
ProtCast - Dra. Bárbara Romano
By Bárbara Romano
O podcast que vai te fazer dominar todas as áreas da Prótese Dentária.
Odontologia.
Odontologia.

AO RECÉM FORMADO - com Lucas Ferradans
AO RECÉM FORMADO - com Lucas Ferradans
ProtCast - Dra. Bárbara RomanoJan 31, 2022
00:00
01:46:35

EP.5 - FOCO TOTAL EM PRÓTESE TOTAL - Moldagens corretivas - com Dr. Marcelo Georgetti
EP.5 - FOCO TOTAL EM PRÓTESE TOTAL - Moldagens corretivas - com Dr. Marcelo Georgetti
Dr. Marcelo
Georgetti.
TEMAS
ABORDADOS:
- O Dr. Marcelo
tem várias virtudes e um currículo muito vasto, além disso, teve o privilégio
de ser filho do prof. Biagio Georgetti, nosso grande mestre e responsável pelo
desenvolvimento da Técnica da mínima pressão equalizada para moldagens em PT.
Além de muitas
lembranças e emoções,
- Ele
dividiu conosco como foi o desenvolvimento da técnica,
- comparações
com outras técnicas de moldagens,
Vantagens,
desvantagens, indicações e como realizar a moldagem pela técnica do prof.
Biagio e muito mais.
Livro citado
durante o podcast: https://clubedeautores.com.br/livro/moldagens-elasticas-sequenciais-em-protese-total-tecnica-da-minima-pressao-equalizada-por-biagio-a-georgetti
Mar 27, 202351:06

EP.4 - FOCO TOTAL EM PRÓTESE TOTAL - Confecção de moldeiras individuais - com TPD Sacha Zwicker
EP.4 - FOCO TOTAL EM PRÓTESE TOTAL - Confecção de moldeiras individuais - com TPD Sacha Zwicker
Convidada:
TPD Sacha Zwicker (@sachazwicker)
Formada há
15 anos.
Especialista
em Prótese total
Professora
na especialização em prótese total e cursos pelo Brasil
Opinion
Leader Ivoclar e
Opinion
Leader Sistema STG de caracterização pela VIPI
TEMAS
ABORDADOS:
- Como o
laboratório recebe os moldes e modelos e como eles são preparados para serem
trabalhados,
- Quem deve
preencher o gesso nos moldes, o TPD ou o CD?
- Como
avaliar se o molde está satisfatório para a futura construção da moldeira
individual.
- RAAQ e
suas propriedades,
- Qual é a
melhor técnica de confecção de moldeiras individuais?
E muito
mais!
Mar 19, 202301:06:52

EP.3 - FOCO TOTAL EM PRÓTESE TOTAL - Importância do gesso nas PTs - com TPD Darlos Soares
EP.3 - FOCO TOTAL EM PRÓTESE TOTAL - Importância do gesso nas PTs - com TPD Darlos Soares
- Convidado Darlos Soares: TPD, dono do seu próprio laboratório junto com a sua esposa Vacieli, já trabalhou e administrou outros laboratórios de prótese, já ajudou no desenvolvimento de produtos odontológicos, escreveu livros, é conselheiro de revista cientifica e diretor técnico do Instituto Murilo Calgaro, é professor e já deu cursos em mais de 15 países além de oferecer treinamento personalizado em outros laboratórios.
TEMAS ABORDADOS:
- Tipos de gessos odontológicos, suas especificações e indicações,
- Indicação de gesso para preenchimento de moldes de PT, articuladores e para muflas,
- Quais os cuidados necessários na utilização dos gessos,
- Ao que se atentar na hora de escolher qual gesso comprar,
- Como o gesso pode interferir no sucesso das PTs
Entre outros assuntos de muita importância!
Mar 12, 202301:11:18

EP.2 - FOCO TOTAL EM PRÓTESE TOTAL - Moldagem Preliminar - com Dra. Bárbara Romano
EP.2 - FOCO TOTAL EM PRÓTESE TOTAL - Moldagem Preliminar - com Dra. Bárbara Romano
ASSUNTO:
- Moldagens em prótese total
- Diferença entre retenção e estabilidade
- Como conseguir retenção através das moldagens
- Moldagem preliminar pela Técnica da Mínima Pressão Equalizada - Dr. Biagio Georgetti
- Dicas para o ato de moldagem e muito mais!
Esse projeto conta com o apoio das empresas Evoden e Dental News, que irão fornecer brindes aos nossos ouvintes como forma de incentivo ao estudo!
Mar 05, 202342:51

EP.1 - FOCO TOTAL EM PRÓTESE TOTAL - O primeiro contato com o paciente - com Dra. Tania Lacerda
EP.1 - FOCO TOTAL EM PRÓTESE TOTAL - O primeiro contato com o paciente - com Dra. Tania Lacerda
Convidada: Dra. Tania Lacerda (@tania_pulicano_lacerda)
Esp. Em odontogeriatria e prótese dentária e mestre em prótese dentária pela USP. Atualmente é profa. Da especialização em prótese dentária da Mandic (coordenador Dr. Marcelo Ávila), tem vários artigos publicados e escreveu capítulos de livros nas áreas de prótese dentária e geriatria.
ASSUNTO: PRIMEIRA ETAPA DA REABILITAÇÃO ENVOLVENDO PRÓTESES TOTAIS
- Como deve ser o primeiro contato com o paciente,
- Quais os cuidados necessários com um paciente idoso,
- Ao que devemos nos atentar durante a anamnese do paciente,
- Como podemos planejar as moldagens,
- Atenção no diagnóstico de disfagia ou outras doenças comuns em idosos,
- Importância do tratamento transdisciplinar (a Dra. Tania indicou o trabalho das seguintes profissionais: @gisele_camargo_ , @ale_fono_nutri e @betinaszklo
Entre outras dicas fantásticas que você precisa ouvir!!
Compartilhe esse episódio com os seus colegas e nos contate no Instagram caso tenha ficado com alguma dúvida (@dra.barbararomano).
Feb 26, 202339:59

MULHERES NA ODONTOLOGIA - Dra. Andressa Janiak
MULHERES NA ODONTOLOGIA - Dra. Andressa Janiak
A série MULHERES NA ODONTOLOGIA foi criada com o intuito de homenagear todas as mulheres que se dedicam a essa nossa profissão.
Durante o mês de março (2022) todas as convidadas serão MULHERES, falaremos sobre temas femininos e também assuntos técnicos que envolvam a Prótese e a especialidade da convidada em questão.
Juntas, nós somamos mais de 70% dos profissionais nessa área! Nós já dominamos a Odontologia, o espaço foi conquistado e agora nossa luta é pela valorização.
Costumo brincar que nós nascemos fortes e prontas para dominar o mundo, só não dominamos ainda porque estamos escolhendo um belo par de sapatos para esse evento!
SOBRE A ANDRESSA JANIAK:
Ela é cirurgiã dentista, especialista em Periodontia e Implantodontia, atua em consultório particular e é primeira tenente no exército brasileiro, onde também atua como cirurgiã dentista.
Conversamos sobre o ingresso dela na carreira, bem como as dificuldades que ela enfrentou por ser mulher em um ambiente predominantemente masculino. Como a Dra. Andressa, além de dentista, também é mamãe do Lucca, conversamos sobre a maternidade e a conciliação com a vida profissional.
Vale a pena ouvir até o fim!
@dra.barbararomano
@dra.andressajaniak
Mar 27, 202246:20

MULHERES NA ODONTOLOGIA - Thais Nogueira
MULHERES NA ODONTOLOGIA - Thais Nogueira
A série MULHERES NA ODONTOLOGIA foi criada com o intuito de homenagear todas as mulheres que se dedicam a essa nossa profissão.
Durante o mês de março (2022) todas as convidadas serão MULHERES, falaremos sobre temas femininos e também assuntos técnicos que envolvam a Prótese e a especialidade da convidada em questão.
Juntas, nós somamos mais de 70% dos profissionais nessa área! Nós já dominamos a Odontologia, o espaço foi conquistado e agora nossa luta é pela valorização.
Costumo brincar que nós nascemos fortes e prontas para dominar o mundo, só não dominamos ainda porque estamos escolhendo um belo par de sapatos para esse evento!
SOBRE A THAIS NOGUEIRA:
Ela é técnica em Prótese Dentária e especialista em Prótese Total, além de ser professora, ela também é proprietária do Laboratório Tybone e Opinion Leader do STG.
Conversamos sobre o ingresso dela na carreira, bem como as dificuldades que ela enfrentou por ser mulher e por comandar um laboratório grande contendo funcionários homens. A Thais dividiu conosco também um pouco sobre a sua maternidade e a rotina cansativa dessa dupla jornada que nós mulheres enfrentamos.
Como assunto técnico, a convidada nos deu boas dicas sobre estabelecer uma boa comunicação entre Dentista e Técnico a fim de elevar a qualidade dos trabalhos realizados nessa parceria!
Vale a pena ouvir até o fim!
@dra.barbararomano
@thaisalvesnogueira
Mar 08, 202201:07:06

AO RECÉM FORMADO - com Lucas Ferradans
AO RECÉM FORMADO - com Lucas Ferradans
Episódio gravado especialmente aos recém formados, com a participação do Prof. Lucas Ferradans (Mestre em Prótese Dentária pela USP) e da minha querida ex-aluna Beatriz Miranda.
Nosso bate-papo envolveu todos os temas atribuídos à vida do dentista recém formado, desde as inseguranças, medos e até dúvidas comuns como "especialização ou trabalho, concurso ou clínica, atender ou não atender convênio", etc. Dividimos também como foram os nossos anos subsequentes à formatura e demos conselhos que gostaríamos que alguém nos tivesse dado naquela época.
@dra.barbararomano
@lucas.ferradans
A matéria do pai do Lucas, citada no episódio >> https://www.instagram.com/p/CYkMY39FCaA/?utm_medium=copy_link
Link do episódio com o meu pai, onde falamos sobre abertura de clínicas, sociedade, convênios e etc. >> https://open.spotify.com/episode/5AXnRlS3FYz6SHJeS2SbZA?si=0cMLp0Y6RXWJsm6x3qXD7w
Link do livro indicado pelo Lucas >> Rápido e devagar | Amazon.com.br
Jan 31, 202201:46:35

#7 Vida Pós Formatura - DR. CAIO CAPITANI
#7 Vida Pós Formatura - DR. CAIO CAPITANI
O Quadro VIDA PÓS FORMATURA foi criado com o intuito de possibilitar a troca de experiências com dentistas que atuam nas mais diversas áreas da Odontologia (consultório particular, clínicas odontológicas, hospital, empresas privadas ou setor público, entre outros).
O sétimo convidado a participar do quadro foi o Dr. Caio Capitani.
Formou-se em 2009, é especialista em Ortodontia e Ortopedia Facial, Odontologia do Esporte e Ciências do Esporte.
O Dr. Caio é amante dos estudos, atua em todas as áreas do esporte e contribui com a saúde bucal de vários atletas de alto rendimento, concluiu duas especializações e um mestrado e atualmente está prestes a concluir o doutorado.
Nesse episódio o Dr. Caio contou sua trajetória dentro da profissão, falou sobre a vivência clínica do cirurgião dentista especialista em Odontologia do Esporte e quais são os cuidados a serem tomados durante o atendimento de um atleta.
Durante o podcast, o Dr. Caio citou alguns vídeos e trabalhos que ele fez a gentileza de nos disponibilizar:
https://www.youtube.com/watch?v=c54Uy0O4K8w1:40 min em diante.
https://periodicos.unisanta.br/index.php/ENPG/article/download/2165/1661
https://www.youtube.com/watch?v=jsOeinWw6O4
@dra.barbararomano
Jul 19, 202101:09:17

#6 Vida Pós Formatura - MAJOR DR. OTAVIO PINHATA
#6 Vida Pós Formatura - MAJOR DR. OTAVIO PINHATA
O Quadro VIDA PÓS FORMATURA foi criado com o intuito de possibilitar a troca de experiências com dentistas que atuam nas mais diversas áreas da Odontologia (consultório particular, clínicas odontológicas, hospital, empresas privadas ou setor público, entre outros).
O sexto convidado a participar do quadro foi o Major Dr. Otávio Pinhata.
Formou-se em 1994, e há 20 anos atua como Cirurgião dentista no Exército Brasileiro.
O Major Otávio é amante da Odontologia e dos estudos, concluiu duas especializações e um mestrado e atualmente cursa doutorado.
Nesse episódio o Dr. Otávio contou sua trajetória desde a preparação para as provas até sua aprovação no processo seletivo, deu dicas valiosas para seguir essa carreira, dividiu conosco sua rotina como militar e transmitiu todo o amor que ele tem por nossa profissão!
@dra.barbararomano
Jul 04, 202101:19:08

#5 Vida Pós Formatura - DRA. BÁRBARA LIMA
#5 Vida Pós Formatura - DRA. BÁRBARA LIMA
O Quadro VIDA PÓS FORMATURA foi criado com o intuito de possibilitar a troca de experiências com dentistas que atuam nas mais diversas áreas da Odontologia (consultório particular, clínicas odontológicas, hospital, empresas privadas ou setor público, entre outros).
A quinta convidada a participar do quadro foi a Dra. Bárbara Lima.
Formou-se há 8 anos na Unisanta e hoje além de trabalhar em consultório próprio, ela também presta serviço voluntário na Caravana do Riso, projeto fundado por ela própria cujo objetivo é prestar serviços odontológicos à populações carentes da baixada santista pois, como ela própria diz, "gente foi feita para sorrir"!
Nesse episódio, a Dra. Bárbara contou falou sobre o projeto e contou como o exercício da Odontologia solidária contribuiu com a sua formação profissional
@dra.barbararomano
@caravanadoriso
Jun 13, 202154:06

#4 Vida Pós Formatura - DRA. ERIKA BONITO
#4 Vida Pós Formatura - DRA. ERIKA BONITO
O Quadro VIDA PÓS FORMATURA foi criado com o intuito de possibilitar a troca de experiências com dentistas que atuam nas mais diversas áreas da Odontologia (consultório particular, clínicas odontológicas, hospital, empresas privadas ou setor público, entre outros).
A quarta convidada e primeira mulher a participar do quadro foi a Dra. Erika Bonito.
Formou-se há 17 anos na Unisanta e hoje trabalha na empresa GSK, onde consagrou sua carreira como coordenadora de relacionamentos.
Nesse episódio, a Dra. Erika falou das suas dificuldades como recém formada, das incertezas que teve no início da profissão e como foi sua jornada até o sucesso que hoje ela desfruta!
Rolou até um bate papo sobre ser mulher na área da indústria e como conciliar profissão e maternidade, foi show!
@dra.barbararomano
Jun 07, 202101:03:02

#2 Vida Pós Formatura - DR. LEANDRO BENINI
#2 Vida Pós Formatura - DR. LEANDRO BENINI
O Quadro VIDA PÓS FORMATURA foi criado com o intuito de possibilitar a troca de experiências com dentistas que atuam nas mais diversas áreas da Odontologia (consultório particular, clínicas odontológicas, hospital, empresas privadas ou setor público, entre outros).
O segundo convidado a participar do quadro foi o Dr. Leandro Benini.
Formou-se há 31 anos e hoje é proprietário de dois centros radiológicos muito bem sucedidos de Jundiaí.
Além de administrar suas clínicas e atuar como radiologista, o Dr. Leandro é detentor de um vasto conhecimento e possui experiências incríveis para compartilhar aqui neste podcast!
May 24, 202101:01:08

#1 Vida Pós Formatura - DR. CÁSSIO ROMANO
#1 Vida Pós Formatura - DR. CÁSSIO ROMANO
O Quadro VIDA PÓS FORMATURA foi criado com o intuito de possibilitar a troca de experiências com dentistas que atuam nas mais diversas áreas da Odontologia (consultório particular, clínicas odontológicas, hospital, empresas privadas ou setor público, entre outros).
O primeiro convidado a participar do quadro foi o Dr. Cássio Romano, meu pai!
Formou-se há 26 anos e hoje é proprietário da clínica onde começou como estagiário, em seu primeiro mês de formado.
Construiu uma carreira sólida e administrou 3 clínicas de grande circulação e um consultório particular ao mesmo tempo.
Hoje atua como Cirurgião Dentista especialista em Prótese Dentária, é proprietário de uma clínica franqueada com 11 consultórios e outra clínica de emergência 24 horas contendo 4 consultórios.
May 16, 202152:59

#PT - Área Basal das Próteses Totais
#PT - Área Basal das Próteses Totais
Área basal, ou também chamada área chapeável é a parte da mucosa oral que receberá a futura prótese.
Você sabe delimita-la corretamente?
@dra.barbararomano
Apr 04, 202105:40

#PPF - Principais causas de DESLOCAMENTO de coroas unitárias
#PPF - Principais causas de DESLOCAMENTO de coroas unitárias
A coroa do seu paciente caiu de novo?
Então esse podcast é para você!
Descubra agora mesmo o que pode estar causando o fracasso do seu tratamento.
@dra.barbararomano
Mar 17, 202111:05

ERA DIGITAL NA ODONTOLOGIA
ERA DIGITAL NA ODONTOLOGIA
O que Odontologia Digital?
Descubra agora mesmo ouvindo esse Podcast!
@dra.barbararomano
Feb 17, 202110:24

#PT - Fórmula de Stanitz
#PT - Fórmula de Stanitz
Descrição da fórmula de John Stanitz, da Universidade de Ohio e sua aplicabilidade na Prótese Total.
@dra.barbararomano
Feb 09, 202107:58