
O Fascinante Mundo do Sensoriamento Remoto
By Profs. Gustavo Baptista e Gustavo Ferreira

O Fascinante Mundo do Sensoriamento RemotoSep 20, 2021

Episódio 202 - Carreira em Geotecnologias - parte 2
Neste episódio, Prof. Gustavo Ferreira e eu continuamos a falar sobre os pilares que definem o profissional desejado pelo mercado de geotecnologias. Retomamos a conversa do episódio passado, quando abordamos a necessidade dos fundamentos teóricos. Foi uma conversa bem interessante. Vale pena conferir. Um grande abraço!

Episódio 201 - Carreira em Geotecnologias - parte 1
Neste episódio, que é a primeira parte sobre carreiras em geotecnologias, falamos sobre o primeiro pilar que consideramos importantíssimo para os profissionais que são demandados pelo mercado: saber os fundamentos.
Vale a pena conferir!
Um grande abraço.

Episódio 200 - O Fascinante Mundo do Sensoriamento Remoto
Nesse episódio 200, que fizemos ao vivo, com o que representa O Fascinante Mundo do Sensoriamento Remoto em nossas trajetórias. Foi um bate-papo descontraído sobre essas 200 semanas ininterruptas de podcast. Um grande abraço, Prof. Gustavo Baptista e Prof. Gustavo Ferreira

Episódio 199 - Perspectivas futuras no monitoramento ambiental
Olá, passamos essas últimas semanas conversando sobre monitoramento ambiental e discutimos uma série de aspectos que são utilizados atualmente para realizarmos esse tipo de procedimento. Mas o que vem se desenhando daqui para frente?
Na área tecnológica é muito difícil realizar prognósticos muito longos ou distantes, pois as mudanças são muito rápidas e a cada dia novos processamentos, novos datasets, novos dashboards, e novos sistemas sensores surgem e somos muitas vezes surpreendidos.
Não podemos deixar de pensar que estamos vivendo a 6ª onda de inovação, a onda da sustentabilidade e a necessidade de realizarmos monitoramentos será cada vez mais urgente.
Além disso, os avanços na terceira geração da web, que estamos vivendo, nos traz grandes inovações no âmbito das automações e do uso da inteligência artificial e isso, com certeza trará saltos muito expressivos no monitoramento ambiental.
Mas algumas coisas mais concretas já estão desenhadas e em breve teremos algumas inovações nos sistemas sensores que vão ampliar em muito o trabalho, principalmente no ambiente amazônico. Novos sistemas SAR.
É dentro dessa perspectiva que fechamos a série, além da 5ª temporada do podcast. Além disso, hoje começamos nosso evento Monitoramento da Degradação Ambiental na Amazônia. Mas ainda dá tempo de se inscrever. É só acessar o link https://geosensor.com.br/evento.
Vale a pena conferir!
Um grande abraço

Episódio 198 - Processamento SAR - séries temporais
Nesse episódio, Prof. Gustavo Ferreira e eu conversamos sobre uma técnica muito eficiente para avaliar a degradação ambiental a partir de dados SAR, as séries temporais. Esse será que que vamos enfocar no terceiro e último dia de nosso evento Monitoramento da Degradação Ambiental na Amazônia, que ocorrerá nos dias 30 e 31 de outubro e 1º de novembro às 19h30. Se inscreva acessando o site https://geosensor.com.br/evento. Vale a pena conferir. Um grande abraço.

Episódio 197 - Processamento óptico - MLME e detecção de mudanças
Nesse episódio, Prof. Gustavo Ferreira e eu conversamos sobre duas técnicas muito eficientes de processamento para avaliar a degradação ambiental: modelo linear de mistura espectral e detecção de mudanças. Será a base do segundo dia de nosso evento Monitoramento da Degradação Ambiental na Amazônia, que ocorrerá nos dias 30 e 31 de outubro e 1º de novembro às 19h30. Se inscreva acessando o site https://geosensor.com.br/evento. Vale a pena conferir. Um grande abraço.

Episódio 196 - Técnicas de Pré-processamento para o Monitoramento com Dados SAR
No quinto episódio desse curso sobre degradação ambiental, abordamos as diversas etapas necessárias de pré-processamento de dados SAR. Todas as etapas, tanto para dados SLC como para os GRD. Vale a pena conferir.
Um grande abraço!

Episódio 195 - Técnicas de Pré-processamento para o Monitoramento com Dados Ópticos
Neste quarto episódio começamos a falar sobre etapas de pré-processamento de dados ópticos para estudos de monitoramento. Abordamos ajustes geométricos, bem como os radiométricos de harmonização de dados, aspectos relativos à reamostragem de pixels de dimensões diferentes em sistemas sensores e sobre a necessidade de se conhecer os arquivos de metadados para aplicar corretamente os fatores de conversão. Vale a pena conferir.
Um grande abraço!

Episódio 194 - Sistemas Sensores e Monitoramento da Degradação - micro-ondas
Nesse terceiro episódio de nossa série sobre monitoramento da degradação na Amazônia, hoje enfocamos como os sistemas micro-ondas, em especial o SAR, que permitem investigar e monitorar a degradação mesmo em condições de alta nebulosidade. Abordamos a necessidade pensar o comportamento elétrico, bem como questões de rugosidade, alguns problemas meteorológicos que dados na banda C enfrentam, além de pontos específicos como speckle e visada lateral. Vale a pena conferir!
Um grande abraço.

Episódio 193 - Sistemas Sensores e Monitoramento da Degradação - ópticos
Esse segundo episódio de nossa série sobre monitoramento da degradação na Amazônia, hoje enfocamos como os sistemas ópticos permitem investigar e monitorar a degradação. Abordamos aspectos de domínio espectral e temporal, bem como de contexto espacial, além de tratarmos dos problemas que sistemas ópticos enfrentam, como cobertura de nuvens. Vale a pena conferir!
Um grande abraço.

Episódio 192 - Sensoriamento e degradação: conceitos, monitoramento, estudos de caso
Hoje começamos mais uma série de episódios voltados para o monitoramento da degradação na Amazônia, tanto com dados ópticos, como com SAR. Serão 8 episódios que servirão para preparar nossa audiência para o evento Monitoramento da Degradação na Amazônia, que ocorrerá nos dias 30 e 31 de outubro e 1º de novembro. Em breve divulgaremos o link para sua inscrição.
Além disso, vamos testar um novo modelo de episódios com cerca de 30 minutos de duração. Aliás, vamos rodar uma enquete no Spotify e gostaríamos que você nos ajudasse respondendo sobre o que achou desse novo formato com episódios mais curtos. Utilizaremos esse formato durante toda essa série.
Vale a pena conferir!
Um grande abraço.

Episódio 191 - Coleção 8 do MapBiomas
No dia 31/8 o MapBiomas lançou sua coleção 8 em um evento em Brasília, no qual o Prof. Gustavo Baptista teve a oportunidade de participar. Muitas novidades foram apresentadas no evento e convidamos Marcos Rosa, coordenador técnico do MapBiomas para participar deste episódio conosco. Infelizmente, por uma questão de compatibilidade de agendas, o Prof. Gustavo Ferreira estava voando para São Paulo para participar do The Town no horário da gravação e não pode participar. Foi uma conversa maravilhosa, assim como no episódio 24, que foi ao ar em 22 de junho de 2020, quando conversamos pela primeira vez com o Marcos em nosso podcast. Vale a pena conferir e sugiro que os ouvintes assistam o vídeo no nosso canal no YouTube, pois tem muita informação visual legal. E se quiser conhecer a coleção 8, bem como as novidades do MapBiomas é só acessar seu site, https://brasil.mapbiomas.org/

Episódio 190 - Vamos conversar sobre R?
Neste episódio conversamos sobre como pensar programação, abordamos um pouco da história da programação, o porquê escolhemos R para nossa nova formação, Introdução ao Sensoriamento Remoto e fechamos com as principais bibliotecas de Sensoriamento Remoto e Geotecnologias em R. Vale a pena conferir.
Um grande abraço!

Episódio 189 - Introdução ao Sensoriamento Remoto
Neste episódio apresentamos nossa nova formação, Introdução ao Sensoriamento Remoto, que foi lançada na semana passada. É a porta de entrada para o Fascinante Mundo do Sensoriamento Remoto. E falamos sobre os desafios de se ingressar e como uma formação introdutória pode fazer a diferença. As inscrições estão abertas em https://geosensor.com.br/isr. Vale a pena conferir.
Um grande abraço!

Episódio 188 - HLS Harmonized Landsat Sentinel-2
Neste episódio apresentamos um projeto de integração muito interessante e que amplia em muito as perspectivas, tanto temporais, como espectrais e radiométricas dos dados de média resolução. Estamos falando do HLS Harmonized Landsat Sentinel-2. Se você ainda não conhece, é melhor ouvir ou ver o episódio.
E aproveitamos para reforçar o convite para se inscrever no evento "Primeiros Passos no Sensoriamento Remoto" que ocorrerá no dia 16/8 às 19h. O link é https://geosensor.com.br/evento/ A inscrição é gratuita com emissão de certificado.
Te vejo no evento!
Um grande abraço.

Episódio 187 - Descentralização e Estruturas Colaborativas em Geotecnologias
Neste episódio trouxemos algumas reflexões sobre softwares livres e de código aberto, bem como as bibliotecas das principais linguagens de programação como estruturas colaborativas em geotecnologias. Avaliamos também a evolução da web a partir da 1.0 como uma estrutura somente de leitura, passando pela 2.0 focada em redes sociais, até a web 3.0 na qual a IA é o foco. Além disso, também conversamos Web3, como o movimento em direção a uma internet descentralizada construída em blockchain. Essa tendência de descentralização é um tendência que vai ampliar a governança da internet. E aproveitamos para reforçar o convite para se inscrever no evento "Primeiros Passos no Sensoriamento Remoto" que ocorrerá no dia 16/8 às 19h. O link é https://geosensor.com.br/evento/ A inscrição é gratuita com emissão de certificado.
Te vejo no evento!
Um grande abraço.

Episódio 186 - Novos Componentes no Monitoramento do Ciclo do Carbono por Sensoriamento Remoto
Neste episódio abordamos os novos datasets, sistemas sensores e missões que permitirão avaliar e monitorar o ciclo do carbono por sensoriamento remoto. E aproveitamos para te convidar para se inscrever no evento "Primeiros Passos no Sensoriamento Remoto" que ocorrerá no dia 16/8 às 19h. O link é https://geosensor.com.br/eventofsr-email/ e a inscrição é gratuita.
Te vejo no evento!
Um grande abraço.

Episódio 185 - Landsat Next - a próxima geração
Nesse episódio conversamos sobre a próxima geração de satélites Landsat Next, prevista para ser colocada em órbita em 2030. Foram divulgadas as melhorias que tornarão essa constelação em um sistema "superespectral", que seria intermediário entre o multi e o hiperespectral. Além de melhoria de resolução espacial, bem como uma maior aquisição diária de dados. Foi um papo bem legal! Vale a pena conferir.
Um grande abraço!

Episódio 184 - Sensoriamento Remoto e Planejamento da Paisagem
Hoje temos a participação do Prof. Rubens do Amaral, arquiteto e urbanista, uma das maiores referências na área de planejamento da paisagem. Batemos um papo extremamente interessante sobre a relação do Sensoriamento Remoto com o Planejamento da Paisagem. Vale a pena conferir! Um grande abraço.

Episódio 183 - Afinal, do que é feito o profissional de geotecnologias?
Neste episódio abordamos os hard e soft skills que um profissional de geotecnologias deve desenvolver para ter grande inserção no mercado. Foi um papo que envolveu as nossas vivências e aquilo que temos percebido no mercado de geotecnologias em geral. Vale a pena conferir!
Um grande abraço!

Episódio 182 - Novos dashboards da Agência Espacial Europeia
Neste episódio começamos explicando os problemas técnicos que o SAMGeo está passando com o plugin para o QGIS. No episódio passado falamos sobre esse novo segmentador e salientamos que iriamos fazer uma live para mostra-lo, porém, o plugin ainda não permite a utilização de qualquer cena, apenas a de demostração deles. Assim que esse problema for solucionado faremos nossa live.
Com relação aos dashboards da ESA abordamos os 4 petabytes de dados que foram utilizados para a construção do WorldCover 10m e disponibilizados à uma semana de forma gratuita e sem restrição de dados.
Além disso, comentamos as melhorias da nova versão do ESA WorldCover 2021 e também abordamos o novo ESA WorldCereal, que é um mapeamento global de culturas em escala de campo. Muita coisa interessante em um único episódio. Vale a pena conferir!
Um grande abraço.

Episódio 181 - Segment Anything Model: o novo paradigma na segmentação
Um grande abraço!

Episódio 180 - Uma semana de alertas - RAD 2022 e RedeMAIS 2023.
Neste episódio 180 comentamos os dois grandes eventos que ocorreram na semana passada: o lançamento do Relatório Anual de Desmatamento do Brasil (RAD 2022) do MapBiomas e o Encontro Nacional de Usuários RedeMAIS 2023. Eu me dediquei ao RAD 2022 e o Prof. Gustavo Ferreira participou do RedeMAIS 2023. Foram dois grandes eventos que salientam a necessidade do uso de Sensoriamento Remoto e das diversas integrações para avaliar os alertas de desmatamento e de degradação ambiental. Isso mostra como é importante conhecer e saber como usar o Sensoriamento Remoto nesses contextos. Vale a pena conferir!
Um grande abraço!

Episódio 179 - Projeto RADAM
Neste episódio tivemos a honra de receber uma visita ilustre, o geólogo Mario Ivan Cardoso de Lima que fez parte da equipe de geologia do Projeto RADAM, que depois passou a ser chamado de RADAM Brasil. Mario é autor do livro Introdução a Interpretação Radargeologica, que é o Manual Técnico de Geociências do IBGE volume 3, que é resultado de sua vivência no RADAM. Além disso, escreveu Radargeologia - sistemática de elementos radargráficos, no qual apresenta os resultados de sua tese de doutorado e depois trouxe os relatos de suas experiências em Projeto RADAM: uma saga amazônica. É a memória viva desse que foi um dos projetos mais ousados de mapeamento temático do território brasileiro, usando uma tecnologia até então desconhecida da maioria dos pesquisadores: o Radar Aerotransportado de Visada Lateral. Foi um papo muito interessante! Vale a pena conferir!
Um grande abraço

Episódio 178 - Ética no uso da IA
Atenção! Este não é um episódio sobre Sensoriamento Remoto! Ele é sobre algo muito maior e atinge a todos nós: a ética! E mais especificamente, ética no uso da IA.
Nós recebemos a Luciene Silveira, gestora do Laboratório de Propulsão Digital, a empresa que torna possível toda nossa atividade no mundo digital, inclusive este podcast.
Batemos um papo sobre ética no uso da IA, passando por Aristóteles, Kant e Filosofia Utilitarista e resgatamos um assunto que tratamos no episódio 101, que foi senso crítico e fakegeo. Falamos também sobre a recomendação da Unesco sobre ética no uso da IA e avançamos para diversos aspectos que envolvem ética e o mundo moderno permeado de inteligência artificial.
Vale muito a pena ouvir ou ver!
E além disso, responder a enquete no Spotify sobre o que você achou desse episódio.
Um grande abraço!

Episódio 177 - Quem tem medo de IA?
Olá! Neste episódio resolvemos falar sobre algo que tem sido muito comum em nossa audiência: o medo da inteligência artificial. Partimos dessa questão que tem sido muito demanda, principalmente por causa da popularização que a IA tem tido nos últimos tempos com o ChatGPT, MidJourney e outras plataformas. Abordamos como podemos usar IA em nosso favor no nosso trabalho com geotecnologias otimizando e melhorando nossos processos. Mas, ressaltamos a importância (e não substituição) do componente humano. Finalizamos tratando do que fazer para não ser engolido pela IA.
Vale a pena ouvir ou ver!
Um grande abraço!

Episódio 176 - Em qual nível de conhecimento me encontro?
Vale a pena conferir!
Um grande abraço!

Episódio 175 - Principais dúvidas do PDI - parte 2
Neste episódio 175 cobrimos as outras dúvidas comuns no PDI, que não conseguimos abordar no nosso evento, PDI de 0 a 100, que ocorreu no dia 3/5. Abordamos aqui com mais detalhe as composições coloridas e os índices espectrais, mas uma das dúvidas mais frequentes é a diferença entre classificadores considerados tradicionais, como a distância mínima e os de machine learning, como o random forest. Finalizamos nosso episódio explicando com interpretar a matriz de confusão que foi uma das dúvidas que mais nossa audiência demandou. Vale a pena conferir!
Um grande abraço!

Episódio 174 - Principais dúvidas do PDI
Neste episódio 174 nós comentamos as principais dúvidas mais comuns no PDI. Elas foram abordadas no nosso evento, PDI de 0 a 100, que ocorreu no dia 3/5. Abordamos desde coisas básicas, como o que é radiância, irradiância, reflectância TOA e BOA; a importância de conhecer os metadados das imagens para as principais correções e calibrações; sobre composições coloridas e índices espectrais; e principalmente sobre a importância da escolha dos endmembers para a classificação temática. Vale a pena conferir!
E lembrando que estão abertas as inscrições dos cursos PDISL e PDIPy até o dia 12/5. Acesse o link https://geosensor.com.br/pdi e saiba mais sobre esses programas de formação continuada em Sensoriamento Remoto.
Um grande abraço!

Episódio 173 - Classificação temática e verificação de acurácia
Neste episódio 173, finalizando a minissérie PDI de 0 a 100, Gustavo Ferreira e eu contemplamos a classificação temática e a verificação de acurácia. Esse episódio vem trazer algumas informações a mais do que os apresentados nos episódios 142 e 143, quando também abordamos essa temática, mas sem avaliar acurácia.
Isso tudo seguindo a lógica de nivelar a conversa para nosso evento, PDI de 0 a 100, que vai ocorrer no dia 3/5 às 20h, quando vamos abordar as dúvidas mais frequentes no fluxo de PDI, partindo do básico até o avançado, tanto em teoria como em prática. Evento gratuito e com emissão de certificado.
Se inscreva no link https://geosensor.com.br/pdi100-inscricao-ytb/ e ganhe o ebook Fundamentos de Sensoriamento Remoto.
Nos vemos no evento! Um grande abraço!

Episódio 172 - Calibração e modelagem espectral
Neste episódio 172, dando continuidade à minissérie PDI de 0 a 100, contemplamos a calibração radiométrica e geométrica que os dados pré-processados exigem. Além disso, conversamos sobre modelagem espectral, seus desafios e as questões estruturais para sua elaboração. Isso tudo seguindo a lógica de nivelar a conversa para nosso evento, PDI de 0 a 100, que vai ocorrer no dia 3/5 às 20h, quando vamos abordar as dúvidas mais frequentes no fluxo de PDI, partindo do básico até o avançado, tanto em teoria como em prática. Se inscreva no link https://geosensor.com.br/pdi100-inscricao-ytb/ e ganhe o ebook Fundamentos de Sensoriamento Remoto. Nos vemos no evento! Um grande abraço!

Episódio 171 - Do chão ao satélite
Neste episódio, Gustavo Ferreira e eu tratamos dos diversos níveis de aquisição dos dados, bem como as resoluções de todo sistema sensor: espacial, espectral, radiométrica e temporal. Foi um papo bem interessante e é mais um dos episódios da minissérie PDI de 0 a 100. E lembrando para você já deixar reservado na sua agenda o dia 3/5 quando vamos fazer o evento PDI de 0 a 100, no qual vamos enfocar nas dúvidas frequentes de nossa audiência com relação ao fluxo de PDI. Aguardamos você. Um grande abraço!

Episódio 170 - O que rolou no XX SBSR
Neste episódio 170, Prof. Gustavo Ferreira e eu interrompemos a nova minissérie PDI do 0 ao 100 e conversamos sobre o que rolou no XX Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto. Foi um papo bem legal sobre o as atuais tendências do mercado de Sensoriamento, bem como, quais são as perspectivas futuras nessa área fascinante. Vale a pena ouvir! A minissérie volta na próxima semana, lembrando que ela será a base conceitual para o evento que vamos fazer em breve para lançar novas turmas do PDISL e do PDIPy. Fique atento às datas que serão divulgadas posteriormente.
Afinal, Sensoriamento Remoto é um mundo fascinante. Um grande abraço!

Episódio 169 - Radiação eletromagnética: o começo de tudo
Neste episódio 169, Prof. Gustavo Ferreira e eu começamos uma nova minissérie PDI do 0 ao 100 e conversamos sobre as bases conceituais da radiação eletromagnética, princípios físicos, porção do visível e do infravermelho refletido como do emitido. Foi um papo bem legal. Vale a pena ouvir! Essa minissérie será a base conceitual para o evento que vamos fazer em breve para lançar novas turmas do PDISL e do PDIPy. Fique atento às datas que serão divulgadas posteriormente.
Afinal, Sensoriamento Remoto é um mundo fascinante. Um grande abraço!

Episódio 168 - Um Coletivo de Geotecnologias
Neste episódio 168, gravado no dia 22/3, aniversário do Prof. Gustavo Ferreira, conversamos sobre as dificuldades de formação pós-pandemia, sobre o perfil do profissional desejado pelo mercado, sobre aprendizagem cooperativa e sobre nossa Comunidade GeoSensor no Discord, um Coletivo de Geotecnologias. Foi um papo bem legal. Vale a pena ouvir!
Afinal, Sensoriamento Remoto é um mundo fascinante, assim como as geotecnologias. Um grande abraço!

Episódio 167 - O que rolou no Seminário Virtual Radar Descomplicado
Neste episódio 167 apresentamos o que rolou em nosso Seminário Virtual Radar Descomplicado. Vale a pena conferir o episódio.
Se você não assistiu, mas é nosso aluno, é só acessar sua área de material adicional e assistir de forma exclusiva.
Afinal, Radar é fantástico e Sensoriamento Remoto é um mundo fascinante! Um grande abraço!

Episódio 166 - Aplicações da classificação temática com dados SAR
Neste nosso último episódio da minissérie PDISAR (Processamento Digital de Imagens SAR) vamos abordar as aplicações da classificação temática de dados SAR. Abordamos vários trabalhos, porém começamos falando de nossa masterclass que foi ao ar no dia 2/5/22 no YouTube. Nessa masterclass falamos sobre classificação não supervisionada de dados SAR e enfocamos em ampliação do espaço de atributos para cobrir a sazonalidade. Você assiste essa masterclass acessando o link youtube.com/live/80wyyCxWNFw. Também enfocamos essa questão da ampliação do cubo de atributos, por meio de análise textural por matriz de co-ocorrência de nível de cinza sobre dados SAR, que foi o tema de nossa masterclass de 12 de dezembro do ano passado cujo link é youtube.com/live/dEvW2yejelA. E apresentamos artigos desde o final dos anos 90 até os mais recentes de 2022 sobre uso de deep learning na classificação de dados SAR. Também ficamos de disponibilizar o link da página do Prof. Pottier sobre os dados SAR de San Francisco, CA. Você acessa esses dados em ietr-lab.univ-rennes1.fr/polsarpro-bio/san-francisco/
Radar é fantástico e Sensoriamento Remoto é um mundo fascinante!
Um grande abraço

Episódio 165 - Classificação Temática com Dados SAR
Neste nosso penúltimo episódio da minissérie PDISAR (Processamento Digital de Imagens SAR) vamos abordar a classificação temática de dados SAR. Normalmente, utilizamos os mesmos classificadores utilizados nos dados ópticos, mas precisamos ampliar nosso espaço de atributos para rodar classificações temáticas. Além disso, enfocamos os classificadores polarimétricos de Wishart.
E hoje, dia 6/3 às 20h teremos nosso Seminário Virtual Degradação Ambiental: eficiência do RADAR NO MONITORAMENTO da Amazônia. E vamos lançar no evento o nosso novo curso, PDISAR, Processamento Digital de Imagens SAR. Se inscreva em https://geosensor.com.br/radar-descomplicado-inscricao-ytb.
Radar é fantástico e Sensoriamento Remoto é um mundo fascinante!
Um grande abraço

Episódio 164 - Aplicações dos índices SAR de vegetação
Dando continuidade à minissérie de processamento de imagens SAR, essa semana vamos, Gustavo Ferreira e eu, falar sobre aplicações dos índices SAR de vegetação. Abordamos quatro artigos, todos utilizados para apresentar índices específicos como o RVI, o PRVI e o DPRVI. Falamos também do artigo clássico do Barakat de 1977, que trata de grau de polarização, um dos critérios extremamente utilizados para a composição dos índices SAR de vegetação. Vale a pena ouvir
E estão abertas as inscrições para o Seminário Virtual Degradação Ambiental: eficiência do RADAR NO MONITORAMENTO da Amazônia, dia 6/3 às 20h. E vamos lançar no evento o nosso novo curso, PDISAR, Processamento Digital de Imagens SAR. Se inscreva em https://geosensor.com.br/radar-descomplicado-inscricao-ytb.
Radar é fantástico e Sensoriamento Remoto é um mundo fascinante!
Um grande abraço

Episódio 163 - Índices SAR de Vegetação
Dando continuidade à minissérie de processamento de imagens SAR, essa semana vamos, Gustavo Ferreira e eu, falar sobre índices SAR de vegetação. Abordamos a classificação de índices de vegetação que apresentei no episódio 130 e nos dedicamos a detalhar a categoria de índices SAR, que pode ser subdividida em índices baseados no coeficiente de retroespalhamento e no grau de polarização. Vale a pena ouvir
E estão abertas as inscrições para o Seminário Virtual Degradação Ambiental: eficiência do RADAR NO MONITORAMENTO da Amazônia, dia 6/3 às 20h. E vamos lançar no evento o nosso novo curso, PDISAR, Processamento Digital de Imagens SAR. Se inscreva em https://geosensor.com.br/radar-descomplicado-inscricao-ytb.
Radar é fantástico e Sensoriamento Remoto é um mundo fascinante!
Um grande abraço

Episódio 162 - Interferometria - parte 2
Neste episódio continuamos a minissérie de processamento de imagens SAR, com o tema da semana passada: interferometria. Hoje, Gustavo Ferreira e eu falamos sobre fase na medida de elevação, desdobramento de fase, coerência interferométrica, interferometria diferencial, entre outros aspectos importantes sobre a temática. Muita coisa interessante que vale a pena conferir.
E fique atento, pois no dia 6/3 faremos um seminário on-line sobre monitoramento de degradação ambiental na Amazônia, por meio de dados SAR. E vamos lançar no evento o nosso novo curso PDISAR, Processamento Digital de Imagens SAR. Fique ligado que em breve divulgaremos o link do evento.
Radar é fantástico e Sensoriamento Remoto é um mundo fascinante!
Um grande abraço

Episódio 161 - Interferometria
Neste episódio continuamos a minissérie de processamento de imagens SAR, porém começamos um novo tema: interferometria. Hoje, Gustavo Ferreira e eu falamos sobre conceitos básicos de interferometria, abordando o que é a fase de uma onda, interação entre ondas, variação de fase para medidas de elevação, interferograma, entre outros aspectos. Muita coisa interessante que vale a pena conferir.
E fique atento, pois no dia 6/3 faremos um seminário on-line sobre monitoramento de degradação ambiental na Amazônia, por meio de dados SAR. E vamos lançar no evento o nosso novo curso PDISAR, Processamento Digital de Imagens SAR. Fique ligado que em breve divulgaremos o link do evento.
Radar é fantástico e Sensoriamento Remoto é um mundo fascinante!
Um grande abraço

Episódio 160 - Aplicações de polarização de dados SAR
Neste episódio continuamos a minissérie de processamento de imagens SAR e finalizamos o tema polarização. Hoje, Gustavo Ferreira e eu falamos sobre aplicações de decomposições polarimétricas para exploração mineral, monitoramento agrícola, verificação de mudanças de paisagem em função de abalos sísmicos, além de escolha de atributos a partir de redes neurais convolucionais sobre dados decompostos. Muita coisa interessante que vale a pena conferir.
Radar é fantástico e Sensoriamento Remoto é um mundo fascinante!
Um grande abraço

Episódio 159 - Polarização de dados SAR - parte 3
Neste episódio continuamos a minissérie de processamento de imagens SAR e continuamos o tema polarização. Hoje, Gustavo Ferreira e eu falamos sobre polarização, porém, dentro da perspectiva da decomposição polarimétrica. Mas, também abordamos temas diversos, como a nossa masterclass mensal de janeiro que tratou de Local Climate Zones, falamos da experiência docente de Richard Feynman no Brasil, bem como a utilização de inteligência artificial para geração de textos e imagens, entre outros temas. Vale a pena conferir.
Radar é fantástico e Sensoriamento Remoto é um mundo fascinante!
Um grande abraço

Episódio 158 - Polarização de dados SAR - parte 2
Este talvez seja o episódio mais complexo da minissérie de processamento de imagens SAR. Hoje, Gustavo Ferreira e eu continuamos falando sobre polarização, porém, abordamos vetores de Stokes e Jones, ondas parcialmente polarizadas, sistemas de coordenadas (FSA e BSA), matrizes de espalhamento (Jones, Sinclair, Stokes e Mueller), matrizes de covariância e coerência do alvo, além de grau de polarização. É complexo, mas é fundamental para entendermos os índices SAR, as decomposições polarimétricas, que são fundamentais para as classificações, tema do próximo episódio. Portanto, apesar da complexidade, vale a pena conferir.
Afinal, radar é fantástico e Sensoriamento Remoto é um mundo fascinante!
Um grande abraço

Episódio 157 - Polarização de dados SAR - parte 1
Neste primeiro episódio gravado em 2023, voltamos à minissérie de processamento de imagens SAR. Hoje, Gustavo Ferreira e eu falamos sobre polarização, porém, como é uma tema muito amplo, gravamos a primeira parte. Abordamos diferença entre luz “comum” e luz polarizada; grandezas induzidas pelo meio de propagação (Polarização e Magnetização); campo elétrico com mais magnitude que o magnético, por isso polarizá-lo; tipos de polarização (linear, circular e elíptica) e canais de polarização dos sistemas sensores SAR.
Radar é fantástico e Sensoriamento Remoto é um mundo fascinante!
Um grande abraço

Episódio 156 - Retrospectiva 22 e Perspectivas 23
Neste primeiro episódio de 2023, Gustavo Ferreira e eu avaliamos nossas ações ao longo do ano de 2022 e comentamos nossas perspectivas para 2023. Retomamos nossa minissérie PDISAR no próximo episódio.
Desejamos a nossa audiência um feliz ano novo, repleto de bênçãos e realizações e com muitas Geotecnologias na veia.
Afinal, Sensoriamento Remoto é um mundo fascinante! Um grande abraço!

Episódio 155 - Entendendo o speckle
Nesse episódio 155 continuamos a minissérie sobre processamento de dados SAR. Hoje vamos abordar o speckle. Começamos com a compreensão da formação do pixel SAR, discutindo amplitude e fase, radar cross section, os múltiplos espalhadores por unidade de área, o speckle modelado como um processo aleatório no domínio complexo, as interferências construtiva e destrutiva, o efeito granular (sal e pimenta), até a redução desse ruído por diversos filtros. É mais um episódio bem teórico, mas bastante necessário. Aproveitamos para dizer que estamos produzindo nosso próximo treinamento que será focado em PDISAR e será lançado ainda no primeiro trimestre de 2023. Vale a pena conferir o episódio.
Afinal, Radar é sensacional e Sensoriamento Remoto é um mundo fascinante! Um grande abraço!

Episódio 154 - Entendendo o retroespalhamento
Nesse episódio 154 continuamos a minissérie sobre processamento de dados SAR. Hoje tratamos desde o eletromagnetismo, passando pela função primordial do radar que é registrar a posição dos alvos, destrinchamos a equação do radar até chegarmos aos mecanismos de espalhamento. Um episódio bem teórico, mas bastante necessário. Aproveitamos para dizer que estamos produzindo nosso próximo treinamento que será focado em PDISAR e será lançado ainda no primeiro trimestre de 2023. Vale a pena conferir o episódio.
Afinal, Sensoriamento Remoto é um mundo fascinante! Um grande abraço!

Episódio 153 - Análise Textural em Imagens por Matriz de Co-ocorrência
Nesse episódio 153 continuamos a minissérie sobre processamento de dados SAR. Porém, o tema de hoje faz um link entre a minissérie de Classificação Orientada a Objetos e PDISAR. Aproveitamos para dizer que estamos produzindo nosso próximo treinamento que será focado em PDISAR e será lançado ainda no primeiro trimestre de 2023. Vale a pena conferir o episódio.
Além disso, avisamos que essa é a última semana da black november das últimas turmas do PDISL e PDIPy de 2022. Vai até o dia 15 de dezembro. Acesse o site https://geosensor.com.br/pdi e se inscreva.
Afinal, Sensoriamento Remoto é um mundo fascinante! Um grande abraço!