podcast Poder Entrevista com Ubiratan Cazetta, presidente da Associação Nacional dos Procuradores da República.
Para Cazetta, a missão da carreira de procurador tem de ser seguida, e a indicação presidencial para o cargo máximo da carreira seria um problema. Essa prerrogativa, diz, é resquício do momento anterior à Constituição da 1988, quando Advocacia-Geral e MP eram uma coisa só.
Ubiratan Cazetta é procurador desde 1996. Paulista formado pela USP, ele começou a carreira no Pará, onde participou de investigações sobre crimes ambientais e de corrupção. Revelou uma série de desvios ocorridos na extinta Sudam (Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia).

Havia pessoas fardadas na reunião da bula da cloroquina, diz Mandetta
Podcast Poder Entrevista com Luiz Henrique Mandetta, ex-ministro da Saúde.
Em entrevista ao Poder360, ele deu mais detalhes sobre o “aconselhamento paralelo” do Palácio do Planalto para que mudasse a bula da cloroquina, indicando o medicamento como tratamento para covid-19.
O médico disse também que não conhecia a médica oncologista Nise Yamaguchi, e que pessoas fardadas compareceram àquela reunião.

Falta de chips nas montadoras deve perdurar até 2022, diz CEO da Stellantis
Podcast Poder entrevista com Antonio Filosa, presidente da Stellantis para a América do Sul
Ele afirmou, em entrevista ao Poder360, que a escassez de chips é resultado do desequilíbrio que a pandemia provocou nas cadeias globais de produção. A procura por notebooks, smartphones e tablets, por exemplo, aumentou consideravelmente em 2020.
Com o aquecimento da economia em velocidade melhor que o previsto, a demanda por microprocessadores subiu em ritmo forte e os fabricantes dos itens não estão dando conta.

'Alta dos preços administrados pesa para famílias', diz porta-voz do IBGE
Podcast Poder Entrevista com Pedro Kislanov, gerente do IPCA no IBGE.
Ele disse, em entrevista ao Poder360, Os preços administrados foram uma das principais pressões na inflação para consumidores nos 12 meses até maio de 2021.
Eles são os serviços e produtos com reajustes definidos por contratos ou por entidades. Combustível, energia elétrica e planos médicos são alguns deles. A bandeira tarifária da conta de energia, por exemplo, é determinada pela agência reguladora Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica).

Shopping centers pedem isenção fiscal para compensar perdas da pandemia
Podcast Poder Entrevista com o presidente da Abrasce (Associação Brasileira de Shopping Centers), Glauco Humai.
Ele disse, em entrevista ao Poder360, que nenhum dos 601 shoppings brasileiros está funcionando de forma plena por conta das medidas restritivas impostas pela covid-19. Cerca de 20 estão fechados e 581 estão funcionando com “severas restrições”, segundo o executivo.
Humai afirmou que, por isso, o setor ainda está “muito comprometido”, apesar da retomada do comércio.

“Comandante terá de explicar por que não puniu Pazuello”, diz ex-ministro
Podcast Poder Entrevista com o ex-ministro da Defesa (2015-2016), dos Esportes (2011-2014) e ex-deputado federal, Aldo Rebelo (sem partido).
Ele disse que o ex-ministro da Saúde e general da ativa, Eduardo Pazuello, deveria ter sido punido pelo Exército por participar de ato político com o presidente Jair Bolsonaro. Deu entrevista ao Poder360.
“Foi um erro estimulado pelo presidente da República, porque ele [Bolsonaro] sempre foi um indisciplinado, foi expulso do Exército por indisciplina. Talvez, chegando ao comando das Forças, ache que possa fazer da indisciplina um instrumento político dos seus governos e interesses”, disse Rebelo.

Castro Neves: “Não há inocentes” entre os que disputam o 5G no Brasil
Podcast Poder Entrevista com Luiz Augusto Castro Neves, presidente do Conselho Empresarial Brasil-China e ex-embaixador do Brasil na China, Japão e Paraguai.
Ele afirma, em entrevista ao Poder360, “não haver inocentes” na disputa pelo controle da rede de transmissão de 5G no Brasil. O leilão previsto para julho, em sua opinião, será uma espécie de “vale tudo” entre os concorrentes – todos capazes de capturar dados sensíveis.

Eleição de 2018 foi atípica e 2022 será sobre “vida como ela é”, diz Paes
Podcast Poder Entrevista com o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes.
Ele disse em entrevista ao Poder360 que a eleição de 2022 será focada na “vida real”.
Ele contrapôs essa perspectiva com a última eleição nacional. “O cenário vai ser muito diferente de 2018. 2018 foi uma eleição em que você teve um conjunto de elementos, tinha um processo fruto da Lava Jato de destruição da classe política”, declarou.

Infraestrutura receberá estudos da 7ª rodada de leilão de aeroportos
Podcast Poder Entrevista com o Secretário Nacional de Aviação Civil, Ronei Glanzmann.
Os estudos de viabilidade da 7ª rodada de leilão de aeroportos serão apresentados ao Ministério da Infraestrutura na 2ª feira (7.jun.2021). A expectativa, segundo o secretário, é que os 3 blocos, que contêm 16 aeroportos, possam render um investimento de R$ 5 bilhões.
O leilão está agendado para ser realizado no 2º trimestre de 2021. Glanzmann afirma que é importante acontecer antes do período eleitoral para que a competição aconteça de forma “descontaminada”. “É muito importante que a gente faça um leilão dessa magnitude, desse porte descontaminado do período eleitoral do Brasil”, disse Glanzmann ao Poder Entrevista.

Reformas dificilmente vão avançar em 2021, diz vice-presidente do PSL
Podcast Poder Entrevista com o vice-presidente do PSL, dirigente da sigla em São Paulo e deputado federal Júnior Bozzella (PSL-SP).
Ele disse em entrevista ao Poder360 que as reformas administrativa e tributária dificilmente serão aprovadas na Câmara e no Senado em 2021. Segundo o deputado, o governo federal perdeu a oportunidade de avançar em 2019, quando ainda vivia “uma lua de mel” com a população.

"Vamos conseguir trazer Bolsonaro”, diz presidente do Patriota
Podcast Poder Entrevista com o presidente nacional do Patriota, Adilson Barroso.
Ele disse que o presidente Jair Bolsonaro está prestes a fechar com o partido. Barroso fez o convite oficial a Bolsonaro na 3ª feira (1°.jun) no Palácio do Planalto. O encontro foi mediado pelo senador Flávio Bolsonaro (Patriota-RJ), que se filiou à legenda em 26 de maio.
Em entrevista ao Poder360, Barroso declarou que o chefe do Executivo pediu de 10 a 15 dias para organizar a migração da sua base de apoio para a legenda.

“Estamos voltando à velha política”, diz Eduardo Cunha sobre 2022
Podcast Poder Entrevista com o ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha (MDB).
Conhecido pela sua capacidade de analisar o cenário político com precisão, Cunha, que está com 62 anos, faz uma previsão para as eleições de 2022: a onda da novidade acabou. É a hora da “velha” política.
“A política vai preponderar. Os alijados do processo eleitoral em 2018 por essas razões, essa antipolítica, voltarão. Será uma eleição mais semelhante a 2014 que 2018″, afirmou em entrevista ao Poder360.

Desemprego vai atingir 15,7 milhões de brasileiros em 2021, diz economista
Podcast Poder Entrevista deste domingo (30.mai.2021) com o pesquisador líder da área de mercado de trabalho do IDados, Bruno Ottoni.
Ele diz que o desemprego vai subir dos atuais 14,7% para 15,5% nos próximos 4 meses. Isso significa que 900 mil pessoas ainda devem entrar na fila do desemprego, que já atinge 14,8 milhões de brasileiros.
Se confirmada, esta será a maior taxa de desemprego da série histórica da Pnad Contínua (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua), iniciada em 2012 pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
Para Ottoni, serão 15,7 milhões de desempregados e a consequência será um menor consumo das famílias, motor do PIB (Produto Interno Bruto) do Brasil. O IDados prevê uma alta de 3,7% do PIB em 2021.

Voto impresso é discussão desnecessária, diz João Amoêdo
Podcast Poder Entrevista com o co-fundador do partido Novo e candidato a presidente da República nas eleições de 2018, João Amoêdo.
Ele disse que é contra o voto impresso. “Estudei esse tema e andei vendo as questões do TSE (Tribunal Superior Eleitoral). E por tudo que eu vi, eu acho desnecessário o voto impresso”.
Amoêdo elenca alguns fatores para defender sua posição sobre o assunto. “É um sistema que temos há 25 anos. As urnas, isso é um detalhe importante, não são conectadas a internet, então uma fraude remotamente é muito di

Vacinação frustra, mas crescimento deve superar 4% em 2021, diz economista
Podcast Poder Entrevista com Patricia Pereira, estrategista-chefe da MAG Investimentos.
Ela diz que o crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) do país deve superar 4% em 2021, apesar de a vacinação contra a covid-19 ter desacelerado em maio.
De acordo com a economista, a redução do ritmo de imunização dos brasileiros cria incertezas, mas dados da atividade econômica dos primeiros meses do ano demonstram consistência na recuperação da economia.

Ninguém aguenta mais reforma política, diz presidente do PDT
Podcast Poder Entrevista com Carlos Lupi, presidente do PDT (Partido Democrático Brasileiro).
Ele disse que é necessário haver estabilidade nas regas das eleições. “Ninguém aguenta mais uma. Não podemos ter essa instabilidade de a cada ano que não é eleitoral reformar o ano eleitoral seguinte”.
O presidente do PDT apoia o voto impresso. “O [Leonel] Brizola defendeu isso desde que tentaram fraudar sua eleição em 1982”, declarou. Ele se refere ao caso Proconsult, empresa que fornecia serviços de contagem de votos na eleição daquele ano, quando Brizola foi eleito governador do Rio de Janeiro.

“Economia global terá recuperação discrepante”, diz diretor de Macroeconomia do Banco Mundial
Podcast Poder Entrevista com o diretor global de Macroeconomia, Comércio e Investimento do Banco Mundial, Marcello Estevão.
Ele disse que a recuperação econômica da pandemia será assimétrica em 2021. Haverá recuperação acelerada de países desenvolvidos e retomada lenta de países mais pobres.
“A nossa perspectiva para 2021 é melhor, mas não é uniformemente melhor. O tema da desigualdade de resultados ainda vai estar muito vivo, provavelmente ainda mais vivo daqui para frente”, afirmou.

PSB defende voto impresso, diz presidente da sigla, Carlos Siqueira
O podcast Poder Entrevista deste domingo (16.mai.2021) é com Carlos Siqueira, presidente do PSB (Partido Socialista Brasileiro).
Ele diz que a sigla defende que seja adotada a impressão dos votos junto às urnas eletrônicas. Segundo Siqueira, trata-se de uma maneira a mais de auditar os resultados das eleições afastando cada vez mais hipóteses de fraudes. “Eu não consigo entender é o porquê de o voto não ser impresso”, disse ao Poder360.

Reforma política pode deixar voto impresso para ser decidido em plebiscito
Podcast Poder Entrevista com a relatora da reforma política, Renata Abreu (Podemos-SP).
Ela disse que temas que não geram consenso dentro do Legislativo poderiam ser decididos em plebiscitos. Renata Abreu cita o caso da impressão dos votos e também da unificação das eleições no país.
“Alguns temas que sempre são discutidos devem ser abordados [em consulta popular], como a criação de um plebiscito para ver a questão do voto impresso e da unificação de eleições”, disse em entrevista ao Poder360 realizada na 3ª feira (11.mai).

Rogério Marinho promete mais transparência para emendas do Orçamento
Podcast Poder Entrevista com o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho.
Ele comprometeu-se a dar mais transparência às emendas de congressistas pagas pelo governo federal a partir deste ano de 2021. Segundo ele, a idéia é listar o destino das emendas de relator, com o nome de cada congressista e os projetos beneficiados pelos recursos.
O ministro também negou a existência de um “orçamento secreto” que privilegie membros da base de apoio ao governo no Congresso.

Prazo para implantar 5G nas capitais “pode ser apertado”, avalia Conexis
Podcast Poder Entrevista com o presidente da Conexis Brasil Digital, sindicato que representa as empresas de telefonia, Marcos Ferrari.
Ele afirmou ao Poder360 que o prazo para implantação de 5G em todas as capitais brasileiras “pode ser apertado”.
O edital aprovado pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) determina que as 27 cidades tenham a rede de 5ª geração já em julho de 2022. O texto está sendo analisado pelo TCU (Tribunal de Contas da União). O ministro Fábio Faria (Comunicações) afirma que o leilão das faixas de radiofrequência 700 MHz, 2,3 GHz, 3,5 GHz e 26 GHz acontecerá em julho deste ano.

Projeto de lei no Congresso puniria Gentili e libertaria Daniel Silveira
Podcast Poder Entrevista com a deputada federal Margarete Coelho (PP-PI).
Ela é relatora da Lei de Defesa do Estado Democrático de Direito, que será analisada pelo Senado. O texto será um capítulo do Código Penal e revogará a LSN (Lei de Segurança Nacional), usada por diferentes segmentos para reivindicar na Justiça punição quando se sentem atacados.
O novo texto levaria à punição de algumas pessoas não alcançadas pela LSN hoje, enquanto isentaria algumas que tem sido punidas, na avaliação da deputada.
O humorista Danilo Gentili, por exemplo, estaria na mira das novas regras. “Ele seria enquadrado no crime de insurreição”, disse a deputada ao Poder360.
Por outro lado, o texto possivelmente deixaria livre, a depender da interpretação do juiz, o deputado Daniel Silveira (PSL-RJ). Ele está preso por ofensas a ministros do STF.

PV dialoga com Huck, Mandetta e Ciro por aliança contra Lula e Bolsonaro
Podcast Poder Entrevista com o presidente do Partido Verde, José Luiz Penna.
Ele diz que está trabalhando para ajudar a construir uma frente de centro para as eleições de 2022. A ideia é ter uma alternativa tanto ao atual presidente, Jair Bolsonaro, quanto ao petista Luiz Inácio Lula da Silva.
“Tenho esperança que a gente consiga produzir uma candidatura jovem com compromissos com as questões do futuro, que seja mais sensível”, afirmou em entrevista concedida ao Poder360 na 3ª feira (4.mai).

Brasil falha na comunicação sobre o meio ambiente, diz presidente da FPA
O podcast Poder Entrevista deste domingo (9.mai.2021) é com o presidente da FPA (Frente Parlamentar da Agropecuária), deputado Sergio Souza (MDB-PR).
Ele afirma que o Brasil falha na comunicação sobre o meio ambiente. O deputado discorda de que haja problemas na gestão dessa área.
Também disse que o aumento no desmatamento observado durante o governo de Jair Bolsonaro é de supressão legal de floresta, dentro dos parâmetros do Código Florestal.

Taxa de crescimento do PIB em SP será 5 vezes a do Brasil, diz Doria
O podcast Poder Entrevista deste sábado (8.mai.2021) é com o governador de São Paulo, João Doria.
Ele está otimista quanto ao desempenho da economia do Estado. Calcula que, após uma leve alta no PIB em 2020, de 0,4%, São Paulo vai crescer 2 dígitos em 2021. Segundo ele, os dados de março, com avanço de 9%, já revelam esse movimento.
“São Paulo teve 9% de crescimento em 1 mês, no mês de março. É um número bastante significativo considerando que ainda estamos na 2ª onda da pandemia” disse, em entrevista ao Poder360 realizada na noite de 4ª feira (5.mai).
VACINAS
Apesar de a Anvisa ainda não ter autorizado o teste em humanos da vacina ButanVac, que o instituto Butantan produz em parceria com uma universidade norte-americana e institutos de outros 2 países asiáticos, a produção de doses já começou.
“O Butantan já começou a produzir a ButanVac. Até ontem à noite (3ª feira) já tínhamos 2,2 milhões de doses produzidas que estão congeladas no depósito de alta refrigeração“, disse Doria, que espera a liberação para os próximos dias.

Pico de mortes era esperado, mas governo não atuou, diz especialista
O podcast Poder Entrevista desta 6ª feira (6.mai.2021) é com o professor do Departamento de Estatística da UFF (Universidade Federal Fluminense), Márcio Watanabe.
Ele diz que novo pico da pandemia observado a partir de março de 2021 já era previsto pelos especialistas, mas o governo não se preparou como poderia com base em conhecimentos científicos

Dia das Mães deve provocar pico de covid em junho ou julho, diz epidemiologista
O podcast Poder Entrevista desta 5ª feira (6.mai.2021) é com o epidemiologista e professor da Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo) Paulo Lotufo.
Ele diz que caso aconteçam aglomerações no Dia das Mães de 2021, como no Natal de 2020, poderá haver um novo pico da pandemia em junho e julho, no Brasil. A data será comemorada em 9 de maio.
“O lema é: cumprimente sua mãe à distância em 2021, para ter uma boa festa e um almoço em 2022”, afirma o médico. “Se for o repeteco do que aconteceu no Natal, nós vamos ter um pico por volta de junho e julho“, diz.

Governo demora a retomar estímulos às empresas em 2021, diz economista da CNI
O podcast Poder Entrevista desta 3ª feira (3.mai.2021) é com o economista-chefe da CNI (Confederação Nacional da Indústria), Renato da Fonseca
Ele disse que o governo foi “relutante” sobre os impactos da 2ª onda de covid e atrasou os estímulos em 2021.
De acordo com Fonseca, o Ministério da Economia e o Congresso precisam entrar em acordo para ajudar as empresas aumentarem o capital de giro.

Oposição vai apoiar reforma tributária, diz Alessandro Molon
O podcast Poder Entrevista deste sábado (1º.mai.2021) é com o deputado federal Alessandro Molon (PSB-RJ), líder da Oposição na Câmara dos Deputados.
Ele disse que a oposição vai apoiar a reforma tributária no Congresso Nacional. O texto inicial da proposta deve ser apresentado na 2ª feira (3.mai.2021), de acordo com o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL).

Advogados querem maior liberdade para propaganda eleitoral
O podcast Poder Entrevista desta 3ª feira (27.abr.2021) é com o advogado Luiz Fernando Casagrande Pereira, coordenador-geral da Abradep (Academia Brasileira de Direito Eleitoral e Político).
O advogado falou sobre o grupo de advogados que integra, no qual discutem ideias para a legislação eleitoral, atualmente em análise na Câmara.
Sobre a liberdade de divulgação, Pereira disse que “Há um deficit de informação do eleitor hoje em consequência da hiper-regulamentação da propaganda”. Segundo o advogado, isso foi feito para reduzir os gastos de campanha e coibir a corrupção. Mas diz que isso não é necessário, porque o teto cumpre essa função
Ele falou ao Poder360 sobre financiamento de campanhas eleitorais, representatividade e antecipação de candidaturas.

Eventual saída de Guedes do cargo pode ser “até positiva”, diz economista
O podcast Poder Entrevista desta 2ª feira (26.abr.2021) é com o economista-chefe da Ativa Investimentos, Étore Sanchez.
Sanchez falou sobre a possibilidade de uma eventual saída de Paulo Guedes do cargo de ministro da Economia “pode até ser positiva” a depender de quem o substituiria. “Achar um nome é muito difícil. Mas hoje a gente já considera que uma eventual substituição pode até ser positiva, dependendo de quem for”, afirmou em entrevista ao Poder360.
O economista também comentou sobre a expectativa de crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) do Brasil. Ele estima crescimento de 2,7% do PIB em 2021. Pondera que o ritmo de retomada econômica dependerá do ritmo de vacinação contra a covid-19. “A gente aqui [na corretora] não esperava em maio o grupo prioritário terminasse. Já era visível que isso era que era um cronograma inexequível como eles mesmos gostam de dizer. Mas nós temos perspectivas de que grande parte da população “vacinável” receberão ainda esse ano a 1ª dose”.

Wajngarten me procurou “aflito” para pedir ajuda com a Pfizer, diz Gilmar Mendes
O podcast Poder Entrevista desta 2ª feira (26.abr.2021) é com o ministro do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes.
Ele diz que foi procurado pelo ex-secretário de Comunicação da Presidência da República Fabio Wajngarten para auxiliar no processo de compra de vacinas da Pfizer.
Segundo o ministro, o publicitário estava “aflito” ao procurá-lo. O pedido foi para que ele intercedesse junto ao então AGU (advogado-geral da União), José Levi.

Fim da pandemia pode ser só em 2023, diz diretor de pesquisas do Butantan
O podcast Poder Entrevista desta 6ª feira (23.abr.2021) é com o diretor médico de pesquisa clínica do Instituto Butantan, Ricardo Palácios
Ele diz que a pandemia de coronavírus deve se estender até 2023. Para Palácios, isso não significa que as restrições que o país –e boa parte do mundo– enfrenta no momento serão mantidas até lá. Haverá uma flexibilização à medida em que a vacinação avance.

Geração distribuída: “governo está à margem do debate”, afirma relator
O podcast Poder Entrevista desta 4ª feira (21.abr.2021) é com o deputado Lafayette de Andrada (Republicanos-MG).
O deputado afirmou que o governo federal optou por não participar “institucionalmente” da discussão do projeto de lei 5.829/2019, que trata da regulamentação da geração distribuída de energia. Segundo ele, ainda que os líderes do governo no Congresso se mostrem favoráveis ao texto, “o governo está à margem desse debate”.

“Polarização de Lula e Bolsonaro empobrece a política”, diz governador do ES
O podcast Poder Entrevista desta 3ª feira (20.abr.2021) é com o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB).
Ele construiu a carreira na esquerda. Na ditadura, foi militante do Partido Comunista. Hoje, porém, ele avalia que a polarização do PT com Jair Bolsonaro empobrece o debate.
“Lula diz que polarização é um fenômeno natural. Mas chegamos a um grau de polarização que extrapola o bom senso. Defendo um movimento de centro, alternativo à polarização”, disse, em entrevista ao Poder360.

Seif quer aumento de 400% na criação de peixes
O podcast Poder Entrevista desta 3ª feira (20.abr.2021) é com o secretário de Aquicultura e Pesca do Ministério da Agricultura, Jorge Seif Júnior.
Ele disse ao Poder360 que espera crescimento de 400% na criação de peixes no país só com o uso de lagos de hidrelétricas. O secretário afirmou que o aumento da aquicultura será possível com a novo sistema de pedidos e análise de licenças para uso de águas sob domínio da União. Houve, segundo ele, desburocratização.

Meirelles pede liderança firme e critica quem quer “agarrar” parte do Orçamento
O podcast Poder Entrevista deste domingo (18.abr.2021), é com o secretário de Fazenda e Planejamento do Estado de São Paulo, Henrique Meirelles.
Ele disse que o governo federal precisa ter “liderança firme” que dialogue com “respeito e serenidade” com o Congresso. Meirelles criticou quem quer “agarrar seu pedaço” do Orçamento de 2021, que não é “realista“.

“Devemos atingir as 400 mil mortes ainda em abril”, diz presidente do Conass
O podcast Poder Entrevista desta 6ª feira (14.abr.2021), é com o presidente do Conass (Conselho Nacional de Secretários de Saúde) e secretário de saúde do Estado do Maranhão, Carlos Lula.
Carlos aponta que o Brasil deve bater a marca de 400 mil vítimas de covid-19 ainda em abril. Ele disse que “se continuarmos com a média móvel acima de 2.000 mortos, é muito provável que cheguemos aos 400 mil óbitos”, afirma.
Ele também falou sobre a CPI da covid no Senado. “Poderíamos estar gastando energia de outras formas” afirmou Carlos. De acordo com ele, o que atrapalha o país é a constante instabilidade política. “O problema não é a CPI, é a instabilidade política que tomou esse um ano de pandemia”, afirma.

Enfrentamento às drogas é guerra e militares devem participar, diz senador
O podcast Poder Entrevista desta 5ª feira (15.abr.2021), é com o senador Omar Aziz (PSD-AM). Ele assumiu em março deste ano a presidência da Comissão de Segurança Pública do Senado.
O senador diz que enfrentamento às drogas é guerra e militares devem participar. “Quem pode proteger nossas fronteiras com gente, tecnologia? As Forças Armadas. O Brasil está sendo invadido por armas e drogas que vão para as cidades e são distribuídas como se fosse uma guerra. E quando a gente entra em guerra, quem tem que proteger a gente são as Forças Armadas“, afirmou.

Orçamento é uma “aberração” e priorizou emendas eleitoreiras, diz Kawall
O Podcast Poder Entrevista, deste sábado (10.abr.2021), é com o diretor do Asa Investments, Carlos Kawall.
Ele considera "absurdo" o texto aprovado pelo Congresso. Diz que deputados e senadores deixaram de priorizar medidas de combate à pandemia para financiar emendas eleitoreiras.

Volta da suspensão de contrato é fundamental para restaurantes, diz setor
O Podcast Poder Entrevista, deste sábado (3.abr.2021), é com o presidente-executivo da Abrasel (Associação Brasileiras de Bares e Restaurantes), Paulo Solmucci.
Ele diz que que a volta do programa de manutenção do emprego e renda (BEm) –que permite a suspensão de contratos de trabalho e redução de salários e jornada– é “fundamental” para o setor em meio ao agravamento da pandemia.

Taurus pode aumentar produção nos EUA para exportar ao Brasil, diz CEO
O Podcast Poder Entrevista, deste domingo (4.abr.2021), é com o presidente da Taurus, Salesio Nuhs.
A Taurus Armas, maior fabricante de armas leves do Brasil e da América Latina, pode expandir a operação nos Estados Unidos para atender ao mercado brasileiro. A informação é do presidente da empresa, Salesio Nuhs.

Mesmo com pandemia, 2021 deve bater recorde de financiamento imobiliário, diz presidente da Abecip
O Podcast Poder Entrevista, desta 3ª feira (30.mar.2021), é com a presidente de Abecip (Associação Brasileira de Entidades de Créditos Imobiliário e Poupança), Cristiane Portella.
Ela falou sobre o levantamento da Abecip sobre financiamento imobiliário com recursos da poupança. No ano passado, o valor financiado foi de R$ 124 bilhões, o mais alto da série histórica (sem correções pela inflação), iniciada em 1994. Para 2021, a projeção é que haja crescimento de 27% em relação a 2020.

BNDES devolverá mais R$ 62 bilhões ao Tesouro neste ano, diz presidente do BNDES
O Podcast Poder Entrevista, deste domingo (28.mar.2021), é com é com o presidente do BNDES (Banco Nacional do Desenvolvimento Social), Gustavo Montezano.
Ao Poder360, Montezano diz que o BNDES devolverá R$ 62 bilhões ao Tesouro Nacional até dezembro de 2021. “O TCU decidiu em janeiro que os aportes do Tesouro, de 2008 a 2014, contrariaram a Constituição. Isso nos obriga a devolver o dinheiro o mais rapidamente possível” disse ao Poder360.
Na entrevista concedida ao Poder360, Montezano disse ser simpático à ideia de mudar o nome do banco para BNDS (Banco Nacional de Desenvolvimento Sustentável). “Acho que quando se olha para frente, Banco de Desenvolvimento Econômico e Social, o ambiental tem que estar ali junto. A palavra sustentável engloba tudo isso: o econômico, o social e ambiental. É um tripé. A gente se denomina o banco do desenvolvimento sustentável brasileiro“, afirmou Montezano.
Ele também falou sobre a tendência de criação de bancos de desenvolvimento pelo mundo. "Há discussão no governo dos EUA, no Estado da Califórnia. O BNDES voltou a estar na moda”, disse o presidente do BNDES.
Outros assuntos debatidos na entrevista foram:
Fábrica de projetos do BNDES Posicionamento do banco Transparência Privatizações Sustentabilidade
“Teremos de apurar responsabilidade de Pazuello”, diz vice-presidente da Câmara
O Podcast Poder Entrevista, desta 2ª (22.mar.2021), é com o deputado federal Marcelo Ramos (PL-AM), 1º vice-presidente da Câmara dos Deputados.
Ele acredita que, apesar da mudança no comando do Ministério da Saúde, Eduardo Pazuello ainda terá de explicar a demora para o Brasil iniciar a vacinação contra a covid-19.
Mais do que isso, ele defende que, no futuro, o atual ministro seja chamado à responsabilidade após uma abertura do que ele tem chamado de “caixa-preta” da vacinação.
“Abrir a caixa preta é entender o por que o ministro Pazuello fez compromissos que não se concretizaram. Que prazos foram esse [para vacinação]? Precisamos fazer essa investigação”, disse Ramos em entrevista ao Poder360.

Dívida pública ficará acima de 90% por 10 anos, diz Fabio Klein
O Podcast Poder Entrevista, deste sábado (20.mar.2021), é com o Fabio Klein, consultor especialista em contas públicas da Tendências Consultoria.
Ele fala sobre o nível de endividamento em relação ao PIB, que ficará e que deve ficar acima de 90% durante a próxima década O país ainda terá pelo menos mais 5 anos de deficit nas contas, segundo Klein. Esse saldo negativo será potencializado com o aumento da Selic, que elevará o custo de carregamento da dívida.

Pacheco quer Refis como medida imediata para ajudar economia em crise
O Podcast Poder Entrevista desta 5ª feira (18.mar.2021), é com o presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (DEM-MG).
O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), disse ao Poder360 que quer um novo Refis. Afirma que é uma medida fiscal imediata para ajudar as empresas a superar a pandemia de covid-19. Esse tipo de programa permite a regularização de dívidas tributárias com benefícios, descontos e parcelamento
“O Refis vem como um alento importante para poder se ter essa regularização tributária. É bem verdade que não se pode acostumar o contribuinte com modalidades de parcelamento, mas toda essa ortodoxia deve ser deixada de lado nesse momento de pandemia e as exceções devem ser contempladas sim.”

Problemas com vacina de Oxford levaram europeus a procurarem vacinas chinesas, diz Thomas Law
O podcast Poder Entrevista desta 4ª (17.mar.2021) é com o advogado Thomas Law, presidente do Ibrachina (Instituto Sociocultural Brasil e China).
Law diz que, com os problemas enfrentados na entrega da vacina de Oxford, a Europa passou a buscar as vacinas chinesas, concorrendo com o Brasil nesse mercado.
Para ele, esse movimento, conta, não influirá em nada nas doses já contratadas da CoronaVac, mas terá impacto nos outros contratos que possam interessar ao governo. Ele avalia que os europeus devem ter prioridade.
Leia no Poder360: https://poder360.com.br/brasil/problemas-com-vacina-de-oxford-levaram-europeus-a-procurarem-vacinas-chinesas-diz-thomas-law/

Vacinação no Brasil completa 2 meses com ritmo lento, diz infectologista
O Podcast Poder Entrevista desta 4ª feira (17.mar.2021), é com o Alexandre Cunha, médico infectologista do Hospital Sírio-Libanês e consultor da Sociedade Brasileira de Infectologia.
Ele fala sobre a vacinação no Brasil que completa 2 meses. Para ele, a imunização no país está em ritmo lento. "Não é porque não temos a capacidade logística de fazer isso, é por indisponibilidade da vacina e isso causa frustração", diz.
O infectologista também diz que houve uma "falta de foco" por parte do Ministério da Saúde. "Há muito tempo nós tivemos um ministério [da Saúde] que não falava da vacina como prioridade", diz. "Estava mais preocupado em tratamento precoce, o que não existe, do que em adquirir vacinas de maneiras mais rápida, então o ministério da Saúde deixou bastante a desejar".

“Não adianta mudar ministro se atitudes forem as mesmas”, diz Mandetta
O podcast Poder Entrevista desta 3ª feira (16.mar.2021) é com o ex-ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta.
Ele disse que o agora ex-ministro Eduardo Pazuello deixa o cargo e vai para o quadro de ex-ministro da Saúde como o único ocupante do cargo que “não foi ministro, não exerceu a função”. Mandetta argumenta que “não é porque ele não era do ramo”, e sim por não ter pego o espírito da pasta e usado sua força ao lado da ciência.
Saiba mais em: https://www.poder360.com.br/coronavirus/nao-adianta-mudar-ministro-se-atitudes-forem-as-mesmas-diz-mandetta/

Poder Entrevista: Dimas Covas, diretor do Instituto Butantan
O podcast Poder Entrevista deste domingo (14.mar.2021) é com o diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas.
Ele afirmou que ainda faltam insumos para concluir a produção das doses da CoronaVac encomendadas pelo Ministério da Saúde, mas que não vê “nenhuma perspectiva de dificuldade em relação à vinda dessa matéria-prima”. Ele concedeu as declarações em entrevista ao Poder360 gravada na 4ª feira (10.mar.2021).
O Butantan tem, atualmente, material para produzir 35 milhões das 100 milhões de doses que o Ministério da Saúde encomendou. Mais de 13 milhões de doses foram entregues até 4ª feira (10,mar).
Leia a reportagem em: https://www.poder360.com.br/coronavirus/problemas-de-envio-de-vacinas-com-a-china-foram-resolvidos-diz-dimas-covas/

Podcast Poder Entrevista com a deputada federal Rose Modesto
O podcast Poder Entrevista deste domingo (14.mar.2021) é com a deputada federal Rose Modesto (PSDB-MS).
A deputada federal Rose Modesto (PSDB-MS) está no 1º mandato, mas assumiu o cargo de 3ª secretária da Mesa com a chegada de Arthur Lira (PP-AL) na presidência. Natural de Mato Grosso do Sul, ela foi vereadora e vice-governadora.
Agora, no Congresso, luta por ampliar os espaços de poder femininos. E defende a instituição de cotas para acelerar essa mudança.
“A atual bancada feminina, a maior da história, é fruto da destinação de 30% dos recursos partidários para mulheres”, disse ao Poder360 sobre o fato de haver 79 mulheres na atual legislatura.

Poder Entrevista: Danilo Cabral, deputado federal e líder do PSB na Câmara
O líder do PSB na Câmara, Danilo Cabral (PE), concedeu entrevista ao repórter Caio Spechoto, em 8 de março de 2021.
Ele afirma que o fato de o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ter recuperado seus direitos políticos não significa necessariamente que ele será o candidato de uma aliança contra Jair Bolsonaro na disputa pela Presidência da República em 2022.
Leia em: https://www.poder360.com.br/congresso/lula-nao-e-necessariamente-o-nome-da-frente-ampla-diz-lider-do-psb/

Poder Entrevista: Étore Sanchez, economista da Ativa Investimentos
O economista-chefe da Ativa Investimentos, Étore Sanchez, 35 anos, diz que a retração na economia no ano passado (-4,1%) foi melhor do que a esperada pelos analistas do mercado no início da pandemia. Ele atribui o resultado ao auxílio emergencial e outras medidas feitas na crise, como o aumento da oferta de crédito facilitada pelo Banco Central.
“[O PIB] foi menos pior do que a gente imaginava aqui. Gosto de pontuar que ele foi ruim. Não é possível que a gente fique satisfeito. Mas ele não caiu tanto quanto se esperava inicialmente. Lá em março de 2020, quando a pandemia estou, eu comecei a projetar -5%”, disse ele ao Poder Entrevista.
Étore explica que quando a projeção de queda de 5% foi feita havia muita incerteza quanto ao coronavírus. Não se sabia nem quando uma vacina ficaria pronta. O país passava por um momento “Deus nos acuda!”, relata.
O Fundo Monetário Internacional, por exemplo, esperava um desastre para a economia brasileira, retração de 9,1%.
Leia o relato da entrevista: https://www.poder360.com.br/economia/queda-do-pib-de-2020-foi-ruim-mas-menor-do-que-se-temia-diz-economista/

Poder Entrevista: Jonas Donizette, presidente da Frente Nacional de Prefeitos
O presidente da FNP (Frente Nacional de Prefeitos) e ex-prefeito de Campinas, Jonas Donizette (PSB), disse que ficou alegre com o anúncio do governo federal de comprar vacinas da Pfizer, da Johnson&Johnson e outras. Para ele, é uma mudança de posição importante. "Isso mostra que o governo está seguindo um caminho que recomendamos um tempo atrás", afirmou.
Em entrevista ao Poder360, Donizette disse não tem "dúvidas" que a ação do governo acontece em contrapartida à recentes "pressões" para compra de mais imunizantes, como o anúncio do consórcio da FNP e a aprovação no Congresso do projeto de lei que autoriza Estados e municípios a comprarem vacinas.
Além de esclarecer os próximos passos do consórcio público dos municípios para a compra de vacinas, o presidente da FNP comentou durante a entrevista sobre a diplomacia brasileira, a atuação do ministério da Saúde no pior momento da pandemia, as expectativas sobre a adesão dos prefeitos ao consórcio, o apoio à Anvisa e a negociação de vacinas.

Poder Entrevista: Luiz Carlos Moraes, presidente da Anfavea
O presidente da Anfavea, Luiz Carlos Moraes, concedeu entrevista ao repórter do Poder360 Douglas Rodrigues em 5 de março de 2021.
Ele defende que um programa de renovação de frota para caminhoneiros é uma saída para mitigar a insatisfação com o aumento do diesel. Falou sobre a necessidade de uma reforma tributária para combater o “custo Brasil”. E comentou sobre as perspectivas para o setor automobilístico em 2021.
Leia mais em: https://www.poder360.com.br/economia/para-ajudar-caminhoneiro-pais-deveria-renovar-frota-diz-anfavea/

Poder Entrevista: Evandro Buccini, economista da Rio Bravo Investimentos
Evandro Buccini classificou como “horrível” a troca de comando da Petrobras. Mas afirmou que a mudança faz parte do perfil do governo Jair Bolsonaro e que não deverá haver mudanças na política de preços da estatal.
Buccini declarou que a alteração na dinâmica dos preços tem reflexos inimagináveis, como em 2013, durante a governo Dilma Rousseff. “Para mim, o grande problema de intervenção nas estatais é que ninguém foi punido pelas práticas feitas no passado. A CVM nem sequer acabou de processar os conselheiros das Petrobras pelos atos anteriores. Ninguém foi punido. Impunidade leva a tentativas de se repetir esse tipo de política”, afirmou o economista.
Na última semana, o mercado financeiro reagiu negativamente ao anúncio da saída de Roberto Castello Branco do comando da petroleira. A decisão foi feita pelo Palácio do Planalto e divulgada pelo presidente.

Poder Entrevista: Preto Zezé, presidente nacional da Central Única das Favelas (CUFA)
O empresário, produtor artístico e escritor Preto Zezé, presidente nacional da Cufa (Central Única das Favelas), defende a tese de que o Brasil não parou durante a pandemia por conta dos trabalhadores que moram na periferia do país.
Para ele é a “favela” que está nos serviços essenciais. “O homem do supermercado, posto de gasolina, a menina do caixa do supermercado, da farmácia. A pessoa que limpa o lixo, a massa hospitalar, a maioria dessas pessoas vem das comunidades. Essa parte da população sequer teve direito ao isolamento. Eles tiveram que segurar a onda e manter o pais andando”, disse em entrevista ao Poder360.
Zezé revelou durante a entrevista que a Cufa foi convidada pela empresária Luiza Trajano para participar do movimento “Unidos pela Vacina”, lançado pela dona do Magazine Luiza. Como participante desse movimento, a Cufa deve reunir-se com o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, para debater a vacinação nas comunidades. A data do encontro não foi revelada.
Leia reportagem: https://www.poder360.com.br/brasil/96-dos-que-receberam-o-auxilio-usaram-para-alimentacao-diz-presidente-da-cufa/

Poder Entrevista: Paula Campos, diretora-presidente da ARSESP
A diretora-presidente da Arsesp (Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo), Paula Campos, 51 anos, avalia que o projeto de lei 4.476 de 2020, que muda regras do setor de gás natural, é inconstitucional por avançar sobre competências estaduais.
Para ela, se for aprovado como está, o texto trará insegurança jurídica, regulatória e até operacional.
A proposta busca facilitar a entrada de empresas no setor por meio de mudanças na forma de contratação (de concessão para autorização), do compartilhamento de estruturas existentes com terceiros mediante pagamento e da autorização para grandes consumidores construírem seus próprios dutos, entre outras mudanças. Entenda mais sobre o projeto nesta reportagem.
Leia reportagem: https://www.poder360.com.br/economia/projeto-de-lei-do-gas-natural-e-inconstitucional-diz-presidente-da-arsesp/

Poder Entrevista: José Júlio Senna, chefe do Centro de Estudos Monetários do FGV/IBRE
O economista José Júlio Senna é chefe do Centro de Estudos Monetários do IBRE/FGV (Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas).
PhD em economia pela universidade John Hopkins, Senna já atuou como diretor no Banco Central.
Ele concedeu entrevista à repórter Ludmylla Rocha em 11 de fevereiro de 2021, por videoconferência.
Ao Poder360, falou sobre o projeto de lei de autonomia do Banco Central, perspectivas de inflação e taxa de juros para 2021, impacto de uma nova rodada de auxílio emergencial para a política monetária e dominância fiscal.
Eis os pontos exatos nos quais os respectivos temas foram abordados:
0:33 – avaliação do projeto de lei de autonomia do Banco Central;
2:43 – impacto na coordenação da política econômica;
5:33 – inclusão do fomento ao emprego como objetivo do Banco Central;
11:40 – nova rodada de auxílio emergencial e impacto sobre a inflação;
16:35 – pagamento do auxílio emergencia extrateto;
19:08 – mudanças na taxa básica de juros;
22:45 – risco de dominância fiscal.

Poder Entrevista: Luiz Felipe D’Avila, fundador e presidente do CLP
O fundador e presidente do CLP, Luiz Felipe D’Avila, concedeu entrevista ao editor sênior do Poder360 Guilherme Waltenberg, em 3 de fevereiro de 2021.

Poder Entrevista: José Francisco de Lima Gonçalves, economista-chefe do Banco Fator
O economista-chefe do Banco Fator, José Francisco de Lima Gonçalves, 66 anos, concedeu entrevista ao repórter do Poder360, Douglas Rodrigues, no estúdio do jornal digital. A gravação foi realizada em 26 de janeiro de 2021.
José Francisco avalia que o PIB encerrará o ano com crescimento de 2,2%. O percentual é insuficiente para recompor o nível de atividade provocado pela recessão, estimada em 4,5% em 2020.

Poder Entrevista: Caio Megale, economista-chefe da XP Investimentos
O economista-chefe da XP Investimentos, Caio Megale, falou com o Poder360 na 3ª feira (19.jan.2021). Disse que o país larga atrás no ciclo de recuperação depois da crise econômica provocada pela pandemia de covid-19.
As principais desvantagens do Brasil são as contas públicas desajustadas, o regime tributário complexo e o calendário ainda indefinido de distribuição da vacina contra o coronavírus.
O PoderCast é a divisão de podcasts e programas jornalísticos em áudio do jornal digital Poder360.