
Sessão Cine Garimpo
By Suzana Vidigal

Sessão Cine GarimpoMar 06, 2023

#19 _ Pérolas garimpadas na plataforma RESERVA IMOVISION
Pérolas garimpadas na plataforma RESERVA IMOVISION
.
O garimpo deste episódio é na plataforma de streaming RESERVA IMOVISION, que tem pérolas distribuídas em várias categorias.
.
Uma delas traz filmes selecionados para o Festival de Veneza. Aproveitando que estou justamente cobrindo a 80ª edição da Biennale no momento do lançamento deste episódio, garimpei três filmes pra você já ficar na mesma vibração.
.
São filmes autorais, que têm a cara do Cine Garimpo e que nos levam pra Itália, Arábia Saudita e para algum território do continente africano. Um convite pra viajar pra outros lugares através de narrativas diversas.
_ Longas-metragens comentados neste episódio:
✔️ ALMOÇO EM AGOSTO (Pranzo di Ferragosto, de Gianni do Gregório (Itália, 2008)
✔️O SONHO DE WADJDA (Wadjda), de Haifaa Al-Mansour (Arábia Saudita, 2012)
✔️ MINHA TERRA, ÁFRICA (WHITE MATERIAL), de Claire Denis (França, 2009)
.
_ contato.cinegarimpo@gmail.com
Para acessar a plataforma Reserva Imovision
🔗 https://www.reservaimovision.com.br/
insta: @imovision
**
🎹 Edição e sonorização: @jv_coura
☂️ selo @guardachuvapod
.

#18_ Pérolas garimpadas na plataforma FILMICCA
Já parou pra navegar em outras plataforma nunca antes garimpadas? Fica o convite porque além daquelas que você já conhece e que acessa naturalmente, há plataforma menores, brasileiras, que têm um acervo de cair o queixo.
Este episódio é dedicado a uma delas: a FILMICCA. Essa plataforma está recheada de filmes autorais e independentes, garimpados nos festivais do mundo todo, trazendo narrativas que dialogam intimamente com os pilares do Cine Garimpo. São filmes que nos conectam com outras culturas e idiomas, que nos ensinam sobre modos de vida diversos e outras formas de ver o mundo; filmes que nos tiram da zona de conforto e que nos presenteiam com narrativas criativas e originais.
Garimpei três curtas metragens na plataforma e gravei este episódio pra te convidar a experimentar outras linguagens e histórias vindas de outros lugares. Bom garimpo!
.
_ Curtas-metragens comentados neste episódio:
Pegue e Corra (Ala Kachuu), de Maria Brendle (Suíça, Quirguistão, 2020) - 38 min (indicado Oscar curta metragem)
Parvaneh, de Talkhon Hamzavi (Irã, 2015) - 25 min (indicado Oscar curta metragem)
Sem Céu (San cielo), Jianna Maarten Saada (EUA, 2018) - 25 min
_ Para acessar a plataforma FILMICCA e fazer a assinatura, seguem site e instagram.
www.filmicca.com.br/
insta: @filmicca

#17 _ Somos OS OUTROS
O que os muros dos condomínios nos dizem sobre quem somos? O que os muros gritam e o que é que nós fingimos não ouvir?
.
OS OUTROS, série original da GloboPlay, faz muitas perguntas e entrega poucas respostas. A ideia deste episódio é esta: decifrar os símbolos, os diálogos, os personagens, os espaços físicos pra conseguir formular questionamentos que dizem respeito a todos nós.
.
O condomínio é mais do que um cenário. É o protagonista dessa história que começa com o desentendimento entre dois adolescentes na quadrinha deste lugar cercado e, teoricamente, protegido de qualquer perigo. Envereda pro mundo dos adultos e os pais compram essa briga. Perdem as estribeiras e partem pra barbárie. Sem caminho de volta.
.
Muros nos protegem dos outros que são perigosos? Ou nos impedem de ver e conviver com o outro que é diferente e poderia nos ensinar algo sobre tolerância e respeito? Essa e outras questões estão nesta Sessão Cine Garimpo, provando que séries brasileiras são profundas, universais e de excelente qualidade.
.
SÉRIE: OS OUTROS, de Lucas Paraizo e Luisa Lima
ELENCO: Adriana Esteves, Milhem Cortaz, Maeve Jinkings, Thomas Aquino, Eduardo Sterblitch, Drica Moraes, Rodrigo García, Gi Fernandes, Antonio Haddad Aguerre, Paulo Mendes
ONDE VER: GloboPlay
. Instagram: @cinegarimposite: www.cinegarimpo.com.br contato: suzana.cinegarimpo@gmail.com Edição e sonorização: João Victor Coura Selo: Rádio Guarda-Chuva @guardachuvapod
.
Créditos:
_ trailer oficial da série "Os Outros" (GloboPlay, 2023)
Mal-Estar, Sofrimento e Sintoma: Uma psicopatologia do Brasil entre muros, de Christian Dunker (Editora Boitempo, 2015)
_ YouTube: Canal "Falando Nisso", por Christian Dunker; episódio 117: O que é a "lógica do condomínio"?
https://www.youtube.com/watch?v=Z3fvSg9_6Mo&t=11s
_ livro: Se a cidade fosse nossa, de Joice Berth (Editora Paz & Terra, 2023)

#16 _ Sentir emoção é COISA DE MENINO!
Já não é de hoje que o discurso "azul pra menino, rosa pra menina" caiu por terra. Mas que diabos ainda tem gente que insiste em dizer que isso define uma pessoa? Na cabeça de muitos, meninos não podem chorar e meninas precisam ser protegidas. A série COISA DE MENINO traz depoimentos importantes pra pensarmos sobre isso. Já passou da hora de destruir esses rótulos e pensar nas crianças como seres humanos que precisam saber expressar sentimentos para se tornarem adultos capazes de construir relações saudáveis. A reflexão sobre esta série documental do HBO MAX vem acompanhada de uma conversa com Fabio Manzoli, terapeuta e mentor, que compartilha sua experiência sobre machismo estrutural no perfil @masculinidade.saudável, no Instagram. Ele é palestrante e autor do livro “Masculinidade Saudável - Uma nova forma de ser homem”, em que fala de vulnerabilidade, sexualidade, espiritualidade e amorosidade para tratar do resgate e da cura. Fabio conversou comigo e parte desta rica partilha está no episódio também. Deixo, abaixo, as referências citadas pra você garimpar, identificar (se for o caso) e refletir. E, claro, compartilhar com quem você acha que possa se beneficiar desta conversa para construir relações mais afetivas e amorosas consigo mesmo e com os outros ao redor. ** Série documental: COISA DE MENINO, de Tatiana Issa e Paula Buarque (Brasil, 2023) Onde ver: HBO MAX . Instagram: @cinegarimpo site: www.cinegarimpo.com.br contato: suzana.cinegarimpo@gmail.com Edição e sonorização: João Victor Coura Este podcast tem o selo da Rádio Guarda-Chuva e conta com apoio do Café Quintas da Serra. . ** Créditos: _ trailer oficial da série documental Coisa de Menino, de Tatiana Issa e Paula Buarque (HBO MAX, 2023) https://youtu.be/53MLXWYFc6E _ livro: Masculinidade Saudável - Uma nova forma de ser homem (compra no perfil do Instagram @masculinidade.saudavel) _ documentário The Mask You Live In, de Jennifer Siebel Newsom (EUA, 2015) * disponível no Youtube

#15 _ Nem tão BLACK MIRROR assim…
BLACK MIRROR, na sua sexta temporada, tem essa premissa, mas sofre um desvio. O que muitos espectadores têm dito é que Charlie Brooker, criador da famosa série, perdeu seu propósito: fez uma temporada que não traz os questionamentos sobre as consequências da tecnologia na nossa vida. Andam dizendo que a série não está tão black mirror assim...
Será? Meu convite neste episódio é para desconstruirmos juntos essa expectativa de encontrar aqui esse fio condutor e aproveitarmos o que a série nos apresenta. Porque em se tratando de espelhamento, temos muita carapuça pra vestir em vários episódios.
.
Série: BLACK MIRROR (6ª temp.), de Charlie Brooker (EUA, 2023)
Elenco: Salma HayeK, Kate Mara, Annie Murphy, Aaron Paul
Onde ver: Netflix
.
Instagram: www.instagram.com/cinegarimpo/
site: www.cinegarimpo.com.br
contato: suzana.cinegarimpo@gmail.com
Edição e sonorização: João Victor Coura
Este podcast tem o selo da Rádio Guarda-Chuva e conta com apoio do Café Quintas da Serra.

#14 _ OS silenciados FILHOS DO KATRINA
Imagine ter vivido o trauma do furacão Katrina em 2005, quando você era criança, e chegar nos dias de hoje, 18 anos depois, sem assistência psicológica. Imagine ter atravessado a adolescência com este trauma trancado no peito, reverberando física e emocionalmente, sem nunca ter tido a chance de falar sobre ele. O documentário OS FILHOS DO KATRINA dá voz às crianças e aos adolescentes daquela época, que hoje são adultos e ainda sofrem as consequências do racismo ambiental. Este termo explica o descaso e o fato de a população negra e pobre de New Orleans ter sofrido muito mais com a passagem do furacão do que a parcela rica da cidade. Racismo ambiental que também temos exemplarmente no Brasil e nos desastres mais recentes causados pelo descaso do poder público, pela ganância do poder privado e pela precária infraestrutura em áreas onde moram as populações vulnerabilizadas. Nas tempestades, não estamos todos no mesmo barco. É daí que vem o racismo ambiental. Bom garimpo e ótima sessão! . . Filme: OS FILHOS DO KATRINA (Katrina Babies), de Edward Buckles Jr (EUA, 2022) Elenco: Edward Buckles Jr, Luther Clement Lam, Andrey Rosenberg Onde ver: HBO MAX Instagram: https://www.instagram.com/cinegarimpo/ site: www.cinegarimpo.com.br contato: suzana.cinegarimpo@gmail.com Edição e sonorização: João Victor Coura Este podcast tem o selo da Rádio Guarda-Chuva e conta com apoio do Café Quintas da Serra. . Créditos Trailer oficial: https://www.youtube.com/watch?v=VNQ2bArllWA Trilha original: Key Wright https://open.spotify.com/intl-pt/track/1hOHOWUMhUTzRqixsT4MVX?si=f88cfcc9fe32418f definição de racismo ambiental - Tânia Pacheco https://www.facebook.com/watch/?v=754606065215386

#13 _ STILL, Ainda Sou Michael J. Fox
Fazendo um percurso que vai muito além da doença de Parkinson, o documentário STILL, Ainda Sou Michael J. Fox celebra a vida e a carreira do ator, que ficou famoso com a trilogia De Volta para o Futuro e com as séries Caras e Caretas e Spin City, dos anos 1980 e 90. Com este doc, ele chama a atenção para a questão da inclusão, o grande tema deste episódio. Diagnosticado com Parkinson aos 29, Michael teve que desacelerar, se reconectar com sua nova condição e olhar pra si. De quebra, o que ele anuncia, em alto e bom tom, é que "ainda é Michael J. Fox".
Mas o que isso tem a ver com a gente? Enxergá-lo como a pessoa que sempre foi e não como o ator que tem Parkinson é um desafio pra uma sociedade que rotula e julga aqueles que não se enquadram no "socialmente aceito e esperado". A exclusão está naqueles que não enxergam o outro na sua plenitude, na sua humanidade. STILL nos chama para essa reflexão fundamental nos dias de hoje. . Bom garimpo e ótima sessão! . Filme: STILL: Ainda sou Michael J. Fox (STILL), de Davis Guggenheim (EUA, 2023) Elenco: Michael J. Fox, Tracy Pollan, Sam Fox, Danny Irizarry, Hannah Galway Onde ver: Apple + Instagram: https://www.instagram.com/cinegarimpo/ site: www.cinegarimpo.com.br contato: suzana.cinegarimpo@gmail.com Edição e sonorização: João Victor Coura Este podcast tem o selo da Rádio Guarda-Chuva e conta com apoio do Café Quintas da Serra. .
YouTube: Movimento Aleatório, documentário “Hoje Não”, de Angela Zoe:
https://youtu.be/7LQWqT_kt94 .
Créditos Trailer oficial: Apple + https://www.youtube.com/watch?v=yHgMSR4F1Ak trilha oficial: https://open.spotify.com/track/5F7I0CfdEnVSPlwFabMyIi?si=1cbeda9fca864e55

#12 _ Defina TRABALHO
Já parou pra pensar o que o seu trabalho significa pra você? É só uma maneira de se sustentar ou ele te define de alguma forma? Se não pensou, o exercício que Barack Obama faz na minissérie TRABALHO, de 4 episódios, é interessante. Passeia por três importantes setores da economia, entrevista personagens, faz perguntas, interage com eles, sempre com essa pegada de entender como o trabalho influencia nosso comportamento, como as novas gerações encaram isso e o que nos espera no futuro.
.
Este é o primeiro de 5 episódios do Sessão Cine Garimpo que vão trazer um grande tema universal. Através do filme escolhido, olhamos pra vida com o cinema como pano de fundo. TRABALHO conta com a simpatia e o carisma de Obama. Mas é mais que isso. Cumpre esse propósito muito bem: nos coloca pra refletir sobre uma questão que ocupa grande parte do nosso tempo e da nossa energia, e que muitas vezes nem temos a chance de avaliar e repensar.
.
Bom garimpo e ótima sessão! . Minissérie: TRABALHO (Working: What We Do All Day), de Caroline Suh (EUA, 2023)
Inspirado no livro Working: People talk about what they do all day and how they feel about what they do, de Studs Terkel (1974) Elenco: Barack Obama
Onde ver: Netflix Instagram: https://www.instagram.com/cinegarimpo/ site: www.cinegarimpo.com.br contato: suzana.cinegarimpo@gmail.com Edição e sonorização: João Victor Coura Este podcast tem o selo da Rádio Guarda-Chuva e conta com apoio do Café Quintas da Serra. Créditos
Trailer oficial: Netflix

#11 _ A NOVA VIDA DE TOBY de pernas pro ar
Mais uma série inspirada em livro, reforçando a tese de que literatura e cinema andam de mãos juntas. O livro Fleishman is in Trouble, de Taffy Brodesser-Akner (2019), dá origem a esta história que fala de gente comum, como você e eu. Passa pelo casamento, pelo divórcio, pelas antigas amizades e especula como tudo isso converge — ou diverge — com a chegada da meia-idade. A série vai nessa toada também, claro, com humor, drama, ótimas sacadas e uma narradora que nos traz seu ponto de vista ora ácido, ora bem divertido sobre essa fase da vida.
.
E ela chega pra todo mundo! Mais um motivo pra escutar o episódio, assistir à série, se divertir e se emocionar com os personagens. Inevitável a gente se identificar em algum momento. Afinal, a meia-idade chega, mas ela também é sinal de que ainda tem muito caminho pela frente!
.
Bom garimpo e ótima sessão! . Série: A NOVA VIDA DE TOBY (Fleishman Is In Trouble), de Shari Springer Berman, Robert Pulcini, Jonathan Dayton, Valerie Faris, Alice Wu (EUA, 2023)
Baseado no romance de Taffy Brodesser-Akner Elenco: Jesse Eisenberg, Claire Danes, Lizzy Caplan, Adam Brody, Meara Mahoney Gross, Maxim Swinton Onde ver: Star + Instagram: https://www.instagram.com/cinegarimpo/ site: www.cinegarimpo.com.br contato: suzana.cinegarimpo@gmail.com Edição e sonorização: João Victor Coura Este podcast tem o selo da Rádio Guarda-Chuva e conta com apoio do Café Quintas da Serra. Créditos
Trilha original: Caroline Shaw
faixas: Walk in the park, Awoke one morning, Ring the copper
Trailer oficial: Star+ Brasil
Frill Ride, de Sirrus
https://open.spotify.com/track/2l5IdHq1zeLRtYPaqxO3jF?si=94a37c9e9f8d44f3

#10 _ Madonna mia, as MÃES DA MÁFIA!
A série MÃES DA MÁFIA é inspirada no livro homônimo do jornalista Alex Perry, que por sua vez se baseou na dura realidade da Calábria pra escrever a sua história. O subtítulo do livro já diz tudo: a história real das mulheres que enfrentaram a máfia italiana mais poderosa do mundo. . Ou quase tudo. Neste episódio, conto mais sobre o histórico e a dinâmica da máfia Ndrangheta, e sobre mães que ousaram desafiar seus mafiosos. Deixo pra você a surpresa de descobrir que fim deu tudo isso. Se é que é possível dizer que esquema mafioso tem fim. . Bom garimpo e ótima sessão! . Série: MÃES DA MÁFIA (The Good Mothers), de Elisa Amoruso e Julian Jarrold (Itália, 2023) Elenco: Gaia Girace, Barbara Chichiarelli, Simona Distefano, Alessandra Roca, Valentina Bellè, Marco Zingaro, Onde ver: Star + Instagram: https://www.instagram.com/cinegarimpo/ site: www.cinegarimpo.com.br contato: suzana.cinegarimpo@gmail.com Edição e sonorização: João Victor Coura Este podcast tem o selo da Rádio Guarda-Chuva e conta com apoio do Café Quintas da Serra. Fonte:
livro: Mães da Máfia: A história real das mulheres que enfrentaram a máfia italiana mais poderosa do mundo, de Alex Perry (tradução de Laura Folgueira; Editora Melhoramentos, 2023)
Créditos: trailer original: https://www.youtube.com/watch?v=5xyZ5Yt-Z2Y https://www.youtube.com/watch?v=W9Bn8aauQlQ

#9 _ Cada um tem a TRETA que escolhe nesta vida
Encrencas, temos de monte. O melhor dos mundos é conseguir escolher qual delas comprar. A série TRETA começa com uma briga de trânsito, daquelas idiotas e sem razão. Mas, arrisco dizer que todos nós, em algum momento, já desejamos esganar alguém por uma barbeiragem qualquer. Ou tô enganda?
.
TRETA nos leva para as consequência desse descontrole. Vai mais fundo na psique dos personagens, nas suas frustrações e angústias, compensadas na raiva descontada no outro. Ao invés de tentar identificar o que acontece conosco, a gente compra a briga e joga a culpa no outro. Assim é. E é justamente isso que faz com que TRETA seja divertido e, se quisermos, uma boa fonte de reflexão.
.
Bom garimpo e ótima sessão!
.
Série: TRETA (Beef), de Lee Sung Jin (EUA 2023)
Elenco: Steven Yeun, Ali Wong, Joseph Lee, Young Mazino, Remy Holt, David Choe, Patti Yasutake, Asheley Park, Maria Bello
Onde ver: Netflix
Instagram: https://www.instagram.com/cinegarimpo/
site: www.cinegarimpo.com.br
contato: suzana.cinegarimpo@gmail.com
Edição e sonorização: João Victor Coura
Este podcast tem o selo da Rádio Guarda-Chuva e conta com apoio do Café Quintas da Serra.
.
Bom garimpo e ótima sessão!
.
Trailer oficial (Netflix):

#8 _ Duplicata ou metade, as GÊMEAS de MÓRBIDA SEMELHANÇA
Pode ser que as gêmeas sejam uma duplicata perfeita; pode ser que sejam tão complementares a ponto de serem metade uma da outra. Você decide. Fato é que as irmãs ginecologistas enxergam longe, são ambiciosas e arrojadas, mas ignoram qualquer linha ética.
.
Esta série é uma releitura interessantíssima, agora no universo feminino, do filme "Gêmeos: Mórbida Semelhança" de 1988, de David Cronenberg, com Jeremy Irons. Com direito a um tom sinistro e referências imagéticas que tornam a série ainda mais ousada.
.
Bom garimpo e ótima sessão!
.
Série: GÊMEAS: MÓRBIDA SEMELHANÇA (Dead Ringers), de Alice Birch (EUA 2023)
Elenco: Rachel Weisz, Britne Oldford, Poppy Liu, Michael Chernus, Jennifer Ehle, Emily Meade, Jeremy Shamos
Onde ver: Prime Video
Instagram: https://www.instagram.com/cinegarimpo/
site: www.cinegarimpo.com.br
contato: suzana.cinegarimpo@gmail.com
Edição e sonorização: João Victor Coura
Este podcast tem o selo da Rádio Guarda-Chuva e conta com apoio do Café Quintas da Serra.
.
Bom garimpo e ótima sessão!
.
Trailer oficial (Prime Video):
https://youtu.be/QknATQ-niHM
Trilha: Down With That de Twin Musicom é licenciada de acordo com a licença Atribuição 4.0 da Creative Commons. https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
Artista: http://www.twinmusicom.org/
Cool Ride de Audionautix é licenciada de acordo com a licença Atribuição 4.0 da Creative Commons. https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
Artista: http://audionautix.com/

#7 _ Os preteridos | Pra manter o bronzeado: AFTERSUN
A parte em que aproveitamos as férias de verão é boa e tem seu teor mágico. O duro é pensar no que vem depois e conservar o brilho do que já não existe mais. PARA MANTER O BRONZEADO: AFTERSUN mergulha nesta experiência e traz, no 7º episódio do SESSÃO CINE GARIMPO, um olhar intimista da vivência entre pai e filha. Preterido no Oscar, fecha o quarteto de lindos filmes que não foram premiados. Pai e filha convivem e sinalizam que nem tudo vai bem. AFTERSUN é um filme das memórias afetivas que a diretora Charlotte Wells tem dessa experiência com o pai e de como as sensações daquele momento repercutiram na sua vida adulta. Especial reverência ao elenco — Paul Mescal e Frankie Corio valem cada minuto. Bom garimpo e ótima sessão! Filme: AFTERSUN, de Charlotte Wells (Reino Unido, 2022) Elenco: Frankie Corio, Paul Mescal Onde assistir: Mubi Instagram: https://www.instagram.com/cinegarimpo/ Site: https://cinegarimpo.com.br Contato: suzana.cinegarimpo@gmail.com Edição e sonorização: João Victor Coura Este podcast tem o selo da Rádio Guarda-Chuva e conta com apoio do Café Quintas da Serra. . Trailer oficial (Mubi): https://youtu.be/vXKcWRu8K_U Trecho de Sophie cantando "Losing my religion", R.E.M. https://youtu.be/UTIrrg75API Trecho de Under Pressure, de David Bowie https://open.spotify.com/track/6suU8oBlW4O2pg88tOXgHo?si=0920bf1f65c944c0

#6 _ Os preteridos | Tão forte e tão CLOSE
TÃO FORTE E TÃO CLOSE é o 6º episódio do SESSÃO CINE GARIMPO e faz parte do resgate aos filmes preteridos pelo Oscar 2023. Indicado na categoria filme internacional pela Bélgica, não ganhou, mas levou em Cannes — prêmios e notoriedade.
Merecido, porque Lukas Dhont, o diretor, é um jovem talentosíssimo, que entrega uma obra densa, delicada e profunda. Fala essencialmente da amizade entre dois meninos na pré-adolescência e como o afeto entre eles perturba as pessoas. Nossa sociedade diz que meninos não devem demonstrar fragilidade e emoção. Dhont, então, nos coloca bem próximos desta narrativa, com a ideia de envolver todos os nossos sentidos. Dialoga com o lado perverso dos rótulos sociais, mas também com a beleza da masculinidade gentil e delicada.
Sensorial. Assim é CLOSE, que de tão forte não deixa ninguém sair ileso.
Bom garimpo e ótima sessão!
.
Filme: CLOSE, de Lukas Dhont (Bélgica, 2022)
Elenco: Eden Dambrine, Gustav De Waele, Émilie Dequenne, Léa Drucker, Kevin Janssens
Onde assistir: Mubi
Instagram: https://www.instagram.com/cinegarimpo/
Site: https://cinegarimpo.com.br
Contato: suzana.cinegarimpo@gmail.com
Edição e sonorização: João Victor Coura
Este podcast tem o selo da Rádio Guarda-Chuva.
.
Trilha sonora:
_ trailer oficial: https://www.youtube.com/watch?v=V2e21KWP3B0
_ entrevista coletiva no Festival de Cannes 2022:
https://www.festival-cannes.com/2022/a-la-rencontre-de-lequipe-de-close-de-lukas-dhont/
_ Drums of the Deep de Kevin MacLeod é licenciada de acordo com a licença Atribuição 4.0 da Creative Commons. https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
Fonte: http://incompetech.com/music/royalty-free/index.html?isrc=USUAN1400021
Artista: http://incompetech.com/

#5 _ Os preteridos | Os vértices pontiagudos do TRIÂNGULO DA TRISTEZA
O SESSÃO CINE GARIMPO segue explorando filmes preteridos no Oscar 2023. O 5º episódio do podcast te leva pra pegar um cineminha e escutar as reflexões de TRIÂNGULO DA TRISTEZA. O filme é dirigido pelo sueco Ruben Östlund, que já tinha levado pra casa uma Palma de Ouro em Cannes, em 2017, com o filme "The Square - A Arte da Discórdia".
Com TRIÂNGULO DA TRISTEZA, o diretor ganhou outra Palma e, como ele mesmo disse, "na primeira vez, pensei que Cannes poderia ter se enganado; mas, na segunda, entendi que meus filmes podem ter algo mesmo de especial"!
E se diverte quando diz isso. Este filme nos leva pra uma "montanha-russa" de sensações pra falar da hipocrisia, da hierarquia social, do racismo, do preconceito, do patriarcado. Um humor ácido, afiado. Ninguém sai ileso, por isso a alternativa, realmente, é aprender a pescar!
Bom garimpo e ótima sessão!
.
Filme: TRIÂNGULO DA TRISTEZA (Triangle of Sadness), de Ruben Östlund (Suécia, EUA, Grécia, Reino Unido, 2022)
Elenco: Woody Harrelson, Zlatko Buric, Charlbi Dean, Harris Dickinson, Vicki Berlin, Dolly De Leon
Onde assistir: Prime Video, Apple TV, NOW, Amazon, Google Play
Instagram: https://www.instagram.com/cinegarimpo/
Site: https://cinegarimpo.com.br
Contato: suzana.cinegarimpo@gmail.com
Edição e sonorização: João Victor Coura
Este podcast tem o selo da Rádio Guarda-Chuva.
.
Trilha sonora:
_ trechos de trailer oficial de TRIÂNGULO DA TRISTEZA
_ créditos: Diamond Films

#4 _ Os preteridos | Lascados e ilhados, OS BANSHEES DE INISHERIN
O 4º episódio do SESSÃO CINE GARIMPO abre o quarteto dos preteridos: são quatro filmes que chamaram a minha atenção na temporada de premiações de 2023, mas que o Oscar não deu bola.
Começo com o irlandês OS BANSHEES DE INISHERIN, de Martin McDonagh que, em compensação, levou o Globo de Ouro e o Bafta de melhor filme britânico, além de outros 120 tantos filmes. Traz a história da amizade desfeita entre dois sujeitos que moram numa ilha, totalmente isolados do mundo, pra falar da solidão humana, da dificuldade de pensar fora da caixa e das opressões que nos colocam na desconfortável zona de conforto.
Na árida ilha de Inisherin, onde ninguém muda e nada acontece, a aridez maior está na mente e nas atitudes. O olhar pra este filme pede calma e observação. E o que parece ser trivial se torna uma grande analogia do que somos.
Bom garimpo e ótima sessão!
.
Filme: OS BANSHEES DE INISHERIN (The Banshees of Inisherin), de Martin McDonagh (Irlanda, 2022)
Elenco: Colin Farrell, Brendan Gleeson, Kerry Condon, Barry Keoghan
Onde assistir: Star +
Instagram: https://www.instagram.com/cinegarimpo/
Site: https://cinegarimpo.com.br
Contato: suzana.cinegarimpo@gmail.com
Edição e sonorização: João Victor Coura
Este podcast tem o selo da Rádio Guarda-Chuva.
.
Trilha sonora:
_ trechos de trailer oficial de OS BANSHEES DE INISHERIN
_ créditos: 20th Century Studios Brasil
_ trilha sonora original: por Carter Burwell
_ faixas:
The mystery of Inisherin
Colm Throws the Balance
Padraic and Jenny
Siobhan Leaves

#3 _ Mês da Mulher | A escuta ENTRE MULHERES
Neste 3º episódio, mergulhamos em ENTRE MULHERES, um filme lindamente dirigido por Sarah Polley, que ganhou o Oscar pelo seu trabalho primoroso na adaptação deste roteiro a partir do livro homônimo de Miriam Toews. Baseado em uma história real, traz uma narrativa forte, atual e muito impactante sobre o momento em que mulheres de uma colônia menonita (comunidade religiosa ultraconservadora) descobrem um segredo avassalador. Diante da notícia, precisam decidir o que fazer.
.
O filme conta a história desta conversa das mulheres, das falas e da escuta, dos prós e contras de cada uma das opções. Com uma trilha sonora primorosa, entramos na história e nos apropriamos dela. O filme dialoga com todos nós. Traz à tona várias questões e eu te convido a refletir sobre isso tudo comigo, aqui no Sessão Cine Garimpo.
.
Filme: ENTRE MULHERES (Women Talking), de Sarah Polley (EUA, 2022)
Elenco: Claire Foy, Frances McDormand, Jessie Buckley, Rooney Mara, JUdith Ivey, Emily Mitchell, Kate Hallett, Liv McNeil, Sheila McCarthy, Michelle LcLeod
Onde assistir: em cartaz nos cinemas
IG: https://www.instagram.com/cinegarimpo/
Site: https://cinegarimpo.com.br
Contato: suzana.cinegarimpo@gmail.com
Edição e sonorização: João Victor Coura
Este podcast tem o selo da Rádio Guarda-Chuva.
.
Trilha sonora:
_ trechos de trailer oficial de ENTRE MULHERES
_ créditos: Universal Pictures Brasil
Drums of the Deep de Kevin MacLeod é licenciada de acordo com a licença Atribuição 4.0 da Creative Commons. https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
Fonte: http://incompetech.com/music/royalty-free/index.html?isrc=USUAN1400021
Artista: http://incompetech.com/
The Voyage de Audionautix é licenciada de acordo com a licença Atribuição 4.0 da Creative Commons. https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
Artista: http://audionautix.com/

#2 _ Mês da Mulher | RUGIDO em alto e bom tom
RUGIDO é uma obra atemporal. Criada por Liz Flahive e Carly Mensch, nos leva pelo universo feminino por 8 episódios, sendo um bem diferente do outro. Nesta curadoria que pensa sobre o feminino neste Mês da Mulher, esta obra fala da sua condição no mundo, nas suas diversas camadas: pessoal, familiar, conjugal, profissional. Você pode assistir aos episódios na ordem que quiser, mas vai perceber que todos eles são ligados pela temática e pelo elemento fantástico que a narrativa apresenta.
É um convite pra pensarmos fora da caixa. Assim, cada um de nós, sem exceção, consegue se colocar no lugar dos personagens, apesar das nossas histórias diversas e das nossas diferentes experiências de vida.
RUGIDO traz histórias universais, pra homens e mulheres se enxergarem e se reconhecerem. Assim, será possível uma reconexão.
Série: Rugido, de Liz Flahive e Carly Mensch (EUA, 2022)
Elenco: Nicole Kidman, Betty Gilpin, Cynthia Erivo, Alison Brie
Onde assistir: Apple TV +
IG: https://www.instagram.com/cinegarimpo/
Site: https://cinegarimpo.com.br
Contato: suzana.cinegarimpo@gmail.com
Edição e sonorização: João Victor Coura
Este podcast tem o selo da Rádio Guarda-Chuva.
Trilha sonora:
Down With That de Twin Musicom é licenciada de acordo com a licença Atribuição 4.0 da Creative Commons. https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
Artista: http://www.twinmusicom.org/
Cool Ride de Audionautix é licenciada de acordo com a licença Atribuição 4.0 da Creative Commons. https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
Artista: http://audionautix.com/
Eastern Thought de Kevin MacLeod é licenciada de acordo com a licença Atribuição 4.0 da Creative Commons. https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
Fonte: http://incompetech.com/music/royalty-free/index.html?isrc=USUAN1100682
Artista: http://incompetech.com/
Double Drift de Kevin MacLeod é licenciada de acordo com a licença Atribuição 4.0 da Creative Commons. https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
Fonte: http://incompetech.com/music/royalty-free/index.html?isrc=USUAN1100254
Artista: http://incompetech.com/
Autumn Sunset de Audionautix é licenciada de acordo com a licença Atribuição 4.0 da Creative Commons. https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
Artista: http://audionautix.com/
Double Drift de Kevin MacLeod é licenciada de acordo com a licença Atribuição 4.0 da Creative Commons. https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
Fonte: http://incompetech.com/music/royalty-free/index.html?isrc=USUAN1100254
Artista: http://incompetech.com/
The Voyage de Audionautix é licenciada de acordo com a licença Atribuição 4.0 da Creative Commons. https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
Artista: http://audionautix.com/

#1 _ Mês da Mulher | O poder na batuta de TÁR
TÁR, do diretor Todd Field, é da safra de bons filmes de 2022 e é o filme de estreia do Sessão Cine Garimpo — o podcast que te leva pra pegar um cineminha. No mês em que temos o Dia Internacional da Mulher, o garimpo fica por conta de obras que remetem ao universo feminino, ao que gira em torno dele e ao que faz o mundo girar.
Este filme impactante abre essas reflexões, contando a história de ficção da maestrina Lydia Tár, regente titular da Filarmônica de Berlim, que exerce seu poder com e sem a batuta. Deixa pra nós, espectadores e ouvintes, a sensação de que a masculinidade tóxica está aqui representada por uma mulher muito poderosa, na pele da magnífica Cate Blanchett. Neste ambiente historicamente masculino, uma suspeita muda todo o panorama e nós acompanhamos as ações e reações dos personagens, espelhando suas atitudes e decisões com a nossa realidade.
Filme: TÁR, de Todd Field (EUA, 2022) | Cate Blanchett, Noémie Merlant, Nina Hoss
IG: https://www.instagram.com/cinegarimpo/
Site: https://cinegarimpo.com.br
Edição e sonorização: João Victor Coura
Este podcast tem o selo da Rádio Guarda-chuva.
Trilha sonora:
trechos do áudio de TÁR | Trailer 1 Oficial
crédito: Universal Pictures Brasil
Egmont Overture de Kevin MacLeod é licenciada de acordo com a licença Atribuição 4.0 da Creative Commons. https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
Fonte: http://incompetech.com/music/royalty-free/index.html?isrc=USUAN1200069
Artista: http://incompetech.com/
Drums of the Deep de Kevin MacLeod é licenciada de acordo com a licença Atribuição 4.0 da Creative Commons. https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
Fonte: http://incompetech.com/music/royalty-free/index.html?isrc=USUAN1400021
Artista: http://incompetech.com/
Americana - Aspiring de Kevin MacLeod é licenciada de acordo com a licença Atribuição 4.0 da Creative Commons. https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
Fonte: http://incompetech.com/music/royalty-free/index.html?isrc=USUAN1200092
Artista: http://incompetech.com/
Mesmerize de Kevin MacLeod é licenciada de acordo com a licença Atribuição 4.0 da Creative Commons. https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
Fonte: http://incompetech.com/music/royalty-free/index.html?isrc=USUAN1500005
Artista: http://incompetech.com/

Sessão Cine Garimpo
Bem-vindo ao podcast que te leva pra pegar um cineminha, com a jornalista Suzana Vidigal.