
Fome: o que tem no nosso prato?
By Suenya Santos

Fome: o que tem no nosso prato?Dec 18, 2020

Alimentação Para População Em Situação De Rua: experiências solidárias no município de Rio das Ostras
Este episódio é uma atividade proposta pela professora Suenya Santos referente à disciplina Produção e Reprodução Social da Fome. O grupo é composto por Letícia Ninice, Amanda Maia e Lívia Hentzy. A proposta é apresentar o contexto da Fome perante a população de rua. No episódio o grupo entrevistou duas representantes de projetos sociais que atendem as demandas dessa população em Rio das Ostras, sendo eles prato cheio e 25x12. Trouxemos importantes reflexões de Josué de Castro, cujo legado é ainda atual.

Mulheres do GT mulheres da AASM na defesa da soberania alimentar e nutricional
Este episódio faz parte do podcast intitulado “Fome: o que tem no nosso prato?”, produzido de forma remota pelos/as alunos: Davi, Thalita, Ágata, Adriana e Rebeca, da Universidade Federal Fluminense – Campus Rio das Ostras, ministrado pela professora Suenya Santos. Neste episódio a entrevistada é a Darcy Machado de Almeida, que integra “O Grupo de Trabalho de Mulheres (GT Mulheres) da Articulação de Agroecologia Serramar (AASM)”, formado por agricultoras rurais e urbanas, viveiristas, artesãs, feirantes, técnicas, professoras e estudantes se configura enquanto um espaço de auto organização das mulheres do campo agroecológico nos municípios de Casimiro de Abreu, Silva Jardim e Rio das Ostras.
Rerefências bibliográficas:
ESTEVE, Esther Vivas. O negócio da comida – quem controla nossa alimentação? São Paulo. Expressão Popular, 2017. p. 74 - Disponível em https://www.expressaopopular.com.br/loja/wp-content/uploads/2020/06/o-negocio-da-comida.pdf
FEDERICI, Silvia. O Calibã e a Bruxa: mulheres, corpo e acumulação primitiva. São Paulo. Ed. Elefante, 2017
Articulação Nacional de Agroecologia. Disponível em: https://agroecologia.org.br/

Experiência de comercialização de produtos agroecológicos em Silva Jardim
Este episódio foi realizado pelo grupo composto por: Rafael, Giulia, Junior e Michelle como avaliação final da disciplina produção e reprodução social da fome, ministrada pela professora Suenya Santos.
O grupo traz a experiência de comercialização de produtos agroecológicos pela Cesta Serramar em diálogo com reflexões do intelectual e militante Carlos Walter Porto Gonçalves e dados sobre a agricultura familiar no país.

Coletivo Andorinhas em Rio das Ostras e o combate aos agrotóxicos
Neste episódio vamos trazer uma experiênia sobre as famílias rurais em uma comunidade no município de Rio das Ostras e como os agrotóxicos se tornaram um perigo não só para os indivíduos da cidade, mas também para os que vivem no campo, expostos diretamente aos venenos. Apresentamos a experiência do Coletivo Andorinhas em diálogo com informações científicas sobre os agrotóxicos e algumas reflexões de Josué de Castro sobre a fome.

Apresentação
Sejam bem vindes ao Podcast Fome: o que tem no nosso prato?, fruto do trabalho final da disciplina do curso de Serviço Social da UFF de Rio das Ostras intitulada Produção e Reprodução Social da Fome. Os debates teórico-conceituais, que contaram com participação de colegas da UFF/Rio das Ostras e da UFRJ, nos ajudam a entender a origem da fome no modo de produção capitalista e também as respostas do Estado e as formas de luta e resistência. Dessa forma os/as estudantes criaram episódios sobre experiências autogestionárias de comercialização e distribuição de alimentos agroecológicos, contribuindo com uma reflexão sobre a temática a partir da realidade regional.
Dessa forma, o podcast pretende contribuir com a compreensão sobre o que acontece até a comida chegar em nosso prato, ou seja, sobre o processo da produção de alimentos e do acesso aos mesmos, algo invisível para a maioria de nós. Daí a indagação: Fome - o que tem no nosso prato?
Essa produção contou com a assessoria do professor do curso de Serviço Social da UERJ Renato Veloso que coordena o projeto Assessoria Remota no Ensino Remoto Emergencial (ARERÊ).
Agradecimento à profa. Clarice Carvalho.