
Narrativas do Antropoceno
By Revista Pub Dialogos Interdisciplinares

Narrativas do AntropocenoMay 26, 2023

#25 - Centrão cerra fogo contra meio ambiente e povos originários
No dia 24 de maio de 2023, o Governo Lula/Alckmin sofreu dura derrota nas áreas do meio ambiente e dos povos originários. O "centrão" votou em peso para retirar atribuições dos ministérios hoje comandados por Marina Silva e Sônia Guajajara. Na manhã do dia 25/5, "Narrativas do Antropoceno" realizou uma roda de conversa com a participação de Gabriel Mantelli, Guilherme Purvin, Isabella Guerra, José Nuzzi Neto, Norma Sueli Padilha e Sheila Pitombeira, para tratar desse perigoso revés na política ambiental e dos direitos humanos.

#24 - Africanidade e Filosofia no Antropoceno - Entrevista com Fabiola Menezes de Araujo
A professora, filósofa e escritora Fabíola Menezes de Araújo, doutora pela UFRJ e pela PUC-Rio, fala sobre a importância da filosofia da Africanidade em tempos de Antropoceno como forma de resistência à destruição do planeta pelo capital.

#23 - Sheila Pitombeira: seu primeiro contato com o Direito na infância, o sequestro de Dom Aloísio Lorscheider, o papel simbólico do Direito Ambiental e mulheres no cinema e na literatura.
Na reestreia de nosso podcast, Sheila Pitombeira, associada do IBAP e atual coordenadora geral da APRODAB, fala para os ouvintes de Narrativas do Antropoceno como foi que se apaixonou pelo Direito desde a sua infância. Conta como foi o episódio do sequestro de Dom Aloísio Lorscheider, em 1994, em Fortaleza. Também discorre sobre a crise atual de efetividade do Direito Ambiental e de seu papel simbólico. Ao final, dá duas dicas de livros e filmes que versam essencialmente sobre o papel da mulher na sociedade.

#22 - Inundações em cidades brasileiras e o presente do Congresso Nacional ao mercado imobiliário
Na primeira parte do episódio 22 de Narrativas do Antropoceno, comentamos a nova Lei 14.285/21 e apontamos como ela deverá contribuir para mais tragédias urbanas em razão do afrouxamento das regras de proteção das margens de rios urbanos. Na segunda parte, uma resenha ecocrítica do filme "A Civil Action" que, no Brasil, recebeu o titulo "A qualquer preço".

#21 - Daniel Munduruku: Literatura, Educação e Resistência do Movimento Indígena
No 21º episódio de Narrativas do Antropoceno, conversamos com o premiado escritor Daniel Munduruku, que neste ano de 2021 concorreu a uma vaga para a Academia Brasileira de Letras. Daniel, autor de mais de 40 livros, é um dos mais importantes escritores e líderes do movimento indígena brasileiro contemporâneo e recebeu importantes prêmios no Brasil e no exterior. É sócio honorário do Instituto Brasileiro de Advocacia Pública. A conversa com Daniel Munduruku prosseguirá no 22º episódio, com a participação dos profs. Carlos Marés, Sandra G.Vasconcelos e Roberto Zular.

#20 - Literatura e Amazônia - Participação dos escritores Márcio de Souza (Galvez Imperador do Acre) e Maria José Silveira (Maria Altamira) e da Subprocuradora Geral da República Sandra Cureau.
No 20º episódio de Narrativas do Antropoceno, inauguramos um espaço para participação dos ouvintes. O episódio "Literatura e Amazônia" veicula edição de palestra ministrada pelo escritor Márcio de Souza (autor de "Galvez Imperador do Acre" e "Mad Maria") por ocasião do 25º Congresso do IBAP, ocasião em que denunciou as graves violações aos direitos humanos e as grilagens de terras consentidas pelo atual governo federal na Amazônia. Na segunda parte do episódio, conversamos com a escritora Maria José Silveira, que lançou recentemente o romance "Maria Altamira", tendo como pano de fundo a construção da Usina de Belo Monte. Ao final, noticiamos a tramitação de dois projetos de lei que buscam facilitar a grilagem de terras públicas, aumentando ainda mais o risco de destruição da biodiversidade e de violência contra as populações tradicionais. Nesta última parte do episódio, contamos com a participação de Sandra Cureau, Subprocuradora Geral da República.

#19 - Greta Thunberg, Eco-Ansiedade e os Direitos das Futuras Gerações
Neste episódio, vamos falar sobre as reações ao discurso de Greta Thunberg na ONU. Líder mundial de um largo segmento de adolescentes e jovens preocupados com a forma como vem sendo conduzida mundialmente a questão das mudanças climáticas, o discurso de Greta desencadeou uma sucessão de ofensas por parte da extrema-direita e de comentários paternalistas de uma parcela mais moderada do movimento ambiental. Em meio a toda essa discussão, surge um novo termo na psicologia: "eco-ansiedade".
Participaram do episódio: Delton Carvalho (RS), Márcia Carneiro Leão (SP), Paulo de Bessa Antunes (RJ), Roberta Oliveira Lima (RJ). O episódio inclui trechos de palestra da prof. Priscila Artigas no IASP e de Greta Thunberg na ONU.

#18 - O que são interesses difusos? O direito ao ar puro é um interesse público primário?
Na segunda aula de seu Curso de Direito Ambiental, Guilherme José Purvin de Figueiredo conversa com José Nuzzi Neto sobre a distinção entre interesses difusos e coletivos, interesse público primário e secundário.

#17 - O Meio Ambiente no contexto dos Novos Direitos (Cap.1 - Curso de D.Ambiental)
Baseado no capítulo 1 de sua obra "Curso de Direito Ambiental" (Revista dos Tribunais / Thomson Reuters), Guilherme José Purvin de Figueiredo discorre sobre O Meio Ambiente no Contexto dos Novos Direitos. A matéria encontra-se à disposição no formato de e-book (Separata n.1 do Curso de Direito Ambiental, 7ª edição - 2021 - Capítulo 1) na Amazon. Nesta aula inaugural do curso, são tratados temas relacionados à revolução cultural da década de 1960, quando surgem o Direito do Consumidor e os Direitos Humanos dos grupos vulneráveis. Ações afirmativas, terminologia politicamente correta, crianças, adolescentes e idosos, mulheres e LGBTQIA+, pessoas com deficiência e direitos das minorias étnicas, raciais e religiosas são tratados ao longo da aula, que conta com a participação da prof. Sheila Pitombeira (UNIFOR) como convidada especial. Ao final, os estudantes são apresentados aos direitos de quarta geração - direitos da da humnaidade à informação, à cultura, ao desenvolvimento e ao meio ambiente.

#16 - A ocupação do entorno das Represas Billings e Guarapiranga
No 16º episódio de Narrativas do Antropoceno, conversei com Alaôr Caffé Alves, Carlos Bocuhy e Pedro Ubiratan Escorel de Azevedo a respeito da poluição hídrica dos mananciais de água de Sâo Paulo em razão do processo de ocupação irregular das áreas envoltórias das Represas Billings e Guarapiranga. Falamso ainda sobre a responsabilidade do poder público pelos danos socioambientais decorrentes de décadas de sua negligência ou conivência com o crime organizado.

#15 - Políticas públicas X Interesse privado - Conversando com Alaôr Caffé Alves
Alaôr Caffé Alves, ex-Secretário de Meio Ambiente do Estado de São Paulo, professor de Filosofia do Direito e associado do Instituto Brasileiro de Advocacia Pública, é entrevistado por Guilherme Purvin e Sheila Pitombeira. Nesta primeira parte da entrevista, vamos falar sobre a história política no Brasil nos anos da ditadura militar, desde o pronunciamento de Auro de Moura Andrade declarando vago o cargo do presidente Juscelino Kubitchek, passando pelo anúncio da edição do Ato Institucional n. 5 na Voz do Brasil, sobre o massacre do Carandiru à época do Governo Fleury Filho e, ainda, sobre a guinada política dada pelo também Procurador do Estado de São Paulo Aluísio Nunes. O tema central deste episódio será a introdução do conceito de regiões metropolitanas e a importância dos Estados na formulação de políticas públicas ambientais, urbanísticas e sanitárias.

#14 - Linguagem, Política e Ecologia (entrevista com Deusa Passos)
Nesta entrevista com Deusa Passos, professora e pesquisadora da área de Estudos Linguísticos e Literários em Inglês, do Depto. de Letras Modernas da FFLCH - USP, ela fala sobre o seu livro "Linguagem, Política e Ecologia - Uma Análise do Discurso de Partidos Verdes (Ed.Pontes & FFLCH/USP), sobre o significado da expressão "desenvolvimento sustentável" e sobre o uso deliberado de conceitos indeterminados nos manifestos dos partidos políticos. A entrevista é ilustrada com segmentos de entrevistas históricas (Eduardo Jorge, Lucélia Santos) e passagens do episódio #12 (depoimentos de Alessandra Galli Aprá e Célia Marcondes). Colaboraram neste episódio a prof. Elizabeth Harkot de la Taille e o prof. Daniel Ferraz, ambos também integrantes do mesmo DLM da FFLCH-USP.

#13 - Paulo Affonso Leme Machado e os 40 anos da Política Nacional do Meio Ambiente
O Professor Paulo Affonso Leme Machado fala sobre a sua formação acadêmica desde os tempos de estudante secundarista no interior de São Paulo até seu ingresso no Ministério Público do Estado de São Paulo na primeira metade da década de 1960. Conta um pouco da história do Rio Piracicaba e da luta contra sua poluição, bem como da realização de um congresso internacional de Direito Ambiental no período que antecedeu a edição da Lei n. 6938/1981. Fala sobre o processo de elaboração do projeto de lei que viria a instituir de forma pioneira a Política Nacional do Meio Ambiente e da importância do biólogo e jurista Paulo Nogueira Neto, responsável pela formação da equipe de juristas que minutou o projeto de lei. Depois, discorre sobre os principais dispositivos da lei - função do Ministério Público na responsabilização civil do poluidor, responsabilidade civil objetiva e direito à informação. Na última parte do bloco, conversamos um pouco sobre os dois mega-acidentes minerários de Bento Rodrigues e Brumadinho.

#12 - Mulheres na Política Ambiental
Uma conversa com quatro ambientalistas que, em 2018 - Adriana Abelhão, Alessandra Galli Aprá, Bárbara Panseri e Célia Marcondes. Estas quatro mulheres decidiram, cada uma filiada a um diferente partido, concorrer às eleições para a vereança nas cidades de Curitiba (Alessandra Galli Aprá - Rede Sustentabilidade), Itapecerica da Serra (Adriana Abelhão - PSOL), São Paulo (Bárbara Panseri - PDT) e para a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Célia Marcondes - Partido Verde). Neste bate-papo pluripartidário, o ponto comum é a luta contra o machismo e em defesa da vida no planeta. As convidadas também falam sobre os motivos que as levaram a escolher seus partidos políticos e sobre o assédio que as mulheres sofrem no meio socioambiental, político e ecológico (cf. assassinato deIrmã Dorothy Stang, agressões a ativista Greta Thunberg e assédio sexual à deputada paulista Isa Penna). Por fim, as quatro amigas dão dicas sobre livros e filmes abordando a temática deste 12º episódio de Narrativas do Antropoceno.

#11 - Entrevista com o líder indígena Almir Suruí
Almir Suruí, liderança indígena reconhecido mundialmente, desde que, juntamente com o Cacique Raoni, denunciou o atual presidente da República do Brasil no Tribunal Penal Internacional, passou a ser perseguido politicamente. O surpreendente é que a própria FUNAI é que buscou junto à Polícia Federal investigá-lo sob a acusação de propagar "fake news". O inquérito foi trancado por decisão judicial. Nesta entrevista, Almir Suruí fala sobre o povo Paeter Suruí, sua história, cultura e propostas para o futuro. Colaboraram na entrevista os professores Carlos Marés, Marialice Antão, Ricardo Antônio Lucas Camargo, Roberto Zular, Patrícia Galvão Ferreira e Manuel Caleiro. Devido às condições precárias de transmissão, o som se acha prejudicado em diversas passagens.

#10 - É tempo de um novo pacto constituinte? Debate com Roberto Zular. Part. especial: Ricardo Camargo e José Nuzzi Neto
No Episódio #10 de Narrativas do Antropoceno, concluímos a entrevista com o professor Roberto Zular (Letras USP), iniciada no Episódio #9. O debate sobre as Novas Constituições Andinas e sobre a voz dos povos originários no Direito e na Literatura no Brasil conta com a participação especial dos ex-presidentes do IBAP Ricardo Antônio Lucas Camargo (Professor de Direito da UFRGS) e José Nuzzi Neto (Procurador Autárquico/SP).

#9 - Pachamama: a voz da natureza na Literatura e no Direito - Convidado: Prof. Roberto Zular (Letras USP)
Roberto Zular, professor do Depto. de Teoria Literária e Literatura Comparada e Procurador do Estado/SP discorre sobre o Novo Constitucionalismo Andino e sobre a voz dos povos originários na Literatura. Na primeira parte desta entrevista (que prosseguirá no episódio #10), o Prof. Zular defende um novo pacto constituinte que reproduza a voz dos povos indígenas, dos afrodescendentes, das mulheres e das pessoas LGBTQIA+. Fala ainda das obras de Mário de Andrade (Macunaíma) e Guimarães Rosa (Meu tio o Iauaretê e Recado do Morro).

#8 - Transfobia em J.K.Rowling. Zeca Sampaio lança romance histórico. Aliança dos povos indígenas.
O Episódio #8 de "Narrativas do Antropoceno" está dividido em três blocos. O tema central é tolerância. O bloco 1 trata de Literatura. O bloco 3, de povos originários. E o bloco 2 une os dois temas, para falar sobre literatura e a história pouco divulgada da resistência indígena na região que hoje corresponde ao litoral norte do Estado de São Paulo até a baía da Guanabara.
As recentes declarações supostamente transfóbicas de J.K.Rowling, autora de Harry Potter, reacendem a polêmica sobre os direitos conquistados pela comunidade transgênero. Para falar sobre o tema, convidei o prof. Daniel Ferraz (Letras-USP) e a escritora Juliana Berlim, organizadora e co-autora do livro "Transliteraturas - Estudo de Literatura sobre personagens trans".
No segundo bloco do episódio #8 do podcast "Narrativas do Antropoceno", entrevistei o escritor, diretor de teatro e músico Zeca Sampaio, que acaba de lançar o romance histórico "Guerra dos Tamoios: genocídio em nome de Deus" pela Editora Terra Redonda. Zeca fala sobre o processo de elaboração do livro e sobre o cenário histórico onde transcorreu a primeira guerra contra o invasor português, que uniu povos indígenas em torno de um inimigo comum.
No terceiro bloco, Carlos Marés (ex-Presidente da FUNAI) fala sobre a aliança dos povos indígenas, da Guerra dos Tamoios aos dias de hoje, no prosseguimento de entrevista que contou também com a colaboração de Emanuel Fonseca Lima e Sheila Pitombeira.

Laboratorio de Manipulação - # 01 - Molho Ingles (o colonialismo cultural em São Paulo nos anos 1960)
Estreia de Laboratório de Manipulação, suplemento literário do podcast Narrativas do Antropoceno. A proposta é de um espaço dedicado à leitura de contos ou crônicas, seguida de alguns comentários sobre a sua criação. O livro “Laboratório de Manipulação” é composto de 17 contos divididos em três cadernos temáticos e pode ser adquirido pelo site da Editora Terra Redonda. O conto escolhido para a estreia deste suplemento literário foi “Molho Inglês”, sexto conto do caderno um, intitulado “Algo vagamente familiar”.

#7 - Pelo direito de falarmos em Tupi: Etnolinguística e Povos Indígenas
Neste episódio falamos sobre o Guarani, o Tikuna, o Yanomami e o Nheengatu (língua geral brasileira), idiomas que tanto assustavam Lisboa nos tempos do Marques de Pombal e que continuam ameaçados por uma política etnocida secular. Do sonho do major Policarpo Quaresma, inesquecível personagem de Lima Barreto, à legislação do município de São Gabriel da Cachoeira, é apresentada uma visão panorâmica dos dois grandes troncos linguísticos (Tupi Guarani e Macro Jê) e de alguns dos idiomas originários ainda hoje falados no Brasil. Colaboraram para a elaboração deste episódio os professores Paulo Affonso Leme Machado (UNESP) e Carlos Marés (PUC-PR) e o escritor Zeca Sampaio, autor do romance "Guerra dos Tamoios: Genocídio em nome de Deus".
Leia, na Revista PUB - Diálogos Interdisciplinares, o fichamento deste episódio e sua bibliografia.

#6 - Análise do poema O Uraguai, de Basílio da Gama + Entrevista com Carlos Marés, ex-presidente da FUNAI (p.1)
Pensando no dia 19 de abril, abrimos o 6º episódio de "Narrativas do Antropoceno" com a abordagem de um assunto delicado: qual a forma politicamente correta de nos referirmos aos povos que já viviam em nosso território muito antes da chegada de Cristóvão Colombo?
Em seguida, analisamos o poema "O Uraguai", de Basílio da Gama, representativo do Arcadismo Brasileiro mas, também, a primeira grande obra a tratar de temática indígena sob a perspectiva lírica. Participou desta análise literária o prof. Ricardo Antonio Lucas Camargo (UFRGS e PGE-RS).
Na segunda metade do episódio, entrevistamos o prof. Carlos Marés, ex-presidente da FUNAI, que nos falou de sua trajetória política, acadêmica e profissional, contando como foi que surgiu o Direito Socioambiental. Marés falou da importância da Antropologia para o Direito e das questões mais polêmicas envolvendo povos originários - demarcação de terras, autoidentificação etc. A entrevista foi concedida a Guilherme Purvin, Sheila Pitombeira e Emanuel Fonseca Lima e, devido à sua extensão, prosseguirá no próximo episódio.
60A ficha técnica do episódio está em https://www.revista-pub.org/post/na-06. Ali você encontrará referência aos livros e vídeos consultados.

#5 - Aves silvestres na cidade - Um novo paradigma na relação entre humanos e aves (cont. do #4)
O 5º episódio de “Narrativas do Antropoceno” recupera os dados históricos relativos às ações ajuizadas em 1984 pelo Ministério Público de São Paulo tendo em foco a matança de milhares de passarinhos numa churrascada política em Embu das Artes. Isabella Callia prossegue suas explicações sobre consumo de pássaros na culinária italiana e Édis Milaré fala sobre outras ações ajuizadas pelo MP-SP no combate aos crimes contra as aves silvestres. Na segunda metade do episódio, entrevistamos Anelisa Ferreira de Almeida Magalhães que nos falou sobre a importância do inventário e monitoramento de aves e sobre sua proteção no meio ambiente urbano, poluição luminosa e criação de corredores ecológicos. O episódio é fechado com um bate papo entre Guilherme Purvin, Sheila Pitombeira e José Nuzzi Neto sobre canções de MPB versando sobre caça e consumo de pássaros. A ficha técnica do episódio está em https://www.revista-pub.org/post/na-05.

#4 - Passarinhada do Embu: Proteção das aves x tradições gastronômicas dos imigrantes italianos
O 4º episódio de “Narrativas do Antropoceno” começará a tratar da caça de aves e de um fato que chocou todo o país nos idos de 1984 - a famigerada "Passarinhada de Embu", churrascada de confraternização política numa cidade da região da grande São Paulo, em que foram mortos de 2 mil a 3 mil pássaros. Esse fato constituiu um marco na história do movimento ambientalista brasileiro e do Ministério Público do Estado de São Paulo. A atuação do MP/SP resultou a condenação dos responsáveis por essa mortandade absurda, conforme acórdão do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo. O tema continuará a ser debatido no 5º episódio.
As pesquisas e gravações foram realizadas no período de 10 de março a 4 de abril de 2021. Publicação em 06.04.2021.
Devido à sua extensão, o assunto terá continuidade no episódio n. 5 de "Narrativas do Antropoceno", com lançamento programado para o dia 13.04.2021.
Ficha técnica - Fontes consultadas: https://www.revista-pub.org/post/na-04
Narrativas do Antropoceno é produzido e apresentado por Guilherme Purvin especialmente para o podcast da Revista PUB – Diálogos Interdisciplinares.

#3 – Caça e caçador na Literatura, no Direito e na Música Popular – O canto da baleia e a música popular
O 3º episódio de Narrativas do Antropoceno, voltado à relação entre o ser humano e a fauna, com ênfase para a caça da baleia. Na primeira parte, Guilherme Purvin apresenta um panorama dessa relação, partindo da visão religiosa, literária (Dostoievski, Clarice Lispector, Francis Mundy) e jurídica sobre o tema. Em seguida, são ouvidos José Truda Palazzo Jr., especialista em proteção de cetáceos e em áreas protegidas marinhas, que fala sobre a baleia jubarte; e Rafael Tocantins Maltês, que discorre sobre a proteção das baleias no direito internacional contemporâneo. Na última parte, Guilherme Purvin convida José Nuzzi Neto e Sheila Pitombeira para um bate-papo sobre a presença das baleias na música popular internacional e brasileira (Yes, Lou Reed, Pearl Jam, Sá, Rodrix e Guarabira e Roberto & Erasmo Carlos). Referências bibliográfica e informações complementares para este episódio em https://www.revista-pub.org/post/na-03. Fale com a gente: contato.revista-pub@gmail.com. As canções comentadas neste episódio podem ser ouvidas na playlist do Spotify chamada “Narrativas do Antropoceno – Músicas”. Narrativas do Antropoceno é produzido e apresentado por Guilherme Purvin especialmente para o podcast da Revista PUB – Diálogos Interdisciplinares. Episódio gravado no período de 14 a 28 de março de 2021.

#2 - Ecocrítica no Brasil e nos EUA, Racismo e Pós-Colonialismo
Neste segundo episódio, entrevistamos Zélia Monteiro Bora, Presidente da Associação para o Estudo da Literatura e Meio Ambiente do Brasil, ramo internacional filiado à ASLE (Association for the Study of Literature and Environment). Zélia fala sobre a proteção dos animais, sobre o desenvolvimento da Ecocrítica na Inglaterra e nos Estados Unidos e sobre os estudos pós-coloniais e pós-estruturalistas desenvolvidos pela ASLE-Brasil. Tece considerações sobre o racismo nos EUA e no Brasil. O episódio foi produzido e apresentado por Guilherme Purvin. Participaram da entrevista Sheila Cavalcante Pitombeira e Rui Guimarães Vianna.

#1 - A Natureza na História da Música e da Literatura - Convidado: Jorge de Almeida
Em sua estreia, o programa Narrativas do Antropoceno conta com a participação do prof. Jorge de Almeida (FFLCH-USP), que falará sobre a evolução do conceito de natureza ao longo da história da Música e da Literatura. Narrativas do Antropoceno é um espaço destinado à difusão e ao debate de questões como crítica literária em tempos de crise ambiental e climática, literatura e direito à vida, cultura dos Povos Indígenas, gênero, raça e meio ambiente, pós-colonialismo, Direito Ambiental, Ecocrítica de Cinema, de Teatro e da Música, Teoria do Discurso, Política Cultural, Ecologia e Socioambientalismo. Narrativas do Antropoceno é produzido e apresentado por Guilherme Purvin especialmente para o podcast da Revista PUB – Diálogos Interdisciplinares. Participação da prof. Sheila Pitombeira (UNIFOR). Episódio gravado em 10-3-2021.