Skip to main content
Spotify for Podcasters
Vozes da Rede - Portal SE

Vozes da Rede - Portal SE

By Secretaria Municipal de Educação de Guarulhos

Podcast do Portal da Secretaria Municipal de Educação de Guarulhos
Available on
Google Podcasts Logo
Overcast Logo
Pocket Casts Logo
RadioPublic Logo
Spotify Logo
Currently playing episode

Escola e Comunidade: uma parceira importante na garantia de direitos

Vozes da Rede - Portal SEOct 13, 2022

00:00
47:23
Intercâmbio de professores da Rede Municipal de Educação de Guarulhos nos EUA

Intercâmbio de professores da Rede Municipal de Educação de Guarulhos nos EUA

A experiência de intercâmbio dos professores da rede municipal Aline Silva Carneiro e Daniel Fagundes é tema do novo episódio do Podcast Vozes da Rede, programa produzido pela Secretaria de Educação que em sua 10ª edição propõe debate sobre o PDPI – Programa de Desenvolvimento Profissional para Professores de Língua Inglesa, desenvolvido por meio de parceria entre a Capes, a embaixada americana e a Comissão Fulbright, do governo dos EUA.

Aline e Daniel são dois dos 367 bolsistas que embarcaram para intercâmbio nos Estados Unidos, onde até o dia 4 de março participam de completa imersão no cotidiano do país. Ao longo das seis semanas do curso, eles terão a oportunidade de expandir sua capacidade de contextualização histórica e cultural no ensino do idioma na Universidade de Ohio, localizada na cidade de Athens.

Além de curiosidades sobre o curso e atividades acadêmicas e culturais, dicas para quem deseja participar e alguns dos resultados já alcançados pela dupla, o 10º episódio do Podcast Vozes da Rede também fala sobre o impacto que tal formação tem nas práticas docentes nas escolas da rede municipal.

Feb 24, 202331:59
Escola e Comunidade: uma parceira importante na garantia de direitos

Escola e Comunidade: uma parceira importante na garantia de direitos

Já está no ar mais um episódio do Podcast Vozes da Rede, programa produzido pela Secretaria Municipal de Educação de Guarulhos que em sua 9ª edição propõe debate sobre o projeto Escola e Comunidade: uma parceira importante na garantia de direitos. O bate-papo conta com a participação de coordenadoras que atuam nas escolas da rede e que trazem para o debate suas experiências com a participação das famílias e da comunidade, ação importante que garante aos educandos se desenvolverem em todas as suas dimensões.

Entre os participantes da 9ª edição estão as coordenadoras pedagógicas, Andressa Carla Silva Reis, da EPG Patrícia Galvão, Luana Simões, da EPG Nicolina Bispo, Marilene dos Santos, EPG Wilson Pereira, além da coordenadora de programas educacionais na divisão técnica de currículo e análise de materiais pedagógicos, Jessica Blasques.

A partir de uma abordagem sobre a escola e comunidade, a conversa entre as profissionais trata sobre a participação das famílias e da comunidade no ambiente escolar, da busca de parceria entre essas instâncias, ambas responsáveis por proporcionar às crianças uma educação de qualidade.

Oct 13, 202247:23
Nossa Escola Recicla – A Voz dos Educandos

Nossa Escola Recicla – A Voz dos Educandos

Já está no ar mais um episódio do Podcast Vozes da Rede, programa produzido pela Secretaria de Educação que em sua 8ª edição propõe debate sobre o projeto “Nossa Escola Recicla – A Voz dos Educandos". O bate-papo conta com a participação de coordenadoras que atuam nas escolas da rede e que trazem para o debate suas experiências com os educandos, suas conquistas, seus desafios e seus olhares. 

Entre os participantes da 8ª edição estão as coordenadoras pedagógicas, Evelyn Purcino, da EPG Antônio Aparecido Magalhães, e Michele Tambroni, da EPG José Jorge Pereira, além da responsável da Divisão Técnica de Educação Ambiental, Denise Camargo.

A partir de uma abordagem sobre o debate ambiental, a conversa entre os profissionais trata sobre o projeto que surgiu em 2021, trazendo as crianças como protagonistas na realização e disseminação das práticas de educação ambiental. 

O Podcast Vozes da Rede é uma iniciativa do Departamento de Orientações Educacionais e Pedagógicas (DOEP) em parceria com a Divisão Técnica de Comunicação da Educação. O programa tem como objetivo valorizar as experiências e saberes dos profissionais da rede municipal de Guarulhos.  

É um espaço aberto à troca de experiências e aprofundamento de temas que impactam na qualidade da educação pública, gerando conteúdo, não só para os especialistas da área, como também para todos que têm interesse na construção de uma educação que promova o desenvolvimento pleno das crianças, jovens e adultos.

Jun 08, 202259:36
Abordagem sobre Direitos Humanos com educandos da EJA

Abordagem sobre Direitos Humanos com educandos da EJA

Está no ar mais um episódio do Podcast Vozes da Rede, programa produzido pela Secretaria de Educação que em sua 7ª edição propõe debate sobre o trabalho com propostas relacionadas aos Direitos Humanos com educandos da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Jefferson Pimenta, professor de Arte da rede municipal e coordenador de programas educacionais da Secretaria de Educação conduz o bate-papo com a participação de professores que atuam na modalidade e que trazem para o debate suas experiências com os educandos, suas conquistas, seus desafios e seus olhares. 

Entre os participantes da 7ª edição estão profissionais da EPG Mário Lago, a coordenadora pedagógica Silvana Souza de Mendonça Santos, a professora de Ciências, Marianna Lima, e o professor de Arte Eder Lima.

A partir de uma abordagem sobre Direitos Humanos, o bate-papo entre os profissionais trata da realidade dos educandos, equidade de direitos e oportunidades, Cultura, diversidade de gênero e raça, histórico e ciclo de vida, acolhimento, valorização das diferenças e respeito às identidades. 

No contexto de trabalho na EPG Mário Lago, bem como nas demais unidades escolares que oferecem a modalidade no município, a interdisciplinaridade se mostra como metodologia essencial para alcançar a diversidade dos educandos, seus conhecimentos adquiridos a partir de sua inserção no mundo do trabalho e a riqueza das relações intergeracionais que surgem nesse ambiente.

Oct 28, 202140:06
Novos olhares sobre o tema da inclusão

Novos olhares sobre o tema da inclusão

Já está no ar mais um episódio do Podcast Vozes da Rede, programa produzido pela Secretaria de Educação que em sua 6ª edição apresenta o tema Inclusão: Olhares e potencialidades das diversas linguagens.

O episódio conta com a participação de especialistas da área da educação da rede municipal, com trabalhos e práticas diretamente relacionadas ao tema abordado, os professores Sérgio Andrejauskas, de Artes, Fernanda Batista, de Língua Inglesa, Silvana da Silva Oliveira, de Educação Física, e Fábio Bonvenuto, coordenador do Núcleo de Inclusão Musical do Conservatório de Guarulhos e do projeto Música do Silêncio.

Entre os temas de debate estão as contribuições das artes na Educação Inclusiva, os benefícios da prática esportiva pautada em atividades inclusivas para alunos com deficiência e as possibilidades de conexão com a neuroplasticidade que ocorre durante a aquisição novos idiomas.

O bate-papo também enveredou pelas conquistas alcançadas com o ensino de música para esses alunos e o rico trabalho desenvolvido no Conservatório de Guarulhos com o Projeto Música do Silêncio, que integra alunos com e sem deficiência em atividades musicais verdadeiramente inclusivas para todos os participantes.

Aug 23, 202101:20:36
A importância da alfabetização para uma Educação de qualidade

A importância da alfabetização para uma Educação de qualidade

O 5º episódio do Podcast Vozes da Rede, produzido pela Secretaria de Educação, reúne especialistas da rede municipal de ensino de Guarulhos para debater a alfabetização, base para uma educação construtiva, que ajuda a desenvolver a leitura, a escrita, a comunicação, as ideias e o pensamento.  

Para aprofundar as discussões iniciadas na 2ª Edição da Conferência LEIA (Leitura, Emancipação, Interação e Alfabetização) realizada no dia 29 de junho, a pedagoga Talita Brito recebeu a professora Cíntia Alcântara e a coordenadora pedagógica Thaís Thomaz para um bate papo imperdível. 

A professora Cíntia Alcântara é mestranda em Letras na UNIVESP – Universidade Virtual do Estado de São Paulo – e leciona na EPG Jorge Amado. Coordenadora Pedagógica na EPG Castro Alves, Thaís Thomaz é Pós-Graduada em Alfabetização e Letramento e, também, em Formação Docente.

Jul 02, 202151:46
A importância das brincadeiras infantis

A importância das brincadeiras infantis

Está no ar o 4º episódio da série de podcasts Vozes da Rede, uma produção da Secretaria de Educação que abre espaço para aprofundar discussões sobre temas que envolvem o dia a dia dos educandos. O bate-papo reúne a professora Fernanda Alves da Silva, formada em Pedagogia com especialização em Educação Infantil e a Coordenadora Pedagógica Érika Paulina dos Santos, Pós-Graduada em Gestão Escolar.

Com a mediação do professor Eduardo Augusto Ribeiro Ramiro, doutorando em Educação pela UNICAMP, esta edição do Vozes da Rede debate a naturalização das brincadeiras infantis em relação ao gênero, sem diferenciações entre brinquedo de menina e menino. Um desdobramento da Semana Mundial do Brincar/2021, realizada no final de maio, cujo tema foi Casinhas das Infâncias.

Jun 08, 202137:10
Azul é a cor de abril

Azul é a cor de abril

O podcast Vozes da Rede chega ao seu terceiro episódio com esse tema que discute a inclusão de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no cotidiano escolar. Vale a pena ouvir o que pensam especialistas como a Fernanda Batista, professora de Língua e Cultura Inglesa, psicopedagoga, neuropsicopedagoga, com especializações em Educação Especial, Atendimento Educacional Especializado e Distúrbios de Aprendizagem; e Marta Cristina Soares Vieira, professora de Arte, com formação em Educação Artística e Pedagogia, pós-graduada em Atendimento Educacional Especializado, gestão escolar, inclusão e com cursos de extensão em neurociência e psicomotricidade.

A conversa foi conduzida pela professora Patrícia Matildes, bióloga, pedagoga e analista do comportamento que atua na Divisão Técnica de Políticas para a Diversidade e Inclusão Educacional da Secretaria Municipal de Educação de Guarulhos.

As três professoras são mães de crianças com TEA e têm muitas experiências para compartilhar. Acompanhe e abra seu coração e mente para esse tema que tem mobilizado especialistas, professores e pais.

Apr 26, 202101:34:45
Experiências no ensino remoto durante a pandemia

Experiências no ensino remoto durante a pandemia

Está no ar o segundo episódio do podcast Vozes da Rede. Vale a pena conferir esse bate-papo entre as professoras Eliane de Siqueira, do Cemead, responsável pelo bloco Desafio do Dia, do Programa Saberes em Casa, Andreia Gomes da Costa, da EPG Jorge Amado, Adalgisa Apolônio, diretora da EPG Pixinguinha, Melissa Pires Gomes, responsável pela Supervisão Escolar e Solange Turgante, diretora do Departamento de Orientações Educacionais e Pedagógicas (DOEP).

A conversa parte das experiências vivenciadas nas escolas com o Programa Saberes em Casa e os desafios enfrentados em diferentes contextos escolares. Elas deixam claro, já no início, que em qualquer cenário a parceria das famílias dos alunos não é apenas essencial, mas sim, indispensável.

Nessa conversa, você terá a oportunidade de conhecer ações que estão sendo desenvolvidas diariamente no contexto remoto de nossas escolas, ao longo deste período emergencial.

Apr 12, 202156:28
Bate-papo com Tessália, professora da Rede Municipal de Educação de Guarulhos e autora do livro "A Formiguinha Azul"

Bate-papo com Tessália, professora da Rede Municipal de Educação de Guarulhos e autora do livro "A Formiguinha Azul"

A Prefeitura de Guarulhos, por meio da Secretaria de Educação, lança a nova série de podcasts, que nessa temporada recebeu o nome de Vozes da Rede. Este espaço tem como objetivo o compartilhamento de experiências e saberes da rede municipal de Guarulhos a fim de dar visibilidade às diversas experiências e práticas de educadores dentro e fora da rede, somados aos demais espaços que estão sendo construídos em tempos de pandemia.

Neste primeiro episódio, a psicóloga escolar Claudia Lucena, do Departamento de Orientações Educacionais e Pedagógicas (DOEP), recebeu a escritora Tessália Lemos para um bate-papo enriquecedor sobre sua trajetória, seus projetos e suas vivências. A professora tem 25 anos de carreira na rede municipal e atualmente leciona na EPG Maria Isabel de Assis.

Em 2019, Tessália lançou o livro de literatura infantil A Formiguinha Azul juntamente com a ilustradora Adriana Silva, abordando questões importantes sobre o preconceito,  apresentando por meio da literatura infantil, como trazer essa reflexão para universo das crianças, além de dar dicas sobre criação literária, entre outros assuntos relacionados a educação. 

Feb 26, 202135:20
Guarulhos integra rede Global Kids

Guarulhos integra rede Global Kids

A professora da rede municipal de Guarulhos e especialista da Seção de Tecnologia do Departamento de Orientações Educacionais e Pedagógicas – DOEP, Paula Teixeira, apresenta nesta edição do Podcast SE o projeto Global Kids Day. Fique por dentro dessa iniciativa internacional que envolve educação, tecnologia, intercâmbio cultural e muito protagonismo dos alunos.
Aug 13, 202020:14
Instrumentistas da Gru Sinfônica elaboram atividades musicais para o Programa Saberes em Casa

Instrumentistas da Gru Sinfônica elaboram atividades musicais para o Programa Saberes em Casa

No podcast SE Informe desta semana, vamos falar das atividades musicais elaboradas pelos instrumentistas da Orquestra Gru Sinfônica, envolvidos com o Projeto Música nas Escolas para o Programa Saberes em Casa. 

Nesse período em que as aulas estão suspensas, a criação de atividades musicais para o quadro Falando de Música, do Programa Saberes em Casa, foi a alternativa encontrada para dar continuidade ao Projeto Música nas Escolas.

Neste episódio, o maestro Emiliano Patarra, diretor do Conservatório de Guarulhos e regente da Gru Sinfônica, conta como o quadro Falando de Música vem sendo construído com valiosa rede de ajuda do Departamento de Orientações Educacionais e Pedagógicas (DOEP), de professores de música da Rede Municipal e do Conservatório para garantir atividades focadas em diferentes saberes como, por exemplo, o acesso aos elementos constitutivos da música (altura, intensidade, timbre, melodia, ritmo, entre outros).

Jul 27, 202015:46
Programa Saberes em Casa envolve alunos da Rede Municipal com desafios diários

Programa Saberes em Casa envolve alunos da Rede Municipal com desafios diários

Neste episódio, contamos com a participação da professora Eliane de Siqueira explicando sobre a proposta pedagógica aplicada no “Desafio do Dia” e quais as estratégias para alcançar as crianças. Além disso, as professoras Fabíola Ribeiro Chacim e Simone Cristina falam como as atividades aprofundam os assuntos contemplados no Programa Saberes em Casa.

Jul 16, 202011:39
Programa Saberes em Casa mantém ritmo de aprendizagem dos alunos

Programa Saberes em Casa mantém ritmo de aprendizagem dos alunos

O tema deste episódio é o Programa Saberes em Casa e os conteúdos educativos oferecidos a todos os alunos das Escolas da Prefeitura de Guarulhos neste período de distanciamento social.

Jun 28, 202029:58
Patrimônio cultural imaterial, um legado da parceria escola e famílias

Patrimônio cultural imaterial, um legado da parceria escola e famílias

No podcast SE Informe desta semana, disponível nos aplicativos Spotify, Google Podcasts, Breaker, Overcast, PocketCasts e RadioPublic, a Professora Cenise Monte Vicente aprofunda o tema resiliência e direitos humanos em tempos de pandemia.

Vale a pena conferir o que ela fala sobre uma nova relação entre escola e família, o reconhecimento do ofício de professor e a construção de um patrimônio cultural imaterial a partir dos saberes e tradições familiares.

Cenise Monte Verde é Mestre em Psicologia Social e presta consultoria à Secretaria de Educação de Guarulhos.

Jun 17, 202009:15
Resiliência e direitos humanos em tempo de pandemia

Resiliência e direitos humanos em tempo de pandemia

A professora Cenise Monte Vicente, que presta assessoria à Secretaria de Educação, fala neste podcast sobre resiliência e a reafirmação dos direitos humanos como princípio de proteção à vida neste momento de pandemia. A consultora ressalta o papel da Educação como direito estratégico e transversal, responsável por criar oportunidades para superação das incertezas, fragilidades e vulnerabilidades sociais e econômicas.

Cenise Monte Vicente tem uma larga experiência no setor educacional. Graduada em Psicologia pela USP, Mestre em Psicologia Social, atuou como coordenadora executiva em organizações renomadas como Instituto Ayrton Senna, Programa Banco na Escola, Escritório Regional da Unicef de São Paulo e Programa Envolver da Rede Social.

Jun 10, 202010:51