
UNILACast
By UNILA

UNILACastSep 29, 2023

Desvendando Segredos - A História Não Contada das Cataratas
Neste vídeo, mergulhamos fundo na história não contada por trás dessas espetaculares quedas d'água. Você já se perguntou sobre as histórias da região das Cataratas? Quais lendas e histórias cercam essa maravilha natural? Descubra as respostas para essas perguntas e muito mais enquanto exploramos essa fascinante história. Nossa jornada nos levará através de décadas de exploração, lendas indígenas e eventos históricos que moldaram o destino. Além disso, revelaremos fatos surpreendentes e curiosidades que talvez você nunca tenha ouvido antes. Não esqueça de deixar seu like, compartilhar com os amigos e se inscrever para não perder nenhum dos nossos vídeos fascinantes sobre a natureza e a história. Acompanhe-nos nesta emocionante viagem pela "História Não Contada das Cataratas" e prepare-se para se apaixonar ainda mais por essa incrível maravilha natural. Quem saber mais? Então, assista ao episódio em que o convidado é o pesquisador Pedro Louvain , que possui Bacharel (2012) e Licenciatura (2013) em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF), com pesquisa na área de História da Legislação Indigenista Brasileira. Mestre (2015) em Museologia e Patrimônio pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro/Museu de Astronomia e Ciências Afins (PPGPMUS-UNIRIO/MAST), com pesquisa de dissertação em Proteção do Patrimônio Cultural de Ciência e Tecnologia. Mestre (2022) em História pela Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), com pesquisa sobre a Missão de Santa Maria do Iguaçu. Atualmente é doutorando em Arqueologia na Universidade Federal do Paraná (UFPR), com pesquisa sobre o patrimônio cultural arqueológico do Parque Nacional do Iguaçu: sítios e artefatos. Pedro Louvain de Campos Oliveira Lattes: http://lattes.cnpq.br/4620046282601357

Predição de energia solar: afinal, o que isso quer dizer?
Desconhecida, mas também importante, a predição de energia é o tema deste episódio do ¿Qué pasa?. Tecnologia que utiliza vários métodos e tem a inteligência artificial como base, a predição serve para prever problemas que podem ocorrer na geração de energias renováveis, como a solar ou a eólica, ou para saber o quanto de energia será gerado por determinados sistemas com dias de antecedência. Pouco explorada no país, este tipo de previsão poderia, por exemplo, antever apagões como o que aconteceu em agosto de 2023. Outro uso possível é melhorar planejamento dos operadores de sistema, tanto na geração quanto na distribuição de energia. Quem saber mais? Então, assista ao episódio em que o convidado é o pesquisador Joylan Nunes Maciel, que desenvolveu um método híbrido de predição em que, além da IA, utiliza também o processamento de imagens.

Qual a idade ideal para aprender um idioma?
A ordem natural é: aprender a falar para depois aprender a ler e a escrever. Logo, ensinar língua estrangeira para uma criança não é ensinar a escrever e a ler: é ensinar a falar. Qual a diferença entre adquirir e aprender uma língua? E a diferença entre ensinar para crianças, adolescentes e adultos? Qual a idade ideal para isso? Você sabia que mesmo no útero, bebês são capazes de diferenciar uma língua de outra e começar a adquirir um idioma estrangeiro. Tinha conhecimento de que crianças não apenas sabem diferenciar uma da língua outra, como sabem o melhor momento para usá-las? Ou seja, se adquirirem duas línguas ao mesmo tempo, elas não vão sair por aí misturando tudo, como faz um certo cantor de rock nacional. Outro ponto importante: você sabia que estudos científicos mostram que antes de mesmo de começar a falar, a criança já é capaz de processar duas línguas? Se você não sabia nada disso, ou até discorda, assista a este episódio do ¿Qué Pasa?. Nele, a professora Miriam Garcia derruba mitos sobre o tema, explica a diferença dos processos de aquisição e de aprendizado de línguas e esclarece dúvidas que com certeza vão mudar seus conceitos.
Miriam Cristiany Garcia Rosa http://lattes.cnpq.br/3545094449974113

Destruição de monumentos históricos: protesto ou vandalismo?
Depois da morte de George Floyd monumentos de personagens históricos racistas e/ou escravistas ou colonialistas começaram a ser destruídos ou danificados em várias partes do mundo. Nos EUA, monumentos de George Washington, Thomas Jefferson e Cristóvão Colombo foram derrubados. No Reino Unido, o traficante de escravos Edward Colston foi o alvo. Na Bélgica, foram os monumentos de Leopoldo II, rei que levou terror ao Congo Belga. No Brasil, o ato mais famoso foi a tentativa de danificar a estátua de Borba Gato, bandeirante apontado como assassino de indígenas. Mas serão esses são atos de protesto ou simples vandalismo? Este é o tema central deste Qué pasa?, com a professora Ana Rita Uhle. Do ponto de vista da história, a docente analisa o papel desses monumentos na formação de Estados nacionais, avalia o caráter simbólico destes e afirma que a sociedade precisa sistematizar o pensamento a respeito desses monumentos, para decidir o que deve ser feito com eles. Para ela, questionar os monumentos não é um ataque à história, é história.
Ana Rita Uhle lattes http://lattes.cnpq.br/9899163258209041

Dor crônica tem cura?
“Nossa, como homem é mole pra dor!” A frase, muito ouvida por grande parte da população masculina, tem ou não tem um fundo de verdade? Afinal, as mulheres são mesmo capazes de suportar dores mais fortes que os homens? [Sugestão 1: Afinal, as mulheres são mesmo mais capazes que os homens de suportar dores fortes? Sugestão 2: Afinal, as mulheres são mesmo mais tolerantes a dores fortes que os homens?] Realmente há casos de homens que, ao verem as esposas darem à luz, sentem a dor do parto? Mudando de assunto: a receita caseira de cannabis “curtida” no álcool 70% diminui a dor?... e aquelas fitas elásticas colocadas sobre músculos lesionados... será que funcionam? Qual a diferença entre dor aguda e crônica? Nesta edição do ¿Qué pasa?, o neurocirurgião Elton Gomes desvenda esses e vários mistérios que cercam o assunto. Um dos pesquisadores do Laboratório de Cannabis e Ciência Psicodélica da UNILA, o docente fala sobre qual o momento de buscar ajuda médica em casos de dores e destaca, entre outros, a importância da fisioterapia no tratamento. De quebra, ainda fala sobre o paracetamol, remédio usado livremente pela população, mas que pode causar danos à saúde e é muito mais perigoso do que a maconha medicinal.
Elton Gomes http://lattes.cnpq.br/2351615677992555

A relação entre evolução e obesidade
Energia pra dentro, filhos para fora”. Seguida pelo gênero homo há mais de 2 milhões [de anos?], esta regra resume o tema deste episódio do ¿Qué pasa?: afinal, por que o ser humano pode ficar obeso? Pra responder a esta pergunta, convidamos o professor Gleisson Brito, da área de Ciências Biológicas da UNILA. No programa, ele fala como as evoluções tecnológicas podem ter contribuindo contribuído para que essa doença tenha surgido. Entre esses avanços, está o uso do fogo na preparação dos alimentos, o que possibilitou o aumento da quantidade de calorias, pois cozinhar nada mais é que pré-digerir. Não suficiente, houve ainda o desenvolvimento da agricultura, o que nos fez deixar de ser nômades para nos tornarmos sedentários. Isso sem citar a Revolução Industrial, que colocou à disposição uma maior quantidade de alimentos, mas que são pobres nutricionalmente e ricos em calorias. Outra coisa importante nesse contexto todo é o genótipo de economia. Você já ouviu falar dele? Ficou curioso(a)? Então assista ao episódio.
Gleisson Alisson Pereira de Brito http://lattes.cnpq.br/1294745694262351

Cúpula da Amazônia: vai mudar algo ou vai ficar no papel?
Os oito países integrantes da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica assinaram, em 8 de agosto de 2023, a Declaração de Belém. O documento, firmado na Cúpula da Amazônia, define uma agenda comum que segundo os membros busca a defesa do bioma. Mas será que virão medidas que realmente evitem a degradação desta região, cuja maior parte fica no Brasil? Esta é uma das perguntas deste ¿Qué pasa?, que traz nesta edição o professor Fabio Borges, da área de Relações Internacionais da UNILA. Pesquisador do tema, o docente fala da relação dessa cúpula com a Eco 92 e com a Conferência de Mudanças Climáticas, que acontece no Brasil em 2025. Segundo ele, biopirataria, grilagem, tráfico de drogas e de pessoas, Transamazônica, invasão de terras indígenas e garimpo ilegal estão entre os desafios a ser enfrentados na defesa do bioma. Outro dado alarmante trazido pelo entrevistado é que a invasão da região já se iniciou há anos. Esta tomada do território e de suas riquezas não se dá com armas, mas de maneira silenciosa, com estrangeiros dominando espaços e organizando expedições. Fabio Borges http://lattes.cnpq.br/7774908481398821

Instrumentos orçamentários: uma arma contra o mau uso do dinheiro público
Você já deve ter ouvido falar em PPA, LDO e LOA. Mas sabe que essas são as siglas de Plano Plurianual, Lei de Diretrizes Orçamentárias e Lei Orçamentária Anual? E mais importante: sabe pra quê essas leis e esse plano servem? Sabendo ou não, assista a este episódio do ¿Qué Pasa?. Nele, o professor Fábio Novaes fala sobre esses e outros instrumentos orçamentários governamentais, dispositivos legais que buscam garantir que o dinheiro público seja bem aplicado e que o cidadão fique de olho para cobrar caso isso não aconteça. Além desses instrumentos, o professor cita ainda outra forma de garantir o bom uso do dinheiro: saber votar. Segundo ele, é necessário votar em candidatos que realmente nos representem, levando em consideração os interesses da camada da população à qual pertencemos. Que saber mais? Assista ao programa.

A qualidade do mel e a agricultura intensiva
Segundo maior produtor de grãos do país, o Paraná também ocupa a segunda colocação entre os Estados que mais produzem mel. Segundo De acordo com a entrevistada deste episódio do ¿Qué pasa?, isso não é uma coincidência, pois, diferentemente do que muitos pensam, a apicultura e a agricultura industrial estão intimamente ligadas. Docente da área de Química, a professora Marcela Boroski derruba não só este mito, como também conta que apicultores e agricultores chegam até mesmo a combinar o melhor momento para o uso de agrotóxico nas plantações, de forma a não prejudicar as colmeias. Já as abelhas, por sua vez, são fundamentais na polinização das culturas. Além disso, a pesquisadora ainda ensina como guardar o mel e como evitar a incidência de calor e luz, que podem prejudicar o produto.
Marcela Boroski http://lattes.cnpq.br/5278975910824975

O Caminho para uma Teocracia Brasileira?
Por que os evangélicos foram para a política? Corremos o risco de nos tornar uma teocracia? Em que as teorias de Foucault sobre o poder pastoral podem ajudar a compreender isso? O que a história do profeta Jonas, que se negou a obedecer a Deus e acabou sendo engolido por uma baleia, tem a ver com a ligação entre fé e nacionalismo? Essas e dezenas de outras perguntas são respondidas pelo professor João Roberto de Barros II, entrevistado desta edição do ¿Qué pasa?. No episódio, ele fala sobre como o vácuo deixado pelo fim das comunidades eclesiais de base e da Teologia da Libertação católicas foi de certa forma preenchido pela Teologia da Prosperidade evangélica. Fenômeno que levou às igrejas evangélicas as pessoas do “Brasil profundo”: pobres, negros, periféricos, que nesses templos veem aumenta sua autoestima. Outro ponto importante abordado pelo docente é a capacidade dos líderes evangélicos em adaptar a interpretação bíblica em relação à sociedade contemporânea. João Roberto de Barros II http://lattes.cnpq.br/2130617298017357

Ansiedade: é possível domar esse monstro?
Preocupação exagerada, medo excessivo, estado de alerta constante. Esses são alguns dos sintomas do transtorno de ansiedade, um mal que acomete grande parte dos brasileiros e que recebe várias classificações, como transtorno de ansiedade generalizada, transtorno do pânico, agorafobia e até mutismo seletivo. Este é o tema deste episódio do ¿Qué pasa? em que, entre outros assuntos, a psiquiatra Adriana Chalita Gomes explica como questões genéticas e ambientais podem influenciar nesse transtorno e como coisas pequenas, cotidianas, são encaradas como “monstros” pelas pessoas com este transtorno. De quebra, a docente fala ainda em como a medicina trata essas pessoas.
Adriana Chalita Gomes http://lattes.cnpq.br/5563405018640894

Os segredos do café
O Brasil é responsável por 30% da produção de café do mundo. Mesmo assim, o brasileiro não sabe preparar e muito menos tomar café. Essa é uma das conclusões a que você vai chegar no final deste episódio do ¿Qué pasa?. Especialista nessa bebida, uma das mais consumidas no país, a professora Aline Theodoro Toci explica por que os cafés que nós consumimos têm o pó tão escuro, enquanto os chamados cafés gourmet são mais claros; fala por que os melhores produtos são exportados, enquanto os piores ficam para o consumo interno. De quebra, a docente ensina sobre a ciência por trás da bebida e esclarece: o café coado não foi inventado no Brasil. Quer aprender a fazer e a beber o café do jeito certo? Assista a este episódio.
Aline Theodoro Toci http://lattes.cnpq.br/2923907838228544

O que é o Marco Temporal indígena?
Surgida em 2009, no voto de um dos ministros que julgavam a demarcação da reserva Raposa Serra do sol, em Roraima, a tese marco temporal ganhou força graças aos movimentos anti-indígenas. Seguindo o entendimento do então ministro, de que para ter direito a suas terras os indígenas deveriam estar nelas em 5 de outubro de 1988, data da promulgação da Constituição, esses movimentos têm, desde então, usado o argumento para entrar com ações nos tribunais inferiores. Contestando esse argumento, o entrevistado desta edição do ¿Qué pasa?, Clovis Antonio Brighenti, defende que não existe a tese jurídica do Marco Temporal indígena. O que existe é uma aberração jurídica, usada para liberar a exploração dessas terras. No bate-papo com os entrevistadores, Brighenti fala como essa ameaça é apenas uma, das que sempre tiveram os indígenas como alvo e avalia como ações semelhantes representam risco para outras comunidades.
Clovis Antonio Brighenti http://lattes.cnpq.br/7972713627348895

Por que o diagnóstico genético pré-natal ainda é um privilégio?
Capaz de detectar doenças genéticas ou indicar se o bebê poderá nascer com Síndrome de Down ou apresentar autismo, por exemplo, o diagnóstico genético pré-natal é o tema deste episódio do ¿Qué pasa?. Segundo a geneticista Alessandra Pawelec da Silva, o exame é recomendado para casais que têm algum parentesco, como primos, ou possuem na família algum histórico de malformação, aborto ou morte de crianças com menos de um ano de idade por causa desconhecida, entre outros. Mas apesar de sua importância, esse diagnóstico ainda não é acessível a toda a população, em razão do custo.
Alessandra Pawelec da Silva http://lattes.cnpq.br/5730159752850001

Exploração, violação e violência: as faces do trabalho infantil
Muito discutido e pouco compreendido, o trabalho infantil é sempre motivo de discussões. Seja por ignorância ou por interesse, muitos insistem em diminuir a gravidade do problema. Outros, criticam as leis de proteção à infância e à juventude, como o ECA, afirmando que o Estado estaria interferindo na criação de seus filhos. Neste episódio do ¿Qué pasa?, as professoras Cristiane Sander e Talita de Melo Lira explicam que o trabalho infantil não ocorre quando uma mãe ou um pai pede à criança que faça a cama ao se levantar, ou que ajude, de acordo com sua condição, em algum trabalho doméstico. Isso faz parte da educação. Já o trabalho infantil é uma violação e uma violência e é caracterizado quando uma criança executa alguma atividade econômica, recebendo ou não por isso. No Brasil, essas atividades variam de acordo com a região, mas apresentam uma característica comum: atingem em maior grau os mais pobres e os negros.
Cristiane Sander http://lattes.cnpq.br/9439943994481992
Talita de Melo Lira http://lattes.cnpq.br/9267368517922724

Destinos Turísticos Inteligentes: isso já é uma realidade?
Esqueça o senso comum de que cidades inteligentes são aquelas em que a gente vê um monte de aparatos tecnológicos por todos os lados. Segundo a entrevistada desta edição do ¿Qué pasa?, a professora Alessandra Bussador, quanto mais a cidade for inteligente, menos a gente vai perceber. Isso porque a tecnologia passa a ser rotina de nossas vidas. Coisas simples, como agendar uma consulta por celular, solicitar uma poda de árvore, ter wi-fi no ônibus e saber o trajeto até em casa são exemplos de serviços que tornam inteligente uma cidade. Nessa mesma onda, existem os destinos turísticos inteligentes (DTI), aqueles que, além de oferecerem serviços aos seus moradores, oferecem facilidades aos turistas conectados. Assim, os visitantes podem conhecer o local para onde vão viajar antes mesmo de chegarem lá, traçar rotas, comprar com antecedência entradas para atrativos, etc. Alessandra Bussador http://lattes.cnpq.br/4809436251402460

A influência africana na Arquitetura brasileira
Você já ouviu falar de cantaria, pau a pique e taipa de pilão? Técnicas seculares e sustentáveis de construção, elas são exemplos da influência do continente africano na Arquitetura brasileira. Além dessas e de outras tecVocê já ouviu falar de cantaria, pau a pique e taipa de pilão? Técnicas seculares e sustentáveis de construção, elas são exemplos da influência do continente africano na Arquitetura brasileira. Além dessas e de outras tecnologias, o continente também presenteou o país com formas de habitar, como o costume de construir cozinhas separadas do restante da casa. Neste episódio do ¿Qué passa?, a professora Andreia Moassab fala sobre o tema e explica que a Arquitetura africana não se restringe a técnicas milenares, mas a formas contemporâneas de construir cujo reconhecimento rendeu um Prêmio Pritzker, o Nobel da Arquitetura, ao burquinês Diébédo Francis Kéré em 2022.Andreia da Silva Moassab http://lattes.cnpq.br/4042339050530644 MALOCA - Grupo de estudos multidisciplinares em urbanismos e arquiteturas do Sul: https://linktr.ee/maloca.unila Livro Territórios cidades e identidades africanas em movimento: https://editora.unila.edu.br/edunila/catalog/view/128/158/547 Livro Panorama da arquitetura habitacional em Cabo Verde: https://drive.google.com/file/d/1pTVjH0LXtXr8fghpcbFKg4k1FInaN3IX/view Página sobre arquitetura africana: https://www.facebook.com/arquiteturafricana Blog sobre arquitetas africanas: https://arquiafrica.wixsite.com/index?fbclid=IwAR0nv-qKQuwfJ-ZzkgiUm_2ToEomLqHXKUFJwvaOpr-DuK9T3bg7mYs4Ofc Charla sobre Arquitetura Africana com Patti Anahory: https://www.youtube.com/watch?v=M9AXsSPwgvI Entrevista com arquitetas africanas: https://www.academia.edu/102612036/O_ensino_AU_e_a_dupla_invisibilidade_arquitetas_negras

Bullying, não. Respeito e empatia, sim!
Praticado tanto na forma de agressão física quanto psicológica, o bullying é hoje um problema que extrapola o ambiente escolar e está presente até no ambiente virtual. Diferentemente do que imagina a maioria das pessoas, a prática não acontece apenas entre estudantes, mas entre estudantes e professores (que podem ser tanto vítimas como praticantes). Neste episódio do ¿Qué pasa?, o professor Miguel Antonio Ahumada Cristi e o discente Fernando Santana falam sobre um projeto voltado a combater o bullying e a orientar quanto às formas de prevenção. Por meio de uma cartilha, testada em escolas da Costa Rica, Chile e Brasil, o projeto desenvolvido por eles vem apresentando bons resultados nas escolas da Tríplice Fronteira. Miguel Antonio Ahumada Cristi http://lattes.cnpq.br/5572211146401263 Fernando Santana

A contribuição do islamismo nos avanços da ciência
Derrubando teorias e conceitos discriminatórios, que ligam o islamismo ao obscurantismo, este episódio do ¿Qué pasa? fala sobre as contribuições dessa religião para a ciência. Também considerado uma cultura, um sistema social e político, o islã, diferentemente do que muitos pensam, trouxe grandes avanços à área. Como explica o professor Mamadou Alpha Diallo, essas contribuições vão desde noções básicas de higiene, como lavar as mãos, até estudos de astronomia, matemática, além da filosofia. Mamadou Alpha Diallo http://lattes.cnpq.br/6066732748723665

Novo Constitucionalismo: o que é e como funciona?
Você sabe o que é uma Constituição? Sabe como é elaborada? Sabe que o Brasil já teve Constituições impostas pelos governantes, sem a participação popular? Já ouviu falar sobre o Novo Constitucionalismo latino-americano? Neste episódio do ¿Qué Pasa?, o professor Júlio da Silveira Moreira responde estas e outras perguntas e explica como os modelos constitucionais portugueses e espanhóis influenciaram as primeiras Cartas Magnas da América Latina. O docente também explica por que quando se fala em Novo Constitucionalismo se fala em “refundar o Estado” com bases democráticas voltadas aos direitos fundamentais, algo não aplicado na formação inicial desses Estados.
Júlio da Silveira Moreira http://lattes.cnpq.br/9438403556820306

Vivendo livros: a importância da leitura na infância
“A literatura é um direito universal”. É com essa citação livre do crítico Antônio Cândido que a entrevistada deste episódio do ¿Qué Pasa? inicia a conversa de hoje. Coordenadora do projeto de extensão Vivendo Livros, a professora Mariana Cortez fala, entre outros assuntos, sobre a importância da leitura, de como a união de escritores e artistas plásticos transformou a literatura infantil e como o projeto de extensão de mediação de leitura atua nas escolas de Foz, Puerto Iguazú (AR) e Ciudad del Este (PY).
Mariana Cortez http://lattes.cnpq.br/7945402327825503
Projeto Vivendo Livros: https://portal.unila.edu.br/proex/comunica_extensao/extensao-em-acao/copy_of_aproveitamento-energetico-nas-escolas-estaduais-do-parana.

O que é um câncer hereditário?
Você sabe o que é câncer hereditário e por que gerações de uma mesma família podem desenvolver a doença?
Neste episódio do ¿Qué Pasa?, a professora Alessandra Pawelec fala sobre as diferenças do câncer hereditário em comparação a outros tipos de cânceres, os principais casos da doença e os fatores que podem potencializar o diagnóstico positivo. A docente também explica como pode ser realizado o diagnóstico precoce e a importância do histórico familiar.
Alessandra Pawelec da Silva: http://lattes.cnpq.br/5730159752850001

O que são serviços de cuidado e como impactam na vida das mulheres?
Você sabe o que são serviços de cuidado e como eles funcionam em cidades de fronteira?
Neste episódio do ¿Qué Pasa?, conversamos com a professora Silvia Ferro sobre sua pesquisa sobre mobilidade transfronteiriça e serviços de cuidado. A docente explica as possíveis contribuições das políticas públicas, se existe um perfil de pessoa predominante nesse fluxo, as particularidades nacionais de cada lado das fronteiras, e como sua pesquisa pode contribuir para os governos locais na Tríplice Fronteira.
Silvia Lilian Ferro http://lattes.cnpq.br/2716744734013766
“Desmetropolización y nuevas transiciones urbanas como oportunidad ¿Hacia ciudades cuidadoras en escenarios post pandémicos?”: https://www.teseopress.com/fueradeescala/chapter/capitulo-iv-desmetropolizacion-y-nuevas-transiciones/
Livro "Mulheres entre Fronteiras”: https://portal.unila.edu.br/editora/livros/mulheres-entre-fronteiras
“Más allá de las políticas sociales ¿Hacia sistemas públicos de cuidados en el MERCOSUR?”: https://seer.ufrgs.br/index.php/ConjunturaAustral/article/view/113760
“Crisis global de cuidados, migraciones transnacionales y remesas. Impactos en y desde América Latina”: https://revistas.rcaap.pt/cct/article/view/19328
“La cuestión del cuidado en el escenario post pandemia. ¿Hacia Estados del Cuidado o hacia Gilead?”: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/article/view/15816
“Para estar vivos no alcanza con nacer: Vulnerabilidad y cuidados en tiempos pandémicos”: https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Dialogo/article/view/7187
“El cuidado como posibilidad de realización del paradigma de la universalidad y solidaridad en los sistemas públicos de protección social. Una perspectiva histórica.”: https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/5054?show=full

Como gerar energia com hidrogênio?
Você sabia que o hidrogênio pode ser usado para gerar energia, inclusive como combustível alternativo?
Neste episódio do ¿Qué Pasa?, o bate-papo é com a Icoana Laís, mestranda no Programa de Pós-Graduação em Energia e Sustentabilidade da UNILA. A discente conta um pouco sobre o processo de conversão e armazenamento de energia através do hidrogênio e sobre a pesquisa que desenvolve na área. Ela também explica as razões para a escolha dos materiais utilizados durante o estudo e a contribuição desses materiais para a geração de gás hidrogênio e de energia.
Icoana Lais Leitão Mascarenhas Martins: http://lattes.cnpq.br/3719330111477524

O que é o Transtorno do Espectro Autista?
Você sabia que muitos adultos, ao receberem o diagnóstico dos filhos, descobrem que também são autistas?
Neste episódio do ¿Qué Pasa?, a conversa é com a professora Adriana Chalita, que fala sobre as principais características do Transtorno do Espectro Autista e como é feito o diagnóstico. Durante o bate-papo, a docente também explica sobre as opções de tratamento e os avanços da medicina nesta área, além de citar os principais mitos sobre o tema.
Adriana Chalita Gomes: http://lattes.cnpq.br/5563405018640894
Filmes indicados:
- Rain Man
- Temple Grandin

Relações de poder entre Paraguai e Taiwan
Você sabia que o Paraguai é o único país da América do Sul que reconhece Taiwan como um território independente?
Neste episódio do ¿Qué Pasa?, o bate-papo é com Julia Dalbosco, egressa do Mestrado em Relações Internacionais da UNILA. Ela nos explica o contexto histórico da separação entre a China e o Taiwan, o início da relação diplomática entre Taiwan e Paraguai, e como essas relações foram impactadas pela Covid-19. Também discutimos sobre o papel dos EUA na relação entre Paraguai e Taiwan e os efeitos causados por essa aproximação, nos demais países da América Latina.
Julia Dalbosco: https://lattes.cnpq.br/7200555190735111
https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/6669

Quais são os riscos do uso de anabolizantes?
Você sabe quais são os riscos do uso de anabolizantes, especialmente aqueles comercializados de forma ilegal?
Neste episódio do ¿Qué Pasa?, a professora Aline Toci e o perito Fernando Freitas trazem um panorama sobre essas substâncias e também falam sobre as pesquisas nesta área desenvolvidas na UNILA, através de um convênio entre a Universidade e a Polícia Federal. Também entraram em pauta o tráfico de medicamentos, a importância da avaliação desses anabolizantes, em especial a nandrolona, e a relação entre o comércio ilícito de drogas, a segurança e a saúde pública.
Aline Theodoro Toci: http://lattes.cnpq.br/2923907838228544
Perito Fernando Augusto Freitas

Rasanbleman: coletivo de estudos culturais haitianos
Você já parou para pensar na importância dos diálogos culturais?
Neste episódio do ¿Qué Pasa?, o professor Emerson Pereti e o discente Mackenson Bevois explicam a proposta do projeto de extensão “Rasanbleman: coletivo de estudos culturais haitianos”, quais as ações já desenvolvidas no projeto e os impactos percebidos desde o início das atividades. Eles também esclarecem o significado de “Rasanbleman” e qual a relação do termo com o projeto de extensão e, ainda, destacam a importância histórica e cultural do Haiti para a América Latina e o Caribe.
Emerson Pereti: http://lattes.cnpq.br/9164469552085970
Mackenson Bevois

Os robôs vão dominar a humanidade?
Vemos com frequência menções aos feitos de robôs com movimentos cada vez mais similares aos dos humanos, além do lançamento do ChatGPT, uma inteligência artificial que gera textos sem a atuação humana. Será que essas mudanças são um sinal de um futuro dominado por robôs?
Neste episódio do ¿Qué Pasa?, o bate-papo é com o analista de TI Felipe Pierre Conter, que explica sobre visão computacional e as diferenças para a inteligência artificial. Durante o episódio, também conversamos sobre a definição de robô e os avanços tecnológicos na área, além de refletir sobre a importância do estudo de robótica na América Latina.
Felipe Pierre Conter: http://lattes.cnpq.br/6295586054372136

Red Pill e Machismo: o perigoso mundo dos homens que odeiam as mulheres
Neste episódio do ¿Qué Pasa?, o professor Waldemir Rosa fala sobre o machismo
Waldemir Rosa: http://lattes.cnpq.br/5458976855974224

Cinema é mais do que filme de herói
Você sabe qual é a importância do cinema brasileiro na construção da memória e no fortalecimento da cultura nacional?
Neste episódio do ¿Qué Pasa?, conversamos com a professora Virginia Osorio Flores e o professor Eduardo Dias Fonseca sobre a história do cinema brasileiro, a diversidade das produções cinematográficas nacionais, os pontos positivos e negativos na relação com as plataformas de streaming, além do cenário atual do cinema no Brasil e na América Latina.
Virginia Osorio Flores: http://lattes.cnpq.br/6834864103170036
Eduardo Dias Fonseca: http://lattes.cnpq.br/6376884361609407
Livro "Trânsitos e Subjetividades Latino-Americanas no Cinema" - https://portal.unila.edu.br/editora/livros/transitos-e-subjetividades-latino-americanas-no-cinema
Livro "Variações contemporâneas em torno das artes: Experiências, Relações e Materialidades" - https://www.ponteseditores.com.br/loja/index.php?route=product/product&product_id=1454&search=variações

O que é Bioconstrução?
Será que a bioconstrução é ecologicamente correta e mais acessível à população?
Neste episódio do ¿Qué Pasa?, a conversa é com o professor Gabriel Rodrigues da Cunha, que nos explica o que é a bioconstrução e quais são os materiais mais utilizados, e compara os custos dessa técnica em relação à convencional. O docente também aborda a regulamentação desse tipo de construção, a necessidade de profissionais especializados para execução da obra e os principais mitos que envolvem o tema.
Gabriel Rodrigues da Cunha: http://lattes.cnpq.br/1239852115442353

A crise política e social no Peru
essa situação é uma consequência das mudanças de governo em intervalos tão curtos?
Neste episódio do ¿Qué Pasa?, o bate-papo é com a professora Renata Peixoto, que explica a relação entre os governos presidenciais e o cenário atual, incluindo as dificuldades de governabilidade no país, os responsáveis pelas manifestações e a reação da população diante desse cenário de incertezas.
Renata Peixoto de Oliveira: http://lattes.cnpq.br/0346511735648690
Documentário “A queda do Fujimori”: https://filmow.com/a-queda-de-fujimori-t64345/

A crise humanitária dos Yanomami
Nos últimos dias tem-se falado sobre a crise humanitária dos povos indígenas no norte do Brasil. Mas você sabe o que realmente está acontecendo com o povo Yanomami?
Neste episódio do ¿Qué Pasa?, o professor Clóvis Brighenti nos explica quem são os Yanomami e porque estão vivenciando uma crise tão grave. O pesquisador destaca os perigos do garimpo nas proximidades das terras indígenas, além dos riscos com a expansão do agronegócio e mineração. Ao final, reflete sobre o papel das universidades diante desse cenário.
Clóvis Antonio Brighenti http://lattes.cnpq.br/7972713627348895

Café com cogumelos: o gás que faltava na sustentabilidade
A ideia de sustentabilidade pode ganhar um toque do gostinho brasileiro: a utilização de resíduos de café. Neste episódio, a professora Aline Theodoro Toci apresenta uma pesquisa inovadora em que a borra do café pode ser utilizada para produção de cogumelos comestíveis e produção de gás biometano.
Aline Theodoro TocI: http://lattes.cnpq.br/2923907838228544i

A relação entre história e cultura digital
Que relações podem ser feitas entre o ensino de história e a cultura digital?
Neste episódio do ¿Qué Pasa?, conversamos com o professor Éder Cristiano de Souza sobre a diferença entre pensamento histórico e cultura histórica, e o significado de revisionismo histórico e seus efeitos. Também falamos sobre o uso da tecnologia no ensino de história e como a cultura digital tem promovido mudanças na educação.
Éder Cristiano de Souza http://lattes.cnpq.br/5143188422155351

O que caracteriza assédio no trabalho?
O assédio é um tema que está sempre em discussão nos ambientes de trabalho. Mas porque é tão importante falar sobre isso nos dias de hoje?
Neste episódio do ¿Qué Pasa?, a professora Karine Brito dos Santos fala sobre os tipos de assédio, como identificá-los, as consequências para a saúde da vítima, a responsabilização de culpados, as diferenças entre os setores público e privado e as formas de prevenção.
Karine Brito dos Santos http://lattes.cnpq.br/6622850179815923

As diferenças entre Arquitetura Passiva e Passive House
Você sabia que, através de um projeto arquitetônico, é possível reduzir o consumo de energia da sua casa em até 90%?
Neste episódio do ¿Qué Pasa?, conversamos com o professor Egon Vettorazzi sobre os conceitos de Arquitetura Passiva e Passive House. O docente comenta sobre a necessidade ou não de um profissional especializado na área, a existência de regulamentações sobre o tema no Brasil e se esses tipos de projetos são acessíveis a todos.
Egon Vettorazzi: http://lattes.cnpq.br/8047166236325502
Tese "Contribuições das estratégias do conceito Passive House para edificações energeticamente mais eficientes na região sul-brasileira": https://lume.ufrgs.br/handle/10183/200563
Artigo "As implicações do conceito Passive House no projeto arquitetônico": https://vitruvius.com.br/revistas/read/arquitextos/22.258/8321

As relações Brasil-Paraguai e o Tratado de Itaipu
Em 2023, está previsto um novo Tratado de Itaipu entre Brasil e Paraguai. Mas, você sabe o que pode mudar em comparação ao primeiro, assinado em 1973?
Neste episódio do ¿Qué Pasa?, o professor Aníbal Orué Pozzo contextualiza sobre o Tratado de Itaipu e fala sobre os aspectos do novo acordo. Também aborda os royalties para as cidades lindeiras e os possíveis impactos nas relações entre os dois países.
Aníbal Orué Pozzo: http://lattes.cnpq.br/6304023904334595

DO QUE É FEITO O UNIVERSO?
Através de telescópios, é possível observar estrelas, satélites e planetas. Mas, você sabe do que realmente é feito o Universo? Neste episódio do ¿Qué Pasa?, a conversa é com o professor Daniel Luiz Nedel, que fala sobre a Teoria do Big Bang, o buraco negro e os principais mitos desse fenômeno, além dos conceitos de matéria escura, energia escura e a Teoria das Supercordas.
Daniel Luiz Nedel: http://lattes.cnpq.br/5438765601626601

Aborto: um problema de saúde pública?
A legalização do aborto é um tema polêmico e que gera muitas discussões em todas as esferas da sociedade. Mas quais seriam os impactos na saúde pública?
Neste episódio do ¿Qué Pasa?, o bate-papo é com a professora Tatiana Pinheiro, que fala sobre a realidade do aborto no Brasil, os riscos envolvidos em um aborto clandestino e se a sua legalização pode incentivar um aumento na busca pelo procedimento.
Tatiana Pinheiro Rocha de Souza Alves http://lattes.cnpq.br/2204394145009843

O que é TDAH?
Provavelmente você já ouviu falar em deficit de atenção e hiperatividade. Mas você sabe exatamente o que significa TDAH?
Neste episódio do ¿Qué Pasa?, a professora Adriana Chalita Gomes explica o que é TDAH, quais os principais sintomas desse transtorno, como é feito o diagnóstico e também quais os mitos em torno do tema.
Adriana Chalita Gomes http://lattes.cnpq.br/5563405018640894

Hip Hop como um movimento intelectual periférico | UNILA
Você sabia que o Hip Hop pode ser considerado uma ferramenta de formação do pensamento crítico social?
Neste episódio do ¿Qué Pasa?, o professor Waldemir Rosa fala sobre o surgimento do Hip Hop, a importância dos Racionais MC’s e o reconhecimento do Hip Hop como um movimento intelectual periférico.
Waldemir Rosa: http://lattes.cnpq.br/5458976855974224
Aula aberta dos Racionais MCs na Unicamp: https://www.unicamp.br/unicamp/eventos/2022/11/25/unicamp-recebe-racionais-mcs-para-aula-aberta

O Tempo e a História
Qual a relação entre o tempo e a história? Será que a percepção das pessoas sobre o tempo mudou com o passar dos séculos? Neste episódio do ¿Qué Pasa?, o professor Pedro Afonso Cristovão dos Santos explica o que são os regimes de historicidade, quais são os impactos de se viver com foco no presente e por que é importante refletirmos sobre os processos históricos. Pedro Afonso Cristovão dos Santos: http://lattes.cnpq.br/6488323124417148 Blog de História da UNILA: http://unilahistoria.blogspot.com/ Artigos sobre o tema: - http://unilahistoria.blogspot.com/2022/07/o-tempo-abstrato-e-matematico-na.html- http://unilahistoria.blogspot.com/2022/08/existe-um-agora-o-tempo-abstrato-na.html- http://unilahistoria.blogspot.com/2022/06/os-muitos-futuros-do-tempo-presentista.html

Saúde planetária
Até que ponto as mudanças ambientais globais impactam a saúde dos seres humanos? E de que forma as atividades extrativistas da civilização moderna influenciam no equilíbrio do ecossistema? Essa interdependência entre saúde humana e dimensão ecoplanetária é o tema do quarto e último episódio da série de podcasts “Saúde em dia”.
O bate-papo contou com a participação dos médicos Luís Fernando Zarpelon e Roberto Almeida, ambos docentes do curso de Medicina da UNILA; e do engenheiro de segurança do DPVS, Ricardo Bonometo. Ao longo da conversa, eles também comentam sobre o surgimento do conceito de saúde planetária, os aspectos geopolíticos envolvidos na temática e se o planeta está próximo de atingir o tipping point – ponto de não retorno.
O podcast “Saúde em dia” é promovido pelo Departamento de Promoção e Vigilância em Saúde (DPVS), em parceria com a Secretaria de Comunicação Social (SECOM), e faz parte da campanha Viver Bem.

Qual a importância do movimento negro na ciência e na universidade?
A universidade sempre foi reconhecida como uma instituição branca e elitista. Este cenário está mudando? Neste episódio do ¿Qué Pasa?, o bate-papo é com o professor Waldemir Rosa sobre o cenário atual dos pesquisadores ligados ao movimento negro nas universidades, o apagamento dos cientistas negros e negras na história da ciência brasileira e o principais desafios para o movimento negro em sua relação com a academia.
Waldemir Rosa http://lattes.cnpq.br/5458976855974224

Câncer de Mama: prevenção e diagnóstico precoce
A campanha Outubro Rosa, realizada anualmente, busca conscientizar a população sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. Mas você sabe identificar os primeiros sinais da doença? Neste episódio do ¿Qué Pasa?, a conversa é com a professora Carolina Leão Oderich, que explica sobre os fatores que podem desencadear o câncer de mama, quais os exames e tratamentos disponíveis e quais os principais mitos sobre a doença.
Carolina Leão Oderich http://lattes.cnpq.br/4497934674513231

Saúde: a perspectiva dos ambientes e os determinantes sociais
Neste episódio do podcast “Saúde em dia”, você vai saber o que são os determinantes sociais da saúde, como transporte, moradia, segurança e educação; a influência dos ambientes no bem-estar dos indivíduos; e a responsabilidade das instituições, públicas e privadas, na promoção de políticas que fomentem a qualidade de vida no trabalho, para minimizar o risco de problemas como a Síndrome de Burnout.
O bate-papo contou com a participação do médico perito Luís Fernando Zarpelon e do médico intensivista Roberto Almeida, ambos docentes do curso de Medicina da UNILA. Ao longo da conversa, eles também comentam sobre o conceito de epigenética, as práticas da Medicina Integrativa e o movimento “Universidades Saudáveis”.
O podcast “Saúde em dia” é promovido pelo Departamento de Promoção e Vigilância em Saúde, em parceria com a Secretaria de Comunicação, e faz parte da campanha Viver Bem.
Transcrição disponível: portal.unila.edu.br/saude-em-dia-episodio3

O ensino de química e o teatro científico
Você já pensou que através do teatro também é possível ensinar conteúdos de química?
Neste episódio do ¿Qué Pasa?, o professor Welington Francisco nos explica sobre o uso de métodos não convencionais para o ensino nas escolas, os desafios na docência de química e a escolha do teatro como método de ensino para se trabalhar com ciência.
Welington Francisco http://lattes.cnpq.br/9386717718234718

A saúde pela perspectiva do indivíduo e a Medicina do Estilo de Vida
Vírus, bactérias, fatores genéticos, ambientais… Várias podem ser as causas para o aparecimento de enfermidades. Mas você sabia que muitas doenças estão relacionadas a aspectos comportamentais? É sobre isso que trata a Medicina do Estilo de Vida, abordagem que analisa a saúde a partir da perspectiva do indivíduo.
Confira o segundo episódio do podcast “Saúde em dia” e saiba mais sobre como algumas mudanças de hábito podem ajudar a enfrentar doenças como diabetes, hipertensão e outras doenças crônicas não transmissíveis.
Participam deste bate-papo, o médico perito Luís Fernando Zarpelon e o médico intensivista Roberto Almeida, ambos docentes da UNILA. O podcast “Saúde em dia” é promovido pelo Departamento de Promoção e Vigilância em Saúde, em parceria com a Secretaria de Comunicação, e faz parte da campanha Viver Bem.