
Ponto Zero
By Ponto Zero

Ponto ZeroMay 23, 2023

18.0 - Catarina Tendeiro

17.0 - Maria Falcão
CEO e empreendedora, a Maria tem experiência a gerir marcas, produtos, projetos e pessoas, em empresas como L’Oréal, SONAE, Make Social, e agora, no Harpoon. Acredita que uma liderança através da empatia, tem impacto positivo através dos níveis de motivação e levas os negócios a atingir melhores resultados.

16.0 - Joana Líbano Monteiro
A Joana lidera a equipa de Global Regulatory Readiness na organização de Trust and Safety da Google. Lidera ainda uma comunidade de mais de 2000 Googlers em 30 países diferentes, através do Google LGBTQ+ Employee Resource Group. Antes de se juntar à Google, a Joana trabalhou na BCG e na JP Morgan. Já viveu e trabalhou em 7 países, incluindo os Estados Unidos, Brasil, Reino Unido e Moçambique. Tem um MBA em Harvard e é formada em Gestão pela Nova SBE.

15.0 - Sara Barreto
A Sara é uma apaixonado por estratégia. Licenciada em Economia pela Nova SBE e com um MBA em Harvard, conta com mais de 15 anos de experiência em serviços financeiros, onde trabalhou com vários c-levels em temas estratégicos como gestão de mudança, planeamento de negócio e iniciativas de crescimento. Atualmente, é Managing Director na Morgan Stanley, e divide o seu dia-a-dia entre Lisboa e Londres. Apaixonada, também, por impacto social, é fundadora do blog e podcast Make Room for Growth, focado no crescimento pessoal e de negócios no feminino, e ainda da instituição Um Pequeno Gesto, que muda a vida de crianças pobres em Moçambique há mais de 15 anos.

14.0 - Inês Relvas
A Inês começou a sua carreira na BCG, onde esteve 8 anos e onde se especializou em Serviços Financeiros. É, atualmente, a única mulher na Comissão Executiva do Universo, empresa da SONAE, onde é, também, Chief Strategy Officer. Fez o seu MBA no INSEAD e já viveu na Austrália e em Singapura, onde trabalhou em inovação, na Rocket Internet e em retalho, na The Iconic, embora adore Portugal. Foi parte da comunidade Global Shapers durante vários anos e é uma voz ativa para a criação de mais e melhores oportunidades para as mulheres e jovens do país.

13.0 - Susana Coerver
// Sobre estar sempre a tempo de mudar e questionar para aprender.
A Susana Coerver conta com 23 anos de carreira em publicidade e marketing distribuídos por agências de publicidade nacionais e internacionais. Passou 6 anos na Parfois, onde dirigiu o marketing para 70 países, e de onde sai para assumir a liderança da Fuel como CEO, agência #1 em Portugal. Mais recentemente, passou, também, pela Vice-Presidência de marketing de uma startup na area da revolução do trabalho nas Filipinas, de onde transitou para a Direção de marketing do Lidl, cargo que acumula com um projeto na area da saúde mental, do qual é co-fundadora, a Kindology.

12.0 - Joana Pinto Balsemão
// Sobre sermos catalisadores de mudança e criarmos impacto.
A Joana tem mais de 20 anos de experiência na área da sustentabilidade, que incluem organizações não governamentais mas também instituições políticas. Acredita que um planeta mais saudável sustenta pessoas e economias mais saudáveis. Mestre em Environmental Change and Management pela Universidade de Oxford, passou já pelo Conselho Europeu como Conselheira para as questões climáticas e ambientais e é, atualmente, membro eleito do Executivo da Câmara de Cascais, onde é responsável pelas políticas ambientes e de participação dos cidadãos.

11.0 - Vanda de Jesus
// Sobre criar uma marca, deixar um legado e planear para o que não corre como planeado.
A Vanda tem mais de 20 anos de experiência em diferentes áreas e cargos (no setor público e privado). Trabalhou como Diretora Executiva do Portugal Digital, com a missão governamental de criar uma nação digital, depois de ter assumido o mesmo cargo na APDC antes. Foi CMO da Microsoft Portugal, onde criou o Building the Future, e passou também pela Viatecla como como Business Developer, pela FIL - de Marketing Manager a Business Director, e ainda na UMIC. A Vanda acredita que podemos fazer acontecer quase tudo se acreditarmos muito e que todos temos algo a acrescentar, se temos de descobrir como.

10.1 - Gerir conflitos
Gerir diferentes stakeholders e garantir que conversas importantes não são (porque não precisam de ser) um drama foi um tema particularmente relevante da conversa com a Leonor. Neste (último) debrief discutimos uma questão feita em várias entrevistas de emprego e uma situação muito comum do dia a dia: como gerir conflitos - não só como resolvê-los, mas também como reconhecer as nossas diferenças invisíveis a criar processos para evitar que nos afastem.

10.0 - Leonor de L'Hermite
// Sobre experienciar a vida e ser uma CEO de família sem desistir da carreira. Sobre investir na vida e não a consumir.
A Leonor é uma expert em transformação digital na Europa há mais de 17 anos. Já passou pela Google, em Portugal e pela Altran, em Paris. Apaixonada por educação, juntou-se à Forward College como primeira Founding Partner e, atualmente, é Operating Partner na Bright Pixel onde procura, investe e apoia o crescimento de startups digitais nas areas de retalho, infraestruturas e cybersegurança, para além de outras aventuras, como gerir uma família e ser mãe de 4. É uma cidadã preocupada com a sociedade que a rodeia e uma navegadora de carreiras exímia.

9.1 - Empreender como princípio
No episódio da Madalena falámos sobre a sua experiência com o empreendedorismo. Neste debrief desafiamos a definição de empreendedor tornando-a transversal a várias áreas da nossa vida e falando sobre as nossas técnicas para inovar e criar novos projetos - desde fundar uma startup a empreender em grandes empresas, comunidades ou universidades.

9.0 - Madalena Rugeroni
// Sobre empreender e “correr atrás” porque a persistência compensa sempre.
Madalena Rugeroni é uma empreendedora de gema que começou o seu percurso em Relações Internacionais e Comunicação nos Estados Unidos e trabalhou em diversas empresas como a Google, Young & Rubicam, Havas Media Worldwide, Too Good To Go e Bitpanda. Também teve a sua própria tech startup, o Misk, e hoje lidera o marketing global da startup Amplemarket. Nunca desistiu de correr atrás dos seus sonhos como trabalhar na Google ou ter a sua própria startup. Geriu mais de 160 pessoas enquanto country manager na Too Good to Go e foi considerada uma das 100 mulheres mais influentes em Espanha.

8.1 - Potenciar a aprendizagem
No episódio da Teresa discutimos a ideia de nos mantermos um ativo no mercado de trabalho. Assim, neste debrief, exploramos o poder da aprendizagem para mudar de área, progredir na carreira ou simplesmente, tornarmos algumas das nossas paixões parte da nossa vida profissional. Falamos sobre “learn by teaching” e identificar skills relevantes (para nós mesmos e para o mercado), para construirmos o nosso próximo ponto zero.

8.0 - Teresa Fernandes
// Sobre continuarmos sempre a aprender e trabalharmos a nossa carreira como um ativo no mercado de trabalho.
Engenheira de formação a Teresa tem mais de 20 anos de experiência na área da inovação e investiu em mais de 40 startups. Liderou um program de aceleração na Farfetch, foi managing general partner na Portugal Ventures, um dos mais relevantes VCs em Portugal, e liderou o Marketing Estratégico da AICEP. Atualmente é a Diretora da AICEP em São Francisco, na Califórnia, onde ajuda startups a internacionalizarem para Sillicon Valley.

7.1 - Nutrir relações
A Adriana falou-nos da importância que algumas das relações que estabeleceu ao longo do seu percurso tiveram no seu progresso. Por isso, decidimos discutir neste debrief as estratégias que podem ser utilizadas para criar e manter relações profissionais - simples e fáceis de implementar -, com base no livro "Como fazer amigos e influenciar pessoas".

7.0 - Adriana Lima
// Sobre sermos um profissional de excelência e estarmos prontos para agarrar o próximo desafio. Sobre trabalhar nas melhores empresas tecnológicas do mundo.
A Adriana estudou Gestão na Faculdade de Economia da Universidade do Porto e iniciou o seu percurso na área das tecnologias. Desde cedo percebeu que não seguiria as expectativas dos outros, no que toca a carreira. Passou por 3 das maiores tecnológicas do mundo: Microsoft, Google, e, atualmente, Salesforce. Movida pelo brio e vontade de ser uma profissional de excelência, a Adriana ensina-nos como trabalhar em áreas de vendas e como continuar a exponenciar a nossa curva de aprendizagem. Sem termos medo do próximo passo de carreira.

6.1 - Escrever um journal
Durante o episódio de mentoria da Inês Bartilotti percebemos que as 3 incluímos a prática de escrever um journal nas estratégias para ganharmos perspectiva sobre nós próprias e pensarmos sobre o nosso percurso. Neste debrief discutimos o que é realmente este conceito, diferentes formas de fazer journalling e como podemos torná-lo um hábito na nossa rotina, de modo a maximizar os seus benefícios na nossa saúde mental e até física.

6.0 - Inês Campos Costa Bartilotti
// Sobre desafiarmo-nos a nós próprios e às normas do trabalho, e sobre a importância da liderança genuína e de ouvirmos o nosso corpo.
A Inês estudou 6 anos para ser médica mas decidiu desafiar as normas e seguir a área da Indústria. Depois, despediu-se da Farmacêutica em que trabalhava e tornou-se empreendedora. Hoje é diretora nacional da Associação Nacional de Jovens Empreendedores, e começa em breve uma nova aventura no Canadá. Define-se como uma neo-generalista profundamente curiosa que transfere conhecimento entre domínios, abraçando a vida com uma mentalidade de contínua aprendizagem com pessoas e experiências. Faz parte de uma geração de transição entre o analógico e o digital, o clássico e o moderno, e talvez por isso a sua vida tem muitas cores e sabores e poucos são convencionais.

5.1 - Manter o foco
No episódio de mentoria da Constança relembrámos a importância de estar aqui e, agora. Neste debrief discutimos técnicas para nos mantermos focados enquanto trabalhamos, estudamos ou mesmo quando temos uma conversa com alguém. É um desafio constante, sobretudo perante todos os estímulos tecnológicos e sociais que nos rodeiam, mas vamos tentando encontrar e desenvolver mecanismos para minimizar o desfoco.

5.0 - Constança Casquinho
// Sobre aprendermos a ver as caravelas, estarmos presentes e trabalharmos sempre em busca do nosso propósito.
A Constança iniciou a sua carreira como Business Analyst na McKinsey, tendo dois anos depois feito parte do lançamento do escritório da Kearney em Lisboa. Em 2001 juntou-se ao European Bank for Reconstruction and Development antes de se tornar Professor de Strategy Consulting no programa de mestrado de Gestão da Nova SBE e coach. Combina as hard business skills com skills "profundas" de autoconsciência e atenção plena em equilíbrio ideal para ajudar na aprendizagem e desenvolvimento de liderança, gestão e mindfulness.

4.1 - Desmistificar o networking
Neste debrief do episódio de mentoria com a Joana, tentamos perceber como é que a ideia de networking foi introduzida nos nossos percursos, de que forma a aplicamos e que benefícios trouxe à nossa carreira. Explorámos o que consideramos ser o ponto mais importante: sermos curiosos. Conversarmos com pessoas que nos inspiram, estarmos em eventos que abordam tópicos sobre os quais queremos aprender mais. O começo de uma conversa sobre como trabalhar a nossa rede de networking.

4.0 - Joana Pais Afonso
// Sobre nunca existir uma data impeditiva para mudarmos de carreira, apostarmos na nossa rede de networking e construirmos um plano intencional e informado.
A Joana é especialista, oradora e formadora em Employer Branding, com 17 anos de experiência em vários setores, como a Consultoria, Tecnologias de Informação e Turismo. Atualmente lidera a área de Culture, People Experience e Employer Branding na Deloitte Portugal, contando também com um cargo de liderança sobre a nível internacional na área de Diversity & Inclusion. É, também, docente de Employer Branding em MBAs de Felicidade Organizacional e formadora dos módulos de Networking e Desenvolvimento Estratégico de Carreira para alunos de Mestrado na Católica Lisbon School of Business and Economics.

3.1 - Navegar carreiras em tech
Em debrief do episódio de mentoria da Andreia, em que descobrimos a área de gestão de comunidades, falamos sobre como navegar carreiras em tecnologia. Por onde começar, como escolher e a importância de não desistir.
No final, deixamos a promessa de partilhar uma ferramenta que ambas utilizamos para decidir e priorizar as empresas e cargos a que queríamos candidatar-nos, quando a nossa carreira começou. Ouçam o episódio e subscrevam a newsletter no nosso website para a poderem receber. 🌞

3.0 - Andreia Tulcidás
// Sobre seguirmos as nossas paixões e não desistirmos até as encontrarmos na carreira.
A Andreia vive e respira pela sua regra de ouro, "pela comunidade e para a comunidade" no que toca a gerir uma comunidade de mais de 500 mil developers na OutSystems. Esta sua paixão pela comunidade levou-a a receber o prémio de Community Industry Award for a Virtual Events Program pela CMX e o prémio Portuguese Women in Tech for Community Leader. Passou por empresas como a Microsoft, como Partner Marketing Advisor, mas foi na OutSystems que concretizou o seu sonho de ser paga para falar com pessoas. Hoje é Community Engagement & Advocacy, Team Lead na OutSystems.

2.1 - Planear o dia-a-dia
Depois do episódio de mentoria com a Mariana, fazemos o debrief sobre como planear cada dia para otimizar o tempo. Não havendo fórmulas mágicas, discutimos diferentes métodos e ferramentas que utilizamos para nos organizarmos e sermos mais produtivas, tanto pessoal como profissionalmente. De transformar to-dos em slots no calendário a automatizar ou reservar momentos para ganhar energia, passando por vários outros - às vezes semelhantes, às vezes opostos uma da outra.

2.0 - Mariana Barbosa
// Sobre nos apresentarmos na arena e nunca desistirmos de trabalhar rodeados por pessoas que nos inspiram.
A Mariana passou por várias redações e integrou as equipas fundadoras de várias outras como o diário i, o Dinheiro Vivo, a revista Tentações e o ECO - Economia Online, onde edita a newsletter semanal Cá se fazem. Hoje, voltada para as startups, é Head of PR na Coverflex e host no Podcast Start Now. Cry Later. Também é embaixadora das Chicas Poderosas em Portugal, um movimento de empoderamento feminino em jornalismo e comunicação, e contou-nos sobre o impacto de uma organização social na carreira. Também nos contou sobre o que aprendeu a escrever um livro sobre empreendedores portugueses e como se gere no meio de tantos projectos.

1.1 - Desconstruir a mentoria
Depois do primeiro episódio de mentoria com a Marta, fazemos um debrief e desconstruímos alguns conceitos a partir da nossa própria experiência e com conselhos práticos: como preparamos as nossas sessões e com que recorrência, como trabalhamos relações intencionais ou como fazemos follow-ups com os nossos mentores.

1.0 - Marta Sousa Monteiro
// Sobre primeiro dizer que sim e só depois aprender a fazê-lo.
A Marta passou por organizações como as Nações Unidas, Microsoft, Beta-i, Startup Portugal e Amazon. Uma empreendedora nata, guiada pelo impacto social. Viveu em 4 países diferentes mas contou-nos sobre como é possível construir um percurso brilhante dentro de fronteiras portuguesas. Também nos contou sobre os diferentes pontos zeros da sua carreira até hoje e como aprendeu a dizer "não" com mais frequência.

0.0 - Intro
Este é o Episódio 0 da série de Episódios de Mentoria do Ponto Zero. Introduzimo-nos e explicamos o que podem esperar dos próximos episódios desta aventura que agora começamos.