
Work in progress | Fónix Lab
By Work In Progress

Work in progress | Fónix LabAug 07, 2020

A saga para comprar um caderno pautado | Que mundo é este?
Caro leitor, já tinhamos saudades suas. De si, das férias, destes momentos.
E como aspirantes a influenciadores, nascidos noutros tempos, sentimos a necessidade do papel, da usabilidade que só um simples caderninho de linhas nos proporciona!
Começou assim a nossa aventura em terras algarvias, em 2020, bem diferente, se bem se lembram, da do verão de 2019, marcada pela impossibilidade de abastecer o pópó.
Felizes da vida, cheios de ideias, mortinhos por as fixar no papel, dirigimo-nos à primeira tabacaria que encontrámos e não imaginam o ar de espanto do senhor que nos atendeu. Simpático, mas um tanto surpreendidos disse-nos que já não havia procura que justificasse tê-los e que o mais seguro seria "irmos a um chinês" que ficava a umas dezenas de metros.
URL: http://fonixlab.com/a-saga-para-comprar-um-caderno-pautado-12318

Os melhores do Mundo | Ao sabor dos números
Os parlamentares de Portugal - os melhores do Mundo - ganham, por ano, mais do dobro do salário médio anual do país, ao contrário dos políticos de muitos países, por exemplo o dos espanhóis que ganham uma quantia idêntica à média do salário do país, de acordo com o relatório MSN MONEY (2019).

Escolas inovadoras | Mitos e verdades
A velha sala de aula do futuro! Os nossos colegas professores riem-se sempre destas reportagens, pois sabem que é apenas marketing. A realidade - professores, alunos e pais conhecem-na bem - é que as escolas não têm infra-estrutura, nem tecnológica nem humana, que a sustente, sendo estas "salas do futuro" ou "ambientes inovadores" perfeitamente elementares. Isto é, são uma espécie de arrecadação que alberga alguma da tecnologia, que existe por todos os agrupamentos. Só lhe acrescent(ar)am umas cadeiras com rodas.

O triunfo da mediocridade | O estado da arte da literacia política em Portugal
É sabido que o mundo em que vivemos exige multiliteracias.
É sabido que a escola deve desenvolver estas competências nos seus alunos.
É sabido que para cada problemática da sociedade se cria uma nova literacia.
Mas, caro leitor, já parou para pensar que ninguém fala da literacia política?

Greta versus Joker | Quem venera quem?
As últimas notícias saídas a público sobre as reações do poder político a propósito da vinda de Greta a Portugal parecem saídas de um filme.
Sabe, caro leitor, aqueles filmes em que o realizador, sem meios, atores desconhecidos e um guião muito pobre, tem de fazer "render o peixe"?
Este é o caso dos nossos políticos que, aproveitando o protagonismo de uma adolescente que se tornou viral por todo o mundo, não perde a oportunidade de se lhe colar, pouco preocupado com as questões ambientais, mas muito mais com a notoriedade que tal visita lhes poderá trazer.

A emergência da leitura | Aprender a ler, para ler o Mundo (PISA, 2019)
Na semana em que saíram os resultados do PISA, ficámos confusos perante a discrepância das notícias. Como é possível ler e inferir conclusões diferentes de um mesmo relatório? Afinal a escola que temos construído permite aos jovens desenvolver as competências que as políticas educativas por todo o Mundo consideram cruciais?

Leituras relatório PISA 2018 | francisco sena santos
Antena 1 - Francisco Sena Santos.

Como (não) se lê na Rede | Vai ler esta crónica?
Saímos de manhã cedo, na ânsia de encontrar objetos passíveis de serem fotografados a 3D - a nossa última trend - e na habitual passagem pelas redes, confrontámo-nos com algo que nos tem levado a refletir, isto é, a forma como não se lê na rede.
Se não vejamos, caro leitor... quando partilha ou gosta de um post, em qualquer rede, dá-se ao trabalho de o ler?
Ler é o ato de interpretar o que está escrito, de dar sentidos.

Verdade 4.0: a era da manipulação | particularidades e evoluções
Caro leitor, como disse um companheiro de viagem, "ainda bem que o carro é a gasoil, se fosse a gasolina já estávamos à boleia! Como não passa um carro por aqui, nem há telefone, estávamos tramados".
Resolvemos sair da estrada nacional, rumo a uma pequena cidade do interior. Chegados, vimo-nos no mundo 2.0. Já tinhamos rede, apesar da intermitência do sinal, e sentimo-nos parte daquela pequena comunidade. Quiseram saber quem éramos, de onde vínhamos, o que fazíamos.
URL: http://fonixlab.com/verdade-4-0-a-era-da-manipulacao-10260

Faz de conta... | Portugal no reino do faz de conta
Quer entrar na brincadeira, amigo leitor?
Faz de conta que somos todos iguais! Que, independentemente do partido, da conta bancária, dos amigos, da Família, ou do cargo que desempenhamos, somos todos tratados da mesma forma, seja onde for.
Faz de conta que nos estamos a aproximar dos outros países europeus! Que temos a mesma produtividade, as mesmas reformas, a mesma carga fiscal, o mesmo nível de rendimentos, o acesso tendencialmente gratuito à educação, mesmo no ensino superior. (...)

Libertem os Livros! | leiam, leiam, leiam
... Voltando a Rodolfo Castro, quanto mais tentamos controlar - o que leem as crianças e os jovens, quando e onde - mais os perdemos para aquilo que realmente interessa: que se (re)descubram enquanto leitores.

Intensidades | Fónix! A vida quer-se intensa!
A sabedoria popular dir-nos-ia que Intensidade é o oposto da rotina, da indiferença perante o que nos rodeia. É um abrir de olhos, é um querer saber, é um viver a vida. E nós, Fónix que somos, vivemos em estado permanente de Intensidade.

Portugal: um silêncio ensurdecedor. | Estará o povo português adormecido?
As manifestações populares, envolvendo milhares de pessoas que exercem o seu direito de cidadania, na Catalunha e em Londres, encabeçam os títulos da imprensa. Parece que a Europa está viva e responde na rua ao que os políticos, não conseguem, isto é, defender os interesses dos povos.
URL: http://fonixlab.com/portugal-um-silencio-ensurdecedor-9268

Queridos, mudei a biblioteca! | ...e com isto ajudei a mudar a escola! E esta hein?!
Invariavelmente, os jantares de fim de semana com amigos, muitos deles professores, levam-nos a conversar sobre a escola. Desta vez, fruto de um encontro internacional que está a decorrer no nosso país, o tema foi a leitura e a discussão acabou por centrar-se nas bibliotecas. (...)

O papel da empatia na escola, na vida e até... na política | Uma questão fisiológica ou de valores?
Hoje, invariavelmente, uma notícia domina os Media, decorrente de um incidente no último dia da campanha eleitoral para as legislativas. E é ver opiniões e tomadas de posição tão diferentes perante um acontecimento que, dificilmente, poderá ter várias leituras, pois foi gravado e amplamente divulgado.
URL: https://fonixlab.com/o-papel-da-empatia-na-escola-na-vida-e-8496

A manipulação dos Media | A Era da DesInformação: Relatório da Universidade de Oxford
Em época de campanha eleitoral, em que casos e notícias estapafúrdias inundam os Media, deparámo-nos com uma notícia sobre um relatório da Universidade de Oxford que investigou a forma como a propaganda cibernética se converteu numa ferramenta de manipulação.

Fónix! Então já não é preciso ter um curso superior? | A era da desinformação e a importância do Conhecimento
O dia hoje não começou bem!
A consulta habitual das redes sociais, ainda no lusco-fusco, em busca das últimas notícias, deixou-nos atónitos!
Já não bastavam as fake news (já não se pode ouvir falar deste "bicho papão"), para agora aparecerem os fake books!
Caro leitor, que delícia para os ativistas militantes! Já devem estar a esfregar as mãos!
URL: http://fonixlab.com/fonix-entao-ja-nao-preciso-ter-um-curso-8020

Socorro! As bibliotecas estão vazias! | Os rituais de uma biblioteca escolar descritos pelos jovens
A crónica de hoje nasce de uma conversa ouvida numa paragem de autocarro. Está impossível andar de carro em Lisboa, os políticos apropriaram-se do espaço público e o cidadão está sempre a pagar... por isso passámos a usar os transportes públicos. Mas a esperança é a última a morrer e agora com a promessa dos políticos de baixa de impostos e aumento de ordenados, vamos, finalmente, poder voltar ao conforto do carro.
URL: http://fonixlab.com/socorro-as-bibliotecas-estao-vazias-7903

A praga do politicamente correto | Fónix! Está tudo maluco?
Ler a imprensa, nos dias que correm, tem que se lhe diga. Para além da estupefação das notícias do dia a dia, que vão desde a deturpação de relatórios europeus pelos detentores de cargos públicos, passando pelo favorecimento de amigos e familiares em negócios que acabam sempre por ser onerosos para todos nós, terminando com a suspeição criada pela abertura de inquéritos judiciais a políticos em funções de responsabilidade, estas situações parecem não ter fim.
URL: http://fonixlab.com/a-praga-do-politicamente-correto-7241

iWatch, iWatch meu, diz-me... quem tem melhor desempenho do que eu?
O despertador toca às 8h.
Hoje não há preguiça. Temos de estar às 10h em ponto à porta da FNAC para sermos os primeiros a comprar o tão desejado relógio da Apple, ou, como familiarmente lhe chamamos, iWatch.
URL: http://fonixlab.com/iwatch-iwatch-meu-diz-me-quem-tem-7535

A Escola numa encruzilhada | Entre as modas e o peso da tradição
O século em que vivemos não para de nos surpreender e maravilhar. Na impossibilidade de estarmos presentes num encontro de professores, só possível como infiltrados, foi com alegria inusitada que descobrimos nas redes sociais, where else?, o podcast da intervenção do professor António Sampaio da Nóvoa, no passado dia 4 de setembro, em Oeiras, que, sejamos francos, faz uma receção aos professores digna da notabilidade que estes deveriam ter... à beira da piscina, com música, o mar ao fundo e o que degustar.

The Lovers | Today you were stunning, Woman!
I reach the meeting point, the usual hotel, with a smile on my face... we haven't seen each other in 15 days. I miss the touch of the skin, the warm kiss.
I see her and smile. I'm tired, I had just been with Madalena. Today she was blind with passion. I'm going to invite Maria for a drink at the hotel bar, so I take a deep breath in. Isn't that weird? But I need some time to compose myself. (...)

Ler, ler, ler... | Já Albert Einstein dizia: para que as crianças sejam inteligentes, leiam-lhes contos de fadas
A mania dos podcasts, que teimamos em ouvir quando viajamos de carro, levou-nos até Neil Gaiman (NG) e este até esta citação de Albert Einstein: "para que as crianças sejam inteligentes, leiam-lhes contos de fadas".
Neste podcast, NG fala do futuro, que não vê sem livros, leitura, bibliotecas, bibliotecários, e sonhos, muitos sonhos. (...)

Neil Gaiman: Why our future depends on libraries, reading and daydreaming
It’s important for people to tell you what side they are on and why, and whether they might be biased. A declaration of members’ interests, of a sort. So, I am going to be talking to you about reading. I’m going to tell you that libraries are important. I’m going to suggest that reading fiction, that reading for pleasure, is one of the most important things one can do. I’m going to make an impassioned plea for people to understand what libraries and librarians are, and to preserve both of these things. (...)
URL: https://www.theguardian.com/books/2013/oct/15/neil-gaiman-future-libraries-reading-daydreaming

A tecnologia, parceira ou adversária? | Onde? Quando? Com quem? E como quiser!
Numa roda de amigos, demos connosco a falar dos filhos que alguns têm a estudar longe, mercê do facto de não terem tido vaga na universidade portuguesa. Uns lastimavam-se pela distância, outros contrapunham, dizendo que, de avião, estavam a poucas horas e, para nosso espanto, um casal acrescentou que, apesar da distância, todos os dias se ligavam, via Skype, com a sua filha a estudar no estrangeiro e jantavam "virtualmente".
URL: https://fonixlab.com/a-tecnologia-parceira-ou-adversaria-5576

Tips to Survive the First Week of Classes | Practical Guide for Parents, Students, and Teachers
As we wandered through a large bookstore in our city, we came across the table of practical guides and found books for all needs: how to be happy, how to be unhappy, how to laugh, how to be healthy, how to be famous, how to put on weight, how to lose weight ... and we realized that there was no guide to the emergence of the moment: the first week of classes.
Damn it dear reader!
URL: https://fonixlab.com/recipes-to-survive-the-first-week-of-5027

Receitas para sobreviver à primeira semana de aulas | Guia prático para pais, alunos e professores
Enquanto deambulávamos por uma grande livraria da nossa capital, deparámo-nos com a mesinha dos guias práticos e constatámos que os há para todos os gostos e necessidades: para ser feliz, para ser infeliz, para rir, para chorar, para ser saudável, para ser famoso, para engordar, para emagrecer... e foi com admiração que, na sequência da nossa última crónica "O ensino. Recomeços", nos apercebemos que não havia nenhum guia para a emergência do momento: a primeira semana de aulas.
Fónix caro leitor!
URL: https://fonixlab.com/receitas-para-sobreviver-a-primeira-4738

O Ensino. Recomeços | Retratos de uma sociedade à beira de um ataque de nervos
Com as férias a acabar, chega a altura dos habituais (re)encontros de amigos e familiares e, inevitavelmente, a conversa recai sobre o início do ano letivo, sobretudo se existem filhos em idade escolar ou profissionais do ensino. O stress de todos é evidente.
Perguntamo-nos, caro leitor, porquê?

A Escola em Portugal | Tribos, turismo educacional, paliativos e a incontornável Escola da Ponte. Sobre a entrevista a J.P.
Com o ano letivo a iniciar-se e as escolas e os seus atores a "movimentarem-se" para fazerem face aos "novos desafios", que de novo terão pouco mais do que a burocracia, a leitura da entrevista feita pela jornalista do Observador, Ana Kotowicz, a José Pacheco, leva-nos a refletir sobre o atual momento que vive a Escola.
Escolhemos três aspetos da entrevista que melhor caracterizam o estado da arte da educação, em Portugal.

Ler ou ouvir? Como aprendemos melhor? | A utilização de recursos áudio em contexto educativo
Estudos recentes mostram-nos que ler ou ouvir ativam as mesmas áreas no cérebro, processando informação semântica similar, o que pode contribuir de forma significativa para a alteração das estratégias pedagógicas utilizadas pelos professores e até pelos pais.
Esta conclusão é apresentada no Journal of Neuroscience e coloca em lugar de destaque os audiobooks, os podcasts e os textos áudio, com repercussões significativas na motivação dos alunos que não gostam de ler.
URL: https://fonixlab.com/ler-ou-ouvir-como-aprendemos-melhor-3699

Professores | O nosso filho quer ser professor. Socorro!
Esta tarde, enquanto assistíamos ao primeiro clássico da liga, entre o Benfica e o Porto, em casa de uns amigos, fomos surpreendidos pelo desabafo sofrido do casal anfitrião, que nos deu conta de um acontecimento verdadeiramente Fónix, no seio da sua família.
Não é que o filho mais novo, Vicente, de 9 anos, lhes disse, eufórico, que queria ser professor?!
A tragédia abateu-se naquela fatídica noite, sobre aquela família.

Os Aniversariantes | (In)discretos? Qual é o seu caso?
O Facebook teima em anunciar-nos as datas de aniversário de todo um povo que habita a nossa Rede, com alguns requintes de malvadez, como quando nos pede que ajudemos uma qualquer organização benemérita, como forma de presentear o amigo, que, na maior parte dos casos, nem sequer conhecemos.

Os Insatisfeitos - Season I - Os veraneantes | Só estou bem aonde não estou
Esta busca incessante faz-nos lembrar o ritual de veraneantes, ao início da manhã e ao final da tarde, que, em fila, vão e vêm da praia, com ar infeliz, carregado e carregados! Com chapéus, chapéus de sol, cadeiras, geleiras, sacos de toalhas, filhos pela mão, cães pela trela e a sogra atrás. Fónix, que cansaço!

Os Políticos | Uma espécie em extinção
Não nos é grato escrever, PENSAR, sobre política, mas as circunstâncias, a realidade, obrigam-nos.
"Em política o que parece é". Os políticos (re)conhecem esta máxima melhor do que ninguém ou, como diziam já os nossos avós, sabiamente, "não há fumo sem fogo!"
A política devia ser a mais nobre das ciências humanas. O termo tem origem no grego politiká, derivado de polis, que designa o que é público, e tikós, que se refere ao bem comum de todas as pessoas. Em suma, a política é a ciência que se preocupa com o bem dos cidadãos.

Os Amantes | Hoje estavas deslumbrante, Mulher!
Chego ao ponto de encontro, o hotel habitual. Sorriso estampado no meu rosto... já não nos vemos há 15 dias. Saudades, misturadas com desejo. Vontade do toque da pele, do beijo quente que tudo inicia.
Vejo-a e sorrio. Estou cansado, acabei de estar com a Madalena. Hoje, estava cega de paixão. Vou convidar a Maria para um copo no bar do hotel, e assim ganho algum folêgo. Será que não estranha? Mas preciso de algum tempo para me recompor.

Os Especialistas | Fónix, eles sabem tudo!
Sentados em frente ao pequeno ecrã, damos connosco a enumerar, em tom jocoso, a quantidade de especialistas que gravitam e ganham (a) vida, no sentido figurado e literal, tirando partido da notoriedade que lhes é dada pelos meios de comunicação. Falamos dos comentadores políticos.

Agarrados ao ecrã | Desliga-te, Fónix!
No areal, entre banhos na água fria e uma caminhada prolongada, a conversa levou-nos para um tema cada vez mais recorrente no mundo atual.
A dependência dos ecrãs.
Basta levantar o olhar para verificarmos que a maioria dos veraneantes vive agarrado ao ecrã. Ora uns, ora outros, todos.

Os Amáveis | Uma espécie em extinção?
Há pessoas e pessoas.
É certo que não temos de ser todos iguais, mas a simpatia do outro faz-nos bem, anima-nos, dá-nos esperança.
Foi o Nélson, da pastelaria Oceanos, que nos leva a dissertar sobre uma outra categoria humana: Os Amáveis! (...)

Os Indiferentes | Tá-se bem!
Aconteceu num restaurante situado no cimo de uma falésia, em jeito de varanda sobre o mar...
O curioso leitor já está em pulgas para saber o que aconteceu de tão "Fónix" que nos leva a escrever esta crónica...
Saciemos a sua curiosidade, até porque tudo aconteceu num restaurante. (...)

Os mansos | Dispersem a manada
A noite algarvia convida a uma caminhada pelo passeio ribeirinho. Chegados, engrossámos a multidão que teimava em levar-nos num sentido que não era o nosso. Foi aí que nos ocorreu o título desta crónica: Mansos.

Do uso da tecnologia na escola | Season I - Cultura de Escola
Sentados a beber uma cerveja na canícula algarvia, enquanto nos atualizamos no Facebook, como fará certamente o incauto leitor, deparámo-nos com uma imagem que nos suscitou inúmeras reflexões.
URL: https://fonixlab.blogs.sapo.pt/do-uso-da-tecnologia-na-escola-687

Reflexões num posto de abastecimento de combustível em tempo de "crise energética"
Chegámos às 23:30h... dois carros à nossa frente para abastecer num posto da A22. Pensámos "isto está a correr bem, vai ser rápido". Estranhámos, no entanto, quando vimos uma fila de pessoas junto à caixa. Um olhar mais atento permitiu-nos ver que nenhum dos carros, em cada uma das 6 bombas, estava a abastecer. Intrigados, aproximámo-nos da caixa de pagamento, engrossando a fila. O sistema eletrónico tinha bloqueado as bombas e aguardava-se que fosse reposto.
URL: https://fonixlab.blogs.sapo.pt/reflexoes-num-posto-de-abastecimento-de-354