
Rádio Uerj
By Rádio Uerj

Rádio UerjMar 31, 2022

Como funciona a meteorologia e o quão precisa é a previsão do tempo?
A previsão do tempo é um artifício presente na vida das pessoas. Seja nos jornais diários ou nos celulares, ela nos ajuda a saber se o guarda-chuva ou o protetor solar sairá de casa. Mas a previsão é precisa?
A meteorologia é a área de estudo que permite a previsão do clima e tempo, através de uma rede de estações de superfícies espalhadas pelo mundo, além de balões, aviões, navios e bóias. Os dados coletados são repassados a um Centro Regional, que no caso da América do Sul é o Instituto Nacional de Meteorologia, com sede em Brasília. Depois essas informações são enviadas para o Centro Mundial mais próximo, em Washington DC, capital dos Estados Unidos.
Confira a matéria completa no nosso site: www.cte.uerj.br/radiouerj

Piso nacional da enfermagem garante valorização dos profisisonais de saúde
A Lei Federal número 14.434, que instituiu o Piso Salarial Nacional para os profissionais da Enfermagem foi aprovada em agosto de 2022. Ela altera a lei que regulamentou a profissão no Brasil, que havia entrado em vigor em junho de 1986. O projeto apresentado no ano de 2020 pelo senador Fabiano Contarato, do Partido dos Trabalhadores do Espírito Santo, possibilita que enfermeiros, técnicos de enfermagem, auxiliares de enfermagem e parteiras tenham direito a uma remuneração digna após muitos anos de luta. Confira a matéria completa no nosso site: www.cte.uerj.br/radiouerj

Com mais de 60 inscritos, Curta na Uerj retorna após três anos
Após três anos de ausência devido a pandemia, o Festival Curta na Uerj ressurge em sua 9ª edição, com o tema ciência. Foram mais de sessenta vídeos enviados de várias partes do Brasil, inscritos nas categorias: adulto e teen (12 a 17 anos).
Além dos três colocados de cada categoria, a premiação concedeu menção honrosa aos mais votados pelo público, através da internet. O curta “Ciência em ação: curiosidades e ações afirmativas”, de Crisóstomo Ñgala e Rafaela Lopes, foi uma das obras contempladas, e concebida com objetivo de despertar a curiosidade das meninas para a ciência, é o que afirma Ñgala.
“O nosso curta foi concebido dentro de um outro maior, por que nós trabalhamos sobre a participação da mulher na ciência. Nós fizemos um recorte onde extraímos apenas temas sobre curiosidades. Como é que a curiosidade precisa ser aguçada para a gente ter estimulado o espírito cientifíco? E essa curiosidade tem de ser desde tenra idade."
Na categoria Teen, o filme “O Enigma da Maleta”, das professoras Lídia de Araújo Santos e Julyanna de Souza, em parceria com seus alunos do sétimo ano, da Escola Grécia, do Rio de Janeiro, levou o primeiro lugar. Lídia fala do carinho que sente pela Uerj e da importância do festival.
“Olha, só em estar na Uerj sem ter ganhado prêmio nenhum, já é um prêmio, por que é uma instituição que tem nome, tem valor, luta pelos mais necessitados, eu me emociono sempre quando eu falo da Uerj. E a gente ‘estar levando’ o aluno para participar de um festival, dentro de um órgão tão importante quanto esse, que é uma universidade, que forma conhecimento, para mim é uma coisa valorosa.”
A última edição do "Curta na Uerj" foi em 2019, devido a pandemia da Covid 19, e mesmo com esse hiato, o projeto retornou consolidado, afirma Sonia Wanderley, diretora do Centro de Tecnologia Educacional, o CTE.
"É mais uma prova da consolidação do festival. A pandemia nos deixou, como tudo e todos, fechados, encimesmados em nós mesmos, mas isso não foi capaz de apagar a chama."
Ana Claudia Theme, diretora da Comuns, falou da alegria em reencontrar as pessoas e sobre o envio de trabalhos de várias partes do Brasil.
“A sensação é de uma imensa alegria, de ver novamente o auditório da Uerj cheio de pessoas que participam da nossa edição número 9, do Festival Curta na Uerj, então tem um sabor de reencontro”. Conseguimos adesão, de alcance nacional para essa nossa edição de 2023, recebemos mais de sessenta vídeos concorrentes, de vários estados brasileiros, então é uma alegria imensa, a gente constatar o quanto o festival está consolidado.”
A relação completa dos filmes premiados pode ser conferida no site do festival, o www.curtanauerj.uerj.br.
Conheça todos os programas da Rádio Uerj em: www.cte.uerj.br/radiouerj

Uerj renomeia hall em homenagem à Elídia Silva, a “tia do elevador”
Nesta sexta feira, dia 1º de setembro, a Uerj prestou homenagem a uma de suas colaboradoras mais notáveis, Elídia de Souza e Silva. Carinhosamente conhecida como a “tia do elevador”, Elídia foi homenageada com a renomeação do hall dos elevadores e descerramento de placa comemorativa no local.
Elídia de Souza e Silva era funcionária terceirizada da instituição e iniciou suas atividades profissionais como auxiliar de serviços gerais. Mais tarde formou-se no curso de ascensorista e era essa a função que exercia há 13 anos na Uerj. Subindo ou descendo os andares, esbanjava simpatia oferecendo sorrisos e palavras de otimismo a quem precisasse delas.
Confira a matéria completa no nosso site: www.cte.uerj.br/radiouerj

Universidade Aberta da Terceira Idade faz 30 anos em meio a transformações
O dia 28 de agosto foi muito importante para a comunidade uerjiana. A Universidade Aberta da Terceira Idade (UnATI) comemorou 30 anos. Idealizado pelo professor Américo Piquet Carneiro, o programa foi fundado em 1993, com a missão de ser um centro de excelência, no qual o ensino, pesquisa, extensão, debates e assistências estão voltados às questões inerentes ao envelhecimento humano.
Às vésperas de seu trigésimo aniversário, no dia 21 de julho, o Conselho Universitário aprovou, por unanimidade, a transformação da UnATI em Núcleo de Envelhecimento Humano (NEH). A medida garante maior autonomia à entidade, permitindo a ampliação dos serviços prestados. O diretor da UnATI, Renato Veras, fala sobre a importância do projeto.
Confira a matéria completa no nosso site: www.cte.uerj.br/radiouerj

Secretaria do Estado do Rio e núcleo da Uerj lançam "Projeto QUALidade"
No dia 21 de agosto ocorreu a abertura do Projeto QUALIidade, uma parceria entre a Secretaria de Estado Intergeracional de Juventude e Envelhecimento Saudável e o Núcleo de Envelhecimento Humano, a UnATI. O evento contou com a participação de autoridades como o secretário estadual da pauta, Alexandre Isquierdo, o reitor da universidade, Mário Carneiro, o diretor da UnATI Uerj, Renato Veras e a coordenadora de projetos de extensão UnATI Uerj, Sandra Rabello.
A parceria entre a Secretaria e a Uerj promoverá 1.500 vagas em cursos gratuitos online de extensão na área de envelhecimento e cuidados. As aulas serão voltadas para gestores, técnicos, conselheiros, profissionais da rede e cuidadores interessados ou atuantes nas políticas de atenção a idosos. Além disso, o objetivo é expandir o projeto para todos os 92 municípios do estado.
Confira a matéria completa no nosso site: www.cte.uerj.br/radiouerj

Uerj inaugura mural em celebração ao centenário de Ana das Carrancas
A Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) celebrou, no dia 24 de agosto, o descerramento do mural em homenagem ao centenário da ceramista pernambucana Ana das Carrancas, que foi escolhida para o Ano Comemorativo de 2023. O evento aconteceu no hall do térreo do campus Maracanã, e contou com a presença das filhas da artesã, Maria da Cruz e Ângela Lima, e de autoridades, além da apresentação do coral Altivoz da Uerj.
Ana Leopoldina dos Santos nasceu em 18 de fevereiro de 1923, no estado de Pernambuco, e faleceu em 2008. Ainda na infância aprendeu a moldar o barro e a vender louças com a sua mãe. Por conta da pobreza e das persistentes secas na região, a família precisou sair do sertão de Araripe para o município de Petrolina. Ângela de Lima destaca as principais lições deixadas por sua mãe.
Confira a matéria completa no nosso site: www.cte.uerj.br/radiouerj

Diretoria de Comunicação participa de evento de integração da Uerj
No dia 15 de agosto, a Diretoria de Comunicação Social participou do primeiro Congresso dos Servidores Técnico-Administrativos do Centro de Tecnologia e Ciências (CTC). Organizado pela equipe do projeto PROTEC Rede Integra CTC e com apoio da direção, o evento aconteceu no auditório da Faculdade de Geologia, no segundo andar do campus Maracanã, com transmissão online na plataforma conferênciaweb, da Rede Brasileira para Educação e Pesquisa. Confira a matéria completa no nosso site: www.cte.uerj.br/radiouerj

Programa Rompendo Barreiras inaugura sala de recursos pedagógicos
A Pró-Reitoria de Políticas e Assistências Estudantis (PR-4) inaugurou a sala da coordenadoria do Programa Rompendo Barreiras. O espaço fica no 10º andar do Campus Maracanã da Uerj. A iniciativa é organizada pelo Departamento de Acolhida, Saúde Psicossocial e Bem-estar, e tem como objetivo promover a acessibilidade dos alunos, como explica Rachel Alonso, diretora do setor.
Confira a matéria completa no nosso site: www.cte.uerj.br/radiouerj

Procuradoria-geral da Uerj celebra 35 anos em defesa da autonomia universitária
A Procuradoria-Geral da Uerj, PGUerj, celebrou seu aniversário de 35 anos em uma cerimônia realizada na Capela Ecumênica da instituição. O evento contou com palestras sobre o papel do corpo jurídico da universidade, tendo como tema central a importância da autonomia universitária e a participação da procuradoria para esta conquista.
Confira a matéria completa no nosso site: www.cte.uerj.br/radiouerj

Projeto da Uerj busca voluntários para tratamento através de Mat Pilates
O Programa de Pós Graduação em Ciências do Exercício e do Esporte, do Instituto de Educação Física e Desportos da Uerj, desenvolveu um projeto de pesquisa voltado para o tratamento da paralisia parcial de pessoas, entre 40 e 70 anos, que já sofreram um acidente vascular cerebral (AVC) ou indivíduos com pressão arterial elevada.
Confira a matéria completa no nosso site: www.cte.uerj.br/radiouerj

Representantes eleitos tomam posse nos Conselhos Superiores da Uerj
Foi realizada no dia 27 de julho a cerimônia de posse dos representantes eleitos do Conselho Universitário e do Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão para o biênio 2023-2025. O evento aconteceu na Capela Ecumênica, no campus Maracanã da Uerj, e foi presidido pela reitoria da universidade.
Confira a matéria completa no nosso site: www.cte.uerj.br/radiouerj

Reinauguração da sala da Diretoria de Comunicação marca nova fase da Uerj
A Diretoria de Comunicação Social da Uerj, a Comuns, reinaugurou o seu espaço de trabalho após sete meses de reformas. Além do ambiente, o setor reforçou sua equipe de comunicadores, por meio de concurso público, o segundo da universidade em mais de 70 anos de existência e renovou os aparelhos tecnológicos do local. De acordo com Ana Cláudia Theme, diretora da Comuns, o trabalho de reconstrução vem acontecendo junto à reitoria desde o início da pandemia, quando assumiu o cargo. A reforma e modernização do espaço foi feita graças ao financiamento do edital da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro, a Faperj, vencido pela diretoria. Para saber mais sobre a Diretoria de Comunicação Social da Uerj, acesse o site, comuns.uerj.br Confira a matéria completa no nosso site: www.cte.uerj.br/radiouerj

Uerj inaugura novo Restaurante Universitário em Nova Friburgo
Tivemos a honra de cobrir um marco importante para a comunidade acadêmica no estado do Rio de Janeiro: a inauguração do Restaurante Universitário do Instituto Politécnico do Rio de Janeiro, o IPRJ.
Como esperado, a jornada para alcançar este marco não foi fácil. A professora Kátia Antônia, pró-reitora de Políticas e Assistência Estudantis, comentou sobre as dificuldades encontradas para chegar a esta realização.
Conheça todos os nossos programas e podcasts em cte.uerj.br/radiouerj

Rádio Uerj lança aplicativo interativo para os ouvintes
Em comemoração ao seu aniversário de dezoito anos, a Rádio Uerj está lançando um aplicativo para que os ouvintes possam acompanhar sua programação completa em tempo real! Disponível para smartphone, tablet e computadores, o app também tem recursos de interatividade, com espaço para recados e pedidos de músicas. De acordo com Daniel Barros, coordenador da Rádio Uerj, o objetivo da iniciativa é ampliar o alcance, facilitar o acesso ao conteúdo e aproximar ainda mais o público, que poderá sintonizá-la quando e onde desejar.
Os usuários poderão acessar todas essas produções pelo aplicativo, que pode ser instalado através do endereço radiouerj.com/app . Ao fim da instalação será criado um ícone na área de trabalho, o que permite que o usuário acesse outras funcionalidades do seu aparelho sem impedir que continue escutando a programação. Daniel explica o que muda ao ouvir a rádio por uma plataforma digital.

Laboratório da Policlínica Piquet Carneiro renova selo nacional de qualidade
O Laboratório de Análises Clínicas da Policlínica Piquet Carneiro da Uerj, o Cápsula, renovou seu selo do Sistema Nacional de Acreditação, DICQ, por mais um ano. O prêmio, considerado de grande peso na área da saúde, atesta um alto padrão de qualidade nas práticas laboratoriais, desde a utilização dos equipamentos e métodos de análise até a emissão dos laudos.
Ouça a matéria completa em nosso site!

Causa transexual avança e conquista direitos fundamentais
Pessoas transgênero e mulheres travestis se organizam coletivamente há décadas em busca de direitos básicos, dignidade, igualdade e respeito pelas suas identidades e pela comunidade LGBTQIAP+. Após um longo caminho, esses indivíduos tiveram conquistas expressivas e começaram a alcançar espaços de poder, como cargos políticos.
Kátia Tapety, vice-prefeita no interior do Piauí em 1992, e Erika Malunguinho, deputada estadual de São Paulo em 2018, foram as primeiras travestis a ocuparem cargos políticos no Brasil. Nas eleições de 2022, cinco mulheres transexuais e travestis venceram a disputa política, entre elas a deputada estadual Dani Balbi, do PCdoB do Rio de Janeiro, que avalia como essencial a participação de pessoas trans, pretas e LGBTQIAP+ nos parlamentos.
Ouça a matéria completa no nosso site: https://www.cte.uerj.br/noticias/causa-transexual-avanca-e-conquista-direitos-fundamentais/

Ah!Banda comemora 20 anos com shows, exposições e documentários
O grupo Ah!Banda, formado por estudantes e membros da comunidade do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira, o CAp/Uerj, está completando 20 anos de existência neste ano de 2023. Oriundo do projeto de extensão “Juventude, prática musical e expressão: Vivendo e criando música com jovens”, o grupo musical promove a integração de seus participantes e a dedicação à pesquisa da cultura musical.
Ouça todos os programas da Rádio Uerj em: https://www.cte.uerj.br/radiouerj/programas/

Uerj recebe doação de 12 mil livros do ex-ministro Roberto Amaral
O ex-ministro Roberto Amaral realizou doação de cerca de 12 mil livros de sua biblioteca pessoal para a Uerj. /// Os exemplares de diversas áreas de estudo e pesquisa serão transferidos para a instituição após o falecimento do ex-político.
Ouça todos os programas da Rádio Uerj em: https://www.cte.uerj.br/radiouerj/programas/

Grécia e Reino Unido disputam peças do Partenon
Os artefatos históricos são de suma importância para a história de um país. Essas peças contam a história das sociedades nas quais foram criadas e servem como objetos de estudo para o nosso presente. Porém, quando esses artefatos são retirados de um país, isso pode causar interferências. Um exemplo disso é a disputa entre o governo grego e o Reino Unido pelos Mármores do Partenon. Confira a matéria completa em: https://www.cte.uerj.br/category/radio-uerj/

Teoria das cores recria significados e esclarece percepções
Já parou para pensar que as cores influenciam nossas escolhas diárias, seja para ambientes, roupas ou até mesmo para sinalização? Todas essas preferências constituem uma ciência, a Teoria das Cores. De acordo com Paloma Carvalho, professora do Instituto de Artes da Uerj e especialista em poéticas da cor, a teoria consiste na relação entre cor e luz, juntamente com os nossos processos de interpretação e cognição. Além disso, as cores são muito relevantes na construção de reflexões sobre as questões do cotidiano.
Confira a matéria completa em nosso site:
https://www.cte.uerj.br/category/radio-uerj/

Situação migratória em Roraima é avaliada por estudo da Uerj
Desde 2014 o mundo acompanha uma das piores crises migratórias já vistas. Os problemas políticos, assim como a crise do petróleo, hiperinflação e embargos econômicos levaram milhares de venezuelanos a deixarem o país de origem na esperança de ter uma vida melhor. Dados da Organização das Nações Unidas estimam que mais de 6 milhões de Venezuelanos fugiram do país, o equivalente a quase 20% de sua população total. Esse êxodo migratório se tornou o segundo maior do mundo e o maior da América Latina no ano de 2020. Só para o Brasil, cerca de 300 mil já atravessaram a fronteira na cidade de Pacaraima, no estado de Roraima, local onde se concentra a maior parte dos imigrantes.
Ouça a matéria completa no nosso site: https://www.cte.uerj.br/noticias/situacao-migratoria-em-roraima-e-avaliada-por-estudo-da-uerj/

Uerj concede título de professora emérita à Maria Lucia Seidl de Moura,
A Uerj concedeu o título de professora emérita à Maria Lucia Seidl de Moura, em cerimônia realizada na Capela Ecumênica. A honraria celebra as contribuições de Maria Lucia como professora e pesquisadora do Instituto de Psicologia Aplicada da Uerj, instituição na qual a mesma ingressou como estudante em 1964 e se formou em 1968, se tornou docente auxiliar em 1991 e assumiu o cargo de professora titular em 1999.
Ouça todos os programas da Rádio Uerj em:
https://www.cte.uerj.br/radiouerj/programas/

Uerj concede título de Professor Emérito a Marco Antônio Almeida
A Uerj concedeu o título de professor emérito ao ortodontista Marco Antonio de Oliveira Almeida, em cerimônia realizada na Capela Ecumênica da instituição. A honraria celebra os 49 anos de dedicação do professor à universidade. Suas contribuições por meio de pesquisas e extensões da área impactaram positivamente o curso de Odontologia da Uerj, transformando a especialização em ortodontia da universidade em referência nacional.
Ouça todos os programas da Rádio Uerj em:
https://www.cte.uerj.br/radiouerj/programas/

Negros seguem como alvo da violência policial nos EUA
"I can't breathe”, ou em português, “eu não consigo respirar”. Essas foram as últimas palavras de George Floyd, que, em 25 de maio de 2022, foi mais uma vítima da violência da polícia dos Estados Unidos. O homem afro-americano foi morto após Derek Chauvin, policial branco, manter o joelho esquerdo entre a cabeça e o pescoço de Floyd por 8 minutos e 46 segundos, mesmo sem nenhuma resistência da vítima, por supostamente usar uma nota falsificada de vinte dólares em um supermercado.
Ouça a matéria completa no nosso site:
https://www.cte.uerj.br/category/radio-uerj/

Uerj concede título de professora emérita à Nilda Alves
A Uerj concedeu o título de professora emérita à Nilda Alves, no último dia 23, durante uma cerimônia na Capela Ecumênica. O evento foi marcado por diversas homenagens e uma aula magna, onde a professora destacou o papel da educação e das políticas públicas para a área.
Ouça a matéria completa no nosso site:
https://www.cte.uerj.br/category/radio-uerj/

ChatGPT: plataforma gera dúvidas sobre seus efeitos para a sociedade
Você já ouviu falar do ChatGPT? Essa ferramenta, que, em tradução livre, significa “transformador pré-treinado generativo” está cada vez mais conhecida por quem trabalha ou é entusiasta da área de tecnologia. Criada pela empresa OpenAI no final de 2022, é basicamente um robô virtual que responde às mais variadas questões em formato de texto, e, de acordo com artigo do jornal The New York Times, é capaz de escrever receitas de comida, poesias, explicar conceitos científicos, realizar trabalhos acadêmicos e até mesmo redigir matérias jornalísticas. O mesmo artigo aponta ainda que o ChatGPT, em apenas cinco dias, atingiu a marca de 1 milhão de usuários.
Segundo a OpenEIAI, a tecnologia utilizada no sistema é uma versão atualizada de uma inteligência artificial geradora de textos, denominada “GPT-3.5”. Plataformas como essa não são inéditas, mas um diferencial que pode ser destacado como importante para sua popularização é o fato do ChatGPT ser disponibilizado ao público geral por meio de uma interface gratuita da web e de fácil uso, o que desperta tanto curiosidade como estranheza.
Ouça a matéria completa no nosso site:
https://www.cte.uerj.br/category/radio-uerj/

Fungo de "The Last Of Us" existe e ajuda no tratamento de câncer
A aclamada série “The Last Of Us” terminou sua primeira temporada no último dia 12 de março. Na trama, o fungo Cordyceps é responsável por uma pandemia que começou a transformar pessoas em monstros e a jovem Ellie Williams pode ser responsável pela cura da doença.
Acontece que esse fungo parasita existe fora da ficção e também é responsável por controlar o hospedeiro, mas diferente da história, ele não infecta humanos e sim artrópodes e insetos.
Leia a matéria completa em: www.cte.uerj.br/radiouerj

"Sur": proposta pode facilitar o comércio entre Brasil e Argentina
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se encontrou com o presidente argentino Alberto Fernandez em janeiro, numa das primeiras viagens de seu atual mandato. Na ocasião, o mandatário brasileiro anunciou a possível criação de uma espécie de moeda para facilitar transações comerciais na América Latina, provavelmente chamada de Sur.
O Sur, que na tradução é “Sul”, não se propõe como moeda física que substituiria o Real ou o Peso Argentino para adotar uma única unidade entre os países envolvidos, como é o Euro. Ela funcionaria como uma unidade de conta para as trocas comerciais entre os membros do acordo.
Conheça todos os programas da Rádio Uerj em: www.cte.uerj.br/radiouerj

Universo de podcasts transforma a produção e o consumo de informação
Considerado uma aposta promissora na área da comunicação, o mundo dos podcasts alcançou a marca de 30 milhões de ouvintes no Brasil no ano de 2022, segundo dados do Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística, Ibope. Ainda de acordo com o instituto, o Brasil é o terceiro país que mais consome podcast no mundo, ficando atrás apenas de Irlanda e Suécia.
De acordo com a plataforma Spotify, o surgimento deste formato no país data do ano de 2006, com a criação dos programas Nerdcast e Café Brasil. Mas a origem em si é de 1999 após a implantação do código RSS, que consiste em um sistema que distribui informações em tempo real pela internet. Segundo Mauro Amaral, produtor de podcast e pesquisador em tecnologias de comunicação e cultura pelo Programa de Pós-graduação em Comunicação da Uerj, o podcast é um meio mutável, que se revigora várias vezes e em diferentes formatos.
Conheça todos os programas da Rádio Uerj em: www.cte.uerj.br/radiouerj

E fora das competições, como você está, atleta?
Atletas de alto rendimento são aqueles que têm o esporte como profissão. Eles se dedicam em tempo integral, seguem treinos e disciplinas adequados para preparação física, mental e técnica e, claro, disputam jogos e campeonatos.
De acordo com estudo publicado pela Revista Multidisciplinar Ciência Latina, o cuidado precoce com a saúde mental oferece o aprimoramento das habilidades cognitivas. A pesquisa também revela que o equilíbrio entre a mente e corpo de um atleta de alto rendimento é fundamental para uma carreira duradoura.
Porém, a pressão, as lesões e o treino excessivo são alguns fatores que podem ocasionar estresse elevado e fazer com que atletas desenvolvam transtornos mentais. Para Alberto José Filgueiras, professor de Psicologia da Uerj e doutor em Neurociência, atletas de elite apresentam indicadores de saúde mental piores que a média da população, pois passam por situações que a maioria não está acostumada.
Conheça todos os programas da Rádio Uerj em: www.cte.uerj.br/radiouerj

Queda na taxa de imunização no Brasil coloca saúde pública em risco
Nos últimos 10 anos a cobertura vacinal no Brasil tem decaído consideravelmente. De acordo com dados do DATASUS, do Ministério da Saúde, as taxas gerais de imunização tem estado abaixo do ideal desde 2012. /// Essa queda abre as portas para que doenças já controladas voltem a circular.
Graças ao Sistema Único de Saúde, o SUS, o Brasil é um dos poucos países que oferecem de maneira gratuita e universal uma grande quantidade de imunobiológicos. O país é pioneiro na adesão de diversas vacinas no esquema vacinal da população. Mas com a queda da taxa de vacinação, doenças já controladas como sarampo e poliomielite ameaçam reaparecer, e o grupo que corre o maior risco de contaminação são as crianças.
Conheça todos os programas da Rádio Uerj em: www.cte.uerj.br/radiouerj

Governo Federal cria grupo para regulamentar trabalhadores de aplicativo
O Governo Federal criou um grupo para iniciar o processo de regulamentação de trabalhadores de aplicativo. Esse projeto atende a proposta de alterar a legislação trabalhista, que o atual presidente da República fez durante a disputa eleitoral. Dentre outros pontos, a promessa inclui, a partir de um amplo debate, uma extensa proteção social a todas as formas de ocupação, emprego e relação de trabalho.

Secretário Nelson Rocha recebe a Medalha José Bonifácio na Uerj
O secretário de Planejamento e Gestão do Rio de Janeiro, Nelson Rocha, recebeu a medalha José Bonifácio, na Capela Ecumênica da Uerj. A homenagem foi realizada por conta dos serviços prestados ao estado e pela constante parceria do político com a Universidade, em especial nos últimos anos.

Precariedade dos ônibus atrapalha locomoção no Rio de Janeiro
A cidade do Rio de Janeiro já enfrentou verões com recorde de temperaturas altas nas férias de janeiro, mas o mês não é de lazer para a maioria dos cidadãos. Muitos retornam ao trabalho ou aos estudos após as festas de fim de ano, e a locomoção pelas ruas da cidade tem se tornado cada vez mais uma experiência frustrante, não só por conta do calor, mas também pela ausência de infraestrutura nos ônibus.
A Prefeitura do Rio de Janeiro é responsável por fornecer subsídios às empresas de ônibus. Esse incentivo visa compensar o desfalque na passagem e promover melhorias qualitativas e quantitativas nos serviços de transportes públicos concessionados, mas a insatisfação populacional com os ônibus é recorrente e vem piorando.

Transtorno com chuvas de verão preocupa moradores cariocas
O verão é conhecido por ser uma estação com chuvas fortes e frequentes. Esses fenômenos são responsáveis por alagamentos em diversos municípios brasileiros e, em função do seu grande volume, geram estragos e perdas irreparáveis.
Segundo um artigo publicado pelo Departamento de Serviço Social da Pontifícia Universidade Católica, a cidade do Rio de Janeiro vivenciou seu maior temporal de todos os tempos em abril de 1966. O acontecimento registrou aproximadamente 245 mm de chuva em poucas horas, deixando mais de 50 mil pessoas desabrigadas e 250 mortas. Em comparação, a média para o mês de Abril inteiro é de 150mm, 95 a menos do que foi registrado em um único dia.

Educação parental contribui para o desenvolvimento saudável da criança
A educação parental é uma prática que tem como objetivo instruir e melhorar o relacionamento de mães e pais com seus filhos. Os responsáveis aprendem com esse tipo de formação estabelecer relações acolhedoras e saudáveis com seus filhos, além das melhores práticas para a educação dos pequenos. Além disso, a educação parental busca promover também o autoconhecimento, possibilitando que mães e pais criem vínculos positivos e uma comunicação aberta, capaz de dar suporte e estimular que a criança se desenvolva de forma saudável nas áreas cognitiva, física, social e emocional.
Conheça todos os programas da Rádio Uerj em: www.cte.uerj.br/radiouerj

Jornalista lança livro sobre tragédia das chuvas e histórias de superação em Nova Friburgo
Em janeiro de 2011 a região serrana do Estado do Rio de Janeiro foi atingida por fortes chuvas, que deixaram um rastro de destruição e vítimas. Nesse momento em que quase todos os veículos de comunicação estavam impossibilitados de prestar seus serviços, o rádio foi o principal canal de informação para a população atingida, relatando os fatos e possibilitando a prestação de serviços. Esse é o tema do livro “2011 - o Poder do Rádio na Tragédia Climática” que está sendo lançado pela autora Gabriella Bini.
Conheça todos os programas da Rádio Uerj em: www.cte.uerj.br/radiouerj

Clichês e estereótipos configuram o racismo nas novelas brasileiras
A representatividade negra traz à luz de conhecimento minorias sociais que não estão representadas nos cargos de maior poder e prestígio social, como em filmes e novelas. Isso configura um dano discriminatório que precisa ser reparado com celeridade. Esses grupos minoritários, que não tem relação com quantidade, mas sim com a ausência de representação, encaram o fato como motivação de luta, marchando em prol da derrubada de modelos de exibição incoerentes e que não sejam contemplativos ou verdadeiros.

Copa do Mundo de 2022 tem "zebras" como espetáculos à parte
Em sua vigésima segunda edição, a Copa do Mundo de Futebol acontece no Catar, a primeira realizada no Oriente Médio. O torneio, que tem duração de um mês, possui diversos impactos na sociedade e no contexto mundial, pois, além de entreter os apaixonados por futebol, promove desenvolvimento econômico e social no país sede. Mas essas questões são apenas uma parte do espetáculo que a Copa do Mundo oferece. Na competição de 2022, o show que está acontecendo é o dos animais, em especial a “zebra”.
Ouça a matéria completa!

Expansão de sites de apostas esportivas reflete aspectos culturais do Brasil
A Copa do Mundo é o evento esportivo que mais mobiliza as pessoas, sobretudo os brasileiros, donos de cinco troféus mundiais. O mega evento, que na sua edição de 2022, acontece no Catar, desperta não só a esperança do Brasil em conquistar o hexacampeonato, mas também evidencia a expansão das casas de apostas esportivas online em território nacional.
Ouça a seguir a matéria completa!

31ª Uerj Sem Muros reforça a importância da democratização do conhecimento
Após dois anos em formato remoto devido à pandemia de Covid-19, a 31ª edição da Uerj Sem Muros ocorreu presencialmente entre os dias 07 e 11 de novembro. O evento acontece anualmente na instituição e tem o objetivo de divulgar para os públicos interno e externo as produções científicas, culturais e tecnológicas elaboradas na universidade.
Ouça a seguir a matéria completa!

Uerj no Rio Innovation Week: saiba da participação da Universidade no evento
A Universidade do Estado do Rio de Janeiro participou, entre os dias 8 e 11 de novembro, da segunda edição do Rio Innovation Week, o maior evento de tecnologia e inovação da América Latina. Sediada no Piér Mauá, a feira contou com estandes e painéis da Universidade, que divulgaram pesquisas e trabalhos produzidos pela comunidade acadêmica da instituição. Em aproximação com essa ideia, a Uerj esteve presente, em especial, na quinta-feira, dia 10, com a palestra da professora Marinilza Bruno de Carvalho, coordenadora do Departamento de Inovação da Uerj, o InovUerj.
Ouça a seguir a matéria completa!

Violência obstétrica atinge 1 em cada 4 mulheres brasileiras
De acordo com a pesquisa Nascer no Brasil, realizada pela Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, 45% das gestantes atendidas pelo SUS são vítimas de maus-tratos durante o parto, e no total, 36% das mães passam por tratamento inadequado.
Por definição, a violência obstétrica se dá por abusos sofridos por grávidas ao procurar o serviço de saúde para atendimento antes, durante ou depois do parto.
Confira a seguir a matéria completa!

Lei de cotas completa uma década e muda cenário da sociedade brasileira
O mês de agosto deste ano marcou as comemorações dos 10 anos da sanção da Lei de Cotas, que ampliou o acesso às instituições superiores de ensino. Aprovada pelo Congresso Nacional no ano de 2012, a lei garante reserva de 50% das vagas dos cursos de universidades e centros federais de educação, em todos os turnos. Os beneficiados são alunos provenientes de escolas públicas, com renda inferior ou igual a um salário mínimo e meio por pessoa, e também cidadãos pretos, pardos e indígenas, além de pessoas com deficiência (PCD), incluídas na lei no ano de 2016.

Hepatite misteriosa acomete crianças e adolescentes ao redor do mundo
Reconhecida pela medicina como hepatite grave de etiologia desconhecida, a nova doença está acometendo um público grande de crianças ao redor do mundo. Até agora, em pelo menos 22 países foram registrados casos da nova doença, com alguns estados clínicos graves que tiveram a necessidade de transplante de fígado. A Organização Mundial da Saúde (OMS) lançou pesquisa global para investigação da hepatite misteriosa que, por enquanto, não se sabe o agente etiológico. Seu surgimento está sendo estudado, ainda baseado na hipótese da falta de exposição das crianças ao adenovírus (grupo de vírus que causam doenças respiratórias).
Conheça todos os programas da Rádio Uerj em: www.cte.uerj.br/radiouerj.

Violência entre torcedores é um problema maior do que parece
Torcedores do Flamengo e do Fluminense entraram em conflito nos arredores do Maracanã, no último dia 18, antes da disputa do clássico carioca. O incidente, que logo recebeu intervenção da polícia, ocorreu na Rua São Francisco Xavier, entre a rua Visconde de Itamarati e a Avenida Maracanã.
Este caso representa mais um ato de violência entre torcidas no futebol brasileiro, que a tempos tem sofrido com essas situações. No entanto, não há números concretos que mostrem o aumento ou diminuição desses incidentes, mas fato é que a participação da mídia tem contribuído para escancará-los à sociedade. Os conflitos, que antes eram exclusivos das arquibancadas, agora também estão fora dos estádios, prejudicando a comunidade que mora no entorno, como no caso citado.

Rol Taxativo é derrubado depois de chegar ao Senado Federal
O Senado Federal aprovou o projeto de lei que obriga os planos de saúde a cobrirem tratamentos não previstos pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), derrubando o “Rol Taxativo". O ato ocorreu na segunda-feira dia 29 de agosto, seguindo a mesma decisão da Câmara dos Deputados, no dia 03 do mesmo mês.
Os senadores derrubaram a decisão tomada pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), no dia 8 de junho, que determinava que a lista de tratamentos e de exames da ANS, também chamada de rol, deveria ser taxativa. Ou seja, os planos só precisavam cobrir o que estivesse na lista, que atualmente é composta por 3.368 itens.

Responsáveis relatam dificuldade no controle de telas para crianças
Os aparelhos eletrônicos, como o celular e a televisão, fazem parte do cotidiano de muitas famílias brasileiras. De acordo com o último levantamento realizado pelo Comitê Gestor da Internet do Brasil, o país conta com cerca de 152 milhões de usuários. No entanto, o uso dos aparelhos deve ser realizado de maneira controlada e responsável, principalmente, entre crianças.
A pandemia de Covid-19 e o consequente isolamento social provocaram impactos nocivos na utilização desses eletrônicos. O ensino remoto e a impossibilidade do encontro presencial com amigos fez com que o uso em excesso de celulares e de computadores se tornasse, ainda mais, parte da realidade de jovens e crianças. É o que constata o estudo realizado pela Universidade Federal de Minas Gerais, a UFMG. Para 51% dos responsáveis entrevistados, o tempo de tela dos filhos foi “extrapolado excessivamente” durante o período pandêmico. Raphael Cavalhiere, professor e pai de três filhos, assume que é um desafio complexo controlar o uso.
Confira a matéria completa no em www.cte.uerj.br/radiouerj

Universidade Aberta da Terceira Idade comemora 29 anos
A Universidade Aberta da Terceira Idade da Uerj, também conhecida como UnATI, comemorou seus 29 anos de existência no dia 25 de Agosto.
A UnATI surgiu em 1993, como um programa gratuito destinado à população com idade mínima de 60 anos. De lá para cá, ela visa contribuir para melhorar a saúde física, mental e social dos idosos. Além disso, a Universidade busca ser um centro de ensino, debates, pesquisa e assistência voltados para o envelhecimento da população, formando especialistas nas áreas de Gerontogeriatria.
Para conferir a matéria completa acesse www.cte.uerj/radiouerj