
Arco No Fone
By Revista Arco

Arco No FoneOct 27, 2021

Arco No Fone 8 - Pandemia Social
Neste episódio de Arco No Fone, os repórteres Luís Gustavo Santos e Rebeca Kroll, estudantes do curso de Jornalismo, conversam com as professoras Nikelen Witter, do Departamento de História, e Juremas Brites, do Departamento de Ciências Sociais. Gravado em abril, período em que o Brasil atingia mais de 400 mil mortes, o podcast discute o agravamento da crise social provocada pela covid-19 e por uma série de outros fatores políticos, econômicos e sociais.
O Arco No Fone é uma produção da revista Arco, da Universidade Federal de Santa Maria, e tem como objetivo tratar de temas científicos para públicos leigos. Dê o play e confira.

Arco No Fone 7 - Podcasts na Educação
Estudantes de diferentes níveis produzem podcasts sobre temas indicados e, com isso, conquistam o protagonismo no processo de aprendizagem. Neste episódio, os repórteres Daniel Ribeiro e Egenara Padilha, estudantes de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Maria campus Frederico Westphalen, discutem exemplos de podcasts educativos, como o Polinize, do Colégio Politécnico, e Mais História, Por Favor, do curso de História da UFSM.
Dê o play e ouça o "podcast que aborda podcast"

Arco No Fone 6 - Promover e Mobilidade Acadêmica
Mobilidade acadêmica entre universidades públicas é a proposta do Promover, programa implantado pela Andifes neste ano. Com o Promover, a Associação dos Dirigentes de Instituições Federais de Ensino permitiu o intercâmbio de estudantes de 12 universidades brasileiras em todas as áreas do conhecimento.
Confira neste primeiro episódio da segunda temporada do Arco No Fone a discussão sobre mobilidade acadêmica. O episódio tem a participação do reitor da Universidade Federal de Santa Maria, Paulo Burmann, e da estudante Julia Buriol, do curso de Arquitetura, do campus Cachoeira do Sul.
A produção é dos estudantes Egenara Padinha e Daniel Ribeiro, do curso de Jornalismo do campus Frederico Westphalen.

Arco No Fone 5 - Degradação ambiental e negligência
Neste episódio, o Arco no Fone, podcast da revista Arco, discute sobre como a negligência em relação à legislação ambiental contribui cada vez mais para a degradação dos principais biomas brasileiros, Pantanal, Amazônia, Mata Atlântica e Cerrado. E o que o governo federal está fazendo para reverter a situação?
Os convidados do episódio são os professores Ana Paula Rovedder, do Departamento de Ciências Florestais da Universidade Federal de Santa Maria, e Jerônimo Siqueira Tybusch, do Departamento de Direito da UFSM. Ana Paula coordena o Núcleo de Estudos e Pesquisas de Recuperação de Áreas Degradadas. Jerônimo é pró-reitor de Graduação da UFSM e é líder do Grupo de Pesquisa em Direito da Sociobiodiversidade.
As responsáveis pelo roteiro, entrevistas e apresentação são as estudantes Eduarda Paz e Alice Santos, do curso de Jornalismo. A montagem e sonoplastia é de Rodrigo Santiago, do Núcleo de Rádio da UFSM. A marca do podcast é de Marcele Reis, acadêmica de Publicidade e Propaganda. As peças de divulgação são de Amanda Pinho, aluna do curso de Produção Editorial. Os posts nas redes sociais são de Nathalia Pitol, estudante de Relações Públicas. A supervisão é do jornalista Maurício Dias.

Arco No Fone 4 - Intercâmbio e pandemia
O quarto episódio do Arco No Fone, o podcast da revista Arco da Universidade Federal de Santa Maria, discute a internacionalização acadêmica durante a pandemia. Desde março do ano passado, o isolamento social em face do enfrentamento do novo coronavírus parou o mundo que conhecíamos. Uma das áreas que mais sofre esses impactos da mudança é a educação. Além das aulas, adaptadas ao regime remoto, as mobilidades acadêmicas internacionais tiveram que se readequar aos protocolos para não parar.
O episódio questiona: como está funcionando a mobilidade acadêmica em plena pandemia? Quais os desafios que os responsáveis por esse setor enfrentaram e ainda enfrentam? Os convidados do episódios são Leonardo Amaral Nunes, assistente administrativo da Secretaria de Assuntos Internacionais, e Marcelo Cassanta Antunes, assistente administrativo da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa.
O Arco No Fone também traz relatos da técnica Carolina Schneider Bender, do Centro de Ciências Sociais e Humanas, e da professora Aline Dalmolin, do Departamento de Ciências da Comunicação. Carolina faz doutorado em Administração pela Universidade Pompeu Fabra, na Espanha, um dos países mais afetados pela pandemia no primeiro semestre de 2020. Já Aline ingressou no pós-doutorado na Universidade Nacional de Rosário, Argentina, no início do ano passado e precisou retornar ao Brasil.
Os responsáveis pelo roteiro, pelas entrevistas e pela apresentação são os estudantes Bernardo Salcedo e Paula Appolinario, do curso de Jornalismo. A sonoplastia e a montagem são de Rodrigo Santiago, do Núcleo de Rádio da UFSM. A marca do podcast é de Marcele Reis, acadêmica de Publicidade e Propaganda. As peças de divulgação são da Amanda Pinho, aluna do curso de Produção Editorial. Os posts nas redes sociais são da Nathália Pitol, estudante de Relações Públicas. A supervisão é do jornalista Maurício Dias.

Arco No Fone 3 - Gamificação e ensino
Neste episódio, o Arco No Fone discute o uso de estratégias de gamificação nos ambientes escolar e universitário. Os convidados são os professores Roseclea Duarte Medina, do Centro de Tecnologia da Universidade Federal de Santa Maria, e Giani Petri, do Colégio Politécnico também da UFSM. Roseclea tem doutorado em Informática na Educação pela UFRGS, e pesquisa ambientes virtuais 3D, educação a distância e outros temas. Giani tem doutorado em Ciência da Computação pela UFSC, e atua em jogos educacionais e outros assuntos.
As estudantes responsáveis pela produção e pelas entrevistas são Esther Klein e Tina Cambuy, do curso de Jornalismo da UFSM. A edição de áudio é de Rodrigo Santiago, sonoplasta da Rádio Universidade. A identidade visual é de Marcele Reis, acadêmica de Publicidade e Propaganda. As peças gráficas são de Amanda Pinho, universitária do curso de Produção Editorial. A divulgação nas mídias sociais é de Nathalia Pitol, estudante de Relações Públicas. A supervisão é do jornalista Maurício Dias.
A revista Arco é a publicação multiplataforma da UFSM voltada para jornalismo científico e cultural.

Arco No Fone 2 - Cérebro de dinossauro
O estudo de um cérebro completo do dinossauro Buriolestes schultzi foi publicado no Journal of Anatomy por pesquisadores da Universidade Federal de Santa Maria e da Universidade de São Paulo. Mais do que revelar hábitos comportamentais de um dos dinossauros mais antigos do mundo, a descoberta ajuda a redesenhar a história da evolução da vida.
O paleontólogo Flávio Pretto, Centro de Apoio à Pesquisa Paleontológica da UFSM, e Átila da Rosa, do Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade também da UFSM, nos ajudam a entender essa e outras descobertas recentes no Rio Grande do Sul, considerado celeiro da paleontologia mundial.
O episódio é conduzido pelas repórteres Camila Wesner e Tina Cambuy, estagiárias de Jornalismo da instituição, sob a supervisão do jornalista Maurício Dias. Em função da pandemia, as gravações foram feitas pelas estudantes em suas residências. A sonorização e a edição final de áudio é de Rodrigo Santiago.
O Arco No Fone é uma produção da revista Arco, dedicada ao jornalismo científico e cultural. A publicação está presente em mídias impressas e digitais, e é mantida pela Coordenadoria de Comunicação Social da UFSM.

Arco No Fone 1 - Vacinas contra Covid-19
O primeiro episódio do Arco No Fone, podcast da Revista Arco, trata sobre as vacinas contra o coronavírus. As estudantes de Jornalismo Camila Wesner e Denise Nunes, ambas da Universidade Federal de Santa Maria, entrevistam os médico infectologista Alexandre Schwarzbold e a enfermeira sanitarista Liane Righi. Alexandre é chefe do setor de Pesquisa e Inovação do Hospital Universitário de Santa Maria e professor do curso de Medicina da UFSM. Liane é professora do Departamento de Saúde Coletiva do Centro de Ciências da Saúde da UFSM e tem experiência em gestão de saúde.
A Revista Arco, mantida pela Coordenadoria de Comunicação Social da UFSM, é publicação multiplaforma voltada para o jornalismo científico e cultural.